BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 10 de julho de 2010

Por que adoecemos?


WELLINGTON BALBO



Hipócrates, considerado o pai da medicina ensinava que a saúde do corpo está relacionada à saúde da alma. Com o avançar da ciência a tese de Hipócrates é cada vez mais levada em conta.

Muito mais do que apenas cuidar do corpo é imperioso dar atenção à alma. Cultivar pensamentos positivos, dedicar tempo à meditação e reflexão, engajar-se em trabalho voluntário, conservar o bom ânimo, manter o auto controle, ler páginas edificantes e etc., são atitudes positivas que sustentam o equilíbrio, a saúde e o bem estar.

A propósito, a leitura é um poderoso elixir para a conservação ou até o restabelecimento da saúde física e psíquica. Ler obra de boa qualidade ativa a reflexão que por conseqüência proporciona o discernimento e, naturalmente, discernir entre o acerto e o equívoco é fator fundamental para a qualidade de vida em seus mais vastos aspectos.

Abordo o assunto saúde e sua correlação com a leitura porque fui presenteado pelo amigo e escritor Orson Peter Carrara com seu mais novo livro: “Por que adoecemos”, publicado pela Mythos Books. O livro é pequeno, de bolso, mas o conteúdo é grandioso.

Escrito em linguagem didática e elegante, características marcantes nas obras do autor, “Por que adoecemos” trata da influência que as emoções e atitudes exercem no corpo físico.

São os mais variados assuntos abordados com extrema competência: mágoa, ciúme, inveja, medos e tantos outros temas que impedem a felicidade de muita gente. E, convenhamos; felicidade é sinônimo de saúde. Como pensar em ter saúde levando existência sombria, remoendo pequenas coisas, melindrando-se por nada, invejando as conquistas do outro? Impossível! A saúde está, obviamente, relacionada à forma que encaramos a vida e seus inúmeros desafios. A obra, pois, é oportuna para todos porquanto traz sugestões para vivermos com qualidade e livrarmo-nos de aborrecimentos que são, não raro, alimentados por nossa visão estreita dos objetivos da existência humana.

Sinto-me, portanto, entusiasmado a divulgar o livro do amigo de Matão para que mais e mais pessoas sejam beneficiadas pelos frutos de seus esforços.

A propósito vale destacar que Orson vem percorrendo todo território nacional com a palestra homônima ao seu livro. Já tive, aliás, a oportunidade de ouvi-lo palestrar sobre o palpitante tema que originou o livro e fiquei empolgado com o belo conteúdo apresentado, enriquecido pelos fabulosos recursos da tecnologia. Fica, pois, a sugestão para a palestra e a obra.

Você poderá contatar Orson pelo email: orsonpeter@yahoo.com.br e adquirir o livro “Por que adoecemos” através de nossas distribuidoras pelo país.

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA SANDER SALLES LEITE


SANDER SALLES LEITE



ENTREVISTA PARA ISMAEL GOBBO AO NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

O entrevistado Sander Salles Leite reside na cidade de São Paulo. Conheceu o Espiritismo no ano de 1963 e dois anos depois participou da fundação do FID- Fraternidade Irmã Dolores onde trabalha até hoje. Com a filiação do FID à USE, começou a prestar relevantes serviços ao movimento de unificação assumindo vários cargos naquele órgão.



Sander poderia nos fazer sua apresentação?

Sou Sander Salles Leite, filho único do casal Pedro Salles Leite e Elisa Ferraz Leite, nascido em abril de 1944, na cidade de Bebedouro-SP. Casado com Maria Lucia de Britto Leite, temos duas filhas, um filho e seis netos.

Mudamo-nos para São Paulo no final do ano de 1949, portanto, fui criado aqui na capital. Meu pai está com 90 anos, barbeiro aposentado e minha mãe é dona do lar tradicional e extremamente prestativa. O que aprendi na convivência com eles foi uma vida de mútuo respeito, nunca presenciei desentendimentos ou palavreado ofensivo, sendo o meu pai uma pessoa de integridade fora de série.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou Engenheiro Mecânico de Máquinas Operatrizes (1973) e Engenheiro Mecânico de Produção (1982). Embora aposentado, ainda exerço a profissão em uma empresa de engenharia contratada pelo Metrô de S. Paulo.



Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Sempre questionador, ainda na adolescência questionava as bases da religião de origem (católica), quando um de meus amigos começou a namorar uma menina cuja família era espírita e realizava o Evangelho no Lar. No mês de fevereiro de 1963 fui convidado a participar de uma dessas reuniões, quando, no momento do “passe” a mentora espiritual, Dolores Mola, me deu o recado que eu teria um determinado caminho a percorrer e me recomendou a ler o Livro dos Médiuns. A médium era a mãe da namoradinha do meu amigo, e também a mãe de minha futura esposa, Maria Lucia, então com 12 anos. No começo de 1964, no pátio de uma faculdade onde aguardava o momento de prestar o vestibular, respondi a um questionário de pesquisa social que perguntava minha religião. Pensei uns 20 minutos e decidi: sou Espírita.



Poderia nos descrever sua trajetória de atuação no Movimento Espírita?

Desde a fundação da instituição em 1965, me envolvi com intensidade no estudo da doutrina, fazendo cursos, participando de seminários, congressos, fazendo palestras em casa e fora dela, quando sou convidado.



E no Movimento de Unificação em particular?

Em 1965 o então meu “futuro sogro” convidou um grupo que freqüentava aquele Evangelho para transformar em centro espírita e fundamos a Fraternidade Irmã Dolores. Na assembléia, fiz a ata de fundação e participei daquela primeira diretoria como 1º secretário e nos filiamos à FEESP. Participei de muitas gestões na diretoria do centro nestes 45 anos de existência como secretário, tesoureiro, vice-presidente, presidente e diretor de doutrina. Dois anos depois, em 1967, recebemos a visita de duas pessoas em nome da USE: Agostinho Andreoletti e Benedito Eleotério (desencarnado) e imediatamente nos unimos a USE; passei a representar o centro na USE Distrital de Vila Formosa – hoje desativada- e na primeira eleição fui eleito secretário. Em seqüência, participei outras vezes como secretário, duas vezes presidente duas vezes vice-presidente e também tesoureiro.

Neste caminho segui para o CRE, hoje Use Regional onde estive duas vezes como secretário e uma vez como vice-presidente. Mais um pouco e estive na USE estadual em cinco gestões de secretaria, três das quais como Secretário Geral.



Como está encarando o Movimento Espírita na atualidade?

Acredito que o empenho das instituições federativas tem sido o melhor, dentro de suas possibilidades, mas não podemos achar que “está indo muito bem” porque sempre pode ser melhor. É um trabalho necessário, duradouro e de reciclagem constante porque os grupos se renovam. O que eu vejo de dificuldade é o relacionamento, no nosso caso a USE, do topo com a base. O caminho é longo e as informações tem que passar pelas USEs regionais, intermunicipais, municipais, e, na capital pelas distritais até chegarem às bases. E chegam filtradas, atrasadas ou não chegam. As representações nos órgãos, para atenderem aos estatutos e regimentos, nem sempre conseguem deslocar elementos disponíveis e suficientes para atender a esse fluxo de informações. Penso que teríamos que proceder a uma “reengenharia” nestes estatutos e regimentos.



E com relação à bibliografia espírita que cresce exponencialmente?

De fato, temos uma farta literatura espiritualista que, democraticamente tem o direito de estarem disponíveis, no entanto, o movimento precisa estar atento para manter as bases esclarecidas ao que não é Espiritismo. Entendamos: não nos compete a censura, mas divulgar exatamente o que é o Espiritismo e o que não é, fica por conta dos leitores, por isso o caminho do topo com as bases precisa ser mais ágil.



A que casa espírita está vinculado presentemente e quais atividades que desenvolvem?

Há 45 anos, desde a fundação colaboro com o C. E. Fraternidade Irmã Dolores.
As nossas atividades são consideradas por alguns como “engessadas” porque não fazemos nada com intuito de atrair público. Os que estão conosco gostam. Temos um site simples, o www.fratidolores.org.br, temos uma programação pública baseada nas obras básicas e outros assuntos de interesse, vários minicursos, reuniões de estudos, atividades mediúnicas e infância, enfim, fazemos o que entendemos sobre a principal atividade de um centro espírita: divulgar e ensinar o espiritismo.



Tem algum livro escrito?

Não, não tenho. Nesta encarnação não desenvolvi esta habilidade, mas leio bastante.






ACIMA: HELOISA PIRES, M. HELENA (PRESID. DA CASA), M. LUCIA E SANDER EM EVENTO DA FRATERNIDADE IRMÃ DOLORES E ABAIXO, SANDER EM PALESTRA NO “TEMPLO LIVRE CHAME ANTES O CRISTO”





ACIMA: SANDER EM PALESTRA AOS JOVENS NA A.E. HENRIQUE DE CASTRO EM 1986, E ABAIXO SANDER E ESPOSA EM EVENTO NA FEESP

OBS: AS FOTOS DO ACERVO PARTICULAR DE sander salles leite só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA Do mesmo.

Eventos do conselho regional espírita PORTO ALEGRE, RS


(Informação em email recebido de decomsept@gmail.com)

XII ENCONTRO DE FAMÍLIA DO AMOR E CARIDADE CABO FRIO, RJ


(Informação em email de Nelio Luzze)

PALESTRA COM SEBASTIÃO OLAIR DE CAMARGOS SÃO PAULO



LOCAL: Centro Espírita Aprendizes do Evangelho – CEAE/Genebra

Rua Genebra, 172 – Bela Vista – SP

Tema: Auto Cura e Alimentação

10:30hs



Sebastião Camargo é Expositor Espírita e Apresenta na Rádio Boa Nova AM e na

TV Mundo Maior o Programa O Despertar da Consciência, ele reside em Três Lagoas/MS.



(Informação em email de Sebastião Camargos)

1º. Humanizar- encontro de espiritismo e humanização Promissão, SP


(Informação em emails de Nice Silva e Regina Bachega)

ROTEIRO DE PALESTRAS JAMIRO DOS SANTOS FILHO JULHO 2010



(Informações em email de Regina Bachega)

JORNADA ESPÍRITA COM DR FRANCISCO CAJAZEIRAS SERRA NEGRA, SP


(Informação em emails de Ézio Amaral, Luiz Roberto Invernizzi E Otavio Cunha)

GERALDO CAMPETTI SOBRINHO NO C.E. ALLAN KARDEC NESTE SÁBADO PENÁPOLIS, SP


GERALDO CAMPETTI SOBRINHO

FOTO: ISMAEL GOBBO



CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC – PENÁPOLIS

Av. Luiz Osório, 1262 – Penápolis - SP

PALESTRA: DIA: 10/JULHO/ 2010, SÁBADO ÁS 20,00 HORAS

TEMA:

REENCARNAÇÃO: UMA QUESTÃO DE AMOR

PALESTRANTE:

GERALDO CAMPETTI SOBRINHO.

DE BRASÍLIA – Distrito Federal.

Diretor da Federação Espírita Brasileira

Professor Universitário – Autor de várias Obras Espíritas – Conferencista e Palestrante, com mais de 500 apresentações em instituições públicas, privadas, religiosas e de assistência e promoção social.

(Informação em emails de Adhemar Módena e de João Marchesi Neto)

REGISTRO. PALESTRA COM GERALDO CAMPETTI SOBRINHO ARAÇATUBA



TEXTO E FOTOS ISMAEL GOBBO



O orador e escritor Geraldo Campetti Sobrinho proferiu excelente palestra na noite desta sexta-feira, 09/07, na Aliança Espírita “Varas da Videira”, na cidade de Araçatuba. Geraldo além de orador e escritor espírita é um dos diretores executivos da FEB- Federação Espírita Brasileira, em Brasília,DF. O tema abordado “Testemunho Pessoal- O Maior Desafio da Atualidade”, foi um forte chamamento à reforma íntima. Amanhã, sábado, Geraldo estará falando no Centro Espírita Allan Kardec, em Penápolis, SP, às 20 horas.






VIDEOCLIPE DO GRUPO VOCAL VINHA DE LUZ



NOVO VIDEOCLIPE DO GRUPO VOCAL VINHA DE LUZ


O Grupo Vocal Vinha de Luz, do nosso Núcleo A Caminho da Luz, acaba de publicar no youtube mais um videoclipe, desta vez com a canção "EU PRECISO DE VOCÊ", composição de Delci Alves (um dos integrantes do Grupo), que faz parte do seu segundo álbum: "Vinha de Luz".


Assista agora ao videoclipe clicando aqui.


Baixe o mp3 desta e de outros títulos no Painel da Música Espírita

(Informação em email de Luz Espírita contato@luzespirita.org.br)

Leia o jornal espírita de monte carmelo



Acesse: http://www.amepatos.org.br/site/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=5:jornal-monte-carmelo&Itemid=41