BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Agora, Senhor...

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

Segundo a tradição judaica, a mulher que dava à luz um menino devia abster-se de qualquer cerimônia religiosa durante 40 dias, por situar-se em estado de impureza ritual.

Completada a quarentena, após o nascimento de Jesus, a sagrada família foi ao Templo, em Jerusalém, onde Maria submeteu-se aos rituais de purificação.

Em dado momento aproximou-se um ancião de nome Simeão, justo e piedoso, segundo informa o evangelista Lucas, que ao ver o menino com Maria tomou-o em seus braços e, emocionado, proclamou: Agora, Senhor, segundo a tua palavra, despede em paz o teu servo, porque meus olhos viram o salvador que enviaste para iluminar toda gente e para a glória de Israel… Ele fora informado por um Anjo que não veria a morte enquanto não chegasse o enviado celeste. Ao contemplar Jesus nos braços maternos tomara-se de emoção. Era o mensageiro! Daí sua proclamação. Avançado em idade, já era hora de partir, após cumprir-se o que lhe fora anunciado.

Oportuno lembrar que o nascimento de Jesus envolveu vários fenômenos mediúnicos, gerando situações e acontecimentos que tinham por objetivo evidenciar que aquele menino era muito especial.

Algo semelhante à experiência de Simeão ocorre conosco em variadas circunstâncias. Os benfeitores espirituais estão presentes em nossa vida, estimulando-nos à observância de nossos deveres e à realização dos projetos de renovação e trabalho que trazemos na bagagem reencarnatória. Oportuno lembrar, porém, que no encadeamento das circunstâncias que favorecem o cumprimento dos planos elaborados não há lugar para o acaso.

O reencontro com afetos e desafetos do pretérito, a escolha da profissão, os filhos, a vocação religiosa e eventos variados são disparados a partir de indefiníveis pressões interiores, que nos induzem ao cumprimento dos compromissos assumidos.

Não raro, sentimos um impulso tão forte em relação a determinada iniciativa, como uma força irresistível que vem do fundo de nós mesmos, que poderíamos imitar Simeão e proclamar com absoluta convicção, coisas assim:

– Agora, Senhor, cumpra-se a tua vontade, pois meus olhos contemplaram aquela que será minha esposa – encontro com uma alma de eleição.

– Agora, Senhor, abençoa meu esforço de aprendizado – encontro com a vocação profissional.

– Agora Senhor, inspira-me no empenho de renovação – encontro com o ideal religioso.

– Agora, Senhor, ajuda-me na reconciliação – encontro com inimigos do passado.

– Agora, Senhor, sustenta-me nos testemunhos – encontro com as atribulações do Mundo.

O problema é que nem sempre estamos bem sintonizados e, sob influência das paixões e dos interesses humanos, podemos confundir os sinais. Isso nos leva a negligenciar a programação ou pior – fazer o que não foi programado.

Muitos casamentos ocorrem sob inspiração de efêmera paixão. Muitas escolhas profissionais desembocam em frustração. Muitos ideais se volatilizam diante da primeira dificuldade. Muitos rancores recrudescem por indisciplina do sentimento. Muita gente rebela-se ante as dores do Mundo.

Por isso, não raro, as pessoas mais promovem estragos que perturbam o presente e complicam o futuro do que consertam o passado. Para nos livrarmos desse círculo vicioso de desacertos voluntários e ajustes compulsórios, é fundamental que imitemos Simeão.

Sempre que, como ele, cultivarmos a justiça e a piedade, favoreceremos a sintonia com benfeitores espirituais, que nos ajudarão a identificar com segurança os encontros programados, habilitando-nos a fazer o melhor sem perder tempo com ilusões.


File:Jerusalem Modell BW 2.JPG

JERUSALEM ANTIGA EM MINIATURA. EM PRIMEIRO PLANO O TEMPLO

Foto: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Jerusalem_Modell_BW_2.JPG

Palestras comemorando os 150 anos do Livro dos Médiuns no Grupo da Paz São Paulo

Palestras de Janeiro

No dia 15 de janeiro de 1861 foi lançado o Livro dos Médiuns que completará 150 anos em 2011.

O Grupo da Paz do bairro da Aclimação na capital paulista realiza aberta ao público comemorando os 150 anos de lançamento do Livro dos Médiuns O Grupo da Paz fica na rua Pereira Caldas, 120, uma travessa da Rua Coronel Diogo no bairro da Aclimação.

05/01/11 quarta-feira Antônio Carlos Alvarez Há espíritos? Capítulo 1

08/01/11 sábado Marcelo Migliano Lugares Assombrados Capítulo 9

12/01/11 quarta-feira Júlio César Durante Perguntas simpáticas ou antipáticas aos espíritos capítulo 26 questão 288

15/01/11 sábado Joaquim Soares(Juca) Hoje 150 anos de lançamento e Perguntas sobre o Futuro Capítulo 26 questão 289

19/01/11 quarta-feira José Damião Perguntas sobre os interesses morais e materiais Capítulo 26 questão 291

22/01/11 sábado Carmem Meire Perguntas sobre tesouros ocultos capitulo 26 questão 295 26/01/11quarta-feira Wladimir Cavicchioli Tema livre

29/01/11 sábado Pedro Carlos Poesias Mediúnicas LIvro do mês- Livro dos Médiuns - Allan Kardec

15 de Janeiro 150 anos de Lançamento do Livro dos Médiuns.

O Grupo da Paz fica na rua Pereira Caldas, 120, uma travessa da Rua Coronel Diogo no bairro da Aclimação.

(Informações em email de RBN Jornalismo jornalismo@radioboanova.com.br )


Ficheiro:Médium et Aksakof002.jpg

A Médium Eusápia Paladino num experimento controlado por Alexandre Aksakof em 1892

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:M%C3%A9dium_et_Aksakof002.jpg

Palestras Pública no mês de janeiro de 2011 em Itapira, SP

21/1, SEXTA-FEIRA, PEDRO CAMILO, DA CIDADE DE SALVADOR-BA ESTÁRA NO CENTRO ESPÍRITA LUIZ GONZAGA, COM O TEMA: DO ANIMISMO À MEDIUNIDADE, ÀS 20:00 HORAS, NA RUA PRESIDENTE KENNEDY, Nº 47-B.SANTO ANTONIO-ITAPIRA-SP

29 SÁBADO - MARCOS VINÍCIUS, DA CIDADE DE OURO FINO-MG, NA CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA, COM O TEMA: A FORÇA DA FILOSOFIA ESPÍRITA, ÀS 20 HORAS, NA RUA TERESA LERA PAOLETTI, Nº 348-JD.BELA VISTA-ITAPIRA-SP


(Informações em email de Otavio Cunha e Regina Bachega)

Palestras Públicas na Aliança Espírita Varas da Videira Araçatuba, SP

ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS: JANEIRO DE 2011

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

TEMA

FONTE

ORADOR

07

SEDE PERFEITOS

LIVRO DOS ESPIRITOS

ESE CAP. XVII

PERGS. 37 A 39

LEILA GUERREIRO ROCHA

ISMAEL GOBBO

14

MUITOS OS CHAMADOS, POUCOS OS ESCOLHIDOS

LIVRO DOS ESPIRITOS

ESE CAP XVIII

PERGS. 40 A 42

MARIA DA GRAÇA GALETTI

MARIA IGNEZ LIA NEIVA

21

A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP XIX

PERG. 43

IVANA N. MÓDENA

ISMÊNIA GASPARINI

28

OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP XX

PERG. 44

MARIA IGNEZ LIA NEIVA

MADERLENE DE A. YAMADA

150 ANOS DE “O LIVRO DOS MÉDIUNS”

15/01/1861 – 15/01/2011

Nota com informações da Use Municipal de Osasco, SP

Osasco, 28 de dezembro de 2.010.

Saudações fraternas a toda comunidade Espírita e simpatizantes.

Estamos encerrando as atividades de 2.010 e gostaríamos de apresentar em nome de toda a equipe da U.S.E. Municipal Osasco, as realizações do ano que finda.

A princípio, 2010 foi um ano em que a mídia, cinematográfica e televisiva, finalmente, deu um destaque isento para assuntos espíritas que antes eram vistos de uma maneira equivocada.

Ultrapassando as paredes das casas Espíritas, filmes, novelas, debates e entrevistas contribuíram para maior divulgação e vulgarização de alguns aspectos Doutrinários já aceitos naturalmente pelos brasileiros.

Mas se estes eventos nos deixaram alegres por terem a participação quase absoluta de não espíritas, assim não acontece, quanto a participação do espírita atuando na comunidade.

A U.S.E. Municipal Osasco acredita poder contar um dia com colaboradores em numero suficiente para materializar a proposta de sua função.

Enquanto isso, pelas limitações que nos são impostas, inclusive as nossas, vamos tentando cumprir as programações do plano geral de atividade (PGA).

Assim aconteceu a 29ª Feira do Livro Espírita, cujo sucesso maior está em voltar a ter a credibilidade restabelecida aliada à prática de preços menores que o ano anterior. Aconteceu também a Semana Espírita que continua com nossa preocupação em apresentar temas atuais e orientadores. Também o X Encontro de Corais Espíritas que aconteceu no Centro Irmã Maria superando as melhores expectativas. E, por último o Seminário com a expositora Suely Caldas Schubert, com presença marcante da comunidade.

Agora uma notícia que trará mais confiabilidade para todos os Espíritas Osasquenses – finalmente a U.S.E. existe oficialmente, estando nosso estatuto aprovado, faltando apenas o registro em cartório.

Agradecidos estamos a todos aqueles que de forma direta ou indireta colaboraram para que nossa União de objetivos caminhe sempre voltada para a amorização que o Mestre Jesus nos apontou em sua vivência terrena.

“AMA AO PROXIMO COMO A TI MESMO”

Muita paz a todos.

WALDIR SUHANOV

Presidente

U.S.E. MUNICIPAL OSASCO

(Informações recebidas em email de Secretaria - USE Municipal de Osasco secretaria@use-osasco.com.br)


Ficheiro:Linha89Osasco.jpg

Estação Osasco da CPTM http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Linha89Osasco.jpg

Programa de palestras com Maria Helena Marcon Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói

(Informações em email de Vera Vilhena vera2vilhena@gmail.com)

Programação das atividades da Associação Parisiense de Estudos Espíritas Paris, França

MÊS DE JANEIRO DE 2011

Reuniões Públicas e Reuniões Mediúnicas


(Informação recebida via email de apes.asso@gmail.com; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites mail@apes.asso.fr)

Movimento Você e a Paz

Com a proposta de "conclamar as pessoas a reflexionar sobre a paz pessoal, a paz no lar, no trabalho,

no grupo social, na comunidade, sobre a paz que tomará conta da Terra" ,

Divaldo Franco lançou em 1998 o Movimento Você e a Paz.

O resultado pode ser constatado a partir do crescente número de adeptos, no Brasil e no exterior.

O Movimento propõe uma ação através da não-violência e em nome da caridade, do perdão,

do amor ensinados por Jesus, porque "a paz é a condição natural do ser humano",

embora nos demoremos em ser violentos.

No ano de 2000 foi instituído o Troféu Você e a Paz, criado por Divaldo Pereira Franco,

que tem por objetivo premiar pessoas físicas e jurídicas que se destacam no cenário nacional e internacional,

por promoverem ações em favor da não-violência e do bem estar comum à sociedade.

Atualmente o Movimento Você e a Paz é realizado em 20 cidades do país e 10 no exterior.

Abraço-Jorge

(Informações em email de Jorge Moehlecke)

Programa Ação 2000 da ADE-SP Rede Boa Nova de Rádio

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 27 DE DEZEMBRO DE 2010

Release

“Nova Era, Novo Mundo, Novos Paradigmas, Novas Gerações"– PAZ, um tema sempre atual. Bem-vindo 2011! - texto de Éder Fávaro para o último programa Ação 2000 do ano de 2010.

O tema acima será analisado e discutido pela equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA. O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Neste sábado, dia 1 Janeiro de 2011, às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Participam do programa como comentaristas, os comunicadores da ADE-SP Aglaê Silveira, Marcos Sibineli e Américo Sucena.

Direção: Éder Fávaro.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil : Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: rede@radioboanova.com.br

Deodora Pachicoski

Assessora de Imprensa da ADE-SP

www.adesaopaulo.org.br imprensa@adesaopaulo.org.br

Nova era! Novo mundo, novos paradigmas, novas gerações....Bem-vindo 2011!!!!!

Paz...um tema sempre atual !

Por uma cultura de paz e não violência, muitos homens tem dedicado suas vidas, idealizando um mundo fraterno. E muita gente pensa que isso é coisa de sonhador, uma missão impossível.

No entanto, contrariando tal ceticismo, esse mundo de Paz e Amor vêm sendo construído verdadeiramente. Em cada ponto do Planeta têm surgido homens, mulheres e crianças decididos a trabalhar e realizar o que parecia ser apenas um sonho, uma utopia.

A UNESCO, criada em 1945 para promover a paz e os Direitos Humanos, traz em seu Ato Constitutivo a frase:

“Se as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser erguidas as defesas da paz”

E, dentre suas incansáveis lutas, traz agora a oportunidade da participação e união de todos para transformar a cultura de guerra e violência em uma cultura de paz, justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade. Através do Manifesto 2000, que nos convida ao seguinte compromisso.

“Eu me comprometo em minha vida cotidiana, na minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, no meu país e na minha religião a :

“Respeitar a vida” - Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem descriminar nem prejudicar;

“Rejeitar a violência” - Praticar a não violência ativa, repelindo a violência em todas suas formas : físicas, sexual, psicológicas, econômica e social, em particular, ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes;

“Ser generoso - Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;

“Ouvir para compreender"- Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e o rechaço ao próximo;

“Preservar o planeta" - Promover um consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;

Redescobrir a solidariedade" - Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito dos princípios democráticos, com o fim de criar novas formas de solidariedade.

Encerramos este editorial com a frase de Mahatma Gandhi;

Quando o homem chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões"

Para se ter uma idéia da importância desse movimento, elaboraram a redação do manifesto, reconhecidos defensores da paz, dentre eles: Dalai Lama, Mikail Gorbachev, Shimon Peres e Nelson Mandela, entre outros. . Eles acreditam que é responsabilidade de cada um de nós é colocar em prática os valores, as atitudes e comportamentos que inspirem uma “cultura da paz”

Sobre o importantes temas, Alan Kardec, no Livro A Gênese, no Capitulo XVIII, Os tempos são chegados “, oferece material valiosíssimo para reflexão sobre o tema, como proposta da leitura espírita sobre o processo das transformações para efetiva construção do surgimento de uma ordenação no relacionamento humano entre as criaturas de Deus, na qual todos busquem a seu modo, no uso de seu livre arbítrio e nos limites do saber e poder, a construção de um mundo mais fraterno e solidário.

Palestra na Casa Espírita Bezerra de Menezes com Gilberto Rustice Miami, Flórida, EUA

6450 NW 77th Ct 2do Piso Miami Fl 33166 Ph: 305.477.4148

email: info@spiritist.com Web site: www.spiritist.com

a non profit educational and charitable organization with status 501(c)(3)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NEWS - NOTICIAS-NEWS - NOTICIAS-NEWS - NOTICIAS-NEWS - NOTICIAS-NEWS

Happy New Year

MARTES DICIEMBRE 28, 2010/8 PM

EVANGELIO DE FIN DE ANO



Domingo Enero 2, 2011
11:30 AM
Reunion Publica en espanol

Jose Agusto Chagas

Seguido por Passes espirituales



Sunday January 2, 2011 /
10 AM
Talks on Spiritism
Gilberto Rustice

Meeting in English
followed by Spiritual Passes


Food Pantry Domingo / 2 PM

Necesitamos alimentos no perecederos para distribuir a las familias, tambien puede hacer su donacion cash o con tarjeta de credito a traves de PayPal

Puede hacer su donacion aqui


Para mas informacion sobre nuestros horarios y actividades visite nuestro web site www.spiritist.com

(Informação recebida em email)


Atenção Destinação de parte do Imposto de Renda ao FMDCA

Prezado CONTRIBUINTE de Imposto de Renda,

NÃO DE AS COSTAS ÀS NOSSAS CRIANÇAS e ADOLESCENTES

Sobre a possibilidade de destinação (DOAÇÃO) de parte do Imposto de Renda ao FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) informamos que:


1 - As contribuições de Pessoas Físicas podem ser ATÉ 6% (seis por cento) do IR a pagar e

2 - De Pessoas Jurídicas ATÉ 1% (um por cento) do Lucro Real (não presumido)

3 - Em realizando as DOAÇÕES nesta época, até 30 de Dezembro, o “Din-Din” (dinheiro) não vai para os caixas do Governo Federal, Governo Estadual e nem para o do Governo Municipal (Prefeitura Municipal), ele permanece numa conta-corrente DIRETA/exclusiva do FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade.

4 - O FMDCA é administrado/gerido pelo CMDCA (COMDICA) - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade, para atender eventos (Projetos) para Crianças e Adolescentes.

5 - Caso tenha possibilidade e interesse, sua DOAÇÃO pode, a seu critério, ser indicada para uma Entidade, desde que ela trabalhe com Crianças e Adolescentes e apresente um Projeto para justificar o efetivo emprego do valor arrecadado.

Obs:- As doações NÃO podem ser utilizadas para pagamento de Folha de Pagamento e nem de encargos do INSS, e sim aplicados em Projetos para atendimento de Crianças e Adolescentes.

6 - De todo montante depositado no FMDCA, 80% (oitenta por cento) é repassado à Entidade indicada e 20% (vinte por cento) permanece no FMDCA para ser utilizados em outras atividades para Crianças e Adolescentes.


Os depósitos das doações podem ser efetuados inclusive via transferência pela internet para a CONTA DEPÓSITO:-

Banco do Brasil Agência: 0179-1 - Conta corrente: 5.663-4

FMDCA - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Porém, caso queira fazer depósito IDENTIFICADO, quando nos caixas do Banco do Brasil, informar para o(a) atendente:-

OPÇÃO 9, em seguida, passe os seguintes dados para preenchimento dos campos:

Campo 1: CPF (Pessoa Física) ou CNPJ (Pessoa Jurídica)

Campo 2: Ano de 2010

Campo 3: Nome Completo da pessoa ou Razão Social da empresa

Campo 4: Justificativa: doação ao FMDCA

Envie uma cópia do comprovante de depósito identificado por e-mail para:- comdica_ata@hotmail.com e informe seu endereço completo, com CEP e telefone ou leve a cópia do comprovante na sede do

CMDCA (COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Rua Oscar Rodrigues Alves n.º 55 (Edifício SIRAN), 6.º Andar, Salas 11 e 12, Centro

CEP 16010-330, Araçatuba/SP, fone (18) 3608-7300, para recebimento do RECIBO de DOAÇÃO o qual deverá permanecer em sua posse e informado na próxima Declaração de IR, para fins de ABATIMENTO do valor doado.

Contribua de acordo com a sua vontade.

As Crianças e Adolescentes contam com sua colaboração.

Muito Obrigado.

CMDCA (COMDICA) de Araçatuba/SP

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Informação em email do COMDICA Araçatuba)

Programação da TV Alvorada Espírita Campinas, SP

PROGRAMAÇÃO TV ALVORADA ESPÍRITA



Transmissões
AO VIVO

http://www.tvalvoradaespirita.com.br/

Palestras:
2a. feira - 14h
2a. feira - 20h
5a. feira - 20h

Estudos:

4a. feira - 20h O livro dos espíritos



(Informação via email de Gislaine Pascoal)

Atividade de psicografia no NEAL Carapicuíba, SP

Queridos amigos!

Todos estão convidados a participar da psicografia no NEALdia 09/01.

Maiores informações no cartaz em anexo.

Sejam todos muito bem-vindos ao NEAL.


Núcleo Espírita Amor & Luz
Rua Maria Helena, nº. 174
Centro de Carapicuíba.
CEP: 06321-070.

Conheça o Portal Espírita de Carapicuíba:

www.uniaoespirita.org.br

(Informação recebida em email de guamalher guamalher@gmail.com e Regina Bachega)

Palestra com Suzi Barboni no C.E. Jesus de Nazaré Feira de Santana, BA

Centro Espírita Jesus de Nazaré

Rua Leonídio Rocha 231

Feira de Santana, BA


CONVIDA

(Informação em email de Suzi Barboni e Rose Moliterno)

Calendário de atividades da Associação Parisiense de Estudos Espíritas Paris, França

Chers Amis,

Une nouvelle année commence et nous sommes heureux de vous présenter le programme d'activité de notre association spirite pour le mois de janvier 2011.
Au plaisir de vous voir dans nos réunions publiques.
Fraternellement

Anita Becquerel
Présidente de l'APES


A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
- Association loi 1901
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes

chaque vendredi soir de 19h30 à 22H30
chaque deuxième samedi du mois de 10H30 et 13H
chaque deuxième et dernier samedi du mois de 14h30 à 17H30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

(Informação em email de apes.asso@gmail.com; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites mail@apes.asso.fr)


Região da Vila de Ségur, Paris. Foto Ismael Gobbo

Semeando Rosas

Uma Rainha de Portugal, de nome Isabel, ficou conhecida por sua bondade e abnegada prática da caridade.

Ocorre que seu marido, o Rei D. Diniz não gostava das excursões da Rainha, pelas ruas da miséria.

Muito menos das distribuições que ela fazia entre os pobres. Não podia admitir que uma mulher nobre deixasse o trono das honras humanas para se misturar a uma multidão de doentes, famintos e mal vestidos.

A bondosa Rainha, no entanto, burlava a vigilância de soldados e damas de companhia e buscava a dor nos casebres imundos, levando de si mesma e de tudo o mais que pudesse carregar do palácio.

Não levava servas consigo, pois isto seria pedir a elas que desobedecessem às ordens reais.

Era humilhante, segundo o seu marido, o que ela fazia. Como uma Rainha, nascida para ser servida, realizava o trabalho de criados, carregando sacolas de alimentos, roupas e remédios?

Certo dia, ele mesmo a foi espreitar. Resolveu surpreendê-la na sua desobediência. Viu quando ela adentrou a despensa do palácio e encheu o avental de alimentos.

Quando ela se dirigia para os jardins do palácio, no intuito de alcançar a estrada poeirenta, nos calcanhares da fome, ele saiu apressadamente do seu esconderijo e perguntou:

Aonde vai, senhora?

Ela parou, assustada no primeiro momento. E, porque demorasse para responder, ele alterou a voz e com ar acusador, indagou:

O que leva no avental?

Levemente ruborizada, mas com a voz firme, ela finalmente respondeu:

São flores, meu senhor!

Quero ver! Disse o rei, quase enraivecido, por sentir que estava sendo enganado.

Ela baixou o avental que sustentava entre as mãos e deixou que o seu conteúdo caísse ao chão, num gesto lento e delicado.

Num fenômeno maravilhoso, rosas de diferentes tonalidades e intensamente perfumadas coloriram o chão.

Consta que o Rei nunca mais tentou impedir a rainha da prática da caridade.

* * *

Para quem padece as agruras da fome, sentindo o estômago reclamar do vazio que o consome; para quem ouve, sofrido, as indagações dos filhos por um pedaço de pão, umas colheres de arroz, a cota de alimento que lhes acalme as necessidades é semelhante a um frasco de medicação poderosa.

Para quem esteja atravessando a noite da angústia junto ao leito de um filho delirando em febres, as gotas do medicamento são a condensação da esperança do retorno à saúde.

Para quem sente as garras afiadas do inverno cortar-lhe as carnes, receber uma manta que o proteja do vento gélido é uma ventura.

Por isso, quem leva pães, agasalho e conforto é portador de flores perfumadas de vários matizes.

* * *

Há muitos que afirmam que dar coisas é alimentar a preguiça e fomentar acomodação.

Contudo, bocas famintas e corpos enfermos não podem prescindir do alimento correto e da medicação adequada.

Se desejarmos os seres ativos, envolvidos com o trabalho, preciso é que se lhes dê as condições mínimas. Não se pode ensinar a pescar alguém que sequer tem forças para segurar a vara de pesca.

Redação do Momento Espírita.

Em 27.12.2010.


Ficheiro:Isabel Dinis de Portugal .jpg

Rainha Santa Isabel ao lado de Dom Dinis, com rosas no regaço

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Isabel_Dinis_de_Portugal_.jpg

Carta de Ano Bom

Entre um ano que se vai

E outro que se inicia,

Há sempre nova esperança,

Promessas de Novo Dia...

Considera, meu amigo,

Nesse pequeno intervalo,

Todo o tempo que perdeste

Sem saber aproveitá-lo.

Se o ano que se passou

Foi de amargura sombria,

Nosso Pai Nunca está pobre

Do pão de luz da alegria.

Pensa que o céu não esquece

A mais ínfima criatura,

E espera resignado

O teu quinhão de ventura.

Considera, sobretudo

Que precisas, doravante,

Encher de luz todo o tempo

Da bênção de cada instante.

Sê na oficina do mundo

O mais perfeito aprendiz,

Pois somente no trabalho

Teu ano será feliz.

Não esperes recompensas

Dos bens da vida terrestre,

Mas, volve toda a esperança

A paz do Divino Mestre.

Nas lutas, nunca te esqueça

Deste conceito profundo:

O reino da luz de Cristo

Não reside neste mundo.

Não olhes faltas alheias,

Não julgues o teu irmão,

Vive apenas no trabalho

De tua renovação.

Quem se esforça de verdade

Sabe a prática do bem,

Conhece os próprios deveres

Sem censurar a ninguém.

Ano Novo!... Pede ao Céu

Que te proteja o trabalho,

Que te conceda na fé

O mais sublime agasalho.

Ano Bom!... Deus te abençoe

No esforço que te conduz

Das sombras tristes da Terra

Para as bênçãos de Jesus.

Pelo Espírito Casimiro Cunha - Psicografia de Chico Xavier


Ficheiro:Tour eiffel feu artifice.jpg

Celebração de ano-novo na Torre Eiffel, Paris. França

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tour_eiffel_feu_artifice.jpg