BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Firme Posicionamento de Kardec



Orson Peter Carrara-Matão-SP



"Eu não desprezo ninguém; lamento os que agem mal, rogo a Deus e aos Bons Espíritos que façam nascer neles melhores sentimentos. E isso é tudo. Se retornam, são sempre recebidos com júbilo. Mas, correr ao seu encalço, isso não me é possível fazer ."- Allan Kardec.

Periodicamente o movimento espírita é abalado com discórdias, acusações e dificuldades de relacionamentos entre os próprios espíritas, culminando com a "roupa suja" lavada fora de casa em páginas da imprensa espírita. Isto em nada abala a Doutrina Espírita, pois se trata do comportamento do homem espírita, ainda distante da perfeição, pois que em busca do aperfeiçoamento moral.

E isto quando os fatos extrapolam para fora do ambiente onde os focos geradores da discórdia não puderam ser beneficiados pela mensagem clara do Evangelho. Mas e se buscarmos as situações localizadas de grupos que se separam, de ideais que "esfriam", de companheiros que desertam, fruto das ambições e dificuldades morais que todos trazemos?

Em grupos pequenos ou grandes, em centros urbanos maiores ou em pequenas cidades interioranas, as dificuldades do relacionamento humano têm posto a perder grandes iniciativas que poderiam beneficiar muita gente. Infelizmente.

Mas, como agir? Como trazer de volta a concórdia, superar essas barreiras, vencer esses terríveis obstáculos?

Normalmente surgem pela disputa de poder ou pela imposição das idéias, todos porém como frutos diretos do egoísmo, inimigo do progresso já indicado pela revelação espírita. Interessante notar que são problemas de todos os tempos e lugares, dentro e fora do ambiente espírita, pois afinal trata-se de um problema humano e não exclusivo dos espíritas. Aqui analisamos a questão do movimento espírita em si, mas essas dificuldades estão em toda parte onde há a presença humana. Nota-se seus efeitos em todas as classes sociais, em todos os países, em qualquer idade ou família, em instituições, empresas e até mesmo nos conflitos psicológicos vividos na intimidade de cada um...

É o preço da inferioridade que ainda trazemos ou ainda, num melhor enfoque, um convite ao aperfeiçoamento individual (que redundará no melhoramento geral da sociedade) para que nos livremos desses entraves à tão esperada fraternidade que se espera viver na sociedade humana.

A cada ano, renovam-se os votos de paz e felicidade no ano novo, mas estas dependem do comportamento de cada um. Na soma dos bons propósitos colocados em prática.

Mas, onde fica a posição de Allan Kardec nesta questão?

Como agiria o Codificador em situações assim?

Em conferência pronunciada aos espíritas de Lyon e Bordeaux, na França, em l862, Allan Kardec expôs seu pensamento com muita clareza, demonstrando seu firme posicionamento frente aos melindres humanos. Ao examinar com profundidade as causas de certas animosidades, ele relaciona diversas situações geradoras de perturbações nos relacionamentos, citando os especuladores, os eternos descontentes, melindrosos, exaltados e outros tipos humanos, inclusive os inimigos declarados. Nos deteremos, porém, na situação escolhida para este trabalho: A censura endereçada ao Codificador, pelo comportamento de nada fazer para trazer de novo ao convívio aqueles que se afastam, por diversas razões. E aí enquadramos o movimento espírita e suas dificuldades, para citar e comentar sobre o texto inicial deste artigo.

Allan Kardec comenta de início que a censura procede e que a merece, pois jamais deu um único passo no sentido de trazer de volta os descontentes ou contrariados, apresentado seus motivos. E aqui, deixamos a palavra com ele mesmo, apresentando aos leitores pequena transcrição:

"(...) Aqueles que de mim se aproximam, fazem-no porque isto lhes convém; é menos por minha pessoa do que pela simpatia que lhes desperta os princípios que professo. Os que se afastam fazem-no porque não lhes convenho ou porque nossa maneira de ver as coisas reciprocamente não concorda. Por que então, iria eu contrariá-los, impondo-me a eles? Parece-me mais conveniente deixá-los em paz. Ademais, honestamente, carece-me tempo para isso. Sabe-se que minhas ocupações não me deixam um instante para o repouso. Além disso, para um que parte, há mil que chegam. Julgo um dever dedicar-me, acima de tudo, a estes e é isso que faço. Orgulho? Desprezo por outrem? Oh! Não! Honestamente, não! Eu não desprezo ninguém; lamento os que agem mal, rogo a Deus e aos Bons Espíritos que façam nascer neles melhores sentimentos. E isso é tudo. Se retornam, são sempre recebidos com júbilo. Mas, correr ao seu encalço, isso não me é possível fazer, mesmo em razão do tempo que de mim reclamam as pessoas de boa vontade, e, depois, porque não empresto a certos indivíduos a importância que eles a si próprios atribuem. Para mim, um homem é um homem, isto apenas! Meço seu valor por seus atos, por seus sentimentos, nunca por sua posição social. Pertença ele às mais altas camadas da sociedade, se age mal, se é egoísta e negligente de sua dignidade, é a meus olhos, inferior ao trabalhador que procede corretamente, e eu aperto mais cordialmente a mão de um homem humilde, cujo coração estou a ouvir, do que a de um potentado cujo peito emudeceu. A primeira me aquece, a segunda me enregela. (...)"

Não acha o leitor que o posicionamento de Kardec cabe bem nas dificuldades atuais do movimento espírita?

Os apelos dos espíritos, sempre presentes nas mensagens convidam o espírita a unir forças e superar barreiras, pela Causa maior de Jesus, que espera nossa adesão aos programas do bem. O Evangelho indica o caminho e o estudo doutrinário, atento e continuado, é capaz de nos fazer enxergar que as tolas vaidades e infrutíferas disputas a nada levam, a não ser a preciosa perda de tempo...

A propósito, para indicação ao leitor interessado, a íntegra do discurso pronunciado por Kardec encontra-se no livro VIAGEM ESPÍRITA EM 1862, editado pela CASA EDITORA "O CLARIM", entre outras valiosas palestras, por ocasião de viagem a serviço da divulgação doutrinária.

Publicado originariamente na Revista Internacional de Espiritismo, de fevereiro/2000

(Texto recebido em email de Leda Flaborea, São Paulo)

Lançamento do livro “A Escolha do Amor” Santos, SP



Estou enviando, em anexo, um convite para você participar do lançamento do meu segundo livro. O primeiro, “*O Disfarce da Memória”,* trata da TVP utilizada com encarnados. Este segundo, “*A Escolha do Amor”*, com desencarnados.

Doze histórias dramáticas, contadas pelos próprios espíritos, demonstram como a Regressão de Memória às Vidas Passadas, pode se transformar em uma ferramenta eficaz, na reversão de sentimentos em corações perturbados, que acabaram por se convencer pela *escolha do amor.*

Durante o encontro, estarei fazendo uma pequena explanação sobre o tema, onde você não conseguirá deixar de se emocionar com a exposição das narrativas, carregadas sempre de ódio exacerbado e como foi possível fazer brotar o perdão e o amor em um coração despedaçado pelo ódio.

Não é necessário o convite para participar, ele é apenas um lembrete.

Divulgue para aqueles que você julgue também se interessem pelo assunto.

Um forte abraço.


Davidson.

(Informação em email de José da Conceição de Abreu)

Seminário com Orson Peter carrara em encontro regional Mineiros do Tietê, SP


(Informações em email de Regina Bachega)

1ª. REUNIÃO DA AME SÃO FRANCISCO PETROLINA, PE


(Informação em email de Mara fmrs@oi.com.br)

PALESTRA COM JOSÉ CARLOS DE LUCCA ITATIBA, SP


(Recebido em email da Use Jundiaí)

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA UBERABA, MG


(Informação em email de Luiz Carlos de Souza)

CICLO DE PALESTRAS SOBRE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE NA UNIFESP SÃO PAULO


(Informação em email de Luisa Módena)

EXPO VERDE E FLOR BENEFICENTE EM PRÓ DA CRECHE NANA-NENÊ ANDRADINA, SP


XXV CICLO DE PALESTRAS DO CEERJ RIO DE JANEIRO


(Informação repassada pela USE/SP)

A CONRESPU FOI UM ENCONTRO MARAVILHOSO MURUTINGA DO SUL, SP



A RECEPÇÃO
Foi realizada na manhã deste domingo 13/6/2010 a XXII CONRESPU- Confraternização Regional Espírita de Urubupungá, na cidade de Murutinga do Sul. O belíssimo e tradicional encontro que contou com 200 participantes das cidades de Araçatuba, Mirandópolis, Três Lagoas (MS); Andradina, Guaraçaí, Matão, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Castilho e São Paulo, aconteceu nas dependências do Centro Cultural “Dr. Celso Justo”. A CONRESPU foi promovida pela Use Regional de Ilha Solteira, Use Intermunicipal de Andradina e CESA-Centro Espírita Santo Agostinho, de Murutinga do Sul. O conclave contou com um excelente trabalho dos espíritas de Murutinga do Sul que primaram pela organização e carinhosa acolhida. Os trabalhos aconteceram na seguinte ordem: abertura pelo presidente da Use Regional, Aparecido Augusto Carvalho; harmonização por Evelyn Spinola, de Araçatuba, SP; palestra por Ismael Gobbo, de Araçatuba,SP, que discorreu sobre “A Vida e a Obra de Chico Xavier”; intervalo para café com apresentação do grupo musical Roda Viva de Ilha Solteira; palestra com Orson Peter Carrara que abordou o tema “Por que Adoecemos?” e encerramento com almoço. (Ismael Gobbo)


AS FOTOS E RESPECTIVAS LEGENDAS POR CIDINHA MICHELIN

FOTOS: O local do evento; Aparecido Augusto Carvalho, na abertura; público; Evelyn Spinola; Ismael Gobbo; lanche; grupo Roda Viva de Ilha Solteira; Orson Peter Carrara; Orson, Evelyn e Ismael; Almoço; Laine Zuque, Carlos Zuque, Geni Sanches; Eurico.


















PALESTRAS COM EMANUEL CRISTIANO E SÉRGIO SANTOS AURIFLAMA, SP

NÃO PERCAM EM AURIFLAMA/SP



03 JULHO - Sábado às 20horas
CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO

PALESTRA COM

EMANUEL CRISTIANO




Emanuel Cristiano é professor universitário, É fundador e presidente do Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar” em Campinas/SP. Na literatura, como médium, assinou as obras: Aconteceu na Casa Espírita (Espírito Nora), Bastidores da Mediunidade (Espírito Nora), Cartas ao Moço Espírita (Espírito Wilson Ferreira de Mello), Memórias e Confissões (Espírito Pietro Augustus), Yvonne entre nós (Espírito Yvonne A. Pereira), O Zelo da tua Casa (Espíritos diversos)




11 JULHO - Domingo às 09:00 horas
CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO BEM

EVANGELHO MUSICAL COM
SÉRGIO SANTOS


Sérgio Santos é cantor da cidade de Uberaba/MG

autor de diversos CDs, inclusive para crianças, entre eles “Sol Interior”, “Coração” e “Boa Nova

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS, PARTICIPEM!!!

(Informações José Aparecido dos Santos)

SEMINÁRIO COM SUELY CALDAS SCHUBERT ZURICH SUIÇA



Queridos Companheiros de Ideal Espírita,
É com muita alegria que o CEEJA-ZH convida à todos espíritas e simpatizantes
para o seminário com Suely Caldas Schubert.
A maior especialista em obsessão e desobsessão do Brasil.
Dia 26 de Junho das 10:00 às 16:30hs com almoço incluso.
Delicioso estrogonofe de carne com arroz branco, salada e batata palha do
Brasil. Além de sobremesa e cafezinho (inclusos no seminário).
Também com opção vegetariana, ratatouille (legumes cozidos com molho de
tomate) acompanhado de arroz branco, salada, sobremesa e cafezinho.
50% da renda será doada às obras de caridade de Suely Caldas Schubert!

Inscrições antecipadas com Sara 076 549 17 46 ou Léa
076 331 63 39 (SMS).

Valor CHF:50.- (incluso almoço)
saraschlumpf@bluewin.ch
www.ceejazh.ch

Local do seminário:

Klus Seminarzentrum
Hegibachstr. 104
Klusplatz
Ponto final do 15, 3 e 8
Mapa: http://map.search.ch/zuerich/hegibachstr.104

Contamos com a presença de todos,
Carinhosamente CEEJA-ZH

(Informações repassadas via email por Cláudia Werdine, Madrid, Espanha)

REGISTRO. REALIZADO O 4º. ENCONTRO “A ARTE NA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO”. ARAÇATUBA, SP

TEXTO DE IVANA NOBRE MÓDENA COM FOTOS DE LUIZ CARLOS ROCHA

LOCAL DO ENCONTRO: ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA, ARAÇATUBA, SP

Atividades do dia:

8h- Recepção

8h30 – abertura

9h – Palestra com o Prof. Luiz Carlos Barros Costa

10h – Oficinas:

Oficina I: Música – Construindo Instrumentos (com Tereza Irikura) e

Oficina II: Dança – Expressão da Alma (com Luciana Esgalha)

11h - intervalo

11h20 – Apresentação das Oficinas

12h30 – Avaliação e Encerramento


Dia 13 de junho de 2010.

10 casas espíritas de Birigui e Araçatuba e o convidado especial de Fernandópolis:

Ave Cristo; Seara do Mestre; Luz e Fraternidade; Benedita Fernandes; Irmã Angélica; Nosso Lar; União Espírita Paz e Caridade; Casa do Caminho; Aliança Espírita “Varas da Videira” e Missionários de Luz.

36 representantes destas instituições encontram-se para harmonização íntima que os trabalhos de arte proporcionam a todos.

Nosso principal objetivo com a proposta da “Arte na Educação do Espírito” é justamente harmonizar os acordes da nossa alma para que nossa contribuição na Seara do Mestre Jesus possa ser cada vez aprimorada na solidariedade e fraternidade.

O que buscamos neste 4º encontro foi traçado pelos próprios participantes numa dinâmica para destacar os principais anseios do dia:

* Aprimoramento
* Conhecimento
* Renovação
* Subsídios
* Harmonização
* Amizade
* Relacionamento
* Equilíbrio
* Amor
* Ação


A partir dessa dinâmica tivemos para apresentação musical, que tocou fundo nossos corações, os irmãos Rodrigo na flauta e Felipe Irikura na viola,

A partir da vontade expressa dos participantes, da ambientação com que a música nos envolveu, fomos agraciados pela exposição entusiasta, segura e precisa do prof. Luiz Carlos Barros Costa, que traçou um paralelo do roteiro de JESUS – KARDEC E CHICO, como um caminho eficaz para a conquista da evolução do espírito imortal. Da busca constante da elevação espiritual a que estamos sujeitos e que podemos alcançar mais rapidamente quando despertamos nossas consciências e expandimos nossas potencialidades a favor da vida, escolhendo a “parte boa” que Jesus através do encontro com Marta e Maria, nos sugere. Da convicção de Kardec pela escolha da “parte boa”, quando eleva seu compromisso com os planos mais altos e nos revela o intercâmbio entre os mundos, nos fazendo crer na imortalidade da alma e no real sentido de nossas existências, sem contudo contar com os aplausos do mundo terreno. Lembrou-nos da dedicação de Chico Xavier em manter a escolha da “parte boa”, quando se dedica ao trabalho no bem e inicia seus primeiros acordes na mediunidade pelos caminhos da arte em forma de poesias, no livro Parnaso Além Túmulo. Apresentando-nos assim a fundamentação teórica da proposta do encontro e dando-nos subsídios para que a produção artística na casa espírita possa primar-se pelo processo do bem, do belo e do dever de sensibilizar as almas para o despertar de suas potencialidades.


No término de sua exposição fomos presenteados com uma mensagem mediúnica, recebida intuitivamente pelo médium Vilson Disposti, que transcrevemos a seguir:

“ARTE COM AMOR

Do infinito verte a Arte

Que Jesus parte

Em tua direção

À espera de tuas mãos.

Façam, meus filhos hoje

O esforço no trabalho

Sem que busquem qualquer atalho.

Para escreverem com calma

Mas com a força da própria alma

A Arte do Criador

Em nome do Supremo Amor.”

Afonso de Guilhen

Como previsto a segunda parte do encontro foi destinado a produção das oficinas: Música – Construindo Instrumentos e Dança – Expressão da Alma, sob a coordenação de Tereza Irikura e Luciana Esgalha, irmãs dedicadas, pacientes e alegres a nos incentivar nos primeiros acordes da alma.

Após um breve intervalo para carregar nossas baterias com o lanchinho coletivo, uma idéia econômica e prática, pudemos assistir a peça de teatro: “Água da Paz”, uma apresentação graciosa das crianças do departamento de evangelização infantil da União Espírita Paz e Caridade, sob a coordenação da nossa amiga Rennier Isique.

Brilhante também foi o tão esperado momento, a produção das oficinas de dança e música. Missão cumprida, que foi realizada com amor e harmonia nos corações presentes.

Caminhando para o final dos trabalhos, a USE – Araçatuba apresentou seu mais recente projeto: “Encontros Musicais”, uma parceria com o Projeto “Sopro Novo” da Yamaha Musical para a iniciação musical através do aprendizado da flauta. Trata-se de uma proposta para disseminar a música para as casas espíritas, principalmente o trabalho com as crianças; e neste primeiro momento, os multiplicadores encontram-se no processo de treinamento, sob a monitoria da Dra. Tereza Irikura, responsável pelos ensaios.

Com um mês de ensaio, os integrantes apresentaram a música “Hino à Alegria” de Beethoven.

Para finalizar os trabalhos fizemos uma avaliação dos trabalhos, que nos permitiu responder os pontos marcantes do encontro, que ao final nos remeteu ao ponto comum: satisfizemos nossas buscas expressas no início dos trabalhos e firmamos o compromisso com o aprendizado do dia, através de ações concretas trabalharmos na multiplicação da abordagem nas respectivas casas que trabalhamos. Assim como foram feitas várias sugestões para aprimorar nossos trabalhos. Para que se tome conhecimento destas sugestões, afirmamos que as avaliações e lista de presença ficarão em anexo a esse documento.

Nossa querida companheira Ediná leu a motivação da avaliação:


O QUE FICOU?

De tudo ficaram três coisas:

• A certeza de que estamos sempre começando;

• A certeza de que precisamos continuar;

• A certeza de que seremos interrompidos, antes de terminar.

Portanto, devemos fazer:

• Da interrupção, um caminho novo;

• Da queda, um passo de dança;

• Do medo, uma escada;

• Do sonho, uma ponte;

• Da procura, um encontro.

Fernando Pessoa

A Luzia, nossa fiel e dedicada amiga encerrou os trabalhos com a prece final, conclamando a todos para o próximo encontro que será em 07 de agosto de 2010, na casa União Espírita “Paz e Caridade”, sábado, período da tarde.

Araçatuba, 13 de junho de 2010

















FOTOS: RECEPÇÃO; RECEPÇÃO; EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO; INTEGRAÇÃO; APRESENTAÇÃO MUSICAL; PALESTRA POR LUIZ CARLOS BARROS COSTA; OFICINA INSTRUMENTOS MUSICAIS; OFICINA DANÇAS; TEATRO ÁGUA DA PAZ; APRESENTAÇÃO DE DANÇA; APRESENTAÇÃO INSTRUMENTOS MUSICAIS; APRESENTAÇÃO SOPRO NOVO; IVANA, O ORADOR LUIZ CARLOS BARROS COSTA E GREGÓRIO CARLOS RODRIGUES PRESIDENTE DA USE INTERMUNICIPAL DE ARAÇATUBA.

ATIVIDADES NA CASA ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES MIAMI, FLÓRIDA, EUA



Hoy Lunes Junio 14, 2010/8 PM en Bezerra de Menezes - Miami
Dr. Cesar Geremia


Cesar Geremia, M.D. is a Pediatric Endocrinologist, Professor and Coordinator of the Discipline of Applied Physiology, at the Medical School of the Brazilian Lutheran University. He has a Masters Degree in Medicine from the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil


http://www.spiritist.com/fp



Colabore con el Bezerra de Menezes Food Pantry. Para hacer una donacion Online haga click Aqui

* Sabia Ud. que el BM Food Pantry necesita $150 para atender 120 familias semanalmente?
* Sabia Ud. que su donacion al Food Pantry impacta directamente a una familia de la comunidad y es deducible en su declaracion federal de impuestos?
* Sabia Ud. que 60% de nuestros clientes son niños?
* Sabia Ud. que 98% de las familias nunca habian visitado una Casa Espirita Kardeciana?
* Sabia Ud. que 100% de las familias que nos visitan llevan ademas de alimentos, un material de lectura edificante espirita para su hogar?
* Sabia Ud. que 685 familias, residentes de Miami-Dade County estan registradas en nuestro programa?
* Sabia Ud. que su donacion de $10 representa alimentos para un familia de 4 para 5 dias?

__________________________________________________________

PROGRAMA ADOPTE
UNA FAMILIA

Ayude a una familia de nuestra comunidad. Haga su donacion online y haga la diferencia en la vida de estas personas. Su donacion de $10 representa casi 20Lbs de alimentos para una familia en necesidad. Haga su donacion ahora mismo online, es facil, seguro y puede deducirlo de su impuesto federal de rentas, visite el siguiente link para hacer su donacion.

http://www.spiritist.com/fp2.html





http://www.facebook.com/bezerramiami

Para saber mas sobre los proximos Eventos y actividades a desarrollarse en nuestro Centro Click aqui: http://www.spiritist.com

Preguntas o informaciones adicionales info@spiritist.com


Para hacer una donacion online y apoyar nuestras actividades: http://www.spiritist.com/4.htm

Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Assn. 6450 NW 77th Ct. 2nd floor Miami Fl 33166 Ph: 305.477.4148

SEMINÁRIO COM JACOB MELO EM SÃO PAULO MUDANÇA DE LOCAL

Atenção inscritos no Seminario do Jacob Melo

O Gelc, Grupo Espírita Lazara da Conceição, estará realizando dias 19 - 20 – 26 e 27 de junho, um Seminário ministrado por Jacob Melo sobre o Passe.
Devido a problemas para hospedagem em hoteis nessa região, transferiu o Seminario de Taboão da Serra para S. Paulo.

Novo local:

CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO

Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo - SP
(metrô mais próximo: Praça da Árvore)
- altura do nº 1435 da Av. Indianópolis - sentido Jabaquara / Ibirapuera