BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A CILADA DAS ALMAS GÊMEAS


* Joana Abranches


A Doutrina Espírita é clara no que diz respeito às almas gêmeas. Não existem metades que precisam se completar para desfrutar a eterna felicidade. Cada um de nós é uma individualidade que estabelece laços e afinidades com outras individualidades, através dos tempos e das vivencias sucessivas. Se substituirmos o termo “gêmeo” por “afim”, vamos perceber que são muitas as almas afins que encontramos e reencontramos por esse mundão de meu Deus, e que todas elas, cada uma seu modo, têm seu espaço e importância em nossa caminhada. Podemos dizer então que são várias as nossas “almas gêmeas”. Amigos, filhos, irmãos, pais, mães, maridos e esposas, entre outros, formam a imensa fileira das relações de afinidade construídas vidas afora.

Porém, apesar da clareza dos ensinamentos espíritas, ainda vemos muita gente boa, dentro do nosso movimento, cair nessa armadilha emocional, que está mais pra conto do vigário que pra conto de fadas, e pode gerar graves conseqüências, não só na vida pessoal, como também no núcleo espírita em que trabalham.

Temos presenciado histórias preocupantes. Aqui, são aqueles dois médiuns, ambos casados com outros parceiros, que se descobrem “almas gêmeas”; E aí, tentam se enganar que estão “renunciando”... Mantém-se em seus casamentos, mas tornam-se “irmãos siameses” na Casa Espírita. Sentam-se lado a lado nas reuniões, são vistos juntos em todos os lugares, dão sempre um jeitinho de fazer parte da mesma equipe (isso quando não arranjam uma missão que “a espiritualidade designou somente aos dois”) e se isolam pelos cantos em conversas particulares sem fim. Só tem olhos um para o outro e, em tal enlevo, não se dão conta que à sua volta todos sentem o que está acontecendo, sobretudo seus maridos e esposas, humilhados publicamente no melhor estilo adultério por pensamento e intenção, embora sob a máscara do amor fraternal. Sim, porque o fato de não partirem para o ato sexual não os exime do abandono afetivo e da traição emocional em relação aos cônjuges.

Acolá, é aquela irmã solitária e carente, que se depara com o eloqüente e carismático orador. Que palestra!... Que palestrante!... Que homem! Ele só tem um defeito: É casado!... E logo com aquela senhorinha já envelhecida e meio sem graça... Que desperdício!... E eis que de repente ele também a vê na platéia... Bonitona, elegante, jovial e olhando-o com aquele olhar de admiração apaixonada que há muito ele não percebe na companheira... Afinal, o casamento - como todos após lá seus trinta anos - já entrou na rotina. Oh céus! Ali mesmo cupido dispara a flexa e zás!... Começam as justificativas íntimas: “Como não tinham se descoberto antes?!... Por certo eram almas gêmeas que há muito se procuravam... O casamento foi um equívoco; o reencontro uma programação para que pudessem trabalhar juntos para Jesus.” Resolvem então assumir o romance. A mulher dele, abandonada após anos de companheirismo e convivência, entra em profunda depressão, os filhos se revoltam, a família se desestrutura, os companheiros se retraem, decepcionados e temerosos... “Ora, quem tem suas mulheres e maridos que se cuide, pois se aconteceu com o fulano, que era um exemplo, ninguém está livre”...

Instala-se então o tititi e a desconfiança. Daí para o escândalo é apenas um passo, e para o afastamento constrangido dos próprios envolvidos, sua família e outros tantos trabalhadores desencantados com a situação, é um pulo. Sofrimento, deserção e descredibilidade. Tudo pelo direito ao “felizes para sempre”junto à sua “metade da laranja”... Mas, onde é que está escrito, no Evangelho, que é possível construir felicidade sobre os escombros da felicidade alheia ou edificar relacionamentos duradouros em alicerces de leviandade e egoísmo?

Temos visto estrondosos equívocos desse tipo mexer seriamente com estruturas de famílias e Casas Espíritas, fazendo ruir Instituições e relações que pareciam extremamente sólidas. Temos visto companheiros valorosos das nossas fileiras, que caminhando distraídos de que “muito se pedirá àquele que muito tiver recebido”, de repente resolvem jogar pro alto o patrimônio espiritual de uma vida inteira, em nome do “amor”. E assim, cônjuges dedicados e dignos são descartados como se não tivessem alma nem sentimentos, em detrimento de aventuras justificadas por argumentos inconsistentes, sem nenhum respaldo ético/moral ou espiritual. Isto quando ainda há um mínimo de honestidade e se pede a separação, porque alguns preferem continuar comodamente em seus relacionamentos “provacionais”, porém mantendo, na clandestinidade, um “afair” paralelo com a tal “metade eterna”, sob a desculpa esfarrapada de que a família deve ser poupada, pois “família é sagrado!!!”

Logo se faz sentir o efeito dominó. Lá adiante, após vários corações feridos e muitas quedas morais, a convivência faz a alma gêmea virar “alma algemada”. As desilusões chegam, inevitáveis, com todo o peso resultante das atitudes ditadas pelas paixões, mas na maioria das vezes, já é tarde pra retomar, ainda nesta existência, o percurso abandonado.

Reflitamos. Ninguém chega atrasado na vida de ninguém. Se chegou depois é porque não era pra ser. E se não era pra ser há um bom motivo para isso, visto que as Leis Divinas são indiscutivelmente sábias, justas e providenciais. Não tem pra onde fugir: Quando o teste nos procura, ou somos aprovados ou forçosamente teremos que repetir a lição futuramente, e em condições bem mais adversas...

Podemos reencontrar, no grupo de trabalho espírita, grandes amores e paixões do passado que nos reacendem sentimentos e sensações maravilhosas? Sim. Podemos olhar para companheiros de ideal espírita com outros olhos que não sejam os do amor fraternal? Sim. Nada mais natural. Mas sabemos, pelo Apóstolo Paulo, que poder nem sempre significa dever... Portanto, o bom-senso nos diz que investir ou não afetivamente nessas pessoas, vai depender de que ambos estejam livres para fazê-lo.


Alguém haverá de argumentar que casamento não é prisão e que aliança não é corrente; que ninguém está preso a ninguém “até que a morte os separe” e que o próprio Cristo admitiu a dissolução do casamento. Porém, o espírita não desconhece que, na maioria dos casos, muito além dos compromissos cartoriais existem profundos compromissos e dívidas emocionais entre aqueles que se escolheram como marido e mulher nesta vida. Compromissos muito sérios para serem dissolvidos porque o corpo requer sensações novas, porque a mulher envelheceu, perdeu o brilho ou porque o marido ficou rabugento... Como se o outro estivesse só quebrando um galho enquanto a “outra metade” não chegava...


Todos almejamos felicidade, e no estágio evolutivo em que nos encontramos, isso ainda tem muito a ver com realização afetiva. Por isso mesmo, não devemos ignorar que só a quitação de antigos débitos emocionais é que nos facultarão essa conquista. Precisamos interiorizar, de uma vez por todas, que os casamentos por afinidade ainda são raros neste momento planetário, e que se ainda não conseguimos amar o parceiro que nos coloca em cheque ou aquele que não corresponde aos nossos anseios, o conhecimento das leis morais exige que ao menos nos conduzamos com um mínimo de retidão e tolerância diante deles. Tal consciência nos exige também, caso nos sintamos atraídos por companheiros já comprometidos, que nos recusemos terminantemente, sob qualquer pretexto, a desempenhar o deprimente e desrespeitoso papel da terceira pessoa numa relação, pois não há conversa fiada de alma gêmea que dê jeito no rombo emocional aberto pela desonestidade afetiva, nem justificativa de carência e solidão que nos permita desviar da rota do dever sem que tenhamos, forçosamente, que colher amargos frutos, porque “se o plantio é livre, a colheita é obrigatória”.


Não se colhe rosas plantando espinhos. Sejamos responsáveis diante daqueles que escolhemos e que nos escolheram para compartilhar a vida. Acautelemo-nos contra as ilusões. Se os nossos anseios são irrealizáveis por agora, respeitemos as limitações impostas pelo momento que passa; Por mais possa doer olhar de longe um dos muitos seres amados, que cruza o nosso caminho nesta vida, mas que já optou por outra pessoa, só a dignidade de nos manter à distância é que vai possibilitar, pelas justas leis da vida, que conquistemos por mérito, lá na frente, em outras circunstancias, a alegria do reencontro e a partilha do afeto junto àquele que nos é tão caro, porque estaremos redimidos dos ônus afetivos do ontem através das atitudes renovadas do hoje.


“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado” (Mateus 6.33)



Saibamos buscar... Saibamos esperar... Trabalhemos por merecer... Afinal, temos pela frente a eternidade!


* Joana Abranches - Assistente Social e Presidente da Sociedade Espírita Amor Fraterno – Vitória/ES

joanaabranches@gmail.com – amorefraterno@gmail.com


(Do Blog Amigo Espírita)


OS 61 ANOS DA ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA” ARAÇATUBA, SP

COMEMORAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA 11/06/2010 COM APRESENTAÇÃO TEATRAL EM HOMENAGEM A CHICO XAVIER

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, ARAÇATUBA, SP, ÀS 20 HORAS, ENTRADA GRATUITA



UM POUCO DA HISTÓRIA


O SURGIMENTO

A Aliança Espírita “Varas da Videira” surgiu a partir de reuniões domiciliares que eram realizadas na casa do Sr. Francisco Martins Filho, na Rua Bandeirantes, 351.

No dia 21 de abril de 1949, o grupo deliberou que seria formado um núcleo para estudos e práticas da Doutrina Espírita, elegendo para tanto uma diretoria provisória assim constituída: Presidente, Francisco Martins Filho; Secretário, Sálvio Costa e, Tesoureiro, Paulo Noce. Convencionaram, também, que as reuniões passariam, a partir de então, a ser realizadas na casa do Sr. João CrivelinI, que foi o doador do terreno para a construção da sede própria, anexo à sua casa, na Rua Bernardino de Campos.

Uma segunda reunião foi realizada no dia 26 de abril, deliberando que o grupo realizaria em caráter experimental três reuniões semanais, duas práticas e uma teórica, nas terças-feiras, quintas-feiras e sábado. Foi definido o nome da entidade – Aliança Espírita “Varas da Videira” - e dada incumbência à diretoria provisória para redigir o Estatuto.

Em 6 de junho de 1949, na terceira reunião, ficou definido que a fundação seria no dia 11 de junho, com a leitura e aprovação do estatuto.

Finalmente, no dia 11 de junho de 1949, com a leitura e aprovação do Estatuto é definitivamente constituída a Aliança Espírita “Varas da Videira”.

A primeira diretoria definitiva foi eleita em 13 de agosto de 1949 com a seguinte formação: Presidente, Francisco Martins Filho; vice-presidente: Victor Bombonatti; primeiro-secretário, Sálvio Costa; segundo-secretário, Francolino Ribeiro e, tesoureiro, Paulo Noce.

Na assembléia de 29 de janeiro de 1950 foi formada uma Comissão para construção da sede própria, cuja conclusão se deu por volta de 1955.

A posição do “Varas da Videira”, localizado no centro da cidade foi, por muito tempo, sede de importantes eventos promovidos pelo movimento espírita de Araçatuba, além de oferecer suas instalações em prol dos trabalhos unificacionistas, especialmente da União Municipal Espírita.

Na Aliança, além das reuniões privativas são abertas ao público:

ESDE- Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, às segundas-feiras as 20 hs;

Explanação do Evangelho e passe às terças-feiras, às 14hs, quintas-feiras, às 9hs, sextas-feiras, às 20hs e domingos às 8h45min.

EVANGELIZAÇÃO INFANTI às sextas-feiras às 20hs

MOCIDADE ESPÍRITA aos domingos 10h 30min
CASA DA CARIDADE
O tempo foi passando e, com as atividades doutrinárias e assistenciais crescendo, verificou-se a necessidade de ampliação do espaço físico, optando-se por fazê-la em um bairro pobre da periferia.
Coincidindo com a aspiração, a entidade recebeu um terreno no bairro Umuarama, através de doação feita por uma pessoa que pediu sigilo sobre seu nome. A partir daí outros importantes óbolos foram se somando, permitindo o erguimento de uma ampla construção, possibilitando a implantação de várias frentes de trabalho que, além de atender centenas de pessoas carentes, oferece preciosas oportunidades às dezenas de colaboradores. A inauguração se deu no dia 3 de novembro de 1990.
Inicialmente começou a ser servida a sopa aos sábados à tarde. Hoje a sopa é servida às segundas, quartas e sábado. Aos poucos, foram surgindo os vários cursos para atender as pessoas que querem e precisam aprender algo. Dentre eles destacamos: cursos de corte e costura, crochê, bordado, tricô, informática, alfabetização de adultos, gestantes, recebimentos e doações de roupas usadas e mantimentos. Ressalte-se que em todos os cursos, se faz a leitura e explanação do Evangelho. A reunião pública ocorre às terças-feiras às 20hs com explanação de perguntas de O Livro dos Espíritos e Evangelho seguidos da transmissão de passes.

E, assim, paulatinamente a Aliança Espírita “Varas da Videira” vai elaborando outros projetos de trabalho, não só para atender a grande comunidade de necessitados que buscam auxílio material, mas, sobretudo, oferecer-lhes o necessário esclarecimento espiritual oferecido pela Doutrina Espírita. (Ismael Gobbo, Presidente da AEVV)

(Extraído do Boletim Eletrônico da AEVV junho 2010)


Clique para ampliar

PALESTRAS NO NEAL- NÚCLEO ESPÍRITA AMOR E LUZ CARAPICUIBA, SP

Confira as próximas palestras do NEAL em junho.


Núcleo Espírita Amor & Luz
Rua Maria Helena, nº. 174
Centro de Carapicuíba.
CEP: 06321-070.

Conheça o Portal Espírita de Carapicuíba:

www.uniaoespirita.org.br




07 - SEG

A Lei do Trabalho

Adriana Peniche

08 - TER

Parábola das Bodas

Paulo

10 - QUI

A Lei da Reprodução

Eliana Figueiredo

12 - SAB

Parábola do Bom Samaritano

Ivie Dias

13 - DOM

A Lei de Conservação

Fabinho

14 - SEG

Parábola da Figueira Estéril

José Campaner

15 - TER

A Lei do Progresso

Soraia Silva

17 - QUI

Parábola dos Trabalhadores de Última Hora

Walter Célio

19 - SAB

A Lei da Destruição (Especial)

Maria Helena

20 - DOM

Parábola da Ovelha Perdida

Carlos Ibanhez

21 - SEG

A Lei de Liberdade

Lucia de Fatima

22 - TER

Parábola do Joio no Campo de Trigo

Mauricio Amorim

24 - QUI

A Lei de Igualdade

Pedro Pedroza

26 - SAB

Parábola dos Talentos

Alfredo Pardini

27 - DOM

A Lei de Sociedade

Bia Santos

28 - SEG

Parábola do Óbolo da Viúva

Vicente Galceron

29 - TER

A Lei de Justiça, Amor e Caridade

Nairym Prestes

(Informação repassada em email pela USE/SP)

IV SEMANA CHICO XAVIER MATÃO, SP


Palestra musicada com Cidinha Talhari Bilac, SP


(Informação em emails de Maria Shirley T. Nascimento e Vanderlei Nogueira)

PALESTRA COM DR JAMIRO DA SILVA WANDERLEY ESPIRITO SANTO DO PINHAL, SP

PALESTRA :

19 DE JUNHO DE 2010

SÁBADO

HORÁRIO : 20:00 HORAS



DR. JAMIRO DA SILVA WANDERLEY

- PROFESSOR DOUTOR DE CLINICA MÉDICA – UNICAMP

- PARTICIPANTE DO GRUPO DE VOLUNTARIOS “HOSPITALHAÇOS” DE CAMPINAS

- ORIENTADOR À CUIDADORES DE SAUDE



TEMA:

RELACIONAMENTO HUMANO E REFORMA ÍNTIMA



LOCAL : ASSOC. ESPIRITA ESTRELA DA CARIDADE

FUNDADA EM 11/01/1911

RUA SOUZA BRITO, 233

ESPIRITO SANTO DO PINHAL - SP


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE !!!

COMPAREÇA !!! PRESTIGIE !!!


(Informação em email de livraria90@terra.com.br)

ENCONTRO MUSICAL COM PAULA ZAMP E ALLAN VILCHES CARAPICUIBA, SP


(Informação em email de Anselmo Heib)

ROTEIRO DE EVENTOS COM MARILUSA MOREIRA VASCONCELLOS JUNHO 2010

16/06, em Foz do Iguaçu
17/06- Medianeira
18/06 Chancherê
19/06- Chapecó
20/06- Campos Novos
21/06- Treze Dílias
22/06- Curitibanos
23/06- Getulio Vargas
24-06- Erexim
25/06- Tapejara
26/06- S.Joaquim
27/06- Otacilio Costa
Voltando dia 28/06 de Florianopolis a S.Paulo.
29/06- psicografia pública no Espaço Moreira.
Pelo carinho e atenção que foi alvo em todos os locais onde esteve, externa seu profundo agradecimento.

Marla Costa Pereira- RP da Editorial Espírita Radhu Ltda



(Informação recebida via email de Marilusa)

Seminário com wlademir lisso Santo André, SP


(Informação em email de Esmeralda Citriniti)

JORNADA DE ESTUDOS LEIS MORAIS FRANCA, SP


Agenda de palestras musicadas com vansan Junho 2010

JUNHO

01 – 20 h – C E JESUS É O CAMINHO – Guarulhos SP

06 – 10 h - XII SEARA - INSTITUTO DE DIFUSÃO ESPÍRITA - IDE R Emilio Ferreira, nº. 201 - Centro – Araras SP

07 – 20 h – C E CAIBAR SCHUTEL – R.Antonieta Aguirre de Morais Bastos – V Augusta - Guarulhos SP

08 – 20 h – C E BITTENCOUR SAMPAIO –r. Dom Bosco 1151 Atibaia SP

09 - 20 h - C E ISMÊNIA DE JESUS – R. Cap José Gallo 1074 Ribeirão Pires SP

10 – 20 h - CE LIRIO BRANCO – R. Joaquim Nabuco 80 SBC

12 – 14 h - Pça central de Jacareí. Alfredo Schurig – sala Mário Lago Jacareí SP

13 – 19 h - C E ANTONIO DE PADUA – R. R. Mal. Deodoro da Fonseca 43 Centro Mogi das Cruzes SP ( ao lado do hospital Mogi Dòr

14 – 20 h - FRATERNIDADE IRMÃO PEDRO R; João Escudeiro 115 SBC

15 – 20 h – C E PAULO DE TARSO – Dos Pintassilgos 320 Jd Itali Vinhedo SP

16 – 19 h - Seara das fraternidades- R. R. Tte Antonio João 70 S C Sul

17 – 20 h - C E TAREFEIROS DO AMOR – R. Leocádia Cintra 145 Mooca SP

18 – 20 h - C E PAZ AMOR E JUSTIÇA – R. Floriano Peixoto 235 Sorocaba SP

20 – 10 h - Casa do Caminho – Estrada Municipal de Piratuba Km 3 Ibiuna SP

21 – 20 h - CASA DE TIMÓTEO - R. Olavo Gonçalves 263 V. Gonçalves SBC

22 - 20 h - G Frat FRANCISCO DE ASSIS – Estrada Galvão Bueno 5143 SBC

23 – 19 h e 30 min – C E EDGAR ARMOND – R. Bolívia 733 Sto Andre SP

24 – 20 h C E ANJO ISMAEL –R. João Batista Conti 1183 Itaquera São Paulo SP

25 – 20 h NEEAK – R. Victor Freire 393 Jaguaré São Paulo SP

26 – 20 h - C E DISCIPULOS DO EVANGELHO–R. Francisco Foot 01 - Guarulhos

28 – 20 h – A E ANJO GABRIEL – R. José de Alencar 09 V. Belmiro - Santos SP

29 – 20 h C E IRMÃ MARIA SP – R. Solar dos Pinheiros 388 – V. Industrial SP

30 – 20 h – C E CAMINHO DA VERDADE – R. Eugênia de Carvalho 130 V. Matilde



(Conheça Vansan acessando: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2009/11/focalizando-o-trabalhador-espirita.html)

REALIZADO ENCONTRO COM DIVALDO PEREIRA FRANCO BONN, ALEMANHA



INFORMAÇÕES E FOTOS ENVIADOS POR FERNANDA MARINHO GOBEL

O evento teve lugar dias 5 e 6 de Junho e pode contar com a presenca de cerca de 140 ouvintes. ACIMA O convite com tema e detalhes E ABAIXO algumas fotos gentilmente cedidas pela equipe de Divaldo Franco.



O tema foi "O Perdao e o Amor Incondicional". Divaldo como sempre emocionou e encantou o publico, encontrando no coraÇÃO de todos uma amorosa ressonÂncia.

AbraÇos fraternos,

Fernanda








FOTOS: DIVALDO PEREIRA FRANCO AUTOGRAFANDO; COM OS PRESENTE NO PÁTIO DA ACADEMIA; DIVALDO E EDITH BURKHARD; GRUPO COM DIVALDO E EDITH SENTADOS, DE PÉ, NO CENTRO “TIO NILSON” LADEADO PELA REPRESENTANTE DA FRANÇA ARMANDINE E O CASAL ERICH SPRENGER E SRA CRISTINE SPRENGER DIRIGENTES DO GRUPO ALKASTAR; SALÃO DO EVENTO COM LIVRARIA.

CONFERÊNCIA COM JOSÉ RAUL TEIXEIRA POUSO ALEGRE, MG


(Informação em email de Otávio Franklin Neto)

Encontro no Interior do Amazonas manaquiri, am

A Federação Espírita Amazonense promoveu o II Encontro de Trabalhadores do Interior do Amazonas, no município do Manaquiri, nos dias 3 e 4 de junho, com a atuação do diretor da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho e de Roberto Versiani, da equipe da Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB. A presidente da FEA Sandra Farias de Moraes e outros diretores acompanharam os convidados. O evento faz parte do Projeto de Interiorização e teve como tema “Vamos construir a casa sobre a rocha”. O seminário se desenvolveu na Prefeitura Municipal. Compareceram quase 30 trabalhadores, incluindo de cidades próximas. No dia 3, antes do início do seminário, houve visita e palestra no local de reunião do C.E.Bezerra de Menezes, uma edificação de fibras vegetais trançadas, chamada “chapéu de palha”, bem simples, localizada na periferia da cidade, quase na margem de um rio. A reunião foi muito pitoresca, iluminada com fogueira, pois ali não há energia elétrica, e, o som de fundo era de sapos e grilos. A viagem de pouco mais de duas horas, a partir de Manaus, foi feita de barco ligeiro. Informações: www.feamazonas.org.br



FOTOS: VIAGEM DE BARCO, O GRUPO DEFRONTE DA PREFEITURA, PARTICIPANTES, SEMINÁRIO COM FALA DE ROBERTO VERSIANI; CÉSAR PERRI FALANDO E COM O GRUPO SOB O CHAPÉU DE PALHA.







Seminário e palestras com Américo e Mara sucena Marília, SP




(Informação em email de Donizete Pinheiro)

BOLETIM DA FEB BRASILIA, DF



Implementação de “Orientação aos Órgãos de Unificação


Já estão programados outros Seminários de Preparação de Multiplicadores para Implementação de “Orientação aos Órgãos de Unificação”. Em Manaus, reunindo representantes das Federações Espíritas Amazonense e Roraimense, ocorre nos dias 4, 5 e 6 de junho, com atuação do Secretário da Comissão Regional Norte Manuel Felipe Menezes e da equipe da Secretaria-Geral do CFN Antonio Cesar Perri de Carvalho e Edmar Cabral Junior. Informações: cfn@febnet.org.br



VIII Semana Espírita homenageia Chico Xavier

Acontecerá, entre os dias 21 e 26 de junho, a VIII Semana Espírita, promovida pela União Espírita Mineira, em sua sede, no centro de Belo Horizonte.

Com o tema Central “Chico Xavier: Um Século de Amor e Mediunidade”, o evento realizará uma série de atividades com o objetivo de enfatizar a obra de Chico Xavier e contribuir com a preservação da memória do médium mineiro. Informações pelo site: www.uemmg.org.br





A Caravana da Fraternidade

A FEB lança em meados de junho o livro "A Caravana da Fraternidade", de autoria de Leopoldo Machado. Este livro teve apenas uma edição, em 1954 e trata-se de oportuno lançamento e homenagem pela passagem dos 60 anos da “Caravana da Fraternidade”, efetivada por idealistas da união e da unificação no ano seguinte à assinatura do “Pacto Áureo”.

O lançamento do livro ocorre em eventos promovidos pelo CEERJ no Estado do Rio de Janeiro, com a presença de Antonio Cesar Perri de Carvalho, a começar pela instituição fundada pelo autor do livro, o Lar de Jesus, em Nova Iguaçu, na tarde do dia 19 de junho. Informações: diretoria@ceerj.org.br


6º Congresso Espírita Mundial já tem programa

Valencia, na Espanha, sedia o 6º Congresso Espírita Mundial nos dias 10, 11 e 12 de outubro, promovido pelo Conselho Espírita Internacional. O programa com base no tema central “Somos Espíritos Imortais” inclui comemoração pelo Centenário de Chico Xavier. Entre os expositores convidados de vários países, estão Divaldo Pereira Franco e Carol Bowman, pesquisadora americana sobre reencarnação. O CEI estará lançando livros em vários idiomas. Informações e inscrições: www.congressoespirita.com.br; http://www.espiritismo.cc




Eventos no Rio de Janeiro

O Conselho Espírita do Estado de Rio de Janeiro promoverá encontro de unificação sobre os temas Centro Espírita e Unificação, na região do REUNIR III: Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda, nos dias 25, 26 e 27 de junho.

O diretor da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho é o convidado para o citado encontro e também para palestra sobre o Centenário de Chico Xavier, no dia 20 de junho, na instituição fundada por Clóvis Tavares, em Campos. Informações: www.ceerj.org.br


Fórum reúne artistas em Minas



Pedro Leopoldo será a anfitriã da 7ª edição do Fórum Nacional de Arte Espírita, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de junho. Artistas espíritas de vários estados brasileiros prestigiarão a cidade mineira ainda em comemoração ao centenário de seu concidadão Chico Xavier. Mais de 140 trabalhadores da arte espiritualizada de pelo menos 13 estados, além do Distrito Federal, se reunião sob a organização da Associação Brasileira de Artistas Espíritas (ABRARTE). O Fórum começa oficialmente dia 3, com apresentações artísticas de grupos espíritas mineiros. Informações:www.abrarte.org.br



3º Congresso Médico-Espírita dos Estados Unidos

A Associação Médico-Espírita dos Estados Unidos realizará o seu 3º Congresso nos dias 11 e 13 de junho, no Marvin Conference Center da Universidade George Washington, na cidade de Washington - DC. Mais informações no site www.sma-us.org



O Dia Municipal da Literatura Espírita

Por meio do Projeto de Lei do Vereador Nelson Souza do PCB, a Câmera Municipal de Macapá instituiu “O Dia Municipal da Literatura Espírita”, como parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Macapá que será realizado anualmente no dia 18 de abril, dia do lançamento de “O Livro dos Espíritos”, primeira e principal obra básica da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec. Informações: www.feamapa.com.br