BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Infanticídio inconsciente

Wellington Balbo – Bauru - SP



Dias atrás recebi e mail de uma pessoa que aqui chamaremos de Paula para preservar-lhe a privacidade. É um caso sério e que exige reflexão de nossa parte.



Eis abaixo:



P - Tenho enfrentado muitos problemas em minha casa. Sou casada há 6 anos e tenho 1 filho de 3. Eu e meu marido vivemos em constante atrito, agredimo-nos verbal e, não raro, fisicamente. Para agravar a situação nosso filho vive doente e tem a saúde frágil. Uma amiga me disse que as nossas brigas podem prejudicar a saúde do garoto. Isso é verdade?



Paula – 37 anos – nome fictício.



Nossa resposta foi a seguinte:



Prezada Paula, paz ao coração. A falta de harmonia no lar é, de fato, um problema que aflige muitos lares na Terra. A incompreensão e a incapacidade de lidar com as diferenças estão entre os grandes causadores das desavenças domésticas. E não podemos negar: os filhos sofrem muito com a falta de amor entre os pais. Ambientes sem harmonia, onde prevalecem as palavras ásperas e agressões são campos férteis para a proliferação das enfermidades, principalmente nas crianças. É preciso se atentar para o poder dos pensamentos e das palavras, pois são energias e como tal influenciam todo o ambiente. As crianças naturalmente não estão imunes aos desencontros de seus pais. Busquem o entendimento e o equilíbrio. Conversem, troquem idéias, enfim, procurem melhorar o astral da casa transformando-a em lar que, certamente, você e seu marido contribuirão para o restabelecimento da saúde da criança.

O relato de Paula me fez lembrar que também vivi situação desse tipo. Estava casado há 7 anos e minha casa era um palanque de impropérios. Vivíamos em constante desarmonia. Naquele ambiente faltavam as lições de Jesus, não obstante as palestras que eu realizava em nome do mestre. Eu vivenciava de maneira gritante a diferença entre teoria e prática. Discursava nas tribunas a importância da união, mas não conseguia compreender minha esposa. Lamentáveis essas contradições do ser humano!

Diante daquele quadro triste, meu filho, então com 3 primaveras, foi acometido de grave tumor no pescoço. Situação delicada, difícil. O garoto quase veio a óbito, todavia graças a dedicação dos funcionários do hospital Amaral Carvalho e o apoio da espiritualidade o menino recuperou-se, porque se dependesse do entendimento dos pais certamente passaria desta para uma “melhor”. Hoje está bem, recuperado, saudável e com saúde de ferro.

Recordei-me, então, da obra No Mundo Maior, ditada pelo Espírito André Luiz ao médium Chico Xavier em que é abordada a questão do infanticídio inconsciente, mostrando com clareza a influência do ambiente que vigora no lar para a saúde ou enfermidade da criança. Óbvio que não podemos generalizar e cada caso é único, no entanto, vale a reflexão.

Muitas pessoas ainda não perceberam a responsabilidade que é ser pai ou mãe e acabam prejudicando o crescimento dos filhos com suas atitudes em descompasso com a moral cristã. Uma pena! Transformam o lar em ringue e seu companheiro de caminhada em oponente. Quando a situação está assim a separação é praticamente inevitável.

Todavia, estamos aprendendo, caro leitor! No entanto, esses conhecimentos não precisam necessariamente chegar até nós pela dor, ou será que teremos que vivenciar a partida de um ente querido para compreendermos a necessidade de cultivarmos um lar dentro das bases legítimas do amor de Cristo?

Pensemos nisso.

Artigo trata da identidade do Espiritismo Augusto Araújo doutorando em Ciência da Religião

Recomendo a leitura do excelente artigo do amigo Augusto Araújo sobre a questão da identidade do Espiritismo. Augusto é doutorando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Identidade e fronteiras do Espiritismo na obra de Allan Kardec

Abraços,

Vital.

(Email de Vital Cruvinel repassado por Suzuko Hashizume)

Projeção do Filme Chico Xavier no C.E. Discípulos de Jesus Rubiácea, SP


(Informação em email de Luiz Augusto Macedo)

32ª. Semana do Livro Espírita – Penha São Paulo


(Informação repassada pela USE/SP)

Programação semanal do Seara do Mestre São Paulo


clique na imagem para ampliar

A Assistência Social conta com a colaboração de todos doando alimentos não perecíveis e também a doação de roupas de bebês, podem ser NOVAS ou USADAS.


Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita.
--
Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120



(Informação repassada pela USE/SP)

Palestra sobre o livro Nosso Lar com imagens pode ser baixada Américo Sucena



Assista a uma palestra sobre o livro Nosso Lar em
Programa Transição nr. 71 - Projeto Imagem - Livro Nosso Lar em slides
http://www.mensajefraternal.org.br/portuguese/alialm_port.htm
essa palestra pode ser assistida on-line ou "baixada" (79 MB) para seu HD - trata-se de uma apresentação genial (com slides) do Américo Sucena dentro do Projeto Imagem, incentivado pelo André Luiz Ruiz (um dos apresentadores do Programa Transição - www.programatransicao.tv.br) que é transmitido pela Rede TV! nos dias de Domingo.

(Informação em email de Nilberto)

Filme Nosso Lar Recorde de Bilheteria do cinema nacional

Boa notícia. Folha de SP de hoje - 10/09/10, informa Record de bilheteria do Cinema Nacional com o filme Nossa Lar - 1.300.000 pessoas em apenas uma semana.



Isso é tudo de bom para a causa, para as pessoas e sociedade como um todo. Uma transformação pessoal que irradia à família, o trabalho, o circulo de amigos e estes que por sua vez fazem multiplicadores, numa crescente transformação coletiva.



Uma fatia do mercado "religioso", por assim dizer que não aparecia e que estava descoberto da mídia televisiva e cinematográfica em massa. Apenas pequenas inserções, novelas, mini série, que felizmente abriram as portas para produções de maior porte.



Com alegria vemos a evolução do engatinhar para o andar da força da união entre os espíritas, algo ainda deficitário. Sozinho podemos menos, no entanto quebrar um feixe de gravetos é mais dificultoso do que quebrar apenas um. É necessário ramificar, multiplicar na união dos ideais do espiritismo.



Uma estatísta muito expressiva em tão pouco tempo de produção cinematográfica.



Lembremos que a procura de pessoas nas Casas Espíritas com tudo isso vem crescendo e que obviamente precisamos estar preparados para atender essa demanda. Logo, vamos à prática do amor incondicional e do estudo como uma constante, seguindo sempre como eternos aprendizes e nessa condição não podemos sair da escola.



É isso ai pessoal, continuemos juntos, uns ajudando os outros no compartilhar de experiências e dos bons resultados. O que dá certo tem mais que continuar.



Abraço fraterno com muita alegria;



Rosangela pires



(Informação em email de Jaci Almeida)

Palestras com Ismael Batista da Silva São Paulo

DIA: 15 – 9

CENTRO ESP. FONTE DE LUZ

Rua Madeira N. 468

B. Santa Maria

São Caetano do Sul

Horário: 20.00

DIA: 16 – 9

GRUPO ESP. JOÃO RAMALHO

Rua Carlos Mieli N. 154

Vila Olga

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

DIA: 17 - 9

SEDE DO GRUPO AA

Rua 1° de Maio N. 50

Jardim Itacolomy

Ribeirão Pires

Horário: 20.00






DIA: 15 – 9

CENTRO ESP. FONTE DE LUZ

Rua Madeira N. 468

B. Santa Maria

São Caetano do Sul

Horário: 20.00

TEMA: O ESPIRITISMO E OS TORMENTOS MODERNOS

DIA: 16 – 9

GRUPO ESP. JOÃO RAMALHO

Rua Carlos Mieli N. 154

Vila Olga

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

TEMA: NÃO BASTA ESTAR ESPÍRITA É PRECISO SER



DIA: 17 - 9

18° SEMANA ESPÍRITA-2010

USE MAUÁ-RIBEIRÃO PIRES E RIO GRANDE DA SERRA



SEDE DO GRUPO AA

Rua 1° de Maio N. 50

Jardim Itacolomy

Ribeirão Pires

Horário: 20.00

DIA: 18 – 9

GRUPO ESPÍRITA AUTA DE SOUZA

Rua Força Pública N. 268

Carandirú

SEMINÁRIO: O PERFIL DO TRABALHADOR ESPÍRITA PARA O TERCEIRO MILÊNIO

Horário: 15.00 às 18.00

DIA: 19 -9

CENTRO ESPÍRITA O CONSOLADOR

Rua do Bosque N. 306

Bela Vista

Santo André

SEMINÁRIO: O PERFIL DO TRABALHADOR ESPÍRITA PARA O TERCEIRO MILÊNIO

Horário: 9.00 às 12.00



E

GRUPO DE ESTUDOS A CAMINHO DA LUZ

Rua Dr Fernando Costa N. 1023

Vila Couto

Cubatão

Horário: 17.00

TEMA: NÃO BASTAR ESTAR ESPÍRITA É PRECISO SER



FAVOR DIVULGAR!!!!!



(Informações em email de Regina Bachega)



LEIA SOBRE O ORADOR ISMAEL BATISTA DA SILVA AQUI http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/09/focalizando-o-trabalhador-espirita.html


Palestras com Carlos Baccelli Portugal


CARTAZ ATUALIZADO

(Cartaz enviado por email de Geraldo Lemos Neto)

Comemoração dos 70 anos do Lar da Irmã Celeste com palestra e música Guarulhos, SP


(Informação em email de Luiz Gouveia)

Palestra do Confeesp com Silvia Puglia Cotia, SP


(Informação em email de Jaci Almeida)

Palestras Públicas. Promoção USE e AME Botucatu, SP

A USE Intermunicipal de Botucatu e a Associação Médico Espírita de Botucatu ( AMEB ) convidam para duas palestras pelo confrade Francisco Habermann sobre o tema
" A ÁGUA NA MEDICINA, NA MÚSICA E NOS EVANGELHOS" :

1. Dia 13 de setembro - no Centro C. E. ' Caminho da Verdade' ( Av. Leonardo Vilas Boas, 135 ), ás 19:30h. Aberta ao público.
2. Dia 15 de setembro - no Auditório da Biblioteca Central do Campus UNESP ( Distrito de Rubião Jr. ), às 17:30h. Aberta ao público.

Para ilustrar, divulgamos a partitura inicial ( primeiro violino ) da Suite Quebra Nozes - Pas-de-deux - ( Tchaikovsky ), cujos primeiros compassos serão apreciados durante a exposição do palestrante.



A ilustração musical servirá de base para a abordagem anunciada, especialmente na referência à passagem registrada em João 4:10 a 30 ( Poço de Jericó - ' Quem beber de minha água jamais terá sede' ). Vejam a extraordinária composição do russo Piotr Il'yich Tchaikovsky ( 1840-1893 ) - aqui na foto mostrando os primeiros compassos para primeiro violino do "Pas-de-Deux" da Suite 'Quebra Nozes'. O compositor consegue escrever belíssima melodia em escala decrescente em Sol Maior e em Mi ( item 68 a 69 na partitura ), uma cascata suave em notas. Inédita para a época e para a música, constituiu verdadeiro desafio musical. Quem ouvir esta peça orquestrada vai conferir a beleza da obra do magistral compositor russo que deu nome ao maior e mais famoso conservatório de Música de Moscou. ( foto anexada )



USEIBotucatu e AMEBotucatu ( UNESP )



(Informação recebida por email)


Livraria Espírita Allan Kardec na Praça Isabel Arruda. Ao fundo o prédio do antigo Fórum. Botucatu, SP. Foto Ismael Gobbo

Fantástico focalizou Chico Xavier Rede Globo

O programa Fantástico da Rede Globo deste domingo 12/9/2010 deu destaque ao médium Chico Xavier. Um dos pontos levantados foi o do propalado código que Chico Xavier teria deixado para três pessoas com a finalidade de atestar autenticidade de mensagens que trouxessem sua assinatura. Nenhum fez qualquer revelação. Foram focalizados os filmes Chico Xavier e Nosso Lar, ambos concorrendo a indicação para o Oscar com entrevista de atores e diretores. Foram entrevistadas pessoas que receberam mensagens através de Chico, como a cantora Wanderléia, que perdeu o filho ainda criança e também carta que foi utilizada em processo criminal. Foram apresentadas imagens do filme As mães de Chico, que acabou de ser rodado, e informações sobre os sucessos dos filmes Chico Xavier e Nosso Lar, ambos sendo objeto de enquete para indicação ao Oscar. (Texto e fotos Ismael Gobbo)





LEGENDA FOTOS

Depoimento carinhoso de Roberto Carlos para com Chico Xavier

Wanderléa. Confortada por Chico quando perdeu o filho Leonardo de 2 anos

Catia Maria, amiga de Chico que diz ter recebido o tal código secreto.
Eurípedes Higino dos Reis e Eurípedes Tahan Vieira seriam os outros dois.


Divaldinho Matos diz que Emmanuel reencarnou no Estado de São Paulo no ano 2000

Cena do Filme Nosso Lar

O bancário João Francisco de Deus, processado por homicídio e em cujo
processo foi levada em conta carta psicografada por Chico Xavier.

NOTA DE DESENCARNAÇÃO OSVALDO VIZONI, PENÁPOLIS, SP

Acabamos de receber informações através do nosso companheiro Adhemar Módena, de Penápolis, SP, sobre a desencarnação do nosso companheiro de ideal espírita Osvaldo Vizoni. Vizoni, como sempre o chamamos, é nosso conhecido do movimento espírita de longa data, desde os tempos da mocidade espírita. É casado com Judith Vizoni outro expoente do movimento daquela cidade. O amigo querido foi acometido por enfarto na cidade de Cotia/sp. O corpo estará sendo velado a partir das 22 hs deste domingo 12/9 no Memorial Bom Pastor em Penápolis. Segundo nos informou a família de Vizoni ainda não foi definido o horário do sepultamento. O telefone da Bom Pastor é 18- 96173128



FOTO AO FINAL DE PALESTRA. OSVALDO VIZONI É O TERCEIRO

DA ESQUERDA PARA A DIREITA, ENTRE ADHEMAR MÓDENA E O ORADOR EMANUEL CRISTIANO