BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 25 de julho de 2010

Seminário dependência química Ribeirão pires, SP


(Informação em email de Regina Bachega)

NOITE DOS CALDOS. LAR “JESUS ENTRE AS CRIANÇAS” OSASCO, SP


(Informação em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC mailto:aliancaepc@yahoo.com.br)

17º. ENCONTRO REGIONAL DE MOCIDADES ESPÍRITAS VOTUPORANGA, SP

Votuporanga, 12 de julho de 2010

Estimados irmãos, paz em Jesus!

Com imensa satisfação, dirigimo-nos a essa dinâmica Mocidade Espírita, para informar que o nosso 17º ENCONTRO REGIONAL DE MOCIDADES ESPÍRITAS, evento que tradicionalmente realizamos, acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de setembro de 2010. Um evento realizado pela Mocidade Espírita “Humberto de Campos”.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.mehc.com.br assim como toda a programação estará disponível. Também será enviada a ficha de inscrição e a programação em nova correspondência, caso prefira usá-la.

Esperamos contar, mais uma vez, com a presença dessa Mocidade, para juntos estudarmos as lições valiosas e oportunas que a Doutrina Espírita nos oferece.

Que Jesus, o Divino Amigo, abençoe e proteja a todos. Aguardem novo contato.

Fraternalmente,


MATHEUS TOSCHI MARCELO M. CUIN
M.E. “Humberto de Campos” M.E. “Humberto de Campos”


17º Encontro Regional de Mocidades Espíritas

do Centro Espírita “Humberto de Campos”


clique para ampliar

Faça sua inscrição pela internet: www.mehc.com.br ou mande a lista de participantes para o e-mail: mehc@terra.com.br, se preferir, pode mandar via fax no telefone (17) 3421-1188 aos cuidados de Waldenir Cuin.

(Informação em email de Marcelo Cuin)


ABAIXO REGISTRO FOTOGRAFICO DO 16º. ENCONTRO REALIZADO EM 2009









VII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DA AME-BRASIL. VITÓRIA, ES

(Informação em email de Giovana Campos)





Acontece em outubro, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, o VII Congresso Nacional do Departamento Acadêmico da Associação Médico Espírita do Brasil. Haverá palestras exclusivas para profissionais e acadêmicos da área da saúde e também apresentação de pôsteres sobre o tema "Saúde e Espiritualidade". As inscrições para os trabalhos de pôsteres devem seguir padrões determinados abaixo e ser enviados para o e-mail jornada@ameees.org.br, no formato DOC (Word) ou PDF, em anexo. A data limite para inscrições é 31/07/ 2010.



Veja mais informações em www.ameees.org.br



VII Congresso Nacional do Departamento Acadêmico/AME-BR

Atividade exclusiva para profissionais e acadêmicos da área de saúde
- Inscrições no local do evento -


Sábado, 16 de Outubro de 2010
14h00 às 16h00

SALA C

· Mini-Seminário: Questões Bioéticas
Dr. José Roberto Pereira Santos -
ES

· Atualização das atividades desenvolvidas pelos
Departamentos Acadêmicos das AMEs




Domingo, 17 de Outubro de 2010
08h15 às 11h00


SALA C

· Seminário: Metodologia da Pesquisa em Saúde e
Espiritualidade
Prof. Dr. Alexander Moreira-Almeida -
MG


Sessão Interativa de Pôster



Regulamento

* Serão aceitos trabalhos para apresentação como pôster.
* A data limite para inscrição dos trabalhos é 31/07/2010.
* Pelo menos um dos autores do trabalho deverá inscrever-se na Jornada.
* Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura.
* Para fins de submissão, os trabalhos devem estar inseridos na temática "Saúde e Espiritualidade" e devem ser apresentados na forma de resumo.
* Cada resumo deverá conter objetivo, material e métodos, resultados e conclusão.
* O texto deverá ter no máximo 3000 caracteres.
* Orientações para a formatação do resumo:
- Papel: tamanho A4;
- Margens: 2,5cm;
- Fonte: Times New Roman 12;
- Espaço entre linhas: 1,5;
- Alinhamento: justificado;
- Título em letra maiúscula;
- Nome do(s) autor(es), instituição, e-mail e telefone, centralizados.
* O texto deverá ser enviado para o email jornada@ameees.org.br, no formato DOC (Word) ou PDF, em anexo.
* Todas as abreviações devem ser especificadas no corpo do texto, quando utilizadas pela primeira vez.
* A Comissão Julgadora selecionará os trabalhos que serão apresentados durante a Jornada.
* Os autores principais serão comunicados da aceitação ou não de seus trabalhos inscritos, exclusivamente por e-mail, até 15/09/2010.
* O texto dos posteres deverá ser em língua portuguesa e com dimensões máximas de 0,90 x 1,50m.
* Os posteres serão montados pelos seus autores, no espaço designado e no horário determinado pela Comissão Científica.
* Pelo menos um dos autores inscritos deverá posicionar-se ao lado do seu trabalho, no horário determinado pela Comissão Científica.
* Os certificados de apresentação serão entregues logo após a Sessão Interativa de Poster.
* Serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos.
* As decisões da Comissão Científica são soberanas e irrecorríveis.
* A inscrição do trabalho implica na concordância pelo(s) autor(es) com as normas estabelecidas pela Comissão Científica para julgamento do mesmo, bem como na autorização para sua reprodução por via eletrônica no site da Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo.



Informações: (27) 3222-7551

www.ameees.org.br

Pedro Leopoldo: Terra de Chico Xavier!

TEXTO E FOTOS RECEBIDOS DE OSVALDO MAGRO FILHO (DINHO) ARAÇATUBA, SP



Nosso vôo para Belo Horizonte foi durante o Jogo Brasil e Holanda. O Piloto anunciou o gol brasileiro e fim do primeiro tempo! Preocupei-me com lembrança do avião que pousou forçado na floresta amazônica por falta de combustível, porque piloto e co-piloto ouviam o jogo do Brasil e anotaram rota incorreta no computador de bordo da aeronave. Isso não se repetiu! Pousamos em Confins e seguimos para a cidade vizinha: Pedro Leopoldo. Nosso objetivo, dentre outros, era conhecer um pouco mais sobre o local e as pessoas que conviveram com Francisco Cândido Xavier.

Ele nasceu 100 anos atrás num quarto que hoje faz parte do Centro Espírita(C.E.) Luiz Gonzaga(Figura 1). Célia Diniz, uma trabalhadora da Casa, afirmou que as atividades continuam com as mesmas características, pois, o médium mineiro fez constar em ATA que se o C.E. deixasse de ser hospital/escola a todos os necessitados que ali buscassem ajuda (figura 2), ele deveria ser fechado e a chave entregue à Federação Espírita Brasileira. Nossos anfitriões ainda afirmaram que, após o filme Chico Xavier, lançado em abril de 2010, a curiosidade aumentou muito e, estão se adequando para oferecer o melhor tipo de orientação possível aos visitantes. Fomos informados também que Daniel Filho, o diretor do filme, recebeu o título de cidadão Pedro Leopoldense com muita alegria.



Figure 1 – Centro Espírita Luiz Gonzaga à direita e, ao 50 metros ao fundo, Igreja, retratada no filme de Daniel Filho.



Figure 2 – Beneficiados em nome de muitos que são amparados até hoje, no C.E. Luiz Gonzaga.

Nas comemorações do Centenário de Chico Xavier, foi inaugurado o Memorial do Luiz Gonzaga (figura 3) e o Centro Cultural Chico Xavier (figura 4), na fazenda Modelo, local onde o médium mineiro trabalhou anos a fio.



Figure 3- Memorial do Centro Espírita Luiz Gonzaga, inaugurado no centenário de Chico Xavier, que mantém acervo de pinturas e informações históricas sobre o centro e o médium mineiro.



Figure 4 – Espaço cultural inaugurado no centenário de Chico Xavier que contou com apoio da FEB e da Universidade Federal de Minas Gerais.



Foi emocionante ir até o riacho onde Emmanuel identificou-se pela primeira vez ao médium (Figura 5) como seu guia espiritual. Este momento, segundo informações locais, foi presenciado por duas senhoras que acompanhavam Chico em suas preces e meditações naquele ano de 1931 (figura 6).


Figure 5 – Local onde Chico encontrou Emmanuel.


Figure 6 – Emmanuel identifica-se pela primeira vez ao médium mineiro.




“Uma psicografia para o amanhã!” É assim que podemos comentar nossa impressão sobre as duas mensagens psicografadas pelo médium Wagner Paixão. Enquanto Cesar Perri (Diretor da FEB ) fazia a palestra pública na sexta à noite, Wantuil de Freitas e Ismael comunicaram-se pelas mãos do médium mineiro, que, ao final, comentou conosco que Chico Xavier teria sido a ponte para permitir a comunicação de Ismael (Figura 7). O que foi mais interessante, é que as mensagens estavam plenamente sintonizadas com o seminário, que aconteceu no dia seguinte, reunindo o Diretor da FEB citado e equipe e os órgãos de unificação do estado de Minas Gerais, Goiás, dentre outros (notícia já divulgada). Revivemos ali os momentos do Pacto Áureo e da Caravana da Fraternidade, fatos históricos que influenciaram os rumos do movimento espírita no passado e, no momento, revigoram as tendências do movimento espírita atual.




Figure 7 – Cesar Perri, de pé ao centro, profere palestra pública no C.E. Luiz Gonzaga enquanto Wagner Paixão, 3ª pessoa da direita para esquerda, psicografa mensagem de Wantuil Freitas e Ismael.


A atriz Ana Rosa (Figura 8) também estava lá e proferiu palestra sobre sua experiência de vida. Narrou a fase difícil que atravessou ao perder dois filhos: o primeiro com leucemia e a segunda, atropelada ao sair da escola. Contou que recebeu uma mensagem consoladora de sua filha, através do médium Celso de Uberaba, cuja comprovação se deu por um detalhe, que só as duas sabiam: Ana Rosa tinha o hábito de pedir para sua filha se agasalhar e, na carta, a filha lhe escreveu: “...não se preocupe mamãe, eu trouxe o agasalho!”

Ana Rosa foi muito solícita às fotografias. Todos queriam pousar ao lado daquela, que é a atriz brasileira que está no “Guinness” (livro de recordes) por participar de maior número de novelas. Ela tem projeto de transformar o livro mediúnico Violetas na Janela em filme, embora aguarde autorização da família de Patrícia (autora espiritual da obra).

Figure 8 – A atriz e palestrante Ana Rosa, conta suas experiências ao público durante a 7ª Semana Espírita Chico Xavier, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, julho 2010.

Apesar do Brasil ter sido desclassificado pela Holanda naquele fim de semana, sentimo-nos muito orgulhosos por visitar a cidade que recebeu o Brasileiro do século: Chico Xavier. Não nos esqueçamos que ele partiu no dia em que o Brasil conquistou o penta-campeonato.


Texto

Osvaldo Magro Filho

Trabalhador do C.E Luz e Fraternidade – Araçatuba




Figura 9 – Cesar Perri e Dinho (Osvaldo Magro Filho) durante visita à Pedro Leopoldo.


OBS: DE 2 A 11/7 FORAM REALIZADOS SEMANA ESPÍRITA E SEMINÁRIO DO CFN EM PEDRO LEOPOLDO, MG (ISMAEL GOBBO)

AME-SP participa do XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. BELO HORIZONTE, MG

AME-SP participa do XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia.

O Grupo de Estudos em Envelhecimento da AME-SP: DR. Rodrigo Modena Bassi,DR. Giancarlo Lucchetti e Dra. Alessandra Lamas Granero Lucchetti.

Participará do XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia com a mesa-redonda: O idoso e sua espiritualidade: impacto sobre os aspectos do envelhecimento.

No dia 30 de julho de 2010 (sexta-feira) das 15: h às 16h30min na ExpoMinas na cidade de Belo Horizonte - MG



Segue a programação abaixo.

O idoso e sua espiritualidade: impacto sobre os aspectos do envelhecimento
Coordenação: ADRIANO ROBERTO TARIFA VICENTE (Brasil/MG)
Moderação: ANITA LIBERALESSO NERI (Brasil/SP)
Por que falar de espiritualidade na Geriatria e Gerontologia?
Apresentador: RODRIGO BASSI (Brasil/SP)
Como abordar a espiritualidade do paciente na prática clínica?
Apresentadora: ALESSANDRA LAMAS GRANERO (Brasil/SP)
Pesquisas sobre o impacto da espiritualidade em idosos
Apresentador: GIANCARLO LUCCHETTI (Brasil/SP)
Debate



Os interessados que não conseguirem assistir ao congresso, poderão assistir um resumo das palestras na próxima reunião mensal da Associação

Médico-Espírita de São Paulo que acontecerá no dia 11 de agosto de 2010 na Sede da AME-SP

Atenciosamente,



Dene Queiroz

Secretaria Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP)

Tel / fax.: (11) 2574-8696

secretaria@amesaopaulo.org.br

www.amesaopaulo.org.br



(Informação repassada em email pela USE/SP)

IV FÓRUM DO LIVRE PENSAR ESPÍRITA JOÃO PESSOA, PB

Amigos
Segue abaixo, a divulgação do Fórum que terá presenças confirmadas de alguns conhecidos espíritas de João Pessoa e de outros importantes centros brasileiros.
Abraços
Néventon Vargas
Secretário da ASSEPE



João Pessoa será sede do IV Fórum do Livre Pensar Espírita

De 12 a 14 de novembro João Pessoa sediará o IV Fórum do Livre Pensar Espírita. Com o tema “A construção da Identidade espírita: de Kardec aos dias atuais”, estudiosos do Espiritismo suscitarão discussões. O evento acontece no Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o investimento nas inscrições é de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa (ASSEPE) já definiu a programação do evento, que conta com palestrantes da Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco . As inscrições para o Fórum serão iniciadas brevemente, através do site www.livrepensarespirita.com.br, onde também podem ser obtidas maiores informações.

O Fórum, que busca a diversidade de pensamentos na discussão da identidade Espírita, não tem a pretensão de definir o que é a identidade espírita, mas de reconhecer, discutir e tentar entender a diversidade na qual se está inserido.

Maiores informações, forum2010@livrepensarespirita.com.br



(Informações recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br
Em nome de cellosc@floripa.com.br)

FILME NOSSO LAR ESTRÉIA EM 3 DE SETEMBRO




(Informação em email de Nosso Lar - O Filme contato@nossolarofilme.com.br)