BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Censo 2010 Nota da Federação Espírita Brasileira


Censo 2010 Espírita muita atenção ao responder sobre religião. Responda: “Kardecista”. Veja por que

REPASSE PARA TODOS OS SEUS AMIGOS ''KARDECISTAS''

Caros amigos e amigas de ideal espírita,

Como já é de conhecimento de muitos, a partir do dia 2 de agosto o IBGE iniciará o CENSO 2010. Nesta atividade, todas as residências do território brasileiro serão visitadas por um agente do IBGE que aplicará um dos seguintes questionários:

Básico: Um questionário curto e rápido

Amostra: Um questionário bem maior, que durará em torno de 50 minutos sua aplicação.

Neste último constará uma pergunta, cuja resposta é de fundamental importância para nós Espíritas. A pergunta é: Qual a sua religião?

Claro, que muitos de nós responderemos: ESPIRITA.

Infelizmente, se respondermos assim, seremos cadastrados como SEM OPÇÃO RELIGIOSA.

É que para o IBGE, o termo ESPIRITISMO é considerado genérico, ou seja, pode se referir a toda religião, culto ou seita que envolva questões do campo da mediunidade. Nós sabemos que muitas pessoas adeptas da Umbanda, por exemplo, se consideram Espíritas umbandistas e o mesmo equivoco ocorre com outras denominações como espírita esotérico, espírita de mesa, etc. O fato é que ao invés de respondermos ESPÍRITAS, temos que responder KARDECISTAS, pois é esta a denominação dada pelo IBGE ao que para nós é simplesmente ESPÍRITA. O mesmo acontece com aqueles que responderem CATÓLICO ou EVANGÉLICO, os quais, para o IBGE, também são considerados termos genéricos e serão cadastrados como “Sem opção religiosa”.

Quem estuda a Doutrina Espírita reconhece o equívoco do IBGE, que na intenção de

diferenciar determinadas práticas e jeitos de pensar, adotou termos mais específicos, para eles, como kardecista.

CUIDADO: Ao responder o questionamento do recenseador não digam ESPÍRITA e esperem o recenseador perguntar mais detalhes, pois ele não perguntará. A pergunta é direta e a resposta deverá ser uma só.

O problema nisso tudo é que esta visão do IBGE ao cadastrar tais informações trás grandes possibilidades de obter dados que não condizem com a nossa realidade. Neste caso é importante que digamos que somos “kardecistas”, mas algo deve ser feito perante essa situação, alguma mobilização, não que os termos venham a ser corrigidos desde já, pois não há tempo para isso, mas para que daqui a 10 anos, nos próximos Censos o mesmo equívoco não continue.



(Colaboração de Pedro Bonilha, Jales, SP)



Urgente

Repasse em suas listas de email; envie para jornais, revistas, rádios, TV’s e divulgue nas casas espíritas

Resposta à Revista Super Interessante


GÉRSON SIMÔES MONTEIRO

Foto: http://www.oconsolador.com.br/47/entrevista.html





Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010.







AOS SENHORES

REDATORES DA

REVISTA SUPERINTERESSANTE



Lamentavelmente, a Revista comete mais um equívoco. O primeiro foi com relação à reportagem sob o título “Uma Investigação: Chico Xavier”, publicada na edição nº 277 de abril de 2010, na qual Chico é taxado de impostor, ao dizer que o médium, ao receber cartas dos parentes desencarnados que se comunicavam com seus familiares, mandava seus assessores conversarem com as pessoas, anotando informações para dar-lhes autenticidade. É claro que se tal fosse verdadeiro, Chico precisaria ser um prodígio para ler rapidamente todas as informações, data, nomes etc., e inseri-las no contexto de cada mensagem, de cada espírito, mistificando sempre. Tal falta de ética jornalística, pelo conteúdo da matéria, demonstra total ausência de investigação para difamar a figura ímpar do médium mineiro.

O segundo, agora na matéria “Sucesso e fracasso”, do mês de julho de 2010, a Revista revela-se anticientífica ao tentar explicar a causa da criança-prodígio com argumentos totalmente sem fundamentos e sem base na ciência, conforme se lê no texto a seguir.



“É difícil se acostumar com a ideia de que nascemos todos com as mesmas chances de brilhar. Principalmente quando olhamos para aquelas pessoas que parecem ter habilidades sobrenaturais - aquelas que fazem você se lembrar diariamente das suas limitações: as crianças prodígios, por exemplo. A maior de todas as crianças prodígios foi Wolfgang Amadeus Mozart (perto dele, a menina Maysa é amadora). Aos 3 anos, o austríaco começou a tocar piano, aos 5 já compunha, aos 6 se apresentava para o rei da Bavária de olhos vendados, aos 12 anos terminal sua primeira ópera”.Há séculos, ele vem sendo citado como prova absoluta de que talento é uma coisa que vem de nascen­ça para alguns escolhidos...”.



Inicialmente, é preciso esclarecer que a reencarnação, antes de ser mera questão doutrinária para o Espiritismo, assenta na comprovação do fenômeno reencarnatório pela pesquisa científica, hoje de amplo domínio público.

O parapsicólogo indiano Hamendra Banerjee pesquisou mais de 1.200 casos de pessoas que tinham nítidas lembranças do que foram em vidas anteriores, ou seja, desde o local onde tinham vivido, nomes de parentes, passando por seus próprios nomes, apelidos e fatos acontecidos com elas. Esses dados foram devidamente checados por Banerjee, comprovando a reencarnação, embora tenha ele admitido que é possível alguém se recordar de outras vidas através de uma memória extracerebral. No entanto, para nós, espíritas, essa memória, que sobrevive à morte do corpo físico e volta a existir em outra roupagem carnal, chama-se espírito reencarnado.

Em virtude do crescente número de crianças com grau de inteligência superior à média comum, tem-se desenvolvido muito a pesquisa em torno das prováveis origens desse fenômeno. Sobre o assunto, existem duas teses mediante as quais a ciência acadêmica tem procurado explicar a existência de superdotados.

A primeira delas é a da hereditariedade genética, isto é, pais superinteligentes gerariam filhos superinteligentes. A segunda tese atribui o fenômeno ao que chama de hipoxemia cerebral: crianças nascidas de partos difíceis teriam, em decorrência disso, as células cerebrais estimuladas, e daí resultaria um quociente de inteligência superior.

Ambas têm cunho materialista e nenhuma vai a fundo na questão. Nenhuma tem a coragem de examinar o problema à luz de uma filosofia que considere o homem como algo transcendente à matéria. Só a teoria reencarnacionista pode abrir à Ciência caminhos mais seguros para uma investigação eficiente acerca desse e de outros fenômenos da mesma natureza. Em sua milenar sabedoria, Sócrates afirmava que “aprender é recordar”.

Queremos ressaltar do texto da matéria “Sucesso e Fracasso” a infeliz comparação entre Mozart, e a menina Maysa dos programas de Raul Gil e Silvio Santos, pois se trata de comparar genialidade com inteligência vivaz, sensibilidade em alto grau, com espirituosidade para diversão pública.

Agora constatamos que a Revista inventou uma teoria, e, sem base científica, para explicar a genialidade de Mozart, que aos três anos tocava piano, e aos quatro executou uma sonata. Pasmem, segundo a Revista, ele teria treinado muito para ter tal habilidade. Mas quando ele treinou? Pela teoria inventada pela Revista, ou melhor, a Hipótese do Adestramento, deve ter sido entre 1 e 3 anos de idade num total de 3.500 horas de treinamento ou de adestramento, entre mamadeiras e chupetas. Sua faculdade musical desenvolveu-se tão rapidamente que aos onze anos compôs duas pequenas óperas. Além de tocar aos três anos de idade, onde ele treinou a “inspiração” e a “sensibilidade” para compor?

E de onde ele tirou essa predisposição, na tenra idade, para se dedicar a estudos musicais exaustivos e complexos? Realmente, a teoria proposta pela Revista está mais para absurda do que para científica.

O músico, de fato, tem de se exercitar muito para chegar à perfeição. Há que se praticar horas a fio, numa busca incessante pela melhor forma de interpretação. Mas, o que explica a sensibilidade e o tino para a música? Como explicar que dedos ainda em formação e crescimento alcancem, com perfeição, as teclas do piano?

Onde Jesus conseguiu tanta sabedoria para responder com doze anos de idade todas as perguntas formuladas pelos Doutores da Lei, a ponto de deixá-los surpreendidos e perplexos com a sapiência do menino, filho de um carpinteiro?

Ora, sem a reencarnação, não há como explicar a precocidade musical de Mozart e de tantas outras crianças relacionadas pelo pesquisador Gabriel Dellane, além de sábios, pintores, poetas e literatos. Desde criança, Pascal mostrou o gosto pelos estudos, especialmente pela geometria. Aos treze anos, descobriu as 32 primeiras proposições de Euclides e publicou um trabalho sobre as seções cônicas.

Como encaixar na nova teoria da Revista, ou melhor, na “Hipótese do Adestramento”, o fato citado por Allan Kardec, no Jornal de Estudos Psicológicos (Revista Espírita), de fevereiro de 1867, da precocidade de Eugénie Colombe, noticiado pelos jornais de Toulon. A menina de dois anos e onze meses, já sabe ler e escrever perfeitamente; alem disso, em condição de sustentar o mais sério exame sobre os princípios da religião cristã, sobre a gramática francesa, a geografia, a história da França e as quatro operações da aritimética.

Eugénie Colombe, conhece a rosa dos ventos e sustenta perfeitamente uma discussão científica sobre todos esses assuntos. Ela começou a falar muito distintamente com quatro meses de idade. Apresentada nos salões da prefeitura marítima de Toulon, Eugénie Colombe, dotada de um semblante encantador, obteve um sucesso “admirável”.

Quanto à geografia, a menina citou as cinco partes do mundo, as capitais dos países que encerram, várias capitais dos Departamentos da França. Também respondeu perfeitamente sobre as primeiras noções de gramática francesa e o sistema métrico. A menina deu todas essas respostas sem a menor hesitação, divertindo-se com os brinquedos que tinha em mãos. Sua mãe me disse que ela sabe ler desde os dois anos e meio e garantiu-me que é capaz de responder do mesmo modo a mais de quinhentas perguntas.

Na história da música, vamos encontrar uma série de crianças-prodígio, denominadas superdotadas. Além de Mozart, Gabriel Dellane, no livro A reencarnação, relaciona uma série delas:

Aquele a quem chamavam o deus da música, Beethoven, já se distinguia aos dez anos por seu notável talento de executante. E, noutro gênero, a precocidade do grande violinista Paganini foi tal que, aos nove anos, já o aplaudiam num concerto, em Gênova.

Aos seis anos, Meyerbeer possuía bastante talento para dar concertos muito apreciados. Liszt, maravilhoso virtuose desde a mais tenra infância, escreve, aos quatorze anos, uma ópera em um ato, “D. Sancho” ou o “Castelo de Amor”. Rubinstein, trazido da Rússia para Paris aos onze anos, excitou a admiração universal, pela beleza de seu toque de piano.

Sarasate, aos onze anos, mostrava já as qualidades de pureza de som e de estilo, que fizeram dele o maior violinista de nossa época. Saint-Saëns, virtuose precoce, aos onze anos dava seu primeiro concerto de piano, e tinha apenas dezesseis quando fez executar sua primeira sinfonia.

Dellane diz também que teve o prazer de ver, em um Congresso de Psicologia no ano de 1900, o jovem Pepito Ariola, que aos três anos e meio de idade, tocava e improvisava árias variadas. O Professor Charles Richet, cognominado de “Pai da Metapsíquica” publicou sobre esse caso um estudo, no qual disse que Ariola tocou, diante do rei e da rainha da Espanha, seis composições de sua criação, sem conhecer as notas, nem saber ler ou escrever.

Portanto, a origem das faculdades extraordinárias do indivíduo, sem estudo prévio, é atributo do espírito que guarda lembranças do passado. Isso ocorre em razão do progresso anterior adquirido nos campos da pintura, da literatura, da poesia e em outros ramos da arte e da ciência.

Mas, e os conhecimentos para a aptidão e a sensibilidade musical, como nos casos de Mozart e dos outros gênios anteriormente citados, de onde viriam? A resposta é simples, pelo que já comentamos. O espírito troca de roupagem física através das reencarnações sucessivas; porém, sua individualidade imortal não perde jamais o conhecimento intelecto-moral adquirido ao longo de suas experiências, no curso de sua evolução espiritual, até conquistar a condição de puro espírito, a mesma obtida pelo Cristo.

Sobre o assunto, a Doutrina Espírita, como filosofia espiritualista, prova, com evidências, irrecusáveis, que a inteligência é independente do organismo, por ser um atributo do espírito, uma vez que o alto grau da atividade intelectual se mostra entre aqueles cuja idade não atingiu a maturidade física plena.

Na questão 203 de O Livro dos Espíritos, os Benfeitores Espirituais responderam a Allan Kardec que os pais não transmitem aos filhos parcelas de suas almas, pois a alma é indivisível. Apenas lhes dão a vida animal, ou seja, os recursos genéticos, ao transmitirem aos filhos a hereditariedade física, como a cor dos olhos e dos cabelos, a forma e a dimensão de certas partes do rosto ou do corpo. Ainda na mesma questão, os Benfeitores disseram que um pai obtuso, isto é, ignorante, pode ter um filho inteligente e vice-versa.

O quebra-cabeça que os cientistas têm que mostrar está incompleto. Eles jamais compreenderão o papel do DNA enquanto não colocarem o espírito e o perispírito nesse contexto. Continuarão, portanto, procurando nos efeitos a explicação para tudo, como se fôssemos apenas uma máquina orgânica.

E é de admirar-se que uma revista, qual a Superinteressante, que é vista como uma publicação de feição de cunho científica, publique reportagem repleta de “achismos”, um tanto irônica, descartando sumariamente a tese da reencarnação, já amplamente estudada por renomados cientistas de diversas universidades e centros de pesquisa, e amplamente comprovada.

Enfim, a SUPERINTERESSANTE pode manter-se no campo materialista das idéias sobre o homem e a vida, mas não pode descartar sumariamente a Tese da Reencarnação para explicar o fenômeno da criança-prodígio.





Gerson Simões Monteiro

Economista - Colunista do JORNAL EXTRA - Diretor Vice-Presidente da RÁDIO RIO DE JANEIRO





e-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br

Palestra no G.E. Joanna de Cuza com José Maria Pontes São Paulo

São Paulo.., 02 de agosto de 2.010



Espíritas & Simpatizantes,



O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA representado por este, sentir-se-á honrado com a sua presença na palestra a ser proferida pelo confrade JOSÉ MARIA PONTES, no dia oito de agosto deste, às 16:00 horas, em sua sede, cito: Rua Olavo Conceição Senne 115, Parque Cocaia/Grajaú-SP/SP, com o tema: ENFERMIDADES E SUAS CAUSAS ESPIRITUAIS.

Você poderá convidar outras pessoas para o mesmo propósito o que será muito bom não só para o interessado como também a comunidade Joanna de Cuza.

O GEJC informa que no dia da palestra, a partir das 15:30 horas, estará com o seu salão aberto para recepção dos(as) interessados(as).

Sem mais para o momento, firmamos os nossos agradecimentos pela atenção dispensada a esta carta-convite.



JAIME VIANNA

GEJC – Presid.

joannadecuza@terra.com.br





Espiritualista: é todo aquele que acredita na existência de espírito.

Espírita: é todo aquele que comunga a doutrina espírita.



Na vista do IBGE/CENSO 2010, responda que vc é kardecista.



(Informação recebida em email do G.E.J.C)

6º. ENLIHP – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo São Paulo



(Informação repassada pela USE/SP)

Informações do Portal de Luz



AUDIÊNCIA

O que foi mais procurado no Portal Luz Espírita no mês de julho-2010? Confira abaixo



OS LIVROS MAIS BAIXADOS:



1 - CONHECENDO O ESPIRITISMO

Louis Neilmoris

2 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS

Allan Kardec

3 - A CAMINHO DA LUZ

(Emmanuel) Francisco Cândido Xavier

4 - MUSICOTERAPIA

Delci Alves

5 - ACONTECEU NA CASA ESPÍRITA

(Nora) Emanuel Cristiano

6 - LEGIÃO

(Ângelo Inácio) Robson Pinheiro

7 - A GÊNESE

Allan Kardec

8 - 52 LIÇÕES DE CATECISMO ESPÍRITA

Eliseu Rigonatti

9 - O LIVRO DOS MÉDIUNS

Allan Kardec

10 - VIVENDO NO MUNDO DOS ESPÍRITOS

(Patrícia) Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho



Acesse agora a nossa Sala de Leitura e tenha ao seu alcance os melhores livros espíritas em PDF.





AS MÚSICAS MAIS BAIXADAS:



1 - A CAMINHO DE DAMASCO

Ery Lopes

2 - A PRECE

Grupo Vocal Ernani Macedo

3 - VAI DEVAGAR

João Lúcius

4 - ALMAS GÊMEAS

Élcio Buck

5 - JESUS ALEGRIA DOS HOMENS

Ery Lopes

6 - CAMINHO AZUL

Grupo Vocal União & Harmonia

7 - ISSO TAMBÉM PASSARÁ

Diva Elena

8 - PASSE MUSICAL

Ery Lopes & João Lúcius

9 - TODA MANHÃ

Grupo Vocal Vinha de Luz

10 - LUZ ESPÍRITA

Elizabete Lacerda



Acesse agora o Painel da Música Espírita e baixe em mp3 as melhores músicas espíritas.



(Recebido em emails de Luz Espírita e Aliança Espírita de Propaganda e Caridade)


Treinamento de Atendimento Fraterno para os Trabalhadores da Casa Araçatuba, SP



A Aliança Espírita Varas da Videira, de Araçatuba, SP, iniciou neste domingo, 1/8/2010, treinamento para os trabalhadores da casa

visando o Atendimento Fraterno. Durante todas as manhãs de domingo do mês de agosto serão ministradas aulas com ampla interação entre os participantes. Dirigiram o encontro neste domingo Ivana Módena, Edna Freitas Pereira e Tereza Irikura. A abertura musical esteve a cargo de Rodrigo Irikura na flauta. O treinamento é baseado no livro Atendimento Fraterno do Projeto Manoel Philomeno de Miranda. Fotos Ismael Gobbo.








Agenda de Palestras do Orador Manolo Quesada São Paulo e região

MANOLO QUESADA

AGENDA AGOSTO 2010
(11) 5611-4554 / 8284-3337

www.manoloquesada.blogspot.com



03 (terça-feira) - 20h00
Grupo Espírita Luz da Esperança
Rua Arthur de Azevedo, 55 - Jd. Bela Vista
Guarulhos - SP
Ser ou Ter... Fique Com os Dois

08 (domingo) - 10h00
Centro Espírita O Semeador
Avenida Netuno, 59 - Alphaville
Barueri - SP
O Mundo e o Mal

09 (segunda-feira) - 20h00
Centro Espírita Kardecista Paulo de Tarso
Rua Fúlvio Morgante, 701 - Santa Inês
São Paulo - SP
O Amor Está No Ar

13 (sexta-feira) - 20h00
Fraternidade Auta de Souza
Rua Loefgreen, 1428 - Vila Clementino
São Paulo - SP
Errar é Humano... Perdoar Também

15 (domingo) - 10h30
Centro Espírita Irmã Angela
Rua do Grito, 165 - Ipiranga
São Paulo - SP
Relacionamento Na Casa Espírita



16 (segunda-feira) - 20h00
Centro Espírita Allan Kardec
Rua Santo André, 284 - Jardim Aidê
Mauá - SP
O Amor Está No Ar

20 (sexta-feira) - 20h00
Sociedade de Estudos Camille Flamarion
Rua Prof. Araujo Coelho, 886 - Pirituba
São Paulo - SP

Otimizando Relações Familiares



22 (domingo) - 14h00
Grupo Socorrista Dr. Bezerra de Menezes
R Cel.Francisco Júlio César Alfieri, 184

São Paulo - SP
Morri... e Agora?

24 (terça-feira) - 19h50
Casa do Caminho
Rua Roque de Mingo, 139 - Campo Limpo
São Paulo - SP
Em Família

31 (terça-feira) - 20h00
Grupo Espírita Rafael
Praça Whitaker Penteado, 431 - Jabaquara
São Paulo - SP
Ser ou Ter... Fique Com os Dois



(Informação em email de Regina Bachega)

Evangelização Infantil no NABEM São Paulo


(Informação em email de Elizeth Corona)

Palestra no C.E. Discípulos de Jesus Rubiácea, SP



(Informação em emails de Norberto e Fátima e Semíramis semiramisalencar@yahoo.com.br)

Seminários com Matthieu Tubino abordará “Ectoplasma” São Paulo


(Informação em email de Regina Bachega)

Palestra Musicada com Vansan Santo André, SP

Dia 24/08/2010 às 20:00 Horas.

Na Associação Espírita Raio de Luz.

Palestra com Vansan – Voz e Violão



Endereço: RUA MARIA ANTONIETA N 97 BAIRRO BANGU SANTO ANDRE



(Informação via email de Regina Bachega)

Mês de Bezerra de Menezes no PROSEBEM Aracajú, SE

PROSEBEM- Pronto Socorro Espiritual Bezerra de Menezes




BEZERRA DE MENEZES

Pintura da artista Nair Camargo, São Paulo


Todos os anos no mês de Agosto comemoramos o "Mês de Bezerra de Menezes" e sempre trazemos alguns palestrantes de outras cidades. Em 2010 serão José Medrado (14 e 15/08) de Salvador (BA) e Ary Quadros (28 e 29/08) de Itabuna (BA). Este ano, comemorando o centenário de Chico Xavier, todas as palestras do mês terão como tema os livros psicografados por Chico, um a cada doutrinária. Temos 10 doutrinárias por semana.

Os eventos ocorrerão em nossa sede no Prosebem, na Av. Pedro Paes Azevedo, 215 - Salgado Filho, em Aracaju (SE). A nossa instituição é muito conhecida apenas pelo nome PROSEBEM.

Grato pela sua força e muita paz.

(Informações em Gervásio Correia Gallo)

Sucesso palestra com Dra. Irvênia Prada falando dos animais São Paulo



REGISTRO. TEXTO E FOTOS Esmeralda T.Citriniti


FOI UM SUCESSO A PALESTRA COM A DRª IRVÊNIA PRADA.
CONFORME FOI DIVULGADO, RECEBEMOS EM NOSSA CASA, N.E.SEGUE A JESUS, NO ÚLTIMO DIA 31 A DRª IRVÊNIA PRADA QUE NOS FALOU COM MUITO CONHECIMENTO SOBRE A QUESTÃO ESPIRITUAL DOS ANIMAIS.
ENCANTOU-NOS SUA FORMA DE SE EXPRESSAR, POIS, EMBORA O ASSUNTO TENHA SIDO TRATADO COM BASE EM DADOS CIENTÍFICOS, OS MESMOS FORAM TAMBÉM ANALISADOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA. FOI , COM CERTEZA, UM ENCONTRO ENRIQUECEDOR PARA TODOS OS PARTICIPANTES.
RECEBA O NOSSO ABRAÇO E AGRADECIMENTOS PELA DIVULGAÇÃO.







Palestra com Dra. Kátia Marabuco de Souza Sapiranga, RS


(Informação em email de Jorge Moehlecke jorgejhm@terra.com.br)

Noticias da Marília Espírita

Bom dia, amigos.

Paz, com Jesus.


8º ENCONTRO DE PRESIDENTES. O 8º Encontro de Presidentes teve a presença de um total de 23 pessoas, representando 14 instituições. Foram tratados os assuntos da pauta, com os seguintes destaques: Em setembro, dia 5, 20 horas, no Centro Espírita Luz e Verdade, será feito o lançamento do livro "Um olhar sobre a Honestidade", de Donizete Pinheiro. Algumas casas espíritas já levaram alguns exemplares para a pré-venda, que também será feita na Biblioteca Espírita de Marília e na livraria do CELV, ao preço de R$17,00. A renda é destinada às atividades da USE. No dia 6 de setembro, o Centro Espírita iniciará ciclo de palestra em comemoração ao seu aniversário, com a participação de vários oradores, dentre eles Richard Simonetti, José Maria Souto Netto e Francisco do Espírito Santo. No dia 17 de outubro, o encontro regional de dirigentes e trabalhadores da região será na Fundação Eurípides. O tema será: "Transformar assistidos em assistentes", apresentado pelo médico Alexandre Perez. O Mês Espírita de 2011, programado pela USE Marília, será realizado no mês de março, confirmadas as presenças do médico Alberto Almeida e do músico Plínio Oliveira. Fotos do evento podem ser vistas acessando: http://picasaweb.google.com.br/donizete.pinheiro/8EncontroNet#



CENTRO ESPÍRITA CHICO XAVIER. No dia 03 de agosto, terça-feira, 20 horas, palestra com Donizete Pinheiro, sobre o tema: Preocupações.



UNIÃO ESPÍRITA JOÃO DE CAMARGO. Na sexta-feira 6 de agosto, 20 horas, na sede da União Espírita João de Camargo (próximo do shoppping Esmeralda), terão início as atividades do MADA-MULHERES QUE AMAM DEMAIS ANÔNIMAS, que é um programa para mulheres com o objetivo de se recuperar da dependência de relacionamentos destrutivos, aprendendo a se relacionar de forma saudável consigo mesmo e com os outros. O programa não tem vínculo religioso e é baseado nos 12 passos dos Alcoólicos Anônimos. Basta comparecer no local no dia da reunião. Informações no site: http://www.grupomada.com.br



CENSO IBGE. No censo que o IBGE fará realizar não consta na opção religiosa a condição de espírita. Assim, deveremos responder que somos Kardecistas, pois os recenseadores não podem assinalar de maneira diferente.



PROGRAMA TRANSIÇÃO. No próximo domingo 08/08/2010, às 15:15 horas, o Programa Transição terá a participação do orador e médium DIVALDO PEREIRA FRANCO, com o tema “Obsessão e Transtorno Psicológico”. O programa será apresentado por Mário Maz, pela REDE TV.



BIENAL DO LIVRO. Editoras espíritas participarão da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada no dia 13 de agosto, das 10 às 22 horas, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com ingressos somente na bilheteria pelo preço de dez reais.



ENCONTRO SOBRE ATENDIMENTO ESPIRITUAL.

A USE São Paulo fará realizar o 1º Encontro Estadual de Atendimento Espiritual, no dia 11 de setembro de 2010, sábado, das 14 às 18 horas, no Grupo Espírita Manoel Bento, localizadona Rua Alfredo Pujol, 77, próximo do Metrô Santana, em São Paulo.

Informações e inscrições gratuitas – (11) - 2950.6554 -

use@use-sp.com.br – c/ Edméia ou

feolporto@uol.com.br – c/ Fernando



CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES BENEFICNTES. Foi publicado o Decreto 7237, de 20 de julho de 2010, o qual regulamenta a Lei n. 12.101, de 27 de novembro de 2009,

sobre o processo de certificação das entidades beneficentes de assistência social para obtenção da isenção das contribuições para a seguridade social, e dá outras providências.

Para obter a certificação as entidades deverão obedecer ao princípio da universalidade do atendimento, sendo vedado dirigir suas atividades exclusivamente a seus associados ou a categoria profissional.

Clique abaixo e leia na integra:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7237.htm



Outras informações acesse: www.mariliaespirita.jor.br



Abraços,



Donizete Pinheiro