BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Há 153 anos, depois do lançamento

Orson Peter Carrara

Obra ensejou diversas manifestações



São notáveis as manifestações iniciais sobre impressões decorrentes do lançamento de O Livro dos Espíritos. Allan Kardec publicou as principais delas em sua Revista Espírita1, de janeiro de 1858, mês em que a publicação foi lançada.

O jornal Courrier de Paris, de 11 de junho de 1857, em artigo assinado por G. Du Chalard, estampou comentários muito interessantes que transcrevemos parcialmente, mas recomendamos com ênfase a leitura na íntegra diretamente no original:

“(...) Quem escreveu aquela introdução que abre O Livro dos Espíritos deve ter a alma aberta a todos os sentimentos nobres. (...)

Muitas vezes nos interrogávamos e, durante muito tempo, antes de ter ouvido falar em médiuns, a respeito do que se passava nas regiões que se convencionou chamar o alto. Há tempo chegamos mesmo a esboçar uma teoria sobre os mundos invisíveis, guardando-a ciosamente para nós e nos sentimos muito felizes porque a encontramos, quase que por inteiro, no livro do Sr. Allan Kardec.

A todos os deserdados da Terra, a todos quantos marcham e que, nas suas quedas, regam com as lágrimas o pó da estrada, diremos: Lede O Livro dos Espíritos; ele vos tornará mais fortes. Também aos felizes, aos que pelo caminho só encontram as aclamações e os sorrisos da fortuna, diremos: Estudai-o e ele vos tornará melhores.

O corpo da obra, diz o Sr. Allan Kardec, deve ser atribuído inteiramente aos Espíritos que o ditaram. Está admiravelmente dividido no sistema de perguntas e respostas. Por vezes estas últimas são de uma bondade sublime, o que não nos surpreende. Mas não foi necessário um grande mérito a quem as pôde provocar? (...)

Lendo as admiráveis respostas dos espíritos na obra do Sr. Allan Kardec, constatamos que há ali matéria para um belo livro. Logo verificamos, entretanto, o nosso engano: o livro já está escrito. (...)

O sr. é homem de estudo e tem aquela boa-fé que apenas necessita instruir-se? Então leia o livro primeiro sobre a doutrina espírita.

Está na classe das criaturas que apenas se ocupam consigo mesmas e que, como se costuma dizer, fazem os seus negócios muito tranqüilamente e nada enxergam além dos próprios interesses? Leia as Leis Morais.

A desgraça o persegue encarniçadamente e a dúvida o tortura por vezes no seu abraço gelado? Estude o terceiro livro: Esperanças e Consolações.

Todos quantos aninham pensamentos nobres no coração e acreditam no bem, leiam o livro da primeira à última página.

Aos que encontrassem matéria para zombaria, o nosso sincero lamento”.



* * *



Em outras duas cartas recebidas, que Kardec também publicou na mesma edição da Revista Espírita, destacamos novamente em transcrição parcial:

a) “(...) Impossível descrever o efeito em mim produzido: sinto-me como um homem que saiu da escuridão; parece-me que uma porta, até hoje fechada, abriu-se subitamente; minhas idéias ampliaram-se em poucas horas! Oh! Quanto a humanidade e todas essas miseráveis preocupações me parecem mesquinhas e pueris ao lado desse futuro de que não duvidava, mas que me era de tal modo obscurecido pelos preconceitos, que eu apenas o imaginava! Graças ao ensino dos Espíritos, agora se me apresenta sob uma forma definida, perceptível, maior, mais bela, e em harmonia com a majestade do Criador. Quem quer que leia esse livro meditando, como eu, aí encontrará inesgotáveis tesouros de consolações, pois que ele abarca todas as fases da existência. Em minha vida sofri perdas que me afetaram vivamente; hoje não me causam nenhum desgosto e toda minha preocupação é empregar utilmente o tempo e minhas faculdades para acelerar meu progresso, pois agora para mim o bem tem uma finalidade e compreendo que uma vida inútil é uma vida egoística, que não nos ajudará a avançar na vida futura.(...)”

b) “(...) Faço meus amigos partilharem das convicções adquiridas na leitura de sua obra; todos se sentem felizes; compreendem agora as desigualdades das posições sociais e não murmuram contra a Providência; a esperança fundamentada num futuro mais feliz, desde que bem se conduzam, os conforta e lhes dá coragem (...)”

A primeira das cartas está assinada apenas como Capitão reformado D... e a segunda com a simples indicação C...



O Codificador cita que recebeu muitas outras correspondências e principalmente questionamentos. Mas a seleção que publicou diz bem dos benefícios que a obra trouxe, já em seu lançamento, para aqueles que a estudaram sem prevenção e com o sincero desejo do próprio aperfeiçoamento.

E até hoje a obra vem espalhando bênçãos de uma doutrina que não tem qualquer espécie de partidarismo ou vinculação a interesses que não sejam o progresso e a felicidade humana, desdobrando o pensamento de Jesus e esclarecendo sobre as Divinas Leis que nos dirigem.

(1) Tradução de Julio Abreu Filho, edição da Edicel.

Palestra/seminário “chico xavier e a tarefa do livro espírita” São paulo

Prezado Amigo (a), gostariamos de convida-lo a participar do:

Palestra/Seminário: "Chico Xavier e a tarefa do livro espírita" com Maria Helena Marchesan - Sabado 24-Abril as 16:00 hs

Local: Centro Espirita Jesus e Kardec (CEJK), Rua Caraibas, 1062 fundos - Perdizes
Gratuito - Vagas limitadas - Necessario fazer inscrição pelo telefone 11 3675-7205 ou email cejk@ajato.com.br
FAVOR chegar 15 minutos antes - www.cejk.org.br

Participe também:

Curso de Iniciação ao Espiritismo

Inicio 15/Maio aos Sabados 17:00 hs



(Informação em email de Álvaro Antonio)

MANHÃ DE 18 DE ABRIL



Amilcar Del Chiaro Filho

(in Memorian)

* 16 de abril de 1935

+ 30 de novembro de 2006

Neste mês de abril - O Livro dos Espíritos completa 153 anos. Se lembrarmos a manhã de 18 de abril de 1857, quando o livro surgiu na livraria Dentú, de certa forma timidamente, pois dele não se fizera propaganda, porque ainda não tinha sido liberado pela censura do governo ditatorial de Napoleão III - e ao examinarmos os milhões de exemplares vendidos nestes 153 anos, certamente ficamos agradavelmente surpreendidos.


Se a segunda edição saiu apenas em 1860, porque o livro foi aumentado de 501 para 1019 perguntas e inseridos muitos ensaios e comentários do próprio Kardec e dos espíritos, surpreendemo-nos mais uma vez ao saber que, quando o corpo de Kardec estava sendo sepultado, estava saindo a 16ª edição francesa, sem contar as inúmeras edições em outras línguas, especialmente o espanhol e o português.


Herculano Pires escreveu uma linda e objetiva introdução para a Editora LAKE, na qual, até hoje, encontramos a beleza, singeleza e lucidez de um texto escrito com cérebro e coração. Leiam este pequeno trecho:



"Nunca houve um diálogo como este. Jamais um homem se debruçou, com toda segurança do homem moderno, nas bordas do abismo do incognoscível, para interrogá-lo, ouvir as suas vozes misteriosas, contradizê-lo, discutir com ele, e afinal arrancar-lhe os mais íntimos segredos. E nunca, também, o abismo se mostrou tão dócil, e até mesmo desejoso de se revelar ao homem em todos os seus aspetos"


Neste pequeno texto encontramos um verdadeiro filão de ouro de conhecimentos. Mais ou menos na mesma época de Kardec, através do microscópio inventado por Lewenhok e aperfeiçoado por outros, Pasteur lançou o seu olhar perqueridor sobre o mundo dos infinitamente pequenos, para descobrir os microorganismos causadores de doenças. Kardec, não sendo ele próprio médium, como Pasteur não era o microscópio, utilizou médiuns, e debruçou-se sobre o abismo da morte, do mundo dos espíritos, para interrogar e dialogar com os seus habitantes.


Nunca o abismo, ou os moradores deste mundo invisível para nós, mostrara-se tão dócil e tão desejoso de se revelar. Kardec não se limitou a se debruçar sobre o abismo. Usando a mediunidade como ponte, ele penetrou esse mundo, e para conhecê-lo bem, não se limitou a conversar com meia dúzia de espíritos, o que lhe daria uma falsa idéia deste mundo, e sim, milhares de seus habitantes.


Ele mesmo escreveu que para se conhecer as condições de vida de uma cidade, não se pode conversar apenas com uma classe social, mas com representantes de todas as classes sociais.


Feito o contato, os meios se multiplicaram, e com segurança, todos nós podemos nos debruçar sobre esse abismo e contatar os que julgamos mortos.


O Espiritismo veio trazer uma grande contribuição às religiões, a prova provada da imortalidade, porém seus ministros e sacerdotes recusaram essa colaboração e o anatematizaram, porque perceberam que, com o Espiritismo, perdiam a chave que lhes dava o poder, porque era a chave que abria as portas do céu e do inferno.


Cento e cinquenta e três anos de O Livro dos Espíritos, e a nossa maior homenagem, ainda deve ser o estudo constante e aprofundado desta obra, que se constitui, para nós, como o mais importante livro da humanidade.

* * *

Com esta mensagem eletrônica

seguem muitas vibrações de paz e amor

para você

---------

http://aeradoespirito.sites.uol.com.br

(Recebido em email pela lista ABRADE)

SEMINÁRIO ECOLOGIA E ESPIRITISMO COM ANDRÉ TRIGUEIRO JUIZ DE FORA, MG



Prezados Irmãos de Ideal Espírita,



Venho solicitar divulgação para um importante evento a acontecer no próximo sábado, dia 24 de Abril, às 15:30, no salão nobre da Comunidade Espírita A Casa do Caminho, de Juiz de Fora, Minas. Trata-se do Simpósio Ecologia e Espiritismo, realizado por esta instituição e que terá como expositor o jornalista espírita André Trigueiro, que é professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor dos livros Mundo Sustentável e Ecologia e Espiritismo, e é editor-chefe do programa semanal Cidades e Soluções, exibido na Globo News, desde outubro/2006.

(Mais sobre o expositor no site

http://www.mundosustentavel.com.br/index.asp).



O Simpósio Ecologia e Espiritismo é aberto ao grande público, espírita ou não, e a participação de todos é gratuita, como tudo o que se realiza na Comunidade Espírita A Casa do Caminho, na divulgação da Doutrina Espírita. Ele tratará dos temas Ecologia e Espiritismo: Ciências Afins e Sinérgicas, e Ecologia nas Obras de Chico Xavier. Haverá ainda um espaço para perguntas e respostas. (Veja o cartaz no arquivo anexo).



E por falar do querido Francisco Cândido Xavier, aproveito para informar da edição do programa Seara Espírita em homenagem ao grande médium mineiro, que contém uma importante reportagem nos bastidores da pré-estréia de Chico Xavier ? O Filme, com ricas entrevistas com os principais atores do longa, que nos emocionaram profundamente. Vale a pena assistir, no site

http://www.acasadocaminho.org.br/programa_seara_espirita.php?conteudo=115



A todos, saúde e paz, nas bênçãos do Cristo-Amigo!



Marcílio Dias Henriques

Juiz de Fora, MG



(Informação recebida por email de Marcilio D. Henriques)

REGISTRO DO ENCONTRO DA CASA ESPIRITA OSVALDO CRUZ, SP

TEXTO E FOTOS POR EDSON LUIS SILVA


Foi realizada no domingo, 11/04/2009, o Encontro da Casa Espirita, organizado pela USE Regional da Nova Alta Paulisa, que teve lugar no Centro Espirita Amor Fé e Caridade, em Osvaldo Cruz. O seminário ficou a cargo de Eugenia Maria, da cidade de Jales-SP, com o tema Crianças Esquecidas, abordando o tema da educação infantil em nossos tempos, na visão espirita. Contamos com cerca de 110 pessoas da região, finalizado com almoço de confraternização.
Edson Luis