BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ISO 26.000 Finalmente consolidada!!!

OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA

(E TAMBÉM PARA OUTROS MOVIMENTOS/ASSOCIAÇÕES)

Alkíndar de Oliveira

(www.alkindar.com.br)

Estamos vivendo um momento de júbilo. O mês de novembro/2010 foi o marco deste novo momento. Em artigo de março/2006 meu foco foi a ISO 26.000. Depois de anos de espera, finalmente a ISO 26.000 foi consolidada, o que faz eu reviver aquele antigo artigo (com atualizações), que agora assume real sentido.

Em novembro de 2010 este tão esperado projeto (ISO 26.000) teve – finalmente - todas suas regras alinhavadas e organizadas. Este texto, com o mesmo tema do artigo de 2006, tem diferença apenas no foco. Em 2006 o foco do artigo era o futuro que se avizinhava promissor na área dos projetos sociais, e agora o foco é a oportunidade ímpar que o momento atual nos presenteia. A previsão que apresentei em 2006 agora se faz realidade.

Este artigo visa sobretudo evidenciar as oportunidades e os desafios do movimento espírita para aproveitar deste importante instrumento (ISO 26.000), que representa a tão aguardada normatização da função social das empresas e das instituições em geral, inclusive as espíritas. Para o leitor melhor inteirar-se do tema, informo de forma sintetizada que a ISO 26.000 vai estimular as empresas a injetarem abundantes recursos financeiros nas obras assistenciais espíritas e não-espíritas, numa proporção que nunca ocorreu antes.

Um novo momento!

Para que fique ainda mais evidente a importância deste momento, ressalto que o assunto responsabilidade social tem sido até há pouco apenas um apêndice da área de Recursos Humanos das empresas. No entanto, a partir do anúncio do surgimento da ISO 26.000, as empresas, principalmente as de porte médio e grande, estarão criando Departamentos e/ou Diretorias de Responsabilidade Social. A empresa Natura, de forma pioneira, já faz parte deste movimento. Isto é, o assunto "responsabilidade social" passa a merecer, por parte das empresas, estruturação e ORÇAMENTO!

De PEDINTES a OFERTANTES!

Por que haverá recursos financeiros abundantes para a área assistencial?

Veja os principais motivos:

a) Para bem projetar sua imagem no mercado, a empresa terá que ser ativa e atuante nas normas da ISO 26.000;

b) Para atingir a finalidade do item anterior, a empresa terá que realizar ou atender obras no campo social;

[Obs.: A partir do item abaixo o leitor começará a perceber a oportunidade que se abre para a obtenção de recursos financeiros para as entidades religiosas e assistenciais]

c) As empresas não são especializadas em atuarem em projetos sociais, segmento este que conta principalmente com a ação efetiva das instituições assistenciais e religiosas;

d) Como as empresas não têm a especialização citada no item anterior, e como não querem sair do seu foco produtivo, precisarão utilizar-se das estruturas das instituições assistenciais, ou então de ONG’s, que têm como base de ação as obras sociais;

e) Deduz-se das informações acima, que as instituições assistenciais terão uma fonte contínua e segura de recursos financeiros. Em outras palavras, finalmente, as entidades assistenciais passarão de pedintes de recursos financeiros, para ofertantes de serviços sociais. O que implica numa mudança de 180º, pois nosso discurso irá mudar. Em vez de chegarmos às empresas como pedintes (“Precisamos que nos ajudem financeiramente”), chegaremos a elas como ofertantes (“Em virtude da criação da ISO 26.000, ofertamos nossos serviços na área social para lhes atenderem na necessária atuação das empresas neste segmento.”). Sintetizando, as instituições com foco social entrarão com o trabalho, e as empresas com os recursos financeiros.

Vejamos a seguir as oportunidades e os desafios para o movimento espírita, em função deste novo momento.

Primeiro Desafio & Oportunidade:

Elaboração de Projetos

As empresas irão investir em entidades assistenciais que apresentem projetos consistentes, bem elaborados e de fácil fiscalização da correta utilização dos recursos financeiros injetados.

Neste primeiro momento, não imaginemos que serão fáceis os procedimentos dos Centros Espíritas para se adaptarem a esta nova realidade. As entidades espíritas que quiserem obter recursos, perceberão que será complexo e difícil o período de adaptação às normas da ISO 26.000 e também às conseqüências destas normas. Será preciso quebrarmos paradigmas, sem deixar de sermos espíritas.

Segundo Desafio & Oportunidade:

O necessário profissionalismo na elaboração dos projetos.

Para a elaboração de projetos consistentes e bem fundamentados as instituições assistenciais terão que se valer, na elaboração dos mesmos, de profissionais altamente gabaritados. O que implica – na maioria dos casos - em eliminar a possibilidade de voluntários abraçarem esta causa. Pois, a complexidade dos projetos exige permanência e continuidade dos que o estarão elaborando. E voluntários têm geralmente (há exceções) que dedicar a maior parte de seu tempo ao trabalho profissional que lhe dá o necessário sustento financeiro. Mas como investir em funcionários altamente gabaritados se o Centro Espírita geralmente tem grande dificuldade financeira para manter sua rotina do dia a dia? A alternativa será as casas espíritas se unirem na cotização dos recursos para fins da contratação destes profissionais.

É importante esclarecer:

Não haverá motivo para contratar profissionais se a entidade espírita tiver voluntários altamente comprometidos, conhecedores do tema ou dispostos a conhecerem-no, e que possam dedicar-se de forma contínua e persistente a este novo projeto. Pergunto-lhe, caro leitor: Há no seu Centro Espírita voluntários altamente comprometidos que possam dedicarem-se com afinco e de forma profissional à elaboração de projetos consistentes? Se houver - o que é raro - repito, não precisará contratar profissionais.

Elementar informação:

Para que os projetos bem funcionem, minha sugestão é a de que em vez de apenas uma casa espírita ter este foco de angariar recursos das empresas, que unam-se casas espíritas - em número de quatro a seis - com este mesmo propósito.

O leitor pode questionar. “Por que este número cabalístico? Por que reunião de casas espíritas em número de quatro a seis?” A razão é que se não quiser conseguir sucesso em alguma coisa, forme – por exemplo - uma comissão com vinte pessoa pessoas. Cinco irão falar e quinze irão ouvir e aí... adeus comprometimento, pois as pessoas só se comprometem quando estão envolvidas na elaboração dos projetos, daí a importância de número pequeno de participantes. União com número pequeno de casas espíritas implicará em convivência produtiva e eficaz.

Terceiro Desafio & Oportunidade:

As empresas querem simplificação e objetividade.

Pelo perfil do mundo corporativo, que quer agilidade, simplicidade e baixo custo, as empresas serão resistentes em investir de forma direta, em cinco casas assistenciais, por exemplo. Pois, o serviço de auditoria contábil e fiscal para verificar a utilização dos recursos, demandaria tempo e dinheiro. Mas, a boa notícia: as empresas poderão investir indiretamente nestas cinco casas assistenciais se elas aproveitarem desta oportunidade (ISO 26.000) para conseguir o que há anos temos como objetivo na seara espírita e, no entanto, ainda caminhamos a passos lentos: a união. Como a ISO 26.000 foi projetada inicialmente no mundo espiritual (como qualquer instrumento de progresso da humanidade), creio que nossa adaptação a este instrumento irá nos despertar ao fato do que é ser verdadeiramente espírita, pois dentre outras coisas, abraçar a ISO 26.000 implicará em aprendermos a exercitar um dos melhores instrumentos para nossa evolução: a convivência proporcionada pela união entre as casas espíritas.

A solução:

Através da união das casas espíritas, poderia se formar uma única ONG (regional) que centralizasse a injeção de recursos e os distribuísse a todas as casas assistências assistidas. Desta forma as empresas doadoras centralizariam seu contato numa única instituição, isto é, na ONG, e esta, por sua vez, repassaria os recursos às cinco instituições integrantes do projeto.

Conclusão-I:

Nunca a oportunidade de união entre as casas espíritas se fez tão presente como agora. Pois, não há como criar bons projetos - a custos baixos - sem união. E reforçando a necessidade de bons projetos, lembremo-nos do Gerente da área social da Petrobrás que, no ano de 2.005, disse que tinha mais de 300 milhões de reais para aplicar em projetos ambientais e sociais e a sua grande dificuldade era, pasme, leitor: “desovar este dinheiro” por falta de projetos consistentemente elaborados.

Conclusão-II:

Nunca a oportunidade da prática do ecumenismo se faz tão presente como agora. Pois, a abertura de ONG's regionais, que necessariamente não têm estrutura religiosa, fará com que as casas assistenciais das mais diversas religiões se unam para juntas criarem uma mesma ONG. O que significará menos custos para as instituições e, assim, poderão beneficiar-se dos recursos advindos da implantação da ISO 26.000.

Finalizando:

Portanto, união, unificação e ecumenismo são as palavras-chave desta Nova Era. Na questão 768, d'O Livro dos Espíritos, Kardec esclarece: "(...) Nenhum homem dispõe de faculdades completas, é pela UNIÃO SOCIAL que eles se completam uns aos outros, para assegurarem o seu próprio bem-estar e progredirem". Este texto atualíssimo escrito em livro editado em 1857, traduz com clareza e lógica a importância e a necessidade de, para o nosso próprio bem, valorizarmos a UNIÃO SOCIAL.

Arregacemos as mangas, e abracemos com empenho esta oportunidade maravilhosa que a espiritualidade nos presenteou.

Obs.: Este artigo foi inicialmente elaborado baseado em deduções de Encontro Espírita ocorrido na cidade de Uruguaiana-RS, em 15 de abril/2006. Nesse encontro, onde estive presente como mediador, houve a participação de líderes de Centros Espíritas daquela região, bem como de representantes da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, do CRE - Coordenadoria Regional Espírita e das UME's (União Municipal Espírita). A finalidade do evento foi o de encontrar caminhos para que o movimento espírita possa bem utilizar-se das oportunidades que a ISO 26.000 írá proporcionar às obras sociais em geral e, em particular, às instituições assistenciais espíritas.

Blog do Centro Espírita Discípulos de Jesus Penápolis, SP

DISCÍPULOS DE JESUS DE PENÁPOLIS

OS DISCÍPULOS DE JESUS

OS DISCÍPULOS DE JESUS


"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem." Jesus"

Centro Espírita Discípulos de Jesus tem o seu blog organizado pelo nosso companheiro Tadeu do Centro Esp Mariano Dias, que também tem o seu blog.

O blog do Discípulos é:

http://cendjesus.blogspot.com/

(Informação em email de João Marchesi Neto)

Visite o site Jornalismo Espírita

Olá,
Tem Informativo Novo no meu Site.
Acessa a nova página Informativo Mensal.
Abraços de paz,

http://jornalismoespirita.no.comunidades.net

(email de jornalismoespirita@gmail.com repassado por norbertoefatima@gmail.com)

Registro. Casa da Caridade faz entrega de Cestas de Natal Araçatuba, SP

Texto e fotos Ismael Gobbo

Com grande participação de trabalhadores da casa, com destaque para a Mocidade Espírita, foram montadas na tarde deste sábado 18/12/2010, as cestas de natal para os assistidos pela Casa da Caridade, um departamento da Aliança Espírita Varas da Videira. A casa entidade funciona na Rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, Bairro Umuarama, em Araçatuba, SP. A entrega foi na manhã do domingo 18. Depois da prece e preleção por Leila Guerreiro, com interação entre todos os participantes que cantaram e se abraçaram, a entidade fez a distribuição das cestas para cerca de 170 pessoas. A Casa da Caridade realiza reuniões evangélicas públicas, desenvolve diversos cursos e distribui sopa em três dias da semana.


Destaque da revista eletrônica O Consolador

O Consolador
Revista Semanal de Divulgação Espírita

Ano 4 - N° 189 - 19 de Dezembro de 2010

Amigos e amigas da revista O Consolador,

Eis os destaques da edição 189 de nossa revista, que estará na internet a partir deste sábado (dia 18) até o dia 31 de dezembro. Um feliz Natal e um grande abraço. (Astolfo O. de Oliveira Filho)

Destaques da edição 189 de 19/12/2010

Veja a edição 189 de nossa revista, a última edição de 2010 –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/principal.html

Leia nesta edição o Editorial Kardec e as discórdias entre irmãos –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/editorial.html

O destaque da semana é a entrevista com Regina Zanella, de Milão, Itália –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/entrevista.html

Dirigente do Sentieri dello Spirito, Regina fala sobre o Espiritismo na Itália –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/entrevista.html

Leia o Especial sobre morte e seus estágios, de Leonardo Marmo –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/especial.html

São seis, diz Marmo, os estágios básicos enfrentados por quem morre –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/especial.html

Veja quem foi Augusto Elias da Silva, fundador da revista Reformador e da FEB - http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/especial2.html

Veja o que está ocorrendo no movimento espírita brasileiro – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/movimentoespiritabrasileiro.html

Veja as principais notícias relativas ao movimento espírita europeu – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/movimentoespiritanaeuropa.html

Segundo o Espiritismo, pode ocorrer gravidez sem Espírito ligado ao feto –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/cartas.html

Qual foi a crítica de Lucien Desliniéres ao marxismo? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/classicosdoespiritismo.html

Como devemos, à luz do Espiritismo, entender o trabalho? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/classicosdoespiritismo.html

Qual a função do sofrimento e da luta em nossa vida? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/correiomediunico.html

Veja as notícias relativas à América e aos demais continenteshttp://www.oconsolador.com.br/ano4/189/espiritismonaamericaenosdemais.html

Emmanuel nos diz o que devemos fazer nas horas de tristeza -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/emmanuel.html


A presidente Dilma Rousseff será o destaque de janeiro na revista Monato - http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/esperanto.html

Veja as principais notícias relativas ao movimento espírita no Paraná – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/eventosespiritasnoparana.html

Quais são os meios de nos preservarmos dos maus Espíritos? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/estudandoasobrasdekardec.html

Que é preciso fazer se quisermos um futuro melhor? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/classicosdoespiritismo.html

José Passini foi agraciado com a Medalha JK da Universidade Federal de Juiz de Fora – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/esperanto.html


Veja o que Christina Nunes escreveu sobre o significado do Natal –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/christina_nunes.html


De todos os milagres de Jesus, qual foi o mais importante? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/oespiritismoresponde.html

Façamos o que Jesus nos ensinou, sugere-nos Marcus Braga -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/marcus_braga.html

A próxima edição desta revista estará na internet no dia 2 de janeiro –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/cartaaoleitor.html


Qual é o sentido desta frase: Haverá um só rebanho e um Pastor? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/esnt.html


Kardec afirmou que os “espíritas cristãos” são os verdadeiros espíritas –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/editorial.html

A ressurreição de Lázaro provocou alguma reação por parte dos sacerdotes? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/esnt.html


Veja o que André Luiz diz sobre Jovino e Anésia, um casal em crise – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/estudandoaserieandreluiz.html

Com o advento do livro A Gênese, o Espiritismo entrou numa nova fase – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/estudandoasobrasdekardec.html


Como se deu a ressurreição de Lázaro e qual a sua consequência? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/esnt.html


Rogério Coelho analisa o livro Tormentos da Obsessão, de Manoel P. de Miranda – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/rogerio_coelho.html


Raul Teixeira diz por que o Espiritismo dá tanta ênfase ao tema educação – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/raulteixeiraresponde.html

A passagem pelo Umbral tem relação com a materialidade excessiva do perispírito - http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/especial.html


Foi inaugurada na internet a nova versão do portal Esperanto ponto com -

http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/esperanto.html


Nossa responsabilidade, diz Chico Xavier, tem o tamanho do nosso conhecimento – http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/claudia_schmidt.html


O socorro espiritual pode acontecer nos processos de morte e desencarnação - http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/especial.html

O desencarnado compreende logo que colherá o que plantou na última encarnação - http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/especial.html

A próxima edição desta revista estará na internet no dia 2 de janeiro –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/cartaaoleitor.html

(Informação em email de Nuno Emanuel)

Chico Xavier lidera Concurso “O Maior Brasileiro de Sempre”

VAMOS CONTINUAR VOTANDO

Promovido pelo dramaturgo, jornalista e escritor Aguinaldo Silva

Para votar acesse: http://www.aguinaldosilvadigital.com.br/2010/?page_id=27

Resultado dos 10 primeiros colocados às 19h 30min deste domingo 19/12/2010

· CHICO XAVIER (36%, 175.396 Votos)

· SILVIO SANTOS (30%, 147.657 Votos)

· EDIR MACEDO (19%, 92.242 Votos)

· ANITA GARIBALDI (4%, 17.702 Votos)

· JORGE AMADO (3%, 15.893 Votos)

· PADRE CÍCERO (3%, 14.671 Votos)

· LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (1%, 5.282 Votos)

· CHICO BUARQUE DE HOLANDA (1%, 4.187 Votos)

· FERNADO HENRIQUE CARDOSO (1%, 3.307 Votos)

· CLODOVIL HERNANDEZ (0%, 2.074 Votos)

OBS: CONSTATAMOS QUE NÃO HÁ LIMITE PARA VOTAR.

CHICO XAVIER COM O CACHORRO BRINQUINHO.

FOTO RECEBIDA DE PEDRO BONILHA, JALES, SP

Divaldo Pereira Franco no “Você e a Paz 2010” Salvador, BA

Segue abaixo o vídeo promocional - Você e a Paz 2010 - Salvador-BA.
http://www.youtube.com/watch?v=2osm0ZJ0bfA

Mais de 1.500 pessoas participaram da 13ª edição do Movimento Você e a Paz, realizado em 17 de dezembro de 2010, na Praça Ana Lúcia Magalhães, bairro Pituba, em Salvador/BA.

Muitos moradores, residentes nos prédios do entorno da Praça, assistiram, de suas janelas, o evento que se revestiu de beleza e emoção.

Os oradores Rute Brasil Mesquita e Marcel Mariano abordaram enfoques do ser psicológico em relação à paz. Divaldo Franco apresentou sucintamente as atividades e condutas de Mahatma Gandhi, Albert Schweitzer e outros nomes expressivos que se dedicaram em prol da paz, apresentando-os como exemplo e exortando as criaturas a adotar posturas pela não violência...

Abraço-Jorge



Dra. Marlene Nobre recebe titulo de cidadã diademense Diadema, SP

FOTO HISTÓRICA DO ANO DE 1981. FREITAS NOBRE E DOUTORA MARLENE NOBRE

TRABALHANDO PELA INDICAÇÃO DE CHICO XAVIER AO PREMIO NOBEL DA PAZ (ARQUIVO MARLENE NOBRE)

Através de Decreto Legislativo a Câmara Municipal de Diadema, em sessão solene realizada no dia 17 de dezembro de 2010, outorgou o titulo de cidadã diademense à Doutora Marlene Nobre, presidente das Associações médico-espíritas, do Brasil e internacional, o titulo de cidadã diademense. O autor do projeto de decreto legislativo foi o vereador José Antonio da Silva. Compareceram à concorrida solenidade várias autoridades, familiares, amigos e colaboradores espíritas vinculados à homenageada em suas diversas atividades doutrinárias, assistenciais e de divulgação do Espiritismo. O vídeo da bela e festiva sessão da câmara pode ser acionado no endereço:

http://www.cmdiadema.sp.gov.br/index.php?p=tv&video=ss-2010-12-17.flv

A querida doutora Marlene Nobre, que tanto tem feito pelo Espiritismo, pelos Espírita e pela comunidade em geral, o nosso abraço carinhoso rogando a Deus que lhe dê forças para prosseguir na sua trajetória terrena emoldurada por muito amor e luz. (Ismael Gobbo)




ABAIXO ALGUMAS FOTOS OBTIDAS DO VIDEO DISPONIBILIZADO PELA CÂMARA DE DIADEMA POR ISMAEL GOBBO





PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A VIDA E A OBRA DE DOUTORA MARLENE NOBRE ACESSE:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/04/focalizando-o-trabalhador-espirita_12.html


Um Papai Noel diferente

WELLINGTON BALBO

Era um papai Noel nada convencional. Não tinha barba, nem usava óculos, era ainda bem magro.

A roupa vermelha dava lugar a calça jeans, camisa pólo e tênis.

Em vez dos tradicionais brinquedos, trazia consigo livros, muitos livros de contos, crônicas, quadrinhos, poesia, que distribuía entre a meninada.

Para diferenciar mais ainda, visitava as crianças de creches e orfanatos todos os dias 24 do mês corrente.

Os pequenos, acostumados com sua presença, lhe aguardavam ansiosos. É que aquele Papai Noel adorava dançar, e quando chegava, era ligado o aparelho de som e colocados os hit’s do momento. A festa começava ali, dançavam até se esbaldar.

Após a dança, tomavam um saboroso lanche e partiam então para o momento mais esperado: A hora da história.

Todos a postos em circulo, silêncio completo e olhos arregalados das crianças demonstravam a expectativa de cada um.

E começava o Papai Noel a falar sobre a vida de um peregrino que aqui vivera há dois mil anos. O personagem central daquele natal mensal era mesmo Jesus e sua mensagem de amor. Ali, Jesus era de fato lembrado e trazido para o cotidiano das crianças , ali longe do burburinho, das bebidas alcoólicas, do excesso de consumismo que hipnotiza muitos, das maledicências proferidas aos parentes que não compareceram a ceia, Jesus ressurgia triunfante, como o herói que traz a chama da esperança em um mundo melhor.

Amai a todos sem distinção! Dizia com inflexão de voz o Papai Noel, dando tom dramático a narrativa.

As crianças ficavam maravilhadas tal era a simplicidade e o encantamento daqueles contos. Emocionavam-se ante as parábolas do mestre, chegando inclusive as lágrimas quando havia o desfecho da história.

O Papai Noel, satisfeito por ser o porta voz de tão importante mensagem, prosseguia com emoção instruindo através das parábolas de Jesus aquelas crianças.

Ao fim da tarde, despediam-se e aquele exótico Papai Noel, partia acenando e dizendo:

Até mês que vem, Feliz Natal a todos!

Caro leitor, eis uma dica para este Natal: Comemorá-lo junto a família e amigos lembrando a existência de Jesus.

Celebrando junto aos entes queridos a mensagem de amor que o sublime peregrino trouxe.

Alargando nossos laços de afeto e socorrendo não apenas aqueles que compartilham a consangüinidade conosco, mas sim, todos aqueles que padecem de conforto material e espiritual.

Infelizmente, muitas crianças sequer sabem quem foi o ilustre aniversariante, outras porém, apenas ouvem falar em Jesus nessa época do ano.

Oba! Natal é época de presentes! Exclamam alguns.

E Jesus, passa despercebido, esquecido mesmo entre os comes e bebes.

Quando jovem, adorava o Natal, lamentavelmente, não por Jesus e sua mensagem, mas porque o Natal me propiciava maiores oportunidades de homéricas bebedeiras.

Hoje vejo o quão enganado estava e quanto tempo perdi.

Alguns mais generosos costumam me consolar e dizem:

- Ora, você era jovem, estava aproveitando a vida!

Porém, caro leitor, sem medo de errar afirmo que aproveitar a vida é poder gozar os momentos na serenidade que a mensagem pacificadora de Jesus traz, sem a ilusória sensação de prazer que a bebida proporciona, ficamos mais receptivos a Boa Nova.

Tomara um dia nosso banquete seja estabelecido com a paz do mestre, e que não lembremos dele apenas no Natal, mas sim, todos os instantes de nossa vida, trazendo suas lições para dentro de nosso lar, colocando nossas crianças perto de sua presença amorosa e expandindo sua lição a toda comunidade, para que todos se envolvam de fato com sua palavra doce e esclarecedora.

A todos, feliz Natal!

Jesus. Pintura em parede na Casa da Caridade, Araçatuba, SP. Autoria Maria Teresa Braga