BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 29 de agosto de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Giovana Campos


Giovana Campos



Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita



A entrevistada é nossa companheira de ideal Giovana Campos, residente na cidade de Santos-SP, é diretora de marketing da Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada (SBTVP) e colaboradora de diversos meios de comunicação espírita, entre os quais, Folha Espírita, revista Saúde da Alma e TV Mundo Maior. Como profunda conhecedora da língua inglesa Giovana tem participado de eventos espíritas importantes como aqueles organizados pela AME- Associação Médico Espírita do Brasil e pelas AME’s estaduais.





Giovana, por favor, faça-nos sua apresentação.

Bem nasci e moro em Santos-SP. Venho de família pequena, meus pais e uma irmã, que desencarnou ainda criança. Inicialmente, a base da família era o Catolicismo, mas com o ocorrido, ficou muito claro para nosso núcleo familiar que seria impossível tudo se resumir a uma só vida. Casei-me em 2003, com o médico psiquiatra Flávio Braun Fiorda, e como ele tem forte base espírita, veio a solidificar meu interesse pelo Espiritismo.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formada em Comunicação Social – Jornalismo e em Letras. Com essas duas áreas trabalho no marketing da Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada (SBTVP), e na divulgação da Associação Médico Espírita de Santos (AME-Santos), da Associação Médico Espírita do Brasil (AME-Brasil), sou colaboradora do jornal Folha Espírita e apresento, junto com o dr. Décio Iandoli Jr., o programa Ciência e Espiritualidade, transmitido pela TV Mundo Maior. E também ministro aulas de inglês.



De que forma conheceu o Espiritismo e desde quando?

Conheci o Espiritismo ainda criança, mas só abracei a Doutrina após os 25 anos. Algumas passagens com ostensiva vidência me fizeram refletir com mais atenção para fenômenos que ultrapassavam os limites físicos. Resolvi estudar mais a fundo as obras básicas e assim, comecei a ter um entendimento mais amplo sobre as questões espirituais.



A que Casa Espírita está vinculada presentemente e os trabalhos que nela desenvolve?

Estou vinculada ao CEU – Companheiros Espíritas Unidos, casa que freqüento há quase dez anos e que tem sede em Santos-SP. Lá participo dos trabalhos de cura, passe e evangelização.



Poderia nos traçar sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Bem, comecei fazendo o Boletim Informativo do Lar Espírita Mensageiros da Luz, em 2000. Na ocasião, conheci o maravilhoso trabalho desenvolvido pela instituição que abriga portadores de paralisia cerebral aqui em Santos. Comecei a ler mais livros, principalmente os romances espíritas. Meu marido já era membro da Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada e também participava das reuniões da Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos) e eventualmente o acompanhava, o que levou a um grande interesse pela parte cientifica da Doutrina. Daí em 2002, em uma das reuniões da AME Santos surgiu a idéia de traduzir o livro “Espiritualidade no cuidado ao paciente”, de Harold Koenig, originalmente em inglês para o português. Passei a tarefa para uma colega tradutora que não conseguia tempo para fazê-lo. Assumi a responsabilidade de traduzi-lo e desde então me encontro ligada ao meio científico que busca levar um pouco mais de espiritualidade no contexto da saúde. Surgiu a oportunidade de realizar entrevistas para a Folha Espírita, onde há uma equipe maravilhosa de abnegados trabalhadores da divulgação do Espiritismo. Em 2006, com o surgimento da TV Mundo Maior, braço televisivo das Casas André Luiz, o dr. Décio Iandoli Jr, médico cirurgião que hoje é vice-presidente da AME Mato Grosso do Sul recebeu o convite para apresentar o programa Ciência e Espiritualidade. No início, acompanhava as entrevistas e elaborava as pautas e os roteiros dos programas e desde 2008 divido a apresentação, realizando entrevistas. Mais recentemente, em 2009, meu marido assumiu a coordenação de comunicação da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) e faço a parte ‘executiva’ da divulgação. E neste ano, 2010, fomos todos agraciados com a Revista Saúde da Alma, publicação lançada em comemoração aos 15 anos da AME-Brasil. Claro que tudo isto foi possível com a ajuda inestimável de amigos e familiares que compreendem o meu carinho e dedicação ao movimento.




O que nos diz do seu trabalho como divulgadora do Espiritismo?

Sinceramente, esta é a parte do jornalismo com que mais me identifiquei. A divulgação das idéias da Doutrina, a noção de espiritualidade e seus benefícios no campo da saúde, entre outras coisas que vamos aprendendo em nosso dia-a-dia. É trabalho com prazer e solidificação de grandes amizades que faço pelo caminho.



E sobre seus trabalhos de tradutora e interprete?

Acredito que seja de fundamental importância trazer para a língua portuguesa as novidades que acontecem lá fora, acerca dos estudos sobre a espiritualidade, bem como divulgar entre nossos irmãos de outras terras o que vamos conhecendo e estudando por aqui.



Algo mais que queira acrescentar?

Agradecer a oportunidade de divulgar e ao mesmo tempo aprender questões que considero fundamentais para nosso engrandecimento pessoal. O conhecimento da Doutrina Espírita, os amigos que faço neste caminho nos variados centros espíritas, através de entrevistas para os diferentes meios de comunicação, enfim, tudo e todos que procuram na seara espírita um pouco de conforto ou de respostas, soluções para suas dúvidas são tesouros que levamos no caminho de nossa evolução. E quando temos a chance de levar a palavra a alguém necessitado, é ainda mais gratificante!









Legenda fotos

Giovana na infância, a primeira da esquerda

Entrevista com Júlio Peres na TV Mundo Maior

Entrevistando Ney Prieto Peres

para o programa Ciência e Espiritualidade

Giovana, na extrema direita, com Amigos da AME-MG - Grazielle Serpa,
Roberto Lúcio e Andrei Moreira

Giovana com o marido Flávio Braun em congresso da SBTVP

Giovana e o marido Flávio Braun

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Artigo: O cigarro do Sr Gilberto


Osvaldo Magro Filho





Sr Gilberto é um vitorioso! Casado com Dª Guiomar, vem batalhando na vida como todos nós e hoje é empresário no ramo de moveis. Não, não é esse tipo de vitória que eu quero destacar. Tenho certeza de que os méritos pessoais do Sr Gilberto é também o seu, prezado leitor. Quem, neste Brasil, não “ralou” para crescer?

Acontece que Sr Gilberto chegou ao consultório, naquele dia de julho, fazendo contas: “Sabe Doutor, disse ele, eu gastei R$ 200.000,00 em cigarro durante os 37 anos que fumei. Vai sobrar mais dinheiro no meu bolso daqui para frente. Tem mais, cada cigarro mede 10 cm e se enfileirarmos todos aqueles que eu traguei durante a vida nós teremos a distância de 54 Km percorridos pelo tabaco. Depois que coloquei o maço de cigarro sobre a geladeira e decidi parar de fumar, calculei também que vou economizar com vocês, dentistas, pois meus dentes não ficarão manchados pela nicotina como antes. Eu tinha que fazer limpeza quase toda semana. Ah, mais economias: vou mascar menos chiclete, pois o hálito de cigarro já não precisa ser disfarçado com goma de mascar; também não precisarei lavar as mãos a cada cigarro apagado para eliminar o odor dos dedos da mão direita...”

Meu amigo e paciente estava seguindo o roteiro proposto pelo autor americano do best seller “Eliminate self-sabotage & creating self confidence” de Anthony Robbins. O escritor afirma que nosso cérebro sempre tenta fazer algo bom para nós, buscando a felicidade e evitando a dor.

Todo mecanismo de mudança e aprendizagem que se apoiar no prazer, com certeza funcionará. Se você usa drogas, assiste muito à TV, é compulsivo(a) por comida ou álcool, ou é ciumento(a) e se cansou de tudo isso, quer mudar: a técnica de superação do vício precisará se apoiar no prazer, na alegria e nos pontos positivos que tal mudança vai trazer a você. Então, qual o desafio para evitar a auto-sabotagem? Não confunda seu cérebro focando mais a dor que o prazer da superação!

Suponhamos que o Sr Gilberto, em vez de enumerar os pontos positivos da mudança, ficasse reclamando da saudade do cigarro. Seria possível parar de fumar?

Anthony Robbins relatou, em seu livro, uma pesquisa com macacos. Estes foram colocados em gaiolas especiais e dentro delas havia três quadrados: um amarelo, outro verde e mais um vermelho. Inicialmente eletrificaram o quadrado amarelo, que, ao ser tocado, causava dor. O animal passou a evitar o quadrado amarelo. A seguir, eletrificaram também o quadrado vermelho. O animal, após alguns dias, ficou depressivo. Por quê? Independente da escolha ele sentia dor. Quando os pesquisadores eletrificaram todos os quadrados, o macaco começou a se morder, jogar-se contra as grades e defecar em si mesmo. Às vezes, isso acontece conosco. Criamos jaulas em nossa mente, associando tudo na vida à dor e isso pode nos enlouquecer.

Outra dica do autor é para treinarmos nosso cérebro a mudar o foco: sair do eu e enxergar o outro. Saindo de nós mesmos e contribuindo para a melhoria da vida alheia vivenciaremos a lei da reciprocidade. Portanto, aquilo que você der é o que receberá. Quer ser amado(a)? Ame! Quer ser entendido(a)? Compreenda! Quer ser ouvido(a)? Ouça! Dialogue! São regras simples da neurolinguística que fixarão em nosso cérebro o prazer de viver.

Tomei a liberdade de trazer para estas linhas a força de Sr Gilberto para todos aqueles que estão fartos de seus hábitos compulsivos e querem mudar. Tenho certeza de que ele, ao apagar a velinha, comemorando 40 dias sem fumar, e 50 anos de idade no dia 14 de agosto de 2010, sentiu-se senhor de si mesmo no controle daquele hábito. Este artigo não tem como objetivo abordar o cigarro mas fazer uma homenagem aos vitoriosos de nosso dia-a-dia.




Figura 1 – Da esquerda para direita: Guiomar, Osvaldo e Gilberto, comemorando os 21 dias de superação do cigarro.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O autor Osvaldo Magro Filho é cirurgião buco-maxilo-facial, professor da Unesp de Araçatuba. Prática privada Av. Saudade, 200, Araçatuba SP. Trabalhador do Centro Espírita Luz e Fraternidade. É membro da ONG Turma do Bem (WWW.turmadobem.com.br).



Este texto foi anteriormente publicado no jornal Folha da Região, de Araçatuba, SP

Leia o Batuíra Jornal Acesse as duas últimas edições

Acesse: http://www.geb.org.br/dow/81-batuira.pdf

http://www.geb.org.br/dow/82-batuira.pdf



(Colaboração de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Seminário com Suely Caldas Schubert Presidente Altino- Osasco, SP


(Informação em email de Bruno Rodrigues)

Seminário de Alkindar de Oliveira Santo André, SP



Alkindar Oliveira

Foto José Aparecido dos Santos





EVENTOS DA USE

VISITEM O SITE DA USE

www.use-sa.com.br

MINI SEMIÁRIO

29 de Agosto de 2010

das 9:00 até as 12:00



Local: Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Angelis

Av. Cel. PM Celestino Henrique Fernandes, 420 - Jardim do Sol



Tema: CUTURA DO DIÁLOGO

Facilitador: Prof. Alkindar de Oliveira



REALIZAÇÃO U.S.E. MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ

Telefones: (11) 4451-2773 / (11) 4451-7136 / (11) 4971-6392
Sede da USE: Rua Chui, 801 - Vila Pires - Santo André - SP
E-mail: use_stoandre@ig.com.br



(Informação em email de Ademir Mendes)




Palestras com Manolo Quesada Setembro 2010



MANOLO QUESADA

AGENDA SETEMBRO 2010
(11) 5611-4554 / 8284-3337

www.manoloquesada.blogspot.com







01 (quarta-feira) - 20h00
Grupo Espírita Servos de Jesus
Rua Candido de Figueiredo, 492 V Gustavo
São Paulo - SP
O Amor Está No Ar

09 (quinta-feira) - 20h00
Núcleo Espírita Aldeia de Luz
Avenida dos Patos, 155 – Aldeia da Serra
Barueri - SP
Errar é Humano... Perdoar Também!

11 (sábado) - 9h00
Casa José Coltro
Avenida Carlos Lacerda, 3094 - J Rosana
São Paulo - SP
Otimizando Relações Familiares

12 (domingo) - 19h00
Centro Espírita Cairbar Schutel
R Antonieta A de M Barros, 360 V Augusta
Guarulhos - SP
Ter ou Ser... Fique Com os Dois

14 (terça-feira) - 20h00
USE Mauá- 18a. Semana Espírita
Rua Campos Sales, 428 - Centro
Mauá - SP
Lei de Destruição

15 (quarta-feira) - 20h00
Núcleo de Fraternidade Espírita Cáritas
Rua João Simão, 265 - Jardim Mikail
Guarulhos - SP
Manifestações Espíritas - Obsessão


16 (quinta-feira) - 20h00
Centro Espírita Paula Ortiz
Rua Olimpio Catão, 179 - Centro
Jacareí - SP
Reencarnação... o que há de novo?



18 (sábado) - 20h00
Centro Espírita Discípulos de Jesus
Rua Jardim Ivone, 2 - Paraiso
São Paulo - SP
O Amor Está No Ar

21 (terça-feira) - 20h00
Associação Espírita Miguel Arcanjo
Al dos Nhambiquaras, 1282 - Campo Belo
São Paulo - SP
Mediunidade

25 (sábado) – 20h00
USE - Tupã

Tema a ser definido




27 (segunda-feira) - 20h00
União Espírita Irmão Hércules
Rua Dr. Eduardo Vaz, 117 - J Previdência
São Paulo - SP
A Evolução das Religiões

30 (quinta-feira) - 20h00

Associação Espírita Jacob
Rua Aguapei, 588 - Vila Santo Estevão
São Paulo - SP
Errar é Humano... Perdoar Também!



(Informação em email de Regina Bachega)

15º. Simpósio Espírita Chico Xavier 100 anos de Luz São Paulo


SEARA BENDITA INST. ESPÍRITA

RUA DEMÓSTENES n 834 CAMPO BELO



(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

Palestra com Orson Peter Carrara São José dos Campos, SP


(Informações em email de Regina Bachega)

Ainda sobre a Rádio Espírita Campinas Novo Estúdio e Novos Programas



Caros companheiros da imprensa e divulgação espírita,



Gostaríamos de solicitar a gentileza de veiculação da notícia abaixo.



Seguem em anexo duas fotos ilustrativas. Caso necessário, temos ambas à disposição em maior resolução.



Desde já, agradecemos a colaboração e reforçamos nossos votos de reconhecimento pelos belos trabalhos em favor do Espiritismo.



Meu abraço,



Dermeval Carinhana

Presidente da ADE Campinas



Radio Espírita Campinas inaugura novo estúdio e estréia novos programas



Desde agosto de 2010, a Rádio Espírita Campinas, uma emissora da ADE, Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas, conta com um novo local para a produção e transmissão de sua programação. Mais moderno e com instalações mais confortáveis, o novo estúdio é o resultado do apoio de diversas pessoas e instituições que desde o início do ano tem se mobilizado em campanhas, tanto de arrecadação de fundos, como também, e principalmente, envolvendo o trabalho voluntariado de construção e reforma da sede da ADE. Atualmente, são veiculados pela rádio os programas “Opinião Espírita”, “Observatório Espírita” e “Nos Caminhos do Saber”. Como resultado imediato do novo estúdio, a partir de setembro de 2010 a rádio ganhará três novos programas, todos produzidos e apresentados pela ADE Campinas: “Galeria de Idéias”, “Encontro Marcado” e “Conheça Kardec”. Com a proposta de ser um espaço destinado aos assuntos ligados à arte, poesia, música e cinema, “Galeria de Idéias” visa valorizar as expressões artísticas da sociedade que contribuam para a melhora do Homem. Em “Encontro Marcado”, o ouvinte encontrará reflexões sobre as suas atividades no trabalho e como a visão espírita pode colaborar para tornar esse ambiente um lugar melhor. Por fim, elaborado com base na Revista Espírita, editada por Allan Kardec entre os anos de 1858 e 1869, “Conheça Kardec” tem por objetivo apresentar idéias, fatos e curiosidades do ambiente espírita à época de Kardec. Ao mesmo tempo, o programa trará atualidades e entrevistas com pessoas interessadas no pensamento de Allan Kardec. A Rádio Espírita Campinas pode ser ouvida pela Internet 24h por dia no endereço www.radioespirita.org.br. Mais informações pelo email contato@radioespirita.org.br



Fonte: ADE Campinas
(Informações e fotos recebidos em email de Otávio Cunha)



Rádio Espírita Campinas - Programação Semanal

www.radioespirita.org.br



Sexta-feira

27/08, 20h30


Programa Observatório Espírita

Um panorama da imprensa espírita



Confira os periódicos:

“Reformador” e Jornal “Verdade e Luz”




Domingo

29/08, 19h


Programa Opinião Espírita

A cultura espírita ao alcance de todos



“Nosso Lar, o filme”

Uma análise sobre o mais novo lançamento espírita no cinema



Participam do programa: Suely Venturini, Jorge Munhóz, Carlos Garcia e Dermeval Carinhana



Editorial



O sucesso de livros como “Nosso Lar”, obra psicografada por Chico Xavier que agora ganha as telas do cinema, tem origem em uma razão bastante simples: o interesse e curiosidade do Homem pela vida futura. Como tantas outras histórias contadas por espíritos que deixaram a vida na Terra, “Nosso Lar” apresenta de maneira simples e didática os principais aspectos da vida humana no mundo invisível. Tal preocupação, contudo, não é nova. Já no livro “O Céu e o Inferno” Allan Kardec reuniu dezenas de depoimentos de espíritos em diferentes estados morais, variando da felicidade à dureza de coração, com o objetivo de ilustrar a chamada vida após a morte. Nesse sentido, narrativas como “Nosso Lar” tem o grande mérito de trazer inúmeras e importantes informações tendo como pano de fundo uma história vivida por pessoas, o que por si só facilita e estimula a compreensão dos leitores ou, agora, dos telespectadores.




Domingo

29/08, 20h

Programa Caminhando Juntos

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.



Produção e Apresentação:

Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena



www.caminhandojuntos.org




Em breve, novos programas:


“Encontro Marcado”

Reflexões sobre o ambiente de trabalho e como a visão espírita pode colaborar para torná-lo um lugar melhor.



“Galeria de Idéias”

Um espaço destinado a todas as expressões artísticas da sociedade que contribuam para a melhora do Homem.



“Conheça Kardec”

Idéias, fatos e curiosidades do ambiente espírita à época de Kardec. Atualidades e entrevistas com pensadores espíritas.





Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

www.adecampinas.org.br

(Informação recebida em email de Radio Espírita Campinas contato@radioespirita.org.br)

Programação da Casa Espírita Bezerra de Menezes Miami, Flórida, EUA





HOY Viernes Agosto 27, 2010
8 PM

Chico: La Pelicula
con subtitulos en español

Queridos amigos(as), a continuacion esta el Calendario de Septiembre y Octubre 2010 de las actividades de Viernes.



Septiembre Viernes 3 Pen Pal Program (Cartas a los prisioneros)

10 No Activity

17 Guardian Angels (Asistencia social para clientes del Food Pantry)

24 Spiritual Cinema

Octubre Viernes 1 Pen Pal Program (Cartas a los prisioneros)

8 No Activity

15 Palestra: Ana Guimaraes

22 Guardian Angels (Asistencia social para clientes del Food Pantry)

29 Spiritual Cinema



Los invitamos a participar en estas actividades, y traer a sus amigos(as).

Para mas informacion envie un email a info@spiritist.com

Câmara de Vereadores comemora centenário de Chico Itapetinga, BA

Amigos,



Reiterando o convite, na próxima 4a feira, dia 01/09, às 20h, a
Câmara de Vereadores receberá nossa irmã Abigail Guimarães, de Vitória da
Conquista, que falará sobre o saudoso Chico Xavier. Contamos com a
presença e divulgação de todos vocês!



Muita Paz!


Centro Espírita Servos do Senhor

Itapetinga-BA



(Informação em email de Mara Freitas)





Veja fotos da cidade de Itapetinga: http://www.itapetinga.ba.gov.br/fotos.html

Programação do 7º. Fórum Regional Antidrogas Birigui, SP



PRÉ LANÇAMENTO DO LIVRO “FILHOS DA DOR”, AUTORIA DE VILSON DISPOSTI