BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 2 de outubro de 2010

Chico Xavier na Grande Mídia Os principais momentos


Primeira foto de Chico Xavier publicada em

reportagem de Clementino Alencar em 1/5/1935

Fonte: Notáveis reportagens com Chico Xavier, Ide, Araras, 2002



Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Em meio às merecidas homenagens que Chico Xavier vem recebendo, pela comemoração do seu centenário de nascimento, vale a pena relembrar alguns dos seus momentos mais marcantes junto à imprensa. A maioria deles foi de alegria, consideração e respeito, tratamentos que Chico sempre mereceu. Outros, bem pontuais, trouxeram alguns dissabores para o humilde seareiro de Jesus que sempre, na alegria ou na dor, soube dar testemunho de fé e de confiança na vitória do Bem.

A estréia de Chico Xavier na mídia leiga ocorreu em 1928, ano seguinte ao do inicio de suas atividades mediúnicas de psicografia, ocorrida na noite de 8 de julho de 1927, na pequenina e bucólica Pedro Leopoldo, nas proximidades de Belo Horizonte. Chico tinha 18 anos de idade. As primeiras mensagens foram publicadas em O Jornal, do Rio de Janeiro, e no Almanaque, de Portugal.

Em 1932 foi lançado o livro Parnaso do Além-Túmulo, o primeiro da extensa bibliografia mediúnica de Chico. A obra, na versão atual, bem ampliada, é uma coletânea de poesias de famosos poetas brasileiros e portugueses já falecidos. O burburinho foi grande entre literatos respeitáveis que buscavam traçar um paralelo entre as poesias do Parnaso com as que seus autores tinham produzido em vida. Algumas críticas atribuíam plágios à obra, mesmo sabendo que Chico não tinha ido além do ensino do curso primário. Não faltaram também reconhecimentos como os de Humberto de Campos, pelas páginas do Diário Carioca, onde o festejado cronista encontrou identidade nas poesias de Casimiro, Castro Alves, Guerra Junqueiro, Antero de Quental e Augusto dos Anjos. Com críticas ou elogios Chico ganhou notoriedade a ponto de transpor os portais de academias.

Em 1935, Chico Xavier começa a receber ditados do espírito Humberto de Campos, falecido em 5 de dezembro de 1934. A notícia correu célere já que o escritor era um dos mais conhecidos da época. O jornal O Globo, do Rio, resolve então apurar e envia para Pedro Leopoldo o grande jornalista Clementino de Alencar. Isento e duro, mas sincero, Clementino promoveu um verdadeiro “inquérito” a respeito da vida e da obra de Chico Xavier, permanecendo na cidade de abril a junho daquele ano.

As reportagens intituladas “Mensagens de Além-Túmulo!”, sérias e bem produzidas, começaram a circular na edição de 1º. de maio de 1935, e, daí em diante, publicadas quase diariamente com destaque e interessantes ilustrações. O trabalho, profundo e respeitoso de Clementino de Alencar, valeu como atestado de idoneidade para Chico Xavier. O jornalista acabou se dando por convencido da seriedade de seu entrevistado e do trabalho mediúnico desenvolvido.

O ano de 1944 foi difícil para Chico, talvez o mais acerbo com a mídia ao longo dos anos. Enfrentou o processo movido pela família do escritor Humberto de Campos e a reportagem desairosa produzida pelo repórter David Nasser na revista O Cruzeiro.

No processo, a viúva de Humberto de Campos, em Ação Declaratória, pleiteava reconhecimento ou não de autoria das cinco obras assinadas pelo marido falecido, que estavam em circulação. Dona Catarina Vergolino de Campos queria explicações.

O móvel principal, pelo que se depreendia, era o pleito de direitos autorais ou mesmo ingresso de processo criminal contra Chico e diretores da FEB, caso fosse proclamada alguma falsidade na Declaratória.

Concomitante ao processo, O Cruzeiro, com o claro intuito de denegrir Chico e o espiritismo, envia para Minas Gerais a sua dupla famosa, David Nasser e o fotógrafo Jean Manzon. Aterrissam em Belo Horizonte, em pleno sábado e, por estradas poeirentas, ganham a Fazenda Modelo, em Pedro Leopolodo, onde Chico trabalhava subordinado ao Dr. Rômulo Joviano. A expectativa de ambos era concluir rapidamente o trabalho, porém, são orientados por Rômulo a procurar Chico, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, na sexta-feira seguinte.

Dispostos a romper o cerco, a dupla resolve montar uma farsa dirigindo-se diretamente para a casa de Chico, apresentando-se como repórteres americanos.

Depois de entrevistarem o médium e fotografá-lo nas mais diferentes situações, saíram rapidamente da cidade temerosos de serem descobertos na “armação”, principalmente por Dr. Rômulo que os atendera. Achavam mesmo que tinham enganado o médium e os espíritos que o secundavam. Suas identidades reais – imaginavam – não haviam sido descobertas.

No Rio de Janeiro, ao lerem as dedicatórias nos livros com que Chico os presenteara, constataram em meio às palavras seus nomes e a chancela do espírito Emmanuel, o guia espiritual do médium.

Mesmo assim, a reportagem tendenciosa foi publicada no dia 12 de agosto de 1944, com fotos ridículas e legendas que tinham por fito aviltar a figura do entrevistado.

Chico temia pelo pior. Consta que num desses momentos de tristeza o espírito Emmanuel o “consola” dizendo: “O Cristo foi para a cruz e você para o Cruzeiro!”...

Dias depois do sofrimento atroz, em 23 de agosto de 1944, o Dr. João Frederico Mourão Russell, juiz de Direito em exercício na 8º Vara Cível do antigo Distrito Federal, julga o processo e decide ser a viúva D. Catarina carecedora da ação proposta, sentença também mantida por instância superior na apelação interposta.

Após esses episódios Chico Xavier se manteve arredio com a mídia e dela afastado por muito tempo.

O retorno à imprensa se deu em 1968 com sua entronização no mundo da televisão através do repórter Saulo Gomes que, após muitas démarches e conquistar a confiança de Chico, conseguiu produzir, em Uberaba, e levar ao ar pela extinta TV Tupi de São Paulo, sua primeira entrevista com o médium mineiro.

A partir desse momento histórico sucederam-se os dois “Pinga Fogo”, na mesma TV, no ano de 1971, que Saulo Gomes ajudou a organizar. O resultado foi o que o mundo inteiro conhece: Chico Xavier tornou-se uma referência, um ícone, uma celebridade, nunca mais deixou de ser lido, ouvido e visto nos programas de rádio, de televisão e nos mais importantes jornais e revistas do Brasil e do Exterior.

Essas breves notas têm por escopo convidar os leitores a se aprofundarem no tema, difundido em livros, jornais, revistas, teses acadêmicas e na Internet.



Recomendamos:

Parnaso do Além Túmulo, FEB; Notáveis reportagens com Chico Xavier. Araras: IDE, 2002; Pinga Fogo, Saulo Gomes, Intervidas, 2010; As vidas de Chico Xavier, Marcel Souto Maior, Editora Planeta; Chico Xavier, repórter do Além, http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/12081944/chico.htm; David Nasser, http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Nasser

(Publicado no jornal O Espírita Fluminense, Niterói, RJ, julho/agosto-2010)




Chico Xavier aos 25 anos de idade mostra seus trabalhos ao repórter

Clementino Alencar. Foto do livro Notáveis reportagens com Chico Xavier, Ide, Araras, 2002




Primeira foto de Chico Xavier publicada em

reportagem de Clementino Alencar em 1/5/1935

Fonte: Notáveis reportagens com Chico Xavier, Ide, Araras, 2002



Imagem: livro “Parnaso de Alem Túmulo”, página de rosto, 1932. FEB



Saulo Gomes na primeira entrevista com Chico Xavier

no ano de 1968. Fonte: Pinga Fogo, Saulo Gomes, InterVidas



Chico Xavier no primeiro Pinga Fogo 27-28/7/1971

Fonte: Pinga Fogo, Saulo Gomes, InterVidas


Fazenda Modelo nos anos de 1950. Pedro Leopoldo, MG. Arquivo Geraldo Leão



Pedro Leopoldo, MG, nos anos de 1930

Arquivo Geraldo Leão


Chico Xavier de terno preto com os colegas de trabalho na Fazenda Modelo. Dr. Rômulo Joviano, de camisa e gravata, com cabelos grisalhos, está de pé, ao centro. Foto do acervo de Geraldo Leão, Pedro Leopoldo, MG

Palestra com Manolo Quesada na A.E. Jacob São Paulo



Nesta quinta-feira (30/09/10) teremos a palestra de Manolo Quesada falando sobre "Errar é humano, Perdoar também".
Local - Associação Espírita Jacob
Endereço - Rua Aguapeí, 588 - Tatuapé
Horário - 20h



(Informação em email de Regina Bachega)

Programação especial dos 50 anos de fundação do Grêmio Espírita Atualpa Brasília, DF

GRÊMIO ESPÍRITA ATUALPA

(28 OUT 1960 - 28 OUT 2010)



Palestras Públicas e Eventos Artísticos

(A partir das 20h)



"Experiências Transpessoais" - palestrante Vitor Ronaldo

Abertura Musical com Abadia Amorim e Grupo Musical Emmanuel, a partir das 19h 40min.

04 OUT 10 (2ª feira)



"Kardec - Vida e Obra" - palestrante Jorge Hessen

Abertura Musical com Bete Lacerda, a partir das 19h 40min.

07 OUT 10 (5ª feira)



"Matrimônio e Amor" - palestrante Carmelita Indiano

Abertura Musical com Maycom Leal, a partir das 19h 40min.

11 OUT 10 (2ª feira)



"A Importância do Estudo, Trabalho e Caridade na nossa Vida" - palestrante Mayse Braga

Abertura Musical com o Quarteto Sintonia, a partir das 19h 40min.

14 OUT 10 (5ª feira)



"O Espírita perante as Transformações do Planeta" - palestrante André Ferreira

Abertura Musical com Cosme e Sandra, a partir das 19h 40min.

18 OUT 10 (2ª feira)



"Espiritismo, Marco de um Novo Tempo" - palestrante André Siqueira

Abertura Musical com Flávio Fonseca, a partir das 19h 40min.

21 OUT 10 (5ª feira)



Apresentação Musical "Nova Juventude & Convidados"

24 OUT 10 (domingo)



"O Poder da Arte na Educação do Espírito" - palestrante Conceição Cavalcante

Abertura Musical com a Banda Nova Juventude, a partir das 19h 40min.

25 OUT 10 (2ª feira)



"Os Objetivos da Casa Espírita na Sociedade Atual" - palestrante Sandra Borba

Abertura Musical com Jean Charlles, a partir das 19h 40min.

28 OUT 10 (5ª feira)



Apresentação da peça teatral "OBSESSÃO"

Abertura Musical com Marlene Cabrera

01 NOV 10 (2ª feira)



"A Casa do Caminho de Simão Pedro no Século XXI" - palestrante Raul Teixeira

Abertura Musical com UNICANTO (Coral Espírita da FeDF), a partir das 19h 40min.

04 NOV 10 (5ª feira)



LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS EVENTOS:

Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima

SGAS 610 CONJ D - Av. L2 Sul - Salão do Bl A



(Informação em email de Regina Moreira regina1108@gmail.com)

Palestra com Andrei Moreira pela Ame-VR Volta Redonda, MG



A Associação Médico Espírita de Volta Redonda (AME-VR) completou cinco anos de fundação. Em comemoração, a entidade realizará, no dia 2 de outubro, o Seminário ‘Cura e Autocura’ com o médico homeopata, escritor e presidente da AME-MG, Andrei Moreira. Na ocasião, o orador também fará o lançamento do seu livro de mesmo título. O evento acontecerá no Espaço Gacemss II, das 9h às 17h, com vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo email ame.voltaredonda@gmail.com

Data: 02/10/10 (sábado)

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Espaço GACEMSS II (Vila Santa Cecília – VR)

Vagas limitadas - Inscrições somente por email

(Informação em email de Giovana Campos, MG)

VIII Jornada da Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo Vitória, ES


(Informações em email de Giovana Campos)

Palestra em homenagem a Allan Kardec no N.E. Chico Xavier Carapicuíba, SP

PALESTRA ESPECIAL



EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSARIO DE NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC

03 OUTUBRO DE 1803

ALLAN KARDEC - VIDA E OBRA - COM JOSÉ CAMPANER

DIA 03 DE OUTUBRO - DOMINGO - 09:00 hs

NÚCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER

RUA ANTONIO CALIXTO FILHO, 17 - VILA DIRCE - CARAPICUIBA

ATRÁS DO MERCADO TODO DIA NA ROTATÓRIA DA INOCÊNCIO SERÁFICO - VILA DIRCE - ENTRADA ENTRE O MERCADO E A CONZIGÁS!


SEJAM TODOS BEM VINDOS

(Informação em email de ROGERIO FERNANDO SILVA fernandosilva_art@hotmail.com)

XXVIII Feira do Livro Espírita Belo Horizonte, MG




Feira na União Espírita Mineira
04 a 10 de Outubro
9h00 às 20h30 de segunda à sábado
9h00 às 18h00 no domingo

Feira na Rodoviária (Hall principal, próximo a Plataforma H)
15 a 26 de Outubro
9h00 às 20h30 de segunda à sábado
9h00 às 18h00 no domingo


PALESTRAS (de 19h30 às 20h30)

Segunda-feira 04/10/2010
Há Dois Mil Anos
Gilmar Trivelato

Terça-feira 05/10/2010
Ave Cristo
Wagner Gomes da Paixão

Quarta-feira 06/10/2010
Renúncia
Mateus Botelho

Quinta-feria 07/10/2010
Cinquenta Anos Depois
Afonso Chagas

Sexta-feira 08/10/2010
Contribuição da Obra de Chico Xavier
para a Evangelização Espírita Infanto-Juvenil
Rute Ribeiro - FEB

Sábado 09/10/2010
Paulo e Estevão
Gladston Laje

As palestras serão realizadas no auditório da União Espírita Mineira
Rua Guarani, 315 Centro - Belo Horizonte - MG
Telefone (31) 3201-3038

Realização:
União Espírita Mineira - UEM

Apoio:
Federação Espírita brasileira – FEB



(Informação em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

60º. Aniversário da S.E.E. 3 de Outubro São Paulo



A Sociedade de Estudos Espíritas "3 de Outubro" convida os amigos para a comemoração do seu 60º Aniversário, que acontece com a realização da Semana 3 de Outubro e a 20ª Feira do Livro Espírita. Do dia 02 ao 10 de outubro, você vai encontrar na sede da nossa casa mais de 2.800 livros espíritas com até 55% de desconto, além de palestras variadas em torno do tema "Família e Educação", ministradas por profissionais do direito, psicologia, jornalistas e escritores, sob o ponto de vista espírita. Confira a programação completa no arquivo em anexo e comemore conosco esses sessenta anos de dedicação e amor ao próximo.


Neyde Schneider

Presidente da S.E.E 3 de Outubro


Horários de funcionamento (entrada grátis): Segunda a sexta, das 13h00 às 21h30; sábado, dia 2/10, das 13h30 às 22h00; sábado, dia 9/10, das 10h00 às 22h00; domingo, das 8h00 às 17h00 – Rua Clélia, 669 – Lapa – Tel. 3672.9892 – 3673.1474.

(Informação em email de Giovana Campos)



Oficinas de Literatura Infanto-Juvenil e Jogos Espíritas São Paulo

31 de outubro de 2010 (domingo), das 14:30 às 18:30 horas

VAGAS LIMITADAS



Objetivo: demonstrar como usar a literatura e os jogos como ferramentas para a Educação Espírita Infanto-Juvenil.

Programa: avaliando livros e adequando-os à faixa etária; montagem de biblioteca circulante; ações de incentivo à leitura; adaptando jogos para uso em aula; criação de jogos espíritas; etc.

Informações e Inscrições: marthinharg@yahoo.com.br ou (11) 9765.1881.

Inscrições até acabarem as vagas e/ou até 24.10.2010 - R$ 5,00/lanche

Realização: Educadores Espíritas Infanto-Juvenis da USE SP e do CE Gabriel Ferreira.

Local: Centro Espírita Gabriel Ferreira (Rua Kaneda, 474 – Vila Maria – São Paulo/SP)



Como chegar de carro: Marginal Tietê – Ponte da Vila Maria – Av. Guilherme Cotching (até o final) – pegar subida, à esquerda: R. Mere Amedéa – na praça Cosmorama, pega à esquerda: Av. Alberto Byington (até o fim – passará por: Biblitoeca Vila Maria/esquerda – Praça Maria Montessori e Padaria Bole Bole/direita – bancos Bradesco e Itaú – lombadas – mercado Chinen) – no final da Av. Alberto Byington, virar à esquerda e, de novo, primeira à esquerda: você estará em frente ao Gabi (CE Gabriel Ferreira).

Como chegar de ônibus: No terminal de ônibus da estação Santana do metrô, pegar o ônibus 271 M/Santana – Parque Novo Mundo. Descer no ponto mais próximo ao Clube Cidade Thomaz Mazzoni. Em frente ao portão principal do clube, pegar pequena subida e virar à primeira à esquerda: você estará na rua do Gabi.



Por favor, divulguem a iniciativa em suas instituições e a outras Casas e Educadores Espíritas. Esta será a última atividade do setor em 2010.



Beijos.

Marthinha e galera do DIM/USE SP e Gabi



(Recebido em emails de USE/SP e Otávio Cunha)

Feira do Livro Espírita Bento Gonçalves, RS



(Informação em email de Giovana Campos)

Programação de palestras na Instituição Espírita Oficina de Luz Carapicuíba, SP



(Informação recebida via email de guamalher guamalher@gmail.com)

clique na imagem para ampliar

III Semana Cultural Espírita Bebedouro, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Taiúva, Terra Roxa, Viradouro

PROGRAMAÇÃO



Dia 19/out – 3a feira – das 19h00 às 22h00

Das 19h00 às 22h00 – XXX FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

ABERTURA SOLENE

Às 19h20 – CIA DE DANÇA ART MOVIMENTO – ARTSOL (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – ROGÉRIO COELHO (Muriaé/MG) – JESUS E A BOA NOVA

Local: Estação Cultura [antiga Estação Ferroviária] (Av. Antunes, s/n – Bebedouro)



Dia 20/out – 4a feira – das 14h00 às 22h00

Das 14h00 às 22h00 – XXX FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL: JORGE E JESSICA (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – JOSÉ ANTONIO LUIZ BALIEIRO (Ribeirão Preto/SP) – O RESUMO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Local: Estação Cultura [antiga Estação Ferroviária] (Av. Antunes, s/n – Bebedouro)



Dia 21/out – 5a feira – das 14h00 às 22h00

Das 14h00 às 22h00 – XXX FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – CORAL DO CPP e UNIMED BEBEDOURO (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – EDUARDO CROYS FELTHES (Barretos/SP) – EXPIAÇÕES COLETIVAS

Local: Estação Cultura [antiga Estação Ferroviária] (Av. Antunes, s/n – Bebedouro)



Dia 22/out – 6a feira – das 14h00 às 22h00

Das 14h00 às 22h00 – XXX FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – CORAL MUNICIPAL “MAESTRO PEDRO PELLEGRINO” (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO (Barra Bonita/SP) – SE NÃO HOUVER VENTO... REME!

Local: Estação Cultura [antiga Estação Ferroviária] (Av. Antunes, s/n – Bebedouro)



Dia 23/out – sábado – das 14h00 às 22h00

Das 14h00 às 22h00 – XXX FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – CORAL ALLAN KARDEC (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – TÁCITO SGORLON (Ribeirão Preto/SP) – DEUS: DO MACRO AO MICROCOSMO

Local: Estação Cultura [antiga Estação Ferroviária] (Av. Antunes, s/n – Bebedouro)



Dia 24/out – domingo – das 9h00 às 12h00

Das 9h00 às 12h00 – XXX FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Das 9h00 às 12h00 – ATIVIDADE COM A Escola de Evangelização “Allan Kardec” e o Grêmio Infantil “Nosso Lar” – CENTRO ESPÍRITA “DO CALVÁRIO AO CÉU”

CAMA ELÁSTICA PARA AS CRIANÇAS

Local: Estação Cultura [antiga Estação Ferroviária] (Av. Antunes, s/n – Bebedouro)



Dia 24/out – domingo – das 19h00 às 22h00

Das 19h00 às 22h00 – FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL: EDMILSON ESCHER (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – IBERÊ RODRIGUES FERNANDES (Bebedouro/SP) – O CRISTO CONSOLADOR

Local: Câmara Municipal de Taiúva (Rua Dom José Mattos Pereira, 12 – Taiúva/SP)



Dia 25/out – 2a feira – das 19h00 às 22h00

Das 19h00 às 22h00 – FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – GRUPO VOZES DO CORAÇÃO (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – JOSÉ CARLOS HORI (Jaboticabal/SP) – BEM AVENTURADOS OS AFLITOS

Local: Centro Espírita "Amor e Caridade" (Rua 7 de Setembro, 883 - Monte Azul Paulista/SP)



Dia 26/out – 3a feira – das 19h00 às 22h00

Das 19h00 às 22h00 – FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – SARAU COM VIOLÃO

Às 20h00 – ANDRÉ LUIZ IESI SOBREIRO (Severínia/SP) – FÉ RACIONAL

Local: Centro Espírita "Luz, Amor e Caridade" (Rua Luiz Guerreiro, 5 - Viradouro/SP)



Dia 27/out – 4a feira – das 19h00 às 22h00

Das 19h00 às 22h00 – FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL: CLEIDE ROMERO DE GIOVANNI (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – Aline Peres B. Visibelli (Bebedouro/SP) – A VIDA DE CHICO XAVIER

Local: Centro Comunitário (Rua Antonio Carlos de Camargo Andrade s/n – Jardim Real – Terra Roxa/SP)



Dia 28/out – 5a feira – das 19h00 às 22h00

Das 19h00 às 22h00 – FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 19h30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL: JORGE E JESSICA (Bebedouro/SP)

Às 20h00 – ORSON PETER CARRARA (Matão/SP) – MORTE: PARA ONDE VAMOS? QUEM VAI NOS RECEBER? O QUE OCORRE NO MOMENTO DERRADEIRO?

Local: Loja Maçônica (Rua Jorge Mello, 55 – Vila Caroni – Pitangueiras/SP)



Dia 29/out – 6a feira – das 19h00 às 22h00

Das 19h00 às 22h00 – FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Às 20h00 – CORAL ART MUSIK (Bebedouro/SP) e CORAL MUNICIPAL “FABIANO LOZANO” (São Joaquim da Barra/SP)

Local: Loja Maçônica (Rua Jorge Mello, 55 – Vila Caroni – Pitangueiras/SP)



A entrada é franca. Estamos nos esforçando para que o sucesso das duas primeiras se repita!

Esperamos você por lá... qualquer dúvida por favor escreva para usebebedouro@yahoo.com.br.



Departamento de Divulgação

USE - Intermunicipal de Bebedouro

Registro. Palestras com Francisco Ferraz Batista no Rio Grande do Sul


Francisco Ferraz Batista





Informações e fotos recebidas de Jorge Moehlecke



Francisco Ferraz Batista, Presidente da Federação Espírita do Paraná, esteve no Rio Grande do Sul no período de 23 a 26 de setembro realizando palestras nas seguintes cidades, Dois Irmãos, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.



Entrevista: Francisco Ferraz Batista para Revista Reformador, http://www.febnet.org.br/reformadoronline/pagina/?id=128











Legendas

Dois Irmãos

Santa Maria

Santa Maria

Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul

Samta Cruz do Sul

Porto Alegre


Porto Alegre


Ecologia

richardsimonetti@uol.com.br





1 – Organizações não governamentais de proteção ao meio ambiente advertem, enfaticamente, que o Homem poderá acabar com sua própria espécie se continuar perturbando a Natureza com seus desatinos. É possível que isso aconteça?

Está acontecendo. A poluição da atmosfera e dos mananciais de água e do oceano, a devastação das florestas, a dizimação de espécies animais e vegetais, são alguns dos crimes que o Homem vem perpetrando, principalmente a partir do século XX, revelando-se incapaz de conviver pacificamente com a Natureza. Os resultados serão desastrosos.



2 – E onde fica Deus nessa tragédia? Não pode o Criador conter a ambição e a estultice humanas?

Vale ressaltar que Deus nos dá o dom da Vida. A qualidade de vida é fruto de nossa iniciativa. A ecologia, que nos ensina a conviver pacificamente com o meio ambiente, pode ser considerada uma ciência do bem viver. É de fundamental importância que nos ajustemos à Natureza, para que não sejamos suprimidos por ela.



3 – E se isso acontecesse? O que seria da imensa população encarnada e desencarnada que evolui na Terra?

Certamente Deus arranjaria outro lugar para morarmos. Mas isso envolveria imensos transtornos. Antes que aconteça é imperioso que desenvolvamos uma consciência ecológica, aprendendo a respeitar a Natureza.



4 – As religiões podem contribuir em favor dessa consciência ecológica?

Podem e devem. Principalmente o Espiritismo, tem uma mensagem muito esclarecedora a respeito do assunto, falando-nos, inclusive, de uma ecologia espiritual, que deve merecer nossa atenção, em favor do bem-estar humano.



5 – No que consiste essa ecologia espiritual?

Nossas ações afetam o ambiente físico. Nossos sentimentos afetam o ambiente psíquico, com vibrações que, em conjunto, envolvendo bilhões de Espíritos encarnados e desencarnados, formam a atmosfera psíquica em que estamos mergulhados.



6 – Não é boa?

Diria que é muito ruim. Diz Emmanuel, o mentor espiritual de Chico Xavier, que a Terra é chamada planeta das faixas escuras, em virtude do baixo padrão vibratório da maioria de seus habitantes, ainda mais próximos da animalidade do que da angelitude.



7 – Seria o chamado umbral, a que se refere o Espírito André Luiz, em seus livros?

Exatamente. Uma de suas surpresas, no Além, foi constatar a existência dessas faixas, habitadas por Espíritos atormentados, não preparados para a Vida Espiritual. Os teólogos medievais intuíram a sua existência ao falar sobre o purgatório.



8 – Como podemos contribuir para o exercício de uma ecologia espiritual, de maneira a reduzir a densidade do umbral e, principalmente, nos livrarmos de indesejável estágio por aquelas paragens?

É só imitar cidades como Nosso Lar que, não obstante situadas em plena zona umbralina, possuem uma atmosfera psíquica livre desses miasmas mentais. Isso porque todos os seus habitantes assumem o compromisso de agir com integridade e respeito à própria consciência, exercitando os valores do Evangelho e a disposição de servir.

Depois de quatro semanas, está finalizada a filmagem de O Filme dos Espíritos

Palestra com João Xavier de Almeida de Portugal Disponível no link abaixo



João Xavier de Almeida

Foto do link



Olá amigos,



Encontra-se disponível a palestra efetuada por João Xavier de Almeida (Presidente da Mesa da Ass-Geral da ADEP e ex-presidente da FEP), no Centro de Cultura Espírita, em Caldas da Rainha, Portugal, em 24 de Setembro de 2010, subordinada ao tema "O Espiritismo na minha vida", relatando casos muito interessantes da sua vida espírita, autêntico repositório de dados históricos, em forma de áudio.

Desde os primórdios da sua vida aos dias de hoje, a sua sabedoria, as suas experiências, casos acontecidos com ele e com a mediunidade de Divaldo Franco, o pós-25 de Abril, esta palestra ficará como um registo importante para a história do movimento espírita português.



Pode ouvi-la em http://www.ccespirita.org/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=204 em palestras, download palestras.



José Lucas



(email de jcmlucas@gmail.com repassado por Nuno Emanuel)

Feijoada Beneficente em Zurich (Suíça) em prol da S.E. Joanna de Angelis de Juiz de Fora, MG



(Informação em email de Ademir Mendes)

Palestras com Jamiro dos Santos Filho Outubro 2010


DIA: 4



GRUPO DE ESTUDOS A CAMINHO DA LUZ

Rua Dr Fernando Costa N. 1023

Vila Couto

Cubatão

Horário: 20.00



DIA: 5



CENTRO ESPÍRITA JESUS É O CAMINHO

Rua Arminda de Lima N. 403

Guarulhos

Horário: 20.00



DIA: 6



SOCIEDADE ESP. PEQUENINOS DE JESUS

Rua Augusto José Avancini N. 135

Jardim São Jorge São Paulo

Horário: 20.00



DIA: 7



CENTRO ESPÍRITA LÍRIO BRANCO

Rua Joaquim Nabuco N. 525

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00



FAVOR DIVULGAR!!!!



(Informações em email de Regina Bachega)


Sobre a não indicação do Filme Nosso Lar ao Oscar

Amigos,

Acompanho o Oscar a algum tempo e conheço um pouco do que a "Academia" considera para suas premiações e, de fato, já esperava que Nosso Lar e Chico Xavier não fossem indicados.
Posso listar alguns dos fatos que provavelmente influenciaram. Minha intenção é apenas tentar confortar:

1 - O Oscar é uma premiação americana e os americanos são protestantes. Por lá, médium é sinônimo daqueles caras que prometem falar sobre vidas passadas em troca de dinheiro e cujas imagens aparecem em gifs no orkut.
2 - Filme estrangeiro premiado, normalmente, tem cunho político. Lembram quando "Central do Brasil" perdeu o Oscar para "A Vida é Bela". Por isso o filme do Lula foi indicado.
3 - Alguns amigos espíritas disseram que o filme do Chico ficou muito semelhante a "O Sexto Sentido", e provavelmente, outros tiveram esta impressão, o que justifica a exclusão do filme do Chico
4 - Quanto a Nosso Lar, uma vez que o cunho religioso não impressionaria pessoas com pouco contato com o espiritualismo, eles devem observar a obra apenas como ficção científica. E, concordemos, sob a ótica de ficção científica, Nosso Lar não pode ser considerado inovador.

Logo, pelas razões citadas acima, o Oscar muito improvavelmente cogitaria um desses filmes e por isso eles não foram indicados. Mas, isto não é motivo de decepção, pelo contrário, serve para lembrar que o Brasil, o país que levou 1 milhão de pessoas na primeira semana para ver o começo da "saga de André Luiz", é a "Pátria do Evangelho". Além disso, uma premiação para uma obra de Chico Xavier, que nunca aceitou títulos e honrarias, além de não ter levado o Nobel da paz, tiraria a simetria de humildade e trabalho desinteressado dele.

Então, que a frustração se torne alegria, porque, se Chico não foi recompensado na Terra, ele será no Céu (ou em Nosso Lar), certo? ;D

Atenciosamente,
Eder Santana



(Texto em email de Eder Santana repassado pelo CEHC)

Noite de autógrafos com Wagner de Assis São Paulo


(Informação em email de USE/SP)

Palestras no G.F. Espírita Irmão Tobias Santo Antonio do Jardim, SP

Caros irmãos encaminho programação de palestras que serão efetuadas em nosso

Grupo de Fraternidade Espírita "Irmão Tobias em Santo Antonio do Jardim -SP:

Data 16/10/10 SABADO

Horário às 20:00

Tema:" AMBIENTE ESPIRITUALIZANTE"

PALESTRANTE : DR. LUIZ EDUARDO DOS SANTOS MATTOS

MÉDICO CLINICO HOMEOPATA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA



DATA : 11/12/10 SABADO

HORÁRIO: ÁS 20:00

TEMA:"CHICO XAVIER, ONTEM, HOJE E SEMPRE"

PALESTRANTE: DR. VLADIMIR JOSÉ MASSARO

MM. JUIZ DE DIREITO DE CACONDE

FICAREMOS MUITOS FELIZES COM A PRESENÇAS DOS QUERIDOS IRMÃOS (AS), SOLICITO A POSSIBILIDADE DE DIVULGAREM AS PALESTRAS.

(Informações em email de Otávio Cunha)



Outubro Mês de Kardec Três Lagoas, MS


(Informação em email de Luizinho)

Palestra com Allan Kardec Silva Valparaizo, SP



O orador Allan Kardec SILVA, DE UBERABA, MG, estara proferindo palestra no C.E. Paz e Felicidade, em valparaizo, sp, no dia 5 de outubro de 2010, às 20 horas. Endereço: RUA KUNIRIKI ARIKI Nº 449, FONES :(18) 91288119, 3401.1232 OU 34013405. Ao final da palestra será servido jantar.

Registro: palestra com Heloisa Pires no Maria Benta São Paulo



Texto e fotos recebidos de Walter Panisi



A Congregação Espírita Maria Benta recebeu na noite de 27/09/10 a nobre amiga Heloisa Pires, espírita renomada, conferencista nacional e internacional, filha do saudoso José Herculano Pires. Ela com sua larga experiência abordou a obra de Leon Dennis, deixou clara a importância daquele vulto para a doutrina. A parte artística ficou por conta do Coral Cantares, que através da sua música divulga a doutrina espírita fazendo apresentações em diversos eventos espíritas ou não espíritas, com a venda de seu CD ajudam a manter a Casa Transitória do Caminho (albergue noturno). Realizam seus ensaios aos domingos das 18:00 às 20:30 horas no Lar Espírita Luz e Amor, localizado na Rua Castro Alves, 165, Jardim Marão, Diadema, telefone 4056.2003. A apresentação foi repleta de muita paz e alegria. Já estamos aguardando um breve retorno.





Legendas: Heloisa Pires, Coral Cantares e Heloisa com participantes

Feira do Livro e Dia Municipal do Espiritismo Limeira, SP



(Informação em email de Lucia Helena Rodrigues da Silva luciaspumoni@gmail.com)

Encontro “Conversando com Nazil Canarin Jr” Será transmitido pela Internet Bauru, SP

Prezados irmãos

Estamos encaminhando em anexo o folheto de divulgação do nosso encontro Conversando com Nazil Canarin que será realizado neste sábado dia 02 de Outubro a partir das 13:30 horas e será transmitido pela internet através do endereço: www.chicoxavierbrasil.com e qualquer pessoa poderá acessar durante o evento sem necessidade de senha.



Pedimos que nos ajude a Divulgar.
abraços
Equipe coordenadora


Programa Simples Expressão com Alamar Régis de Carvalho TV Mundi

DIVULGAÇÃO - CONVITE



TODAS QUINTAS-FEIRAS - ÁS 15:30 H ASSISTA PELA WEB - WWW.TVMUNDI.COM.BR AO VIVO , O PROGRAMA SIMPLES EXPRESSÃO APRESENTADO POR ALAMAR RÉGIS DE CARVALHO

SEMPRE COM CONVIDADOS ABORDANDO ASSUNTOS REFERENTES

AO COTIDIANO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.

DIA 30/SET - ESTARÁ SENDO RECEBIDO PARA COMENTÁRIOS E RESPONDER PERGUNTAS DOS EXPECTADORES, POR TELEFONE OU POR E-MAIL O EXPOSITOR E EDITOR DA REVISTA ESPÍRITA "INFORMAÇÃO" WWW.REVISTAINFORMACAO.COM.BR - SR. LUIZ ARMANDO DE FREITAS FERREIRA.

DURANTE O PROGRAMA SERÃO SORTEADOS LIVROS DE CHICO XAVIER E OUTROS BRINDES PARA OS QUE PARTICIPAREM POR TELEFONE OU E-MAIL.

ABRAÇOS A TOOS!!!

AEPC/



(Informação em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Seminário de Mediunidade Belo Horizonte, MG

DOM – Departamento de Mediunidade do 10º CRE – Zona Metalúrgica

TEMA: Mediunidade. Ontem, hoje e amanhã.



DATA: 17 de Outubro de 2010

HORÁRIO: 8:00 às 13:00 hs



LOCAL: Centro Espírita Antônio Barbosa Chaves (ABC)-Rua Iça, 960 - Bairro Cachoeirinha

(Referência: Atrás do Hospital Belo Horizonte)

Inscrições: AMEBH c/Fátima todas as terças e quintas de 13 às 18 hs pelo telefone: 3427.4265 ou pelo e-mail: fatima@amebh.com.br



Abordagem:

A mediunidade na Antiguidade

o A mediunidade no Hiduismo, Antigo Egito, Suméria, Babilônia, Grécia antiga, Roma e Celtas;
o A mediunidade na Bíblia;
o Evidências da presença Espiritual na História.
* Mediunidade no Novo testamento
o A mediunidade na aparição dos anjos
o Mediunidade na ação dos demônios (espíritos maus)
o A mediunidade no apostolado
o A mediunidade como era “transmitida”
o A mediunidade como os dons do Espírito

Expositor: Ibraim Filogôneo Neto



* Kardec e o Livro dos Médiuns
o Os Espíritos
o As Manifestações Espíritas

 A mediunidade de Chico Xavier

* A infância e os primeiros contatos
* Chico Xavier e Emmanuel
* As diversas mediunidades de Chico Xavier
* Os livros
* Chico Xavier - 100 anos

· A mediunidade do futuro

o Mediunidade com Jesus

o O tipo de mediunidade predominante



Expositor: Juselma M. Coelho



Durante o seminário os organizadores estarão recebendo perguntas (referente ao tema), por escrito,

dos participantes do seminário para seleção, e respostas dos participantes da mesa, ao final do seminário.



Convidados que participarão da mesa de respostas:

Márcio Pacheco de Melo – Presidente da AME/BH

Augusto César Silva – Coordenador do DOM do 10º CRE

Juselma Maria Coelho – Presidente do CEM de BH e Expositora do 2º tempo



PÚBLICO ALVO: Espíritas e Simpatizantes





(Informação em email de Norberto e Fatima)

Registro. Realizado o Encontro Estadual de Trabalhadores do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS

Texto e fotos recebidos da URE Nova Andradina



Registramos o Encontro Estadual dos Trabalhadores do Mato Grosso do Sul, que foi realizado nos dias 25 e 26/09, no Centro Espírita “Caminheiro de Jesus” na cidade de Campo Grande-MS. Estiveram presentes a palestrante Sandra Borba do Rio Grande do Norte com a tema “Paulo de Tarso Modelo de Trabalhador Cristão” e o jornalista André Trigueiro comentando sobre seu livro “Ecologia e Espiritismo”. Compareceram representantes de várias cidades pertencentes ao âmbito da Federação Espírita do Mato do Sul.

Que a Paz de Jesus esteja presente em nossos corações.

Adriana Braga DCSE

Feira do Livro Espírita e palestra comemorativa dos 50 anos de fundação da Instituição Nosso Lar. Araçatuba, SP

FEIRA DO LIVRO

Grande queima de estoque e preços promocionais

Dias: 06, 07, 08 e 13, 14 e 15 de Outubro de 2010

Local: Salão de Eventos da Instituição “Nosso Lar”

Rua São Vicente 290 – Bairro São Vicente – Araçatuba

horario da Feira do Livro: 19:00 às 21:30 Horas





Rolando Perri Cefaly (Rolandinho)

Fundador da Instituição Nosso Lar



Comemoração 50 Anos de Fundação da Instituição “Nosso Lar”



Palestra com apresentação musical de

André Bordini

Dia: 10 de outubro de 2010 (domingo)

às 10 horas

Local: Instituição “Nosso Lar”

Rua Emília Santos 985 – Bairro Planalto - Araçatuba



(Informações em email da Instituição Nosso Lar)