BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 3 de outubro de 2010

Neste domingo 206 anos do nascimento de Allan Kardec

BREVE RESUMO DA VIDA E OBRA DE ALLAN KARDEC



Hippolyte-Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) nasceu em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804, filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail e Jeanne Louise Duhamel.

Em 1815, sua mãe o conduz ao Instituto Pestalozzi, em Yverdon, para os primeiros estudos. A escola de Pestalozzi era uma das mais famosas da época, recebendo alunos de diversos países.

Ali, os meninos estudavam disciplinas de ciências exatas e humanas, segundo o método Pestalozziano, que incluía a auto-avaliação, sem atribuição de notas, recompensas ou lista de classificação, e os alunos que mais se destacavam eram aproveitados para lecionar, o que aconteceu com Denizard Rivail.

Em 1822, o jovem Rivail deixa Yverdon e se estabelece em Paris, onde se dedica ao magistério e escreve diversas obras de cunho educacional.

Seu primeiro livro - "COURS Pratique et Théorique D'ARITHMÉTIQUE" -, segundo o método de Pestalozzi, foi lançado em 1824, quando tinha apenas 18 anos.

Foi premiado em 1831 pela Academia Real de Arras, da qual era membro, pelo seu trabalho sobre a questão: "Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?"

Em 6 de fevereiro de 1832, casa-se com Amélie-Gabrielle Boudet, normalista e professora de Letras e Belas-Artes. Ministrou, no período de 1835 a 1840, em sua própria casa, diversos cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada e Astronomia.

Escreveu, dentre outras obras importantes: "Plano proposto para melhoramento da Instrução pública" (1828), "Gramática francesa clássica"(1831), "Soluções racionais das questões e problemas de Aritmética e de Geometria"(1846), "Programa dos cursos usuais de Química, Física, Astronomia, Fisiologia", que lecionava no Liceu Polimático, "Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas" (1849).



O ESPIRITISMO

No final de 1854, quando já tinha cinqüenta anos, o amigo Fortier lhe fala pela primeira vez dos fenômenos espiríticos que pululavam por Paris, sobretudo os fenômenos das mesas girantes. Responde ao amigo "Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonâmbula. Até lá, permita que eu não veja no caso mais do que um conto da carochinha". Todavia, a partir daí começa a se interessar pelo assunto.

Entre 1855 e 1856, participou de muitas reuniões, analisou vários cadernos de mensagens que os amigos lhe apresentaram e, em 18 de abril de 1857, lança a obra básica da codificação "O Livro dos Espíritos", assinando-acom o pseudônimo Allan Kardec.

O Livro dos Espíritos, que é dividido em quatro livros: AS CAUSAS PRIMEIRAS; MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS; LEIS MORAIS E ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES, devidamente ampliados, fizeram surgir as outras quatro obras do pentateuco kardequiano: A GÊNESE( janeiro de 1868); O LIVRO DOS MÉDIUNS (janeiro de 1861); O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (1864) e O CÉU E O INFERNO (agosto de 1865).

Além disso, lançou o livro "O QUE É O ESPIRITISMO", em 1859; a REVISTA ESPÍRITA, em 1º de janeiro de 1858 e fundou em Paris, em 1º de abril de 1858, a SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS.

Allan Kardec desencarnou no dia 31 de março de 1869. Seu túmulo é um dos mais visitados no Cemitério Pére Lachaise, em Paris. (Ismael Gobbo)

Focalizando o Trabalhador Espírita Jamiro dos Santos Filho


Jamiro dos Santos Filho em palestra



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



O entrevistado Jamiro dos Santos Filho nasceu e reside na cidade de Araguari, MG. Fundou no ano de 1986 o Centro Espírita Nosso Lar onde também funciona o Colégio Dom Bosco. É escritor e orador espírita que escreveu 11 livros e tem percorrido inúmeras cidades por todo território brasileiro.





Jamiro poderia nos fazer sua apresentação?

Sou filho de Jamiro dos Santos e Angélica Fernandes dos Santos, hoje ambos habitando no Mundo Espiritual. Nasci em Anápolis-GO e quando eu estava com 2 anos meus pais se mudaram para Araguari-MG, onde cresci e moro até hoje. Tenho um irmão e três irmãs. Meu irmão Joaquim, juntamente com minha irmã Paula são meus braços e coração em nossa Casa Espírita e também no Colégio, pois com minhas freqüentes ausências são eles os responsáveis nas decisões necessárias e no prosseguimento das atividades doutrinárias e educacionais. Sou casado com a Luci e temos duas filhas, Marcela e Patrícia. No ano passado me tornei vovô do Nilo e Cainã, que são gêmeos e filhos da Marcela. Ser vovô foi um maravilhoso presente que Jesus enviou ao meu coração. A esposa Luci atua ativamente tanto na Casa Espírita quanto no Colégio e de vez em quando viaja comigo em algumas palestras.



Qual sua formação acadêmica e atividade profissional?

Não tenho formação acadêmica e digo infelizmente, pois hoje vejo o quanto me faz falta, principalmente nas atividades da Escola. Não consegui completar o Ensino Fundamental, e isso devo a mim mesmo e me arrependo muito. Quanto a minha atividade profissional, atuei até o ano de 2002 no comércio, e a partir de 2003 fui representante comercial, atividade que desempenhei até 2007. A partir de 2007 comecei a dedicar o tempo integral ao Colégio e hoje minha vida é totalmente direcionada aos cuidados da Casa Espírita, do Colégio, aos livros e das palestras que realizo por todo o Brasil.



Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Foi em 1982. Minha mãe era espírita, no entanto eu tive uma educação religiosa católica por causa de meu pai que até então era católico. Certa vez, minha mãe presenteou-me com um exemplar de “O Livro dos Espíritos” e eu o coloquei na estante sem dar muita importância. Ali aquele livro ficou por mais ou menos 3 anos, até que em 1982, no mês de março, numa noite inesquecível, eu peguei aquele livro e comecei a ler. A cada resposta que eu lia meu coração saltava com a beleza das respostas e a coerência jamais encontrada em outro lugar. Eu estava encantado e mostrava para minha esposa Luci, e assim foi até a madrugada. Quando apaguei a luz do quarto, ainda permaneci acordado por longo tempo sem saber explicar o que havia acontecido dentro de mim, pois em verdade eu havia encontrado o que tanto procurava. Eu era um católico dedicado, no entanto não entendia muitas coisas que naquela noite eu havia encontrado naquele livro fantástico que havia ficado ali por tanto tempo. Então, nos dias que se seguiram eu estava deslumbrado e continuei a leitura que a cada página mais me conquistava o coração. Assim, na segunda-feira da semana seguinte, eu já estava dentro de uma Casa Espírita, aliás, era o Centro onde minha mãe freqüentava. Ao ver eu ali, mamãe sentiu um misto de alegria e surpresa, e desde então trabalhamos juntos até que ela voltou ao Mundo Espiritual, isso em 2001.



Poderia nos descrever sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Eu sempre procurei participar do Movimento Espírita de nossa região, o Triangulo Mineiro. Participei ativamente dos Encontros Regionais e sempre fazia palestras em outras Casas de nossa cidade e em cidades vizinhas. A partir de 2004, com o sucesso do livro “Os últimos seis dias de Jesus”, comecei a fazer palestras também no estado de São Paulo. Depois me tornei amigo do Orson Peter Carrara e ele começou a organizar palestras por todo o Estado, e assim a cada ano a agenda ficava mais repleta de convites. Até hoje já visitei 9 estados e felizmente os convites jamais faltam. Não saberia dizer quantas cidades já visitei e quantas Casas tive a alegria de conhecer e assim aprender também.



Tem livros escritos?

Sim, já escrevi 11 livros, e neste mês estou lançando o mais novo, de auto-ajuda, cujo título é “Tente Outra Vez”. Estive na Bienal do Livro em São Paulo participando desse evento maravilhoso, e para mim isso é um presente que recebo de Jesus, sem merecer.



Os seus livros são escritos sob alguma influência mediúnica?

Não sou psicógrafo, no entanto não há como negar a participação dos Amigos Espirituais que bondosamente me amparam na singela tarefa. Escrevo com muita dificuldade, pois como eu disse não tenho cultura, não tenho formação acadêmica e isso dificulta tudo. Reconheço a simplicidade de meus livros e sei também que muito do que escrevo não é meu, porque é uma mistura de histórias conhecidas, contos diversos, frases de autores renomados e ainda a participação dos Amigos Espirituais. Se meus singelos livros ajudaram uma só pessoa já me sentirei realizado. Portanto, Ismael, digo com sinceridade que se os Amigos Espirituais não me ajudarem, nada conseguirei realizar.



A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

Juntamente com minha esposa, com meus pais e irmãos e mais algumas pessoas, fundamos o Centro Espírita Nosso Lar, em 1986. Ainda hoje estamos na direção dessa abençoada Casa que no inicio do ano completará 25 anos de atividades. A Casa é simples e suas atividades são iguais às de outras Entidades Espíritas. Temos 5 grupos mediúnicos que se reúnem no mesmo dia e horário, em salas diferentes. Dois dias de reuniões públicas, sendo na terça-feira estudos e na quinta-feira o Evangelho e passes, como também tratamento espiritual. Há ainda grupos de estudos do ESDE, como também Evangelização Infantil e Mocidade. Temos as atividades assistenciais como a sopa fraterna no sábado, distribuição de pães e roupas. No inverno distribuímos cobertores aos mais carentes, comemoramos o dia das crianças com doces e brinquedos, e ainda fazemos distribuição de brinquedos e cesta de natal no final do ano. Há o trabalho das senhoras com pinturas e bordados, e com a venda do que fazem adquirimos enxovais para as gestantes carentes. Contamos com um consultório odontológico onde atendemos em média 120 pessoas por mês gratuitamente, e os quatro Dentistas são voluntários que doam de seus corações o alivio àqueles que sofrem a dor de dente.



E a trajetória como orador?

Desde a fundação de nossa Casa eu falo do Evangelho nas reuniões públicas. Também nos dias de estudo era o responsável e aos poucos fomos formando companheiros para compartilhar comigo essas atividades. Mas, foi depois de 2004 que essa singela tarefa de falar ao público se expandiu para além do Triangulo Mineiro, e felizmente, hoje recebo convite de vários estados. Penso que falar é oportunidade bendita que Jesus me concede, e mesmo sem merecer tal honra, Ele me permite essa maravilhosa atividade. Sei o quanto minhas palavras são simples, no entanto o faço com amor e humildade.



Quais os temas que aborda em suas palestras e os mais solicitados?

Ismael, minha forma de falar é muito simples, e em minhas palestras procuro enaltecer a beleza da vida, o entusiasmo como fator de superação das dificuldades, a tolerância para com os erros nossos e do próximo e a fé incondicional em Nosso Senhor. Posso dizer que os temas são sempre evangélicos e de valorização da vida. E penso ser indispensável a presença de Jesus em nossas vidas, por isso Ele está presente em meus temas também.



Como tem enxergado o nosso movimento espírita em suas viagens?

Confesso que é maravilhoso observar a dedicação e o amor à Causa em todo lugar.
Nosso Movimento Espírita é realizado com os recursos do Amor a Jesus, pois não dispomos de renda em nossas Casas. Por isso observo o quanto de eventos são realizados para que o grupo disponha da moeda para atender as atividades assistências aos mais carentes e também manter a Casa. Já presenciei Grupos que pagam aluguel, impostos, luz, água e ainda promovem eventos a fim de socorrer aos que sofrem a prova da fome ou do frio. Isso é maravilhoso, e felizmente constato que a caridade está presente em nosso Movimento, sempre com Jesus.



O que acha que está faltando ou precisa ser melhorado?

É normal encontrarmos falhas em nossas atividades. Vejo isso com naturalidade, pois ainda estamos muito distantes da perfeita compreensão da mensagem de Nosso Senhor e de sua aplicação na vida. Temos falhas, acontecem tropeços e enganos, no entanto prefiro olhar a dedicação de cada um, muito embora nossas dificuldades íntimas. É claro que em todo setor existe algo que necessita ser melhorado, mas isso irá acontecer aos poucos, com a nossa própria evolução e compreensão do que é realmente a vida.



Algo mais que queira acrescentar?

Ismael, desejo acrescentar que ninguém faz nada sozinho. Em nossas atividades, aqui em Araguari, em nosso Grupo conto com minha família que se dedica com tanto amor à nossa Casa e também ao Colégio Dom Bosco. A minha ausência constante só é possível graças aos meus irmãos Joaquim e Paula, à esposa Luci, à minha filha Patrícia, meu genro Saint Clair, aos meus cunhados Wander e Divina, minha sobrinha Tais, e todo o Grupo Nosso Lar que segue atuante em nossas singelas tarefas. Quero agradecer também a todos que bondosamente organizam minhas palestras em várias regiões do Brasil, como também aos dirigentes das Casas que me recebem com tanto carinho. Agradeço aos leitores de meus livros que me apóiam, escrevem, divulgam e me abraçam em cada cidade que visito. Sou consciente do quanto minha tarefa é singela, no entanto a procuro realizar com todo meu amor. Espero continuar merecendo o carinho de todos e que possamos, cada qual, com suas possibilidades, contribuir com Nosso Senhor para que o mundo se torne melhor. Minha gratidão à você meu amigo e a todos.














LEGENDA FOTOS

D. Angélica e os filhos Joaquim e Jamiro

O começo do C.E. Nosso Lar

O gabinete odontológico

Colégio Dom Bosco e C.E. Nosso Lar

Professoras do Colégio

Família de Jamiro: Joaquim, Jamiro, Wander e Saint
Clair. Embaixo - Tais, Divina, Luci, Paula e Patricia


Jamiro entrevistado por Nelson Custório. Araçatuba, SP

Jamiro, a esposa Luci e as filhas Patricia e Marcela

Jamiro com a esposa e as duas filhas

A Sopa Fraterna no C.E. Nosso Lar


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Programa Muitas Vidas. TV Santa Cecília Santos, SP

Neste Sábado dia 02/10, com a 11:00 horas, No Muitas Vidas Programa na TV Santa Cecilia, José da Conceição de Abreu (Zezinho), falará sobre o tema Aniversário de Kardec ,





1º Bloco - A importância do dia 3 de Outubro, Data de Nascimento de Kardec.





2º Bloco - as injustiças, criticas, ameaças, e se voarmos mais alto, elas não nos alcançam.





Tudo isso em 11 Sábado pela manhã da TV Santa Cecília: 13da canal NET e em UHF antena () canal 52 O Programa Muitas Vidas agora ESTÁ NA Internet Pelo Santa Cecilia TV.Acesse : santaceciliatv.com.br Ao Abrir uma Página em que CONSTA WEBTV, é só clicar em "assista ao vivo" e o Programação está no ar.



ENTRE EM NOSSO BLOG: http://programamuitasvidas.blogspot.com/





(Informação em email de jose daconceiçao deabreu zezinhoabreu@gmail.com)

Seminário Espiritismo e Educação Rio de Janeiro

Tema: "Pessoa portadora de necessidades especiais - Inclusão. Porque? Como?"

Dia 02 de outubro de 2010

das 14h30 às 17h30

Expositora: Cristina Delou

Publico-alvo: Evangelizadores, educadores, jovens e pais Local : CEERJ - Rua dos Inválidos, 182, Centro - RJ

O Evento será transmitido pela TV CEERJ em parceria com a TVCEI



Rose Moliterno



(Informação repassada em email de jose daconceiçao deabreu zezinhoabreu@gmail.com)

Programação de palestras com Manolo Quesada Outubro 2010


MANOLO QUESADA

AGENDA OUTUBRO 2010

(11) 5611-4554 / 8284-3337

www.manoloquesada.blogspot.com



08 (sexta-feira) - 20h00
Fraternidade Espírita Auta de Souza
Rua Loefgreen, 1428 - Vila Clementino
São Paulo - SP
Morri... e Agora?

16 (sábado) - 20h00
Centro Espírita Jesus é o Caminho
Rua Arminda de Lima, 403 - Vila Progresso
Guarulhos - SP
O Amor Está No Ar

22 (sexta-feira) - 20h00
Casa Espirita Solidariedade
Rua Siqueira Campos, 102 - Centro
Santo André - SP
Otimizando Relações Familiares

30 (sábado) - 20h00
Lar de Francisco
R. Mário César de Camargo, 1325 - Centro
Rancharia - SP
O Amor Está No Ar

(Informação em email de Manolo Quesada)


Palestra musicada com Paula Zamp Itapira, SP


16 DE OUTUBRO - SÁBADO

ÀS 20:00 HORAS

PAULA ZAMP, de São Paulo - Capital

LOCAL: CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA”

ENDEREÇO: Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jd. Bela Vista - Itapira-SP

TEMA: “JESUS NA ATUALIDADE”

Otávio Cunha (19)38635682-92760247 / Jerônimo (19)81695912

(Informação em email de Otávio Cunha)

1ª. Feira do Livro Espírita de São Bernardo do Campo, SP


(Informação em email de Regina Bachega)

Leia os Boletins do SEI- Serviço Espírita de Informações




Acesse os boletins aqui: http://www.lfc.org.br/sei/novo/Boletim.html



recebido em emials do SEI e Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Palestra Musicada com Allan Vilches São João da Boa Vista, SP


no proximo dia 08, sexta-feira, teremos show com Allan Vilches, na
SOC EST ESP JOAO BATISTA
R OSCAR JANSON, 34 - CENTRO
SAO JOAO DA BOA VISTA
ENTRADA FRANCA - 20 HS



(informações em email de Elaine Menato)

Palestras públicas no C.E. Allan Kardec Penápolis, SP

CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC DE PENAPOLIS.

(Av. Luiz Osório 1262 – Penápolis/SP).



PALESTRAS DO MÊS DE OUTUBRO 2010



DIA 04/10 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00 HORAS.

JOÃO MARCHESI NETO.

TEMA:- “DOENÇAS E CURA”.



DIA 11/10 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00 HORAS.

DR. PAULO HENRIQUE SANTANA DA COSTA.

TEMA:- “A PRESENÇA DIVINA”.



DIA 18/10 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00 HORAS.

DR. LUIZ AUGUSTO MACEDO (DA CIDADE DE GUARARAPES).

TEMA:- “O EVANGELHO E O ESFORÇO”.



DIA 25/10 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00 HORAS.

ANTONIO TADEU MINGUIN.

TEMA:- “MOTIVOS PARA SERMOS FELIZES”.





OBS.:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS



(Informação em email de João Marchesi)

Palestras no Núcleo Espírita “Chico Xavier” Promissão, SP



Dia 04 – Sr. ADHEMAR MÓDENA ( Penápolis)

Dia 11 – SUELI CONSOLI (Promissão)

Dia 18 – MÁRCIA PEREIRA LOPES ( Penápolis)

Dia 25 – LEUDIMILA R. TEMPEST (Getulina)

(Informação em email de Iraci Gava)

Programação comemorativa dos 20 anos da Casa do Caminho Irmã Scheila São Paulo


(Informação em emails de Regina Bachega e Luciana Santos)

2º. Feirão de Livros Espíritas, Espiritualistas e de Autoajuda Araras, SP



Prezado Senhor Ismael Gobbo

Muita paz

Estamos lhe enviando este e-mail por indicação de nosso amigo Leopoldo Zanardi.

Em 20 e 21 de novembro deste ano, estaremos realizando nas dependências de nossa gráfica, num barracão de 1.000 metros quadrados e mais um espaço contíguo de 400 metros quadrados, para palestras, o 2º Feirão de Livros Espíritas, Espiritualistas e de Autoajuda, com a presença de 40 editoras e descontos nos livros de até 70%, onde o público espírita terá também a oportunidade de adquirir exemplares de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” pelo preço de R$2,00 cada, no intuito de distribui-los.

Além disso, o evento oferecerá ao público confortável estrutura, não só de espaço físico, como também, guarda-volumes, estacionamento, cantina, espaço infantil, sanitários, bateria de caixas, com maquinetas para cartões magnéticos, e equipe de apoio constituída por trabalhadores de oito Centros Espíritas da cidade, num festivo congraçamento de companheiros de ideal.

Na primeira experiência-teste, realizada no ano passado, foi contabilizada a presença de 7.000 (sete mil pessoas) nesses dois dias.

Para este ano, desejando ampliar a divulgação do referido evento, gostaríamos que o prezado irmão nos auxiliasse, repassando nosso newsletter para os seus contatos.

E, contando com sua presença no Feirão, rogamos ao Alto que o ilumine e abençoe.

Fraternalmente



Wilson Frungilo Instituto de Difusão Espírita – IDE

Registro. 1º. Simpósio Espírita Canadense Montreal, Canadá




Texto e fotos recebidos de Sandra Mussi



Bom dia Ismael,

Abaixo fotos do nosso Primeiro Simpósio Espírita Canadense que aconteceu em Montreal nesse Domingo passado.

Nesse primeiro Simpósio tivemos a participação do palestrante espírita brasileiro Francisco do Espírito Santo Neto, além dos palestrantes canadenses Claude Marengo e João Luiz Chagas que fez apresentação do Conselho Espírita Canadense.

O Quico também visitou os tres Centros Espíritas de Montreal, Centre Spirite, Justice Amour & Charité, Centro Espírita Mensageiros de Luz e Paz e Centre D'Études Spirites Fraternité.

O Simpósio Espírita Canadense se encerrará em Toronto no dia 02 de outubro.



(Recebido em email de 01/10/2010)







Nas fotos acima visita de Francisco do Espírito Santo

Neto aos três Centros Espíritas de Montreal



Venda de Livros Espíritas



Francisco do Espírito Santo Neto entre os dois tradutores
José Mussi a esquerda (inglês) e Yvon Doyle (francês)


Sandra Mussi, Francisco do Espírito Santo Neto e Claude Marengo


Os três palestrantes do Evento de Montreal
com Diretores do Conselho Espírita Canadense


Francisco do Espírito Santo Neto -
Palestra "Mediunidade Divina"


Nota de Desencarnação João Nasser. Brasília, DF



Desencarnou subitamente na noite do dia 30 de setembro, em Brasília, o companheiro João Nasser. Juntamente com sua esposa Nívea, foi fundador da SODEC (Asa Norte), de grupo assistencial em Ceilândia e editou a revista "Espírita". Foi um dos promotores da vinda de Chico Xavier a Brasília, em 1976. Colaborador da FEB, desde os momentos de sua construção, sempre apoiou e prestigiou os eventos por ela promovidos, como todos os congressos realizados pela FEB em Brasília, desde o Congresso Internacional do ano de 1989. O sepultamento será neste dia 1o. de outubro, às 18 horas, no Campo da Esperança, em Brasília.

(Informação de César Perri, em email do dia 1/10/2010)

Palestras Espíritas em Vídeo e Áudio para Downloads




NOVAS PALESTRAS ADICIONADAS

http://www.mensajefraternal.org.br/portuguese/palsbbm_port.htm



(Informação em email de Gislaine Pascoal)

Programação Semanal Rádio Espírita Campinas

Rádio Espírita Campinas – Programação Semanal

www.radioespirita.org.br

Sexta-feira

01/10, 20h30

Programa Observatório Espírita

Um panorama da imprensa espírita

Confira os periódicos

Jornal “Despertador” e “Jornal de Espiritismo”

Domingo

03/10, 19h

Programa Opinião Espírita

A cultura espírita ao alcance de todos

“Reações espíritas”

Uma análise da postura perante às críticas ao Espiritismo

Participam do programa: Jorge avaro, Ricardo Galdino e Dermeval Carinhana

Editorial

Desde a época das mesas girantes, as manifestações espíritas têm sido alvo de ataques e críticas, a maioria deles sem quaisquer fundamentos teóricos e morais. Esse movimento de oposição seguiu por todo período chamado por Kardec de psicológico, em que o Espiritismo se estruturou como um conjunto de idéias e propostas coerentes, persistindo, em menor escala, até os dias atuais.

Perante eles, Allan Kardec, e muitos outros espíritas sérios e comprometidos, recomendavam moderação e bom-senso, afirmando que, se pedras tivessesem que ser jogadas, que não fossem pelos espíritas. Ainda assim, havia um classe de adeptos, chamada de “espíritas exaltados” por Kardec, a quem os conselhos de perseverança no bem não eram fortes suficientes para sufocar os próprios sentimentos egoístas.

O tempo mostrou, contudo, que o caminho da seriedade e confiança nos bons espíritos e no Criador era o único a ser seguido pelos verdadeiros espíritas. Bons exemplos não faltam, portanto, a nós, espíritas do século XXI.

Texto: Dermeval Carinhana

19h 50

Programa Encontro Marcado

A proposta espírita levada ao ambiente de trabalho.

“O papel das redes sociais na vida profissional”

20h

Programa Nos Caminhos do Saber

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.

“Acreditar no destino”

Participam do programa: Éder avaro, Marisa Allen e Waldete Tieppo

Produção e Apresentação:

Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena

www.caminhandojuntos.org

20h30

Programa Galeria de Idéias

As pessoas e idéias que contribuem para a melhora sociedade

“Folclore brasileiro”

Os mitos, contos e lendas que fazem parte de nossa popular

Terça-feira

05/10, 21h

Programa Conheça Kardec

O ambiente espírita à época de Allan Kardec

Artigo

“Utilidade de certas evocações particulares”

Revista Espírita, março de 1858

Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

www.adecampinas.org.br


Apoio Cultural

Livraria Espírita Ponto de Luz

www.seulivroespirita.com.br

(Informação em emails de Rádio Campinas e Otávio Cunha)

Palestra com Aparecida D. Talhari no C.E. Fé e Caridade Andradina, SP




Cidinha em palestra musicada. Foto Ismael Gobbo



CONVITE



FRATERNO ABRAÇO,



POR SOLICITAÇÃO DA ANA LUCIA - DIRIGENTE DO CENTRO ESPÍRITA FÉ E CARIDADE, NA RUA SANTA TEREZINHA N. 340, (CRECHE IRMÃ JOANINHA) ESTAMOS DIVULGANDO PALESTRA QUE SERÁ REALIZADA NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA, DIA 04 DE OUTUBRO, ÀS 20:00 HORAS.



A PALESTRANTE É APARECIDA D. TALHARI, MÉDIUM. TRABALHA NA ASSOCIAÇÃO UNIÃO ESPÍRITA JOÃO BATISTA DE PALMEIRA D'OESTE, SP, ONDE ENSINA EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES COMO VOLUNTÁRIA DESDE 1988.



É PSICÓGRAFA DE VÁRIOS LIVROS, RECEBE PELA PSICOGRAFIA MENSAGENS DE ESPÍRITOS FAMILIARES.

EVANGELIZA PESSOAS CARENTES QUE PROCURAM A CASA ESPÍRITA SEMANALMENTE EM BUSCA DE ROUPAS, CALÇADOS E UTENSÍLIOS. EVANGELIZA CRIANÇA, COORDENA GRUPO DE JOVENS E GRUPO DE ADULTOS EM ESTUDOS DOUTRINÁRIOS.



É COORDENADORA DE EVANGELIZAÇÃO DA USE - REGIONAL DE JALES - SP.



PSICOGRAFOU O LIVRO "NO CAMINHO DA EVOLUÇÃO" PELO ESPÍRITO SIMONE.



O CONVITE É EXTENSIVO A TODA A COMUNIDADE ESPÍRITA REGIONAL.

SOLICITAMOS REPASSEM O CONVITE A TODOS OS SEUS CONTATOS PESSOAIS.

GRATO,

JOSÉ ROBERTO LOPES



(Informação em email de José Roberto Lopes)



Palestra/Seminário sobre “Obsessão e Terapia Espírita” São Paulo

Prezado Amigo (a), gostaríamos de convidá-lo a participar da:

Palestra/Seminário : "Obsessão e Terapia Espirita" com Marco Antonio Maiuri - Sábado 23-Outubro as 16:00 hs

Local: Centro Espirita Jesus e Kardec (CEJK), Rua Caraibas, 1062 fundos - Perdizes
Gratuito - Vagas limitadas - Necessário fazer inscrição pelo telefone 11 3675-7205

FAVOR chegar 15 minutos antes - www.cejk.org.br

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Campanha pela Vida


(Recebido de Dra. Marília de Castro via email)

XXIII Semana Espírita de Nazaré, BA

XXIII SEMANA ESPÍRITA DE NAZARÉ

A UENA convida toda Região para prestigiar mais uma edição da SEMANA ESPÍRITA DE NAZARÉ- Ba. que acontecerá entre os 05 e 10 de outubro com a seguinte programação:

Tema Central: "CHICO XAVIER: 100 anos de luz e paz"

05/10 - Marcel Mariano - Temática: NOSSO LAR

06/10 - Glória Pita - Temática: NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE

07/10 - Nahon Castro - Temática: PAULO E ESTEVÃO

08/10 - Pedro Camilo - Temática: O MUNDO ESPIRITUAL PELAS MÃOS DE CHICO XAVIER

09/10 - Carmem Politano - Temática: MEDIUNATO COM JESUS E KARDEC

Local: Câmara Municipal de Nazaré

Horário: 19:30h


10/10 - 10 OFICINAS TEMÁTICAS COM O TEMA CENTRAL:
"COMO POSSO SER FRATERNO? O PRÓXIMO, PONTE ENTRE EU E DEUS"


Local: Centro Luz e Caridade (Creche Vinha de Luz)

Horário: 9 às 17 horas


Inscrições e almoço gratuitos.


Observação: A ficha de inscrição está EM ANEXO, disponíveis nas Casas Espíritas de Nazaré, Love Car Mensagens ou pelo e-mail: uena@ig.com.br


Vamos prestigiar!!!


Equipe CR-05



(Informação em email de Mara Freitas)