BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 18 de abril de 2010

Novidade Folha espírita “on-line”

Em comemoração aos seus 36 anos de existência, a Folha Espírita está lançando sua versão on-line. É mais um marco na história da FE, que iniciou em 18 de abril de 1974 suas atividades de divulgação e interpretação dos fatos à luz da Doutrina Espírita.

A Folha Espírita on-line é lida pela internet e exibe o mesmo conteúdo da versão impressa. Por um período de 2 meses o acesso será livre a todos os visitantes do site. A partir de junho de 2010 o acesso passará a ser exclusivo dos assinantes.

Para conhecer o funcionamento da versão on-line, clique aqui.

Para ler a edição de abril/2010 da Folha Espírita on-line, clique aqui.



ouça a Rádio alvorada web com Adilson bigboy vitgória da conquista, ba


Curta metragem “espírita” no yotube

Quantas obras-primas, de todos os gêneros, as idéias novas não poderiam produzir, pela reprodução das cenas tão múltiplas e tão variadas da vida espiritual!

A citação retirada do artigo Influência perniciosa das idéias materialistas, em Obras Póstumas, reflete a confiança de Allan Kardec na força inspirativa dos princípios espíritas para a Arte.

Longe de querer uma doutrina particular disseminada como um bloco monolítico pelo mundo, o codificador do espiritismo esperava ver as idéias novas espalhadas por entre os povos e as culturas. Idéias de esperança, otimismo e fé na imortalidade da alma.

Idéias que garantissem a sustentação da alma frente às dores, aos conflitos e às incertezas do dia-a-dia. Que dessem o suporte necessário à espiritualidade humana, relegada a um plano secundário em face do encantamento das sociedades com o "progresso da Ciência".

O curta-metragem abaixo, a nosso ver, é um belo exemplo de que a aposta de Kardec era acertada. Laços é uma produção brasileira de baixíssimo custo (R$1.500,00!) que arrematou o Project: Direct 2007, concurso de curta-metragens promovido anualmente pelo YouTube. O filme bateu centenas de concorrentes em todo o mundo com um roteiro simples, mas tocante. Confira:

http://espiritodearte.blogspot.com/2010/03/mais.html



Romário Fernandes
Repórter e Apresentador profissional

Belo Horizonte/MG
(31) 9234-4330



(Informação em email de Hercílio Estevam)

USE INTERMUNICIPAL DE ARAÇATUBA PROMOVE COM YAMAHA GRUPO DE SOPRO NOVO

Projeto Coordenado por Tereza Irikura, com participação de Ivana Módena e promovido pela Use Intermunicipal de Araçatuba irá formar Grupo de Sopro. O Curso que envolve Flauta Doce, Flauta Contralto, etc, com monitores da Yamanha Musical do Brasil, fornecerá Certificado para os participantes maiores de 14 anos. A aula inaugural ocorreu neste sábado 17/4/2010, nas dependências da Aliança Espírita Varas da Videira.





NOTICIAS DA MARILIA ESPÍRITA

Bom dia, amigos.



Paz, com Jesus.



FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA CHICO XAVIER. A USE Intermunicipal de Marília, de 3 a 11 de abril, no Esmeralda Shopping, realizou a 2a. Feira do Livro Espírita Chico Xavier, com livros dos médiuns Francisco Cândido Xavier e de Divaldo Pereira Franco, além das obras de Allan KArdec. O evento foi considerado um sucesso, porque foram vendidos 557 livros, cerca de 80% do total oferecido, sendo também uma grande oportundade de divulgação do Espiritismo. A Feira coincidiu com o lançamento do filme sobre o médium, o que atraiu grande número de pessoas ao Shopping, e muitas visitaram a Feira. Fotos do evento podem ser visualizadas acessando: http://picasaweb.google.com.br/donizete.pinheiro/2aFeiraNet#



SORTEIO KIT FONTE VIVA. Em homenagem ao centenário de nascimento do médium Francisco Cândido Xavier, a USE Intermunicipal e a Rede de Comunicação Marília Espírita sortearam dois Kits Fonte Viva, com obras de Emmanuel, como fornecidos pela FEB-Federação Espírita Brasileira. Cerca de 1000 pessoas colocaram seus cupons nas urnas e o sorteio foi feito no dia 11 de abril, às 18 horas, durante a 2a. Feira do Livro Espírita Chico Xavier, realizada no Esmeralda Shopping. As ganhadoras dos Kits foram Tereza Otero de Almeida e Nelci DelMasso Sagioratto. Fotos do sorteio podem ser vistas acessando:

http://picasaweb.google.com.br/donizete.pinheiro/KitFonteVivaNet#



HOMENAGEM A EURIPEDES BARSANULFO. No fim de abril e começo de maio, o Centro Espírita Luz e Verdade fará eventos em comemoração ao nascimento de Eurípedes Barsanulfo, que viveu emz Sacramento, Minas Gerais, no fim do Século XIX e começo do século passado. No dia 24 de abril, sábado, 20 horas, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado na Avenida Nelson Spielmann esquina com a Rua Paraná, haverá a apresentação da peça teatral "EURÍPEDES: O HOMEM E A MISSÃO", com o grupo Cativarte, da cidade de Campinas, sob a direção de Vera Rodrigues. Os ingressos estão à venda na livraria do Centro Espírita Luz e Verdade (Rua XV de Novembro, 1146, telefone (14) 4354 2071), ou na BEM-Biblioteca Espírita de Marília (Rua Bahia, 84 - fone (14) 3422 1644). Na segunda-feira 26 de abril, 20 horas, na sede do CELV, palestra sobre o tema "EURÍPEDES BARSANULFO: O EDUCADOR POR EXCELÊNCIA", com Lídia dos Santos Lavachi, presidente da Comunidade Eurípedes Barsanulfo, de Marília. Finalmente, no sábado 1º de maio, 20 horas, palestra com a escritora e pesquisadora Laurete Godoy, de São Paulo, sobre o tema: "ENCONTRO COM EURÍPEDES BARSANULFO".





NOTÍCIAS DO BRASIL



ENCONTRO DO DEPARTAMENTO DO LIVRO DA USE ESTADUAL. Promovido pelo Departamento do Livro da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e tendo por público alvo os dirigentes, trabalhadores e expositores das Casas Espíritas, o evento será realizado no domingo dia 25 de abril de 2010, das 8:30 às 13h00, na sede da USE – Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana (próximo ao Metrô Santana) - São Paulo/ SP. Tel. (11)2950-6554. Serão facilitadores: Jose Silvio Spinola Gaspar (Diretor do Departamento do Livro da USE) e equipe. Inscrições: Pelo e-mail: USE Estadual: use.sp@terra.com.br - telefones (11)2950-6554 ou (11) 3564-6536.



PROGRAMA TRANSIÇÃO. Neste próximo domingo 18/04/2010, às 15:15 horas, o Programa Transição terá a participação da escritora e médium Suely Caldas Schubert, com o Tema “Reencarnação”. O programa será apresentado por Guiomar Sant’Anna, pela REDE TV.



ADENÁUER NOVAES EM BAURU. No sábado 15 de maio, na sede da OAB, à Av. Nações Unidas 30-30, a USE Bauru promoverá o evento CONVERSANDO COM ADENAUER NOVAES-UM PASSO NA SUA BUSCA INTERIOR, com a seguinte programação: sábado, das 9 às 12 horas (com intervalo de 30 min), tema: Inteligência Emocional e Espiritualidade; das 14 às 15:30 horas, tema: Psicologia e Mediunidade; das 16 ÀS 17:30 horas, tema: A mediunidade e os potenciais psíquicos; das 20 às 22 horas, tema: Psicologia e Espiritualidade. Inscrições na USE Bauru,Rua Virgilio Malta, 7-60 - fone (014) 3227-0770. Taxa: R$15,00, com VAGAS LIMITADAS



CONGRESSO BRASILEIRO. Assista ao 3º Congresso Espírita ao vivo, via internet (16 a 18 de abril), pela TVCEI, acessando: www.tvcei.com



HOMENAGEM AO CHICO XAVIER EM BAURU. No domingo 11 de abril, pela manhã, na sede do ITE, a USE Bauru sediou um dos eventos no interior da USE Estadual, em homenagem ao médium, com a palavra de representantes de várias instituições, sobre a obra de Francisco Cândido Xavier, intercaladas com apresentações musicais. Veja as fotos, acessando: http://picasaweb.google.com.br/eventosUSEbauru/HomenagemAos100AnosDeChicoXavier?feat=email#



Outras informações acesse: www.mariliaespirita.jor.br



Abraços,



Donizete Pinheiro

3º. CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO SE EN

Prossegue e se encerra na tarde deste domingo o 3º. Congresso Espírita Brasileiro. O conclave que se iniciou na sexta-feira está sendo transmitido ao vivo pela TVCEI. Acesse e assista: www.tvcei.com



CANCELADO POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR SEMINÁRIO COM HUMBERTO WERDINE EM LECCO ITÁLIA

Cari amici,

Dovuto all'eruzione del vulcano Islandese, che sta ricoprendo di ceneri il nord Europa,
sono stati sospesi i voli aerei in quasi tutti i paesi europei, inclusi Italia del nord e Spagna.
Perciò il volo di Humbero Werdine è stato cancellato, impossibilitando per domani
18/04/10 il Seminario con Humberto.
Vi informeremo nei prossimi giorni la nuova data del Seminario.

Abbraccio Fraterno

Regina

GLAK-Gruppo di Lecco Allan Kardec
cell.380 290 3756

Via Dei Pescatori,43 - Lecco
www.spirity.com/it/lecco



(Informação em email de Regina Píccoli, Lecco, Itália)






Prezados Companheiros,
Gostaríamos de informar que o seminário sobre Obsessão que seria proferido por Humberto Werdine, dia 18 de abril, Lecco - Itália, foi cancelado.
Devido a uma nuvem de cinza proveniente de um vulcão na Islândia, todos os vôo para Milão, Itália, cidade mais perto do evento, foram cancelados, impossibilitando assim que Humberto Werdine viajasse hoje para Lecco.
Quando nova data for agendada, informaremos a todos.
Unione Spiritica Italiana - USI

Obrigada.
Com carinho,
Claudia


(Informação em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

Kardec, Obrigado!

Kardec, enquanto recebes as homenagens do mundo, pedimos vênia para associar nosso preito singelo de amor aos cânticos de reconhecimento que te exaltam a obra gigantesca nos domínios da libertação espiritual.

Não nos referimos aqui ao professor emérito que foste, mas ao discípulo de JESUS que possibilitou o levantamento das bases do Espiritismo Cristão, cuja estrutura desafia a passagem do tempo.

Falem outros dos títulos de cultura que te exornavam a personalidade, do prestígio que desfrutavas na esfera da inteligência, do brilho de tua presença nos fastos sociais, da glória que te ilustrava o nome, de vez que todas as referências à tua dignidade pessoal nunca dirão integralmente o exato valor de teus créditos humanos.

Reportar-nos-emos ao amigo fiel do Cristo e da Humanidade, em agradecimento pela coragem e abnegação com que te esqueceste para entregar ao mundo a mensagem da Espiritualidade Superior. E, rememorando o clima de inquietações e dificuldades, em que, a fim de reacender a luz do Evangelho, superaste injúria e sarcasmo, perseguição e calúnia, desejamos expressar-te o carinho e a gratidão de quantos edificaste para a fé na imortalidade e na sabedoria da vida.

O Senhor te engrandeça por todos aqueles que emancipaste das trevas e te faça bendito pelos que se renovaram perante o destino à força de teu verbo e de teu exemplo!...

Diante de ti, enfileiram-se, agradecidos e reverentes, os que arrebataste à loucura e ao suicídio com o facho da esperança; os que arrancaste ao labirinto da obsessão com o esclarecimento salvador; os pais desditosos que se viram atormentados por filhos insensíveis e delinqüentes, e os filhos agoniados que se encontraram na vala da frustração e do abandono pela irresponsabilidade dos pais em desequilíbrio e que foram reajustados por teus ensinamentos, em torno da reencarnação; os que renasceram em dolorosos conflitos da alma e se reconheceram, por isso, esmagados de angústia nas brenhas da provação, e os quais livraste da demência, apontando-lhes as vidas sucessivas; os que se acharam arrasados de pranto, tateando a lousa na procura dos entes queridos que a morte lhes furtou dos braços ansiosos, e aos quais abriste os horizontes da sobrevivência, insuflando-lhes renovação e paz, na contemplação do futuro; os que soergueste do chão pantanoso do tédio e do desalento, conferindo-lhes, de novo, o anseio de trabalhar e a alegria de viver; os que aprenderam contigo o perdão das ofensas e abençoaram, em prece, aqueles mesmos companheiros da Humanidade que lhes apunhalaram o espírito, a golpes de insulto e de ingratidão; os que te ouviram a palavra fraterna e aceitaram com humildade a injúria e a dor por instrumentos de redenção; e os que desencarnaram incompreendidos ou acusados sem crime, abraçando-te as páginas consoladoras que molharam com as próprias lágrimas...

Todos nós, os que levantaste do pó da inutilidade ou do fel do desencanto para as bênçãos da vida, estamos também diante de ti!... E, identificando-nos na condição dos teus mais apagados admiradores e como os últimos dos teus mais pobres amigos, comovidamente, em tua festa, nós te rogamos permissão para dizer: Kardec, obrigado!...

Muito obrigado!...



Autor: Irmão X (espírito)
Psicografia de Chico Xavier



Do site: http://www.oespiritismo.com.br/mensagens/ver.php?id1=59




TEATRO: ALLAN KARDEC, O HOMEM UNIVERSAL”. QUADRO, NAIR CAMARGO, SÃO PAULO

HOJE COMEMORAMOS OS 153 ANOS DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”


INTERNET



ARTIGOS:O LIVRO DOS ESPÍRITOS

(Maria A. Bergman)

"O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo; preside ao seu advento o Espírito da Verdade (...)

"Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei ao Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco; O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê e absolutamente não O conhece. Mas, quanto a vós, conhece-lO-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito." João, cap. XIV- v. 15 a 17 e 26)"

"O Livro dos Espíritos" é a base do edifício da Doutrina Espírita. Com o seu advento cumpre-se na Terra a promessa evangélica do Consolador, do Paracleto ou Espírito da Verdade.

Ele foi lançado em Paris, França, em 1a. edição, a 18 de abril de 1857, sob o título de "LE LIVRE DES ESPRITS".

Inicialmente com 501 perguntas, tomou o aspecto definitivo com que atualmente o vemos, com 1019 questões, em sua 2a. edição publicada em 18 de março de 1860. (Obs.: Em realidade são 1018 questões).

"O Livro dos Espíritos" é "o código de uma nova fase da evolução humana". Ele não é um livro qualquer, que a gente lê às pressas e esquece numa estante. Temos o dever de estudar suas páginas constantemente, e meditar sobre elas. Constitui-se na pedra fundamental do Espiritismo. A Doutrina Espírita surgiu com este livro. Ele contem os princípios da Doutrina Espírita. Antes dele nem existiam as palavras Espiritismo e espírita, que foram criadas por Allan Kardec, sob a orientação do Espírito da Verdade. Os fatos espíritas, os fenômenos, eram interpretados das mais diversas maneiras, mas após Kardec o ter lançado à publicidade, sempre sob a orientação dos Espíritos Superiores, "uma nova luz brilhou nos horizontes mentais do mundo".

"Cada fase da evolução humana se encerra com uma síntese conceptual de todas as suas realizações. A Bíblia é a síntese da Antigüidade, como o Evangelho é a síntese do mundo greco-romano-judaico, e "O Livro dos Espíritos" a do mundo moderno. Mas cada síntese não traz em si tão-somente os resultados da evolução realizada, porque encerra também os germens do futuro. E na síntese evangélica temos de considerar, sobretudo, a presença do Messias, como uma intervenção direta do Alto para a reorientação do pensamento terreno. É graças a essa intervenção que os princípios evangélicos passam diretamente, sem necessidade de readaptações ou modificações, em sua pureza primitiva, para as páginas deste livro, como as vigas mestras da edificação da nova era".

""O Livro dos Espíritos" não é, porém, apenas, a pedra fundamental ou o marco inicial da nova codificação. Porque é o seu próprio delineamento, o seu núcleo central e ao mesmo tempo o arcabouço geral da doutrina. Examinando-o, em relação as demais obras de Kardec, que completam a codificação, verificamos que todas essas obras partem do seu conteúdo. Podemos definir as várias zonas do texto correspondentes a cada uma delas".

"Assim como, na Bíblia, há o núcleo central do Pentateuco, e no Evangelho o do ensino moral do Cristo, em "O Livro dos Espíritos" podemos encontrar uma parte que se refere a ele mesmo, ao seu próprio conteúdo: é o constante dos Livros I e II, até o capítulo quinto. Este núcleo representa, dentro da esquematização geral da codificação, que encontramos no livro, a parte que a ele corresponde. Quanto aos demais, verificamos o seguinte:

1o.) "O Livro dos Médiuns", seqüência natural deste livro, que trata essencialmente da parte experimental da doutrina, tem a sua fonte no Livro II, a partir do capítulo sexto até o final. Toda a matéria contida nessa parte é reorganizada e ampliada naquele livro, principalmente a referente ao capítulo nono: "Intervenção dos Espíritos no mundo corpóreo".

2o.) "O Evangelho Segundo o Espiritismo" é uma decorrência natural do Livro III, em que são estudadas as leis morais, tratando-se especialmente da aplicação dos princípios da moral evangélica, bem como dos problemas religiosos da adoração, da prece e da prática da caridade. Nessa parte o leitor encontrará, inclusive, as primeiras formas de "Instruções dos Espíritos", comuns àquele livro, com a transcrição de comunicações por extenso e assinadas, sobre questões evangélicas.

3o) "O Céu e o Inferno" decorre do Livro IV, "Esperanças e Consolações", em que são estudados os problemas referentes às penas e aos gozos terrenos e futuros, inclusive com a discussão do dogma das penas eternas e a análise de outros dogmas, como o da ressurreição da carne, e os do paraíso, inferno e purgatório.

4o) "A Gênese, os milagres e as predições", relaciona-se aos capítulos II, III, e IV do Livro I, e capítulo IX, X e XI do Livro II, assim como as partes dos capítulos do Livro III que tratam dos problemas genésicos e da evolução física da Terra. Por seu sentido amplo, que abrange ao mesmo tempo as questões da formação e do desenvolvimento do globo terreno, e as referentes a passagens evangélicas e escriturísticas, esse livro da codificação se ramifica de maneira mais difusa que os outros, na estrutura da obra-mater.

5o) Os pequenos livros introdutórios ao estudo da doutrina, "O Principiante Espírita"e "O que é o Espiritismo", que não se incluem propriamente na codificação, também eles estão diretamente relacionados com "O Livro dos Espíritos", decorrendo da "Introdução" e dos "Prolegômenos"".

"A codificação se apresenta, pois, como um todo homogêneo e conseqüente. À luz desse estudo, caem por terra as tentativas de separar um ou outro livro do bloco da Codificação, como possível expressão de uma forma diferente de pensamento. E note-se que as ligações aqui assinaladas, de maneira apenas formal, podem e devem ser esclarecidas em profundidade, por um estudo minucioso do conteúdo das diversas partes de "O Livros dos Espíritos", em confronto com os demais livros. Esse estudo exigiria, também, uma análise dos textos primitivos, como a primeira edição deste livro e a primeira de "O Livro dos Médiuns" e de "O Evangelho", pois, como se sabe, todas essas obras foram ampliadas por Kardec depois de suas primeiras edições, sempre sob assistência e orientação dos Espíritos".

"Num estudo mais amplo e profundo, seria possível mostrar-se o desenvolvimento de certos temas, que apenas colocados pelo "O Livro dos Espíritos" vão ter a sua solução em obras posteriores. É o que se verifica, por exemplo, com as ligações do Cristianismo e o Espiritismo, que se definem completamente em "O Evangelho", ou com o problema controvertido da origem do homem, que vai ter a sua explicação definitiva em "A Gênese", ou ainda com as questões mediúnicas, solucionadas em "O Livro dos Médiuns", e as teológicas e escriturísticas em "O Céu e o Inferno"".

"Convém notar, entretanto, que o desenvolvimento de todas essas questões não representa, em nenhum caso, a modificação dos princípios firmados neste livro. Às vezes, problemas apenas aflorados em "O Livro dos Espíritos" vão ser desenvolvidos de tal maneira em outras obras, que, ao lê-las, temos a impressão de encontrar novidades. A verdade, entretanto, é que neste livro eles já foram assinalados de maneira sintética. É o que ocorre, por exemplo, com o problema da evolução geral, definida por León Denis naquela frase célebre: "A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem". Veja-se, a este respeito, a definição do item 540 deste livro, (...)"".

(Este artigo foi compilado por M. A. Bergman, baseando-se inteiramente na magistral "Introdução ao Livro dos Espíritos" de autoria de J. Herculano Pires, em edição especial da LAKE, comemorativa do centenário do "O Livro dos Espíritos", em 18 de abril de 1957.)



FONTE: http://www.allankardec.se/Artigo03.htm