BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fetos anencéfalos




ARTIGO PUBLICO NA RIE

Revista Internacional de Espiritismo

Matão, SP, outubro-2010




ABEL GLASER



Sofrimento. Essa é a palavra que resume o sentimento de mulheres gestantes de fetos anencéfalos (com má-formação cerebral).

Além da dor imposta pelo diagnóstico, elas enfrentam uma verdadeira saga, nos tribunais, ao terem de negociar sua angústia com promotores e juízes, em busca de conquistar o direito legal para interromper a gravidez.

Estima-se que, no país, 2.000 mulheres grávidas de fetos anencéfalos já interromperam a gestação, por meio de alvarás judiciais.

É uma violência obrigar uma mulher a manter por nove meses a gravidez de um feto que nascerá morto ou morrerá, instantes após o parto.

Pesquisa feita em 2008 pelo Ibope mostra que 72% das mulheres católicas entrevistadas são a favor de que grávidas de fetos anencéfalos tenham o direito de optar entre interromper a gestação ou mantê-la.

Uma alteração na legislação vigente não significará a obrigatoriedade da interrupção da gravidez de fetos anencéfalos, mas facultará e reconhecerá o direito à não violência, inalienavelmente.

É fundamental, nesses casos, que as mulheres possam decidir se desejam ou não levar adiante a gestação, e o Estado deve garantir todos os recursos necessários para dar suporte às suas escolhas.

Essas são algumas das afirmações que faz a Drª. Nilcéa Freire, médica e ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em artigo publicado na Folha de São Paulo, do dia 14 de julho de 2010, à página A3.

À luz da Doutrina Espírita, outro é o posicionamento.

O Espírito reencarnante é ligado ao corpo físico em formação, a partir da concepção.

A reencarnação tem por finalidade a evolução do Espírito e contém, na sua programação, nunca por acaso, quadro de provas e expiações, próprio de um mundo no estágio do planeta Terra.

Também não é por acaso que reencarne em determinada família.

Interromper a gestação não é lícito, espiritualmente falando, salvo em caso de risco efetivo de vida da genitora. Em outras situações, provocar a sua interrupção gera consequências graves frente à lei de ação e reação. É uma vida humana que está sendo ceifada, violentamente.

Não é o caso de abortamento natural, oriundo de problemas orgânicos da gestante, o que representa prova para o reencarnante e pode também representar prova para os pais.

Nesse contexto, pois, diante das leis divinas, fetos anencéfalos merecem ser respeitados. Há neles vida humana, Espíritos vivenciando uma nova jornada evolutiva, dure ela o tempo que durar. Têm o direito de nascer.

Causa sofrimento? Certamente que sim, tanto para o reencarnante como para a mãe e outros familiares. Nunca por acaso. Envolve uma prova de resignação, que é o consentimento do coração, como coloca Lázaro, em mensagem que Kardec transcreve, no item 8 do capítulo IX, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

Apoiar, amparar o Espírito que vive a prova da anecefalia, durante e após a gestação, visando seu progresso espiritual, é postura de amor, fraternidade, solidariedade e, porque não dizer, caridade.

O anencéfalo vive. Só desencarnará, quando cessar, completamente, sua atividade encefálica, tenha ela o tempo que tiver.

O período gestacional, sem rejeição, com sentimento positivo pelo ser em desenvolvimento, promove benefícios emocionais e vibracionais a ele, Espírito imortal.

Se extermínios eugênicos são reprováveis, exterminar o anencéfalo, em qualquer período de sua formação, também o é.

O CLARIM

www.oclarim.com.br

Finados

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



O “Dia de Finados”, comemorado no dia 2 de novembro, faz parte do calendário católico desde o século XIII.

Nessa data, além da liturgia própria nas igrejas, é intenso o movimento nos cemitérios onde multidões se empenham nas homenagens aos entes queridos que partiram desta para a outra vida.

No México a homenagem aos mortos, coincidente com as tradições católicas, começa no dia 1º. De origem indígena a chamada “Festa do Dia dos Mortos” se inscreve como atração turística e é comemorada com muita música, enfeites, comidas, bolos e doces. Verdadeiros piqueniques são realizados nas necrópoles onde os vivos em meio à festa aguardam a visita dos mortos.

Esse costume de reverenciar os mortos faz parte das tradições mais antigas.

Os egípcios dos faraós acreditavam na imortalidade da alma e nutriam a expectativa do seu retorno ao mesmo corpo.

Foi dessa crença na ressurreição que se especializaram no processo de mumificação dos cadáveres buscando mantê-los incólumes até a data do regresso.

As cerimônias fúnebres e de sepultamento no Antigo Egito demandavam extenso ritual e era costume se colocasse os pertences do morto nas tumbas, além de comidas, bebidas e os papiros multicores que registravam a história do morto e continham fórmulas que o ajudasse a enfrentar as diversas situações no além.

Basta o exemplo dos egípcios para vermos que os seus costumes milenares perduram até hoje com as variantes dos usos e costumes de cada povo.

No meio espírita , embora não haja um dia especifico para homenagear os mortos, essa pratica de respeito e consideração aos que partiram é diária. Em todas as atividades doutrinárias espíritas é regra orar-se pelos enfermos, pelos encarcerados, pelos desencarnados, pelos órfãos, pelos que não tem teto, etc.

Pela ótica espírita o fenômeno da desencarnação é visto como o retorno do alma à pátria verdadeira, ou seja, a pátria espiritual. Com isso, a morte física equivale ao inverso do que comumente se cultua.

Esclarece-nos o Espiritismo que, quando estamos no espaço, no habitat natural, gozamos de mais liberdade, nos locomovemos com mais facilidade, mantemos mais vivas as lembranças do passado, convivemos com aqueles que constituem a nossa família espiritual, muito mais numerosa que a família consangüínea, e, ao nascer no novo corpo, entramos em estado de esquecimento do passado; ficamos presos ao veiculo físico que nos impõe limites; sujeitamo-nos às enfermidades, à velhice e, por fim, experimentamos a “morte”, que, na realidade, equivale à vida, porque nos libertamos do cárcere temporário, do corpo físico, a ferramenta de trabalho do espírito na sua experiência reencarnatória.

Essa postura, todavia, não significa que os espíritas sejam avessos a visitação a cemitérios ou critiquem aqueles que o façam. Aliás, quando um espírita visita a cidade de Paris, dificilmente deixe de ir ao tumulo do codificador do Espiritismo, Allan Kardec, sepultado no famoso cemitério Pére Lachaise.

Em “O Livro dos Espíritos”, no capitulo VI- “ Da Vida Espírita”, o tema “Comemoração dos Mortos – Funerais”, é tratado com muita clareza. A resposta dos espíritos à pergunta 323 esclarece que “Aquele que visita um túmulo apenas manifesta, por essa forma, que pensa no Espírito ausente. A visita é a representação exterior de um fato intimo. Já dissemos que a prece é que santifica o ato da rememoração. Nada importa o lugar, desde que é feita com o coração”.

Assim, temos que respeitar aqueles que vão aos cemitérios, no dia finados ou em outro dia qualquer, porque assim o fazem por amor àqueles a quem querem bem.

Porém, como os espíritos esclarecem, o principal é o nosso bom pensamento e as preces que a eles endereçamos a qualquer momento e em qualquer lugar, com a consciência de que os “mortos” estão mais vivos do que nunca, mantém suas individualidades e estão sempre juntos de nós.

Aos saudosos irmãos desencarnados o nosso carinho com votos de muita paz!





Turista orando com a mão postada no lado esquerdo do busto de Kardec

O túmulo de Allan Kardec, um dólmen em estilo druida, está no Cemitério Pére Lachaise, em Paris, França.

Sempre florido é um dos mais visitados e inscrito como uma das atrações turísticas daquela famosa necrópole. Foto Ismael Gobbo

Blog do Instituto de Cultura Espírita de MS Campo Grande, MG

Prezados segue o endereço do blog do ICEMS: http://icems.blogspot.com/
Sugestões, colaborações e críticas são bem vindas.
Se você tiver alguma conta do Google, poderá receber as atualizações automaticamente no seu e-mail, bastando registrar-se como seguidor, na barra lateral.
Juntos na divulgação da Doutina Espírita, repassem o endereço nas suas redes de contatos.

Grande abraço a todos

Ronaldo São Romão Sanches
Campo Grande-MS
e-mail: ronaldosrs@hotmail.com



(Informação recebida em email da URE Nova Andradina)

Palestra com Milton Felipeli Jacutinga, MG

C O N V I T E



CURSO INTENSIVO



COMO LER, ESTUDAR E MEMORIZAR:



Dia 07/11/2010 - DOMINGO



DAS 09:00 AS 16:30 HRS



com:

MILTON FELIPELI



escritor, pesquisador bibliográfico, coordenador de

cursos e seminários e expositor.



LOCAL: GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA

SEMENTE DE LUZ

RUA CORINTO GUIDI NR 525 - PARQUE CEL RENNÓ

quase ao lado da padaria sabor do trigo



ESTANCIA HIDROMINERAL DE JACUTINGA MG.





CUSTO DO EVENTO + ALMOÇO INCLUIDO

NO HOTEL PARQUE DAS PRIMAVERAS

* * * * *



R$ 25,00



para o pessoal que quiser almoçar em casa r$ 8,00





informações:(035)

9820.5369 - 8849.1450 - ou por este email

grande abraço a todos !!



A Diretoria



(Informação em email de Otávio Cunha)

Campanha da USE/SP O Evangelho no Lar e no Coração



Estou encaminhado uma solicitação, uma oportunidade para divulgar a Campanha mais que envolvente do O Evangelho no Lar e no Coração, no Movimento pela Paz, através do Plantão tira-dúvidas, sem interfeir na programação do evento.

Amplie o bem que existe em você.
Uma Campanha mais envolvente.
Participe, faça e ensine a fazer,
O Evangelho no Lar e no Coração.

Luiz Cláudio da Silva
USE-SP

(Informações em email de Rose Moliterno)

Concurso Espirita na TV Mundo Maior

Game Show espiritualista da TV



O primeiro game show espiritualista da TV brasileira traz jovens de mocidades espíritas para ver quem sabe mais.

http://www.tvmundomaior.com.br/egame/index.php?INpro=114&INvid=3


http://www.tvmundomaior.com.br/novo.php?numControle=989



(Informação em email de Nuno Emanuel, Lisboa, Portugal)

Palestras com Jamiro dos Santos Filho São Paulo e Região



(Informação em email de Regina Bachega)



SOBRE O ORADOR JAMIRO DOS SANTOS FILHO LEIA:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/10/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

Curso de Expositores Espíritas São Paulo



(Informações em email de Álvaro Antonio)

Conferência com Divaldo Pereira Franco Catanduva, SP



(Informação em email de Helena Kabakian)