BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bem Longe

Richard Simonetti





O trabalho de vibrações, geralmente desenvolvido nas reuniões mediúnicas, é eficiente recurso de auxílio a Espíritos encarnados e desencarnados.

Um grupo de pessoas concentra a mente em torno de alguém, com o propósito de oferecer-lhe pensamentos positivos, de alegria, saúde, paz, equilíbrio…

Os resultados são excelentes.

Certa feita, no desdobramento dessa atividade, o dirigente indicava, pausadamente, o nome, o endereço e a idade dos beneficiários, detalhes que ajudam na mentalização.

Distraído, leu:



Fulano de tal.

Cinqüenta e sete anos.

Cemitério da Saudade.



Quando enunciou este último detalhe, deu-se conta de que estava se referindo a um defunto.

Os companheiros, não obstante a seriedade do momento, mordiam os lábios para conter o riso, ante a indicação inusitada.

Esse pitoresco episódio demonstra como as pessoas são mal informadas a respeito da morte, a ponto de imaginarem que o endereço do finado está em ruela na cidade dos pés juntos.





***



O hábito de visitar os mortos, como se o cemitério fosse sala de visitas do Além, é cultivado desde as culturas mais remotas.

Exprime a tendência em confundir o indivíduo com seu corpo.

Há pessoas que, em desespero ante a morte de um ente querido, o fazem diariamente. Chegam a deitar-se no túmulo. Desejam estar perto do familiar.





***



Católicos, budistas, crentes, muçulmanos, espíritas – somos todos espiritualistas, acreditamos na existência e sobrevivência do Espírito.

Obviamente, o ser etéreo não reside no cemitério.

Não há porque freqüentar a suposta última morada.

Amanhã, meu filho muda-se para São Paulo.

Depois de algum tempo, visita-me em Bauru.

Imaginemos eu a telefonar-lhe, combinando:

– Irei encontrá-lo no cemitério…

Ridículo e de mau gosto!

Algo semelhante ocorre com nossos amados que partem.

Observe, leitor amigo, que o verbo partir raramente é empregado.

As pessoas preferem dizer que perderam o familiar, algo que explicita falta de convicção na sobrevivência.

Quem admite que a vida continua jamais afirmará que perdeu alguém. Ele simplesmente partiu.

Quando dizemos “perdi um ente querido”, estamos registrando, em nossa contabilidade existencial, pesada baixa que nos imporá sérios prejuízos emocionais.

Se afirmarmos que ele partiu, haverá apenas o imposto da saudade, abençoada saudade, a revelar que há amor em nosso coração, o sentimento supremo que nos realiza como filhos de Deus.

Em datas significativas, envolvendo aniversário de casamento, de morte, finados, Natal, Ano Novo, Dia dos Pais, Dia das Mães, sempre pensamos neles.

Eles também pensam em nós, e são atraídos por nossa lembrança.

Por que procurá-los entre túmulos?!

Por que atraí-los ao cemitério?

Não raro, é uma experiência penosa para os recém-desencarnados.

Melhor esperá-los em nossa casa.

Com as flores que levaríamos ao túmulo, enfeitemos o lar, lembremos os momentos felizes, oremos com eles, convictos de sua presença.

Roguemos ao Senhor nos ajude a enfrentar a separação com coragem, conscientes de que nossos amados torcem por nós e esperam que sejamos firmes na fé, perseverantes no Bem, conscientes de nossas responsabilidades.

Assim, o reencontro um dia, quando formos convocados ao retorno, se dará em bases de vitória sobre as provações humanas.



Longe, bem longe, da laje fria!

Espíritas auxiliam na reconstrução de Angola CEI visita a Angola espírita

Matéria publicada na Folha Espírita, outubro 2010



Amélia Carlos Cazalma e Elsa Rossi em frenta à placa inaugural da Clínica Dr. Agostinho Neto



Antiga colônia de Portugal, com início da colonização no século XV, Angola, país do continente africano, permaneceu como colônia portuguesa até sua independência, em 1975. Desde então o país, hoje com 20 milhões de habitantes, viveu um período de 30 anos de guerra muito violento, com muitas vidas perdidas.

Castigado pelas lutas, com uma pobreza instalada, teve a manutenção de suas construções, assim como elas próprias, interrompidas. Minas espalhadas nos campos amputaram e mataram milhares de pessoas. Mesmo assim, o crescimento da população não parou.

Em 4 de abril de 2002 foi assinado acordo de paz e, a partir dessa data, nunca mais houve guerra em Angola, com estabelecimento de outra luta: para o crescimento, desenvolvimento do país e a paz.

Há apenas oito anos Angola se reconstrói das demolições físicas, sem perder as esperanças de liberdade e união. Ainda há muito a ser feito para se reconstruir esse país africano, que tem a quinta expectativa de vida mais baixa do mundo, e está em fase de expansão e assentamento de novas indústrias. Mas, graças ao trabalho de muitos, dentre eles o de algumas casas espíritas locais, esse cenário começa a mudar.

No mês passado, Elsa Rossi, segunda secretária do Conselho Espírita Internacional (CEI), esteve no país a convite da Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola (Seaka), quando visitou a obra assistencial Casa de Caminho André Luiz e outras casas espíritas. Ela esteve acompanhada durante todo o tempo da presidente da Seaka e da Casa de Caminho, Amélia Carlos Cazalma, e do vice-presidente, Trajano Nankhova Trajanno, conhecendo as atividades assistenciais e doutrinárias diárias realizadas por ambas as entidades e outras existentes em Luanda.

Sobre o que viu, ela falou à Folha Espírita.



Folha Espírita – Elsa, como foi sua experiência com os angolanos?

Elsa Rossi – O angolano, na sua intimidade de coração, é uma pessoa de paz, de fraternidade, que me deixou emocionada a cada passo, a cada tarefa, a cada visita realizada.



FE – O que é a Casa de Caminho André Luiz?

Elsa – A Casa de Caminho André Luiz é a área assistencial da Seaka. Dentro dos seus objetivos sociais, filosóficos e espirituais, a Seaka, por meio dela, constrói e disponibiliza vários serviços de apoio para as comunidades de Angola, fundamentalmente as províncias de Luanda, Bengo e Kwanza Norte, em geral com os objetivos de assegurar a convivência afetiva e familiar da criança e do idoso; assistir, educar e amparar a criança das carências e enfermidades e incutir a observância de valores de justiça, moral, ético, filantrópico e espiritual; promover a família, através da formação acadêmica, profissional e científica; contribuir para a melhoria da saúde pública; e participar na redução da pobreza e delinquência.

A Casa de Caminho André Luiz está implantada no município de Viana, situado a 20 quilômetros de Luanda, onde está sendo implementado um grande projeto social. A localidade foi sempre considerada um grande polo industrial. Durante o período de conflito armado, várias das suas infraestruturas foram destruídas. Devido a sua localização (situada na linha rodoviária que liga Luanda e as províncias do Nordeste e Leste de Angola), a vila foi uma das localidades que mais acolheram populações deslocadas provenientes de várias províncias. Atualmente estima-se que residam nela cerca de 2 milhões de habitantes.

A Casa de Caminho iniciou as suas obras em 2004 e foi inaugurada em 4 de abril de 2008, pelo ministro da Reinserção e Assistência Social, em representação ao presidente da República Engenheiro José Eduardo dos Santos.



FE – Quem lidera a Casa?

Elsa – Amélia Cazalma, 49 anos, diretora do Intercâmbio Internacional do Ministério de Hotelaria e Turismo de Angola. Ela já foi diretora nacional da Formação de Hotelaria e Turismo durante 14 anos, é funcionária do Estado desde os 16 anos, a sua atividade e função possibilitam que a Seaka seja conhecida em quase todos os ministérios.

Foi ela e Trajanno que conseguiram do governo, em 1999, a doação de uma área de 42 hectares, onde já existe um planejamento total de infraestrutura e construções, com quadras poliesportivas, para atender ao plano piloto de assistência à criança, ao adulto, idoso, mães carentes, parturientes, escolas, enfim, um grande complexo que toma forma e se desenvolve a cada ano.

Amélia é uma mulher líder, com formação acadêmica em várias áreas: Química, Psicopedagogia, Gestão de Empresas, entre outros cursos universitários, e está terminando mais um doutorado em Ciências da Educação, em Granada, na Espanha. Em Psicopedagogia defendeu o “Amor como força motriz do equilíbrio psicoemocional e desenvolvimento da sociedade angolana”.

Os anos de guerra, sofrimento e o estudo da obra de André Luiz Nosso Lar foram motivos para impulsioná-la na criação do tão sonhado conglomerado assistencial, como é hoje o plano geral da obra Casa de Caminho André Luiz. Seu trabalho no Estado a ajuda não só no trabalho em Luanda e em outras províncias de Angola, mas também facilita visitas aos irmãos de outros países. Muito antes do conhecimento da Doutrina, Amélia e Trajanno já apoiavam a população, aliás foi o trabalho assistencial que os levou ao conhecimento das Obras Básicas.



FE – De onde vem o apoio para essa construção?

Elsa – Nada disso seria possível sem o apoio financeiro de certas áreas do governo e de entidades privadas, algumas da área petrolífera. As empresas Sonangol, o Porto de Luanda e pessoas singulares que se doam, material e amorosamente, são algumas delas.



FE – Qual o trabalho da Casa de Caminho André Luiz?

Elsa – O projeto prevê a construção de uma vila residencial, creche, jardim infantil, clube da saudade, áreas de formação acadêmica, de formação profissional, de saúde, fruticultura, autofinanciamento, administrativa e de estudos moral/espiritual, em curso.

A primeira etapa consistiu na construção da 1ª fase das áreas de saúde, formação profissional, residência de apoio e o centro espírita. Está em funcionamento um hospital com 45 leitos, serviços de urgência, análises clínicas, saúde pública e maternidade, onde já nasceram em torno de 2,4 mil crianças. E em dois anos de funcionamento foram atendidos 2 mil pacientes. A Clínica Dr. Agostinho Neto, em homenagem ao primeiro presidente da República, atende uma média de 300 pacientes por dia. Em um raio de oito quilômetros, é o único posto privado de saúde onde não existe a moeda em forma de pagamento. Cartazes com os dizeres “É proibido pagar pelo atendimento” estão espalhados em todas as recepções. Nas salas de espera são mostradas, permanentemente, em um circuito fechado de tevê, palestras com Raul Teixeira, Divaldo Franco, entre outros, para que todos possam se manter ligados ao bem e à orientação espírita, e, enquanto esperam, os doentes recebem fluidos através de passes.

No complexo da Casa, existe outra construção, uma área de formação profissional que homenageia a Rainha Nzinga, com muitas áreas e salas, divididas em panificação, onde são fabricados, assados e distribuídos pães e broas que abastecem o pequeno mercado da região, gerando renda para a entidade, que também é escola de panificação, com instrutor pago.

Informática, cantina, serralheria, carpintaria e serigrafia são alguns dos outros cursos profissionalizantes oferecidos na Casa, que ainda alfabetiza adultos. Quando lá estive, tive o privilégio de presenciar a comemoração pelos dois anos de inauguração da Clínica Dr. Agostinho Neto – que presta atendimento de enfermaria a pacientes da região –, com várias apresentações musicais e teatrais escritas pelas alunas recém-alfabetizadas, com passagens do Evangelho e da vida diária do povo. Na Casa de Caminho, todos os funcionários e voluntários, sem exceção, frequentam os estudos espíritas oferecidos em vários dias da semana e muitos participam no trabalho de campo, visitas à população mais carente, ao trabalho ambiental, etc.

Todos os sábados, mais de 500 crianças de famílias próximas à Casa de Caminho recebem pães e bolos. Uma equipe se desloca às aldeias para prestar assistência médica, distribuição de alimentos (cesta básica), sopas, roupas, livros e mensagens, entre outros, à população. A entidade distribui 2 mil pratos de sopas e 2 mil pães no dia a todos.

Em um mês começarão as obras da sua segunda etapa do projeto, que prevê a construção da segunda fase da Clínica Dr. Agostinho Neto, com as áreas de unidade cirúrgica com três blocos operatórios, maternidade mais moderna, imagiologia e laboratório mais condizente com o número de pessoas que procura a Casa de Caminho.

Em 17 de setembro, foi lançada a pedra para a construção de quadra poliesportiva pelo Ministério da Juventude e Desportos de Angola.

Também presenciamos a montagem de um telescópio para os estudos relacionados com os aspectos científico e espiritual, ligados à Terra e galáxias. O objetivo da Seaka é que as crianças e os adultos possam ter a oportunidade de observar e entender a mensagem de Cristo quando disse que “na Casa de meu Pai há muitas moradas”.



FE – Os colegas de governo de Amélia aceitam bem a filosofia espírita?

Elsa – Amélia contou que muitos colegas seus, diretores e funcionários, assim como vários ministros, aceitam a filosofia espírita, recebem as Obras Básicas e a procuram para conversar sobre os seus momentos difíceis. Em seus discursos, em oportunidades formativas, ela coloca os postulados da Doutrina Espírita de forma muito clara para todos, associados ao componente científico da psicologia transpessoal, física quântica, etc.

Segundo Amélia, não é difícil a aceitação da Doutrina Espírita em Angola, tudo depende da forma como é transmitida, pois seus princípios são utilizados no dia a dia, como educação de base, sem mesmo as pessoas saberem. Para ela, a Doutrina Espírita deve ser transmitida como uma doutrina filosófica, espiritual e científica e não como religião, a fim de não criar embaraços e mais inimigos.

Todos conhecem o tríplice aspecto da Doutrina Espírita, que é ciência, filosofia e religião, em Angola, mas a aceitação se faz mais pela ciência, filosofia e transformação moral. Assim, os assistidos da Casa de Caminho, funcionários e voluntários que são de diversas religiões, e que vão aos estudos, adquirem o conhecimento espírita.



FE – Algum outro trabalho lhe chamou a atenção na capital Luanda?

Elsa – No segundo dia de minha chegada, visitamos o Leprosário da Funda, onde sempre que possível são distribuídos sopas e pães, além de outros gêneros alimentícios, guloseimas às crianças, sacolas de roupas e a pomada fluídica “Vovô Pedro” a todos. As crianças aparecem de toda parte. Os moradores da vila de hansenianos, ao verem a caravana de carros chegando, já se dirigem para o alto, sob o coreto em círculo, e ali, com disciplina já implantada por Amélia e seus auxiliares, membros da Seaka, recebem os mimos e as conversas. Todos cantam hinos de louvor e agradecimento a Deus, alguns em língua nativa.



FE – Há outros centros espíritas na cidade?

Elsa – Sim, visitamos dois deles, levando informação e esclarecimento sobre o Movimento Espírita Mundial e a atuação do CEI no trabalho de unificação. Estivemos na sede do Grupo Espírita Fraternidade e Paz, dirigido por Pedro Aganian, que realiza um trabalho maravilhoso de distribuição de sopas e viveres aos carentes em hospitais e locais já determinados. Também visitamos a União Espiritual Cristã de Angola, dirigida por João Saraiva e Amélia Dalomba. Esses irmãos também levam assistência em instituições de outras religiões, onde o idioma geral é o amor.

Além de palestras e conversas com as lideranças em ambas as casas e na própria Seaka, nesta tivemos reunião administrativa e também reuniões mediúnicas, que nos deram um panorama geral de todas as atividades da casa.

Em outras províncias também existem várias pessoas que estudam a Doutrina Espírita, assim como em outros países africanos, como Moçambique, Cabo Verde, Gabão, África do Sul, Kinshasa, na República do Congo, e outros locais na África.

Para conhecer mais o trabalho desenvolvido pela Casa de Caminho André Luiz visite o site http://www.seakaangola.org





“Amélia Cazalma pede apoio a outros irmãos espíritas que possam contribuir voluntariamente como puderem, financeiramente ou na área da saúde, educação e desportos, entre outros”






Legenda

Crianças da vila recebem bolos, semanalmente, em área da Casa do Caminho

Distribuição de gêneros alimentícios para as famílias de hansenianos do Leprosaria da Funda


Seja um assinante da Folha Espírita


Reunião na FEESP São Paulo


(Informação recebida em email de Camara federativa@feesp.org.br)

AME-SP participa do 8º. Encontro do Hospital Geral de São Mateus São Paulo

A Associação Médico-Espírita de São Paulo participa do 8o. Encontro do Hospital Geral de São Mateus (SP) –

"Humanizar é Preciso", com a palestra:

"Saúde e Espiritualidade" pelo Dr. Luis Gustavo L. Mariotti

No dia 20 de outubro às 14 horas,



Veja detalhes em anexo



Atenciosamente,

Dene Queiroz



Secretaria Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP)

Tel / fax.: (11) 2574-8696

secretaria@amesaopaulo.org.br

www.amesaopaulo.org.br



(Informação em email de secretaria@amesaopaulo.org.br)

Registro. Apresentação de Paula Zamp em Itapira, SP

NA CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA: A MOCIDADE ESPÍRITA DE ITAPIRA, RECEPCIONOU A TODOS QUE CHEGARAM PARA A PALESTRA MUSICADA POR PAULA ZAMP QUE DISCORREU EM MEIO ÀS MÚSICAS SOBRE O TEMA: JESUS NA ATUALIDADE. NA ABORDAGEM FOI APRESENTADA A HISTÓRIA DE ZAQUEU RECEBENDO A VISITA DE JESUS. CERCA DE MAIS DE 100 PESSOAS PRESTIGIARAM O EVENTO NA NOITE DE SÁBADO 16/10. APÓS O ENCERRAMENTO DO EVENTO, HOUVE UMA CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS PRESENTES, ONDE TODOS PUDERAM ESTAR COM A PAULA, RECEBENDO AUTÓGRAFOS NOS CDS, PODENDO TAMBÉM CONVERSAR MUITO COM A CANTORA, QUE GENTIL E AMÁVEL, ATENDEU A TODOS.
DURANTE A CONFRETERNIZAÇÃO HOUVE AQUELE BATE PAPO DESCONTRAIDO, E MUITO SE FALOU SOBRE A MARAVILHA QUE FOI ESSE EVENTO, ORGANIZADO PELA CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA.
UM GRANDE ABRAÇO ISMAEL
GRATO
CUNHA




Texto e fotos recebidos de Otávio Cunha

Legenda: ABERTURA, PAULZA ZAMP CANTANDO E CONFRATERNI-

ZAÇÃO

Abertura do 18º. Mês Espírita de Itanhaém

No dia 05 de novembro 2010 (sexta) às 20h00

O Dr. Flávio Braun Fiorda é médico psiquiatra, espírita militante e presidente da Sociedade Brasileira de TERAPIA DE VIDA PASSADA

Tema

TVP – Terapia de Vida Passada



Local:

Centro Espírita André Luiz

Rua Júlio Pires, 275, Vila São Paulo

Itanhaém, SP´



(Informação em email de use.itanhaem@hotmail.com repassado pela USE/SP)

Encontro com Wladimyr Sanchez na A.E. Estrela da Caridade Espírito Santo do Pinhal, SP

BOA NOITE AMIGOS E IRMÃOS,

TEMOS A GRANDE ALEGRIA DE CONVIDÁ-LOS, ASSIM COMO, OS TRABALHADORES DA CASA ESPIRITA PARA O EVENTO:

"ENCONTRO COM PROF.WLADIMYR SANCHEZ - TEMA: O MEDO E A CULPA : COMO CONTROLÁ-LOS", A SER REALIZADO NO DIA 23 DE OUTUBRO PRÓXIMO (SÁBADO) DAS 14:00 ÀS 18:00 HORAS

ESTE EVENTO FAZ PARTE DO CALENDARIO PREPARATIVO PARA O CENTENÁRIO DO NOSSO CENTRO.
PEDIMOS UM ESPECIAL EMPENHO NO AUXILIO À DIVULGAÇÃO DO EVENTO EM SUAS REUNIÕES, POIS, O TEMA É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O ESTUDO DA DOUTRINA ESPIRITA, E, A ABORDAGEM CIENTIFICA DA RELAÇÃO ESPÍRITO X CÉREBRO DESENVOLVIDA É DE LUCIDEZ ÍMPAR.
ANEXAMOS CARTAZ PARA DIVULGAÇÃO E ALGUNS DADOS SOBRE O PALESTRANTE
NA CERTEZA DA PRESENÇA DOS IRMÃOS FORTALECENDO A CAUSA ESPÍRITA, DEIXAMOS NOSSO ABRAÇO FRATERNO IMPLORANDO AO MESTRE JESUS QUE OS ILUMINE SEMPRE.


ATÉ LÁ.

JOÃO ROGERIO FERNANDES TITO
ASSOCIAÇÃO ESPIRITA ESTRELA DA CARIDADE
PRESIDENTE

baixe nosso jornal " MENSAGEIRO"
http://www.ophicinadigital.com/alls/ Site em 3 idiomas - português, esperanto e inglês



(Informação repassada pela USE/SP e por Otavio Cunha)





Curso de Atendimento Fraterno Jundiaí, SP

Curso: Atendimento Fraterno



Orientador: Cássio Lambert



Data: 1 a 29/11 (O curso tem duração de 1 mês - toda segunda feira)



Horario: das 20:00 às 22:00 horas



Local: União Espírita Jundiaiense

Rua Joaquim Nabuco 52

Ponte São João - Jundiaí / SP



(Informação em email de U.S.E. JUNDIAÍ - SECRETARIA usejundiaisecretaria@terra.com.br)

Feira do Livro de Porto Alegre, RS



A CEPA NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE



Livros de Milton Medran Moreira, Salomão Jacob Benchaya

e de outros autores ligados à

CEPA-Confederação Espírita Pan-americana - www.cepainfo.org -,

editados pela Imprensa Livre, estarão à venda na 56ª Feira do Livro

de Porto Alegre, na Praça da Alfândega,

de 29 de outubro a 15 de novembro de 2010.

A barraca da Imprensa Livre é a de nº 70


(Informação em email de Salomão Benchaya)

Prosseguem as palestras comemorativas ao nascimento de Kardec Três Lagoas, MS

LOCAL:

GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA JOSÉ XAVIER

RUA ZULEIDE PEREZ TABÓX N° 751 CENTRO DE TRÊS LAGOAS



21-10-2010 – QUINTA-FEIRA – PEDRO DE ALMEIDA LOBO DE CAMPO GRANDE – MS

COM O TEMA: VIDA E OBRAS DE ALLAN KARDEC





23-10-2010 – SÁBADO – NAZARENO FEITOSA DE BRASÍLIA - DF

ESTARÁ MINISTRANDO SEMINARIO E PALESTRA PUBLICA ÁS 19:HORAS

TEMA: DA PALESTRA: JESUS MAIOR PSICÓLOGO

TEMA: DO SEMINÁRIO. A FELICIDADE DO ESPIRITA E A ALEGRIA DO TRABALHO NO BEM





28-10-2010 – QUINTA-FEIRA – ISABEL FIORESE DE CAMPO GRANDE – MS

COM O TEMA: TERAPIA DO PERDÃO



(Informação em email de Flávio Soares)

Prosseguem as palestras comemorativas ao nascimento de Kardec Três Lagoas, MS

LOCAL:

GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA JOSÉ XAVIER

RUA ZULEIDE PEREZ TABÓX N° 751 CENTRO DE TRÊS LAGOAS



21-10-2010 – QUINTA-FEIRA – PEDRO DE ALMEIDA LOBO DE CAMPO GRANDE – MS

COM O TEMA: VIDA E OBRAS DE ALLAN KARDEC





23-10-2010 – SÁBADO – NAZARENO FEITOSA DE BRASÍLIA - DF

ESTARÁ MINISTRANDO SEMINARIO E PALESTRA PUBLICA ÁS 19:HORAS

TEMA: DA PALESTRA: JESUS MAIOR PSICÓLOGO

TEMA: DO SEMINÁRIO. A FELICIDADE DO ESPIRITA E A ALEGRIA DO TRABALHO NO BEM





28-10-2010 – QUINTA-FEIRA – ISABEL FIORESE DE CAMPO GRANDE – MS

COM O TEMA: TERAPIA DO PERDÃO



(Informação em email de Flávio Soares)

V Congresso Espírita sobre dependência química AJA com Jesus Goiânia, GO

Dentre os palestrantes que abrilhantarão o encontro do Grupo AJA com Jesus, teremos Alberto Almeida, médico paraense já conhecido e querido do movimento espírita goiano.

V Congresso Espírita Sobre Dependência Química AJA com Jesus

Nos dias 22 a 24 de Outubro próximos Goiânia sediará o V Congresso Espírita Sobre Dependência Química AJA com Jesus, que nesse ano se realizará no auditório do Colégio Santo Agostinho.

Com o tema Drogas: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, o evento propõe-se a tratar da questão da drogadição, no sentido de orientar, esclarecer e apoiar dependentes químicos, co-dependentes e a sociedade em geral.



Confira a programação:

22/10/2010 – Sexta Feira

16:45 às 19:30 Recepção Fraterna, Entrega de Crachás e Alegria cristã

19:30 às 19:45 Apresentação Cultural: Coral Vida e Luz

19:45 às 21:30 Abertura Oficial do Congresso e

Palestra inaugural com Aston Brian Leão sobre Prevenção e Atendimento Fraterno ao Dependente Químico e Família: Um Desafio para o Movimento Espírita.
23 /10/2010 - Sábado

07:30 às 08:00 Recepção Fraterna, Alegria Cristã e Prece Inicial

08:00 às 10:00 Palestra em Auditório com Emídio Brasileiro sobre Auto Conhecimento e Alegria de Viver

10:00 às 10: 30 Intervalo, com Alegria Cristã

10:30 às 12:00 Palestra em Auditório com Júlio Borba sobre Aspecto Quântico da Motivação

12:00 às 14:00 Intervalo

14:00 às 16:00 Mini Cursos. Ver relação.

16:00 às 16:30 Intervalo, com Alegria Cristã

16:30 às 18:00 Palestra em Auditório com Olegário Versiane, do Distrito Federal, sobre A Fisiologia da Drogadicção.

18:00 às 19:30 Intervalo.

19:30 às 21:30 Noite Artística - Alegria Cristã e apresentação da Cia Teatral Arte Vida



24/10/2010 – Domingo.

07:30 às 08:00 Recepção Fraterna e Alegria Cristã

08:00 às 08:10 Prece Inicial e Informações Gerais

08:10 às 10:00 Palestra em Auditório com Padre Harold Rahm, de São Paulo, sobre Drogadicção Hoje.

10:00 às 10:30 Intervalo com Alegria Cristã

10:30 às 12:00 Palestra em Auditório com Enio Francisco sobre O conhecimento da verdade como ferramenta de libertação em dependências químicas.

12:00 às 14:00 – Intervalo.

14:00 às 15:30- Palestra em Auditório com Alberto Almeida, do Pará, sobre Vícios e dependências: Aspectos Multidimensionais.

15:30 às 16:00 – Intervalo com Alegria Cristã

16:00 às 17:00 – Continuidade da palestra em auditório com Alberto Almeida.

17:00 às 17:30 Encerramento do Congresso.

Tema dos Mini cursos:

01) Drogas: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Palestrante: Elias Inácio

02) A Fisiologia da Drogadicção. Palestrante: Olegário Versiane

03) Dependências Químicas e suas Implicações Espirituais. Palestante: Wesley de Assis.

04) Drogas no Contexto Familiar. Palestrante: Vânia Alencar.

05) Aspectos Psicológicos no uso de drogas. Palestrante: Dr. Cláudio Campos Borges.

06) Assistência Fraterna e Grupo de apoio a dependentes e familiares na Casa Espírita. Palestrante: Enio Francisco.

07) A Drogadicção na Adolescência. Palestrante: Geórgia Bueno

08) Arte-terapia: a arte na prevenção e na terapia da drogadicção. Palestrante: Júlio César Martins de Moura.

09) Construindo uma Cultura de Paz. Palestrante: Hélida de Oliveira.

10) O Jovem no Contexto Social e da Drogadição. Palestrante: Eduardo Mesquita

11) Família: a base de tudo. Palestrante: Cleomar de Castro.

12) Aspectos Jurídicos e Drogadicção. Palestrante: Eurípides Cipriano.



Valor da inscrição:

Adulto: R$20,00

Criança: R$ 5,00 (até 12 anos)

Locais para inscrição: FEEGO, Livral e com os trabalhadores do Grupo Aja.
Feego (Rua 1133 esq. c/ Al. Ricardo Paranhos - Setor Marista - Fone: 62 3281-0200),
na LIVRAL (Rua 4, 729 - Centro - Fone3095-4412) ou
com os trabalhadores do Grupo Aja (3233-2101/9228-5575/9283-3114/8116-0137/8513-1271).
www.feego.org.br



(Informação recebida em email da FEDF)

Evento de fechamento dos 100 anos Chico Xavier Campinas, SP


llan Kardec e o jovem Chico Xavier

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a partir das 19h a AMIC- Associação Amigos da Criança de Campinas promoverá evento na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi de Campinas.

O evento presta homenagem ao mês de nascimento de Allan Kardec, codificador da doutrina espírita e ao encerramento das comemorações do centenário de Chico Xavier.

Com a presença do consagrado jornalista do programa pinga fogo, Saulo Gomes , Eurípedes Reis, filho do coração de Chico Xavier e Therezinha de Oliveira, oradora e autora de importantes obras espíritas.

Haverá ainda durante o evento apresentação musical do coral da AMIC com crianças e jovens integrantes do projeto social da instituição, além do lançamento do livro “Diálogo com Allan Kardec e Chico Xavier”, do educador, poeta e escritor, Severino Antônio publicado pela Cárita editora.

Programação

Dia 25

19h: Abertura evento

19h: Apresentação musical

20h: Palestra com Therezinha de Oliveira

Tema: O Evangelho na Obra de Chico Xavier



Dia 26 de outubro

19h: Abertura evento

19h: Apresentação musical

Palestra e autógrafos com Saulo Gomes

Tema: Pinga Fogo e Chico Xavier



Dia 27

19h: Abertura evento

19h: Apresentação musical

20h: Palestra e autógrafos com Eurípedes Higino Reis

Tema: O filho do coração e a vida de Chico Xavier

Livraria Cultura Shopping Iguatemi Campinas: AV. Iguatemi, 777

(Informação em emails de Erika Silveira e Saulo Gomes)



Foto de Chico Xavier do livro Notáveis Reportagens com Chico Xavier, IDE, Araras)




Recital de piano em prol de 100 beneficiados do Recanto do Idoso São Paulo




RECITAL DE PIANO EM PRÓL DO RECANTO DO IDOSO



VOCE É NOSSO CONVIDADO PARA O RECITAL DE PIANO QUE ACONTECERÁ EM



28 de Novembro de 2010 às 18 horas



PIANISTA LEILA GUIMARÃES



Local: Centro Espirita A Caminho da Luz

Av. Sapopemba, 648, são paulo



VOCE PODERÁ AUXILIAR NOSSOS IDOSOS DOANDO FRALDAS GERIÁTRICAS



(Informação em email de Marlene Saes marlenesaes@uol.com.br)


Conferências em espanhol da Ciência Espírita Pela TVCei

CONFERENCIAS EN ESPAÑOL DE LA CIENCIA ESPIRITA, POR TVCEI

Desde la FEDERACIÓN ESPIRITA DE EL SALVADOR, Le invitamos a que nos acompañen a las Conferencias en idioma Español, hoy martes 19 de octubre 2010, con el interesante tema:

¿Qué Es un Centro Espírita?

Conferencista: Walter Antonio Velásquez

www.tvcei.com



MARTES: 5:50 p.m. desde Colombia canal 2 http://www.tvcei.com/portal/index.php/aovivo/canal2

7:00 p.m. desde El Salvador canal 2 http://www.tvcei.com/portal/index.php/aovivo/canal2



MIERCOLES: 7:00 p.m. desde Guatemala canal 2 http://www.tvcei.com/portal/index.php/aovivo/canal2



JUEVES: 7:00 p.m. desde Honduras canal 8 http://www.tvcei.com/portal/index.php/aovivo/canal8



VIERNES: 6:00 p.m. desde Colombia canal 2 http://www.tvcei.com/portal/index.php/aovivo/canal2





(Informação em email de Sociedad Síquico filosófico Espiritual El Mesias catedra de Estudios catedraelmesias@hotmail.com)

Estréia em Novembro do filme “As Cartas psicografadas por Chico Xavier”



Em novembro estréia nos cinemas o nosso filme “As Cartas psicografadas por Chico Xavier”.

Sendo um filme de arte, teremos pouco espaço na mídia.
Por favor, ajudem-me a divulgá-lo!
Luiz Alberto Gentile .’.
www.crisisprodutivas.com/ascartaspsicografadasporchicoxavier


As cartas psicografadas por Chico Xavier é um filme de conversas e silêncio. Mães e pais que perderam filhos, procuraram Chico, receberam cartas. Sentimentos, lembranças, imagens da falta de alguém. A procura por alento para a dor sem nome. As palavras chegam em papel manuscrito. As cartas são lidas. Sobreviver a isso, viver ainda assim. As cartas são os elos entre mães e filhos, entre Chico e essas mães e seus filhos, entre o público e o filme.



(Recebido em email de Elsa Rossi)

Seminário sobre Chico Xavier Lecco, Itália

Em programação da União Espírita Italiana (USI), foi desenvolvido um seminário sobre “Vida e Obra de Chico Xavier””, no dia 17 de outubro, nas dependências do “Gruppo di Lecco Allan Kardec”, na cidade de Lecco (Itália). O evento foi iniciado por Evi Alborghetti, presidente da U.S.I. e o programa foi cumprido por Antonio Cesar Perri de Carvalho (Repercussões da Vida e da Obra de Chico Xavier), Flávio Rey de Carvalho (Romances Históricos de Emmanuel) e Célia Maria Rey de Carvalho (Chico Xavier e a Educação para a Nova Era). Ao final, ocorreu um diálogo com os presentes. O expositor e diretor da FEB e do CEI tem outros compromissos doutrinários na Itália. Informações: www.kardec.it, e, unioespiriticaitaliana@yahoo.it





Fotos: Evi Alborthetti, presidente da U.S.I. e Regina Piccoli;

César Perri, Flávio Rey de Carvalho, Célia e parte dos participantes