BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Hora do Testemunho

Ary Brasil Marques



Religiosos dos mais diferentes credos, expositores espíritas, pastores protestantes, padres católicos e um número infinito de líderes dos diversos ramos de pensamento, divulgam suas idéias e procuram levar as outras pessoas a seguir os ensinamentos que por certo levarão os mesmos à salvação.

O trabalho desses líderes é muito louvável pois todos eles têm a intenção de ajudar os outros lhes passando conceitos que para cada um deles são a pura verdade e isso servirá de instrumento capaz de proporcionar ao semelhante um futuro melhor. A verdade muda a medida que evoluímos e todos possuem uma parcela dela.

Divulgar o que é bom só traz aos seus autores bem estar, embora nem todos que praticam isso o fazem sinceramente, e dentro de toda essa situação há pessoas que se aproveitam para tirar proveito próprio.

Um dia todos nós iremos nos defrontar com a hora do testemunho. Falar é fácil, o difícil é aplicar o que falamos no momento difícil, na hora da dor, quando somos chamados a provar nossa fé e a verdade de tudo aquilo que dissemos aos outros.

A hora do testemunho é semelhante às provas e exames que os estudantes fazem ao final de cada ano letivo. Só passarão os alunos que estiverem em condições de conhecimento e de experiência de toda a matéria escolar que lhes foi ministrada no ano letivo.

Aqueles que utilizam a palavra para ensinar têm uma grande responsabilidade, pois centenas de pessoas seguiram os seus ensinamentos e os têm como exemplos de vida. A maneira com que procederem na hora do testemunho vai trazer a prova de que os conceitos passados a outrem são verdadeiros.

Na hora do testemunho temos que mostrar ao mundo que somos filhos de Deus, que Ele é o nosso pai amantíssimo e que criou a todos nós destinados à felicidade e à plenitude, que somos imortais e que nossa passagem na Terra é efêmera. Temos que agir como ensinamos nosso semelhante, com confiança, com firmeza, com a certeza de que tudo na vida passa e que o importante é a bagagem espiritual que preparamos para quando partirmos para outra etapa de nossas vidas.

Até aqui conduzimos, agora deveremos ser conduzidos. Vamos por em prática aquilo que aprendemos. Ergamos nossa cabeça, vamos em frente, firmes, confiantes, sem medo. A vida continua, com ou sem a nossa presença. O futuro será radioso, pois não há morte. Essa certeza nos dará recursos para vencer todos os obstáculos, inclusive as doenças do corpo físico. Vamos testemunhar nossa fé.

SBC, 25/09/2010.

Sobre a indicação do filme “Lula – O Filho do Brasil” para concorrer a vaga ao Oscar.



Texto de Joana Abranches, Vitória, ES





Joana Abranches

Do blog Amigo Espírita







Queridos companheiros espíritas,



Diante do e-mail recebido (abaixo) onde se questiona os motivos pelos quais o filme "NOSSO LAR" foi preterido, em detrimento da indicação do filme "Lula - O Filho do Brasil", para representar o Brasil na concorrência ao Oscar de melhor filme estrangeiro, me senti no dever de me manifestar no sentido de, acima de qualquer coisa, refletirmos lucidamente sobre o assunto antes de, enquanto representantes do movimento espírita, assumirmos atitudes impulsivas e precipitadas.



Creio que devemos ver esse fato sem fanatismo, nem religioso, nem político, ou seja, de forma neutra e sensata, como veria Kardec.



A nossa "praia" é Espiritismo, e não cinema. Não somos críticos, nem especialistas para julgar se o critério utilizado foi político ou se foram levados em conta não os custos e sucesso de bilheteria, mas as possibilidades de se ganhar a estatueta como melhor filme estrangeiro pelo interesse (lá fora), em termos culturais, do tema abordado. Vamos a algumas ponderações:



1 - Sejamos honestos. A expressiva votação de Nosso Lar, através da enquete que lhe conferiu o primeiro lugar na preferência popular, se deu porque nós espíritas nos mobilizamos através de uma campanha por e-mail, se não fosse por isso, com certeza tal fato não teria acontecido



2 - Amor à Doutrina e alegria por ela estar na mídia à parte... Adoramos NOSSO LAR!!! Produção muito bem cuidada... um ótimo instrumento para divulgação do pensamento espírita e tal... mas como tema, não tem representatividade e nem despertaria interesse maior, em nível internacional, que um filme como "Lula - O Filho do Brasil", que é quase um documentário sobre um lider operário que se tornou um dos ícones políticos da America Latina, com projeção e respeito internacional. Portanto, é preciso entender que se para nós, espíritas, o filme tem um peso muito grande, já para o mundo materialista, não. Para os que atuam na área da cinematografia, o filme do Lula tem o mesmo peso de filmes como "Fidel", "Ghandi", etc... que são personagens importantes na história do mundo e que despertam interesse, pela forte carga ideológica que carregam. Já os filmes de caráter religioso, a não ser épicos muitíssimo bem feitos e pra lá de milionários em produção, como Bem-Hur, O Gladiador e outros (que são excessão), não tem a mesma força de penetração numa sociedade materialista que quer, culturalmente, discutir a dinâmica do mundo atual em si, e não "divagar" pelo extrafísico ( a não ser pelos caminhos da ficção científica).

3 - Em vista disso, tentando ver com o olhar comercial dos homens que entendem de cinema, verificaremos que as chances que o filme sobre o Lula tem de ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro são muito maiores do que as que teria "NOSSO LAR", pois inclusive o próprio Lula e o Brasil estão num bom momento lá fora... e o filme é pura história, baseada em fatos materialmente reais e com um apelo social muito forte. Já o "NOSSO LAR", em termos competitivos, receberia o carimbo de sectário e, apesar de forte aqui no Brasil, teria resistências em um mundo global onde ninguém sabe direito ainda o que é Espiritismo e onde religião e política se misturam.... Um exemplo disso é que os filmes brasileiros que chegaram mais perto do Oscar (Central do Brasil e Cidade de Deus), tinham uma temática social, mais Terra a Terra, que é a língua que eles ainda entendem e valorizam lá fora (e aqui também, ainda) em termos de arte. A verdade é que estamos dando ainda os primeiros passos para mudar essa cultura materialista, isto é, para que se valorize a espiritualização da arte. E, fica óbvio, a qualquer observador mais atento, que há todo um projeto, toda uma mobilização espiritual para que não paremos por aí. É imperioso, portanto, abandonar o ôba ôba, a utopia de que as coisas funcionam como num passe de mágica, e pisarmos no chão da realidade com um pouco menos de imediatismo... e um pouco mais de humildade.

4 - Como o objetivo da cinematografia nacional não é divulgar o Espiritismo (este é o nosso objetivo e não o deles) e sim ganhar o prêmio (visão materialista), possivelmente escolheram o que julgaram ter mais chance de vencer, mesmo porque a enquete era só pesquisa de opinião e não condição "sine qua non" para a indicação. Em momento nenhum da enquete tinha alguma informação de que o mais votado seria o escolhido. Então não fomos ludibriados.

Isto posto, fica aqui o nosso apelo à reflexão de todos, para que não transformemos isso numa "guerra santa", para que não saiamos por aí divulgando suposições regidas pela nossa frustração, sem nenhuma comprovação de que sejam ou não verdadeiras; para que não comprometamos a reputação da Doutrina Espírita através de comportamentos mesquinhos que se igualam aos que qualquer materialista ou fanático de outras denominações teriam.

Pelo contrário, alegremo-nos pelo êxito do filme, irrefutável sob o aspecto espiritual. Através dele, milhares e milhares de criaturas foram beneficiadas com a divulgação do pensamento espírita.

Por fim, conclamamos os companheiros a lembrar Jesus, lá no nosso velho conhecido e tão estudado Evangelho, para que seus ensinamentos saiam dos nossos numerosos grupos de estudo para a verdadeira prática, ou seja, a consciência de que aqueles que cumprem os deveres cristãos que lhe competem aqui na Terra, não têm necessidade de receber nenhum outro "galardão".

Afinal, como espíritas, qual é o galardão que realmente almejamos? Qual o galardão que realmente nos importa?

Pensemos nisto!!!

Meu carinho a todos,

Joana Abranches

Vitória/ES



(Recebido em email de Nuno Emanuel)



Evento Beneficente Santo André, SP

Trata-se de um evento para arrecadar alimentos

para a tribo de índios KARIRI CHOCO, DO ESTADO DE

Alagoas que perderam tudo com as enchentes que

aconteceram na região .

(Informações em email de Ademir Mendes)





A influência das novelas da Globo

Leia a matéria de O Consolador aqui: http://www.oconsolador.com.br/ano4/177/cartaaoleitor.html



(Colaboração Nuno Emanuel)

Curso de Espiritismo online


Curso de Espiritismo online

www.cpdocespirita.com.br/moodle



Atendendo a pedidos, com uma programação de atividades mais "light", demos início à semana 3 do Módulo 7 - Mediunidade,

cujo tema central é o Animismo e o Espiritismo

Tutor: Ademar Arthur Chioro dos Reis

Ainda dá tempo de participar.



O webcurso visa o aprendizado do espiritismo com o uso da internet, sua participação é importante: mantenha as tarefas em dia e, sempre utilize o fórum para expor suas idéias e questionamentos.



Programe-se para participar efetivamente!!!



Qualquer dificuldade, entre em contato!

Mauro Spinola: contato.cpdocespirita.com.br



Para confirmar sua participação no módulo 7 acesse: www.cpdocespirita.com.br/moodle

Aparecerá à direita, entre parenteses, a palavra Acesso. Clique e em seguida coloque seu nome de usuário e a senha.

O nome de usuário corresponde à parte inicial do seu email, por ex. email: menus@terra.com.br, então o meu nome de usuário é menus

Atenção, se o seu email possui caracteres especiais, como em jo_fac, eles deverão ser eliminados. Nesse exemplo o nome de usuário seria: jofac.

A senha inicial é 123456, você deve trocá-la imediatamente por outra de sua preferência.



visite a nossa página

http://www.cpdocespirita.com.br



(Informação em email de Arthur Chioro arthur@iron.com.br)

Curso de Gestão de Centro Espírita Nova Andradina, MS



Fundada em 31 de março de 1979



UNIÃO REGIONAL ESPÍRITA DE NOVA ANDRADINA

Nova Andradina, 05 de Agosto de 2010.

Caro Confrade,

No dia 24 de Outubro do presente exercício, daremos continuação e enceramento do Curso de Gestão de Centro Espírita, destinado a todos os trabalhadores dos centros. O curso será administrado por Maria Madalena com enfoque nas apostilas da FEB Gestão Centro Espírita, unidades IV e V tratando os temas O dirigente espírita e os colaboradores e O dirigente espírita e seu processo de trabalho.

Local do curso Sociedade Espírita Amor Verdade e Justiça, sito a Rua Luiz Antonio da Silva nº 1542, Nova Andradina - MS

9h – Abertura e apresentação do conteúdo

10h30 – Intervalo

10h45 – Participação dos centros

12h00 – Encerramento

Certo de podermos contar com a presença de todos para a união e o fortalecimento do trabalho na Seara do Mestre.





Fraternalmente

Altair Flores

Coordenadora



(Informação da URE Nova Andradina)


Jornada 2010 da AME-SP São Paulo


(Informação em email da AME-SP)

Palestras no Grupo de Fraternidade Espírita “Irmão Tobias” Santo Antonio do Jardim, SP

Caros irmãos encaminho programação de palestras que serão efetuadas em nosso Grupo de Fraternidade Espírita "Irmão Tobias em Santo Antonio do Jardim -SP:



Data 16/10/10 SABADO

Horário às 20:00

Tema:" AMBIENTE ESPIRITUALIZANTE"

PALESTRANTE : DR. LUIZ EDUARDO DOS SANTOS MATTOS

MÉDICO CLINICO HOMEOPATA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA







DATA : 11/12/10 SABADO

HORÁRIO: ÁS 20:00

TEMA:"CHICO XAVIER, ONTEM, HOJE E SEMPRE"

PALESTRANTE: DR. VLADIMIR JOSÉ MASSARO

MM. JUIZ DE DIREITO DE CACONDE





FICAREMOS MUITOS FELIZES COM A PRESENÇAS DOS QUERIDOS IRMÃOS (AS), SOLICITO A POSSIBILIDADE DE DIVULGAREM AS PALESTRAS.



(Informações em email de Elaine Menato)

Seminário da AJE “O exercício da autoridade com humildade” Osasco, SP

(Informação recebida em email de Eventos - USE Municipal de Osasco eventos@use-osasco.com.br)


Palestras com Agnaldo Paviani Outubro 2010



DIA: 1

GRUPO FRATERNAL FRANCISCO DE ASSIS

Estrada Galvão Bueno N. 5.143

Bairro Batistine

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

DIA: 2

GRUPO ASSISTENCIAL SEM FRONTEIRAS

Rua Frei Durão N. 579

Ipiranga

SEMINÁRIO: RELACIONAMENTO NA CASA ESPÍRITA

Horário: 9.00 às 12.00

E



CENTRO ESPÍRITA FRATERNIDADE DE LUZ

Rua Dr Almeida Abbade N. 18

Cangaiba

SEMINÁRIO: O CENTRO ESPÍRITA E AS NOVAS METODOLOGIAS

Horário: 15.00 às 18.00

DIA: 3

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE BENÇÃO DE PAZ

Rua Lutécia N. 679

Vila Carrão

Horário: 11.00

DIA: 4

FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO PEDRO

Rua João Escudeiro N. 115

Vila Euclides

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

DIA: 14

CENTRO ESPÍRITA SEARA DE LUZ

Rua Benedito C. Filho N. 65

Jardim Beatriz

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

DIA: 15

COMUNHÃO ESP. C. AUTA DE SOUZA

Rua Guaramembé N. 71

Jardim Umarizal

Campo Limpo

Horário: 20.00

DIA: 16

II ENCONTRO ESPÍRITA

CENTRO ESP. BENÇÃO DE PAZ

Rua Lutécia N. 679

Vila Carrão

Horário: 11.00

E

CENTRO ESPÍRITA FORÇA E LUZ

Rua Poços N. 207

Belém

SEMINÁRIO: MÉDIUNS: COMO ESTÃO? PARA ONDE VÃO?

Horário: 15.00 às 18.00

DIA: 17

I HUMANIZAR DE GUARULHOS

CENTRO MUNICIPAL ED. ADAMASTOR

Auditório: 4

Av. Monteiro Lobato N. 734 Macedo

Guarulhos

Horário: 9.00 e 13.30



PROGRAMA RÁDIO BOA NOVA: FALANDO FRANCAMENTE

SEXTA-FEIRA 16.00 Hs

www.agnaldopaviani.com.br

ENTREMÉDIUNS – 22-23 e 24-10 de 2010

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO www.editorasintonia.com.br



(Informações em email de Regina Bachega)


Palestra com José Maria Medeiros na AEVV Araçatuba, SP


Inauguração das Novas Instalações do Hospital do Pênfigo Uberaba, MG

CONVITE

A Direção, Funcionários do Hospital do Pênfigo e AVLARCA (Associação de Voluntários do Lar da Caridade) têm o prazer de convidar para:

Inauguração das Novas Instalações do Hospital do Pênfigo; Lançamento do Selo dos Correios e Telégrafos em Homenagem à Dona Aparecida.

Dia 30 de setembro de 2010 às 19horas

Local: Rua João Alfredo, 437 – B. Abadia. Uberaba-MG

“Que esta data marque o exemplo maior de nossa querida Dona Aparecida frente aos trabalhos desta Instituição.”

Atenciosamente,

Ivone Aparecida Vieira da Silva

Presidente do Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo



(Informação recebida em emails de Elizeth Corona, Otávio Cunha e Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC)







Leia sobre dona Aparecida acessando:

http://www.universoespirita.org.br/entrevistas/benedita_ismael_gobi_v2.htm

Seminário sobre Mediunidade com Clayton Levy São Paulo



(Informação recebida em email de Eventos - USE Municipal de Osasco eventos@use-osasco.com.br)

IV Encontro Espírita de Taboão da Serra e Região


(Informação em emails de Regina Bachega e Mauro Santos)

Palestras públicas na Casa da Caridade Araçatuba, SP




IV Fórum do Livre Pensar Espírita João Pessoa, PB



(Informação em email de cepabrasil@grupos.com.br; em nome de; neventon@gmail.com)

IV Encontro Espírita de Taboão da Serra, SP




Queridos amigos e irmãos,

Com muita alegria iniciamos a divulgação do IV Encontro Espírita de Taboão da Serra e Região, que ocorrerá no próximo dia 24/10/2010. Sua presença e participação é muito importante por isto esperamos você lá. Este ano o tema é: Mediunidade, vida e você onde os expositores José Maria Medeiros e Valdomiro Vieira, tratarão deste assunto com muito conhecimento e alegria mostrando que a mediunidade está em toda parte e é um atributo natural do ser humano. No local haverá lanchonete e venda de livros pela Distribuidora Sinal Verde. Para alegrar e emocionar a todos o Allan Vilches comandará a parte artística.

Segue o cartaz para a divulgação. Até lá!

Fraternalmente,

Mauro A. Santos
Comissão Organizadora / U.S.E. Distrital Pinheiros

Nosso Lar" lidera as bilheterias no Brasil mais uma vez



Leia a noticia aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/804991-nosso-lar-lidera-as-bilheterias-no-brasil-mais-uma-vez.shtml

Divaldo Franco em Roteiro Doutrinário no Rio Grande do SUL. NOVO HAMBURGO

No período de 17 a 20 de setembro de 2010, Divaldo Pereira Franco ministrou quatro minisseminários em solo gaúcho.

No dia 18, em Novo Hamburgo/RS, apresentou o tema Em Busca da Verdade, no Centro de Eventos da FENAC – Feiras e Empreendimentos Turísticos. Mais de seiscentos ávidos inscritos participaram do trabalho expositivo de Divaldo Franco.

Ao chegar ao Centro de Eventos, Divaldo foi entrevistado pela imprensa local e, como os interessados fossem em número expressivo, continuou atendendo aos diligentes representantes da imprensa durante os autógrafos costumeiros que concede.

O evento, promovido pela Sociedade Espírita Em Busca da Verdade e pela Horta Comunitária Joanna de Ângelis, ambas comemorando 50 e 20 anos de fundação, respectivamente, teve a presença, compondo a mesa diretiva, do Prefeito Tarcísio Zimmerman; da associada fundadora da S.E. Em Busca da Verdade, Marly Jaeger; da Presidente da Horta Comunitária Joanna de Ângelis, Laura Pruch, e de Nilton Stamm de Andrade, Presidente do Conselho Regional Espírita da 2ª Região/FERGS.

Na cerimônia de abertura houve a entrega de troféus às Instituições que comemoravam suas datas de fundação e, naturalmente, a Divaldo Franco, em agradecimento.

Apoiando-se no pensamento de Plotino, nobre filósofo da doutrina neoplatônica, que afirmava que a verdade pode ser encontrada, Divaldo Franco levou o público a refletir sobre essa temática, oferecendo a oportunidade de maior compreensão, quando discorreu sobre o trabalho e as conclusões que os pensadores, de todas as épocas, legaram à Humanidade.

O medo, a ira e o amor, segundo concepção de Emilio Mira y Lopes, sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo, são as primeiras emoções da criatura humana, e dessas se derivam todas as demais, abordando Divaldo aspectos de cada uma delas.

Os pensamentos de Allan Kardec e de Carl Gustav Jung, entre outros, foram utilizados por Divaldo Franco para enriquecer sua explanação Em busca da verdade para que a criatura humana atinja o objetivo essencial da vida: a autoiluminação.

Aprofundando a temática, Divaldo Franco apresentou a estrutura bipolar do ser humano. E, nesta dualidade existencial do ego/self, do anima/animus, da sombra/luz, o bem/mal a criatura vai se estruturando para a plenitude, o amadurecimento psicológico.

Finalizada a primeira parte e, após breve intervalo, Divaldo retomou o assunto. Agora para apresentar, com o auxílio de slides em PowerPoint, a Parábola do Filho Pródigo. Nessa parábola, Divaldo trabalhou as questões do encontro e do autoencontro.

Elucidando, Divaldo Franco discorreu brevemente sobre o Código Penal da Vida Futura, composto de 33 artigos, constante na obra O Céu e o Inferno, detendo-se no art. 16, cujo espírito é arrependimento, expiação e reparação.

Baseando sua abordagem sobre a Parábola do Filho Pródigo, retratada na tela de Rembrandt, exposta no Museu Hermitage, em São Petesburgo, na Rússia, o orador informou que é um rico manancial de informações psicológicas, dissecando-a em seus significados e símbolos.

Analisou os significados da mão do pai, das vestes do filho, das sandálias, do contato da mão sobre a pele, do rosto do filho de encontro ao peito do pai, dos pés, das testemunhas, do rosto da mãe, do irmão mais velho que ficou em casa, etc. A Parábola do Filho Pródigo é todo um conjunto de lições psicoterapêuticas e filosóficas, de cunho moral e espiritual incomum.

Segundo Joanna de Ângelis, somente no amor está a felicidade, porque nele se haure vida e vida em abundância, facultando o encontro com a consciência de si, o autoencontro com o Self.

Finalizado o minisseminário, os aplausos irromperam espontânea e demoradamente. Foram os agradecimentos emocionados que o público de Novo Hamburgo e região prestaram a Divaldo Pereira Franco, que ainda se demorou no local atendendo pedidos de autógrafos e cumprimentos.








Curso para Monitores do ESDE Araçatuba, SP


(Informação em email de Sirlei Nogueira)

Encontro de Divulgação Homenageia Chico Rio de Janeiro, RJ

O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro realizou o “IV Encontro de Divulgadores Espíritas do Estado do Rio de Janeiro”, na cidade do Rio de Janeiro, durante todo o dia 26 de setembro, tendo por tema “Divulgação: de Chico Xavier aos nossos dias”. O evento ocorreu na Faculdade São José, em Realengo, contando com palestra de abertura proferida pelo secretário geral do Conselho Federativo Nacional da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, atuações de Maria Helena Marcon, José Passini e vários companheiros do CEERJ como Humberto Portugal, Yasmin Madeira e Fábio Lustosa, coordenando centros de interesse sobre temas da área de comunicação. Ao final, houve uma mesa redonda com os citados e apresentação de corais da região. Foram transmitidas informações sobre o filme "Nosso Lar" pelo representante da FEB. O evento contou com cerca de 250 participantes. Informações: www.ceerj.org.br





Legenda

APRESENTAÇÃO ARTISTICA NO INICIO

MESA REDONDA DE ENCERRAMENTO COM CÉSAR PERRI FALANDO


APRESENTAÇÃO DOS CORAIS DA REGIÃO AO FINAL


2ª. Semana Espírita Olimpiense Olímpia, SP


(Informações em email de Cidinha Furlaneto)

Noticias da Marília Espírita






Bom dia, amigos.



Paz, com Jesus.



Vamos todos participar desse importante e tradicional evento regional.
Procure o dirigente de sua casa.


Outras informações acesse: www.mariliaespirita.jor.br





Donizete



(Informação em email de Donizete Pinheiro)

Palestras Públicas na Aliança Espírita “Varas da Videira” Araçatuba, SP



ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP



ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Divaldo Franco em Roteiro Doutrinário no Rio Grande do Sul Torres, RS

Informações e fotos de Jorge Moehlecke

No período de 17 a 20 de setembro de 2010, Divaldo Pereira Franco ministrou quatro minisseminários em terras gaúchas.

No dia 17, esteve em Torres/RS, onde apresentou o tema Saúde Integral – Vitória sobre a Depressão no Ginásio da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). Cerca de duas mil pessoas, com muita atenção, participaram vivamente da exposição do tribuno baiano.

Recebido com grande alegria e após uma bela apresentação musical, que a todos encantou, e a execução do Hino Rio-grandense em homenagem à Semana Farroupilha, que ora se comemora em todos os rincões do Rio Grande do Sul, o evento teve início.

Divaldo Franco informou que, ao longo do minisseminário, apresentaria a problemática depressiva à luz de sua gênese psicológica e fisiológica. Segundo a Organização Mundial de Saúde, atualmente, o número de depressivos no mundo está na ordem de 340 milhões de pessoas e, até o ano de 2015, serão 400 milhões de indivíduos afetados por essa problemática, asseveram os psiquiatras.

Segundo Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, a depressão ocorre quando a vida perde o sentido, o seu significado. Historiando a ocorrência depressiva desde priscas épocas, passando pelos pesquisadores e suas soluções apresentadas para essa problemática, bem como as causas endógenas e exógenas, Divaldo elucidou que o medo, a ansiedade, a solidão e a culpa, se não forem bem administrados pelos seus portadores, podem levar à depressão.

No aspecto fisiológico, a diminuição da produção neuronal da dopamina, da serotonina e da noradrenalina, segundo estudos sérios, podem desencadear ocorrências depressivas mas, mediante a administração de substâncias químicas, prescritas pelos psiquiatras, é possível se alcançar o equilíbrio desejado.

Divaldo Franco informou que a depressão pode ocorrer nas fases infantil, juvenil, adulta e senil e derivada de episódios diversos, tais como, pré e pós-parto, sazonal, por perdas psicoafetivas, unipolar, bipolar, etc.

A psicogênese da depressão, à luz da Doutrina Espírita, foi amplamente abordada pelo Professor Divaldo Franco. Apoiou-se no capítulo XXIII de O Livro do Médiuns, na Lei de Causa e Efeito, comentou sobre os graus da obsessão, enriquecendo seus argumentos com fatos ilustrativos.

Elucidou que, na maioria dos transtornos depressivos, a causa é de natureza espiritual, ou que, após desencadeada pelos fenômenos orgânicos – psicológicos ou fisiológicos – torna-se mais complexa, tendo em vista a influência perniciosa de personalidades desencarnadas.

Nos casos depressivos, além do uso dos recursos medicamentosos prescritos pelos profissionais da área da saúde, é muito importante desenvolver o hábito da oração, com intenção e eivada de sentimentos nobres, a leitura de obras edificantes, o desenvolvimento da paciência, da autoconfiança, a reposição bioenergética através dos passes, o uso da água magnetizada, mas sobretudo prevalecerá o desejo ardente de o depressivo querer libertar-se – ter vontade - desse quadro angustiante tanto para si, quando para sua família.

Nas palavras sábias de Divaldo, ficou patente que o mal que nos faz mal é o mal que fazemos e que, em estando radicados neste Planeta que ora nos acolhe, é preponderante saber que todos temos inimigos, mas isto não é importante, o importante é não sermos inimigos de ninguém.

Avançando sua linha expositiva, Divaldo discorreu sobre vários conceitos, tais como, os relativos à energia, à visualização mental, o hábito da oração, o jejum de nossos vícios, a transformação íntima para mudar o exterior, o pensamento conectado aos aspectos positivos e belos da vida, tudo isso para que a criatura alcance a saúde integral, isto é, o equilíbrio entre o material, o espiritual e o psicológico.

Finalizado seu trabalho, o nobre tribuno baiano foi efusivamente aplaudido e procurado para inumeráveis autógrafos e cumprimentos, como também para rapidíssimos diálogos confortadores.

Nota de Desencarnação Alcides Alberto Chessa. Araçatuba, SP




Desencarnou em Araçatuba, SP, aos 57 anos de idade, Alcides Alberto Chessa, filho de Alcides Chessa (desencarnado) e Joana Gobi. A família de longa data freqüenta e trabalha nas instituições Nosso Lar, Casa da Sopa Emilia Santos e Centro Espírita Luz e Fraternidade. Aos familiares e amigos nossos profundos sentimentos. (Ismael Gobbo)