BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reencarnação e Esquecimento II

richardsimonetti@uol.com.br



A concepção reencarnacionista está presente nos textos sagrados de todas as civilizações, desde as mais antigas, como a hindu, a egípcia, a chinesa, e também na Bíblia. No Novo Testamento, vemos Jesus falar inúmeras vezes a respeito do assunto, a começar pelo célebre diálogo com Nicodemos (João 3,1 - 21), em que proclama ser indispensável o renascimento para entrar no Reino de Deus.

Incisiva a passagem em que os discípulos lhe perguntam sobre a vinda de Elias (segundo as tradições bíblicas, aquele profeta, que vivera há nove séculos, deveria voltar à Terra como precursor do Messias, preparando seus caminhos). Jesus responde que Elias já viera e que os homens tinham feito com ele o que lhes aprouvera. O evangelista Mateus, que registrou o episódio (17,9 - 13), termina significativamente o relato, revelando: Então os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista (este tinha sido decapitado, a mando de Herodes).

E há os fundamentos filosóficos, decisivos, irresistíveis... Sem a anterioridade da vida física como explicar a diversidade de condições físicas, mentais, morais, espirituais, sociais, culturais, existente na Terra? Como justificar o gênio contrapondo-se com o idiota? O santo e o facínora? O virtuoso e o viciado? O atleta e o aleijado? O sábio e o obtuso? Como aceitar a justiça de Deus sem conceber esse encadeamento de múltiplas existências, em que, quais alunos matriculados num educandário, recebemos lições compatíveis com nossas necessidades evolutivas?

Nesse contexto, há razões para o esquecimento. Em primeiro lugar, por uma questão de limitação física. Nosso corpo não possui a complexidade que comporte a consciência de experiências não registradas pelos cinco sentidos. Somente em circunstâncias especiais a memória extracerebral, faculta-nos um contato com nosso passado.

Há um motivo de ordem prática: cada existência encerra em si mesma um ciclo de experiências que seriam embaralhadas, confundindo-nos se estivéssemos de posse das lembranças do pretérito, impondo-nos constrangimentos perturbadores. Imaginemos uma criança a contestar o parentesco com pais e irmãos, alegando ter outra família; o adolescente que enxerga no pai de hoje o filho de ontem, ou na irmã de ontem a mãe de hoje; o homem que possuía brilhante inteligência e agora experimenta as limitações de um cérebro deficiente; o pária que foi nobre; o racista que se vê filho da raça que oprimiu...

Sem passar borracha no passado tais situações seriam muito complicadas. Sobretudo, seria difícil vencer um dos mais graves problemas humanos: o ódio, que é a negação dos princípios de fraternidade que regem o Universo. Obedecendo aos imperativos da reconciliação, inimigos ferrenhos se reencontram no lar, ligados pelos laços da consanguinidade, a ensejar que, pela convivência, a animosidade seja superada.

Mas como poderá isso ocorrer sem a bênção do esquecimento? Como abraçará um pai ao filho, sabendo que ele é um odiado desafeto? Como abrigará o filho, em seu carinho, uma mãe que identifica nele alguém que a desgraçou? Como, irmãos que foram adversários figadais, dispor-se-ão à reconciliação? Fica difícil cultivar o amor guardando os motivos que geraram o ódio.

E todos temos, no círculo familiar, programas dessa natureza. O próprio relacionamento difícil, frequente entre membros da família, indica que ali estão desafetos chamados à harmonização. Olvidaram as ofensas ao reencarnar mas, conservam, nos refolhos da consciência, a mágoa do passado.

O esquecimento se situa, sobretudo, por manifestação da Misericórdia Divina, oferecendo-nos a bênção do recomeço. Imaginemos um homem comprometido com crimes e viciações, colhido nas grades do remorso, que experimenta o despertar da consciência, acicatando-o tão fortemente que o faz sentir-se o mais miserável dos seres, paralisando-lhe as iniciativas.

– Ah! Se fosse possível enfrentar os labores da redenção sem lembranças torturantes!...

É exatamente isso que Deus nos oferece: a misericórdia do esquecimento para que, na abençoada oportunidade do recomeço, enfrentemos progressivamente o resgate de nossos débitos sem nos afogarmos no oceano de nossas culpas.


Evento de Radiofonia Espírita Campinas, SP



Campinas, 25 de setembro de 2010



Objetivo

Apresentar sugestões na área da radiofonia espírita e incentivar o uso do veículo rádio na divulgação do Espiritismo.

Exposições

O rádio como meio de comunicação espírita (Éder Fávaro)

A dinâmica dos programas de rádio AM/FM (Milton Felipeli)

Exemplos de programas atuais (Dermeval Carinhana)

Possibilidades oferecidas pela WEB rádio (Carlos Garcia)

Parte prática

Montagem,direção e apresentação de programas pelos participantes

Local: Seara Espírita “Joanna de Ângelis”. Rua João Keating, 107, Jardim Novo Botafogo, Campinas, SP.

Data: 25/09/2010; Horário: 9h - 17h

Informações e inscrições: (19) 3245-0637; contato@radioespirita.org.br

Realização







www.radioespirita.org.br

(Informação em email de Otavio Cunha e lista ABRADE)

Palestra musicada com Wanyr Caccia no Frateceb São Paulo


1º. Encontro Espiritismo e Cultura de Sumaré, SP

Caros companheiros da imprensa e divulgação espírita,



Solicitamos a gentileza de veiculação da notícia abaixo.



Aproveitamos a oportunidade para reforçar que nossos meios de divulgação, em particular a Rádio Espírita Campinas (www.radioespirita.org.br), encontram-se à disposição de nossos irmãos espíritas.



Meu abraço,



Dermeval Carinhana

Presidente da ADE Campinas



O Espiritismo vai à Biblioteca



O Grupo de Estudos Espíritas de Sumaré – GEES, juntamente com a Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Campinas – ADE Campinas, realizarão o 1º Encontro Espiritismo e Cultura de Sumaré. O destaque do Encontro fica por conta do local de sua realização: a Biblioteca Municipal de Sumaré, e é aberto ao público em geral. O objetivo central consiste em mostrar a universalidade das idéias espíritas na sociedade, em particular no modo pelo qual elas estão retratadas em filmes, novelas, literatura e na música. No programa estão exposições sobre "Música e Espiritualidade", com Clayton Prado, que é diretor do Departamento de Artes da USE do Estado de São Paulo; "A Vida dos Espírito em Versos Mediúnicos: O Livro Parnaso de Além Túmulo", com Rogélio Bonil, fundador do GEES e expositor da USE Intermunicipal de Americana/Nova Odessa; e " Os Espíritos no Cinema", com Ricardo Galdino, fundador do GEES e Dermeval Carinhana, ambos membros da ADE Campinas. O evento acontecerá no dia 30 de outubro de 2010, às 14 horas, na Rua Geraldo Souza, 157, Jardim Carlos Basso, Sumaré, SP (anexo à Escola Municipal José de Anchieta). O Encontro tem ainda o apoio da Associação dos Amigos da Biblioteca Municipal de Sumaré, da Rede de Bibliotecas Públicas de Sumaré e da União das Sociedades Espíritas de Americana/Nova Odessa.



(Informação repassada por Otavio Cunha)

Aconteceu o “Jovem Espírita 2010” em Catanduva, SP



Aconteceu neste domingo (19/09) nas dependências do Núcleo Educacional Joanna de Ângelis, na cidade de Catanduva/SP o Encontro “JOVEM ESPÍRITA 2010”.

O evento promovido pela U.SE. Intermunicipal de Catanduva fez parte das comemorações desta instituição que completa 17 anos de fundação no dia 24 próximo.

. Após a apresentação do Coral “Ser Afins” do Centro Espírita Nova Era da cidade de Pindorama/SP, Angélica Cacciari dirigente do Núcleo Joanna de Ângelis e José Antonio, coordenador da juventude deram as boas vindas iniciando depois o seminário com o orador Joamar Zanolini Nazareth, da cidade de Uberaba/MG que abordou o tema “Jovem Espírita, Desafios e Soluções no Comportamento Juvenil”.

Ao término do seminário, todos participaram de uma atividade de descontração, sendo que no salão principal ficaram os pais e familiares e em outras duas salas os jovens.

Joamar participou de um pinga-fogo com perguntas formuladas pelos pais e jovens sobre diversos temas: sexualidade e homossexualismo, drogas, educação, aborto entre outras questões e o evento encerrou com um almoço de confraternização.

Compareceram no evento mais de 280 participantes, superando as expectativas afirmou José Antonio coordenador da juventude. Estiveram presentes 20 casas espíritas inscritas com participação de 11 cidades da região. Agora todos foram contagiados e aguardam a realização do Jovem Espírita 2011.



A Rede Amigo Espírita esteve presente registrando o evento e você poderá conferir todas as fotos e vídeos acessando www.amigoespirita.ning.com



(Informações e fotos recebidos de José Aparecido dos Santos)

FOTOS: Coral “Ser Afins”; José Antonio; Joamar; público participante, idem; dinâmica.


Jamiro dos Santos Filho no C.E. Francisco de Assis Avanhandava, SP



Em prosseguimento às festividades comemorativas dos 60 anos de fundação do C.E. Francisco de Assis, o orador Jamiro dos Santos Filho estará proferindo a palestra deste sábado 25/9/2010, com inicio às 20 horas.



Endereço: Rua Tibiriçá, 522, Avanhandava, SP






O orador:

Jamiro dos Santos Filho, nasceu a 15 de maio de 1955 em Anáplois - GO, e logo depois sua família mudou-se para a cidade mineira de Araguarí, onde reside até hoje.

O casal Jamiro e Luci Peixoto dos Santos tem duas filhas: Marcela e Patrícia.

Tornou-se espírita em 1982, e é um dos fundadores do Cen- tro Espírita "Nosso Lar", cujas atividades se iniciaram em 1986. Juntamente com dois companheiros de ideal, Jamiro abriu em 1990, a Livraria Chico Xavier, em Araguari.

Participa ativamente do Movimento Espírita do Triângulo Mineiro, bem como em vários estados, atuando em pales- tras, congressos e outros encontros.

Autor de “Naquela Sexta-feira”, “Vida a Dois”, “História da Minha Infância”, “Juventude Inesquecível”, “Os últimos 6 dias de Jesus”, “Felizes para Sempre”, “Depois do Calvário”, “Para Não Perder a Vontade de Viver”, “ Jerônimo Mendon- ça e Chico Xavier – A Fórmula da Felicidade”, “Entrevistan do André Luiz’ e o lançamento do livro TENTE OUTRA VEZ



(Informações em email de Erondina Moura)

Orson P. Carrara em Palestra no Bezerra de Menezes Olímpia, SP


(Informação em email de Cidinha Furlaneto)

Mariana Ferrão mostra material exclusivo sobre Chico Xavier no Canal F

Leia a noticia aqui: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1618837-15605,00-MARIANA+FERRAO+MOSTRA+MATERIAL+EXCLUSIVO+SOBRE+CHICO+XAVIER+NO+CANAL+F.html



(Colaboração Nuno Emanuel)

Curso: Educação para a Morte com Dra. Eleonora Peixinho Salvador, BA




CURSO: EDUCAÇÃO PARA A MORTE

Dra. Eleonora Peixinho – Médica, Prof da UFBA e

Vice-Presidente da AME-Bahia



PÚBLICO ALVO: Profissionais de Saúde e outros

interessados no tema.



Datas: 18/09, 16/10 e 20/11 de 2010



Horário: Das 14:30 às 17:30h



Investimento: R$ 80,00 (2 x R$ 40,00)



LOCAL: Sede da FEEB – R. Cel. Jaime Rolemberg, 110- sala 10

Brotas (Iguatemi) / Salvador /Bahia- Cep . 40279-140



INFORMAÇOES: Sr. Alexandre - Secretaria – 71 3451-4386 e

Sra Regina – 71 8797- 0891

amebahiamed@yahoo.com.br





APOIO:

(Informação em email de Giovana Campos)

Troca de experiências superou expectativas no I Grande Encontro de Blocos da USE Regional SP. São Paulo



Registro com fotos por Martha Rios Guimarães

A União das Sociedades Espíritas - Regional São Paulo (composta por instituições da capital paulista, Cotia, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Osasco) realizou, em 18 de setembro último, o seu I Grande Encontro de Blocos com a presença de mais de 200 lideranças espíritas da região. Durante o evento, realizado entre 9 e 17 horas, o público foi brindado com farta e deliciosa alimentação e se emocionou com as atrações artísticas representadas por teatro, balé (a companhia possui duas deficientes visuais entre os integrantes) e coral infantil.



A programação, iniciada com o Hino Nacional Brasileiro, ofereceu um debate sobre “Sustentabilidade Financeira na Casa Espírita”, onde foram discutidas as necessidades de redução de consumo de energia elétrica, água e descartáveis – atitude que, ainda, auxilia na preservação do meio ambiente -, obtenção de campanhas para arrecadação de produtos que a Casa utiliza regularmente, planejamento de toda e qualquer iniciativa da instituição (com objetivos claros e bem definidos e estratégias previamente delineadas), etc. Neste debate ficou bem claro que mesmo nas atividades de uma sociedade espírita os fins não justificam os meios e que ações como bingo, rifa e venda de bebidas alcoólicas devem ser substituídas por outras que não deponham contra o bom nome da instituição e da Doutrina Espírita. Da mesma forma, os presentes entenderam que o trabalho de divulgação do livro espírita dentro das casas deve ter como objetivo a divulgação do Espiritismo, selecionando obras de qualidade e que não estejam em conflito com a base doutrinária deixada pelo Codificador Allan Kardec. O debate foi finalizado com exemplos de ações bem sucedidas e eticamente corretas, entre elas: bazar beneficente, coleta seletiva (especialmente latas de alumínio), eventos diversos, campanha do quilo, etc.



O segundo debate do dia foi “Mediunidade: uma visão histórica de seu desenvolvimento no Brasil”, quando foram abordados os aspectos culturais que levaram nosso país a ter características próprias na prática do Espiritismo. O levantamento histórico demonstrou que o sincretismo religioso e a tendência das casas espíritas mais antigas terem seu início em torno da mediunidade de seus fundadores levaram a uma super valorização da prática mediúnica em detrimento do estudo doutrinário e, ainda, da super exposição do médium – muitas vezes visto como um ser perfeito e capaz de solucionar todos os problemas do assistido.O debate demonstrou que o ideal é o equilíbrio entre estudo e prática mediúnica, o esclarecimento do público quanto ao conteúdo doutrinário e, também, a constatação de que a Casa Espírita é um local de aprendizado e convívio social movido pelo afeto (e não um local para irmos apenas quando estamos necessitados).



Contudo, a maior atração do evento foi a feira de talentos, onde os órgãos participantes expuseram experiências de sucesso nas áreas de assistência e promoção social espírita, comunicação, infância, livros, mocidade e orientação doutrinária. Ideias como trabalhos de saúde física e mental para terceira idade, cine debate, diretoria junior para formação de novas lideranças, feira do livro, encontros de jovens e jornadas espíritas foram divulgadas para o público visitante em uma clara demonstração de que a troca de experiências é a melhor forma de crescimento para a casa e para o movimento espírita. No fechamento, foi divulgado o novo portal da USE Regional São Paulo (www.useregionalsp.com.br) e os presentes finalizaram o dia de confraternização em um clima de alegria, amizade e respeito com “gostinho de quero mais”.



Escala de participantes no programa de rádio da AMERP Ribeirão Preto, SP


O PROGRAMA DE RÁDIO DA AME-Ribeirão Preto ,PODERÁ SER OUVIDO ,AO VIVO ,PELA INTERNET NO SITE: www.radioeducativafm.com.br


(Informação em email de Giovana Canpos)

Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?

Vote aqui: http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/



Placar na manhã desta terça-feira, 21/9.

· Nosso Lar
(70,0%, 88.785 Votos)

· Chico Xavier
(12,0%, 14.872 Votos)

· Os Famosos e os Duendes da Morte
(8,0%, 10.437 Votos)

· O Grão
(2,0%, 2.425 Votos)

· Antes que o mundo acabe
(2,0%, 2.035 Votos)

· Lula, o Filho do Brasil
(1,0%, 1.644 Votos)

· Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos
(1,0%, 1.226 Votos)

· As Melhores Coisas do Mundo
(1,0%, 1.146 Votos)

· Utopia e Barbárie
(1,0%, 842 Votos)

· Carregadoras de Sonhos
(1,0%, 659 Votos)

· O Bem Amado
(0,0%, 582 Votos)

· Reflexões de um Liquidificador
(0,0%, 520 Votos)

· Em Teu Nome
(0,0%, 447 Votos)

· É Proibido Fumar
(0,0%, 423 Votos)

· Bróder
(0,0%, 375 Votos)

· Quincas Berro D’água
(0,0%, 350 Votos)

· A Suprema Felicidade
(0,0%, 202 Votos)

· Olhos Azuis
(0,0%, 182 Votos)

· Sonhos Roubados
(0,0%, 163 Votos)

· Hotel Atlântico
(0,0%, 70 Votos)

· Os Inquilinos
(0,0%, 62 Votos)

· Cabeça a Prêmio
(0,0%, 56 Votos)

· Ouro Negro
(0,0%, 53 Votos)

Total de votos: 127.556

Desconhecer espiritismo não foi barreira para compor a trilha sonora de "Nosso Lar", diz Glass



Leia a noticia aqui: http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2010/09/20/desconhecer-espiritismo-nao-foi-barreira-para-compor-a-trilha-sonora-de-nosso-lar-diz-glass.jhtm



(Colaboração Nuno Emanuel)

Seminário Sobre Reforma Íntima Winterthur, Suiça


(Informação em email de Claudia Werdine)