BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Seminário Fernando Lacerda pela UERL Lisboa, Portugal

Mais informações em www.uerl.org

UERL - União Espírita da Região de Lisboa


Fevereiro 2011

image dsc

Seminário Fernando Lacerda

Caros companheiros

A UERL - União Espírita da Região de Lisboa irá realizar um Seminário subordinado ao tema “FERNANDO DE LACERDA (1865 – 1918), MÉDIUM PORTUGUÊS – um vulto do movimento espírita”, no próximo dia 27 de Março, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa.


Dentro da “família espírita nacional”, Fernando de Lacerda não só é um ilustre antepassado como, também, um desconhecido de muitos espíritas. É, até hoje, o maior médium de psicografia mecânica, tendo recebido mensagens de grandes vultos nacionais e estrangeiros, que resultaram na edição de 4 livros – Do País da Luz. Como homem destacou-se pela honradez de carácter e autenticidade filantrópica.


Ao deitar este “olhar reflexivo” ao passado, a UERL procura resgatar, biobibliograficamente, o trabalho extraordinário de Fernando de Lacerda que, no início do século XX e no seio de grandes convulsões políticas, teve a coragem em assumir publicamente a realidade do Espírito imortal, abrindo um valioso espaço sociocultural para a divulgação do Espiritismo em terra lusitana.

Fernando Lacerda

Fernando de Lacerda, nasceu em Loures, a 6 de Agosto de 1865, e desencarnou no Rio de Janeiro, Brasil, a 7 de Agosto de 1918.

Segundo ele próprio contava, certa noite, tendo acabado de deitar-se, ouviu uma voz ordenar-lhe: «Levanta-te, vai para a tua secretária, e escreve o que vou ditar-te». Era Camilo Castelo Branco que o fez escrever até quase manhã. Esse escrito é a carta a Silva Pinto, publicada no 1.º volume da obra DO PAÍS DA LUZ. A Camilo seguiram-se Eça de Queiroz, Heliodoro Salgado, Napoleão, Júlio Dinis, Alexandre Herculano, João de Deus, Victor Hugo, Fontes Pereira de Melo, Pe. António Vieira, Leão XIII, Pinheiro Chagas, Mousinho de Albuquerque, Teresa d’Ávila, Michelet, entre muitos outros.

O mais curioso é que a caligrafia de cada uma das comunicações era, surpreendentemente, semelhante à que esses vultos deixaram nos seus preciosos manuscritos.

(Excerto adaptado da Nota Biográfica do 1.º volume da obra Do País da Luz, Edições “Luz no Caminho”, de Braga)


img6


Faça a sua inscrição no seu centro espírita ou através do site www.uerl.org


(Informação em email de Nuno Emanuel)

0 comentários: