BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 25 de setembro de 2010

Esquecimento temporário

WELLINGTON BALBO



Corria o ano de 2007, e a aquela mulher ainda vivia no ano de 1967, época em que o marido a deixara para viver com outra. O ex marido se casou, teve filhos, e ela lamentavelmente vivia 40 anos atrás, pensando no que fizera de errado para perder o “amor de sua vida”.

Desde então foram tempos de tristeza. Não se casou, não mais namorou, e sequer fez novos amigos, tudo porque preferia ficar se machucando com um passado que deveria ser esquecido.

Ao tomar conhecimento dessa história compreendemos as razões do esquecimento temporário que experimentamos ao reencarnarmos para as lides terrenas, sendo esse esquecimento um presente que a Providência Divina nos concede. Imagine o que ocorreria com a mulher da história acima se tivesse o conhecimento de todo seu passado?

Kardec abordou essa questão em “O Livro dos Espíritos” no Cap. “Esquecimento Temporário”, o codificador questionou os sábios da espiritualidade:

P – 392 - Por que o Espírito encarnado perde a lembrança de seu passado?

R - O homem não pode nem deve saber tudo. Deus em Sua sabedoria quer assim. Sem o véu que lhe encobre certas coisas, o homem ficaria deslumbrado, como aquele que passa sem transição do escuro para a luz.O esquecimento do passado o faz sentir-se mais senhor de si.

Resposta esclarecedora!

Com sangue novo, ou melhor, novo corpo, recomeçar sem as sombras do passado e as artimanhas do remorso, que muitas vezes nos fizeram cair, é benéfico, porquanto, entre tantas circunstâncias que se apresentam, o esquecimento temporário dos fatos não tolhe nossa iniciativa, principalmente no campo do Bem ou na reconstrução da própria vida. Ou seja, estamos de certa forma momentaneamente livres para escolher novos caminhos, sem culpa ou olhares de reprovação que nos embaraçam.

E esses olhares de reprovação e comentários maldosos presenciamos sempre que alguém procura modificar suas disposições íntimas, em exclamações do tipo:

- Nossa, mas ainda outro dia deleitava-se com o vício e agora pensa que é santo! Quanta hipocrisia!

É a velha tendência humana de se prender ao passado, sem se atentar que as pessoas podem modificar suas disposições.

Mas complicado mesmo é quando a culpa começa a senhorear nossa vida. Com freqüência encontramos criaturas com doridas marcas provocadas pela culpa, e que não conseguem tomar iniciativas de reconstrução porque querem se auto punir ,considerando que a auto punição quita os débitos perante a própria consciência. Nada disso! O melhor caminho é trabalhar e servir para apaziguar a consciência em chamas pelos equívocos cometidos.

Outra situação que comprova o benefício desse esquecimento temporário é o relacionamento dentro do lar. Não raro guarda-se a sete chaves, como um trunfo, uma suposta ofensa feita por um familiar, e espera-se apenas o momento oportuno para sacar a língua e dizer:

- Ah, mas não me esqueço daquele dia que você fez isso, aquilo e aquilo outro.

E curioso notar que são situações já ultrapassadas há meses, quando não anos. Sim, são situações ultrapassadas, mas não superadas pela velha imaturidade humana. Se não conseguimos por hora equacionar emoções vivenciadas nesta existência, imagine o que ocorreria se tivéssemos conhecimento de fatos ocorridos há milênios, e que foram motivos de muitas lágrimas por parte de todos os envolvidos. Se isso ocorresse, certamente nos perderíamos embaralhados em um turbilhão de emoções e sentimentos.

Porém, Deus é a sabedoria suprema, conhece nossas virtudes e limitações, e nos oferta o esquecimento temporário como sublime oportunidade de recomeço para que aprendamos a viver a existência atual como a de maior importância em nossa jornada, porquanto, o passado já se foi, o futuro virá, e o presente é para ser trabalhado, visando nosso progresso como espíritos em evolução. Se prender ao passado doloroso ou não, dessa ou de outra existência, para quê? Para nos aborrecermos, desanimarmos ou nos envaidecermos em demasia por essa ou aquela posição que ocupamos no mundo? O melhor é privilegiar o presente, pois é ele que oferta nossas maiores possibilidades de felicidade, aqui ou acolá, nesta e em futura existência.





Leia sobre o autor Wellington Balbo: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/03/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

40º. Almoço Beneficente do Larzinho Chico Xavier Brasília, DF


(Recebido em email da FEDF)

Curso de Espiritismo pela Internet



Milton Felipeli





Promovido pela Fraternidade “Francisco de Assis” (Vila Ema) e Centro Espírita “André Luiz”, (Belenzinho) de São Paulo, está sendo realizado o programa “Espiritismo Agora”, via Internet.

O programa, conta com 30 aulas sobre os estudos fundamentais da doutrina espírita, com base nas obras de Allan Kardec.

A apresentação é de Milton Felipeli.

Assista e participe: www.espiritismoagora.com.br

Informações: miltonfelipeli@espiritismoagora.com.br

(11) 8593 4315

(Informação em email de Mara Freitas)

Registro. Palestra com Mara Sucena na Congregação Espírita Maria Benta São Paulo

Texto e fotos recebidos de Walter Panisi



A Congregação Espírita Maria Benta recebeu no dia 20/09/010 a querida amiga Mara Sucena, que é professora, Diretora da Associação Espírita Mãos Unidas, responsável pela orientação espírita da infância e do jovem, é oradora e divulgadora do Projeto Imagem (www.centroespirita.fxs.com.br), vale muito a pena ser conhecido. Apresentou a sua maravilhosa exposição sobre o livro "Há 2000 anos" de Emmanuel. Todos ficaram admirados com a história. A parte artística do evento ficou por conta do Grupo Vocal Sábado de Sol, do Centro Espírita Nova Era, em Santo Amaro - São Paulo, as suas músicas transmitem muita alegria, fé e confiança não só às casas espíritas, como também a hospitais, asilos e orfanatos. Parabéns a todos.




Visite o site: Spiritist Affirmation promovido pela Spiritist Society of Baltimore - USA



(Informação em email de Spiritist Society of Baltimore ssb@ssbaltimore.org)

Cia Minaz fará abertura do I CONJURESP Ribeirão Preto, SP






(Informações em email de Tiago Essado)

Registro: Grupo de teatro relembra Chico Xavier nas festividades do C.E. Francisco de Assis. Avanhandava, SP



O grupo de teatro da Aliança Espírita “Varas da Videira”, de Araçatuba, SP, representado pela mocidade, pré-mocidade e evangelização, se apresentou no C.E. Francisco de Assis, em Avanhandava, SP, como parte das comemorações dos 60 anos de aniversário daquela casa. A peça “Relembrando Chico Xavier” é dirigida pela Diretora do Departamento Artístico da AEVV Ofélia Candil.







Legenda fotos



O GRUPO DE TEATRO COM OFÉLIA Á FRENTE(D)

PÚBLICO

A FAMILIA XAVIER

CIDÁLIA BATISTA E O MENINO CHICO

CENA DO AVIÃO

EMMANUEL NA PRIMEIRA APARIÇÃO ACHICO

A DESENCARNAÇÃO DE CHICO

ERONDINA E LEONTINA DIRETORAS DO CEFA

C.E. FRANCISCO DE ASSIS




Palestra comemorativa dos 33 anos do LELA Diadema, SP


(Informação em email de Divulgação Luz e Amor divulgacaoluzeamor@terra.com.br)

1º. Congresso Internacional de educação e espiritualidade realizado em São Paulo pode ser visto à distância. Inscreva-se


O 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e o 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita foram um sucesso!

“Foram de fato dias maravilhosos e históricos, onde estiveram presentes a harmonia, fraternidade, aprendizado e a arte.

Não tenho adjetivos para qualificar o congresso, fico ansioso no aguardo de um novo evento.”

Bruno Rodrigues (comentário deixado no site da ABPE)

Para quem não participou e para quem quer rever, agora há a modalidade do Congresso à Distância!

Será possível assistir a todas as palestras, debates e apresentações artísticas!

Os vídeos poderão ser acessados a partir de 4 de outubro por tempo limitado.

As inscrições já estão abertas! Garanta a sua!

www.pedagogiaespirita.org.br





(Informações em emails de Luisa Módena e Dora Incontri)

Prossegue a XIV Semana Espírita de São Bernardo do Campo, SP


(Informação em email da USE/SP)

Programação Semanal da Rádio Espírita Campinas, SP

www.radioespirita.org.br

Sexta-feira

24/09, 20h30

Programa Observatório Espírita

Um panorama da imprensa espírita

Confira os periódicos

Jornal "O Imortal" e Boletim "Lampadário Espírita"

Domingo

26/09, 19h

Programa Opinião Espírita

A cultura espírita ao alcance de todos

“O poder do perdão”

O papel do perdão no desenvolvimento interior e social

Baseado na matéria “Perdão"

Revista “Veja”, 28/07/2010

Participam do programa: Suely Venturini, Carlos Garcia e Dermeval Carinhana

Editorial

Desentendimentos entre indivíduos, ou mesmo comunidades, podem gerar conflitos que desencadeiam ódios, mágoas e vinganças, cuja duração por vezes se arrasta por uma encarnação inteira ou, não raro, tais sentimentos serem cultivados após o desencarne dos indivíduos.

Tais embates destroem o equilíbrio e, conseqüente, a saúde em nível individual e social. Somente o perdão pode resgatar a harmonia e promover a paz entre os envolvidos, permitindo, assim, a busca da verdadeira felicidade. Por esse ponto de vista, nada mais vantajoso para todos do que cultivar o hábito do perdão.

Para tanto, necessitamos compreender seu significado ao longo da história da humanidade, para depois desenvolver sua ação na prática do nosso cotidiano.

Texto: Suely Venturini

19h 50

Programa Encontro Marcado

A proposta espírita levada ao ambiente de trabalho.

20h

Programa Caminhando Juntos

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.

“Emoções"

Participam do programa: Éder Fávaro, Marisa Allen e Waldete Tieppo

Produção e Apresentação:

Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena

www.caminhandojuntos.org

20h30

Programa Galeria de Idéias

As pessoas e idéias que contribuem para a melhora sociedade

“Dalai Lama”

Uma conversa sobre espiritualiade e respeito à criatura humana

Terça-feira

28/09, 21h

Programa Conheça Kardec

O ambiente espírita à época de Allan Kardec

Correspondência

“Carta do Sr. Jobard, de Bruxelas”

Revista Espírita, julho de 1858

Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

www.adecampinas.org.br


Apoio Cultural

Livraria Espírita Ponto de Luz

www.seulivroespirita.org.br

(Informação em email da Rádio Espírita Campinas)

Eventos da AJE-SP Guarulhos e São Paulo


(Informação em email repassado pela USE/SP)

Seminário Mediunidade no C.E. Batuíra Ribeirão Preto, SP

Caros Companheiros de Ideal



O Seminário "MEDIUNIDADE - UMA IMPLANTAÇÃO CONSCIENTE" será no próximo domingo dia 26/09/10 na Escola Dom Luis do Amaral Mousinho

Rua Tamandaré, 353 - Ribeirão Preto-SP.



Segue abaixo o horário dos estudos:



das 8h30 às 9h - recepção e apresentção do Coral do Centro Espírita Batuira

das 9h às 10h - estudos nos espaços 1, 2, 3 e 4

das 10h às 10h15 - intervalo - café

das 10h20 às 11h20 - estudos nos espaços 1, 2, 3,e 4

das 11h30 às 13h - intervalo para almoço

das 13h10 às 14h10 - Estudando "Sessão Mediúnica"

das 14h20 às 15h30 - Sessão Mediúnica - prática

das 15h30 às 15h50 - intervalo -café

das 16h às 17h30 - avaliação - sugestões e encerramento



Explicações sobre os espaços -

Espaços 1 e 2 para iniciantes:

1 - Médiuns e Mediunidade

2 - Atendimento a Desencarnados

Espaços 3 e 4 para quem trabalha em reuniões mediúnicas:

3 - Mediunidade e Intercâmbio

4 - Atendimento a desencarnados



* No local haverá:
* Jovens que realizarão atividades com crianças e adolescentes
* Bazar de novos e usados
* Livraria com preços promocionais em especial para obras básicas e livros da Bele Editora
* Banca de livros lidos com ótimos preços
* Almoço delicioso com sobremesa inclusa por R$ 15,00

Nosso viver é mediúnico. Aprimorar-se significa mais facilidade para realizar a tarefa de servidor de Jesus.



Muita Paz,

Gracinda



(Informação recebida em email repassado pela USE/SP)

Noite de psicografia com Celso de Almeida Afonso São Lourenço, MG


(Informação em email da AME Poços de Caldas)

Produtores já trabalham em continuação do filme "Nosso Lar"

Nosso Lar 2 será uma adaptção do livro “Os Mensageiros”



Leia a noticia aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/801676-produtores-ja-trabalham-em-continuacao-do-filme-nosso-lar.shtml





(Colaboração de Nuno Emanuel)

Urgente. Casas André Luiz precisa de ajuda para reconstruir instalações afetadas pela chuva. Guarulhos, SP


From: Jornal dos Espíritos

To: redacao@jornaldosespiritos.com

Sent: Wednesday, September 22, 2010 11:34 AM

Subject: A Fundação Espírita André Luiz (Feal) pede ajuda para reconstruir as Casas André Luiz depois da chuva destruidora



A chuva e o granizo que atingiram SP na última terça-feira, 21 de setembro, causaram alagamentos e estragos.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo decretou estado de atenção nas marginais Tietê e Pinheiros e em todas as zonas da capital, por volta das 16 horas de ontem.

Na Capital, os bairros da Penha, Tatuapé, Vila Maria, Liberdade, e na região do aeroporto do Campo de Marte foram atingidos pelo granizo.

Em Guarulhos, Grande SP, próximo do aeroporto internacional de Cumbica, durante uma hora a chuva, o granizo e rajadas de vento de mais de 100 km/h, destruíram telhados e carros.

A chuva prevista inicialmente de 5 mm, com a tempestade de granizo, foi de 27 mm, cinco vezes mais que o esperado, segundo informações da Defesa Civil.

O granizo ficou acumulado nas calçadas e telhados.



AS CASAS ANDRÉ LUIZ e a Rádio Boa Nova, ambas administradas pela Fundação André Luiz (Feal), tiveram grandes prejuízos materiais.

O prédio da administração e a unidade 3 – onde ficam parte dos internos – tiveram rompimento do teto e muita infiltração de água, causando danos expressivos.

Diversos computadores foram irremediavelmente comprometidos, além dos transmissores da Rádio, móveis, carros, utensílios e estrutura física.

As Casas André Luiz atende há mais de 60 anos, gratuitamente, em regime de ambulatório e internato, portadores de deficiências especiais. Atualmente são 1.400 pacientes com deficiência mental e física. Sendo 610 internos. Ajude a Fundação Espírita André Luiz a superar o desafio de recuperar o prejuízo material e continuar a assistência social e divulgação do Espiritismo.

Para doar ligue gratuitamente para: 0800.11.90.12 ou 0800.12.18.38.



Os pacientes das Casas André Luiz estão bem e foram removidos para lugares seguros.

A direção da entidade pede sua ajuda para recuperar o que foi perdido com essa forte intempérie.

Ajude a reconstruir o que a foi perdido. As Casas agradecem o seu empenho e a sua colaboração.



O que mais necessitam para a reconstrução:



4 mil m2 de telhas onduladas de 6 ou 8 milímetros

Cimento

Vidros e janelas

Tinta

Argamassa

Material de limpeza e higiene

Serviço voluntário especializado em telhados, construção e parte elétrica


Quem quiser doar em espécie pode depositar em Conta Corrente das Casas André Luiz:


Banco: Bradesco

Agência: 3397-9

Conta Corrente: 17020-8



Jornal dos Espíritos

www.jornaldosespiritos.com



(Informação repassada em email por Leda Flaborea)

Seminário com Carlos Campetti no GLAK Lecco, Itália



A “USI”, em colaboração com o “GLAK -Gruppo di Lecco Allan Kardec da cidade de Lecco,

programaram para o dia 03 de outubro de 2010, com o palestrante Carlos Campetti um seminario sobre:

“Chegou o momento...Reforma interior”



- 03/10 seminario: Chegou o momento...Reforma interior

Onde: Via Cavour, 40 – Calolziocorte ( Oratòrio del Pascolo ) - Lecco

Oràrio: 1ª Parte das 10:30 as 12:00 – das 12:00 alle 13:30 (Pausa)

2ª Parte das 13:30 as 15:30

Contato: gruppodilecco@yahoo.it unionespiriticaitaliana@yahoo.it

Cell: 380 290 37 56 – Regina Piccoli



Carlos Campetti, jornalista com master em marketing, medium e palestrante Espirita. Brasileiro, casado e pai de dois filhos. Membro do Conselho Superior da Federação Espirita Brasileira e colaborador do Conselho Espirita Internacional. Foi membro da Diretoria da Federação Espirita Brasileira por 10 anos, atuando na area administrativa, coordenador de grupos de trabalho para elaboração de cursos e seminàrios, em ambito nacional e internacional referentes à administração de Centros e Associações Espiritas.



(Informação em email de Regina Piccoli)