BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nosso Lar é destaque em 2010 Obra psicografada por Chico Xavier é a primeira da chamada Série André Luiz

Orson Peter Carrara - orsonpeter@yahoo.com.br


O livro Nosso Lar é das mais destacadas obras da literatura mediúnica do conhecido médium mineiro, inclusive como tema de filme que estréia em 2010. Publicado pela Federação Espírita Brasileira, em 1944, também foi contemplado pelo Projeto Imagem, iniciativa que visa facilitar o trabalho de expositores com o uso de imagens virtuais. O ensejo deu oportunidade da presente entrevista com Américo Sucena, coordenador do Projeto Imagem e autor do livro Falando com os Espíritos, edição Mythos, abordando Nosso Lar, de grande destaque em 2010.


1 - Para situar o leitor, por favor, identifique o livro Nosso Lar numa síntese de conteúdo, ano da primeira edição, autoria, editora, e possível indicação da quantidade de edições.

O livro narra as experiências de um médico da Terra, que após a morte, toma contato com uma vida estruturada muito semelhante à vida na Terra. O próprio médico, sob pseudônimo, relata suas experiências em regiões difíceis próximas à crosta e depois o seu recolhimento num núcleo em que a vida tem uma maior qualidade. Nosso Lar descreve com o detalhe possível, como funcionam muitos outros núcleos mais evoluídos de vida em torno da Terra. O autor espiritual escreve sobre as construções físicas, as organizações administrativas e as trabalhos que continuam existindo do outro lado da vida e que envolvem sobretudo a ajuda aos recém desencarnados e aos que vão reencarnar num processo de encadeamento evolutivo que estamos longe de calcular.

No livro A Gênese, de Allan Kardec, publicado em 1868, o espírito de Galileu Galilei nos informa pelo médium Camilo Flammarion no capítulo 6 – Uranografia Geral item 19, que os espíritos guardaram silêncio sobre o mundo espiritual, mas que ele também faz parte da criação. Alerta ainda no item 7 desse mesmo capítulo que a matéria (e não a energia) existe em estados que nós desconhecemos. Podemos então concluir que tais esferas e núcleos espirituais são estruturados em matéria menos densa, a exemplo do corpo espiritual.

A produção mediúnica do livro Nosso Lar foi encerrada com a mensagem do espírito Emmanuel, pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier em 3 de outubro de 1943. A editora da Federação Espírita Brasileira – FEB publicou-o em 1944. Seguramente o livro ultrapassou 1 milhão e meio de cópias. (cifra mais precisa só mesmo com a FEB)


2 - O livro motivou filme do mesmo nome, com estréia em 2010. Na sua opinião, por que o livro despertou tanto interesse a ponto de inspirar uma produção cinematográfica?

O livro fala de mundos invisíveis e certamente em tempos de Avatar (2009) a humanidade aceita melhor a existência de outros mundos habitados, e também de esferas espirituais. A iniciativa da produção é de pessoas ligadas ao Espiritismo e certamente avaliaram que um filme com essa temática seria de grande interesse ao público espírita ou não.


3 - O livro é o primeiro de uma série conhecida como Série André Luiz. Quantos livros compõem a chamada série? E porque se tornou tão importante nos estudos espíritas?

Nosso Lar é o primeiro de uma série de 13 que falam do mundo espiritual estruturado e de como este se relaciona, nos diversos níveis, com o plano mais denso da Terra.

4 - O autor espiritual usa pseudônimo. Há uma razão especial para isso?

O autor espiritual foi médico na Terra e se utiliza do pseudônimo André Luiz. Tal recurso evita problemas de relacionamento e cobranças que porventura ocorram na hipótese dos familiares do espírito reenvindicarem direito à remuneração de uma obra assinada pelo parente póstumo que escreveu do além, a exemplo do que ocorreu com o espírito de Humberto de Campos nos idos de 1944.


5 - O livro igualmente motivou elaboração de palestra por meio do Projeto Imagem, que visa facilitar palestras espíritas. Explique o que é o Projeto Imagem.


O Projeto Imagem nasceu com a proposta de despertar o interesse pela leitura/estudo ou releitura/reestudo das obras de André Luiz e Emmanuel, e também para facilitar o entendimento daqueles que numa imagem substituem muitas palavras. Assim, obras como Nosso Lar, foram ilustradas por desenhistas profissionais com esse propósito.


6 - E o Projeto Imagem contempla outras obras da citada Série? Quais?

Até o momento estão prontos os seguintes livros: Nosso Lar, Os Mensageiros, Libertação, Nos Domínios da Mediunidade, Entre a Terra e o Céu, Sexo e Destino e E a Vida Continua... Estão prontos também o episódio da Reencarnação do Segismundo que está no livro Missionários da Luz e do Desencarnação, baseado na segunda parte do livro Obreiros da Vida Eterna. Quanto às obras de Emmanuel, estão prontos o Há 2000 anos, 50 Anos Depois e Paulo e Estevão. Os livros faltantes ainda serão ilustrados e em alguns casos re-ilustrados com efeitos especiais como é o caso do Libertação.


7 - Como estudioso e pesquisador dessas obras ditadas pelo Espírito que se identifica como André Luiz, qual o aspecto mais marcante, que mais lhe chama mais a atenção nessas obras?

Um detalhe que chama a atenção é o cuidado na elaboração do texto. Cada frase de André Luiz parece encerrar um mundo de reflexões. Não há referências que não tenham um propósito. Como os espíritos não podem informar tudo o que querem, há a preocupação nítida de fornecer o que é possível. Quando um assunto não deve ser revelado claramente, há uma referência velada, de maneira a não ferir a liberdade de pensar e livre-arbitrar. Até mesmo pequenas frases são ricas de material para estudo. É só estarmos atentos.

8 - Nos resumos preparados para facilitar o trabalho de expositores, no uso das imagens, são encontradas muitas lições, naturalmente. Do livro Nosso Lar, que estamos abordando, você poderia apresentar no mínimo 3 trechos ou 3 pensamentos que possam ser de grande interesse para o leitor interessado em conhecer e aprofundar o estudo da obra?


Extraímos logo no início do primeiro capítulo de Nosso Lar, “Nas Zonas Inferiores”, encontramos a seguinte sequência de frases:

Uma existência é um ato.

Um corpo - uma veste.

Um século - um dia.

Um serviço - uma experiência.

Um triunfo - uma aquisição.

Uma morte - um sopro renovador.

Nestas sínteses preciosas há material precioso para uma palestra ou artigo. Meditando sobre cada uma delas podemos extrair substanciosas referências para nossos estudos.


No capítulo 20, “Noções de Lar”, Dona Laura, mãe do enfermeiro Lísias e anfitriã de André Luiz fala de uma palestra que assistiu com um instrutor no Ministério do Esclarecimento, disse ela que: “– O orientador, muito versado em matemática fez-nos sentir que o lar é como se fora um ângulo reto nas linhas do plano da evolução divina. A reta vertical é o sentimento feminino, envolvido nas inspirações criadoras da vida. A reta horizontal é o sentimento masculino, em marcha de realizações no campo do progresso comum. O lar é o sagrado vértice onde o homem e a mulher se encontram para o entendimento indispensável. É templo, onde as criaturas devem unir-se espiritual antes que corporalmente.”

Também neste texto é possível desenvolver o tema numa palestra ou escrever um artigo usando a matemática para conceituarmos as relações num lar que se pretende harmonioso.


9 - Há outros aspectos na obra que você gostaria de destacar?

Há sim. São os textos que deixam “no ar” idéias para serem analisadas.

Senão vejamos, como exemplo, o Capítulo 36 – O Sonho: “Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior no apartamento das Câmaras de Retificação, em ´Nosso Lar´, e tinha absoluta consciência daquela movimentação em plano diverso. Minhas noções de espaço e tempo eram exatas.”

De que veículo inferior André está falando? Saiu ele do corpo? Outra vez? Outro plano? Essa explicação é contraria ao que disseram os Espíritos a Allan Kardec? Estaria André Luiz enganando? O médium captou errado? O livro não tem a supervisão de Emmanuel? Teria Emmanuel deixado passar uma informação que não é verossímil?

Percebemos aí que André Luiz não pode deixar mais clara a referência. Quando isso acontece, ele deixa pistas que mais tarde, quando a humanidade ou mesmo os espíritas estiverem mais maduros, no conhecimento, terão que considerar em seus estudos.


10 - E o que você tem a dizer sobre o médium Chico Xavier na recepção da obra?

No meu entendimento, respeitando quem pense contrariamente, a proposta dos espíritos através de Chico Xavier, é ampliar os nossos conhecimentos a respeito do que Kardec chamou a seu tempo de erraticidade. O “Universo” proposto por André Luiz é muito mais rico e mais condizente com um Criador Absoluto, que não conhece limites na concepção que fez do Universo, o texto citado na primeira questão desta entrevista, deixa claro isso.


11 - Há alguma informação específica do médium sobre a obra em si?

Sim. Quem lê a obra pela primeira vez, sente uma certa desconfiança, com tantas referências de um mundo invisível e estruturado que envolve a Terra. O próprio médium Chico Xavier tinha dificuldades na recepção psicográfica do livro, por desconhecer (não lembrar) referências a respeito. Zeloso de sua mediunidade, poderiam achar que ele estivesse louco, escrevendo sobre coisas suspensas no ar, invisíveis ao olhar humano. Foi preciso que o médium fosse levado em desdobramento durante o sono ao núcleo de Nosso Lar para registrar pessoalmente a possibilidade de vida estruturada. Quando retornou, não teve mais dúvidas.


12 - Algo mais que gostaria de acrescentar.


Faço aqui meus votos de muitas pesquisas e estudos contínuos sobre as obras de André Luiz, a todos os que tiverem contato a obra Nosso Lar. Muita paz a todos.

Nota do entrevistador: Sugerimos aos leitores visita ao site www.projetoimagem.com.br para conhecimento das palestras disponíveis.

Instituto Batuíra de Saúde Mental de Goiânia Recebe doação de Equipamentos de lavanderia de Cuiabá, MT

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental recebeu no último dia 31 de julho de 2010, em Cuiabá – MT, a doação de equipamentos para lavanderia.



Após auditoria contábil, análise financeira, entrevistas e sabatinas, a Central Geral do Dízimo, da Pró-Vida, oficializou a doação ao Batuíra.



Com as novas máquinas, o Instituto começa agora outra campanha para a construção do bloco onde a lavanderia será montada.



Por isso, solicitamos novamente a sua ajuda e de empresários para a construção deste novo bloco que representará uma economia mensal de aproximadamente 4 mil reais mensais.



A Direção do Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental agradece a você e a todos que contribuem com esta obra que atende a mais de 60 pessoas carentes portadores de transtorno mental ou alcoolismo há mais de 60 anos.



O nosso muito obrigado pela confiança, carinho e solidariedade.



Fraternal abraço,



Sérgio Luís Haas

Presidente voluntário



Esquerda: Sérgio Luís Haas do Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental.

Direita: colaboradora Creusa da Pró-Vida de Cuiabá-MT)

Palestras Musicadas com Allan Vilches São José do Rio Preto e Mirassolândia, SP

Dia 16/ago - Centro Espírita Geronimo Mendonça - Bairro: Cidade Jardim - Paulo

Dia 17/ago - Educandário Espírita - Rua Fernando Pessoa, n.391- Bairro: João Paulo II - Marcio

Dia 18/ago - Centro Espírita Amor e Caridade - Dr. Marcos Lelis



Dia 19/ago - Centro Espírita Rancho de Luz - Edmilson



Dia 20/ago - Centro Espírita Camille Flamarion - Cidade: Mirassolândia - Valéria



(Informação em email de Allan Vilches)

Palestras na Aliança Espírita Varas da Videira Araçatuba, SP

ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS: AGOSTO DE 2010

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

TEMA

FONTE

ORADOR

06

PALESTRA DO “DIA DOS PAIS”

LIVRE

IVANA NOBRE MÓDENA

13

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP I

Pergs 1,2,3

LEILA GUERREIRO ROCHA

ISMAEL GOBBO

20

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP II

Pergs. 4

OFÉLIA GUILHERME CANDIL

MADERLENE A. YAMADA

27

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP III

Perg. 5

CARMEM EMILIA R. ESGALHA

LUIZ CARLOS ROCHA

* ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Programa Ação 2.000 – A Visão Espírita da Noticia Rede Boa Nova de Rádio

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 2 DE AGOSTO DE 2010



Gente que faz: “LIGAÇÕES PRODIGIOSAS`” - Matéria da revista Sorria de Fev/Mar de 2010 sobre o publicitário Ubiratan Macedo, de 57 anos, que conta como é sua relação de voluntariado com o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.)

O tema acima será analisado e discutido pela equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA. O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado, dia 07 de Agosto de 2010 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Participam do programa como comentaristas, os comunicadores da ADE-SP Américo Sucena, Milton Felipeli e Tarcízio Bazílio .

Direção: Éder Fávaro.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil : Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: rede@radioboanova.com.br

(Informação em email da ADE/SP)

Seminário com Marcel Mariano no CEOE Rio de Janeiro, RJ


(Informação em email de Rosenilda Figueiredo)

II Ciclo de Palestras Dr. Bezerra de Menezes Guaxupé, SP


(Informação em email de Ismael Batista da Silva)

Encontro A Arte na Educação do Espírito Araçatuba, SP


(Informação em email de Ivana Módena)



Leia sobre a oradora Maria Luzia Almeida Rosa acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/08/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

Palestras musicadas com Allan Vilches São José do Rio Preto e Mirassolândia, SP

Dia 16/ago - Centro Espírita Geronimo Mendonça - Bairro: Cidade Jardim - Paulo

Dia 17/ago - Educandário Espírita - Rua Fernando Pessoa, n.391- Bairro: João Paulo II - Marcio

Dia 18/ago - Centro Espírita Amor e Caridade - Dr. Marcos Lelis



Dia 19/ago - Centro Espírita Rancho de Luz - Edmilson



Dia 20/ago - Centro Espírita Camille Flamarion - Cidade: Mirassolândia - Valéria



(Informações recebidas em email de Allan Vilches)

Seminário “Orientação aos Órgãos de Unificação” em Campo Grande, MS


A Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, sediou nos dias 31 de julho e 1º. de agosto, o Seminário para Preparação de Multiplicadores para Implementação do “Orientação aos Órgãos de Unificação”, conforme programação aprovada na Reunião Conjunta das Comissões Regionais do CFN da FEB, em Brasília. Estes seminários também comemoram os 60 anos da “Caravana da Fraternidade”.

A organização local foi responsabilidade da Federação anfitriã, contando com a presença da presidente Maria Túlia Bertoni, seus diretores e colaboradores, da presidente Luiza Leontina Andrade Ribeiro e diretores da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, e de dirigentes de instituições e órgãos de seis regiões de Mato Grosso do Sul, totalizando 46 participantes. O programa foi iniciado com saudações por Aston Brian, secretário da Comissão Regional Centro, e das presidentes das duas Entidades Federativas citadas, e cumprido com atuação da equipe da Secretaria Geral do CFN (Célia Maria Rey de Carvalho, Marco Aurélio Rosa e Antonio Cesar Perri de Carvalho) e Aston Brian: Apresentação do “Orientação aos Órgãos de Unificação” e seus objetivos; Fundamentos para o Trabalho de Unificação com base na mensagem “Unificação” - Dinâmica de grupo; Síntese Cronológica das Ações de União e de Unificação; Gestão Federativa - Estudo em grupo; Gestão Federativa Apresentação e comentários dos grupos; Estratégias de ação para multiplicação do Orientação aos Órgãos de Unificação - Discussão entre os participantes; e perguntas em geral. Na noite do sábado, houve palestra pública sobre o tema “Chico Xavier e o Ideal de União”, por Antonio Cesar Perri de Carvalho, no C.E.”Discípulos de Jesus” e lançamento das reedições pela FEB “A Caravana da Fraternidade” (Leopoldo Machado) e “Espiritismo Passo a Passo com Kardec” (Christiano Torchi, autor de Campo Grande). Informações: www.febnet.org.br; www.fems.org.br/sitefems







Fotos: Semin.OOU-Pres.FEMS Túlia Bertoni e Aston Brian; Pres.FEEMT Luiza Leontina e Aston Brian; Semin.OOU-CampoGrande-PartePúblico; Apresentação Marco Rosa; Semin.OOU-Apres.Célia; César Perri no encerramento; participantes.

Celebração Espírita Fraterna Yverdon-les-Bains, Suiça



NOTA: No email do dia 02/08 ao invés de

escrever Suíça, no titulo, grafei França.

Desculpem-me Ismael Gobbo


(Informações em emails de Gorete Newton e Cláudia Werdine)

Seminário Libertação pelo Amor Assunção, Paraguai



Texto e fotos por Jorge Moehlecke



Com a organização a cargo do Centro Espírita Paraguayo – CEPAR e o apoio de diversas instituições ligadas ao Ministerio de Educación y Cultura do Paraguaida Universidad Iberoamericanada Serrana Universidaddo Centro Educativo y Técnico San Agustindo Estudio de Arte Mercedes Lezcano e do Grupo Empresarial ARAMI foi realizado o Seminario Liberación por el Amorno dia 22 de junho de 2010nas dependências do Hotel Sheraton AsunciónAssunção/Paraguai.
O amorsob os seus diversos prismasfoi o mote principal desse seminário.
Divaldo Pereira Franco abordou as mudanças no planeta Terraatravés das diversas ocorrências sísmicas e tambémas que o ser humano experimenta.
Salientou Divaldo queapesar do esforço empregado por sociólogos e psicólogosantropólogos e teólogosa Humanidade continua a ser assolada por graves problemase que a gênese dessas questões aflitivas está na ausência do amoro amor a Deusao próximo e a si mesmo. Citando Leo BuscagliaFriedrich NietzscheRollo MayJohann GoetheAlbert CamusViktor Frankl e Carl Gustav JungDivaldo enriqueceu o Semináriofacilitando o entendimento de todos.
A solidãoo desrespeito à vida sob diversos aspectos e as ambições desmedidasque ameaçam a naturezasão frutos da falta do amor que foi esquecido pelo homemdando lugar ao egoísmo.
O Espiritismo anuncia a hora da transformação do planeta e da Humanidade. A situação poderia ser outracaso o ser humano não tivesse perdido o endereço de Deus.
Quem cultiva o amorliberta-sequem o ignoraescraviza-seafirmou o Professor Divaldo.
O objetivo não é ser felizmas ter um sentido psicológico para a vidaum sentido existencial.
Tudo poderia ser diferente se a criatura humana vivenciasse o amor como roteiro seguro para a felicidadeasseverou o conferencista.
Encerrando o SeminárioDivaldo reservou os últimos 30 minutos para responder perguntas quepor seu teor e caráteraprofundaram pontos específicosaclarando ainda mais os conceitos expostos.
Sob fortíssimos aplausos o conferencista se despediu de nuestros hermanos paraguayos.



Abraço-Jorge















Censo 2010

...É que para o IBGE, o termo ESPIRITISMO é considerado genérico, ou seja, pode se referir a toda religião, culto ou seita que envolva questões do campo da mediunidade. Nós sabemos que muitas pessoas adeptas da Umbanda, por exemplo, se consideram Espíritas umbandistas e o mesmo equivoco ocorre com outras denominações como espírita esotérico, espírita de mesa, etc. O fato é que ao invés de respondermos ESPÍRITAS, temos que responder KARDECISTAS, pois é esta a denominação dada pelo IBGE ao que para nós é simplesmente ESPÍRITA. O mesmo acontece com aqueles que responderem CATÓLICO ou EVANGÉLICO, os quais, para o IBGE, também são considerados termos genéricos e serão cadastrados como “Sem opção religiosa”... (Colaboração Pedro Bonilha, Jales, SP)



Ainda sobre o Censo 2010



Recebemos vários emails sobre o assunto, com consultas ao IBGE anexadas, relação de opções religiosas, etc... O Instituto colocou ESPIRITAS no código 610 que comporta sub grupos com várias seitas tidas como Espíritas, todas naquele código. Embora não seja o ideal, afinal quem fez a classificação foi o IBGE, pelo menos se nos definirmos como ESPIRITAS KARDECISTAS saberemos em meio às tantas outras qual é o número de ESPÍRITAS como entendemos e nos definimos sob a ótica da Doutrina Espírita, codificada pelo célebre mestre lionês, Allan Kardec. Se não adotarmos essa postura, na tabulação do IBGE, com certeza, iremos ter um número de ESPÍRITAS KARDECISTAS, como o IBGE define, muito aquém do número real, pois quem não se dizer ESPÍRITA KARDECISTA, dizendo-se apenas ESPÍRITA- genérico- cai no sem opção. Na minha maneira de ver corretas as posições acima colocadas, pela FEB, pelo Bonilha e alguns outros no mesmo sentido. Não temos motivos para enxergar anormalidade por nos definirmos como ESPIRITAS KARDECISTAS porquanto não estamos infirmando a nossa condição real de ESPÍRITAS e não foram os ESPÍRITAS os criadores do impasse. A opção sugerida –ESPÍRITA KARDECISTA- é para não haver grande distorção de resultados que serão refletidos nos próximos dez anos. Ismael Gobbo