BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 15 de agosto de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Regina Zanella



Regina Zanella



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita


A entrevistada é nossa companheira de ideal Regina Zanella, uma brasileira de Votuporanga, SP, residente na cidade de Milão há 23 anos. É uma das fundadoras do Grupo Sentieri dello Spirito, ocorrido no ano de 1996. Tradutora e Intérprete na vida profissional tem utilizado seus conhecimentos lingüísticos na difusão do Espiritismo na Itália e em outros países.




Regina poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Meu nome é Maria Regina Zanella, natural de Votuporanga, S.P. Aos 5 meses fui adotada pelo casal Anita Amaro e Antonio Zanella, ambos de origem italiana, tendo como irmãos mais velhos, Gloria e Wagner Zanella.

Resido na Itália há 23 anos, na cidade de Milão e tenho por companheiro Massimo Oliva, italiano. Não temos filhos. Há 14 anos sou dirigente do Grupo Espírita “Sentieri dello Spirito” – Caminhos do Espírito.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou tradutora e intérprete em alemão pela faculdade Ibero Americana de São Paulo. Profissionalmente me dediquei por 15 anos à moda e à TV, primeiramente no Brasil e, em seguida, na Itália, onde trabalhei como interprete de inglês e italiano, como relações públicas para empresas e jornalismo no setor turístico para a Italia e de eventos brasileiros sobre a comunidade brasileira em Milão.



Como se tornou espírita e desde quando?

Oficialmente em 1996 com a constituição do Grupo Sentieri dello Spirito com alguns amigos. Tive as primeiras manifestações mediúnicas ainda no Brasil, em 1980 que retornaram mais intensamente em 1993, já na Itália, quando fui internada em hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia. Em 1994 conheci o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco quando trabalhava como jornalista, durante uma palestra no Centro Espírita Vita Nuova, na cidade de Milão. Em 1995, com o desencarne de meu pai, Antonio Zanella, pela primeira vez me dirigi a uma casa Espírita, a Emmanuel, na minha cidade natal, Votuporanga, onde recebi as primeiras orientações.



Poderia nos falar de sua trajetória pelo movimento espírita no Brasil e no exterior?

No Brasil sempre que a oportunidade me permitia, visitava instituições nos diversos estados, estreitando laços de amizade e colaboração. Participei do II Congresso Espírita Mundial em Lisboa em 1998, onde conheci, entre outros, José Raul Teixeira e o atual presidente da FEB Nestor João Masotti. Na Itália, na ausência de Casas Espíritas, inicialmente participava de Congressos nacionais e internacionais como público, depois como oradora espírita. Em outros países europeus, inicialmente participando das reuniões promovidas pelo Conselho Espírita Internacional em diferentes países, em seguida freqüentando e participando de eventos com instituições amigas, tendo realizado um ciclo de palestras em varias casas espíritas em Portugal no mês de janeiro de 2010.



A que casa espírita você está ligada presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

Ativamente Sentieri dello Spirito, como dirigente doutrinária e grupo de estudos mediúnicos.


Como está o movimento espírita na Itália?

É uma pergunta que nos é feita com freqüência, e que poderá encontrar tantas respostas quantas serão as pessoas às quais será dirigida. A minha visão pessoal de analise não se restringe à Instituições propriamente espíritas, como seria de se esperar, mas ao povo italiano em geral. Desde quando iniciei no Espiritismo, aqui na Itália, encontrei pessoas espiritualistas de diversos segmentos, mas não propriamente espíritas. Com o passar dos anos encontrei pessoas que se definem espíritas, que conhecem a literatura de Kardec, mas que não mantém algum relacionamento com o Brasil. Me tornei espírita quando já residia há muitos anos na Europa. Meu ponto de partida e orientações se deram no Brasil, e também parte da minha formação prática, mas a maior parte destes anos vivi e vivo na Itália, interagindo com a cultura e a população, estabelecendo diálogo, comparação e experiências. Em 1995 quando iniciei meus estudos, não conhecia nenhum espírita aqui, assim como não conhecia a realidade de outros países europeus. Minha única referência era o Brasil, que se encontrava a 11 mil km de distância. O Centro Vita Nuova de Milão, que historicamente podemos considerar como o primeiro centro espírita italiano, constituído pelo italiano Antonio Rosaspina nos anos 70, hoje em dia mantém poucas atividades, mas foi lá que foi escrita a primeira revista espírita, que tiveram a primeira biblioteca espírita e hospedaram pela primeira vez oradores espíritas provenientes do Brasil, como Divaldo Pereira Franco. Desde os anos 90 surgiram e também concluíram as próprias atividades outros grupos, maiores e menores, envolvendo brasileiros e italianos. Em 2008 foi instituída a USI – Unione Spiritica Italiana que vem desenvolvendo o seu papel institucional.

Paralelamente, e é a quanto me referi no inicio deste, existe um movimento italiano subdividido em espiritualistas e em pequena parte espíritas. É quase um ramo paralelo do movimento espírita tradicionalmente conhecido, pois os que se consideram espíritas conhecem Kardec, mas nada conhecem da literatura espírita brasileira, ou pelo menos, conhecem pouco, e este é o caso por exemplo da Biblioteca Bozzano De Boni em Bologna, a maior biblioteca de paranormalidade da Europa, com mais de 13 mil volumes. A maior parte das obras ali contidas, pertenciam à biblioteca pessoal de Ernesto Bozzano e Gastone De Boni. Todos que freqüentam a biblioteca se dizem espíritas, acreditam nas mesmas coisas que os espíritas no Brasil, e de tanto em tanto entram em contato com espíritas brasileiros, mas seguem uma linha de estudos e atividades próprias. Outros espíritas existem entre os italianos, os quais temem de se “revelarem”, estudam e praticam em silêncio. Tive a oportunidade de conhecer alguns entre eles, que socialmente se professam católicos, com medo da repercussão e de serem rejeitados pelo ambiente social que freqüentam. Assim comportando-se, constituem uma forma de sincretismo. Em linhas gerais portanto, depende de qual movimento espírita falamos, aquele constituído por brasileiros e italianos institucionalmente reconhecido, ou aquele formado por italianos que nada sabem do Brasil, pois não podemos ignorar tantos outros irmãos que, quanto nos, estão percorrendo a mesma via a caminho do Cristo, iluminados, mesmo que de maneira diferente, pela luz do Espiritismo.



Tem idéia de quantas casas espíritas estão funcionando no país?

Excluindo os grupos italianos citados e não quantificados, segundo a USI temos atualmente 6 grupos afiliados em atividade, 2 em via de afiliação e 2 não afiliados.



A freqüência nos Centros Espíritas da Itália conta com público local ou somente de estrangeiros?

Pelo que somos informados, os freqüentadores são mistos. No caso do SdS 50%.



Há muita diferença na forma de entender o Espiritismo se compararmos brasileiros e italianos?

São realidades muito diferentes, muito embora possa encontrar pontos de encontro. Aqui na Europa existem também muitos brasileiros leigos do que seja realmente Espiritismo. Conhecem uma forma popular vulgarizada do próprio termo que não corresponde à realidade de quem o pratica. No nosso grupo chegam muitos brasileiros que vieram a se interessar pelo Espiritismo uma vez na Itália, enquanto no Brasil tinham ouvido falar, mas não freqüentavam.

Os italianos leigos tem uma idéia deturpada do que venha a ser Espiritismo, o termo por si só permanece relegado a uma pratica esotérica de invocação dos mortos, coisa considerada quase um sacrilégio, sem contar o risco de se lidar com espíritos baixos, na linguagem popular. Uma parte inclusive é constituída de pessoas que praticaram na juventude sessões mediúnicas sem algum critério, utilizando-se ainda de meios mais antigos e “misteriosos”.

Os brasileiros espíritas que já o eram no Brasil, são diferentes dos brasileiros que se tornaram espíritas na Itália, por exemplo, pois os que aqui conheceram o Espiritismo compreendem a cultura local, a necessidade, às vezes, de haver mais tolerância em relação à cultura e necessidades de adaptação.

Quanto aos italianos mais esclarecidos, os que estudaram fora do ambiente espírita brasileiro, se aproximaram mais do lado cientifico, como ocorreu com o Vita Nuova, por exemplo, que contava ilustres estudiosos no seu ambiente, que todavia refutavam o lado mais religioso do Espiritismo. Os italianos que tiveram contato com o Espiritismo participando de um grupo espírita, juntamente com brasileiros, tem uma visão diversa, sem renegar porém a própria cultura e conhecimentos gerais as vezes mais vasta em relação à alguns brasileiros, pois antes de chegarem ao Espiritismo se informaram e leram muito em relação ao espiritualismo, de modo geral.

Não quero, todavia, generalizar, transmito a nossa experiência pessoal e de grupo. Portanto, acredito que podemos fazer uma análise para conhecimento, mas não uma comparação, pois cada caso acaba sendo um caso.


As atividades da Casa Espirita na Itália comporta os mesmos trabalhos que temos no Brasil como estudo, reuniões mediúnicas, evangelização infantil e mocidade?

Poderia comportar, mas ainda está em fase de implantação, portanto o faz em parte, a começar pela estrutura material que comporta uma casa espírita, passando por uma questão legal do pais, além da necessidade premente de recursos econômicos para a manutenção das mesmas e trabalhadores aptos e disponíveis.

Naturalmente eu sou uma voz, outras poderiam acrescentar. No caso do SdS temos estudos, reuniões mediúnicas, atendimento fraterno. Nossos jovens se encontram na faixa dos 20 aos 25 anos, portanto não em idade para mocidade, enquanto as crianças de 1 a 10 anos por serem poucas, dificultam ainda a implantação de um trabalho regular como já acontece em casas espíritas de outros países europeus. A realidade européia em geral é diversa, e a italiana apresenta ulteriores diversidades, mas acredito que faça parte do percurso de cada nação, de cada povo.



Há algum trabalho de assistência social nas casas espíritas?

No especifico posso falar da nossa experiência. O trabalho social que entendemos de maior necessidade é aquele da caridade moral descrita no Evangelho, do aprender a aceitar uns aos outros. Os relacionamentos familiares constituem fonte de distúrbios psicológicos por vezes graves, levando em alguns casos a um estado de depressão profunda. O nosso trabalho é mais nessa área, e a tal fim mantemos um grupo de atendimento. Paralelamente, também devido às leis locais, quem tem condições desenvolve algum trabalho social em diferentes setores, sem no entanto proclamar como um trabalho espírita. Muitas instituições são dirigidas por religiosos, e saber que somos espíritas não facilitaria. Por outro lado, constituir uma instituição com conotação espírita seria ainda mais dificultoso, portanto optamos pelo trabalho silencioso, cada um contribuindo com o próprio óbolo.

No nosso caso, meu e de meu companheiro, é na área hospitalar. Consolamos pacientes, distribuímos mensagens espíritas, mas nas mesmas evitamos de escrever que são mediúnicas, colocamos somente o nome dos autores. O Hospital onde operamos foi fundado por sacerdotes, e conserva uma certa rigidez.

Entre os colaboradores da nossa casa estão àqueles que assistem idosos e aqueles se dedicam à assistência dos sem teto estrangeiros.


Poderia nos falar dos eventos que estão organizando?

Acabamos de colaborar com a apresentação da peça “Ha dois mil anos”, em Roma, evento muito especial. Os próximos serão em outubro, quando estaremos hospedando Antonio César Perri, diretor do Conselho Espirita Internacional, a Dra Irvenia Prada, de São Paulo e esperamos em seguida, a Sr.a Ombretta Sacco, italiana residente no Brasil ha muitos anos.



Algo mais que queira acrescentar.

Primeiramente agradecemos a oportunidade e nos colocamos à disposição para alguma outra questão. Nos desculpamos com os leitores se porventura as nossas respostas não foram de encontro a tanto quanto desejariam conhecer. Pela pouca experiência que temos, sentimos a necessidade de semear, de arar o terreno em prol da Doutrina Espírita, onde quer que nos encontremos, e de não ficar de braços cruzados esperando que o público venha até nós. Acreditamos que, não por questão de proselitismo, mas de caridade, é nosso dever moral, cristão, não colocar a candeia debaixo do alqueire, pois se aqueles que são sequiosos das verdades divinas não tem a oportunidade de conhecerem o Espiritismo, como podemos pretender que se tornem espíritas? Precisamos colher as oportunidades que nos são dadas de testemunhar, de esclarecer e consolar. Mesmo que não tenhamos muito para dar, para algum irmão poderá ser uma luz, para quem pouco tem cada pouco é muito. Kardec já dizia da necessidade de se divulgar o Espiritismo, de utilizar-se dos meios de comunicação da época para que chegasse até os lugares mais remotos e esquecidos, e se não fizermos o mínimo de esforço para isso, estaremos traindo um ideal. O temor por sermos mal compreendidos e mal aceitos não deveria de modo algum nos atingir, pois, se vivemos no Espiritismo podemos testemunhar, compartilhar, divulgar e vivenciá-lo, com fé, amor e dedicação.

















LEGENDA FOTOS

REGINA COM OS IRMÃOS GLÓRIA E WAGNER

WAGNER, REGINA E GLÓRIA. OS TRÊS IRMÃOS

REGINA E O ESPOSO MASSIMO NUMA FESTA EM MILÃO

EM 5/2010 COM A MÃE ADOTIVA ANITA ZANELLA EM VOTUPORANGA

PRIMEIRA REUNIÃO DO SENTIERI DELLO SPIRITO

ENTRADA DO SENTIERI. FUNCIONA NO PORÃO DE UMA CASA

O GRUPO DE JOVENS DE MILÃO COM DIVALDO, REGINA E MANDEL

DIVALDO AUTOGRANDO EM MILÃO COM REGINA AO LADO

DIVALDO, BISPO ABBONDIO, SIMONETTI,

MAESTRO MANDEL E REGINA ZANELLA


REGINA COM DIVALDO E O ATOR ENRICO BERUSCHI

PUBLICO NO GRUPO SENTIERI


COM DR RAYMOND MOODY JR DURANTE CONGRESSO

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.


Teatro Além da Vida Penápolis, Fernandópolis, Tupã, Araçatuba


(Informação recebida em emails de Sirlei Nogueira e Fatima Boaventura Vieira fatima.boaventura@ig.com.br)

Chá Beneficente da Sociedade de Estudos Espírita Feirense Feira de Santana, BA


(Informação em email de Maura Lúcia maura@bahiahoje.com.br)

Palestra com José Maria de Medeiros Souza Bueno Brandão, MG







PALESTRA



COM O ESCRITOR, MEDIUM E ORADOR


JOSE MARIA DE MEDEIROS SOUZA



LOCAL: Sala de palestras da E.E.de Bueno Brandão

Avenida Bom Jesus -

DATA: 29 de agosto de 2.0l0 às 16:00 horas



Informações:

Centro Espírita Rancho da Luz – Francisco de Assis

Telefone : (35) 3463-1830 ou

9939 – 8818 (c/ Claudinéia)



(Informação em email de Otávio Cunha)

Expositores e temáticas do I CONJURESP- Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo. Ribeirão Preto, SP

22 e 23/10/2010 – FACULDADES COC – RIBEIRÃO PRETO

Inscrições: www.ajesaopaulo.com.br



Expositores

Joaquim Mentor de Souza Couto Júnior – advogado/RJ

Hélio Ribeiro Loureiro – advogado/RJ

Paulo Cesar Gentile – Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto/SP

Mônica Senise Ferreira de Camargo - Juíza de Direito/SP

Alysson Leandro Mascaro - advogado e professor universitário/USP

Paulo Cesar Scanavez – Juiz de Direito/SP

Augusto Rossini – Promotor de Justiça/SP

Fábio de Souza Silva – Juiz Federal/RJ

Raul de Mello Franco Júnior – Promotor de Justiça/SP

Ricardo Silva – Assessor do Superior Tribunal de Justiça e Assessor Jurídico da FEB (Federação Espírita Brasileira)

Haroldo Dutra Dias – Juiz de Direito/MG



Temática

Sensibilidade e intuição como instrumentos contemporâneos do operador do direito

Conflitos familiares: visão prática sobre a fase pré-processual

Relação pai e filho: afetividade como valor jurídico e atributo espiritual

Papel das partes e do juiz na audiência de tentativa de conciliação

A Filosofia do Direito e a Filosofia Espírita

O compromisso ético do operador do direito

Sensibilidade, ética e compromisso social

Providência Divina e Previdência Privada

Ética e Política

A contribuição do operador do direito no centro espírita e no trabalho federativo

Justiça e direito na obra de Chico Xavier (Emmanuel)



PROGRAMAÇÃO – I CONJURESP

22/10/2010 – sexta-feira

Recepção – a partir das 17h

Abertura – 19h

Momento artístico

Sensibilidade e intuição como instrumentos contemporâneos do operador do direito
Joaquim Mentor de Souza Couto Júnior – advogado/RJ

23/10/2010 – sábado

8h às 9h30 - Relações afetivas e o compromisso da Justiça: o paradigma da atuação espírita

Conflitos familiares: visão prática sobre a fase pré-processual
Hélio Ribeiro Loureiro – advogado/RJ

Relação pai e filho: afetividade como valor jurídico e atributo espiritual
Paulo Cesar Gentile – Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto/SP

Papel das partes e do juiz na audiência de tentativa de conciliação
Mônica Senise Ferreira de Camargo - Juíza de Direito/SP

9h30 às 9h50 – intervalo

10h às 12h - Filosofia do Direito, Filosofia Espírita e Ética

A Filosofia do Direito e a Filosofia Espírita
Alysson Leandro Mascaro - advogado e professor universitário/USP

O compromisso ético do operador do direito
Paulo Cesar Scanavez – Juiz de Direito/SP

12h às 14h – almoço e confraternização

14h às 15h30 – Ética e a realidade social

Sensibilidade, ética e compromisso social
Augusto Rossini – Promotor de Justiça/SP

Providência Divina e Previdência Privada
Fábio de Souza Silva – Juiz Federal/RJ

Ética e Política
Raul de Mello Franco Júnior – Promotor de Justiça/SP

15h30 às 15h50 – intervalo

16h às 16h30 – Justiça, Espiritismo e Movimento Espírita

A contribuição do operador do direito no centro espírita e no trabalho federativo
Ricardo Silva– Assessor do Superior Tribunal de Justiça e Assessor Jurídico da Federação Espírita Brasileira

16h30 às 17h30

Justiça e direito na obra de Chico Xavier (Emmanuel)
Haroldo Dutra Dias – Juiz de Direito/MG

17h30 às 18h – AJE-BRASIL e encerramento

(Informação recebida em email de Marlene Nobre)

Sessão Pré-estréia do filma Nosso Lar da AME Poços de Caldas, MG

Queridos amigos muito fraternos do coração,



Todos sabemos que o Filme NOSSO LAR terá estreia nacional no dia 03 de Setembro de 2010.



POÇOS DE CALDAS está sendo agraciada com uma Sessão Pré-estréia muito especial AME - Poços de Caldas e Centerplex. Para isso estamos direcionando-lhe convite carinhoso para que vc esteja conosco.



Sessão AME

Super Pré-Estréia

NOSSO LAR

Dia 29 de Agosto de 2010

(Domingo)

10:30h

Cine Centerplex Shopping Minas Sul



Valor: R$ 10,00



Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente:



Banca do Livro Espírita Emílio Manso Vieira

Praça Pedro Sanches, 162 - Centro - Poços de Caldas - MG

35 3721 3448



ou

através dos contatos

amepcaldas@gmail.com

35 9107 7300 - Danilo Oliveira

35 9191 6283 - Cristiane Braz



NÃO HAVERÃO INGRESSOS NA BILHETERIA DO CINEMA. SOMENTE ANTECIPADOS DEVIDO A OCASIÃO ESPECIAL.



SERÁ UMA HONRA CONTAR COM VOCÊ NESSE MARCO NA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO



Um grande abraço do amigo



Danilo Oliveira

35 9107 7300

amepcaldas@gmail.com


A Produtora do filme Nosso Lar Iafa Britz com Mayara Paz da Comunicação da FEB na Sessão Especial em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Lançamentos de Orson Peter Carrara na Bienal São Paulo


21ª. Bienal do Livro, São Paulo. Foto: Ismael Gobbo

O Clarim na 21ª. Bienal do estande da FEESP São Paulo




Estande da FEESP Federação Espírita do Estado de São Paulo na 21ª. Bienal com suas participativas trabalhadoras. Foto Ismael Gobbo

Estande da FEB na Bienal do Livro de São Paulo





STAND DA FEB NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO


No dia 12 de agosto, ocorreu Reunião Especial do Conselho Federativo Nacional da FEB, em São Paulo (matéria também no Portal da FEB), e que se insere no "Projeto Centenário de Chico Xavier", com destaque a momentos significativos para o Movimento Espírita: a sessão especial do filme "Nosso Lar" e a inauguração do stand com da FEB na 21a. Bienal Internacional do Livro de São Paulo, quando foi lançada a edição especial do livro “Nosso Lar”.

O stand da FEB tem apresentação moderna e de bom gosto, e muito bem localizado, próximo à porta principal de acesso à Bienal. Além dos livros expostos, dos vários lançamentos e das sessões de autógrafos diárias, possui também um mini anfiteatro para apresentação de peças para crianças, a "linha do tempo" da vida e obra de Chico Xavier e a exposição sobre Chico Xavier, inicialmente montada no 3o. Congresso Brasileiro de Espiritismo. (Informações FEB)



VEJA FOTOS NO LINK: http://www.febnet.org.br/site/livros.php

Foto: Ismael Gobbo

21ª. Bienal do Livro São Paulo



Foto: Ismael Gobbo