BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 17 de julho de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA AYLTON COIMBRA PAIVA


AYLTON COIMBRA PAIVA



ENTREVISTA PARA ISMAEL GOBBO AO NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA



O entrevistado Aylton Coimbra Paiva reside na cidade de Lins, SP. Espírita desde os 15 anos tem militado no movimento espírita de forma exemplar. Passou pelo movimento de Mocidade Espírita onde conheceu a jovem Maria Eny Rossetini, a sua esposa. Além das várias atividades na Casa dos Espíritas de Lins, onde está vinculado, Aylton assumiu ao longo do tempo diversas missões no Movimento de Unificação através da FEB- Federação Espírita Brasileira e da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.



Aylton pode se apresentar por favor?

Reencarnei nos idos de 1937, no mês de julho, em um dia 28, na cidade de Dois Córregos, estado de São Paulo, contando com a preciosa e indispensável colaboração, à época, de dois jovens: Anna Conceição Coimbra e Álvaro Paiva que cumpriram essa tarefa e tantas outras e já retornaram ao Plano Espiritual. De minha parte tive o reencontro com o espírito materializado no corpo feminino, com a denominação registrada em cartório: Maria Eny Rossetini. Pelo nosso reencontro físico, espiritual e amoroso demos a oportunidade para que voltassem ao nosso convívio, como filhos, os espíritos muito amados: Karen, Fabiano José e a filha espiritual Helga, que já propiciaram, também, o reencarne dos espíritos: Fábio Luiz, Letícia, Isadora, Arthur e Igor; conseqüentemente, fizeram-me avô.



Qual sua formação acadêmica e profissional?

Cursei a Faculdade de Serviço Social até o último ano, mas por motivo de trabalho profissional não fiz a conclusão. Posteriormente cursei a Faculdade de Direito. Aposentei-me com Agente Fiscal de Rendas do Estado de S. Paulo e, aposentado, fui, durante alguns anos, Diretor Técnico da Câmara Municipal de Lins.



Tem algum livro escrito?

Conseqüentes de estudos e artigos escritos em jornais e revistas espíritas publiquei os livros: O Espiritismos e a Política Para a Nova Sociedade, Espiritismo e Sociedade (co-autor), Sobreviver: Espiritismo, Esperanto e Ecologia ( co-autor), Centros e Dirigentes Espíritas ( co-autor) – Ed. USE S. Paulo, O Centro Espírita, Ed. Casa dos Espíritas (folheto)

Como resultado das minhas experiências como médium psicógrafo e psicofônico foi publicado o livro Histórias e Relatos do Mundo Espiritual (depoimentos e reflexões) – Ed; Mythos 2008.



Desde quando e como conheceu o Espiritismo?

No ano de 1952, não posso precisar o dia e mês, fui apresentado aos princípios espíritas pelo espírito do admirável humanista e literato frances Vitor Hugo, através da iluminada e segura médium Zilda Gama, por intermédio do livro: Do Calvário ao Infinito, que me foi oferecido pelo tio Sebastião Paiva, na cidade de Bauru.



Como foi sua vivência nos tempos de evangelização e mocidade espírita? Quais os lances que mais o marcaram?

Após a leitura do primeiro livro espírita que muito me encantou e respondeu às muitas questões sobre a vida, o ser humano, a dor, a morte e de Deus, prossegui lendo os romances mediúnicos psicografados por Zilda Gama e os livros básicos da Codificação Kardeciana. Fui, então, convidado por Roberto Previdello, companheiro de Sebastião Paiva, na criação da Sociedade Beneficente Cristã, para participar da Mocidade Espírita do Centro Espírita Paz, Amor e Caridade. Como consequência da participação na Mocidade Espírita, surgiu, também, o convite para participar como monitor nas aulas de Moral Cristã, como se dizia à época, para as crianças. O que me encantou muito, nesse tempo, foi a participação nos Encontros de Jovens Espíritas, como a COMENOESP.



Foram desses encontros o namoro e casamento com Maria Eny?

Fisicamente, reencontramo-nos quando, fui substituir um dos oradores escalados, na COMENOESP realizada em Andradina. Ao término, ela fez algumas observações sobre a palestra. Tivemos o nosso primeiro diálogo... espírita.

Posteriormente, fui convidado a falar sobre a Escola de Médiuns, que, à época, era divulgada pela FEESP e eu estava ministrando o curso no Centro Espírita Amor e Caridade, na cidade de Bauru. Tivemos, então, a oportunidade para um encontro mais demorado e senti que algo mais além do interesse comum pelo Espiritismo em mim estava surgindo. Decorrido mais algum tempo recebi o convite para participar de uma reunião entre esperantistas que se realizou no Lar Antonio de Pádua, na cidade de Lins, e aí, então, Espiritismo e Esperanto nos uniram, claro, como clima para a irradiação do amor que portávamos.



Faça-nos por favor um resumo de sua atuação no Movimento Espírita como médium, orador e articulista.

Iniciei meus estudos do Espiritismo com 15 anos de idade, por consequência comecei a participar de reuniões mediúnicas, todavia, somente aos dezoito anos de idade, aflorou-me as mediunidade de psicofonia e psicografia e um pouquinho de vidência. Não parei no exercício da mediunidade e, com ela, até hoje trabalho semanalmente na Casa dos Espíritas. Sidney Francez Fernandes, da cidade de Bauru, recolheu algumas dessas páginas, de interesse geral e, juntamente com Orson Peter Carrara viabilizaram a publicação do livro: Histórias e Recados do Mundo Espiritual, pela editora Mythos – S.P. O primeiro convite que recebi para fazer palestra fora da cidade de Bauru foi através do Juiz de Direito Luiz Francisco Giglio, na cidade de Jaú. A segunda, por “coincidência “ou não, ante a impossibilidade do confrade Roberto Previdello, em seu lugar fui fazê-la em Lins. Também nunca mais parei, o que faço até hoje, porém mais focado no trabalho da Unificação. Quanto à saga da escrita, principiei escrevendo para o nosso jornalzinho da Mocidade Espírita de Bauru. Depois encaminhei artigos para o jornal O Clarim, Revista Internacional de Espiritismo, Espiritismo e Unificação, O Dirigente Espírita, Reformador e outros órgãos da imprensa espírita.

Colaboro, ainda, com a revista eletrônica O Consolador – www.consolador.com.br dirigida pelo dedicado confrade Astolfo O. Oliveira. Escrevo para jornais leigos e tenho uma coluna semanal no Jornal Correio de Lins. Destaco que esses artigos são redigidos para leitura de pessoas não espíritas. Se alguém desejar recebê-los para divulgação basta solicitar através de meu e-mail.



E no Movimento de Unificação através da USE e FEB?

Após minha passagem pela Mocidade Espírita recebi o convite para participar da então União Municipal Espírita de Bauru – UMEB como diretor do Departamento de Orientação Doutrinária. Não mais me afastei do Movimento de Unificação que acho fundamental para a preservação doutrinária do Espiritismo na sua vivência pelo movimento espírita. Após o casamento, mudando para Lins, integrei-me na Casa dos Espíritas, onde, ao longo dos anos, venho ocupando diferentes cargos. Confrades desta cidade levam-me, então, a participar da União Municipal Espírita de Lins, ocupando vários cargos, inclusive de presidente, em diferentes gestões o que me permitiu o contato mais direto com a USE São Paulo. Na gestão de Antonio Cesar Perri de Carvalho, a seu convite, assumi o Departamento de Orientação Doutrinária. Na mesma época também recebo o convite do presidente da FEB Nestor João Mazotti para participar como secretário da Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional.

Presentemente, coordeno o Departamento de Orientação Doutrinária da Casa dos Espíritas, que compreende: estudo sistematizado da doutrina espírita com 14 módulos de estudo, 15 grupos mediúnicos, divulgação: organização de ciclo de palestras, seminários, etc. Estou na presidência da USE Regional Bauru que conta em sua área com 53 Centros e Entidades Espíritas. Na diretoria da USE Estadual estou como diretor do Departamento do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita – SAPSE.



Como enxerga os momentos atuais para a Doutrina Espírita e Movimento Espírita?

A minha capacidade de observação é muito limitada, todavia, dentro dela, entendo que a Doutrina Espírita está devidamente consolidada nas obras que constituem a codificação feita por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese e O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo. O Movimento Espírita organizado, ou seja, as federações estaduais e a FEB, através do Conselho Federativo Nacional, empreendem grande esforço para que a prática espírita seja embasada na Doutrina Espírita. O movimento espírita, no seu sentido mais amplo , avança de forma muito intensa, haja vista o número de livros publicados por editoras espíritas ou não, a apresentação de novelas, peças de teatro, apresentações artísticas e filmes com temática espírita. No entanto, é de se observar que as idéias espíritas de comunicabilidade dos espíritos, reencarnação, lei de ação e reação, energias espirituais vão se mesclando com outros conceitos, preconceitos e práticas não propriamente espíritas. Por exemplo: o livro com a temática espírita, especialmente os romanceados, hoje, são alvo de empresas editoriais não espíritas que apenas os vêem como objeto de lucro em um mercado muito seguro, que são os denominados clubes do livro espírita. Eis, então, a importância e o significado do Movimento Espírita organizado, através das federações, preservando os princípios fundamentais da Doutrina Espírita. Em meio aos modismos, interesses econômicos, de introdução de sincretismo religioso e de fantasias da imaginação que vai grassando no movimento espírita mais amplo. É imperioso que as pessoas que desejarem encontrar a fonte pura e cristalina do Espiritismo: as obras da Codificação Kardequiana, encontrem-nas devidamente preservadas.



Acha que o Movimento Espírita de uma forma geral esta bem?

Vejo um grande esforço do Movimento de Unificação realizado pelas federações para preservar e divulgar o Espiritismo da melhor maneira possível. Não é fácil atingir o objetivo. O Movimento Espírita fundamenta-se na liberdade de pensamento e não tem uma estrutura hierárquica para estabelecer determinações de práticas, assim cada espírita é livre, cada centro ou entidade espírita é livre e, às vezes, pessoas e instituições usam essa liberdade e mesclam a prática espírita com outras ações não espíritas, de forma inconsciente ou consciente, por personalismo ou autoritarismo. Tais manifestações da liberdade e da democracia acontecem em um contexto social e cultural. Embora os riscos de descaracterização da lídima prática espírita, por alguns segmentos no movimento espírita amplo, esse processo é o melhor, pois impede o aparecimento de uma organização religiosa hierárquica e dominadora, como acontece com outras organizações religiosas, filosóficas e mesmo ditas científicas.



Suas palavras finais aos nossos leitores

Após tudo o que já disse, vale a pena lembrar o convite de O Espírito da Verdade: “ Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos eis o segundo” ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, A. Kardec); e para os trabalhadores dos centros, entidades espíritas e do movimento de unificação, destacamos o alerta de Allan Kardec: “Trabalho, Solidariedade e Tolerância”. ( Obras Póstumas, A.Kardec)









LEGENDAS

AYLTON NO 11º. CONGRESSO DA USE/SP EM BAURU, 2000.

MARIA ENY E AYLTON. REUNIÃO NA USE DE ARAÇATUBA, 01/2010

REUNIÃO NA USE ARAÇATUBA 01/2010

OS NAMORADOS MARIA ENY E AYLTON XIV COMENOESP. SANTO ANASTÁCIO, SP, 1970


AYLTON PAIVA AO LADO DA ESPOSA MARIA ENY ACOLITANDO O NENÊ.
CURSO DE DIRIGENTES, ARAÇATUBA, SP

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA Do entrevistado. TODAS AS FOTOS SÃO DO ARQUIVO DE ISMAEL GOBBO.

Novo site da cruzada espírita Paulo de tarso- lar Maria de nazaré

AOS PREZADOS AMIGOS

COMUNICAMOS O NOVO SITE DA CRUZADA ESPÍRITA PAULO DE TARSO-LAR MARIA DE NAZARÉ

http://sites.google.com/site/larescolamariadenazare/

ABRAÇOS FRATERNOS DE PAZ



VITOR HUGO

Campanha de arrecadação de livros para centro espírita São Pedro do Piauí, PI

Estamos repassando este e-mail.



De: vigorbiologo@hotmail.com [mailto:vigorbiologo@hotmail.com]

Enviada em: terça-feira, 13 de julho de 2010 11:17

Para: ABRADE

Assunto: Contato efetuado pelo site www.abrade.com.br.



Caros irmãos, muita paz!



Moro em São Pedro do Piauí, uma cidade do agreste piauiense. Eu e alguns

amigos recebemos a incumbência de fundar nesta cidade um Centro Espírita.

Aqui o Espiritismo é pouco conhecido e recebemos muito preconceito. Por

enquanto estamos apenas fazendo o estudo das obras básicas e atendimento

fraterno aos mais necessitados. Precisamos muito de livros para realizar os

nossos estudos. Sentiríamos muito alegres se vosso coração fosse tocado a

nos doar alguns que nos ajude a construir mais uma obra de Jesus.



Que a paz do divino mestre esteja sempre com vocês



Raimundo Nonato do Nascimento Filho

Rua Floriano Peixoto, 716 - Centro.

São Pedro do Piauí

CEP.: 64.430-000 - São Pedro do Piauí



U.S.E -União Das Sociedades Espíritas Do Estado de São Paulo-
Distrital Pirituba (11) 3918.9003
www.usepirituba.com.br

JORNAL DO LIVRO ESPÍRITA



(Recebemos via email de Regina Bachega)

Teatro “aconteceu na casa espírita” Capela do socorro, SP


(Informação em email de Regina Bachega)

Palestras no aniversario da s.e.e. joao batista São joão da boa vista, SP

BOM DIA AMIGOS,
A SOCIEDADE EST ESP JOAO BATISTA FAZ 81 ANOS E TRAS NESSE SABADO DIA 17,

PALESTRA COM ISMAEL BATISTA

TEMA = O ESPIRITISMO E OS TORMENTOS MODERNOS


DIA 23/07, NO MESMO LOCAL E HORA, ORSON PETER CARRARA,
COM O TEMA: PORQUE ADOECEMOS?



E PARA FECHAR O MES, PALESTRA COM SR AVILDO FIORAVANTE, TDS NO MESMO LOCAL.




END DA SOCIEDADE DE EST ESP JOAO BATISTA: R OSCAR JANSON, 34 - CENTRO
SAO JOAO DA BOA VISTA/SP


TODAS AS PALESTRAS SERAO AS 20 HS.

ESPERAMOS POR VCS,
ELAINE MENATO



Fotos abaixo da década de 1930 e atuais