BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Prêmio acumulado

Wellington Balbo – Bauru - SP



Em razão do acúmulo do prêmio da MEGASENA as lotéricas estão transbordando de gente. Todos ávidos pela sorte grande, afinal R$.80 milhões é dinheiro para garantir a tranqüilidade financeira de muitas gerações.

Minha filha que caminhava comigo pelas ruas da cidade ao ver a fila quilométrica de pretendentes a milionário, questionou-me se eu também queria ser um sortudo.

Respondi a ela que em meu caso ganhar essa fortuna não seria sorte, mas sim um grande azar.

Intrigada com a resposta quis a garota saber o motivo.

Então, expliquei as minhas razões para não querer me apoderar da “bolada”. Disse que ainda não tenho consciência para lidar com a facilidade material e seria, indubitavelmente, colhido pelas tentações que o dinheiro proporciona. Despenharia no desfiladeiro dos vícios degradantes e seria desmoralizado por mim mesmo, pelas minhas próprias dificuldades. Não posso, portanto, me dar ao luxo de perseguir uma fortuna que em nada me ajudaria a superar minhas limitações.

Minha filha continuou sem entender, e eu, para sanar as dúvidas de seu coração adolescente, prossegui na digressão filosófica sobre as tentações da riqueza:

Contei-lhe que presenciei respeitáveis pais de família sendo seduzidos pelas artimanhas da moeda e, não raro, desviando-se do seu caminho. Lembrei-me de Mané Garrincha, o mago das pernas tortas que foi ludibriado pelas facilidades da vida embrenhando-se pelo caminho do álcool. No final da existência estava ele completamente dementado física e psiquicamente pelos exageros de todos os matizes.

Entretanto, não creia você amigo leitor que eu faço apologia à pobreza. Nada disso. O dinheiro abre muitas portas, sem dúvida. Devemos naturalmente buscar também o progresso material. Apenas relatei à garota que a prova da riqueza material não é esse mar de rosas que muitos pensam.

Aquele que se apodera de grande fortuna assume enorme responsabilidade perante a vida: a de contribuir para que a riqueza gere progresso e transforme destinos, erradicando a miséria e extirpando a ignorância.

Os bens da Terra são somente empréstimos de Deus para exercitamos a inteligência, solidariedade, coibir a avareza e também os excessos de todos os graus.

Para o Além não levaremos ações, bens materiais ou qualquer soma em dinheiro. Tudo que acumulamos será repassado aos herdeiros em autêntica troca de mãos.

Em famílias deseducadas quanto aos objetivos da existência humana essas fortunas costumam gerar dissensões. Causam infindáveis brigas Aqui e no Além gerando, inclusive, processos obsessivos entre os envolvidos na trama.

No livro Por um fio o médico cancerologista Drauzio Varela narra alguns dramas dos pacientes que estiveram sob sua tutela. O fator herança é em muitos casos um complicador por dois motivos:

1º O moribundo não quer deixar seus bens na Terra.

2º Os parentes não raro anseiam a morte do enfermo para desfrutar de suas economias.

Jesus afirmava: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus"

Naturalmente referia-se ao apego as coisas da matéria em detrimento aos valores do espírito. O apego às moedas é um tormento constante para a alma. Dia desses uma amiga confessou-me que não faz viagens para a Europa para não ter que pagar a passagem do marido. Jesus tinha razão: o indivíduo transita por dúvidas e dissabores mas não abre mão de sua fortuna, ou pelo menos parte dela. Até a diversão é deixada de lado para não gastar os tostões.

Pobre coitada! Priva-se de seus desejos porque não quer gastar com o companheiro de 20 anos. É uma escrava do dinheiro, sem dúvida.

Por essas e outras tentações é que prefiro, pelo menos atualmente, não me aventurar a fazer um joguinho. Vai que o azar está ao meu lado e eu me vejo na obrigação de administrar milhões sem a mínima condição de fazê-lo.

Comovente realidade

Orson Peter Carrara

Realmente emociona, leva às lágrimas e faz refletir maduramente sobre o quanto falta ainda fazer por nós mesmos e uns pelos outros. Esse “fazer” por nós mesmos na indicação clara de quanto precisamos disciplinar o próprio comportamento, de quanto precisamos nos desprender de tendências egoísticas ou rebeldes, de apegos ou vaidades tolas e pretensiosas. E o “fazer” uns pelos outros, no estímulo vivo que oferece para a solidariedade e a compreensão com as dificuldades alheias.

Mas não é só. Ele reflete a realidade. E o faz de maneira comovente. Os momentos ali retratados, fazendo pensar sobre os valores da família, dos laços de afeto, da responsabilidade individual perante a vida, entre tantos outros, por meio de uma realidade palpável pelo raciocínio e pela sensibilidade, levaram-me às lágrimas. Principalmente por perceber o esforço na propagação da imortalidade da alma.

Não há equívocos, não há fantasias, não há distorções, apesar das adaptações próprias para uma produção cinematográfica. Sim, exatamente, falamos do filme Nosso Lar. Espetacular, extraordinária produção do cinema nacional.

Vá ver amigo (a). E não precisa se assustar, caso você não tenha contato com os ensinos do Espiritismo. A realidade de sofrimento, no início do filme, apenas reflete a distância do personagem com os valores reais da virtude e da vinculação com os autênticos valores da alma, entre eles a prece, é óbvio. E considere ainda que ninguém nunca está desamparado. Sempre haverá alguém a nos receber, mas precisamos igualmente abrir as portas do coração.

Sim, a imortalidade é realidade gloriosa. E ouso acrescentar, é uma realidade comovente porque apenas retrata a Bondade de Deus que não nos criou para a destruição nem para o sofrimento.

A emoção poderá surgir em cada um de maneira diferente, pois são vários os caminhos que fazem refletir. E poderá mesmo não te causar emoção, mas vai te fazer pensar.

E antes de considerar tudo aquilo uma fantasia, leia o livro do mesmo nome e busque embasamento em O Livro dos Espíritos, mas faça-o de maneira imparcial, sem prevenções, raciocinando com as lições, é o convite que faço ao leitor não habituado a tais reflexões e muitas vezes resistente a tais ideias.

Belíssimo filme. Penso que é um marco na história humana. Sem vulgaridades, sem fantasias e com esmero os produtores e atores, demonstrando uma vez mais a criatividade e o talento nacionais, fizeram uma obra prima do cinema. Que alegria, que gratidão, amigos em toda parte!

E, claro, ideal que o leitor também leia o livro. Nosso Lar foi psicografado por Chico Xavier, publicado em 1944, já vendeu mais de um milhão de cópias, e é apenas o primeiro de uma série que ficou conhecida com a Série André Luiz, composta de 13 obras de grande valor científico-literário-filosófico-religioso.

Filme Nosso Lar Mogi Mirim, SP

Filme Nosso Lar - Estará em cartaz no Center Cine - Praça Rui Barbosa - Centro - Mogi Mirim
Sessões de Segunda a Sexta Feira - 19 e 21 horas.
Sábado e domingo - 16 , 19 e 21 horas.

Fraternamente

Kiko/Mogi Mirim



(Informação em email de Otávio Cunha)

Leia a Folha Espírita Francisco Caixeta Araxá, MG



Para ler os jornais acesse aqui: http://www.espiritacaixeta.org.br/index_arquivos/Page824.htm

Conhecendo a Casa Espírita “Nhá Chica” Itapira, SP

A CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA”

Fundada em 03 (três) de junho de 1983 (um mil novecentos e oitenta e três), com sede e foro na cidade de Itapira, Estado de São Paulo.

Nosso endereço para visitas e contato é:

Rua: Tereza Lera Paoletti n. 348, CEP: 13974-080, Bairro - Jardim Bela Vista, Itapira-SP.

A Casa Espírita “Nhá Chica”, de finalidade filantrópica, tem como base os princípios da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, nos seus aspectos científico, filosófico e religioso e tem por objetivo prestar assistência espiritual, social, moral e material a pessoas carentes, sem distinção de idade, sexo, raça, cor, credo religioso e político e colaborar com as demais entidades filantrópicas sediadas em Itapira e que se dediquem a objetivos semelhantes.
Quem quizer nos visitar e fazer parte da familia ESPÍRITA NHÁ CHICA, estamos nos reunindo as:

TERÇAS-FEIRAS ÀS 19:00hs

* PALESTRA(evangelho);

* PASSE;

* ATENDIMENTO FRATERNO;

* ESCOLA DE MORAL CRISTÃ " MARIA GUIMARÃES BRESSAN "

SEXTAS-FEIRAS ÀS 20:00hs

* ESDE(Estudo Sistematizado da Doutrina Espirita) elaborado pela FEB(Federação Espírita Brasileira).

SÁBADOS ÀS 19:30 hs

* PALESTRA(evangelho);

* PASSE;

* ATENDIMENTO FRATERNO;

* ESCOLA DE MORAL CRISTÃ " MARIA GUIMARÃES BRESSAN "

INFORMAÇÕES: EMAIL - jero_ferian@yahoo.com.br - otaviofranklin@gmail.com -

MSN - jeroferian@hotmail.com

Otávio Cunha

Seminário no C.E. Jesus de Nazaré Feira de Santana, BA


(Informação em email de Mara Freitas)

1º Grande Encontro de Blocos da USE Regional SP São Paulo

18 de setembro de 2010, das 9 às 17 horas

EE Erasmo Braga (R. Maria Eugênia, 190 – perto do metrô Tatuapé)





Participe da grande troca de experiências nas áreas de Assistência e Promoção Social, Comunicação, Infância, Livro, Mocidade e Orientação Doutrinária. As Casas Espíritas que compõem a USE Regional São Paulo (capital paulista, Cotia, Guarulhos, Mogi e Osasco) dividirão seus conhecimentos, apresentando projetos de sucesso que poderão ser adaptados para a sua Casa Espírita.



Além disso, teremos debate sobre “Sustentabilidade Financeira na Casa Espírita” e “Mediunidade”; teatro, balé com deficientes visuais, um orquestra de 60 pessoas; alimentação (café e almoço oferecido para todos os que se inscreverem previamente para o evento).



Confira a programação completa, abaixo, e participe conosco inscrevendo-se pelo e-mail sidbat@uol.com.br, até 10 de setembro de 2010.



Sua presença nos dará grande alegria!

USE Regional SP



Programação

08:00 – 08:45 h: Café

08:50 – 09:00 h: Abertura

09:00 – 09:30 h: Teatro

09:35 – 11:00 h: Cases de Sucesso (o público irá até as salas)

11:00 – 12:00 h: Apresentação do tema: Sustentabilidade financeira da Casa Espírita

12:00 – 13:15 h: Almoço

13:30 – 14:00 h: Balé – Deficientes Visuais

14:00 – 15:00 h: Cases de Sucesso (o público irá até as salas)

15:00 – 16:00 h: Apresentação do tema: Mediunidade

16:00 – 16:50 h: Orquestra

16:50 – 17:00 h: Encerramento



(Informação recebida em email de Álvaro Antonio aadepaula@uol.com.br E Regina Bachega)

Teatro “Há dois mil anos” São Paulo

Olá amigos,

Está em cartaz, no Teatro Santo Agostinho, a peça teatral espírita “Há dois mil anos”, com textos de Emmanuel, psicografados pelo médium Chico Xavier. Se li direito na propaganda do Metrô, o ingresso custa R$ 10 mais 1Kg de alimento não perecível. Recomendo ligar antes para confirmar valores, datas e horários.

Serviço:

Teatro Santo Agostinho

Endereço: Rua Apeninos, 118 Tel.: 0xx11 3209.4858

Bairro: Liberdade - Cep: 01533-000

Hall: Bar Café

Acesso para Deficientes: Sim

Ar Condicionado: Sim

Estacionamento: Sim

Lotação: 690 Lugares

Abraço,

Vagner

Pessoal, confirmei lá no teatro (fone: 3209-4858) o preço é realmente R$ 10,00 mais 1Kg de alimento, como disse o Vagner........ precisa chegar uma meia hora antes do inicio, que é às 16horas, promoção valida só para sábado.

Quem desejar ir, poderemos formar um grupo para o próximo dia 11\09\2010, se fôr necessário irei buscar os ingressos.

Aguardo retorno de todos.

Abraço

Bete Torrão

(Informações repassadas por Regina Bachega vrcd2007@yahoo.com.br)

Realizado o 1º. Humanizar. Registro com fotos Promissão, SP

Texto e fotos recebidos de Nice Silva



Realizou-se nesse ultimo final de semana o 1º Humanizar- Encontro de Espiritismo e Humanização na querida cidade Promissão, a Terra Prometida ou a Canaã da Noroeste - SP.
Contou-se com a contagiante alegria e dinamismo dos jovens e trabalhadores da equipe Humanizar da Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes, a sustentação dos irmãos do CEFEC, Lar da Esperança e União Espírita, contribuindo todos para que não apenas na teoria, mas especialmente na vivência estejamos dispostos às Atitudes de Amor, tal qual Dr. Bezerra de Menezes nos sugere na obra Seara Bendita, por diversos espíritos, psicografia de Wanderley de Oliveira e Maria José. Abrilhantando ao evento tivemos a presença dos expositores, que, dignificando a posição de servidores de Jesus, não medem esforços e sacrifícios para a divulgação da Boa Nova, enternecendo nossos corações ao falarem do Evangelho, da Reforma Íntima, da Humanização necessária na Casa Espírita, ao mesmo tempo despertando- nos para o grave momento de Transição Planetária em que nos encontramos.
Sr. Valter Borges Oliveira - BH - MG,
Ana Cláudia Bittencourt e sua filha Larissa - Niterói - RJ
Carlos Pereira - Recife - PE
Francisco Ortolan - Fernandópolis - SP
Wanderley de Oliveira - BH - MG
Agnaldo Paviani - Votuporanga - SP
Acolhendo ao nosso singelo convite tivemos a participação de companheiros das seguintes cidades:

Andradina ( 2 )
Araraquara ( 6 )
Avanhandava ( 11 )
Bauru ( 5 )
Birigui ( 5 )
Lins ( 2 )
Lençois Paulista ( 3 )
Tupã ( 2 )
Penápolis ( 13 )
Mirandópolis ( 6 )
Getulina ( 2 )
Sabino ( 6 )
Promissão com 95 participantes.

A todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram para que o 1º Humanizar em Promissão acontecesse em clima de paz e harmonia, transformando esses dias em um belíssimo banquete de luz, recebam nossos preces, carinho e eterna gratidão.
Obrigado a todos!
Em anexo algumas fotos do evento, em breve enviaremos mais.
Nice Silva e equipe Humanizar / Promissão










Palestra com Sérgio Thiesen vai tratar da Ectoplasmia e Fotografia dos Espíritos Paris, França


(Informações recebidas em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Programação de atividades da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Paris, França



(Informações recebidas em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Carta de Dra. Marlene Nobre Faz resenha histórica da Ame-Portugal


Dra. Marlene Nobre

Foto Ismael Gobbo



Carta ao Movimento Espírita Português

Queridos irmãos portugueses,

Por um imperativo de consciência, dirijo-me hoje a todos vós, com o coração eivado de amizade pura e os olhos postos na verdade dos fatos, para contar-vos o histórico da Associação Médico-Espírita de Portugal (AMEPortugal), desde a sua fundação até os dias de hoje.

Em 4 de junho de 1999, quando da reunião de fundação da Associação Médico-Espírita Internacional, em São Paulo, tínhamos seis países representados – Argentina, Brasil, Colômbia, Guatemala, Panamá e Portugal. Neste evento histórico, o vosso país foi muito bem representado pelo distinto casal de médicos, Dra Maria Isabel e Dr Francisco José Ribeiro da Silva, que apresentaram os Estatutos e os papéis de fundação da AME- Portugal. Nessa ocasião, os membros fundadores da AME-Internacional, reunidos em São Paulo, elegeram-me e aos Drs Maria da Graça De Ender (Panamá) e Francisco Ribeiro da Silva (Portugal) para a Diretoria da entidade recém-fundada.

Sou testemunha de todos os esforços que o Dr Francisco Ribeiro despendeu para obter o apoio de seus colegas e levar à frente os compromissos assumidos com a criação da AME-Portugal. No ano de 2003, eu mesma percorri, em companhia dele, algumas cidades portuguesas, em busca desse apoio, mas nossos esforços foram praticamente infrutíferos.

Em Paris, no ano de 2004, quando da comemoração dos 200 anos de nascimento de Allan Kardec, combinamos com o Dr Francisco Ribeiro e o presidente da Federação Espírita Portuguesa à época, Sr Arnaldo Costeira, a realização, em Lisboa, de um evento conjunto, no qual a AME-Internacional daria total apoio à AME-Portugal, na esperança de consolidar a sua fundação.

Aguardamos o agendamento desse evento até o início de 2006. Como, porém, nada havia sido programado neste sentido e não havia nenhuma perspectiva de que o fosse em breve, pedimos a colaboração do Grupo Espírita Batuira, de Algés, para a realização das I Jornadas Portuguesas, com a finalidade de divulgar mais amplamente o ideal médico espírita e facilitar o trabalho aglutinador do Dr Francisco , à frente da AME-Portugal. De fato, as I Jornadas foram realizadas nos dias 14 e 15 de Outubro de 2006, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, e o Dr Francisco participou conosco, na qualidade de presidente da AME-Portugal, proferindo a aula inaugural.

Em um momento especial das I Jornadas, tivemos uma reunião com os colegas presentes, durante a qual esclarecemos as finalidades e atividades da AME-Portugal, pedindo, ao final, o apoio de todos ao trabalho do Dr Francisco Ribeiro da Silva. Obtivemos, então, uma lista de nomes e correios eletrônicos dos que estavam dispostos a participar.

De volta a São Paulo, tentamos uma primeira comunicação com os colegas da referida lista, a fim de passar ao Dr Francisco as respostas dos que se manifestassem favoravelmente à cooperação. Infelizmente, porém, nada obtivemos de ajuda efetiva.

Em meados de janeiro de 2007, recebemos um telefonema do Dr Francisco, dando-nos conta de que não desejava mais continuar à frente da AME-Portugal. No mesmo teor do telefonema, recebemos dele um e-mail, enviado no dia 15 de janeiro de 2007, correio esse que se encontra arquivado, como documento histórico, na AME-Internacional, mas que pode ser consultado a qualquer tempo.

Em virtude de sua posição definitiva com relação ao assunto, pedimos, então, ao prezado irmão Orlando Carvalho, que se informasse junto ao Registo Nacional de Pessoas Colectivas – o órgão do Governo onde é obrigatoriamente feito o registo oficial de todas as empresas e associações que existem em Portugal, a fim de saber qual era de fato a situação da AME-Portugal. Feita a consulta, o Sr Orlando ficou sabendo que todos os papéis de fundação haviam caducado por não terem sido atualizados no devido prazo. Em Portugal, para que uma Empresa ou Associação funcione de pleno direito, não basta lavrar uma escritura num Cartório Notarial. É preciso que essa empresa ou associação tenha o nome que vai adotar registado neste dito Registo Nacional de Pessoas Colectivas e também que os seus Estatutos tenham sido publicados no diário oficial do Governo Português, o Diário da República.

Diante de tudo isso, pedi ao irmão Orlando Carvalho que reunisse os colegas de diversas cidades que porventura desejassem somar esforços para a continuidade do ideal médico-espírita e refizessem os caminhos legais, partindo novamente do zero até à implantação definitiva da AME-Portugal.

E foi isto o que efetivamente ocorreu. Uma Assembleia Geral foi constituída, foram aprovados novos Estatutos, foi mantido o nome Associação Médico-Espírita de Portugal e sua filiação à AME-Internacional, e foi eleita a sua primeira Diretoria oficial.

De fato, foi a partir de 26 Junho de 2007, que se fundou oficialmente a nossa AMEPortugal, tendo os seus Estatutos sido publicados no Diário da República nº 210, II Série, de 31 de Outubro de 2007.

Digo-vos, pois, que a nossa AMEPortugal é a única que existe de fato perante as leis portuguesas. Da minha parte, sempre fiz e tudo farei para honrar o compromisso da AME-Internacional com a AMEPortugal, agradecendo a Jesus esta feliz oportunidade de vê-la renascer com tanta força de trabalho digno e operante.

Na pessoa de seu ilustre presidente – Dr Francisco Ganhão - saúdo a todos os membros da Diretoria, desejando vida longa à nossa querida AME.

Em meu coração sempre restará a gratidão ao trabalho realizado pelos colegas e idealistas, dr Francisco José Ribeiro da Silva e sua digna esposa.

Reafirmo, pois, a todos vós que a AMEPortugal continua firme e valorosa em suas atividades e para ela peço a confiança e o estímulo constante de todos vós.

Reitero o meu imenso amor por Portugal, agradecendo-vos, comovida, todo o carinho que tenho recebido de vossos corações generosos, rogando-vos para que não vos esqueçais de vossas preces em meu favor, a fim de que eu erre menos e que nunca me afaste das singelas tarefas que Jesus me concedeu.

Que o Mestre nos abençoe os propósitos de servir com amor!

Fraternalmente,



Marlene Nobre



São Paulo, 24 de agosto de 2010




O grande público das V Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade. Lisboa 29 e 30/5/2010

Nota sobre a Ame- Associação Médico-Espírita de Portugal



Companheiros espíritas (inter)nacionais:



Divulgamos em anexo, a manchete e excerto da pág. 10



do Jornal Espírita de Viseu de Setembro de 2010



sobre a “Associação Médico-Espírita de Portugal”



Os espíritas de aqui e de além mar continuamos aguardando pacientemente



que alguém possa prestar algum esclarecimento sobre o que realmente se está a passar



Oxalá este silêncio seja sinal de vigilância e diálogo entre todas as partes envolvidas



de forma a que se previnam problemas jurídicos graves



Que Deus e Jesus nos inspirem a todos a tomar decisões em Consciência Espírita

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel emmanunno@gmail.com)

Seminário do CFN- Conselho Federativo Nacional em Porto Velho, RO

A Federação Espírita de Rondônia, sediou nos dias 28 e 29 de agosto, o Seminário para Preparação de Multiplicadores para Implementação do “Orientação aos Órgãos de Unificação”, para os Estados de Rondônia e do Acre, conforme programação aprovada na Reunião Conjunta das Comissões Regionais do CFN da FEB, em Brasília. Estes seminários também assinalam os 60 anos da “Caravana da Fraternidade” e o recente livro reeditado pela FEB, sobre o tema, de autoria de Leopoldo Machado.

O evento foi iniciado pelo presidente da Federativa de Rondônia Pedro Barbosa Neto, contando com a presença de sete representantes da Federativa do Acre, outros dirigentes do Estado anfitrião, totalizando 26 participantes. O evento foi realizado nas dependências da Federação anfitriã. O programa foi cumprido pela equipe da Secretaria Geral do CFN, iniciado por Roberto Fuina Versiani e com atuação de Cesar Adonnay e Mari Ayda Sasse: Apresentação do “Orientação aos Órgãos de Unificação” e seus objetivos; Fundamentos para o Trabalho de Unificação com base na mensagem “Unificação” - Dinâmica de grupo; Síntese Cronológica das Ações de União e de Unificação; palestra pública sobre o tema “Chico Xavier e o Ideal de União”, no Centro Espírita Bezerra de Menezes, por Roberto Fuina Versiani; Gestão Federativa - Estudo em grupo; Gestão Federativa Apresentação e comentários dos grupos; Estratégias de ação para multiplicação do Orientação aos Órgãos de Unificação - Discussão entre os participantes; e perguntas em geral. (www.febnet.org.br)

Filme Nosso Lar está tendo grande procura Araçatuba, SP

Texto e fotos Cidinha Michelin



Estivemos na noite deste domingo acompanhando as sessões noturnas em Araçatuba e constatamos grandes filas no cinema que exibe Nosso Lar. Muitas pessoas não conseguiam entrar numa sessão e tinham que ficar para a seguinte. Segundo informações do próprio cinema através do Sr. Leonardo todas as três sessões da noite estiveram lotadas.


Filmes espíritas lideram recorde de bilheteria no Brasil


Leia a noticia acessando: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/794384-filmes-espiritas-lideram-recorde-de-bilheteria-no-brasil.shtml

Focalizando o Trabalhador Espírita Ismael Batista da Silva




Ismael Batista da Silva



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



O entrevistado, nosso companheiro de ideal espírita, Ismael Batista da Silva reside na cidade de Guaxupé, MG, onde nasceu. Nascido em família espírita freqüentou a evangelização, a mocidade e depois nas outras atividades do Centro Espírita em São José do Rio Pardo e Guaxupé. Escreveu três livros e é muito requisitado para palestras pelo Brasil. Ismael tem um jeito descontraído e bem humorado de proferir suas palestras. Diz-nos que é por conta de Cornélio Pires, um espírito que acredita lhe inspirar.




Ismael poderia nos fazer sua apresentação?

Nasci em Guaxupé, uma belíssima cidade no Sul de Minas Gerais, no dia 14 de Novembro de 1955. Sou filho de Noel Batista da Silva e Francisca Silveira da Silva, duas pessoas muito simples originárias da zona rural. Tive seis irmãs: Noêmia, Nair, Joana D’arc, Marli, já desencarnada, Helena e Marlene. Tenho dois filhos, André Luis e Ismael Junior, o neto Luis André e, estou ansiosamente esperando a chegada de uma netinha para Outubro.



Qual sua formação acadêmica e atividade profissional?

Tenho segundo grau e alguns cursos técnicos. Trabalhei por muitos anos em vendas e como assistente de direção em escola particular. Tinha também linha de transporte de escolares. Hoje estou aposentado, me dedicando somente à causa espírita.



Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Nasci em uma família espírita. Pelo lado materno, a começar pela minha bisavó, a vovó Chiquinha, todos foram ou são espíritas. Tive, portanto, contato com o Espiritismo desde tenra idade e tenho, por isso, maiores responsabilidades.



Poderia nos descrever sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Comecei na evangelização infantil depois fiz pré-mocidade e mocidade no Centro Espírita Nova Era de Guaxupé. Após fazer o serviço militar fui para São Paulo e Mogi Mirim na tentativa de me realizar profissionalmente. Nesse período fiquei completamente fora do movimento tendo em vista que o meu interesse era exclusivamente me encaixar na vida profissional. Não deu certo e, então, fui tentar em São José do Rio Pardo e lá fiquei por trinta e três anos. Constitui família, tive os meus dois filhos, voltei para o movimento espírita. Depois de alguns anos de trabalho como médium de desobsessão e evangelizador, a pedido de companheiros, assumi a direção da Sociedade Espírita Beneficente Paulo de Tarso, mantenedora do Centro Espírita André Luiz, Asilo lar de Jesus e Albergue Noturno Paulo de Tarso, por dez anos.

Fui procurado, na época, pelos dirigentes da USE Estadual e acabei fundando junto com outros companheiros, as Uses intermunicipal de São José do Rio Pardo, a municipal de Mococa e Tambaú e reativamos a USE regional de São João da Boa Vista.

Na época fizemos grandes encontros doutrinários e levamos para a região os principais palestrantes espíritas do movimento brasileiro.

Conversando, certo dia, com a Dona Aparecida do Hospital do “Fogo Selvagem” de Uberaba, esta me revelou que Dr. Bezerra de Menezes conversara com ela pedindo para me comunicar que ele esperava de mim a iniciativa de fundar uma instituição educacional em uma ampla região de casas populares de Rio Pardo. Com muito carinho, eu, familiares e amigos fundamos a Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes que funciona como um centro de promoção educacional, espiritual e social, atendendo inúmeras famílias carentes, hoje dirigida por valorosos companheiros daquela cidade. Depois de me aposentar era meu sonho retornar a minha terra natal e dedicar-me ao Centro Espírita em que fui criado, sonho este que está sendo realizado.



Tem livros escritos?

Tenho três livros escritos. Positivando o dia-a-dia, Vencendo Dificuldades de Relacionamento e o romance Um Perfume Inesquecível, este psicografado, de autoria do espírito Otília.



A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

Como disse anteriormente, estou me dedicando, como sonhei ao me aposentar, ao Centro Espírita Nova Era, de Guaxupé. Na segunda-feira implantamos um trabalho de Atendimento Fraterno e sou coordenador desta atividade. Na terça-feira ministro dois cursos doutrinários. Na quarta e quinta, quando estou na cidade, colaboro com o programa de TV e em atividades nas casas espíritas de Guaxupé e região. Porém é raro eu estar na cidade, geralmente viajo para outras regiões com as palestras.



E a trajetória como orador?

Aconteceu naturalmente. Comecei fazendo Evangelização no Asilo, na zona rural e em visitas aos lares. Depois comecei fazer no Centro Espírita André Luiz. Fiz programa de rádio sintonizado em toda região por vinte anos, e daí, começou a chegar os convites para eu me apresentar nas cidades vizinhas e, hoje, já com vinte e oito anos de atividade nesta área, tenho, para a minha alegria, viajado para muitos estados divulgando a nossa doutrina. Tudo que aconteceu e tem acontecido neste campo de trabalho, tanto o Chico quanto o Divaldo já haviam me adiantado e eu confesso que não acreditei na época. Devo muito a expansão desta minha atividade, também, aos nossos queridos amigos Orson Peter Carrara e Jamiro do Santos Filho que acreditaram em meu trabalho e o divulgaram aos seus contatos.



Quais os temas que aborda em suas palestras e os mais solicitados?

Trabalho com vários temas, inclusive temas para seminários e encontros específicos, porém os mais pedidos são:

• Vencendo Dificuldades de Relacionamento (Palestra Ou Seminário)

• Como Bem Aproveitar a Existência

• O Espiritismo e os Tormentos Modernos

• Não Basta Estar Espírita é Preciso Ser

• Positivando a Auto-Estima a Luz Do Espiritismo

• O Lado Luz das Provações da Vida

• Relacionamento Familiar a Luz do Espiritismo

• Desmistificando as Influências Espirituais (Palestra Ou Seminário)

• O Perfil do Trabalhador Espírita para o Terceiro Milênio (Seminário)

• É Possível Ter Filhos Felizes e Amigos (Palestra Ou Seminário)

• É Possível Ser Feliz na Vida Conjugal (Palestra Ou Seminário)

• Sofrer ou não Sofrer é uma opção de cada um

• Saúde, Doença e Cura a Luz do Espiritismo

• Obsessão Infantil – Causas – Prevenção e Cura

• Curso Para Expositores Espíritas - Seminário

• Depressão – Não Entre Nessa

• No Entardecer da Existência ( Para Terceira Idade)

• Nos Bastidores de Uma Reunião Espírita – Ilustrada ( Como É Visto Do Mundo Espiritual Cada Trabalho Da Casa Espírita)


Como tem enxergado o nosso movimento espírita em suas viagens?

Vejo nosso movimento com otimismo. Tenho aprendido muito em minhas viagens. Observo que Jesus já tem muitos amigos verdadeiros na Terra. Muita gente está fazendo trabalhos dignos em prol da nossa doutrina.

Observo também que o movimento está crescendo bastante. Costumo ir uma vez por ano em cada casa que visito e, a cada ano que passa, vejo algumas delas crescerem “assustadoramente”. Isto acontece, evidentemente, onde encontramos lideranças que se dedicam mesmo ao nosso movimento. São grandes motivadores, pessoas carismáticas que envolvem positivamente os outros através de seus exemplos diários.

Casas que atendem bem as pessoas que chegam, que têm bons cursos doutrinários e palestras públicas de qualidade. O perfil das pessoas que estão procurando pela Doutrina mudou muito, já não são só sofredores que buscam as casas espíritas, e os dirigentes que conseguiram enxergar essa mudança estão alcançando grandes resultados no sentido de cativar almas para Jesus.



O que acha que está faltando ou precisa ser melhorado?

Eu sou um daqueles que acham que o mal não merece ser exaltado. Cada um está fazendo no movimento espírita de acordo com o seu entendimento e evolução. Não temos como dar de nós aquilo que ainda não temos. O tempo é a maior benção para o espírito, pois então deixemos para que ele se incumba de resolver aquilo que hoje não conseguimos realizar. Enquanto isto continuemos firmes amando e servindo com Jesus e Kardec.



Algo mais que queira acrescentar?

Que nós saibamos, com sabedoria, aproveitar o máximo a nossa atual existência, pois ela é a mais importante de todas que já tivemos. Afinal, ela será decisiva no sentido de continuarmos ou não reencarnando na nossa querida Terra. Pensemos nisso com carinho.











LEGENDA FOTOS

ISMAEL COM A ESPOSA JOANA, OS DOIS FILHOS E AS NORAS

ISMAEL LADEADO PELOS FILHOS ISMAEL JUNIOR E ANDRÉ LUIS

ANDRÉ LUIS, MARCINHA E O FILHO LUIS ANDRÉ. FILHO,
NORA E NETO DE ISMAEL BATISTA

ISMAEL COM TRABALHADORES DO C.E. NOVA ERA, DE GUAXUPÉ

FALANDO NA SEMANA ESPÍRITA EM BARRETOS, SP

ENTREVISTA NO PROGRAMA A VOZ DO ESPIRITISMO, ARAÇATUBA, SP

PALESTRA EM ARAÇATUBA

COM OUTROS ORADORES EM POÇOS DE CALDAS, MG

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistado.

Leia o Boletim Eletrônico da Aliança Espírita “Varas da Videira”

7º. Fórum Regional Antidrogas com pré-lançamento do livro “Filhos da Dor” Birigui, SP

Texto e fotos Ismael Gobbo




DR. VILSON DISPOSTI



Tivemos a oportunidade de participar na manhã desta sexta-feira, 3/9/2010, do 7º. Fórum Regional Antidrogas promovido pela Casa do Caminho Ave Cristo que, como acontece todos os anos, recebeu excelente público. Comandou o cerimonial Luiz Saegusa que inicialmente formou a mesa dos trabalhos com diversas autoridades e dirigentes de instituições. Foi apresentado vídeo do Hino Nacional e logo em seguida o do 7º. Fórum. A abertura dos trabalhos se deu com a fala do fundador e dirigente da Casa do Caminho Ave Cristo, Dr. Vilson Disposti. Outros convidados fizeram uso da palavra enfatizando a necessidade de políticas adequadas para o enfrentamento do tema drogas e exaltando o trabalho de Vilson à frente da Ave Cristo, exemplar instituição que trabalha pela reabilitação de jovens dependentes químicos. A primeira palestra foi proferida pelo médico Dr. Sérgio Irikura que com brilhantismo abordou o tema “Aspectos Clínicos da dependência química (Crack). Em seguida o Delegado da Policia Federal Dr. Sérgio H. Matheus tratou dos “Aspectos Sociais e Legais das Drogas e, por fim, Dr. Vilson Disposti falou sobre “Ciência e Espiritualidade no Tratamento da Prevenção e dependência química”. Além do café tivemos a apresentação dos corais infantil e juvenil da Secretaria de Educação de Birigui e o pré-lançamento do livro “Filhos da Dor”, obra prefaciado por Divaldo Pereira Franco. O livro de Vilson versa sobre Prevenção e tratamento da dependência de drogas, com relatos de casos reais por ele vivenciados na instituição que dirige.











LEGENDA FOTOS

O EXCELENTE PÚBLICO

LOCAL DO EVENTO

LUIZ SAEGUSA

DR. SÉRGIO IRIKURA

O DELEGADO SÉRGIO H. MATHEUS

VILSON EM SUA PALESTRA

CORAL DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE BIRIGUI

VISITE O SITE DA CASA DO CAMINHO AVE CRISTO E
CONHEÇA A GRANDIOSIDADE DO TRABALHO

http://www.avecristo.com.br/avecristo/site/centro_rural/centro_rural.asp

Palestras Espíritas no Maria Benta São Paulo

13/09, 2ªf, 20h

PALESTRANTE


Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Sérgio Pinheiro da Silva: Expositor da Maria Benta, espírita desde 1978, militante político desde 1982, formado em psicologia em1985, profissão na qual já foi diretor de centros de orientação para crianças e adolescentes pela prefeitura de São Paulo e de unidade de saúde para pacientes graves de saúde mental. Psicólogo clínico há 25 anos. Maiores detalhes, favor acessar: www.sergiopsicologo.com


TEMA
Harmonização Musical: Itamar Santiago

O Consolador Prometido.

Política e Espiritismo. Resumo: Mais uma vez às vésperas de eleições políticas, devemos pensar nosso posicionamento como kardecistas. Kardec nos recomenda uma religiosidade engajada, atuante no mundo em que vivemos para promover a melhoria do ambiente social e espiritual que nos cerca. O Capítulo das Leis Morais do Livro dos Espíritos, no segmento 'Lei do Progresso' inspira-nos a pensar a sociedade como um reflexo de nossa personalidade, e a evolução do mundo como a nossa própria evolução pessoal; se uma se faz com o aperfeiçoamento das leis, a nossa requer a reforma íntima, que é a mudança de comportamento baseada na reflexão dos ensinamentos de Jesus e dos espíritos superiores.



20/09, 2ªf, 20h

PALESTRANTE


Mara Sucena: Professora Secundária – Matemática,
Diretora da Associação Espírita Mãos Unidas, Responsável pela Orientação Espírita da Infância e do Jovem e Oradora e Divulgadora do Projeto Imagem.


TEMA


Harmonização Musical: Grupo Vocal Sábado de Sol.


Há 2000 anos. Resumo: História central do livro “Há 2000 Anos”, de Emmanuel, que conta o drama das famílias Lentulus e Severus, durante o primeiro século do cristianismo, com ênfase no desenrolar das tramas que levaram à crucificação de Jesus




27/09

2ªf, 20h

PALESTRANTE

Heloísa Pires: Matemática, física, escritora e pedagoga, espírita renomada, conferencista nacional e internacional, proferiu palestras em Portugal, Estados Unidos, etc. Filha do saudoso e ilustre espírita José Herculano Pires, por onde passou deixou o rasto luminoso da cultura espírita, encantando quem a ouviu, sendo considerada como um dos elementos-chave do movimento espírita brasileiro.

Heloísa é mundialmente conhecida como oradora e conferencista tendo realizado palestras em diversos Países da Europa e Estados Unidos.

É apresentadora do programa "O Espírito e o Tempo", na Rádio Boa Nova e autora dos livros: "Herculano Pires, o Homem no Mundo" , "Educação Espírita" , Educar para Ser Feliz" , "Preparados para a Vitória" , “Renovação por Amor” e “Maria Antonieta, a volta de uma Rainha.

Heloísa Pires é participante ativa em congressos nacionais e internacionais e articulista em diversos Jornais e Revistas Espíritas.

Harmonização Musical: Coral Cantares.


TEMA


A Vida e Obra de Léon Denis.

Léon Denis (Foug, 1 de janeiro de 1846 - Tours, 12 de Março de 1927) foi um filósofo espírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas. Fonte: Wikipédia.


Rua Vieira Portuense, 341 – Jabaquara – SP. Inf.: (11) 50124474 ou jrezala@terra.com.br.


(Informações em email de Jorge Rezala)

Palestra Musical à Luz da Doutrina Espirita Bauru, SP

C.E. JOANA D'ARC DE BAURU



convida



Dia 03 de Setembro - sexta feira - 20 hs

Entrada Franca




PALESTRA MUSICAL A LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA

COM

ROBERTA BERALDINELLE, (Soprano-Bauru)


CRISTINA LIMA (Soprano-Bauru) E


EDGAR MIGUEL

(Presidente da Use Intermunicipal Bauru)




TEMA: A Música Moderna MPB a luz da Doutrina Espírita

(Inspiração de nossos compositores)

Oração de Francisco de Assis

Amor de Índio

O caderno

Oceano

Como uma onda

Tocando em frente

My Way



Centro Espírita Joana D’Arc - Bauru

Rua Maria da Graça Bueno Martins, 5.43

Cep. 17033540 - Jardim Carolina

E mail – joanadarc.eventos@uol.com.br