BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Maximizando o lucro do Centro Espírita

Wellington Balbo – Bauru - SP



Não estranhe o título do artigo acima, caro leitor. Obviamente passa longe a idéia de transformar o centro espírita em Wall Street. A intenção é, naturalmente, dar um outro enfoque para a palavra lucro, muito mais abrangente do que apenas o seu caráter pecuniário.

Maximizar o lucro em uma instituição espírita representa atingir a excelência nos trabalhos prestados às pessoas, seja de ordem doutrinária, ou, também, de promoção humana. Quanto melhor a qualidade dos serviços oferecidos pela Casa Espírita mais alto será o seu lucro, mais benefícios ela espalhará pela sua comunidade e, conseqüentemente, pela Terra. Portanto, esta deve ser a meta constante, a busca permanente dos coordenadores dos centros: atingir a excelência para, então, maximizar os lucros, ou seja, esclarecer mentes, consolar corações, motivar ao trabalho edificante, divulgar o Evangelho de Jesus e fazer com que se compreenda Kardec em sua essência pura e simples.

E para maximizar esses lucros no centro espírita é necessário fazer um diagnóstico da Casa Espírita. E como fazemos um diagnóstico da Casa Espírita? Desta vez, leitor amigo, recorro a uma frase proferida pelo confrade Edgar Miguel, atual presidente da USE Intermunicipal Bauru. Afirma Edgar: “É preciso pensar o Centro Espírita e fazer um diagnóstico de sua realidade”.

Em recente reunião da USE Intermunicipal Bauru o próprio Edgar foi quem apresentou uma eficaz ferramenta para diagnóstico da Casa. O leitor mais familiarizado com assuntos pertinentes à ciência da Administração certamente já ouviu referência sobre a análise FOFA.

A análise FOFA também denominada de SWOT, termo inglês, é uma ferramenta destinada a estudar a instituição. As empresas em geral utilizam a análise FOFA para elaborar um diagnóstico de sua realidade. Quais são nossas Forças e Fraquezas, nossas Ameaças e Oportunidades. É uma espécie de “Conhece-te a ti mesmo” do mundo empresarial. No entanto é perfeitamente aplicável nos centros espíritas.

As duas letras iguais significam as Forças e Fraquezas e dizem respeito ao seu ambiente interno.

Para efeitos didáticos citaremos alguns exemplos de Forças e Fraquezas das Casas Espíritas.

Quais são minhas forças?

Forças - Bons oradores, a própria mensagem consoladora da Doutrina Espírita, estrutura física bem distribuída, voluntários capacitados...

Passemos para as Fraquezas, quais são elas?

Fraquezas - Carência de grupos de estudo, falta de voluntários, local inadequado para a realização das atividades e tantos outros que a análise irá apontar.

As outras duas letras, O e A, significam Oportunidades e Ameaças.

Quais são as oportunidades para a Casa Espírita?

Aproveitar bem a abertura da mídia, trabalhar de forma eficaz com a credibilidade conquistada em virtude dos inúmeros trabalhos sociais desenvolvidos, esclarecer as pessoas quanto a temas de interesse geral, como, por exemplo, a reencarnação e comunicabilidade dos espíritos, haja vista que são assuntos do interesse do público e etc.

Ameaças para a Casa Espírita?

Idéias materialistas, preconceito, falta de tempo das pessoas para atividades de cunho espiritual...



Após efetuar a análise da Casa Espírita e em posse de informações como estas o próximo passo é elaborar ações que visem implantar atividades e corrigir imperfeições, aproveitar oportunidades e combater as ameaças.

Lembrando que Forças e Fraquezas referem-se ao ambiente interno e Oportunidades e Ameaças espelham o ambiente externo da Casa.

Tudo isto visando, obviamente, leitor amigo, a maximização do lucro do centro espírita, ou seja, espalhar as bênçãos e luzes do Evangelho de Jesus tão bem explicado por Allan Kardec. Na contabilidade divina os lucros advindos de um coração consolado ou uma mente esclarecida são apresentados da maneira mais bela possível: um mundo melhor, mais equilibrado, solidário e fraterno.

Portanto, vamos fazer com que o centro espírita lucre muito e seja uma Casa que distribui milhões; milhões de felicidade, amor, paz, alegria...

E para isto, como diz o nosso confrade Edgar: Vamos pensar a Casa Espírita? Vamos aplicar a Análise FOFA em nossa Casa?

8º. Conec. Semana e Congresso de Espiritismo do. Tema Central “As dimensões de Chico Xavier”. Circuito das Águas


(Informações em emails de Ezio Amaral, Otavio Cunha, Luiz R. Invernizzi e Leopoldo Zanardi)

C.E. Espírita Nhá Chica realiza mais uma festa para as crianças Itapira, SP

O 27º EVENTO DA FESTA DAS CRIANÇAS 2010, OCORREU NO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2010, A PARTIR DAS 14:00 HORAS. MAIS DE 600 CRIANÇAS PASSARAM PELA CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA NESTE DIA, ASSISTINDO AO TEATRO APRESENTADO PELA MOCIDADE ESPÍRITA DE ITAPIRA, EVANGELIZAÇÃO, LANCHES E GUARANÁ, E NO FINAL RECEBERAM AS SACOLAS DE DOCES, BALAS, PIRULITOS, PIPOCA E SALGADOS.
SEGUEM ANEXA MAIS ALGUMAS FOTOS: 1992, EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS; 1998, HORA DO LANCHE; 2001, SAÍDA COM AS SACOLAS.
OTÁVIO CUNHA








Legendas: A chegada para a grande festa, abertura, evangelização, preparando o lanche,
servindo as crianças, a chegada e a saída com as sacolinhas.

Acesse os sites abaixo e envie sua Colaboração para “Questões para pesquisas Cientificas”

Prezados Senhores,

Na página “Questões para pesquisas científicas”: http://www.guia.heu.nom.br/questoes_para_pesquisa_cientifica.html foram adicionadas novas informações e a colaboração de Ademir Xavier (físico espírita).

Continuamos aguardando colaborações, sugestões, recomendações, correções, críticas, questionamentos e informações a fim de fornecermos os subsídios necessários a quem desejar realizar as pesquisas e experiências.

Não poderíamos errar com a omissão. E, com a ajuda dos Senhores, eventuais erros serão corrigidos imediatamente.

Para não continuar recebendo e-mails com novas informações, solicite “Exclusão da lista”.

www.guia.heu.nom.br

(Informação recebida via email de Marcos José marcos@auditornet.com.br)

Iniciado o 6º. Congresso Espírita Mundial Valência , Espanha

Informações em email do CEI



Na manhã do dia 10 de outubro foi iniciado o 6º. Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional, no recinto da Feira de Valencia, em Valencia (Espanha). O evento foi iniciado com apresentações eruditas com artistas locais e de Henrique Baldovino, este executando peças de Mozart, comparando os estilos de encarnado e de espírito (vide Revista Espírita). Ocorreram saudações do presidente da Federação Espírita Espanhola Salvador Martin e do secretário geral do CEI Nestor João Masotti, seguindo-se palestra por Divaldo Pereira Franco, subordinada ao tema central do evento “Somos Espíritos Imortais”. A mesa foi composta pela Comissão Executiva do CEI que, além de Salvador e de Nestor, é integrada por: Antonio Cesar Perri de Carvalho, Charles Kempf, Edwin Bravo, Elsa Rossi, Fábio Villarraga, Jean Paul Évrard, Olof Bergman. Neste evento acontece a 1ª. Feira do Livro Espírita da Espanha e a EDICEI está lançando mais de uma dezena de livros em vários idiomas. A FEE montou uma mostra sobre o pioneiros espíritas espanhóis. Entre os palestrantes do primeiro dia, a pesquisadora americana Carol Bowman abordou o tema sobre pesquisas de reencarnação em crianças e houve o lançamento pela EDICEI de seu livro “Las Vidas Pasadas de los Niños”. Há aproximadamente 1600 inscritos, oriundos de 34 países: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Hungria, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Uruguai. O Congresso prossegue até dia 12, inclusive com homenagem pelo Centenário de Chico Xavier, e, em seguida, haverá Reunião Geral do CEI. O evento está sendo transmitido ao vivo pela TVCEI (www.tvcei.com).







Legenda: Local do 6º. Congresso Espírita Mundial; Vista parcial do público; mesa de abertura dos trabalhos; Sebastian Martins, presidente da Federação Espírita Espanhola; Nestor Masotti Secretário Geral do CEI; conferência com Divaldo Pereira Franco; 1ª. Feira do Livro Espírita da Espanha; stand Edicei; Mostra Pioneiros do Espiritismo na Espanha; Carol Bowman em sua fala.

Palestra com José Maria Medeiros da A.E. Varas da Videira Araçatuba, SP