BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 17 de abril de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA HUMBERTO WERDINE JÚNIOR


DR. HUMBERTO WERDINE

Entrevista com o mineiro de Itajubá, MG, Dr. Humberto Werdine Júnior, engenheiro eletricista especializado no gerenciamento de Centrais Nucleares. Foi diretor das Usinas Nucleares brasileiras, Angra 1 e Angra 2. Depois de passar por Viena, Áustria, onde residiu de 2001 a 2008, hoje mora em Madrid, Espanha, onde trabalha na, Iberdrola S.A, uma empresa multinacional de energia, onde exerce a função de Diretor de Departamento de Novas Centrais Nucleares. Ativo no Movimento Espírita, desde quando residia no Brasil, Humberto vem trabalhando na divulgação da Boa Nova por terras da Europa, ao lado da esposa Claudia Werdine (*).


Ismael Gobbo: Prezado Humberto, poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Humberto Werdine Júnior: Nasci em Itajubá, uma cidadezinha do interior de Minas Gerais onde cresci e vivi durante minha juventude. Sou casado com Claudia Werdine e juntos temos quatro filhos, Maria Mariana com 22 anos fazendo pós-graduação em Londres, Humberto Augusto com 21 cursando o 3º. ano de Engenharia na Inglaterra, Maria Alice com 17 anos e Maria Mariana com 14, ambas estudando no International College of Spain, Madrid. Vivemos oito anos em Viena, Austria e, atualmente, estamos vivendo em Madrid, Espanha.


Qual sua formação acadêmica e profissional?

Sou engenheito eletricista formado em 1974 pela Universidade Federal de Engenharia de Itajubá, Minas Gerais. Minha especialização é no gerenciamento de Centrais Nucleares de Potência, tendo trabalhado na construção das duas Usinas Nucleares Brasileiras, Angra 1 e Angra 2, vindo a ser o Diretor destas duas Centrais Nucleares até o ano de 2001, quando eu e minha família nos mudamos para Viena, Áustria.


Desde quando é espírita e como conheceu a Doutrina?

Sou o único espírita de uma família católica tradicional. Conheci a Doutrina Espírita em 1974, quando estava para terminar a Universidade, devido ao momento da desencarnação de meu pai, onde alguns fatos que ocorreram com ele me chamaram a atenção. Dias antes de desencarnar, meu pai algumas vezes dialogava tranquilamente com pessoas que não estavam no quarto de hospital, já que eu estava com papai e não via estas pessoas. Quando eu perguntava com quem ele estava conversando a resposta era sempre o nome de alguém da familia ou amigo, que já havia desencarnado. Estes acontecimentos despertaram meu interesse e iniciei a leitura de alguns livros espíritas que me foram dados por um tio que era simpatizante do Espiritismo. Aos poucos fui me interessando cada vez mais e, em 1976 mudei-me para Santa Cruz, Rio de Janeiro, onde comecei a frequentar os estudos do Centro Espírita e a iniciar minha trajetória de trabalho dentro desta Doutrina Consoladora.



Como tem sido sua trajetória na área cientifica no Brasil e no exterior?

Durante os 25 anos que trabalhei nas Usinas Nucleares de Angra dos Reis, tive a oportunidade de participar de diversos treinamentos e workshop no exterior, visando uma melhor qualificação e capacitação nesta área. Em 2000, recebi um convite para participar de um concurso para a Agência Internacional de Energia Atômica -AIEA que é um Secretariado da ONU- Organização das Nações Unidas. Após ser selecionado, mudamos para Viena, Austria em Junho de 2001 e lá trabalhei até 2008, quando recebi um convite para trabalhar na Iberdrola S.A, uma empresa multinacional de energia, onde exerço atualmente a função de Diretor de Departamento de Novas Centrais Nucleares.



Quais as atividades que desenvolveu e desenvolve no Movimento Espírita?

No Brasil fui um dos fundadores da Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes, no Sul Fluminense, Rio de Janeiro, onde trabalhei na Área Doutrinária até me transferir para Viena. Em Vienna, implementei e coordenei o ESDE no único Centro Espírita existente, naquela época, em Viena, o Grupo Espírita Allan Kardec – VAK. Mais tarde, também tive a oportunidade de participar dos trabalhos iniciais da mesa mediúnica. Em 2008, após a insistência de muitos amigos e seguindo a orientação da Espiritualidade Superior, Claudia e eu iniciamos em nossa casa um grupo de estudos da Doutrina Espírita. Formamos um grupo de 15 pessoas e nos reuníamos aos domingos à tarde para estudarmos os importantes ensinamentos contidos nas Obras Básicas. Com o crescimento do grupo e por unanimidade, resolvemos procurar um local mais confortável e assim, com muita alegria, criamos a Associação de Estudos Espíritas John Huss, que atualmente já se encontra devidamente legalizado perante as leis austríacas. Paralelo a estas atividades, além de escrever artigos para Boletins Espíritas, venho desde 2005 proferindo conferências e seminários em toda a Europa, a convite dos países membros do Conselho Espírita Internacional.


Como orador e escritor espírita quais os temas de sua preferência?

Embora sendo engenheiro e trabalhando na área nuclear, o aspecto cientifico da Doutrina Espirita nunca me chamou muito a atenção. Na minha opinião, penso que o aspecto religioso e o filosófico atinge mais às necessidades da alma. Naturalmente que o aspecto científico auxilia muito no esclarecimento das verdades do além da vida e deve ser estudado profundamente por aqueles que tem a ciência no sangue, o que não é o meu caso. Assim sendo, recorro e utilizo das informações científicas quando necessário, como por exemplo em meus seminários, para a explicação dos fenômenos mediúnicos. Prefiro abordar temas doutrinários como a Reencarnação, a Mediunidade, a Obsessão,a Qualificação do Trabalhador Espírita, entre outros, procurando fazer conexão com a figura de Jesus, o que me encanta e sempre me emociona.



Os espíritas radicados no exterior, especialmente em países do primeiro mundo, dizem que a Doutrina Espírita é melhor aceita a partir das explicações cientificas. Em sua opiniáo, porque esta preferëncia pela parte científica do Espiritismo?

Não é que a Doutrina Espírita é melhor aceita... Aqui no exterior ela ainda é vista como bruxaria ou no máximo uma seita filosófica, sem contar que os fenômenos mediúnicos ou como se diz aqui, os fenômenos detetados e produzidos por sensitivos, dão audiência em programas de televisão. Por exemplo, na Inglaterra e Escócia há programas de televisão semanais, com grande audiência, sobre castelos e casas assombradas com filmagens de médiuns em ação. Isso desperta a curiosidade para os fenômenos, onde Kardec é um ilustre desconhecido para estes programas de televisão e seus diretores exploram o fato em si, sem fazer qualquer alusão a qualquer conexão filosófica ou moral-religiosa. Após mais de nove anos viajando pelo mundo e principalmente na Europa, eu começo a entender que a religião, qualquer que seja, Católica ou Evangélica não atrai mais as pessoas devido ao passado de guerras horrendas nas quais as Religiões se calaram ou ficaram suportando o lado agressor. Isto causou uma desilusão religiosa no povo e hoje as Igrejas e templos estão praticamente vazios. Este fato da desilusão é tão gritante, que há grupos espíritas que infelizmente, para manterem a frequência dos participantes, impedem que o nome de Jesus seja referenciado em palestras ou em folhetos explicativos. Estes acontecimentos são lamentáveis e eu, particularmente, não concordo com esta proibição e em minhas atividades Jesus está sempre presente.


Como voce vê os futuros avanços da ciência em relação à espiritualidade?

Não há dúvidas que será de grande importância pois que virá a comprovar, cada vez mais, a veracidade das informações contidas no Espiritismo. Por exemplo, ciencia médica está estudando a Glândula Pineal e paulatinamente está se verificando o que André Luis nos ensinou há mais de 50 anos atrás.



Em seu campo profissional, em suas viagens ... como você trabalha para a divulgação do Espiritismo?

Trabalho incessantemente para a divulgação da Doutrina Espírita e aproveito todas as oportunidades sem ser piegas ou inconveniente.

Há algumas coisas interessantes ...

Quando morei em Viena, costumava deixar “esquecidos” nos bancos dos transportes públicos, vários exemplares da Codificação Espírita em alemão.

Costumo também deixar exemplares em inglês nas salas dos aeroportos ou nos aviões.

Em algumas das minhas viagens pela ONU, tive a oportunidades de conversar sobre o tema de reencarnação na China, na Coréia, onde ofereci a doação da Codificação Espírita em inglês as Bibliotecas dos Hotéis onde me hospedei, sendo as mesmas recebidas com muita gratidão pelos gerentes dos estabelecimentos.

Em países Islãmicos, como o Irã e Paquistão, era muito curioso, pois eu recebi o Alcorão (Livro Sagrado dos Mulçumanos) de presente e, em troca, ofertei o Evangelho Segundo o Espiritismo em Ingles. E eles aceitaram!

Enfim, tenho sempre comigo em minhas inúmeras viagens alguns exemplares em inglês dos Livros da Codificação e quando a oportunidade aparece... tento fazer algo!

Mas seria importante esclarecer que a maior e melhor divulgação da Doutrina Espírita é feita no nosso dia a dia, através de nossa conduta ética, honesta e amorosa no nosso trato com as pessoas. Átravés de nosso exemplo que faz com que as pessoas nos questionem de nossa crença religiosa e neste instante, é o momento exato para falar do Espiritismo. Com cuidado para não ferir a crença de ninguém, pois a Casa de meu Pai tem muitas moradas, como disse nosso amigo maior Jesus.



Seus comentários finais.
Agradeço imensamente pela oportunidade e coloco-me a inteira disposição dos leitores através do email h.werdine@gmail.com

Muita paz!









FOTOS: CONFERENCISTAS DO II CONGRESSO ESPÍRITA ALEMÃO, 2008; A BELA FAMILIA WERDINE; O CASAL WERDINE NO CONGRESSO ESPÍRITA ESPANHOL; HUMBERTO NO ESCRITÓRIO DA ONU; PALESTRA NA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA; COM PALESTRANTES DO ENCONTRO ESPIRITA NACIONAL ALEMÃO; SEMINÁRIO ESPÍRITA NA HOLANDA, 2008.



LEIA ENTREVISTA COM CLAUDIA WERDINE ACESSANDO: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2009/12/focalizando-o-trabalhador-espirita_20.html

Palestra no c.e. dr. Raul de Menezes em homenagem a Chico Xavier Birigui, SP

TEXTO E FOTOS CLEIDE BUCALON



Comemorando o centenário de Chico Xavier e seguindo a belíssima programação de palestras feita pela USE Regional de Araçatuba, o C. E. Dr. Raul de Menezes de Birigui, recebeu a palestrante Maria Luzia de Almeida Rosa que no dia 14 de abril proferiu belíssima palestra com o tema:-“Quem são nossos filhos.”



Maria Luzia iniciou através de perguntas como é seu estilo de educadora a questionar a platéia utilizando das fotos de Jesus, Kardec e Chico Xavier, fez os seguintes questionamentos:-

Não sabemos de onde nossos filhos vieram e mesmo assim dizemos – “meus filhos”.

- Será que José e Maria sabiam quem era JESUS?

- Qual seria a missão do Cristo? O que ELE veio fazer aqui na terra?

- Quando reencarnamos qual será a nossa permanência aqui na terra?

- Nossos filhos quais experiências já tiveram? O que conquistou? E os obstáculos? E as conquistas...

- Do que seu filho é capaz de fazer?

Será que Maria sabia? E os pais de Kardec e Chico sabiam do que seriam capazes?



As duas únicas certezas que temos:– São filhos de Deus e é dever dos pais educá-los.

Ao tempo de JESUS, a tradição era passar a profissão do pai ao filho, por isto JESUS menino aprendeu e trabalhou com seu pai a profissão de carpinteiro e Maria educadora por excelência, fez o desabrochar das potencialidades do menino JESUS, para que ELE fizesse o cumprimento de sua missão.

Com as mesmas características acima discorreu sobre a educação que Kardec recebeu para cumprir a sua importante missão de codificador da doutrina espírita.

E fazendo a ligação chegou em Chico Xavier, que recebeu primorosa educação a ponto de aceitar com o amor a sua abençoada missão.

A partir deste momento mencionou momentos de Chico a partir de 1.932 quando lança o livro Parnaso do Além Tumulo, fala da sua contribuição com jornais, obras assistenciais, a divulgação do espiritismo no exterior e o fenômeno mediúnico que foi Chico em todos os tempos, lembrou que Emmanuel não deu folga a ele, e desencarnou da forma que ele sempre quis, em um momento que o Brasil que ele tanto amou estivesse feliz, com 92 anos de idades e 75 anos de trabalho mediúnico.

A vida inteira de Chico ele foi amor e hoje a nossa homenagem é de gratidão a tudo que ele representa para o Brasil e o mundo, porque tudo que nós realizarmos para homenageá-lo será pouco diante de todo bem que ele fez por nós, Chico amou, perdoou, trabalhou sempre, agora só podemos mesmo dizer – Muito, mas muito obrigado mesmo Chico Xavier por tudo que recebemos e aprendemos, pela paz, pelo amor e esperança.

Encerrou a palestra com esta frase memorável – “Ama sempre. E quando estiveres a ponto de descrer do poder do Amor, lembra-te do Cristo.”






FOTOS: CLEIDE, D.LÚCIA E MARIA LUZIA, PÚBLICO E MARIA LUZIA EM SUA FALA.

Ainda sobre a reportagem da superinteressante Manifestação de Sérgio Carvalho, de Ilha Solteira, SP

Sr. Sérgio Gwercman

Diretor de Redação da Revista Superinteressante

Li a reportagem intitulada: Chico Xavier, da Revista Superinteressante edição de abril de 2010. Como um dos primeiros assinantes da revista Superinteressante confesso que fiquei bastante decepcionado com a péssima qualidade da reportagem. Em primeiro lugar a reportagem é conduzida por uma pessoa sem a mínima qualificação para tal, a repórter Gisela Blanco, que demonstra completo ignorância a respeito da Doutrina Espírita e que não deve ter lido um livro sequer sobre o assunto. Isto compromete por completo a reportagem que aborda a vida de um dos maiores líderes espirituais do Brasil e do mundo, Chico Xavier de forma extremamente inadequada e vulgar. As bobagens começam já nas páginas iniciais da revista quando você mesmo faz um pronunciamento infeliz dizendo que a liderança de Chico Xavier foi acima de tudo espiritual e que por isso merece ser muito respeitado, mas que não se pode confundir isto com reverência. Esquece-se que a grande maioria da população brasileira reverencia Chico Xavier justamente pelo enorme respeito que ele conquistou ao longo da sua vida. Isto porque ninguém é reverenciado se não for respeitado. Além disso, a reportagem tem uma série de erros crassos que demonstram ignorância e as vezes má fé. A revista que aborda questões de natureza científica faz a reportagem de maneira tendenciosa e anticientífica. Afirma que Chico Xavier fazia truques e shows de pirotecnia referindo-se às sessões de materialização denegrindo o caráter e a idoneidade do médium. Completo absurdo e desconhecimento da realidade. Como se Chico Xavier precisasse de espetáculos, justo ele que era a humildade em pessoa, que jamais procurou qualquer posição de destaque ao longo da sua vida e que sempre direcionou sua vida para o auxílio aos semelhantes. Sugerimos que a repórter leia o Livro Fatos Espíritas entre diversos outros que se baseia em pesquisas realizadas por Willian Crooks, um dos maiores cientistas de todos os tempos, ganhador do prêmio Nobel de Química que estudou o fenômeno de materialização para ter idéia de como o fenômeno se processa. Existem ainda inúmeras obras que abordam as pesquisas científicas sobre a sobrevivência do ser realizadas de forma séria, imparcial e idônea, publicadas pelo Dr. Ian Stevenson, Paul Gibier, Alexandre Aksakof, Ernesto Bozzano, Gabriel Delane entre inúmeros outros. A revista deveria ter se embasado melhor para fazer a reportagem. O Espiritismo não pode ser descrito como mera crença religiosa, fruto da superstição das pessoas como feito na reportagem e que mais se assemelha a visão antiquada do início do século passado, mas como uma doutrina altamente esclarecedora, assentada fortemente em bases científicas, filosóficas e religiosas.

Para piorar, a repórter refere-se ao Chico como sendo um piadista, comportamento incompatível com a imagem do médium, reduzindo-o a uma figura vulgar, quando na verdade ele apenas relatava casos edificantes de forma alegre e descontraída.
Apresenta ainda o depoimento de um sobrinho de Chico tentando reduzir o valor do médium mesmo sabendo que se tratava de uma pessoa desequilibrada pelo alcoolismo, que havia sido subornado para caluniar o médium (fato que a revista omitiu) e que pediu posteriormente desculpas pelo seu ato.

Dizer que Chico sabia antecipadamente de fatos sobre a vida das pessoas para escrever as cartas aos familiares é outra acusação caluniosa e desprovida de qualquer embasamento. Convenhamos que por mais prodigiosa fosse a memória do médium seria humanamente impossível registrar tantas informações nas cartas trazidas para milhares de pessoas diferentes e com tamanha riqueza de detalhes que somente os familiares mais íntimos poderiam conhecer.
Enfim são tantas as falhas na reportagem que ficamos em dúvida sobre a seriedade da revista, a qual fica com uma dívida enorme em relação à figura de Chico Xavier. A revista perde ainda em temos de credibilidade dos leitores por tratar o assunto de forma irresponsável, inadequada e equivocada, prejudicando a sua própria imagem. Cremos que somente uma nova reportagem bem elaborada, isenta e imparcial pode reparar todos os equívocos desta infeliz reportagem.

Prof. Sérgio Luís de Carvalho

Ilha Solteira - SP, 14 de abril de 2010

(Recebido em email de Neiva Paggioli de Carvalho)

Programa observatório espírita Rádio espírita campinas

ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas


Rádio Espírita Campinas

www.radioespirita.org.br


Programa "Observatório Espírita"

Um panorama geral da Imprensa Espírita
Sexta-feira, 16/04/2010, 20h30


Excepcionalmente, não haverá programação ao vivo.


Programa "Opinião Espírita"

Os assuntos e fatos que dizem respeito ao Espiritismo

Domingo, 18/04/2010, 19h 00


Fluidoterapia ou terapia de amor

Uma discussão sobre a natureza e a importância do passe na casa espírita.


Equipe: Carla Silveira, Marcia Bonfim, Suely Venturini e Carlos Garcia.


Editorial


Ao iniciarmos o ano, estamos repletos dos votos de muito amor, paz e prosperidade. Com isso, costumamos elevar nossos pensamentos e irradiar sentimentos mais nobres e puros. Contudo, conforme vão passando os dias, os problemas vão reaparecendo, o bom humor vai ficando para trás e somos consumidos pelo pessimismo e desesperança. Então, sentimos a necessidade de recorrer à fluidoterapia no Centro Espírita para recuperar nosso equilíbrio. Mas, existem muitas pessoas que não fazem a ligação entre o nosso pensamento, a vontade e a manipulação de fluídos, bem como desacreditam desse valioso recurso. E você, acredita que o passe e a água fluidificada, de alguma forma, ajudam a restabelecer nosso bem estar?


Texto: Suely Venturini.


Programa "Nos Caminhos do Saber"

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.

Domingo, 18/04/2010, 20h 00


Lei da sociedade

Você percebe com que velocidade a sociedade está se transformando?

E você acredita que ela está se transformando num sentido positivo ou negativo?

Conheçam nosso pensamento.


Equipe: Aglaê Silveira, Antonio Carlos Tarquíno e Marcos Sibinelli.


Produção e Apresentação: Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena


www.caminhandojuntos.org


PALESTRA COM AGNALDO PAVIANI NO C.E. DR. BEZERRA DE MENEZES GUARULHOS, SP


PALESTRA NO ANIVERSÁRIO DE MARIANO DA CUNHA SANTA MARIA (SACRAMENTO), MG


(Informação por email de Pousada Recanto Sinhô Mariano -Albergue Mariano recantosinhomariano@hotmail.com)

Palestra com dr José carlos de lucca Carapicuíba, SP




(Informação por emails de guamalher guamalher@gmail.com e Regina Bachega)

PALESTRA COM PLINIO PENTEADO JÚNIOR (GUAIANAZES), SÃO PAULO, capital



(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Programação da use distrital Tucuruvi São Paulo



(Informação repassada pela USE/SP)

Reunião lítero musical doutrinária Uberaba, MG


(Informação recebida por email de Regina Bachega)

2ª. FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA CHICO XAVIER MARILIA, SP

2a. FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA CHICO XAVIER - A USE Intermunicipal de Marília, de 3 a 11 de abril, no Esmeralda Shopping, realizou a 2a. Feira do Livro Espírita Chico Xavier, com livros dos médiuns Francisco Cândido Xavier e de Divaldo Pereira Franco, além das obras de Allan Kardec. O evento foi considerado um sucesso, porque foram vendidos 557 livros, cerca de 80% do total oferecido, sendo também uma grande oportundade de divulgação do Espiritismo. A Feira coincidiu com o lançamento do filme sobre o médium, o que atraiu grande número de pessoas ao Shopping, e muitas visitaram a Feira.


Abraços,


Donizete Pinheiro








SORTEIO KIT FONTE VIVA

- Em homenagem ao centenário de nascimento do médium Francisco Cândido Xavier, a USE Intermunicipal de Marília e a Rede de Comunicação Marília Espírita sortearam dois Kits Fonte Viva, com obras de Emmanuel, como fornecidos pela FEB-Federação Espírita Brasileira. Cerca de 1000 pessoas colocaram seus cupons nas urnas e o sorteio foi feito no dia 11 de abril, às 18 horas, durante a 2a. Feira do Livro Espírita Chico Xavier, realizada no Esmeralda Shopping. As ganhadoras dos Kits foram Tereza Otero de Almeida e Nelci DelMasso Sagioratto.

Abraços,

Donizete






NAS FOTOS O DR. DONIZETE PINHEIRO FAZ O SORTEIO E ENTREGA DOS KITS.

PINGA FOGO COM CHICO XAVIER ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA, ARAÇATUBA, SP

Nesta sexta-feira, 16/04/2010, foi apresentada a segunda parte do vídeo Pinga Fogo-1 na Aliança Espírita Varas da Videira. A primeira parte foi exibida na sexta-feira anterior. Os presentes puderam rememorar a maravilhosa performance de Chico Xavier na sua mais destacada aparição na mídia brasileira, respondendo questionamentos sobre os mais variados assuntos em clima de grande elevação espiritual. A apresentação de Chico culminou com a psicografia de soneto de Cyro Costa, Segundo Milênio.






JORNAL OLHAR ESPÍRITA


LEIA O JORNAL “OLHAR ESPÍRITA” DA USE DE BAURU ACESSANDO http://www.mediafire.com/?nyjzommmgo2

VISITE O BLOG DO CENTRO ESPIRITA CAPITÃO VENDRAMINI, TRÊS CORAÇÕES, MG



Acesse: http://cevendramini.blogspot.com/


(Informação em email de Maria José Albuquerque maizeca@gmail.com)

O primeiro livro de Chico Xavier lançamento



APRESENTAÇÃO

Há mais de 20 anos, conversando com Chico Xavier na intimidade de sua casa de Uberaba, Minas Gerais, ele nos contou que, antes de publicar livros, guardava no íntimo o desejo de o fazer com as belas produções mediúnicas que os amigos espirituais escreviam por seu intermédio. Naquela ocasião, poucas eram as pessoas que se interessavam por aqueles poemas, mas, mesmo assim, Chico fazia um grande esforço por confeccionar, ele mesmo, manualmente, alguns exemplares com a finalidade de despertar os amigos para a possibilidade de um livro. Entretanto, as dificuldades financeiras eram grandes e em sua pobreza material não se podia pensar em edições de livros. Restava a Chico Xavier a esperança de que algum daqueles amigos a quem presenteava com seus livros manuscritos se interessasse pelo tema e, talvez, movimentasse os recursos necessários para uma publicação.



Nessa ocasião, Chico vivia em extrema pobreza, sendo arrimo de família numerosa com os seus parcos recursos disponíveis. E enquanto ia ao trabalho no bar do Dove, o Bar Elite, na venda do Sr. José Felizardo Sobrinho, ou depois, na Fazenda Modelo, o pai de Chico, Sr. João Cândido Xavier, irritado ao ver o filho se desgastar até altas horas da madrugada na confecção daqueles livros, aproveitava a sua ausência para os queimar todos, o que trazia, naturalmente, grande aborrecimento e muita tristeza ao coração do Chico.


Pois bem, queridos leitores, daquelas primeiras produções manuais, confeccionadas pelas próprias mãos de nosso amado Chico Xavier, contendo, inclusive, a sua sensibilidade artística no desenho e na ilustração das mensagens, por obra de Deus, Chico Xavier conseguiu salvar e guardar durante toda a sua vida um único exemplar, que ao final de sua existência passou ao seu sobrinho-neto, nosso estimado Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves, que no-lo apresenta agora para a devida divulgação.


Este é então, de fato e de direito, o primeiro livro de Chico Xavier, que ora trazemos a lume pelo Vinha de Luz – Serviço Editorial da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, neste ano de 2010, ano de seu centenário de nascimento.


Os irmãos se surpreenderão com diversos poemas assinados aqui pelo próprio Chico e conforme narra Chico Xavier a Carlos Baccelli no livro “100 anos de Chico Xavier – fenômeno humano e mediúnico”, no capítulo “Primeiras publicações”, página 97 da primeira edição (LEEP, 2010), “Meu irmão José Cândido Xavier e alguns amigos de Pedro Leopoldo, como, por exemplo, Ataliba Ribeiro Vianna, achavam que as páginas deviam ser publicadas com meu nome, já que não traziam assinatura e essas publicações começaram no jornal espírita “Aurora”, do Rio de Janeiro, que era dirigido, nessa época, pelo nosso confrade Ignácio Bittencourt, (...) pelas ideias espíritas que continham.” Informa Carlos Baccelli que também algumas produções saíram no “Jornal das Moças”, do Rio de Janeiro, no “Almanaque de lembranças”, de Portugal, e no suplemento literário de “O jornal”, arrematando: “Essa fase de insegurança, comum em quase todos os médiuns psicógrafos principiantes, não demorou a passar, e logo os espíritos começaram, através de Chico, a assinar as suas produções, identificando-se”.


Sabemos de Chico Xavier que em breve tempo aquelas belíssimas produções poéticas chamaram a atenção de dedicado servidor da Federação Espírita Brasileira, na época seu vice-presidente, o Sr. Manuel Quintão. Profunda amizade uniu o jovem médium de Pedro Leopoldo ao eminente espírita do Rio de Janeiro, reatando então os laços de afeto de vidas passadas. Mais tarde, o filho de Manuel Quintão, Pedro Quintão, músico de consagrados dotes, se casaria com a irmã de Chico Xavier, D. Geralda Xavier, vindo a residir com a família em Belo Horizonte.


Digno de nota é o fato de Chico Xavier revelar ao seu sobrinho-neto, Sérgio Luiz, que Manuel Quintão fora, em vidas passadas, o discípulo de João Evangelista e de Ignácio de Antioquia, na cidade de Esmirna, na província romana da Ásia, ocasião em que envergou a personalidade de Policarpo de Esmirna. O próprio Manuel Quintão fora informado pelo Chico dessa revelação espiritual e em um de seus últimos artigos doutrinários escreveu para concluir: “Policarpiando...”


Temos conosco, por especial obséquio do sobrinho-neto de Chico Xavier, Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves, os originais das belíssimas cartas que Manuel Quintão escreveu a Chico Xavier naqueles primeiros tempos. Delas destacamos alguns interessantes trechos, que ilustram o apoio e o esclarecimento que o jovem Chico teve de Manuel Quintão.


“(...) Tenho lido e apreciado as suas produções poéticas no ‘Aurora’ e o concito a prosseguir assim, com independência e desassombro para firmar a sua individualidade literária. (...)” — (29/03/1930)


“(...) Tenho lido sempre com satisfação as suas produções práticas e aproveito o ensejo para pedir-lhe alguma coisa para o nosso ‘Reformador’. (...)” — (21/04/1931)


“(...) O que eu não creio é que tais versos sejam originariamente seus. Até lá não levo as prerrogativas do subconsciente. Ainda mesmo com os seus dotes poéticos em jogo mediúnico, e sem embargo de uma saturação profunda da técnica do poeta – detalhe que omite — não julgo exequível um tão acendrado personalismo. Sugestão? Sim, tudo é sugestão; mas, bem entendido, sugestão mediúnica. De resto, o meu confrade sabe, nada há nisso de extraordinário. (...) A minha opinião, portanto, é a de que o confrade continue a receber sem prevenção essas provas, e as vá colecionando para, a seu tempo, imprimir uma coletânea destinada a correr não só como expoente da arte, como de prova robusta da sobrevivência dos artistas. (...)” — (22/09/1931)


“(...) Mostrei as poesias vindas com a sua carta de 28 p.p. aos Srs. Leôncio Correa, Leal de Souza, Guillion Ribeiro, bem como ao nosso Antônio Lima, fervoroso cultor dos poetas portugueses. Todos estamos de acordo sobre a sua origem mediúnica e perfeita identidade. (...) Minha opinião particular é, porém, a de que essas produções não devem ser voltadas à publicidade efêmera dos periódicos e sim fixadas em livro, a atestar a evidência do fenômeno e a grandeza da esmola que ele representa. (...) para mim não há resquício de dúvida sobre a legitimidade do fenômeno e identidade dos autores. (...)” — (17/10/1931)


“(...) Agora, farei como deseja, irei armazenando as joias até que lhe possamos facultar o merecido escrínio. (...)” — (22/10/1931)


“(...) Para voltar ao ‘nosso livro’, dir-lhe-ei que já comecei a escrever o prefácio e que, após conclui-lo com as informações que ora lhe peço e aguardo, lho remeterei para sancioná-lo, bem como o título que me ocorreu — ‘Parnaso d’além-túmulo’. Também penso em obter alguns retratos dos autores, de modo a fazermos um trabalho artístico apreciável. (...)” — (sem data)


“(...) Posso hoje, finalmente, trazer-lhe conclusivas notícias sobre o ‘Parnaso’, que, salvo imprevistos, poderá circular no próximo mês de junho. (...) Quanto à edição, está assentado seja de 2.000 exemplares. (...)” — (02/04/1932)


Essa a razão de encontrarmos neste primeiro livro confeccionado manualmente por Chico Xavier alguns poemas que mais tarde seriam publicados pela Federação Espírita Brasileira, no extraordinário livro “Parnaso de além-túmulo”, que inaugurou na Terra a monumental tarefa mediúnica de Francisco Cândido Xavier, que chega, neste momento do ano de seu centenário de nascimento, em 2010, à expressiva marca de 460 livros já publicados até agora.


Muitas das produções aqui enfeixadas somente viriam a compor o “Parnaso” nas edições seguintes, uma vez que foram psicografadas em datas posteriores à sua primeira edição. Nossos agradecimentos, portanto, ao Dr. Nestor João Masotti, mui digno presidente da Federação Espírita Brasileira e aos demais

membros de seu Conselho Diretor, que expressamente concordaram constássemos aqui os originais das produções mediúnicas de Chico Xavier, já incluídas em livros editados pela FEB, conforme a relação anexa às páginas 163-164, e ao Dr. Eurípedes Humberto Higino dos Reis, filho adotivo de Chico Xavier, que não obstou seguíssemos com este projeto.


Resta-nos ainda a alegria de verificar que grande parte das produções assinadas por Francisco Xavier, aqui publicadas, ser até hoje inédita em termos editoriais, mostrando-nos a riqueza da personalidade mediúnica do querido medianeiro da esperança, o meigo e decidido Chico Xavier, que encantou o Brasil e o mundo com a força e a coragem com que abraçou a causa da verdade consoladora codificada por Allan Kardec, dando-lhe fiel desdobramento complementar e multiplicando-lhe, pelo cêntuplo, as bênçãos vertidas dos planos mais altos da Vida Imortal.


Referentemente ao prefácio desta obra, ressaltamos que a fundação do Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo se deu de fato em 21 de junho de 1927, em casa da Sra. Josefa Barbosa Chaves, e a 8 de julho de 1927 Chico Xavier recebeu a primeira mensagem psicográfica de que se tem notícia. Infelizmente, essa primeira mensagem, assinada por um amigo espiritual, e contendo 17 páginas, se perdeu.


Acontece que alguns dos primeiros companheiros de Chico Xavier no referido Centro vieram a desencarnar repentinamente. Esse foi o caso de D. Josefa Barbosa Chaves, que partiu por problemas coronarianos. Depois de poucos dias, foi a vez do Sr. Ataliba Ribeiro Vianna, que sofreu a ruptura de vasos cerebrais, tornando-se hemiplégico e desencarnando logo a seguir. Logo após foi D. Joaninha Gomes, que antes de partir presenteou o Chico com a prece de Cáritas. Também seguiu para o além-túmulo o Sr. Agripino de Paula Cruz, que lhe ofereceu, antes de partir, um exemplar de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Assim, o grupo inicial da fundação do Centro havia se dissipado pela desencarnação de vários deles.


Somente em 31 de outubro de 1928 é que o Centro Espírita Luiz Gonzaga pôde se reorganizar com a dedicação de Chico Xavier e seu irmão José Xavier, passando, então, a funcionar em casa de José Cândido Xavier e D. Geni. Foi quando, na solenidade de reinauguração do Centro Espírita Luiz Gonzaga, Chico Xavier recebeu a primeira mensagem que ora lhes ofertamos, caros leitores, assinada pelo espírito de João — seria João Batista? —, mensagem que o próprio Chico Xavier guardou e conservou durante toda a sua vida, sem dar-lhe divulgação, e que somente agora, neste seu centenário de nascimento, temos a alegria de tornar pública.


Neste 2010, ano do centenário de nascimento de Chico Xavier, o Vinha de Luz – Serviço Editorial da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo não poderia ter maior alegria do que esta: presentear o amado amigo Chico com a edição de seu primeiro livro.


GERALDO LEMOS NETO

Pedro Leopoldo, 2 de abril de 2010

Casa de Chico Xavier | Vinha de Luz – Serviço Editorial


Divulgação para revista época desta semana


(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto, Belo Horizonte, MG)

VCEI.COM AO VIVO NO 3º. CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO



Mais de 10 milhões de pessoas devem acompanhar o Congresso Espírita Brasileiro
Evento que homenageia Chico Xavier
A partir desta sexta, 16/04, até domingo 18/04, o médium Francisco Cândido Xavier será o grande homenageado no evento que terá palestras, seminários, apresentações musicais, presenças de grandes nomes da TV e do cinema nacional, além da participação de Divaldo Franco, Raul Teixeira e muitos outros. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas deverão acompanhar o evento de várias partes do Brasil e do exterior. Você também pode acompanhar o congresso. Saiba quem são as mídias parceiras que retransmitirão o sinal da TVCEI aos seus telespectadores:

PELA INTERNET
http://www.tvcei.com

PELO SATÉLITE TVCEI
- antenas banda KU, satélite Estrela do Sul

TV MUNDO MAIOR
- antenas parabólicas banda C, receptor digital

REDE MUNDIAL (LBV)
- apenas os melhores momentos

TV POR ASSINATURA
- Para todo o Brasil: DTHi (canal 101)
- São Paulo/SP: TVA (canal 22) (melhores momentos)
- Andradina/SP: AHTV (canal 15)
- Currais Novos/RN: Sidy's (canal 65)
- Colatina/ES: RCA Company (canal 67)
- Governador Valadares/MG: Super i Telecom (canal 6)
- Jundiaí/SP: Jundicabo (canal 69)
- Lauro de Freitas/BA: RCA Company (canal 72)
- Natal/RN: Cabo Natal (canal 165)
- Pelotas/RS: Via Cabo (canal 27)
- Rio Grande/RS: Via Cabo (canal 97)
- São João da Boa Vista/SP: BVCi Tv a Cabo (canal 78)

RÁDIOS (somente o áudio)
- Rádio Boa Nova
- Rádio Rio de Janeiro
- Rádio Web Fraternidade

FEDERAÇÕES ESPÍRITAS
As Federações Espíritas estaduais irão instalar televisores e telões em seus auditórios para o público interessado.

Para visualizar a programação completa do evento, clique aqui.

Reveja o Pinga-Fogo com Chico Xavier
dvdNas noites de 28 de julho e 21 de dezembro de 1971, a TV Tupi Canal 4 de São Paulo apresentou, em seu programa jornalístico Pinga-Fogo, o médium espírita Chico Xavier. Reveja estes programas históricos aqui na TVCEI, nos dias 16 e 17 de abril, às 22h. Imperdível.
Estes programas também estão disponíveis para compra em uma caixa com 2 DVDs. Para adquirir, clique aqui.

Abril: mês de Chico Xavier na TVCEI
Todos os domingos, às 20h, no "Coleção TVCEI"
18/04 – Emmanuel: Trajetória e Obras
25/04 – Paulo e Estêvão

ARAÇATUBA, SP . COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE CHICO XAVIER PROGRAMAÇÃO PARA ESTA SEXTA FEIRA

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA FRANCA



ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP

APRESENTAÇÃO DA 2ª. PARTE DO PINGA FOGO 1



GRUPO ESPÍRITA DA FRATERNIDADE

RUA RINTARO TAKAHASHI, 88, CENTRO, ARAÇATUBA, SP

PALESTRA COM O ORADOR WALTER PERRI CEFALI JÚNIOR



(Informações por Sirlei Nogueira)

Centenário de Chico Xavier

Paiva Netto



Neste último 2 de abril, se estivesse entre nós, no plano das formas, o famoso médium brasileiro Francisco de Paula Cândido Xavier completaria seu centenário. Em 1927, aos 17 anos, no município mineiro de Pedro Leopoldo, Chico Xavier teve o primeiro contato com os amigos espirituais. Tem início então um dos mais belos e árduos trabalhos de aproximar as criaturas humanas da realidade que é o prosseguimento da vida após o fenômeno chamado morte. E mesmo sendo um porta-voz do Mundo (ainda) invisível, Chico sempre se preocupou com os dramas dos que provisoriamente se encontram unidos à matéria.

Psicografou mais de 400 livros, com ensinamentos do Mundo Espiritual, cujos direitos autorais foram doados a obras de caridade.

Ao tomar conhecimento – por intermédio do saudoso fundador da LBV, jornalista, radialista e poeta Alziro Zarur (1914-1979) – do abrangente propósito da Instituição, Chico Xavier inscreve-se em 3 de julho de 1956 Legionário da Boa Vontade, sob o no 15.353. Em 1988, reafirmando os antigos laços de amizade entre ele e a LBV, recebi a seguinte mensagem do velho Chico: “Meu caro Paiva Netto, formulo votos a Jesus, nosso Senhor e Mestre, para que o prezado Irmão continue cada vez mais valoroso, mais animado, nessa campanha bendita de espalhar a Luz e a Boa Vontade na Terra. Havemos de estar sempre juntos. Muito obrigado!”.



ORDEM DO MÉRITO

Em 1997, o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi da LBV), em Brasília/DF, prestou-lhe justa homenagem com a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica (categoria Religião). Por questões de saúde, foi representado pelo filho, Eurípedes Humberto Higino dos Reis, que, na ocasião, expressou seus sentimentos: “Muito sensibilizados, agradecemos à venerável Instituição LBV a homenagem do setor Religião ao companheiro Francisco Cândido Xavier, na honrosa solenidade, que merece nosso respeito e admiração. Somos servidores comovidos e profundamente gratos pelo inesquecível evento”.

Considerado um dos maiores sensitivos do Brasil, foi eleito o cidadão mineiro do século 20, seguido pelas também ilustres personalidades Santos Dumont e Juscelino Kubitschek.

Onde quer que esteja, pois os mortos não morrem, receba, Chico Xavier, em seu Espírito eterno a nossa vibração de paz.


(Informação em email de Marinês Barbosa dos Santos Oliveira Assessoria de Comunicação da LBV marinesb@lbv.org.br, repassado por Heloisa Helena de Cordoba Lanza heloisalanza_@hotmail.com)

PROGRAMA AÇÃO 2000 – A VISÃO ESPÍRITA DA NOTICIA ADE-SP SÃO PAULO

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 15 DE ABRIL DE 2010

RELEASE

“FELICIDADE" - Crônica de Matthew Shirts, publicada no Caderno 2, do jornal O Estado de São Paulo, de 12 de abril de 2010.

O tema acima será comentado e analisado pela equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado - dia 17 de abril de 2010 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Participam do programa como comentaristas, os comunicadores da ADE-SP, Ana Irene, Milton Felipeli, Tarcizio Bazílio e Marcos Chazan.

Direção: Éder Fávaro.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil : Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: rede@radioboanova.com.br

(Informação em email de Eder Favaro)

TV GLOBO INVESTE NO ESPIRITISMO COM NOVELA E SERIADO


LEIA A NOTICIA:

http://providencianews.blogspot.com/2010/03/tv-globo-investe-no-espiritismo-com.html

Jornada cultural e feira do livro espírita Barretos, SP


clique na imagem para ampliar
(Informação por email de Regina Bachega)

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E ESPIRITISMO USP SÃO PAULO

Prezado Ismael, bom dia! Favor divulgar

No Jornal da USP(PESQUISA) de 12 a 18.04.2010, foi publicada a seguinte matéria: ENTRE A RELIGIÃO, A FILOSOIA E A CIÊNCIA.


Espiritismo inclui aspectos científicos e filosóficos que foram eclipsados pelo caráter religioso da doutrina -em boa parte graças ao trabalho do médico Cearense Bezerra de Menezes-,mostra a dissertação de mestrado

A Reportagem e pesquisa estão a disposição no www.usp.br/jorusp e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (www.teses.usp.br)


abs,


Alvaro Antonio de Paula



Técnico Acadêmico do Departamento de Letras Orientais/FFLCH/USP


Dissertação de Mestrado

Título original


Afinal, espiritismo é religião? A doutrina espírita na formação da diversidade religiosa brasileira

Autor


Arribas, Celia da Graça

E-mail celiaarribas@usp.br

Unidade

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)



Área de concentração

Sociologia


Orientador

¤ Pierucci, Antonio Flavio de Oliveira



Banca Examinadora

¤ Lewgoy, Bernardo
¤ Pierucci, Antonio Flavio de Oliveira
¤ Prandi, Jose Reginaldo


Data da Defesa
12/09/2008

Palavras-chave

¤ Catolicismo
¤ Espiritismo
¤ Intelectuais da religião
¤ Sociologia da religião

Resumo Original

Pretendeu-se analisar o processo de formação da heterogeneidade formal do campo religioso brasileiro tomando por objeto empírico o desenvolvimento de parte da produção intelectual religiosa durante as últimas décadas do século XIX. Examinando sociologicamente a emergência do espiritismo religioso, almejou-se entender e explicitar em sua lógica própria o processo de constituição de um mercado competitivo de bens de salvação caracterizado pela perda do monopólio religioso da igreja católica e pela ascensão da legitimidade institucional das outras religiões. Relacionando a idéia weberiana de racionalização das esferas de valor no caso a religiosa e as noções de trabalho e de divisão do trabalho religioso de Pierre Bourdieu, propôs-se uma análise das lutas dos grupos de agentes cujos interesses materiais e simbólicos tornam o campo religioso um terreno de operação para as lutas entre diferentes empresas de salvação.



(Informação em email de Álvaro Antonio)

SEMINÁRIO NA CASA ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO SÃO PAULO



(Informação repassada pela USE/SP)


NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ARAÇATUBA, SP, SEXTA-FEIRA, 16-04-2010 COMPILADAS POR ISMAEL GOBBO ►●►●► PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL FAZ HOME


(Informação por email de Regina Bachega)

PALESTRAS COM ISMAEL BATISTA DA SILVA SÃO PAULO E ABC


SEMINÁRIO COM JACOB MELO NO C.E. BATUIRA SOROCABA, SP



Cumprindo um ciclo de palestras em Maio de 2010 o orador, médium e escritor espírita Jacob Melo realizará no dia 08 de Maio um WorkShop sobre Magnetismo no C.E. Batuíra em Sorocaba/SP.

O Workshop traz como tema "Passe e Magnetismo (aplicado a Terapia Da Depressão pelo Magnetismo -TDM)" e é direcionado especialmente à orientadores, dirigentes e trabalhadores voltados à fluidoterapia.
Incrições abertas!

Já estão abertas as inscrições para participar do WorkShop, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até o dia 01 de Maio/2010.

Se você deseja marcar presença nesse importante evento, inscreva-se já!
Ficha de inscrição:

Interessados deverão enviar os seguintes dados para formar a ficha de inscrição:

* NOME COMPLETO
* E-MAIL (se tiver)
* TELEFONE (se tiver)
* CIDADE/UF
* CENTRO ESPÍRITA QUE FREQUENTA

Envie esses dados para o email
workshop@batuiranet.com.br
Maiores informações pelos telefones:

15 - 3227.7382 (André ou Edna)
15 - 3227.4631 (Marcos ou Mônica)




Centro Espírita Batuíra - R. Estácio de Sá, 193 - Sorocaba/SP
www.batuiranet.com.br | contato@batuiranet.com.br

(Informação repassada pela USE/SP)




Festa literária 3 de outubro São paulo

FESTA LITERÁRIA 3 DE OUTUBRO



PALESTRA, MUSICA, CONTADOR DE ESTÓRIA, SORTEIOS E DESCONTOS GENEROSOS



DE 17 A 30 DE ABRIL DE 2010



6º ANIVERSÁRIO DA LIVRARIA ESPÍRITA 3 DE OUTUBRO



DIA 17 - SÁBADO - 10H00 - ABERTURA

-20H00

SHOW E AUTÓGRAFOS COM O CANTOR

MOACYR CAMARGO

TEREMOS PIZZA.

VENHA E TRAGA A FAMILIA





DIA 18 - DOMINGO - 10H

PALESTRA E AUTÓGRAFOS

"SAÚDE MENTAL E O TRATAMENTO ALTERNATIVO ESPIRITUAL

ADEMAR ARTHUR CHIORO DOS REIS





DIA 21 - QUARTA - FEIRA - FERIADO A PARTIR DAS 13H00

FESTA DO SORVETE, CONTADOR DE ESTÓRIA E OFICINAS PARA CRIANÇAS

TRAGA OS FILHOS

SERVIREMOS PIZZA E BOLOS

18H00

PALESTRA E AUTÓGRAFOS

"O LIVRE PENSAMENTO: SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIVÊNCIA E NA PRÁTICA DO ESPIRITISMO

RITA FOELKER





DIA 25 - DOMINGO - 10H

PALESTRA

"FAMÍLIA E ADOLESCÊNCIA

IRENE WENZEL GAVIOLLE





VOÇE, QUE SE EMOCIONOU COM O FILME CHICO XAVIER, VENHA CONHECER OS LIVROS.



DESCONTOS GENEROSOS NOS LIVROS



Local; Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro

Rua Clélia, 669 - 3672-9892 e 3673-1474

E-MAIL - livrariaespirita3deoutubro@uol.com.br



(Informação em email de Leda Flaborea)

PAULO ROSSI SEVERINO NO BOA TARDE COM SILVIA POPPOVIC NA BAND

DIA 19/04/2010 AS 15:00 HS


PAULO ROSSI SEVERINO


PROGRAMA – BOA TARDE- COM SILVIA POPPOVIC


SERÁ O PROGRAMA SOBRE CHICO XAVIER


AMIGOS:


QUEM NÃO CONSEGUIR ASSISTIR NA SEGUNDA DIA 19/04, TERÇA – FEIRA NO SITE DA BAND ESTARÁ TODA A MATÉRIA.


ABRAÇOS


CAROL


(Informação por email da Folha Espírita)

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE CHICO XAVIER SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP

O Movimento Espírita de São José dos Campos comemorou este ano o Centenário de Chico Xavier. As homenagens aconteceram em todo o país. As atividades relacionadas ao centenário foram realizadas ontem nas dependências da Câmara Municipal de São José dos Campos. Constaram do evento, o Programa Vivência Espírita que tradicionalmente á apresentado pela Radio Band Vale AM 1120, vários pronunciamentos de pessoas convidadas, e palestras Carlos Abranches, Marina Ferri, Rogério H. Leite e Terezinha Xavier. A programação foi abrilantada com a apresentação de Grupos Musicais, como Grupo Castelã e Coral Infantil Fernandinho de Morais. Teatro, com o Grupo da Fraternidade Paulo de Tarso, Apresentação de Palhaços com o Grupo Fraternidade da alegria e exposição de Livros. O evento contou com a participação de grande público que segundo os organizadores contou com a presença de 600 pessoas.



(TEXTO ACIMA DO SITE http://www.use-sjc.org.br/noticia.aspx?PeriodicoID=1452.)

PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL FAZ HOMENAGEM A CHICO XAVIER

Senado presta homenagem a Chico Xavier no centenário de seu nascimento




O Senado dedicou o período reservado ao expediente da sessão desta quinta-feira (15) a homenagear o centenário de nascimento do líder espírita e médium Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier. Falando em nome da Presidência do Senado, o vice-presidente senador Marconi Perillo (PSDB-GO) disse que Xavier deixou um legado de exemplos de como aplicar na vida cotidiana a máxima baseada no Evangelho: "Fora da caridade não há salvação". Perillo é o autor do requerimento da homenagem.

- Sua postura era uma só. Amor ao próximo, desinteresse ante aos bens materiais, preocupação exclusiva e constante com a felicidade do seu semelhante, ricos e pobres, velhos e crianças, homens e mulheres. Todos enfim encontravam no homem, no médium Chico Xavier um alento de bondade para o seu crescimento interior - afirmou.

Perillo assinalou que Chico Xavier era um homem simples, que cursou apenas o curso primário, mas escreveu mais de 400 livros ao longo da sua vida, que venderam milhões de exemplares em português, inglês, japonês, russo e espanhol. O senador assinalou que o médium não recebeu o dinheiro decorrente da venda desses livros, pois doou todos os direitos autorais.

- Segundo dizia, esses livros não eram escritos por ele, mas sim ditados pelos espíritos - observou.

Além disso, o senador lembrou que Chico Xavier se notabilizou pela assistência social que prestou às pessoas pobres, através de inúmeras obras assistenciais criadas a partir do seu trabalho, como hospitais, escolas, albergues e orfanatos. Perillo disse que o médium era um abnegado, um "incansável trabalhador da luz, sempre pronto a receber as instruções que lhe eram transmitidas do plano espiritual", que atendia a todos que o procuravam em busca de um consolo para suas dores e aflições.

- Seu nome, inegavelmente, encontra-se escrito ao lado de outros grandes beneméritos da humanidade, como Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi e a nossa querida Irmã Dulce. Todos eles, sem exceção, dedicaram suas vidas em prol do próximo e, independente do seu credo religioso, vivenciaram a caridade como a plena manifestação do amor de Deus aos homens - afirmou.

Participaram da homenagem os filhos de Chico Xavier, Eurípedes Humberto Igino dos Reis e Carlos Alberto dos Reis, e representantes de federações e centros espíritas.



Fonte: http://www.senado.gov.br/sf/



PLENÁRIO / Pronunciamentos
15/04/2010 - 20h31

Arthur Virgílio destaca humildade e simplicidade de Chico Xavier


Em pronunciamento em homenagem a Chico Xavier, no centenário de seu nascimento, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM) apontou como as maiores qualidades do médium e líder espírita a modéstia e a simplicidade.

Arthur Virgílio lembrou que Chico Xavier, quando vinha ao Senado visitar seu amigo Humberto Lucena, então presidente da Casa, dava provas de sua "imensa modéstia e enternecedora submissão ao protocolo" por aguardar, na sala de espera da Presidência, sua vez de ser chamado para a conversa com o presidente.

- Lucena nem mesmo sabia que Chico ali estaria, talvez até extra-agenda. E nem eram frequentes sua visitas. Chegando sem agendar, jamais pedia a proteção da amizade para eventual e privilegiado acesso ao gabinete - disse o senador.

Arthur Virgílio informou que o filme que relata a história de Chico Xavier, atualmente em exibição no país, é baseado em livro do jornalista Marcelo Souto Maior, brasiliense, cujo pai, Ronan Soares, mineiro de Araxá, trilhou longa e brilhante carreira como repórter do jornal O Estado de S. Paulo.

Turismólogo

Arthur Virgílio também cobrou do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a realização de sessão do Congresso Nacional para a apreciação do veto presidencial a projeto de lei da Câmara que regulamenta o exercício da profissão de Turismólogo. O projeto (PLC 1.830/99) é de autoria da ex-deputada Maria Elvira (PMDB-MG).

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)