BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Kardec, a competição e cooperação

[clip_image032.jpg]

Wellington Balbo

Os hikikomoris são os japoneses que não agüentam a pressão para serem bem sucedidos na vida, preferem retirar-se da comunidade a competir com os outros, ficam meses ou até mesmo anos a fio enclausurados dentro do quarto sem o menor contato com a sociedade, são pessoas em sua maioria com idade de 16 a 30 anos e somam cerca de 1 milhão de japoneses.

Este fato me faz lembrar a história de uma família que conheci.

O casal Paulo e Maria tiveram dois filhos com diferença de idade de 2 anos, Rafael o mais velho e Jorge o mais moço.

Rafael é inteligente e perspicaz , garoto com muitas habilidades se destaca perante ao irmão Jorge que é um tanto tímido e tem menos facilidade para aprender.

Os pais constantemente fazem comparações do tipo:

- Jorge, você tem que ser igual a seu irmão.

- Jorge, veja as notas que seu irmão tirou na escola, seja aplicado como ele.

- Jorge, você e seu irmão recebem a mesma educação e só ele é elogiado pelas pessoas.

Sem perceber, os pais criavam um hostil clima de rivalidade entre os irmãos, alimentavam uma inútil competição.

Rafael seguia o exemplo dos pais e fazia questão de deixar claro ao irmão que era melhor que ele em tudo, que os pais se orgulhavam de suas virtudes, de sua eloqüência, de suas habilidades , Jorge por sua vez, tornava-se cada vez mais retraído, sentia-se inferior, cresceu com enorme dificuldade de se relacionar, sepultou seus talentos por julgar não possuí-los, como os hikikomoris, se escondeu do mundo.

O contato social deve nos facultar aprendizado, troca de experiências e não medo da sociedade e sentimento de rejeição.

Analisando a questão sob o prisma das sucessivas existências fica mais fácil deixarmos de estabelecer comparações infrutíferas.

Em “O Livro dos Espíritos”, na questão de nº 804, Kardec aborda os sábios da espiritualidade:

804 - P - Por que Deus não deu as mesmas aptidões a todos os homens?

R - Deus criou todos os Espíritos iguais; mas, como cada um viveu mais ou menos, conseqüentemente, adquiriu maior ou menor experiência; a diferença está na experiência e na vontade, que é o livre-arbítrio. Daí uns se aperfeiçoarem mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas. A variedade dessas aptidões é necessária, para que cada um possa concorrer com os desígnios da Providência no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais. O que um não pode ou não sabe fazer o outro faz; é assim que cada um tem o seu papel útil. Depois, todos os mundos sendo solidários uns com os outros, é natural que habitantes de mundos superiores, na sua maioria criados antes do vosso, venham aqui habitar para dar o exemplo. (Veja a questão 361.)

A resposta é esclarecedora. Fomos criados por Deus a partir de um momento na eternidade, cada qual a seu tempo, portanto, temos idades diferentes, vocações diferentes, habilidades que não são as mesmas.

Espíritos em trânsito pela Terra damos testemunho apenas do que já angariamos ao nosso cabedal espiritual.

Não precisamos nos envergonhar do que não sabemos, não necessitamos de nos menosprezar por ainda não termos determinados dotes de cultura, de virtudes morais, ou mesmo, patrimônios materiais, devemos sim, procurar nosso adiantamento como espíritos imortais.

Como estabelecer um clima de comparações se somos tão desiguais?

É uma pena que muitos ainda queiram instituir uma atmosfera de competição com o próximo.

É uma pena que muitos se aproveitam das habilidades conquistadas para constranger o semelhante, para desqualificà-lo.

Competição salutar é aquela que empreendemos com nós mesmos, lutando por vencer nossas limitações, buscando o conhecimento que nos livra das trevas da ignorância, correndo para adquirir valores morais imperecíveis, esforçando-nos para sermos melhor hoje do que fomos ontem e amanhã do que somos hoje.

De que me adianta ser bem sucedido se não utilizo meus recursos para impulsionar meus companheiros de caminhada a buscar a evolução ?

Quem sabe mais esta aqui para ensinar quem sabe menos a trilhar um caminho seguro, deve ser o companheiro que ilumina e não o adversário que constrange e humilha.

É de suma importância que alimentemos na família, no ambiente profissional, no recinto religioso, na comunidade onde vivemos, a chama da cooperação que anima sempre uma convivência fraterna .

Melhor do que competir é cooperar e aproveitar as benesses do contato com nossos irmãos de caminhada !

0 comentários: