BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 1 de agosto de 2010

Suicídio: Uma outra análise


Osvaldo Magro Filho



(Artigo escrito por Osvaldo Magro Filho e Publicado na Folha da Região, no dia 28 de julho de 2010, Araçatuba)



Duas histórias, com resultados diferentes, me levou a escrever os próximos parágrafos. Durante uma consulta odontológica, ao parabenizarmos nossa cliente pelo dia das mães, comemorado em maio de 2010, percebemos as lágrimas daquela senhora e o desabafo foi inevitável:

- Sabe doutor, foi horrível! Minha filha tentou o suicídio e quase conseguiu! Após ingerir muitos comprimidos narcóticos, ela foi parar na UTI e permaneceu desenganada por 3 dias! O senhor imagina minha angústia? Agora ela está bem, internada em uma clínica de recuperação, com acompanhamento psiquiátrico. Ela andava deprimida depois que trocou de emprego, há 2 anos, seguindo as promessas daquele homem, que lhe garantiu sucesso profissional e, na verdade, queria outra “coisa”. Ela não suportou e pediu contas. Depois disso, nunca mais foi a mesma. Foi diagnosticado o hipotireoidismo há 2 meses e iniciado o tratamento endócrino e, mesmo assim tentou o suicídio. Agora que está lúcida, minha filha diz que não se lembra do ocorrido e, de fato, acha que foi “outra” pessoa quem assumiu o comando da situação e a obrigou a tomar os “calmantes”!

Lembrei-me, no mesmo instante, de uma psicografia de Chico Xavier, realizada em Los Angeles no ano de 1966. Nela, Marilyn Monroe(Figura 1), depois de morta, se encontra com Humberto de Campos (Figura 1) (espírito) no “Memorial Park Cemetery” (Figura 2) e relata que de forma semelhante chegou ao suicídio: tomou uma dose letal de sedativos. Como um espírito suicida, ela conta que, de fato, na hora de ingerir a medicação, estava muito influenciada por espíritos infelizes o que atenuava seu sentimento de culpa. Ainda não estava totalmente equilibrada e necessitava de assistência espiritual contínua. Ela mandou o seguinte recado: “não se iludam a respeito da beleza e fortuna, emancipação e sucesso... Isso dá popularidade e a popularidade é um trapézio no qual raras criaturas conseguem dar espetáculos de grandeza moral no circo do cotidiano...”



Figura 1 – Marilyn Monroe, à esquerda, foto divulgada na mídia. Humberto de Campus à direita, óleo sobre tela (Memorial do Luiz Gonzaga – Pedro Leopoldo, Minas Gerais)




Figura 2 – Cemitério de Los Ângelis ( “Memorial Park Cemetery) onde aconteceu o encontro dos espíritos citados na psicografia de Chico Xavier



Quando a paciente foi embora, ao comentar com minha secretária o episódio ela acrescentou:

___ Você não sabe do caso da garota que se matou na loja de R$ 1.99? Foi a semana passada! Primeiro, ela tentou se suicidar através do atropelamento e não conseguiu! Depois ela foi para a loja e, ao visitar a estante de produtos de cozinha, pegou uma faca do mostruário e passou no pescoço! Ela Morreu! A dona da loja está traumatizada!

A tentativa de suicídio frustrada por alguma interferência, pode ser vista como uma grande intervenção divina tentando conter o pior. Hoje, há esforços por todos os lados, tentando de maneira preventiva ajudar aqueles que estão vivendo este drama. Vale a pena recapitular a história do Reverendo Chad Varah que, após o término da 2ª Guerra Mundial, ficou impressionado com a estatística de suicídio na Inglaterra e resolveu instituir um serviço que pudesse dar apoio moral e humano às pessoas desesperadas. Foi ali que o número 9000 ficou instituído como o primeiro serviço telefônico de prevenção ao suicídio e ninguém pode se gabar que desconhece o maravilhoso apoio prestado pelo CVV Samaritanos ao povo brasileiro.

A humanidade tem muito a agradecer aos avanços das ciências médicas e das religiões que buscam compreender de fato este tema tão preocupante. Chico Xavier já dizia: “lágrimas não substituem o suor!”, portanto é nosso papel saber conjugar todos estes aspectos para positivamente auxiliar na prevenção deste mal que assola este milênio.



(as fotos de Marilyn Monroe e do Cemitério de Los Ângelis colocadas no presente artigo são de acesso livre na internet)

Focalizando o Trabalhador Espírita Maria Luzia de Almeida Rosa


Maria Luzia de Almeida Rosa



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



A entrevistada Maria Luzia de Almeida Rosa, ora vinculada ao Centro Espírita “Luz e Fraternidade”, em Araçatuba, SP, vem fazendo uma bela trajetória de trabalho no movimento espírita em seus mais diversos campos de atuação. Espírita de berço que passando pela evangelização infantil e mocidade espírita, logo começou a militar como evangelizadora, dirigente de mocidade, oradora e dirigente de órgãos de unificação nas projeções local e regional da Use- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.





Maria Luzia por favor faça-nos sua apresentação.

Nasci na cidade de Rubiácea - SP, filha de Claudemiro Luiz de Almeida e de Genésia Benedito Rosa, ambos desencarnados. Tenho três irmãos, José, Cleunice e Claudenil. Tenho um sobrinho chamado Vinícius, que é filho do meu irmão José. Sou de família humilde. Meus pais que sempre nos motivaram para o estudo primavam pela honestidade e dignidade. O lema sempre foi dever bem cumprido e consciência tranqüila. Esse foi o legado que meus pais me deixaram a quem devo o que sou, e a oportunidade de terem dado à mim, a vida.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Tenho formação Universitária em Pedagogia. Exerci o Magistério por 35 anos e terminei a minha carreira profissional como Diretora de Escola de Ensino Básico. A educação sempre me fascinou, pois é através dela que se busca o aprimoramento da alma, a renovação e o progresso moral, ensinado pelo Mestre dos Mestres, Jesus.



Como conheceu o Espiritismo e desde quando é espírita?

Já nasci espírita, pois não conheci outra religião. Daí talvez esta minha paixão pelo Espiritismo.



Poderia nos falar de seus tempos de infância e mocidade?

Cheguei a Araçatuba com 7 anos de idade. Freqüentei a Evangelização no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e mais tarde na União Espírita “Paz e Caridade”. Fui integrante da Mocidade Espírita “Amélia Rodrigues,”da qual participei do seu nascimento junto com Ana Jaicy Guimarães e Geraldo Guimarães. Nesta época meus irmãos também participavam da “nossa mocidade” como costumávamos falar. Na ocasião já funcionava a Mocidade Espírita Irma Ragazzi Martins na Instituição “Nosso Lar” com a qual tínhamos verdadeira parceria, pois não havia rivalidades, éramos muito unidos e companheiros. Até hoje permanece vínculos muito fortes com aqueles que integravam referidas mocidades espíritas.



Qual foi sua atuação no movimento espírita ao longo do tempo?

Ligada muito ao trabalho de Evangelização, nas década dos anos 1970, juntamente com o Departamento de Evangelização da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, começamos a trabalhar com os evangelizadores na sua formação com a realização de mini-encontros em nossa cidade e depois se estendendo para a região, sempre lembrando que o trabalho de evangelização na casa espírita é fundamental na formação dos continuadores da mesma. Desse trabalho foram surgindo outras atividades e outros encontros. Tive nesta ocasião a oportunidade de dirigir os departamentos de Infância e Mocidades na UMEA (União Municipal Espírita de Araçatuba), hoje USE. Ressaltamos aqui as maravilhosas Tardes do Moço Espírita, onde as mocidades se reuniam para se confraternizar, através das gincanas, das brincadeiras sadias, a música, o teatro, as poesias. E até rolava um futebolzinho entre as mocidades. Ah, como é bom recordar. Fui evangelizadora no C.E. ”Luz e Fraternidade e União Espírita Paz e Caridade. Ainda participei do curso de Formação e Preparação de Evangelizadores na Casa Transitória em São Paulo, que era organizado pela FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo.Outro curso que existia naquela época era o Curso de Formação para Dirigentes de Mocidades Espíritas. Estávamos sempre presente nas COMENOESP, COMJEB, COMJESP,e a participação nos Torneios de Oratória existentes na Comenoesp. Era tudo de bom, pois sabemos que muitos oradores e expositores nasceram daquela atividade. Interessante lembrar que o nosso movimento regional nasceu dos encontros dos jovens das mocidades, dos idealizadores e sonhadores com o movimento de Unificação, momento auge da organização e nascimento de várias casas espíritas na região até então muito extensa.. Fui durante vários anos diretora dos departamentos de evangelização e mocidade no CRE (Conselho Regional Espírita) hoje USE REGIONAL. Na década de 1990, durante 7 anos assumimos a presidência da USE de Araçatuba e vice presidencia do Conselho Regional Espírita, hoje USE Regional, onde tivemos a grande chance de vivenciar o trabalho de Unificação, com vários companheiros que também estavam ligados àquele movimento unificacionista. Atualmente continuo participando do movimento espírita, realizando palestras, seminários e cursos.



Tem algum livro escrito?

Não. Só como colaboradora na edição dos livros:”Família e Espiritismo”Autores Diversos (Ed.USE); “Obra de Vultos”Vol. 1 e 2, que tratam um pouco da Vida e Obra de Espíritas de Vulto da região de Araçatuba.(Autores Diversos, USE Regional de Araçatuba. Atualmente escrevo para a Coluna Espírita do Jornal “Folha da Região”, de Araçatuba.



Como está enxergando o movimento espírita na atualidade?

Com a explosão do Espiritismo na mídia e em todos os meios de comunicação, se faz urgente o fortalecimento do movimento Espírita,organizando a base , na formação de lideranças, voltadas aos princípios do Cristo, procurando vivenciar a Fraternidade. Talvez o que esteja faltando no nosso movimento espírita seja um pouco mais de dinamismo. A corrida está muito rápida e não estamos dando conta. A corrida desenfreada do tempo está a exigir de nós mais e mais. Será que as casas espíritas estão preparadas para receber a grande avalanche de almas que chegarão carentes de orientações, de amparo, de amor e fraternidade?



A que casa espírita está vinculada presentemente e ,quais os trabalhos que nela desenvolve?

Estou vinculada ao CE “Luz e Fraternidade”. Coordeno junto com a equipe o Curso Básico/Família e dirijo com dois outros companheiros um grupo mediúnico. Sou voluntária do Clube da Vovó Feliz “Josefina Perri Cefaly de Carvalho” na Instituição “Nosso Lar”.



Algum projeto em andamento?

Sim, os projetos:”Ler o Mundo”, voltado para alfabetização de idosas e ”A Arte na Educação do Espírito”, destinado aos trabalhadores da casa espírita. Este trabalho de arte teve lançada a sua sementinha há 20 anos atrás e juntamente com o nosso companheiro Osvaldo Magro Filho, que na ocasião ocupava o cargo de Vice-Presidente da USE de Araçatuba e Presidente da USE REGIONAL de Araçatuba, realizamos o 1º Mês Espírita em nossa cidade. Que maravilha. Pois tivemos a oportunidade de conviver com almas sensíveis atuando em todos os campos da Arte. A música encantando á todos através de palestra musicadas, corais; a pintura mediúnica, o teatro levando todos á emoção. Foi um Mês Mágico , e podemos sentir a sensibilidade da comunidade espírita.E hoje estamos vendo o trabalho sobre arte fluir de forma maravilhosa.



Algo mais que queira acrescentar?

Somos todos carentes de alma, em busca do Médico Celeste. Só temos uma qualidade: queremos abandonar o mal. Nada mais. Pois quem vive a vida sem fazer balanço existencial corre sério risco de prejuízo moral. Não existe a felicidade pela metade. Busquemos a educação da alma. A educação é o caminho que conduz o homem ao conhecimento de si mesmo , de suas potencialidades e possibilidades; consistindo em um processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais, morais e religiosas do homem integral. Lembremos sempre de Jesus Cristo que investiu a sua inteligência em pessoas complicadíssimas para nos mostrar que todo ser humano tem esperança.O Mestre dos Mestres tinha de revolucionar a personalidade do seu pequeno grupo para que os discípulos revolucionassem o mundo. Não nos esqueçamos que com a chegada do século XXI, a esperança acena com horizontes iluminados para a caminhada de ascensão espiritual da Humanidade. O resgate de si mesmo há de se tornar meta prioritária das sociedades sintonizadas com o Progresso. A hora é esta e a mensagem dos Espíritos nos convida ao trabalho de renovação, os tempos são chegados e o Cristo nos espera.










LEGENDAS FOTOS

Encontro de Dirigentes de Mocidades. São João da Boa Vista, 1972. Maria Luzia, na extrema direita, ao lado de Áurea.


Maria Luzia em Encontro da USE 28-3-2009


Chá Beneficente da Instituição Nosso Lar 16-5-2009


Encontro de Evangelizadores, Dracena, SP, 2009


Com grupo de Araçatuba visitando Chico Xavier.

Luzia, a 3ª. A partir da esquerda, em reunião da M.E. Amélia Rodrigues, na década de 1960


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DA entrevistadA.

Tvcei.com


Ainda não é amigo da TVCEI?
Participe agora e ganhe o DVD do Chico
Agora, queremos levar o sinal da TV Espírita para a rede aberta de TV. Para viabilizar este projeto, associe-se ao "Clube Amigos da TVCEI" e receba, mensalmente, dois DVDs de brinde com o melhor e mais variado conteúdo audiovisual espírita. Para quem se associar até o dia 20/08, um dos brindes será o DVD "Chico Xavier, o filme".

Para maiores informações, acesse www.tvcei.com/clube.

TVCEI na ABTA 2010
A TVCEI estará presente na maior feira de TV por Assinatura da América Latina. O objetivo é promover a TV Espírita e expandir cada vez mais o nosso sinal. O evento acontece nos dias 10,11 e 12 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com workshops, palestras e debates.

Agende-se para o 6º Congresso Espírita Mundial
O evento acontecerá de 10 a 12 de outubro de 2010, em Valência, na Espanha, com o tema: "Somos Espíritos Imortais". Entre os palestrantes estarão Divaldo Franco, Raul Teixeira e Carol Bowman, pesquisadora norte-americana sobre reencarnação.
Para maiores informações, acesse www.congressoespirita.com.br

Destaque da programação
Assista neste domingo, às 20h, no "Coleção TVCEI"
01/08 – Família e Educação (Divaldo Franco)

Já está à venda: "Chico Xavier, o filme"
Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium mineiro. Adquira o seu DVD por apenas R$ 29,90.
Solicite agora o seu DVD, clique aqui.

Palestras na Casa da Caridade Araçatuba, SP


clique na imagem para ampliar



SALÃO DA CABELEIREIRA. CASA DA CARIDADE. ARAÇATUBA, SP



(Informação em email de Franklin Rodrigues)

Palestra com Ismael Batista da Silva Itapira, SP



Ismael Batista da Silva, da cidade de Guaxupé, MG

Foto: José Aparecido dos Santos



SÁBADO DIA 07/Agosto/2010

às 20:00 horas


Local – Casa Espírita “Nhá Chica”

Rua Tereza Lera Paoletti, 348 – Jd.Bela Vista-Itapira-SP

TEMA: “VENCENDO DIFICULDADES DE RELACIONAMENTO”



PARTICIPEM

Sua presença é sempre uma alegria para nós.



(Informação em email de Otávio Cunha)

Evangelho no Lar e no Coração Rio de Janeiro, RJ



O Evangelho no Lar e no Coração


Dia 28 de agosto de 2010

às 15h

Expositor: Luiz Claudio da Silva, da USE de São Paulo

Local : CEERJ - Rua dos Inválidos, 182, Centro - RJ

Informações:
Tel.: (21) 2224-1553 / 2224-1244
E-mail: contato@ceerj.org.br

(Informação do Boletim Eletrônio do CEERJ)






Almoço Fraterno & Making of do filme "Nosso Lar" Rio de Janeiro, RJ



Dia 07 de agosto de 2010

10h making of do filme
12h almoço - contribuição: R$ 10,00

Os integrantes do filme comentarão sobre os bastidores das gravações. Compareça!

O romance é contado sob o ponto de vista do espírito André Luiz, que, como um repórter, transmite suas impressões sobre o mundo espiritual.

Local : CEERJ - Rua dos Inválidos, 182, Centro - RJ

Informações:
Tel.: (21) 2224-1553 / 2224-1244
E-mail: contato@ceerj.org.br

(Informação do Boletim do CEERJ eletrônico)

Divaldo Pereira Franco em Carapicuíba, SP

Divaldo Franco

Médium e Orador Espírita

em Carapicuíba - SP





06 de agosto de 2010

sexta-feira

19h00 - Sessão de Autógrafos

20h00 - Conferência





ENTRADA FRANCA





******************

Demais atrações a partir das 18h00

Apresentação e exibição do trailer do filme “Nosso Lar”, com a participação do diretor do filme



******************



Divaldo é um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Dos seus 83 anos, 63 foram devotados à causa Espírita e às crianças excluídas, das periferias de sua Salvador. Nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia, e desde a infância se comunica com os espíritos. Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, recebendo o diploma de professor primário, em 1943. Trabalhou como escriturário no antigo IPASE, em Salvador, aposentando-se em 1980.



É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores Espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o Mundo





Novo Local da Conferência:

EXPO-OESTE DE CARAPICUIBA

AV. DR. EDUARDO CUNHA DE ABREU, 345

CENTRO

CARAPICIUBA - SP



* Praça de Alimentação no local

* Estacionamento com Seguro para mais de 500 veículos

* Ao lado do Hipermercado Extra

* A 05 minutos da estação Carapicuiba da CPTM





******************



Saiba mais sobre DIVLADO FRANCO clicando aqui.

Conheça a MANSÃO DO CAMINHO clicando aqui.

Acesse o CENTRO ESPÍRITA BEXERRA DE MENEZES clicando aqui.



******************

Mais Informações:

oficinadeluz@uniaoespirita.org.br

contato@uniaoespirita.org.br

www.uniaoespirita.org.br

(11) 9461-1692



******************



ORGANIZAÇÃO

Instituição Espírita Oficina de Luz



APOIO:

UniãoEspírita.org.br

Prefeitura de Carapicuiba

Grupo Espírita Seara de Kardec

Grupo Espírita Unificação Cristã

Centro Espírita Cristão

Centro Espírita Chico Xavier

Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna

Núcleo espírita Amor e Luz

USE - Intermunicipal Carapicuiba

Confeesp 4 – Carapicuiba



(Informação em email de guamalher guamalher@gmail.com)