BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Proteção do Céu

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br



O plantonista do atendimento fraterno, no Centro Espírita, conversava com o assistido.

– Então, meu amigo, como tem passado? Melhorou o ânimo, superou as tensões?

O interpelado esboçou um sorriso.

– Bem, com os passes magnéticos semanais e a leitura diária do Evangelho, sinto-me mais animado. Mas os problemas permanecem do mesmo tamanho. Minha esposa, neurótica como sempre, atazana minha vida; os filhos, indisciplinados, conturbam o lar; os subordinados, na atividade profissional, são uns incompetentes, obrigando-me a redobrada vigilância. Tudo isso me aborrece muito… Precisaria receber pelo menos três passes diários para compensar os desgastes…

– Fardo pesado?…

– Nem me fale! Como dizia o filósofo, “o inferno são os outros!…”

– Tem orado?

– Sim, conforme sua recomendação, todas as noites, após a leitura do Evangelho.

– E como faz?

– Dirijo-me a Jesus…

– Sim, mas o que pede?

– Que dê um jeito na minha vida, tornando minha mulher menos impertinente, meus filhos mais obedientes, minha saúde menos oscilante, meus subordinados mais aplicados…

– Bem, sugiro uma mudança. Peça as bênçãos divinas para sua família, seus negócios, sua vida, sem detalhamentos. E centralize a oração num ponto fundamental: peça a Deus que lhe dê o dom da compreensão.

– Só isso?

– Sim.

– Será bem curta…

– Não é a extensão que faz a oração funcionar. Deus sabe de nossas necessidades. Deixe falar o coração…

Após algumas semanas o assistido retornou, expressão alegre, feliz…

– Então, como está?

– Ótimo! A oração que me ensinou é jóia! A esposa está numa fase boa, os filhos mais obedientes, os funcionários da empresa mais aplicados, a saúde melhor. Parece mágica! Mudou tudo!

O plantonista sorriu:

– Não há nenhuma magia, meu amigo. O que mudou foi a sua visão, a partir do momento em que deixou de pedir a Deus que desse um jeito naqueles que o cercam e pediu um jeito de enxergá-los melhor. Cultivando a compreensão aprendemos a respeitar a maneira de ser das pessoas, sem a pretensão de moldá-las às nossas conveniências.

– Curioso é que elas melhoram…

– Apenas respondem aos nossos estímulos, quando nos propomos a identificar seus valores positivos e relevar suas falhas. É como cuidar de plantas. Se nutrimos espinhos teremos o espinheiro. Se irrigamos flores, formaremos um jardim. A compreensão o fez melhor e o mundo melhorou com você.

Deus trabalha incessantemente em favor do aprimoramento de nossos sentimentos, da sensibilização de nossa alma para os valores do Bem. Por isso não há oração mais prontamente atendida do que aquela em que, cultivando a reflexão e reconhecendo nossas limitações, pedimos ao Senhor, com todas as forças de nossa alma, ajude-nos a superá-las.

Afinal, é para isso que estamos na Terra.

Comemoração de aniversário do C.E.. Meimei Pedro Leopoldo, MG


(Informação em email de Regina Bachega)

Espiritismo: Ciência, Filosofia, e Religião

PARA: JORNAL CORREIO ESPÍRITA

PARA SER PUBLICADO EM: FEVEREIRO DE 2007



ESPIRITISMO: CIÊNCIA, FILOSOFIA, E RELIGIÃO





Conforme alguns lexicólogos, a palavra Ciência vem do latim – scientia – que significa conhecimento exato de certas coisas. É a primeira das três palavras que exprimem o tríplice aspecto sob o qual se apresenta a Doutrina Espírita, composta pelos três pilares que a sustentam: CIÊNCIA, FILOSOFIA e RELIGIÃO. Entendemos que todos estes três aspectos, geradores de conseqüências morais para a humanidade, são importantes, de acordo com a linha de pensamento exposta a seguir.



CIÊNCIA: ESTUDO E PESQUISA DOS FENÔMENOS



Se entendemos por ciência a sistematização lógica dos conhecimentos resultantes da observação e da experiência, orientados e dirigidos convenientemente, então, não há dúvida: o Espiritismo é também ciência. Ademais, se a ciência tem como finalidade a rigorosa investigação dos fatos observáveis, decorrentes de causas ignoradas, cuja extensão e natureza procura conhecer a fim de deduzir suas leis, o Espiritismo, ainda assim, é ciência, e como tal requer, por força de seus métodos comprovadamente experimentais, o lugar que lhe deve caber na classificação das ciências ditas positivas.

As características científicas da Doutrina Espírita são evidentes quando examinamos o intercâmbio existente entre encarnados e desencarnados. Neste caso, ela é pura ciência quando comprova, experimentalmente, a existência do Espírito e sua sobrevivência ao desaparecimento do corpo físico, por meio dos fenômenos espíritas.

Como se sabe, a pesquisa séria e toda a análise criteriosa conduzem sempre o homem ao encontro da verdade. Eis porque Allan Kardec, observando os fenômenos das chamadas “mesas girantes”, chegou a conclusões tão significativas capazes de levá-lo a codificar o Espiritismo. Por outro lado, embora os princípios da Doutrina Espírita sejam comprovados experimentalmente, o que lhe confere o caráter cientifico, podemos afirmar que a mesma é essencialmente filosófica.

Diante de tais colocações, concluímos que o Espiritismo como Ciência, estuda e pesquisa os fenômenos espíritas como fatos naturais e universais perfeitamente observáveis, e prova que os Espíritos existem e são imortais, sendo eterna a vida.



FILOSOFIA: INTERPRETAÇÃO DOS FATOS



O Espiritismo, enquanto Filosofia, define as responsabilidades do Espírito encarnado e desencarnado, estabelecendo uma regra moral de vida e comportamento para os seres da Criação, dotados de razão e consciência.

Ao encontro dessa assertiva, a questão 614, de O Livro dos Espíritos, nos mostra que “a Lei Natural é a Lei de Deus. É a única verdadeira, para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer, e ele só é infeliz quando dela se afasta”.

Portanto, o aspecto filosófico do Espiritismo está no estudo que faz do homem, em sua dimensão física e espiritual, da sua origem, da sua destinação e de seus problemas; e no estudo de Deus, Criador de todas as coisas e que tudo dirige inteligentemente.

Podemos dizer, então, que o Espiritismo enquanto Filosofia compreende todas as conseqüências morais que emanam da interpretação dos fatos naturais e universais, permitindo ao Homem chegar, pela reflexão e pela razão, à verdade a respeito de si, conforme alguns lexicólogos, e mesmo da Vida, do Mundo e de Deus.



RELIGIÃO: UMA DAS BASES DO ESPIRITISMO



Vale lembrar que, em todas as obras da Codificação, Allan Kardec evidenciou o caráter religioso do Espiritismo, como demonstraremos através das citações que faremos a seguir:



a) “O Espiritismo é forte porque assenta sobre as próprias bases da Religião: Deus, a Alma, as Penas e as Recompensas Futuras” – O Livro dos Espíritos (Conclusão, Item 5);



b) “(...) o Espiritismo repousa sobre as bases fundamentais da Religião e respeita todas as crenças; (...) um de seus efeitos é incutir sentimentos religiosos nos que os não possuem, fortalecê-los nos que os tenham vacilantes (...)” – O Livro dos Médiuns (1ª Parte, Capítulo III, Item 24);



c) “A Ciência e a Religião são as duas alavancas na inteligência humana: Uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral. Tendo, no entanto, essas leis o mesmo princípio, que é Deus, não podem contradizer-se” – O Evangelho Segundo o Espiritismo (Capítulo I, Item 8);



d) “(...) o Espiritismo vem opor um dique à difusão da incredulidade (...)” – O Céu e o Inferno (1ª Parte, Capítulo I, Item 4);



e) “O Espiritismo, longe de negar ou destruir o Evangelho, vem ao contrário, confirmar, explicar e desenvolver, pelas novas leis da natureza, que revela, tudo quando o Cristo disse e fez (...)” – A Gênese (Capítulo I, Item 41);



f) “O Espiritismo é uma religião e nós nos ufanamos disso” – Discurso de 1º de Novembro de 1868, pronunciado na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e publicado na Revista Espírita (Dezembro de 1868);



g) “O Espiritismo vem confirmar as verdades fundamentais da Religião” – O Que é o Espiritismo (Terceiro Diálogo); e,



h) “O Espiritismo (...) não vem destruir os fatos religiosos, porém sancioná-los, dando-lhes uma explicação racional (...)” – Obras Póstumas (1ª Parte, Manifestações dos Espíritos, Item 7).



Por essas afirmações muito claras do Codificador, podemos dizer que a Religião que se traduz em fé na existência de Deus, na certeza da imortalidade da alma, na grandeza da vida aqui e no Mais Além, é o fator decisivo que garante a vida espiritual estruturada em nosso mundo, principalmente por intermédio da vida social e familiar.

Pelo visto, o Espiritismo como Religião compreende os deveres do Homem para com Deus, não admite liturgia ou culto exterior, prega a fé raciocinada e repousa sobre as bases fundamentais da crença religiosa: Deus, a alma e a vida futura.



CONSIDERAÇÕES FINAIS



Após tais considerações, podemos responder à pergunta-título deste artigo com o pensamento do benfeitor espiritual Emmanuel, à questão 260 de O Consolador, livro psicografado pelo médium Chico Xavier, ao ser perguntado se, “em face da Ciência e da Filosofia, como interpretar a Religião nas atividades da vida”. A resposta é cabal:

“Religião é o sentimento Divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes. Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio, a religião edifica e ilumina os sentimentos. As primeiras se irmanam na sabedoria, a segunda personifica o amor, as duas asas divinas com que a alma humana penetrará, um dia, nos pórticos sagrados da espiritualidade”.



Gerson Simões Monteiro

é Presidente da Fundação Cristã-Espírita

Cultural Paulo de Tarso

(operadora da Rádio Rio de Janeiro)

e-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br



(Recebido em email de Paulo Sérgio Peixoto)

2º. Encontro de Dirigentes e Coordenadores Espíritas de Jundiaí e Região Itupeva, SP


(Informação em email da Use Jundiaí)

Resposta do IBGE à pergunta sobre religião no censo Leia de baixo para cima

Para conhecimento de todos a resposta do IBGE ao meu questionamento e logo depois um E-mail do Formiga para conhecimento de todos e anexo um artigo do Gerson.

Um abraço.

Marcos

===



Em 23/07/2010 16:35, ibge@ibge.gov.br escreveu:

Atendimento Numero:27135/2010 - 1

Prezado(a) Senhor(a),O quesito Religião ou Culto teve suas categorias definidas pela ação em conjunto de técnicos do IBGE e do ISER (Instituto de Estudos da Religião).

A partir de uma lista básica, foram feitas as entrevistas das pesquisas pertinentes. Entretanto, pela quantidade e diversidade de religiões ou cultos, o pesquisador aceita o que é informado pela pessoa entrevistada, não podendo alterar nenhuma resposta.

Daí, a relação inicial é enriquecida para as próximas pesquisas. E da mesma forma, a cada pesquisa a relação tende a aumentar. Deixamos claro que, se a religião ou culto da pessoa entrevistada não constar da relação preexistente, será registrada a opção declarada.



Atenciosamente,

Equipe de Atendimento



Em 23 de julho de 2010 09:08, familiaerruas escreveu:

IBGE

A/C. Responsável pelo Censo

Prezados Senhores,

Gostaria de saber se procede a informação no e-mail abaixo e para conhecimento de vocês reproduzo o início da Introdução de "O Livro dos Espíritos", livro esse que deu origem ao ESPIRITISMO, onde deixa claro que os adeptos do ESPIRITISMO serão chamados de ESPIRITAS:

"Introdução AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras. Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria. Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas."

Para maiores detalhes favor consutar a FEB - Federação Espírita Brasileira.

Atenciosamente,

Marcos da Silva Fonseca



Mensagem original

De: LUIZ CARLOS FORMIGA

Semana Jovem Espírita Belo Horizonte, MG



(Informação repassada em email pela USE/SP)

Registro da palestra de Sonia Rinaldi no Maria Benta São Paulo

Texto e fotos em emails de Walter Panisi e Jorge Rezala



A Congregação Espírita Maria Benta, no dia 26/07/2010, recebeu a senhora Sonia Rinaldi, autora de oito livros sobre transcomunicação, palestrante, escritora e articulista que abordou o tema " Contatos com o além através de aparelhos eletrônicos". O tema é muito interessante e elucidativo, a comunicação com entes que já se encontram no plano espiritual é possível. Para maiores esclarecimentos acessar: www.ipati.org.



Seminário “A Era do Espírito” São Paulo

(Informação em email de Regina Bachega

I Conjuresp Ribeirão Preto, SP


(Informação por email da AJE/SP)

Curso de Arte Espírita Três Lagoas, MS

Olá a todos estaremos retornando as atividades da mocidade e grupo de teatro no próximo domingo. Então estamos convocando a todos para um curso de "Arte espírita" nos próximos três domingos 01/08,8/8 e15/08, no horário de 15h as 16h30 no GFE José Xavier. Este é para todos da mocidade, Pré Mocidade e que participam ou pretendem participar do grupo de teatro "Semeando Arte", ou ainda aqueles que querem apenas aprender um pouco mais. Por favor, ajudem a divulgar. Abraços a todos. Neuza.



Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier

R. Zuleide Peres Tabox, 751 - Centro



(Informação em emails de neuzacarmo@hotmail.com lainezuque@hotmail.com)

Nesta Quarta Trailer do Filme Nosso Lar no CEOE Rio de Janeiro

CONVITE.
Prezados amigos, nesta 4ª feira ( 28/07 ) às 19h00 receberemos no CEOE, na rua Mapendi, Nº158, na Taquara Rio de Janeiro RJ, o senhor Wagner de Assis, diretor e roteirista do filme Nosso Lar.

Nesta noite assistiremos o trailer do filme e depois o senhor Wagner conversará com o público sobre todos os aspectos que envolveram a realização deste filme, que tem o roteiro baseado em mais uma grande obra espírita, que será levada as telas dos cinemas brasileiros no mês de Setembro.

Com certeza esta será uma grande oportunidade para conhecer mais do cinema nacional e o seu envolvimento e interesse pelas obras espíritas.

Não deixem de comparecer!!!



Abraços,

Rose



Telefone do CEOE: (21) 33426229



Visitem o nosso Site: www.ceoe.org.br



(Informação recebida em email de Elizeth Marcos Corona licoronali@yahoo.com.br)

Palestra com Alamar Régis com transmissão pela TV Sorocaba, SP

Prezados amigos:

Estou aqui em Sorocaba, no Centro Espírita Batuíra, onde, as 20:00 horas proferirei uma palestrinha. Acontece que os amigos daqui, num dinamismo de um Espiritismo moderno, criaram uma estrutura para transmitirem as palestras, ao vivo, pela internet, e a de hoje vai ser transmitida.

Já que eu mandei o aviso desta palestra no último e-mail que enviei para todos, mas não falei desta transmissão, aproveito para avisar agora, certo de que vários amigos e amigas vão acessar seus e-mails, até a hora da palestra, e pode ser que tenham algum interesse em ver a palestra.

O endereço para ver a palestra é

http://www.batuiranet.com.br/webtv/

Quando entrar na página, clique na opção EVENTOS ON LINE.

Pronto. Entrará no ar, normalmente.

A transmissão começará, mais ou menos, às 19:45.

Quem quiser, poderá fazer perguntas, ao expositor, através de um banner que tem no próprio site, logo em cima da tela da transmissão, criado para isto.

É sempre bom que coloquem a cidade e o estado, além do nome de quem está perguntando. Se for do exterior, coloque o país.

Abração

Alamar Régis

(Informação recebida em email de Semíramis semiramisalencar@yahoo.com.br)

Palestra com Divaldo Pereira Franco Carapicuiba, SP


(Informação em emails da USE/Osasco e USE/SP)

Programação do C.E. Caminho de Damasco São Paulo


(Informação em emails da USE/Osasco e USE/SP)

Peça Teatral Baseada no romance Há Dois Mil Anos Roma, Itália

Peça Teatral em Roma



DUEMILA ANNI FA

(Ha dois mil anos)



video promocional em italiano

*

youtube



*sentieridellospirito



(Informação em email de Regina Zanella, Milão, Itália)

III Encontro Amigos de Chico Xavier realizado com grande sucesso Uberaba, MG




Realizou-se em clima de alegria e paz, saudade e reconhecimento o III Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra na cidade mineira de Uberaba nos últimos dias 17 e 18 de Julho de 2010. Idealizado pelos amigos Geraldinho Lemos e Carlos Baccelli em 2007 o encontro se firma em seu terceiro ano consecutivo como atividade que congrega os adeptos da Doutrina Espírita que se inspiram na vida e na obra do médium Chico Xavier como modelo a ser seguido nas atividades doutrinárias e caritativas. Promovido pelas alianças municipais espíritas da cidade natal de Chico, Pedro Leopoldo, e da cidade de Uberaba, contou também com o patrocínio e o apoio de diversas entidades.

Inicialmente a cantora Paula Zamp de São Paulo encantou-nos com sua voz, preparando o ambiente para as palestras que se seguiram. Em seguida o Coral En-Cantando Deus - da AMIC de Campinas, coordenado por nossa irmã Eliana, levou a platéia de cerca de 1.500 pessoas às lágrimas em momento de ternura e emoção, apresentando um sket de Chico Xavier atendendo uma catadora de papel.

Eurípedes Humberto Higino dos Reis recebeu do grupo especial homenagem, juntamente com Neusa de Assis, a Donda.

Depois foram homenageadas as seguintes amigas de Chico Xavier : Yolanda Cezar, de São Paulo; Elba de Melo Álvares de Goiânia; Sylvia de Almeida Barsante de Araxá; Heigorina Cunha de Sacramento; Márcia Queiroz Silva Baccelli de Uberaba, que receberam flores e uma placa comemorativa do evento.

Sônia Maria Barsante Santos, do Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier, iniciou o ciclo de palestras discorrendo magnificamente sobre a importância da evangelização da infância, da juventude e do Evangelho no Lar, sempre estimulados nas obras de Chico Xavier. Logo após Alexandre Caroli Rocha teceu brilhantes comentários sobre sua dissertação de mestrado em torno da obra Parnaso de Além Túmulo mostrando-nos a identificação dos estilos próprios de cada poeta pelas mãos de Chico Xavier. Depois foi a vez de Nena Galves de São Paulo falar com emoção de sua ligação e de seu marido Francisco Galves com Chico Xavier que os estimulou por mensagens de Dr. Bezerra a abrir o Centro Espírita União - CEU - desdobrando as atividades também na editoração de livros da psicografia de Chico Xavier. No encerramento das tarefas do dia 17 foram lançadas obras em torno da vida e obra de Chico Xavier. Eurípedes Humberto Higino dos Reis lançou o livro CHICO XAVIER - O APÓSTOLO DO BRASIL; Carlos Antônio Baccelli lançou o livro 100 ANOS DE CHICO XAVIER - FENÓMENO HUMANO E MEDIÚNICO editado pela LEEP informando que o mesmo já se encontra com 15.000 exemplares distribuídos em todo o Brasil; Geraldo Lemos Neto falou sobre os lançamentos dos livros da psicografia inédita de Chico Xavier editados pelo Vinha de Luz - SEMENTEIRA DE PAZ de autoria de Neio Lúcio e CHICO XAVIER - O PRIMEIRO LIVRO de poetas diversos, livro manuscrito por Chico entre os anos de 1928 e 1933; Jhon Harley Madureira Marques de Pedro Leopoldo lançou O VOO DA GARÇA - CHICO XAVIER EM PEDRO LEOPOLDO 1910 - 1959, obra biográfica do amado amigo; e por fim Oceano Vieira de Melo da Versátil Video Spirite de São Paulo lançou o DVD quádruplo contendo todas as palestras e apresentações dos encontros anteriores dos amigos de Chico Xavier, o I de Uberaba em 2008 e o II de Pedro Leopoldo em 2009, com o título LINDOS CASOS DE CHICO XAVIER CONTADOS POR SEUS AMIGOS.

A noite de sábado, 17 de Julho, terminou com a apresentação da peça teatral AS TRÊS REVELAÇÕES do Grupo Estandarte Chico Xavier no Teatro Municipal Vera Cruz de Uberaba às 20 horas.

No domingo, 18 de Julho, pela manhã tivemos a continuidade das palestras com os seguintes expositores : João Elias do Guarujá que discorreu sobre a influência de Chico Xavier na compreensão das nossas responsabilidades com o Cristo; Izabel Mazucatti de São Paulo que fez breve relato do caminhar das 3 revelações culminando com a mensagem do Evangelho Renovado com Allan Kardec e Chico Xavier; Haroldo Dutra Dias que discorreu com brilhantismo sobre os romances de Emmanuel e em especial o Paulo e Estêvão, mostrando-nos que somente hoje, 70 anos depois do seu lançamento, é que a comunidade bíblica internacional e seus estudiosos podem confirmar as revelações do espírito de Emmanuel; e por fim Walter Barcelos que trouxe-nos várias frases ditas por Chico Xavier que servem de referência e meditação sobre a vida de todos nós.

Os organizadores e trabalhadores que realizaram este III Encontro foram chamados para o encerramento das atividades em clima de descontração e alegria, acompanhando, de braços dados, a música do casal Sérgio Santos e Marlene de Uberaba, que brindou-nos com as músicas preferidas de Chico Xavier. Toda a assistência cantou também de pé formando uma corrente de união a amor em torno do amado Chico.

Ano que vem o IV Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra terá sua continuidade na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.



(Informações e fotos recebidos de Geraldo Lemos Neto BH e Luiz Carlos “Kaká”, de Uberaba )



GERALDO LEMOS NETO, CARLOS BACCELLI E SAULO GOMES

Enviaremos mais fotos nos próximos emails

Orai e Vigiai

ISMAEL GOBBO



Foto Ismael Gobbo



“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser

tentado pelo diabo...” (Mat. 4: 1)





A tentação de Jesus é tema tratado nos evangelhos de Mateus, Lucas e Marcos.

Os dois primeiros, mais detalhados, dizem que Jesus, após ser batizado por João Batista, foi guiado ao deserto e tentado pelo diabo por três vezes.

Na primeira tentativa, quando teria sentido fome, foi-lhe pedido que transformasse pedras em pães, provando, assim, ser o filho de Deus.

Noutra, com idêntica finalidade de demonstrar sua filiação divina, foi-lhe sugerido que se atirasse do pináculo do templo e fosse sustentado pelos seus anjos.

Por derradeiro, com a condicionante de que o adorasse, o mensageiro das trevas ofereceu-lhe todos os reinos do mundo e respectivas glórias.

As respostas do doce Rabi são sobejamente conhecidas: “Não só de pão vive o homem; não tentarás ao Senhor teu Deus; ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto”.

Em “O Livro dos Espíritos”, pergunta nº 466, colhe-se a resposta de que Deus permite que espíritos imperfeitos excitem os homens ao mal agindo como instrumentos destinados à experi -mentação da fé e a constância no bem.

Essas entidades, esclarecem os espíritos superiores através de Kardec, só se ligam às criaturas quando solicitadas ou atraídas por seus pensamentos; se afastam quando são repelidas pela vontade, embora fiquem à espreita para novas investidas, como faz o gato em relação ao rato.

No caso em tela, considerada a superioridade moral de Jesus, é óbvio que este nem atraiu e nem solicitou a presença da entidade demoníaca que, com certeza, ofuscada pelo brilho do Mestre, não encontraria ambiente propício às tentativas registradas.

De qualquer forma, o episódio, simbólico por certo, ilustra um dos mais importantes alertas que Jesus fez questão de frisar mais de vez: “orai e vigiai para não cairdes em tentação”.


O Monastério das Tentações ou da Quarentena. Próximo de Jericó, Cisjordânia.
Foto Ismael Gobbo

1º. Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e 4º. Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita. São Paulo

ÚLTIMOS DIAS DE DESCONTO NAS INSCRIÇÕES AO

1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE E AO 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDAGOGIA ESPÍRITA



DESCONTO PARA GRUPOS! ENTREM EM CONTATO E CONFIRAM!



4, 5 e 6 de setembro de 2010
Centro de Convenções Rebouças
São Paulo – SP

Esse evento histórico, inédito no Brasil, pretende discutir a inserção da espiritualidade na educação, de maneira plural e inter-religiosa!

Tradicionalmente, desde o pajé da tribo ao monge medieval, a educação esteve sempre nas mãos das religiões. Mas, as sociedades democráticas ocidentais expulsaram a religião da escola, para promover a liberdade de pensamento e o pluralismo. Por isso, hoje, grande parte da educação formal, que as crianças e os jovens recebem, está divorciada de valores espirituais e do cultivo da fé. Por outro lado, mesmo numa sociedade fortemente laica, ainda existem as facções religiosas fundamentalistas, que pregam a intolerância e o fanatismo.

Na área da saúde, depois de dois séculos de reducionismo biológico, alguns cientistas pesquisam hoje os benefícios da espiritualidade para os seres humanos. A fé, vivenciada de maneira saudável, sem medos e repressões, favorece a superação diante dos problemas da vida e da morte e confere sentido à existência humana.

Põe-se então uma questão: como recuperar a espiritualidade na educação – necessária, culturalmente válida e benéfica à existência – sem cairmos no ensino confessional impositivo, que não respeita a pluralidade?

Pesquisadores e educadores atuantes em universidades e organizações não governamentais de diferentes países têm proposto idéias neste sentido, incluindo o diálogo inter-religioso e o resgate da espiritualidade de forma plural. No Brasil, esse movimento ainda é tímido. Universidades e centros de pesquisa costumam rejeitar a inclusão da espiritualidade, seja como objeto de investigação, seja como dimensão a ser respeitada na educação do ser humano.


Essa atitude acadêmica não leva em conta a realidade da população brasileira, em sua maioria (mais de 90%, segundo todas as pesquisas), ligada a algum tipo de espiritualidade ou religião. Desde 2004, a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, em convênio com a Universidade Santa Cecília, em três Congressos Brasileiros de Pedagogia Espírita, tem trabalhado por essa idéia de inclusão da espiritualidade na educação, de forma inter-religiosa, interdisciplinar e plural.

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2010, realiza-se o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE, simultaneamente ao 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita.

A temática se divide em três eixos: saúde e espiritualidade, educação e espiritualidade e reencarnação e educação.

Saúde e espiritualidade – resultados de pesquisas de mais de duas décadas, a respeito dos benefícios da espiritualidade na saúde física e mental, implicam na necessidade de resgatarmos essa dimensão humana na prática educacional.
Educação e espiritualidade – propostas de pesquisadores universitários e de representantes de diversos segmentos religiosos oferecem diretrizes para a inserção da espiritualidade na educação, sem imposições doutrinárias.
Reencarnação e educação – no Brasil, quase 50% da população é adepta da idéia da reencarnação e pesquisas científicas internacionais indicam possíveis evidências para esta hipótese; que impacto essa idéia pode produzir na educação?

PROGRAMAÇÃO



Saúde e espiritualidade


• Viagens para o bem-estar - caminhos terapêuticos e pedagógicos
Dr. Robert Cloninger (Universidade Washington, Saint-Louis- EUA)

• Evidências do impacto da espiritualidade sobre a saúde
Dr. Alexander Moreira-Almeida (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF-MG)

• Relato de um programa de saúde e espiritualidade

Dr. Frederico Leão (Hospital João Evangelista/ProSer-USP)

Educação e espiritualidade

• A dimensão espiritual da aprendizagem através do currículo - A complementaridade entre o intelecto, as emoções e o espírito

Drª Marian de Souza (Universidade Católica da Austrália)



• Educação, Espiritualidade e Ética

Dr. João Francisco Régis de Morais (Unisal/Unicamp)



• Diálogos entre Oriente e Ocidente

Dr. André Andrade Pereira (UFF – Universidade Federal Fluminense)



• Espiritualidade, progresso educacional e desenvolvimento positivo da juventude

Profª. Laura H. Lippmann, diretora do Education and Data Development Child Trends (Washington DC - EUA)



• Educação e pluralismo - a história da tolerância

Dr. Alysson Leandro Mascaro (USP)


• Religiões como fonte de valores
Dr. Luiz Jean Lauand (USP) (catolicismo)
Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier (Unicid) (tradições afro-brasileiras)
Dr. Leonildo Silveira Campos (Universidade Metodista) (protestantismo)
Monja Coen Sensei (budismo)
Rabino Alexandre Leone (USP) (judaísmo)
Drª.Dora Incontri (espiritismo)

• A educação, a vida, a morte e a espiritualidade
Dr. Franklin Santana Santos (USP)
Dr. Przemysław Grzybowski (Universisdade de Bydgoszcz – Polônia)

• A religiosidade na Educação em Janusz Korzcak
Drª. Ana Szpiczkowski (USP)
• Comenius, espiritualidade e diálogo inter-religioso
Prof. Luis Augusto Beraldi Colombo (ABPE)



A hipótese da reencarnação e a educação


•Evidências Ciêntíficas da reencarnação?
Dr. Jim Tucker (Universidade de Virginia- EUA)

•Reencarnação e Pedagogia, manifestações e implicações da Índia aos povos indígenas do Canadá
Drª.Antonia Mills (Universidade da Nothern British Columbia-Canadá)

•Reencarnação e Budismo
Prof. Tiago Pires Tatton Ramos (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF-MG)

•Platão e a reencarnação
Prof. Alessandro Cesar Bigheto (ABPE)

•Implicações pedagógicas da reencarnação
Drª.Dora Incontri (ABPE/Unisanta)

Evidências da sobrevivência e suas implicações na Psicologia
Dr. Julio Peres (USP)

• Pedagogia da Espiritualidade - Educação das Almas
Prof. Ney Lobo

• Aspectos filosóficos e psicológicos da Educação Espírita
Dr. André Luiz Peixinho (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

• A Pedagogia Espírita: uma proposta brasileira
Drª.Dora Incontri (ABPE/Unisanta)

Apresentação de trabalhos orais e posters



CONVIDADOS INTERNACIONAIS (confirmados)

Antonia Mills, formada em Artes e Ciências, PHD por Harvard, pós-doutora em Ciências Sociais. Professora da Universidade Nothern British Columbia (Canadá), membro ativo do programa de estudos das nações indígenas. Ativista em favor dos direitos indígenas e pesquisadora da reencarnação entre eles. Co-autora da obra Amerindian Rebirth: Reincarnation Beliefs among North American Indians and Inuit (Renascimento entre os indígenas amereicanos: crenças de reencarnação emtre os índios norte-americanos e inuit) (sem tradução e português).

Claude Robert Cloninger, doutor em Medicina, psiquiatra e geneticista, conhecido por sua pesquisa pioneira sobre as bases biológicas, psicológicas, sociais e espirituais da saúde e da doença mental. Professor de Psiquiatria e Genética e diretor do centro do Bem-estar da Universidade Washington em Saint Louis. Membro dos programas de genética estatística e de neurociência da Divisão de Biologia e Ciências Biomédicas da Universidade Washington. Autor de Feeling Good: The Science of Well-Being (Sentido-se bem, a ciência do bem-estar) (sem tradução em português). Diretor da Fundação Anthropedia.

Jim B. Tucker, doutor em Medicina, é diretor médico da Clínica Psiquiátrica da Família e da Criança e professor assistente da Divisão de Estudos de Percepção e da Divisão de Psiquiatria da Família e da Criança, ambas da Universidade de Virginia USA. Os seu principais interesses na pesquisa acadêmica são crianças que parecem ter recordações de vidas passadas e lembranças pré-natais e de nascimento. Ele é o autor do livro Vida antes da Vida: Uma investigação Científica sobre Crianças com Lembranças de Vidas Passadas, (com tradução em português).

Laura H. Lippman, antropóloga, demógrafa, diretora da Child Trends (Ong de Pesquisa e desenvolvimento da Criança), co-autora do livro What do children need to flourish? (O que as crianças precisam para florecer?) e participa da obra The Handbook of Spiritual Development in Childhood and Adolescence (Manual do Desenvolvimento Espiritual na Infância e na Adolescência), ambos sem tradução em português. Trabalha em escalas de espiritualidade entre os jovens, com o apoio da John Templeton Foundation.

Marian de Souza, Professora Titular da Universidade Católica da Austrália, Editora do Journal of Religious Education (Jornal de Educação Religiosa). Principal organizadora do livro International Handbook of the Religious, Moral and Spiritual Dimensions in Education. (Manual Internacional das Dimensões Religiosa, moral e espiritual da Educação) (sem tradução em português). É conselheira honorária do Centro de Educação Religiosa e Espiritual de Hong Kong e organizadora do 8ª Conferência Internacional para a Espiritualidade da Infância na Universidade Católica da Austrália (2008).

Przemysław Grzybowski, Doutor em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação Intercultural na Universidade de Białystok. Docente da Universidade de Bydgoszcz. Autor de diversas obras e artigos sobre educação inter-cultural, co-autor de obras sobre Tanatopedagogia. Integrante do movimento internacional de Patch Adams.

CONVIDADOS NACIONAIS (confirmados)

Alessandro Cesar Bigheto, pedagogo, mestre em História da Educação pela Unicamp. Professor de Ética e Filosofia no ensino fundamental, médio e superior. Autor de Eurípedes Barsanulfo, um educador de vanguarda na Primeira República (Editora Comenius) e co-autor de Todos os Jeitos de Crer e Jeitos de Crer (9 volumes de ensino inter-religioso) (Editora Ática) e de Filosofia, Construindo o Pensar (Editora Escala Educacional).

Alexander Moreira-Almeida, médico psiquiatra, doutor em Medicina pela USP, pós-doutor pela Universidade de Duke, professor Adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF.

Alexandre Leone, rabino da Comunidade Judaica de Alphaville (SP) doutor em cultura judaica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas -USP, pesquisador do Centro de Estudos Judaicos da USP e professor da Escola Dominicana de Teologia de São Paulo e do CCEJ ligado à Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção.

Alysson Leandro Mascaro, rofessor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco). Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico e da Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor e Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo.

Ana Szpiczkowski, Profa. Dra. do Curso de Pós Graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo (LEI-USP). Pedagoga com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Castro Alves, Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo.

André Andrade Pereira, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professor da UFF (Universidade Ferederal Fluminanse), no curso de Pedagogia.

André Luiz Peixinho, graduado em Medicina, Filosofia e Psicologia, mestre em Medicina Intrena e Doutor em Educação (Unversidade Federal da Bahia – UFBA) Especializado em Terapia regressiva a vivências passadas pelo Woolger Training Internacional (EUA). Atualmente é professor titular de Saúde da Família da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, professor adjunto IV da Faculdade de Medicina da Bahia, coordenador pedagógico do Instituto Junguiano da Bahia, coordenador do Centro de Decisão da Sociedade Hólon.

Dora Incontri, jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação pela USP, diretora da Editora Comenius, coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, coordenadora da pós-graduação de Pedagogia Espírita pela Unisanta (Universidade Santa Cecília) e pela Unibem (Faculdades Integradas Espíritas). Autora de mais de 30 obras sobre educação, espiritualidade e espiritismo, entre outras: Pedagogia Espírita, um projeto brasileiro e suas Raízes (Editora Comenius), Vivências na Escola (Editora Comenius), Deus e deus (Editora Comenius), co-autora de Todos os Jeitos de Crer e Jeitos de Crer (9 volumes de ensino inter-religioso) (Editora Ática) e de Filosofia, Construindo o Pensar (Editora Escala Educacional) e de A Arte de Morrer – visões plurais (vol. 1) (Editora Comenius).

Franklin Santana Santos, doutor em Medicina pela USP, pós-doutorado em Psicogeriatria pelo Instituto Karolinska na Suécia. Coordenador dos Cursos de Tanatologia-Educação para a morte e Cuidados Paliativos da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP, professor responsável pela disciplina Tanatologia-Educação para a Morte, na pós-graduação em Ciências Médicas da FMUSP. Coordenador do NIEPES-Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde. Editor dos livros: A Arte de Morrer-Visões Plurais Vol I e II (Editora Comenius) Cuidados Paliativos-Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer (Editora Atheneu).

Frederico C. Leão, médico psiquiatra, mestre pela USP, doutor pela PUC-SP. Diretor Executivo do Hospital João Evangelista. Médico do IPQ-HC-Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do ProSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da Insitituto de Psiquiatria-Hospital das Clínicas-FMUSP).

João Francisco Régis de Morais, mestre em Filosofia Social pela Unicamp, doutor e livre-docente pela Unicamp e Professor do Centro Universitário Salesiano. Mais de 30 capítulos em livros e mais de 50 livros publicados, entre eles Espiritualidade e Educação (CEEAK), Ecologia da Mente (Editora Psy), Violência e Educação (Editora Papirus), Educação, Mídia e Meio Ambiente (Editora Atomo).

Juarez Tadeu de Paula Xavier, graduado em Comunicação Social Jornalismo pela PUC-SP, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP). Professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Especialista em tradições afro-brasileiras.

Julio Peres, psicólogo clínico, doutor em Neurociências pela USP, pós-doutor pelo Center for Mind and Spirituality da Universidade da Pensilvânia. Autor do primeiro estudo Latino Americano que investigou cientificamente os efeitos neurobiológicos da psicoterapia através da neuroimagem funcional. Possui vários artigos científicos publicados sobre psicoterapia, espiritualidade e superação. Autor do livro Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade ensinam (Editora Roca). Desenvolve pesquisas científicas sobre resiliência, espiritualidade/reencarnação e respectivo impacto na Saúde.

Leonildo Silveira Campos, graduado em Teologia (Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil) e em Filosofia (Universidade de Mogi das Cruzes), doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo.

Luis Augusto Beraldi Colombo, arquiteto e designer, mestre em Educação, Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie. Autor do livro Comenius, Educação e o Ciberespaço (Editora Comenius). Professor na pós-graduação de Pedagogia Espírita (ABPE/Unibem/Unisanta).

Monja Coen Sensei, missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo com sede no Japão e é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista (SP). Iniciou seus estudos budistas no Zen Center of Los Angeles - ZCLA. Foi ordenada monja em 1983, mesmo ano em que foi para o Japão aonde permaneceu por 12 anos sendo oito dos primeiros anos no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.Participou de vários cursos e programas de formação para monges tendo se graduado no mestrado da tradição Soto Shu.

Luiz Jean Lauand, mestre e doutor em História e Filosofia da Educação pela USP. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Fundador e diretor do CEMOrOc- Centro de Estudos Medievais - Oriente e Ocidente, do EDF-FEUSP. Prof. Investigador e Pesquisador Emérito do IJI - Instituto Jurídico Interdisciplinar da Univ. do Porto. Acadêmico da Real Academia Espanhola de Letras de Barcelona (Reial Acadèmia de Bones Lletres - Membro correspondente)

Ney Lobo, graduado em Filosofia, conduziu uma experiência pedagógica nas décadas de 60 e 70, criando a Cidade-Mirim, no Instituto Lins de Vasconcellos, em Curitiba (Paraná). Autor de obras sobre educação como: Filosofia Espírita da Educação (FEB Editora), Prática da Escola Espírita (Editora Auta de Souza). Trabalha atualmente na obra Pedagogia da Espiritualidade (em 8 volumes) ainda inédita.

Tiago Pires Tatton Ramos, psicólogo, com especialização e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/MG. Leciona na pós-graduação da Faculdade Estácio de Sá/JF e é membro do NUPES/UFJF (Núcleo de Estudos em Espiritualidade e saúde)



....................



INSCRIÇÕES E VALORES:

www.pedagogiaespirita.org.br
abpe@uol.com.br
(11) 4032 8515
(11) 8155 8005

....................

Palestra com Orlando Noronha Carneiro Santo André, SP

NO DIA 31.7.10, À 17 HORAS, HAVERÁ UMA PALESTRA COM O MÉDIUM ORLANDO NORONHA CARNEIRO
tema: ESTRUTURA DIDÁTICA DO LIVRO DOS ESPÍRITOS
LOCAL: CRECHE AMÉLIA RODRIGUES
endereço: rua SILVEIRA, 17, V. Guiomar, Santo André -S.PAULO (ao lado SESC SANTO ANDRÉ)
PS. HAVERÁ TAMBÉM LANÇAMENTO DO LIVRO: OTIMISMO COM JESUS , CUJOS DIREITOS AUTORAIS FORAM CEDIDO PARA A 'CASA DE LUCAS NUCLEO BENEFICIENTE EDUCACIONAL.



(informação em email de Regina Bachega)

Palestras com Jamiro dos Santos Filho São Paulo

AGOSTO

DIA: 14

GRUPO ESPÍRITA FRATERNIDADE

Rua Joaquim Chavasco N. 86

Jardim Mauá

MAUÁ

Horário: 20.00

DIA: 15



ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE BENÇÃO DE PAZ

Rua LUTÉCIA n. 679

Vila Carrão

Horário: 10.00



FAVOR DIVULGAR!!!

(Informação em email de Regina Bachega)

Palestra com Avildo Fioravante São João da Boa Vista, SP


(Informação em emailsde Otávio Cunha e Elaine Menato

Sessão de Psicografia com Rogério H. Leite São Paulo




SESSÃO ESPECIAL DE PSICOGRAFIA NO NÚCLEO A CAMINHO DA LUZ

No próximo sábado teremos no nosso Núcleo Espírita A Caminho da Luz o trabalho de "Cartas Consoladoras" com o médium Rogério H. Leite

Veja uma reportagem especial em que Rogério Leite aparece no programa "Mais Você" (Rede Globo) de Ana Maria Braga. O médium psicografou uma carta para os pais do menino João Hélio (brutalmente assassinado durante uma assalto).

Rogério Leite no "Mais Você":
http://espiritismoemmovimento.blogspot.com/2010/07/rogerio-h-leite-no-mais-voce-de-ana.html


O médium também foi entrevistado pelo Netinho de Paula, no programa "Show da Gente" (SBT):
http://espiritismoemmovimento.blogspot.com/2010/02/medium-rogerio-leite-no-sbt-videos.html


Rogério responde à equipe Luz Espírita sobre como é o processo mediúnico de seu trabalho:
PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=jdENa-l2mFs
PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=DmOUa1lf_NA&feature=fvsr

Leitura da carta de Felipe Forner, psicografada por Rogério H. Leite (publicação autorizada pela família):
PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=3iJfvFC3AfQ
PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=xaoxmUgurnU

Site do médium:
www.cartasconsoladoras.com

www.luzespirita.org.br



(Informação em emailse Luz Espírita contato@luzespirita.org.br e Regina Bachega

Tributo a Chico Xavier na ONU Nova York (EUA)

No dia 6 de agosto será realizado o evento "Tributo a Chico Xavier" num dos auditórios da ONU, em Nova York(EUA), em uma promoção da United Nations Staff Recreation Council (LNSRC) e Society for Enlightenment And Transformation (SEAT). Na oportunidade será apresentado o filme Chico Xavier, seguido de uma mesa redonda com produtores e atores do filme e diretores da FEB e do Conselho Espírita Internacional.



Informações:www.spiritistvideos.com/Chico

Alagoas pede socorro para vítimas das enchentes- Feeal Maceió, Al

Queridos amigos e irmãos,



Atendendo as rogativas das Instituições Espíritas, dos espíritas do nosso Estado e de diversos Estados brasileiros, a Federação Espírita do Estado de Alagoas vem colocando-se como ponto de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes em Alagoas.



Estamos no momento realizando uma campanha de arrecadação para composição de kits de higiene pessoal/limpeza e gostaríamos de contar com a sua ajuda. O pouco que cada um possa dar, é muito para quem perdeu tudo.



Ajude-nos a ajudar aos nossos irmãos.



Visite o nosso site e veja como você pode ajudar. www.feeal.org.br



Milton Ramos

Presidente - FEEAL


FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE ALAGOAS

CNPJ: 12.155.644/0001-38
Rua Barão de Maceió, 212, Centro, Maceió/AL - Cep: 57020-360
Portal: www.feeal.org.br - Fone/Fax: 82 3223-8699

Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente



(Informações recebidas em email da FEEAL)