BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 31 de julho de 2010

Somos Espíritos



Ary Brasil Marques



A verdade é progressiva, e é revelada aos homens em parcelas, de acordo com o grau de evolução em que ele se acha.

No passado, os homens acreditavam em um Deus semelhante a nós próprios, e era necessário fazer um paralelo com as coisas materiais para explicar a nossa origem. Assim, a imagem de Deus criando o homem de barro, e posteriormente a mulher da costela do mesmo, era para que o ser atrasado da época pudesse, com os limitados conhecimentos que tinha, ter uma idéia da criação.

O Espiritismo veio mais tarde ampliar e explicar melhor a origem e a natureza dos Espíritos, criação divina que é a base da vida humana na Terra.

O Capítulo 1 do Livro Segundo do Livro dos Espíritos nos ensina que os Espíritos são os seres inteligentes da criação e que eles povoam o Universo, além do mundo material. Os Espíritos superiores que ditaram o Livro dos Espíritos nos dizem que a palavra Espírito ali empregada no Capítulo é para designar os seres extra-corpóreos e não o elemento inteligente Universal.

De acordo com os ensinamentos ali contidos, ficamos sabendo que Deus, sendo eterno, cria sem cessar. Quando e como Ele criou, não o sabemos. Os Espíritos são formados do elemento inteligente e os corpos inertes são individualizações do princípio material. Os Espíritos povoam ao infinito os espaços infinitos.

Os Espíritos, aos nossos olhos, não têm forma. Eles são, se quisermos, uma flama, um clarão ou uma centelha etérea.

A alma é o Espírito encarnado. Entre o Espírito e o corpo físico existe um elemento semi material chamado perispírito. O perispírito retira esse envoltório do fluido universal de cada globo. Por essa razão, ele é diferente em cada mundo, sendo mais grosseiro nos mundos inferiores.

Os Espíritos são de diferentes ordens, segundo o grau de perfeição a que tenham chegado.

Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, e deu a cada um o livre arbítrio. Todos evoluirão com o aproveitamento dessa liberdade, até atingirem a perfeição que lhes dará a felicidade. Depende de cada um de nós um maior ou menor tempo nessa caminhada, mas certamente todos alcançarão um dia esse objetivo.

Somos Espíritos, filhos amados de Deus. Procuremos seguir o caminho do amor preconizado por Jesus, e assim alcançaremos mais cedo esse lindo futuro.

SBC, 29-07-2010.





Leia mais sobre Ary Brasil Marques acessando: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/02/focalizando-o-trabalhador-espirita-ary.html

1º. Humanizar- encontro de Espiritismo e Humanização Promissão, SP


(Informação em emails de Nice Silva e Regina Bachega)

Palestra com Alexandre Caroli Rocha sobre o Caso Humberto de Campos São Paulo


(Informação em email de amigos.cpdoc@grupos.com.br ; em nome de; contato@cpdocespirita.com.br)

Autógrafos na 21ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo


(Informação em email da FEB-Gerência Comercial)

2º. Encontro dos Amigos de Chico Xavier Guaxupé, MG

Registro com informações e fotos por José Aparecido dos Santos e Cleide Bucalon



No ano em que comemoramos o centenário de Chico Amor Xavier, foi realizado nos dias 24 e 25 de julho o 2º Encontro dos Amigos de Chico Xavier, na cidade de Guaxupé/MG. Espíritas de 51 cidades se reuniram e vivenciaram momentos únicos, de aprendizado, confraternização, alegrias, encontros e reencontros.
















LEGENDA DAS FOTOS



Público

Augusto Cantúsio

Oradora Ditinha Calixto

Orador Carlos Abranches

Orador Orson Peter Carrara

O anfitrião Ismael Batista da Silva

Cantores Marlene e Sérgio Santos, de Uberaba, MG

Cantor Sérgio Sanchez, de Araraquara, SP

Cantora Paula Zamp, São Paulo

Atores do Teatro

Os cantores

Teatro, Dr. Bezerra de Menezes

Teatro, Jesus e os sofredores

Público

Dia de Ação Social e Feira de Artesanato Belo Horizonte, MG


(Informação em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC

aliancaepc@yahoo.com.br)

Seminário da Psicografia Belo Horizonte, MG


(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

Teatro “Há Dois Mil Anos” São Paulo


(Informação repassada pela USE/SP)

Abertas Inscrições para o IV Fórum do Livre Pensar João Pessoa, PB

As inscrições para o IV Fórum do Livre Pensar Espírita já podem ser realizadas através do endereço http://www.livrepensarespirita.com.br. O evento acontece de 12 a 14 de novembro de 2010, no Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem como investimento o valor de R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia). As vagas são limitadas.

Com o tema “A construção da identidade espírita: de Kardec aos dias atuais” , a Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa (ASSEPE), com o apoio da CEPA Brasil, realiza três dias de eventos buscando não só debater assuntos relacionados ao espiritismo, mas unir o universo do Movimento Espírita com a Academia.

De acordo com o Diretor Presidente da Assepe, Matheus Laureano, o tema do evento foi escolhido por se achar que a identidade espírita está em constante construção. “As diferenças de perspectivas do Movimento Espírita suscitam debates intensos e, muitas vezes, com intuito proselitista de todas as partes. Pensamos esse tema, pois entendemos que há uma Doutrina Espírita sob diversas frentes de atuação na sociedade. Não somente na questão ser ou não religião, mas também no aspecto da atuação das instituições espíritas frente às demandas sociais. Portanto, esperamos debater e compreender a identidade espírita como uma construção”, comentou.



Onde obter mais informações? www.livrepensarespirita.com.br

Onde realizar inscrições? www.livrepensarespirita.com.br

Onde fazer o pagamento? Depósitos: Banco do Brasil – Agência 3502-5 – Conta Corrente: 27.993-5, em nome da Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa



Obs.: é necessário mandar cópia do comprovante de pagamento via e-mail para o endereço forum2010@livrepensarespirita.com.br



Confira a Programação:



12 de novembro de 2010 - sexta-feira:

· 19h30min – Abertura: presidente da Assepe e presidente da CEPABrasil.

· 19h40min – Apresentação artística

· 20h00min ─ Conferência de Augusto César Dias de Araújo: "Espiritismo: a questão da identidade espírita e a obra de Allan Kardec”.



13 de novembro de 2010 – sábado

· 09 às 12h è PAINEL 1: “O que é o Espiritismo?” - Coordenador: André Luiz Bezerra

· 09 às 09h30min - Enfoque do 1o Painelista: CIENTÍFICO: Há Método? - Breno Henrique de Souza, de João Pessoa – PB

· 09h30min às 10h - Enfoque do 2o Painelista: FILOSÓFICO: O que há de novo? - Homero Ward da Rosa, de Pelotas – RS

· 10h às 10h30min - Enfoque do 3o Painelista: ÉTICO E MORAL: Haverá renovação social? - Dr. Severino Celestino da Silva, de João Pessoa – PB.

· 10h40min às 12h - Debates



· 14 às 17h è PAINEL 2: “Espiritismo em Movimento” - Coordenador: Néventon Vargas

· 14h às 14h30min - Enfoque do 1o Painelista: HISTÓRICO: Configurações assumidas no tempo e no espaço - Wilson Garcia, de Recife – PE.

· 14h30min às 15h - Enfoque do 2o Painelista: INSTITUCIONAL: Objetivos, Formação e evolução - Milton Rubens Medran Moreira, de Porto Alegre – RS.

· 15h às 15h30min - Enfoque do 3o Painelista: FUTURO: Perspectivas organizacionais alteritárias - Raquel Maia, de João Pessoa – PB.

· 15h40min às 17h - Debates

· 17 às 17h30min - Divulgação do livro “Estados Diferenciados de Consciência e Mediunidade” e Sessão de autógrafos, com Carlos Guimarães.



14 de novembro de 2010 – domingo:



· 09h às 12h è PAINEL 3: Ideias sociais espíritas - Coordenador: Carlos Guimarães

· 09h às 09h30min - Enfoque do 1o Painelista: “Comunicação social e as novas mídias” è Marcelo Henrique Pereira, de São José – SC.

· 09h30min às 10h - Enfoque do 2o Painelista: “Espiritismo, Política e Cidadania” - Mirgon Kayser Júnior, de Porto Alegre – RS.

· 10h às 10h30min: Enfoque do 3o Painelista: “Espiritismo, Direitos Humanos e Alteridade” è Júlio César Farias, de João Pessoa – PB.

· 10h40min às 12h - Debates

· 12h às 13h è Mesa redonda: Conclusões e encerramento - Coordenadora: Alcione Moreno.

(Informação recebida do email eventosespiritas@grupos.com.br ; em nome de; ABRADE abrade@abrade.com.br)

Anete Guimarães na Alta Araraquarense Jales, Palmeida D’Oeste, Aparecida D’Oeste

Registro:



Anete Guimarães esteve em nossa região nos dias 16 a 18 de julho nas cidades de Jales, Palmeira D´Oeste, Aparecida D´Oeste.

Realizou 3 palestras e 2 seminários. Esteve no 17º EMERJ - ENCONTRO DE MOCIDADES DA REGIÃO DE JALES.

Nesta oportunidade realizamos uma entrevista com perguntas formuladas por membros da Rede Amigo Espírita www.amigoespirita.ning.com

onde ela respondeu sobre mediunidade, animismo, mundo de transição,etc

Confira 3 vídeos que já estão disponíveis:



ENTREVISTA: http://amigoespirita.ning.com/group/entrevistas/forum/topics/entrevista-com-anete-guimaraes-1



PALESTRA REENCARNAÇÃO: http://amigoespirita.ning.com/video/palestra-reencarnacao-com



SEMINÁRIO “O QUE É ESPIRTISMO”

http://amigoespirita.ning.com/video/seminario-o-que-e-espiritismo-1



(Informação em email de José Aparecido dos Santos)