BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 21 de março de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA MAURICIO CISNEIROS FILHO


MAURICIO CISNEIROS FILHO



Entrevista com Mauricio Cisneiros Filho (filhomc@hotmail.com), brasileiro de Niterói, RJ, ora radicado nos Estados Unidos, presidente do Conselho Espírita Americano, palestrante e divulgador da doutrina espírita. Foi o organizador do Simpósio no Ft Lauderdale (Abril 2010) e ex vice-presidente da Federação Espírita da Florida. Esta entrevista foi concedida a Luis Salazar (lou72@bellsouth.net), residente nos EUA, para o boletim eletrônico: “Noticias do Movimento Espírita”, compilado por Ismael Gobbo (igobi@uol.com.br), Araçatuba, SP, Brasil.



Luis Salazar: Gostaríamos que nos fizesse sua apresentação pessoal.

Mauricio Cisneiros Filho: Nasci em Niterói, RJ e fui criado em Brasília desde os quatro anos de idade. Aos 18 anos me mudei para os Estados Unidos onde resido há 22 anos, mais especificamente no Sul da Flórida onde trabalho como membro fundador desde 1992 na Spiritist Society of Palm Beach antiga Christian Spiritist Study Center (www.kardec.com).



Como você conheceu o Espiritismo?


Nasci em família Espírita e fui educado espiritualmente no Grupo Espírita Irmão Estevão na Asa Norte em Brasília. Ali participei de todos os ciclos de evangelização, pre-mocidade e mocidade.



Que inconvenientes e vantagens há ao se tornar espírita?

Depende do como o indivíduo se torna Espírita. Existem os Espíritas que abraçam o Espiritismo como simples religião a preencher os espaços vazios em sua vida. Nesse caso não existem inconvenientes materialmente falando, e as vantagens são grandes já que se desfruta da convivência de pessoas e espíritos maravilhosos, a participação em ambientes sadios, terapias de amor e trabalhos educacionais fantásticos sem necessariamente sentir o encargo da melhora íntima. Já o indivíduo que faz a ligação entre o seu contacto com a Doutrina Espírita e a necessidade de se tornar um homem de bem, esse sim encontra não só as vantagens descritas acima, mas também a inconveniência de lutar contra as suas más inclinações como o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme, etc. Lembramos do materialista ditado popular Americano “Ignorance is a Bliss” (A Ignorância é Uma Benção). Em nosso meio Espírita, não somos ignorantes, mas muitas vezes vivemos como se o fôssemos.




Quanto tempo se dedica a estudar Espiritismo?


Participo semanalmente de duas reuniões públicas de palestras e uma de estudos. Como palestrantes e dirigentes Espíritas logicamente estudamos o quanto podemos para apresentar estudos de qualidade e mais seguramente cuidarmos de nossos trabalhos administrativos. Atualmente tenho me dedicado a obras relacionadas a reforma íntima como as do amigo Dr. Alírio de Cerqueira Filho. Estamos acabando de estudar o livro “Jesus e Kardec: Modelos Para os Trabalhadores do Movimento Espírita”.

Quando surgiu o Conselho Espírita Americano (USSC)?

Foi fundado em 1997 por dez Centros Espíritas norte americanos. Na época a internet ainda não era tão acessível e popular. Muitos Centros nunca nem chegaram a saber do acontecido. Mesmo hoje ainda encontramos trabalhadores de Centros que nunca ouviram falar do USSC.




Quantos grupos há?


Existem pouco mais de 80 grupos Espíritas nos Estados Unidos. Muitos ainda são grupos muito pequenos, alguns inclusive fazem suas reuniões nas casas dos próprios participantes. No momento 27 grupos estão afiliados ao United States Spiritist Council. Existem também a Federação Espírita da Flórida, a Federação Espírita da Geórgia e a Federação Espírita da Tri-state (Nova York, Nova Jersey e Connecticut) que está em formação. Estamos trabalhando em um Census Espírita que vai nos dar uma melhor idéia dos pormenores de nosso movimento.




Há quanto tempo está como presidente do USSC?

Desde Março de 2009. O termo da presente Diretoria é de três anos. O nosso lema é “Unification Through Participation”(A Unificação Através da Participação). Sabemos que se nossos membros não participarem do processo de unificação ele simplesmente não pode acontecer. Uma organização como o USSC não pode funcionar só com a ação de uma diretoria de sete pessoas. Daí a nossa idéia de formarmos vários comitês de trabalho onde muitos companheiros interessados têm participado ativamente.




Ser presidente lhe trouxe problemas?

A participação na direção de qualquer agrupamento Espírita ou não carrega uma certa dose de problemas. O importante é aprender a encarar os mesmos como experiências de vida que vão polindo o nosso ser e aumentando o nosso discernimento e perspicácia. O ser que se movimenta progride, erra, mas progride. Se nos acomodamos os problemas acabam chegando do mesmo jeito e não temos nem idéia de como resolvê-los e nem o amparo espiritual para tal. Antes de ser presidente do USSC, era diretor dessa mesma organização. Também era vice-presidente da Federação Espírita da Flórida onde venho trabalhando assiduamente há 16 anos.




A respeito do movimento espírita americano, qual é sua visão?

Embora ainda seja um movimento feito por imigrantes, temos visto a integração com americanos não imigrantes começar a acontecer. Grande parte dos Centros já oferecem trabalhos em Inglês e o público de língua Inglesa ainda que seja pequeno, é bem interessado. Encontramos até alguns que já são trabalhadores e até fazem palestras Espíritas. Neste mês de Março ficamos contentes por saber que uma colega Americana estará começando um grupo de estudos no Estado de Connecticut e que outro grupo foi inaugurado em Massachusetts também para se dedicar a disseminação em Inglês. O trabalho em Inglês é essencial para a continuidade, crescimento e solidificação de nosso movimento. Não tenho dúvidas de que estamos no caminho certo e de que isto já esteja acontecendo.




E a nível internacional?

Apesar dos grandes esforços do Conselho Espírita Internacional, ainda vemos o movimento caminhar muito lentamente. As dificuldades na Europa por exemplo, ainda são maiores do que as nossas nos Estados Unidos, devido ao alto custo de vida e a um menor número de imigrantes Espíritas. Daí pedirmos constantemente ao Espírita que vive no exterior do Brasil a investir em seu movimento nacional/local e não mais se preocupar com o Movimento Espírita brasileiro que é rico em todos os sentidos quando comparado com o do exterior. Digo isso porque ainda encontramos muitos amigos trabalhando duro para arranjar verbas para enviar para suas instituições espíritas no Brasil enquanto os Centros nos quais eles participam no exterior mal conseguem pagar um aluguel de carga horária de utilização de uma sala qualquer. Seria interessante que as próprias organizações espíritas brasileiras se conscientizassem desse problema, como a própria FEB e CEI já o fizeram.
De qualquer maneira vemos em todas as partes o desprendimento e dedicação de Espíritas que realmente se entregam de corpo e alma a solidificação dos trabalhos Espíritas. Através desses indivíduos ímpares a espiritualidade maior vem contribuindo para que os desígnios do Alto sejam realizados.




Como o Espiritismo é encarado por não espíritas aí nos Estados Unidos?

Existem distintos grupos que encaram a Doutrina Espírita de maneiras diferentes. Tendo em mente que cada caso é um caso, generalizando, os espiritualistas New-Age acham dificuldades em assimilarem a prática gratuita da fé. Os Cristãos ortodoxos, como no Brasil, não aceitam a idéia da reencarnação e a da comunicação com os mortos. Os Judeus, muito numerosos por aqui já carregam consigo a idéia de que Jesus não foi esse ser especial como nós entendemos e fazemos questão de divulgar. O materialista acha a nossa crença uma grande piada. Enfim, o público que chega até nós vem de todos esses segmentos mas são indivíduos menos fanáticos e com a mente mais aberta para novos ensinamentos.




Quais eventos planifica o USSC pra o 2010?

Continuamos nesse ano com a nossa programação de visitas aos diferentes Estados Americanos para conhecermos os companheiros de outras Casas Espíritas. No começo de março realizamos nossa Assembléia Geral em Nova Jersey. Agora no começo de Abril estaremos realizando uma programação com Raul Teixeira em vários Estados do país. No fim de Abril realizaremos na Flórida o quarto “Spiritist Symposium” que acontece em diferentes Estados a cada ano. Em Outubro participaremos do Congresso Mundial. Durante o ano estaremos participando e apoiando vários eventos de menor porte realizados por organizações espíritas regionais.




Luis Salazar: Suas palavras finais.

Mauricio Cisneiros Filho: Me sinto realmente abençoado por tanta ajuda que tenho recebido de tantos companheiros para que continuemos esse trabalho abençoado de disseminação da Doutrina Espírita. As amizades sinceras que nós encontramos dentro da Seara Espírita é infinitamente maior do que qualquer problema que este trabalho possa acarretar.






Mauricio falando no terceiro US Spiritist Symposium, em Boston, abril 2009, evento 100% em Inglês. No segundo Congresso Medico Espirita dos USA em Fort Lauderdale, Florida, outubro 2008, junto a companheiros da Federação da Florida. Na Expo of Heart (Uma convenção Espiritualista anual que acontece na Florida e onde a Federação e o USSC divulgam a literatura Espírita). Na foto está junto a diretores da Federação Espírita da Florida, sendo o terceiro da direita para a esquerda.

A Árvore dos Desejos

Ary Brasil Marques



A Internet nos proporciona a oportunidade de aprendermos com os nossos amigos e companheiros internautas.

Diariamente, pela troca de e-mails, recebemos mensagens e lições preciosas.

É verdade que, entre essas verdadeiras jóias, algumas vezes nos mandam lixo e coisas inúteis.

Hoje recebi uma bela página denominada A Árvore dos Desejos.



Diz o texto que no conceito Védico indiano, o Paraíso é composto de Árvores dos Desejos. Basta alguém sentar debaixo de uma delas e desejar qualquer coisa, que imediatamente o desejo se realizará, sem intervalo de tempo entre o desejo e a realização.



Conta uma velha lenda que, certa vez um homem estava viajando e acidentalmente sentou-se embaixo de uma dessas Árvores dos Desejos. Sem nada saber sobre isso e dominado pelo cansaço, o homem pegou no sono, à sombra de sua frondosa copa. Quando despertou estava com muita fome, e então disse:- “Estou com tanta fome! Ah, como eu desejaria conseguir alguma comida agora!”

Imediatamente apareceu um prato de comida à sua frente, vinda do nada, simplesmente uma deliciosa comida, flutuando no ar.



Ele estava tão faminto que não prestou atenção de onde viera a comida. Começou a comê-la assim que a viu. Somente depois que sua fome foi saciada é que voltou a olhar ao redor.

Outro pensamento surgiu em sua mente:- Se ao menos eu conseguisse algo para beber... Imediatamente apareceram excelentes sucos e vinhos.

Bebendo e relaxando na brisa fresca, sob a sombra da árvore, o homem começou a pensar:- O que está acontecendo? O que está havendo? Estou sonhando ou existem espíritos ao meu redor que estão fazendo truques comigo?

E diversos espíritos apareceram. O homem começou a tremer e novamente um pensamento surgiu em sua mente:- Serão esses espíritos perigosos?

Logo os espíritos se tornaram nauseantes, ferozes e começaram a fazer gestos ameaçadores para ele.

- Ah meu Deus! Agora certamente eles vão me matar!

E assim aconteceu.



Esta parábola tem apenas um significado: sua mente é a Árvore dos Desejos, e o que você pensa, de bem ou de mal, mais cedo ou mais tarde, há de se realizar. Não acontece imediatamente, como na parábola, mas somos nós, com os nossos pensamentos, os construtores de nosso futuro.



SBC, 16/03/2010.

VISITE UM EXCELENTE SITE ESPÍRITA

http://www.institutoandreluiz.org/ organizado por Lori Marli dos Santos, em Curitiba, PR

contendo síntese das obras de André Luiz,a colônia Nosso Lar e lindas mensagens para enviar para os amigos



(Informação por email de Nalú Borghi Barboza nalu.na@hotmail.com)

PALESTRA NO FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃ MARIA SÃO PAULO


(Informação por email de Regina Bachega)

Palestras PÚBLICAS na aliança espírita varas da videira Araçatuba, SP



ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”



ESCALA DE ATIVIDADES PÚBLICAS


MÊS: ABRIL/2010

TODO EM HOMENAGEM A CHICO XAVIER

NO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO

DATA

TEMA

ORADOR

02/04

chico xavier- o homem e a obra

ISMAEL GOBBO

09/04

SELEÇÃO DO PROGRAMA “PINGA FOGO 1” COM CHICO XAVIER

DVD EM DATASHOW

16/04

SELEÇÃO DO PROGRAMA “PINGA FOGO 1” COM CHICO XAVIER

DVD EM DATASHOW

23/04

A OBRA MEDIÚNICA DE CHICO XAVIER E A CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA

LUIZ CARLOS ROCHA

30/04

LINDOS CASOS DE CHICO XAVIER

EQUIPE DA ALIANÇA


HORÁRIO: 20 HORAS

ENDEREÇO: RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, ARAÇATUBA-SP

ENTRADA FRANCA

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

SELO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO



CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER “CHICO XAVIER”

PEDRO LEOPOLDO, MG 2/4/1910 - UBERABA, MG 30/6/2002

Palestra de lançamento com o orador e escritor Adeilson Salles – catanduva, SP



TEMA:

"A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A EVOLUÇÃO"



O escritor Adeilson Salles estará em Catanduva na próxima quarta-feira – dia 24 – onde ministra a palestra ‘A Educação Como Ferramenta Para a Evolução’. O evento, realizado pela sociedade Espírita Boa Nova, será aberto ao público em geral.
Salles é natural de Guarujá e tem 19 publicações, a maioria delas voltada para o público infantil. Seu último projeto é a série juvenil de cinco romances intitulada A.N.J.O.S, que será lançada em Catanduva.
“A literatura infantil vai continuar a todo vapor, mas venho me preparando e me dedicando intensamente a literatura para adolescentes, pois esse público não tem livros de conteúdo espírita para ler”, explica.
Além da palestra em Catanduva, Salles estará em Rio Preto e Urupes, onde também falará sobre a importância da educação.
“A criança merece respeito e os pais e educadores precisam se conscientizar disso. Embora existam instituições que realizem um notável trabalho com as crianças, penso que a literatura é insubstituível”, explica.
A palestra em Catanduva começa às 20 horas e será realizada na Sociedade Espírita Boa Nova. O endereço é Avenida Porto Ferreira, 931 - Parque Iracema. Para mais informações o telefone é 3522-2338.



SOBRE O LIVRO



Cinco adolescentes da mesma classe se unem para realizar um trabalho de física.
Eles nem imaginam que dessa união nasceria um grupo secreto que tem como missão ajudar outros jovens.
Prepare-se jovem leitor: vai começar uma prazerosa aventura com muitos ensinamentos espirituais!
Você vai se emocionar e participar dessa aventura com os A.N.J.O.S.!
As surpresas se sucedem a cada página, amor, código secreto, música, teatro e uma adolescente sensitiva são alguns dos componentes do primeiro livro desta série.

Blog www.serieanjosadeilson.blogspot.com

PALESTRA COM CARLOS BACCELLI NO G.E. ESPERANÇA SÃO PAULO


(Informação em email de Regina Bachega)

PALESTRA A MEDIUNIDADE DE CHICO XAVIER COM AFONSO MOREIRA JR SÃO PAULO



A mediunidade de Chico Xavier



Palestra na Livraria Cultura explicará a mediunidade de

Francisco Cândido Xavier (1910–2002), o Mineiro do Século.



No próximo dia 2 de abril, sexta-feira da Paixão de Cristo, a partir das 16h30, por iniciativa da Petit Editora, a Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompeia apresentará a palestra “A mediunidade de Chico Chavier”, ministrada por Afonso Moreira Jr., diretor do curso de Educação Mediúnica da Federação Espírita do Estado de São Paulo (Feesp). Realizado na data em que se comemora o centenário do médium, o evento é aberto ao público e a entrada é franca.



Chico Xavier, médium exemplar



Nascido em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, Francisco Cândido Xavier residiu nessa cidade até dezembro de 1958. Mudou-se para Uberaba, em 1959, onde fixou residência. Filho de João Cândido Xavier, desencarnado em 1960, e de Maria João de Deus – desencarnada quando ele contava apenas cinco anos de idade. Aposentou-se na categoria de funcionário público da União.



Chico viveu três fases distintas no exercício da mediunidade, de acordo com sua afirmação: a primeira se iniciou ainda na infância, quando o espírito de sua mãe o amparava e protegia, até os dezessete anos de idade. A segunda, de 1928 até 1931, quando recebeu centenas de mensagens, inutilizadas posteriormente, por tratarem-se apenas de sua iniciação na psicografia. O terceiro período, ainda segundo Chico, iniciou-se com a manifestação de Emmanuel, em 1931, assumindo a orientação de suas atividades espirituais. Em julho de 1932, publicou seu primeiro livro, Parnaso de Além Túmulo, editado pela Federação Espírita Brasileira, coletânea de poesias mediúnicas, de renomados autores da língua portuguesa.



Sinal verde, obra do Espírito André Luiz, moderna edição da Petit Editora, mais de 600 mil exemplares vendidos, é dos grandes sucessos psicografados por Francisco Cândido Xavier, bibliografia recomendada pelas federações espíritas nos cursos doutrinários ministrados por todo o Brasil.



Exemplo de conduta íntegra, personalidade conciliadora e perseverante no bem, Chico foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, em 1973. Responsável por cerca de 418 obras psicografadas, as quais ultrapassaram a casa dos 25 milhões de exemplares, o procedimento do médium ao terminar um livro era sempre o mesmo: formalizar a doação da obra a uma instituição beneficente.



Responsável pela expressão que o livro espírita alcançou entre nós, seguiu à risca a recomendação do Espírito André Luiz: “Divulgar, por todos os meios lícitos, os livros que esclareçam os postulados espíritas, prestigiando as obras santificantes que objetivam o ingresso da Humanidade no roteiro da redenção com Jesus. A biblioteca espírita é viveiro de luz”.



Retornou à pátria espiritual em 30 de junho de 2002, em Uberaba, Minas Gerais, no momento em que os brasileiros comemoravam, com grande alegria, a conquista de mais um campeonato mundial de futebol.



O palestrante



Afonso Moreira Jr. é conselheiro da Federação Espírita do Estado de São Paulo (Feesp). É diretor-fundador do Grupo Espírita Geam, sediado no bairro de Santana, em São Paulo, Capital. Autor do romance Alma de mulher em corpo de homem, publicado pela Butterfly Editora, é editor do site www.jornaldosespiritos.com, jornal espírita publicado na internet. Apresenta o programa “Consciência Espírita”, da Rádio Boa Nova (1.450 AM), de Guarulhos (SP), que vai ao ar aos sábados às 16 horas. Profissionalmente, atua na área editorial.



Para aprofundar seus conhecimentos sobre a mediunidade, participe do evento que será realizado na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompeia com entrada gratuita. Após a palestra, Moreira Jr. responderá perguntas dos presentes.



Mais Informações



palestra@petit.com.br



Programa
2 de abril de 2010, sexta-feira, Paixão de Cristo
16h30– Abertura do evento

16h45 – Palestra “A mediunidade de Chico Xavier” (Afonso Moreira Jr.)

17h45 – Espaço para o palestrante responderá a perguntas dos participantes do evento

18h30 – Encerramento
Local

Livraria Cultura

Shopping Bourbon Pompeia

Rua Turiassu, 2.100 (Pompeia), loja 211, próximo da estação Barra Funda do Metrô.

CEP 05005-900 – São Paulo – SP
Iniciativa

Petit Editora
Apoio

Livraria Cultura

Rádio Boa Nova
Divulgação
www.jornaldosespiritos.com



(Informação recebida em email de Leda Flaborea)

1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade São paulo




1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade
4, 5 e 6 de setembro de 2010
Centro de Convenções Rebouças - São Paulo/SP
Simultâneo com o 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita


Tradicionalmente, desde o pajé da tribo ao monge medieval, a educação esteve sempre nas mãos das religiões. Mas, as sociedades democráticas ocidentais expulsaram a religião da escola, para promover a liberdade de pensamento e o pluralismo. Por isso, hoje, grande parte da educação formal, que as crianças e os jovens recebem, está divorciada de valores espirituais e do cultivo da fé. Por outro lado, mesmo numa sociedade fortemente laica, ainda existem as facções religiosas fundamentalistas, que pregam a intolerância e o fanatismo.
Na área da saúde, depois de dois séculos de reducionismo biológico, alguns cientistas pesquisam hoje os benefícios da espiritualidade para os seres humanos. A fé, vivenciada de maneira saudável, sem medos e repressões, favorece a superação diante dos problemas da vida e da morte e confere sentido à existência humana.
Põe-se então uma questão: como recuperar a espiritualidade na educação – necessária, culturalmente válida e benéfica à existência – sem cairmos no ensino confessional impositivo, que não respeita a pluralidade? Pesquisadores e educadores atuantes em universidades e organizações não governamentais de diferentes países têm proposto idéias neste sentido, incluindo o diálogo inter-religioso e o resgate da espiritualidade de forma plural.
No Brasil, esse movimento ainda é tímido. Universidades e centros de pesquisa costumam rejeitar a inclusão da espiritualidade, seja como objeto de investigação, seja como dimensão a ser respeitada na educação do ser humano.
Essa atitude acadêmica não leva em conta a realidade da população brasileira, em sua maioria (mais de 90%, segundo todas as pesquisas), ligada a algum tipo de espiritualidade ou religião.
Desde 2004, a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, em convênio com a Universidade Santa Cecília, em três Congressos Brasileiros de Pedagogia Espírita, tem trabalhado por essa idéia de inclusão da espiritualidade na educação, de forma inter-religiosa, interdisciplinar e plural.
Nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2010, realiza-se o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE, simultaneamente ao 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita.
A temática se divide em três eixos: saúde e espiritualidade, educação e espiritualidade e reencarnação e educação.
Saúde e espiritualidade – resultados de pesquisas de mais de duas décadas, a respeito dos benefícios da espiritualidade na saúde física e mental, implicam na necessidade de resgatarmos essa dimensão humana na prática educacional.
Educação e espiritualidade – propostas de pesquisadores universitários e de representantes de diversos segmentos religiosos oferecem diretrizes para a inserção da espiritualidade na educação, sem imposições doutrinárias.
Reencarnação e educação – no Brasil, quase 50% da população é adepta da idéia da reencarnação e pesquisas científicas internacionais indicam possíveis evidências para esta hipótese; que impacto essa idéia pode produzir na educação?

CONVIDADOS INTERNACIONAIS (confirmados)

Antonia Mills, formada em Artes e Ciências, PHD por Harvard, pós-doutora em Ciências Sociais. Professora da Universidade Nothern British Columbia (Canadá), membro ativo do programa de estudos das nações indígenas. Ativista em favor dos direitos indígenas e pesquisadora da reencarnação entre eles. Co-autora da obra Amerindian Rebirth: Reincarnation Beliefs among North American Indians and Inuit (Renascimento entre os indígenas amereicanos: crenças de reencarnação emtre os índios norte-americanos e inuit) (sem tradução e português).

Jim B. Tucker, doutor em Medicina, é diretor médico da Clínica Psiquiátrica da Família e da Criança e professor assistente da Divisão de Estudos de Percepção e da Divisão de Psiquiatria da Família e da Criança, ambas da Universidade de Virginia USA. Os seu principais interesses na pesquisa acadêmica são crianças que parecem ter recordações de vidas passadas e lembranças pré-natais e de nascimento. Ele é o autor do livro Vida antes da Vida: Uma investigação Científica sobre Crianças com Lembranças de Vidas Passadas, (com tradução em português).

Laura H. Lippman, antropóloga, demógrafa, diretora da Child Trends (Ong de Pesquisa e desenvolvimento da Criança), co-autora do livro What do children need to flourish? (O que as crianças precisam para florecer?) e participa da obra The Handbook of Spiritual Development in Childhood and Adolescence (Manual do Desenvolvimento Espiritual na Infância e na Adolescência), ambos sem tradução em português. Trabalha em escalas de espiritualidade entre os jovens, com o apoio da John Templeton Foundation.

Marian de Souza, Professora Titular da Universidade Católica da Austrália, Editora do Journal of Religious Education (Jornal de Educação Religiosa). Principal organizadora do livro International Handbook of the Religious, Moral and Spiritual Dimensions in Education. (Manual Internacional das Dimensões Religiosa, moral e espiritual da Educação) (sem tradução em português). É conselheira honorária do Centro de Educação Religiosa e Espiritual de Hong Kong e organizadora do 8ª Conferência Internacional para a Espiritualidade da Infância na Universidade Católica da Austrália (2008).

Przemysław Grzybowski, Doutor em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação Intercultural na Universidade de Białystok. Docente desta Faculdade. Autor de diversas obras e artigos sobre educação inter-cultural, co-autor de obras sobre Tanatopedagogia. Integrante do movimento internacional de Patch Adams.

CONVIDADOS NACIONAIS (confirmados)

Alessandro Cesar Bigheto, pedagogo, mestre em História da Educação pela Unicamp. Professor de Ética e Filosofia no ensino fundamental, médio e superior. Autor de Eurípedes Barsanulfo, um educador de vanguarda na Primeira República (Editora Comenius) e co-autor de Todos os Jeitos de Crer e Jeitos de Crer (9 volumes de ensino inter-religioso) (Editora Ática) e de Filosofia, Construindo o Pensar (Editora Escala Educacional).

Alexander Moreira-Almeida, médico psiquiatra, doutor em Medicina pela USP, pós-doutor pela Universidade de Duke, professor Adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF.

Alexandre Leone, rabino da Comunidade Judaica de Alphaville (SP) doutor em cultura judaica na Faculdade de Filofosia, Letras e Ciências Humanas -USP, pesquisador do Centro de Estudos Judaicos da USP e professor da Escola Dominicana de Teologia de São Paulo e do CCEJ ligado à Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção.

André Andrade Pereira, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professor da UFF (Universidade Ferederal Fluminanse), no curso de Pedagogia.

André Luiz Peixinho, graduado em Medicina, Filosofia e Psicologia, mestre em Medicina Intrena e Doutor em Educação (Unversidade Federal da Bahia – UFBA) Especializado em Terapia regressiva a vivências passadas pelo Woolger Training Internacional (EUA). Atualmente é professor titular de Saúde da Família da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, professor adjunto IV da Faculdade de Medicina da Bahia, coordenador pedagógico do Instituto Junguiano da Bahia, coordenador do Centro de Decisão da Sociedade Hólon.

Dora Incontri, jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação pela USP, diretora da Editora Comenius, coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, coordenadora da pós-graduação de Pedagogia Espírita pela Unisanta (Universidade Santa Cecília) e pela Unibem (Faculdades Integradas Espíritas). Autora de mais de 30 obras sobre educação, espiritualidade e espiritismo, entre outras: Pedagogia Espírita, um projeto brasileiro e suas Raízes (Editora Comenius), Vivências na Escola (Editora Comenius), Deus e deus (Editora Comenius), co-autora de Todos os Jeitos de Crer e Jeitos de Crer (9 volumes de ensino inter-religioso) (Editora Ática) e de Filosofia, Construindo o Pensar (Editora Escala Educacional) e de A Arte de Morrer – visões plurais (vol. 1) (Editora Comenius).

Franklin Santana Santos, doutor em Medicina pela USP, pós-doutorado em Psicogeriatria pelo Instituto Karolinska na Suécia. Coordenador dos Cursos de Tanatologia-Educação para a morte e Cuidados Paliativos da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP, professor responsável pela disciplina Tanatologia-Educação para a Morte, na pós-graduação em Ciências Médicas da FMUSP. Coordenador do NIEPES-Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde. Editor dos livros: A Arte de Morrer-Visões Plurais Vol I e II (Editora Comenius) Cuidados Paliativos-Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer (Editora Atheneu).

Frederico C. Leão, médico psiquiatra, mestre em Medicina pela USP, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Membro do conselho deliberativo do Hospital João Evangelista. Médico do IPQ-HC- Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do ProSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da Insitituto de Psiquiatria-Hospital das Clínicas-FMUSP).

João Francisco Régis de Morais, mestre em Filosofia Social pela Unicamp, doutor e livre-docente pela Unicamp e Professor do Centro Universitário Salesiano. Mais de 30 capítulos em livros e mais de 50 livros publicados, entre eles Espiritualidade e Educação (CEEAK), Ecologia da Mente (Editora Psy), Violência e Educação (Editora Papirus), Educação, Mídia e Meio Ambiente (Editora Atomo).

Juarez Tadeu de Paula Xavier, graduado em Comunicação Social Jornalismo pela PUC-SP, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP). Professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Especialista em tradições afro-brasileiras.

Julio Peres, psicólogo clínico, doutor em Neurociências pela USP, pós-doutor pelo Center for Mind and Spirituality da Universidade da Pensilvânia. Autor do primeiro estudo Latino Americano que investigou cientificamente os efeitos neurobiológicos da psicoterapia através da neuroimagem funcional. Possui vários artigos científicos publicados sobre psicoterapia, espiritualidade e superação. Autor do livro Traumas psicológicos: tratamentos e superação (Editora Roca). Desenvolve pesquisas científicas sobre resiliência, espiritualidade/reencarnação e respectivo impacto na Saúde.

Leonildo Silveira Campos, graduado em Teologia (Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil) e em Filosofia (Universidade de Mogi das Cruzes), doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo.

Luiz Jean Lauand, mestre e doutor em História e Filosofia da Educação pela USP. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Fundador e diretor do CEMOrOc- Centro de Estudos Medievais - Oriente e Ocidente, do EDF-FEUSP. Prof. Investigador e Pesquisador Emérito do IJI - Instituto Jurídico Interdisciplinar da Univ. do Porto. Acadêmico da Real Academia Espanhola de Letras de Barcelona (Reial Acadèmia de Bones Lletres - Membro correspondente)

Ney Lobo, graduado em Filosofia, conduziu uma experiência pedagógica nas décadas de 60 e 70, criando a Cidade-Mirim, no Instituto Lins de Vasconcellos, em Curitiba (Paraná). Autor de obras sobre educação como: Filosofia Espírita da Educação (FEB Editora), Prática da Escola Espírita (Editora Auta de Souza). Trabalha atualmente na obra Pedagogia da Espiritualidade (em 8 volumes) ainda inédita.

Em breve, inscrições no site da ABPE – www.pedagogiaespirita.org.br





(Informação recebida em email de Suzuko Hashizume)




ENCONTRO DE TRABALHADORES DE JUVENTUDE BRASILIA, DF


(Informação recebida em email da FEDF)

PALESTRA ABORDARÁ REPERCUSSÕES DAS OBRAS DE CHICO XAVIER ARAÇATUBA, SP


(Informações em email de Sirlei Nogueira)

ainda Sobre o especial Chico Xavier, entre o enigma e a fé na globo news

Araçatuba, 20 de Março de 2010

Prezado amigo, Ismael

O canal 40 da Sky, Globo News, está anunciando que no dia 24/03/2010 Quarta-Feira às 23:00 horas, colocará no ar o especial: CHICO XAVIER, "ENTRE O ENÍGMA E A FÉ", e a programação prossegue ainda no mesmo canal, nos dias 28/03/2010 Domingo e 31/03/2010 Quarta-Feira às 23:00 horas ambos os programas estarão mostrando ao mundo, vida e obra deste homem admirável, chamado Chico Xavier, que saiu vitorioso da mais difícil de todas as batalhas, vencer-se a sí proprio.
Homenagem na minha modesta opinião, mais do que merecida, pois Chico não se circunscreve apenas e tão somente no universo espírita, podemos afirmar sem medo de errar, que ele foi neste século, o homem que mais se aproximou do evangelho de Jesus. O pensamento de Chico, e a sua mensagem, são incomparáveis, ele é um cidadão do Mundo, uma pérola de rara beleza, um homem especial, a frente, muito a frente de seu próprio tempo...



Abraço carinhoso
Reginaldo.



(Por email de Reginaldo Teixeira de SPA

Semana Chico Xavier na Globonews Semana Chico Xavier na Globonews

O canal Globo News fará uma semana especial ao Centenário de Chico Xavier com início no dia 24 de março, às 23h com o Programa Arquivo N que apresentará “A Biografia” do médium com depoimentos de quem conviveu com ele, contanto com utilização de rico material preservado no Centro de Documentação da Rede Globo. No sábado, dia 27, à meia noite, será exibido Almanaque – Entrevista especial com Daniel Filho, diretor do filme sobre o médium, o ator que faz o papel de Chico Xavier (Nelson Xavier) e Marcel Souto Maior, autor da biografia em que o filme se baseou. No dia 28, às 23h, será a vez do Globo News Especial Chico Xavier com uma grande reportagem de campo sobre Chico Xavier. Já no dia 31, também às 23h, será apresentado, no programa Arquivo N, “As Gravações”, um programa dedicado exclusivamente à palavra de Chico Xavier, sobretudo nos anos 70. Informações sobre horários alternativos podem ser obtidas no site: globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,17664,00.html



(Informações em email de Elaine Menato, S.J. da Boa Vista, SP)

Programação das próximas atividades na casa espírita bezerra de Menezes. Miami, flórida, EUA



Proximas actividades en el Bezerra de Menezes-Miami:



Conferencias:

-Antonia Cantalice - Evangelio segun el Espiritismo - Domingo Marzo 21, 2010 / 11:30 AM



Actividades Online: Para participar envie un mensaje a bezerraOnline@yahoo.com



- Estudio Sistematizado del Evangelio cada Miercoles 8:30 PM en Yahoo Messenger con Voz

- CONFERENCIA ONLINE - Estudios a distancia por Internet: Jose Augusto Chagas, Miercoles 9 PM Marzo 24, 2010 en Yahoo Messenger con Voz.Tema: Migraciones Espirituales



Viernes en el Bezerra de Menezes (Nuevas Actividades)



-Viernes Marzo 26, 2010 / 8 PM Spiritual Cinema - Movie - Popcorn - Soda Gratis.



Asistencia:

- Asistencia Espiritual "Buen Samaritano"

- Asistencia Espiritual "Fluidoterapia"

- Asistencia Espiritual "Evangelio en la Casa Espirita" (Tambien con participacion Online)

- Asistencia Espiritual "Passes" (Bioenergia)

- Asistencia Social "Food Pantry" www.spiritist.com/fp

- Asistencia Social "Caravana del Amor" Calendario 2010

Estudios Doctrinarios:

- Codificacion Kardeciana en Ingles - Español - Portugues

- Estudio Libro Boa Nova Miercoles 9 PM.

Mediumnidad:

- Reunion de Estudio, Desarrollo y Practica Mediumnica

Otras Actividades:

- Evangelizacion Infanto-Juvenil http://www.spiritist.com/sssindex.htm

- Libreria y Biblioteca Espirita,

- Bazar

- Desayunos gratis (Domingos)

- Yahoo Group - Foro de Discusion Espirita




Spiritism Study Groups (in English)



Monday Night

8:00 pm

The Pathway

The Spirit's Book. Get free online copy http://www.spiritist.com/Spiritsbook.pdf





Wednesday Night

7:30 pm

Our Daily Bread. Get free online copy http://www.spiritistfederation.us/pdf/dailybread.pdf

The Gospel According to Spiritism. Get free online copy http://www.spiritist.com/arquivo/books/eng/ESEenglish.pdf



http://www.spiritist.com/fp

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA WELLINGTON BALBO


WELLINGTON BALBO



Entrevista com Wellington Balbo, escritor, articulista e palestrante residente na cidade de Bauru, SP. Wellington é vinculado ao Centro Espírita Joana D’arc, participa de programa espírita no Rádio e é 2º. Secretário da USE Intermunicipal de Bauru. (Ismael Gobbo igobi@uol.com.br)





Wellington, por favor, apresente-se aos nossos leitores?

Sou Wellington Balbo, completei 35 anos em 8 de março. FILHO DE Antonio Ângelo Balbo e de Fátima do Carmo Rocha Balbo. Nasci em Cafelândia, interior de SP. Minha família, tanto da parte de pai como mãe é da referida cidade, mas fiquei pouco tempo por lá - cerca de 1 ano. Meu pai era bancário e por isso rodamos muito, moramos em várias cidades do interior de São Paulo até que fomos parar em Imperatriz - MA, local em que ficamos por 10 anos. Lá fizemos muitos amigos que mantemos contato até hoje. Foi uma época muito boa. Em 1990 viemos para Bauru porque a saudade falava alto e a família de minha mãe já residia aqui. Casei-me em 1997, com Aline Borges e em 1998 nasceu nossa primeira filha, Olivia. Em 2003 nasceu meu segundo filho, João Antonio. No entanto, mesmo com a chegada do garoto, a separação da esposa foi inevitável.



Qual seu trabalho profissional?

No campo profissional atualmente trabalho na área comercial de indústria de embalagens plásticas e a noite leciono em faculdade de Administração de Empresas, porquanto minha formação é nessa área.



De que forma conheceu o Espiritismo?

Como a maioria dos adolescentes de minha idade eu sonhava em ser jogador de futebol. Fiquei alguns anos nas categorias de base do Esporte Clube Noroeste, época em que um companheiro de clube, hoje grande amigo, apresentou-me a Doutrina Espírita. Interessante porque no meio futebolístico, pelo menos na época, meados dos anos 90, o Espiritismo não tinha penetração entre os atletas, pois era a religião evangélica - protestante - que prevalecia com um movimento chamado: Atletas de Cristo. Parei com o futebol, ou melhor, o futebol parou comigo, mas levei na bagagem os rudimentos do conhecimento espírita, e então comecei a ler romances espíritas, mas não me integrei ao movimento.



Como se aproximou do Centro Espírita e do Movimento Espírita?

Em 1999, minha mãe desencarnou ainda jovem - 46 anos - vitimada por fulminante AVC. A sua partida levou-me a procurar um centro espírita. Fui ao CE Joana D’arc e lá encontrei todo o suporte necessário para alguém que chega de fato à doutrina por intermédio da dor. No ano de 2001 fui convidado pelo então presidente do CE Joana D’arc, Marcilio Brosque, a fazer palestras todas as segundas feiras no centro. Gostei e desde então não parei mais. No ano de 2003 conheci Orson Peter Carrara, tornamo-nos amigos e Orson me abriu as portas da imprensa espírita. Fizemos parcerias em artigos e escrevemos no ano de 2005 uma séria comemorativa do livro “O Céu e o Inferno” que foi publicada pelo jornal Verdade e Luz da USE de Ribeirão Preto. No ano de 2009 foi publicado nosso livro – Wellington e Orson - “Arena de Conflitos”, pela Mythos Editora.




Quais outras atividades que desenvolve no meio espírita?

Sempre estive ligado ao Centro Espírita Joana D’arc, da cidade de Bauru. O trabalho que desenvolvo no CE Joana D’arc é o de palestras mensais. Já fiz parte da diretoria, atuei por 3 anos como secretário. Foi uma boa experiência, todavia não tenho habilidade para seguir na área administrativa. Pode parecer uma incoerência, já que profissionalmente atuo nesse ramo, no entanto posso afirmar que sei de minhas limitações. Nossas atividades na doutrina estão relacionadas às palestras e publicação de artigos e livros. Por bondade dos amigos tenho tido artigos reproduzidos em diversos órgãos da imprensa espírita e não espírita. Podemos afirmar que é um trabalho em conjunto, eu escrevo e os amigos abrem as portas e divulgam, o que nos tem possibilitado a imensa alegria do contato com o público, colhendo experiências e enriquecendo a existência. Colaboramos também com o programa de rádio Diálogos Espíritas, tanto na locução quanto na redação do programa, que é produzido pelo Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru e transmitido pela RÁDIO BANDEIRANTES, todos os sábados das 11:00 às 12:00. Como nosso trabalho está ligado à imprensa espírita escrita fazemos parte da equipe do Jornal Olhar Espírita da USE Intermunicipal de Bauru.




Você atua no Movimento de Unificação vinculado a algum órgão?

Atualmente estou como 2º secretário da USE Intermunicipal de Bauru – SP.




Quais os livros de sua autoria e do que tratam?

São 5 livros:

Lições da História Humana – síntese biográfica de grandes personalidades que passaram pelo planeta Terra e deixaram marcante contribuição. Vale lembrar que a vida dessas notáveis pessoas são analisadas à luz da Doutrina Espírita. Meu primeiro livro, uma grande emoção em publicá-lo pela Mythos Editora. A propósito gostaria de registrar minha gratidão à Sonia Marli de Dois Córregos e Orson Peter Carrara, pelo envolvimento desses amigos na publicação desta obra.

Reflexões sobre o mundo contemporâneo: são crônicas que falam da atualidade. É um livro não explicitamente espírita, mas obviamente que todos os assuntos utilizamos as lições doutrinárias como pano de fundo para os comentários.

Espiritismo atual e educador – publicado pela CEAC Editora de Bauru, traz assuntos da atualidade analisados sob o ponto de vista espírita. São diversos temas, tais como: bullying, jogos, sexo, carnaval, casamento, beleza física, cuidado com idosos e etc.

Memórias do Holocausto – publicado pela Mythos Editora, em realidade é um romance ditado pelo Espírito Rudolf ao médium e amigo Arlindo Rodrigues. Fala sobre a Segunda Guerra Mundial e eu ganhei de presente a participação neste livro, porquanto inseri biografias de personagens ligados ao histórico e lamentável acontecimento.

Arena de conflitos – publicado pela Mythos Editora, em parceria com o amigo Orson Peter Carrara. É um romance que inserimos bastante Doutrina Espírita. Arena de conflitos fala sobre relacionamento humano, traição, perdão, amizade, companheirismo, superação e preconceitos. A história gira em torno de três personagens: um espírita, um pastor evangélico e um padre. Eles são amigos e desenvolvem atividades no campo do Bem.




Para quais veículos você escreve artigos?

A espiritualidade por intermédio de nossos amigos encarnados tem nos aberto muitas portas. Hoje escrevemos para diversos jornais e sites, tais como: revista eletrônica O consolador – www.oconsolador.com, Fundação André Luiz, Revista Verdade e Luz, esta de Portugal, Jornal Verdade e Luz – USE Ribeirão Preto, Idealista – USE Jaú – O Clarim, Jornal O Comércio de Jaú, este um jornal não espírita que publica nossos artigos espíritas, Jornal Independente de Dois Córregos, Jornal da Cidade de Bauru, enfim, são diversos periódicos. E por isso gostaria de deixar registrado nosso agradecimento aos amigos pela confiança em nosso trabalho. Não posso também esquecer do blog – http://wellingtonbalbo.blogspot.com/, criado e mantido pela amiga Fátima Antunes, de Bauru, que muito tem nos ajudado nessa tarefa de divulgação doutrinária.




Como tem sido sua atuação na tribuna espírita?

Experiências enriquecedoras! Muitos amigos e a oportunidade de conhecer bem próximo o pensamento dos espíritas das diversas regiões que visitamos. Realizamos atualmente palestras em diversas cidades do estado de São Paulo e em Minas Gerais, pois no momento a atividade profissional limita viagens mais longas.




O que acha do Movimento Espírita presentemente?

O movimento espírita caminha de maneira progressiva, obedecendo, naturalmente, a própria condição humana de lutas constantes e dificuldades. Mas o fato é que estamos caminhando. Em suma, por onde passo vejo muito trabalho sendo realizado. Todavia, a consciência me obriga a reprovar algo recorrente, não apenas no movimento espírita, mas também nas mais diversas áreas de atuação do ser humano: são as críticas maldosas. Não falo aqui da crítica que visa a melhoria, mas, sim, da crítica ferina que pretende derrubar ao invés de levantar o outro. Infelizmente isso muitas vezes ocorre no movimento espírita. Uma pena! Se tenho algo a falar para alguém de que não gostei ou concordo, qual deveria ser minha atitude? Reportar-me à pessoa e discorrer sobre os pontos divergentes. Feito isso daríamos grande passo para sermos, de fato, ouvidos em nossos argumentos.




Algo mais que queira acrescentar?

Gostaria de agradecer a você, Ismael, pelo belo trabalho de divulgação da Doutrina Espírita e por acreditar em nosso trabalho, possibilitando-nos a oportunidade de conhecer pessoas e centros espíritas. Deixo meu abraço aos amigos da USE Intermunicipal de Bauru e minha gratidão a Jesus por permitir trabalhar em sua Causa.









FOTO: O MENINO WELLINGTON EM FORMATURA; WELLINGTON, O SEGUNDO A PARTIR DA DIREITA, COM O PAI, PRIMEIRO NA MESMA ORDEM E AMIGOS; COM O LIDER ESPIRITA BAURUENSE SEBASTIÃO PAIVA, QUANTO ESTE COMPLETAVA 100 ANOS DE VIDA; COM LEITORA E UM DE SEUS LIVROS; WELLINGTON COM ORSON PETER NA CARRARA NO LANÇAMENTO DE ARENA DE CONFLITOS; EM PALESTRA NA CIDADE DE JALES. (FOTOS: ACERVO DE WELLINGTOM, ADELVAIR DAVID E JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS.



GLOBO REPORTER COM CHICO XAVIER DIA 26/3/2010

O Globo Repórter sobre o médium Chico Xavier irá ao ar no dia 26 de março. A informação oficial foi enviada hoje, em primeira mão, para o jornal Correio Fraterno pela assessoria da Rede Globo de Televisão.


Izabel Vitusso • Editora

Telefone: +55 11 4109-2939 • Fax: +55 11 4109-2939

vitusso@correiofraterno.com.br

www.correiofraterno.com.br

NOVO LIVRO DE ISABEL SCOQUI “MENTORES DE ANDRÉ LUIZ”




Chico Xavier foi sem dúvida o mais importante médium brasileiro de todos os tempos. O destaque que merece deve-se ao exemplo de vida e, acima de tudo, aos ensinamentos transmitidos através dele por diversos espíritos, que muito contribuíram para o crescimento da Doutrina Espírita.

Dentre esses espíritos destaca-se André Luiz, o repórter do além que, depois de anos em sofrimento no umbral, é recolhido e acolhido em Nosso Lar, colônia espiritual ligada à Terra, onde passa a viver e trabalhar com muitos mentores espirituais.

Esta obra reúne rico material para estudo e reflexão, evidenciando a importância da presença dos mentores espirituais, que estão sempre trabalhando em benefício do próximo, pelo simples prazer de servir.

Complementando o trabalho desenvolvido no livro Pessoas de André, Isabel Scoqui apresenta ao público mais uma obra original, inspiradora e de grande utilidade, mostrando o quanto ainda se tem a aprender com o material deixado pelo mineiro Chico Xavier.


Evangelho musical com Écio Buck no f.e. Gina São Paulo


(Informação por email de Regina Ribeiro)

Homenagem para Chico Xavier Lisboa, Portugal



DIA 2 DE ABRIL



CHICO XAVIER, 100 ANOS EXEMPLIFICANDO NO MUNDO O AMOR DE JESUS




9h00: Abertura Solene

9h05: Abertura musical pelo Coro Audite Nova, de Lisboa

9h20: Palavras iniciais, Marlene Nobre

DVD: Prece do Servidor: Chico

DVD: Saudação aos Portugueses feita por Chico

9h:35: Perfil de Chico Xavier, Weimar Muniz de Oliveira

10h35: Revelações Espirituais na Obra Chico Xavier-Emmanuel, Marlene Nobre

11h35: Intervalo

12h00: Cartas consoladoras que comprovam a vida no além, Conrado Gonçalves Santos

13h00: Almoço

14h45: Chico Xavier: Lições de Sabedoria, Rubens Germinhasi

15h45: Chico, amigo e mestre, Adelino da Silveira

16h45: Intervalo

17h10: O Maravilhoso Mundo Literário de Chico Xavier, Rolando Boldrin

18h00: Casos Inesquecíveis. Respostas às Perguntas do público.

19h00: Encerramento





DIA 3 DE ABRIL



9H00 DA MANHÃ: ESTÃO TODOS CONVIDADOS!

CAMPANHA: CHICO XAVIER: UM PÃO, UM GESTO DE CARINHO

DISTRIBUIÇÃO DE PÃES, EM NOME DE CHICO XAVIER E DA RAINHA SANTA ISABEL



(Informações em email de Rosário Caieiro)


eventos em homenagem a Chico Xavier pela USE, Feesp, Aliança, União Fraternal, AME-SP, AJE-SP, feal/RBN

São Paulo, fevereiro de 2010.



100 ANOS DE CHICO XAVIER!



Aos Órgãos Espíritas/Instituições Espíritas e Espíritas do Estado de São Paulo


Caríssimos Irmãos de Ideal,



Em nossa carta anterior sugerimos dois tipos de atividades para marcar a união dos espíritas de São Paulo de modo a demonstrar sua gratidão e amor ao Chico, pela passagem de 100 anos do seu nascimento:



a) Prece e vibração coletivas em cada núcleo espírita, às 20 horas do dia 2 de abril próximo, sexta-feira, irradiando o pensamento de socorro espiritual para o Haiti, as vítimas de intempéries, os povos sofridos da África, os países em litígio no Oriente Médio, com pedido pela Paz Mundial, pelo Brasil, pelo movimento espírita, pelo núcleo espírita e seus participantes, em particular e por Francisco Cândido Xavier.



b) Evento aberto à máxima participação popular, incluindo todos os amigos e simpatizantes do Chico, no domingo, dia 11 de abril, das 9 às 12 horas, nos locais abaixo das cidades de São Paulo, que o sediarão:



- Araçatuba – Praça João Pessoa

- Bauru – Centro de Eventos da ITE – Instituição Toledo de Ensino – Praça 9 de Julho, 151 -

Vila Pacífico

- Ribeirão Preto – Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (conhecido por Curupira)

- São José dos Campos – Câmara Municipal

- São Paulo – Parque da Independência (no Ipiranga)

- Sorocaba – Parque dos Espanhóis



Cada equipe organizadora, das 6 cidades, enviara a respectiva programação do evento para sua região.



Gratos pela oportunidade de trabalharmos em conjunto, renovamos os nossos votos de paz e alegria!


Informação por email de Júlia Nezu)

Venda antecipada para o filme Chico xavier VEJA NO SITE ABAIXO

Severiano Ribeiro começa a venda antecipada de ingressos

para “Chico Xavier – O Filme”



Os cinemas do Grupo Severiano Ribeiro/ Kinoplex darão início nesta sexta-feira, dia 19 de março, à venda antecipada de ingressos para o filme “Chico Xavier”, de Daniel Filho. O serviço é válido para todo Brasil e pode ser feito pela internet, no site www.kinoplex.com.br, ou pelas bilheterias dos cinemas.

Baseado no livro de Marcel Souto Maior, “As Vidas de Chico Xavier”, o filme retrata a biografia do médium, que viveu 92 anos e publicou mais de 400 livros, todos psicografados. Estão no elenco Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Tony Ramos, Christiane Torloni e Paulo Goulart, entre outros.




Anna Carolina Vilela

In Press Porter Novelli
55.21. 3723-8087

55.21. 9802-5085
carolina.vilela@inpresspni.com.br
www.inpresspni.com.br



(Informação repassada pela USE/SP e conferida no site informado)

Seminário: Evangelização no SAPSE – Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita. Maringá, PR

Aspectos abordados:

· Acolher, na evangelização infanto-juvenil, crianças oriundas de famílias assistidas;

· Orientar o trabalho da evangelização no SAPSE;

· Proporcionar recursos para a execução da tarefa.

Coordenação: Equipe do DIJ da FEP.

Público preferencial: Evangelizadores de infância, coordenadores de juventudes, pessoas que desejam se tornarem evangelizadores, assistentes sociais, dirigentes e trabalhadores da casa espírita e publico em geral interessado no assunto.

Data: 27 de Março

Horário: das 14h00 às 18h00.

Local: Centro Espírita Ismael

Rua Allan Kardec, 1700 Parque Avenida - Maringá

att. União Regional Espírita Sétima Região (7° URE)

Departamento de Comunicação Social Espírita

Informações: (44) 9911-0405

(44) 9945-2929



(Informação via email de N. Wanderley Barone)

PALESTRA SOBRE CHICO XAVIER NO F.E. GINA SÃO PAULO




(Informação por email de Regina Ribeiro)

PALESTRA COM CÉSAR PERRI NO C.E.LUZ E FRATERNIDADE ARAÇATUBA, SP



No dia 24 de março, o Centro Espírita Luz e Fraternidade, de Araçatuba (SP), promove palestra sobre “Repercussões das Obras de Chico Xavier”, pelo diretor da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. Informações: igobi@uol.com.br

TV Globo promove especiais sobre Chico Xavier

O Globo Repórter do dia 26 de março trará um especial sobre Chico Xavier, o médium mineiro. O aguardado programa abordará a vida e obra de Francisco Cândido Xavier no ano de seu centenário, a ser comemorado no dia 2 de abril. Depoimentos, entrevistas e arquivos serão exibidos ilustrando o símbolo da mediunidade e caridade com Jesus e Kardec.

Como parte da homenagem ao centenário de Chico Xavier, a Globo News fará também uma semana especial ao médium. A semana especial tem começa no dia 24 de março, às 23h onde o Programa Arquivo N apresentará “A Biografia” do médium com depoimentos de quem conviveu com ele, contando com a utilização de rico material preservado no Centro de Documentação da Rede Globo.

No sábado, dia 27, à meia noite, será exibido Almanaque – Entrevista especial com Daniel Filho, diretor do filme sobre o médium, com o ator que faz o papel de Chico Xavier (Nelson Xavier) e Marcel Souto Maior, autor da biografia em que o filme se baseou.

Já no dia 28, às 23h, será a vez do Globo News Especial Chico Xavier com uma grande reportagem de campo sobre Chico Xavier. E no dia 31, também às 23h, será apresentado, no programa Arquivo N, “As Gravações”, um programa dedicado exclusivamente à palavra de Chico Xavier, sobretudo nos anos 70. Informações sobre horários alternativos podem ser obtidas no site: globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,17664,00.html



Assessoria de Comunicação Social da FEB

(61) 2101-6175

imprensa@febnet.org.br

BolETIM ELETRONICO DA FEB BRASILIA,DF

Chico Xavier em Bibliotecas e palestras



A Federação Espírita do Estado do Acre promoverá vários eventos para comemorar o Centenário de Chico Xavier, a iniciar com o subprojeto “As Obras de Chico Xavier nas Bibliotecas Públicas do Acre”, para disponibilizar obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier às bibliotecas públicas do Estado do Acre. No dia 2 de abril ocorrerá o Encontro de Unificação dos Espíritas do Acre - Ano 2010, com o tema “Unificação do Movimento e União dos Trabalhadores Espíritas na Perspectiva das Obras de Chico Xavier”. Informações: marconigo@gmail.com







Congresso no Amazonas focaliza Chico Xavier

A Federação Espírita Amazonense promove o 4º Congresso Espírita do Amazonas, com o tema “Chico Xavier- Apóstolo do Bem e da Paz”, de 2 a 4 de abril, com a participação de Alberto Almeida (PA), André Peixinho(BA), Sandra Borba Pereira (RN) e Suely Caldas (MG). Na noite da abertura do evento, haverá o lançamento simbólico do selo em homenagem ao centenário de Chico Xavier, com a participação do Diretor dos Correios do Amazonas. Informações: www.feamazonas.org.br








Homenagem a Chico Xavier no Centro por ele fundado


O Centro Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo (MG), fundado por Chico Xavier, promoverá eventos na data de nascimento do homenageado: 2 de abril: inauguração e visita ao Memorial anexo ao Centro, apresentação de Coral, e, palestra por Antonio Cesar Perri de Carvalho, diretor da FEB; 3 de abril – almoço festivo oferecido às famílias assistidas pelo Centro, e, palestra por Terezinha de Oliveira (de Campinas); 4 de abril: palestra por Haroldo Dutra (MG), e, depois visita à Casa de Chico Xavier. Informações complementares: www.uemmg.org.br


USE-SP realiza vários eventos sobre Chico Xavier


A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo promove, eventos simultâneos em homenagem ao Centenário de Chico Xavier, em: Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. No dia 11 de abril, entre as 9h e 12h, cada uma dessas Regionais da USE sedia evento aberto à participação popular, com apresentações artísticas, palestras curtas e depoimentos. Informações: www.use-sp.com.br






















União Espírita Mineira homenageia Chico Xavier

No dia 21 de março a União Espírita Mineira promove em sua sede, em Belo Horizonte, uma homenagem pelo Centenário de Chico Xavier, com a realização do Seminário “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”, desenvolvido por Suely Caldas Schubert. Informações: uembh@uembh.org.br


Encontro de Presidentes em Marília



A USE Intermunicipal de Marília realiza no dia 17 de março, na União Espírita “João de Camargo”, em Marília (SP), uma reunião com os presidentes de Instituições Espíritas de Marília e Região, sobre o tema: “Centenário de Chico Xavier”. Informações: www.mariliaespirita.jor.br















Palestra em Araçatuba



No dia 24 de março, o Centro Espírita Luz e Fraternidade, de Araçatuba (SP), com apoio da USE desta cidade, promove palestra sobre “Repercussões das Obras de Chico Xavier”, pelo diretor da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. Informações: igobi@uol.com.br


Feira do Livro em Mato Grosso



No dia 9 de abril a Federação Espírita do Estado do Mato Grosso realiza uma Feira do Livro em Homenagem a Chico Xavier. O evento acontecerá ao longo do dia na Praça Pública localizada no Centro de Cuiabá. A Feira será composta apenas de obras psicografadas pelo médium mineiro. Mais informações: www.feemt.org.br










Encerramento das inscrições para o Congresso



No dia 25 de março serão encerradas as inscrições para os auditórios com telão, para o 3º. Congresso Espírita Brasileiro. A revista “Reformador”, edição de março, trouxe um Suplemento Especial sobre este evento. Informações sobre o programa completo e sobre inscrições: fone (61) 2101-6156, ou, acesse: www.100anoschicoxavier.com.br





Reuniões das Comissões Regionais e Especial do CFN


A Reunião Especial do CFN da FEB foi programada para o dia 15 de abril, em função das Comemorações do Centenário de Chico Xavier e da realização do 3º Congresso Espírita Brasileiro. Antecedendo-a será realizada a Reunião Conjunta das quatro Comissões Regionais do CFN, com os representantes credenciados pelas Entidades Federativas Estaduais. Na oportunidade será lançado o livro “Orientação aos Órgãos de Unificação”, aprovado pelo CFN da FEB. Informações: cfn@febnet.org.br



Semana Chico Xavier, na Globonews

O canal Globo News fará uma semana especial ao Centenário de Chico Xavier com início no dia 24 de março, às 23h com o Programa Arquivo N que apresentará “A Biografia” do médium com depoimentos de quem conviveu com ele, contanto com utilização de rico material preservado no Centro de Documentação da Rede Globo. No sábado, dia 27, à meia noite, será exibido Almanaque – Entrevista especial com Daniel Filho, diretor do filme sobre o médium, o ator que faz o papel de Chico Xavier (Nelson Xavier) e Marcel Souto Maior, autor da biografia em que o filme se baseou. No dia 28, às 23h, será a vez do Globo News Especial Chico Xavier com uma grande reportagem de campo sobre Chico Xavier. Já no dia 31, também às 23h, ser&aa cute; apresentado, no programa Arquivo N, “As Gravações”, um programa dedicado exclusivamente à palavra de Chico Xavier, sobretudo nos anos 70. Informações sobre horários alternativos podem ser obtidas no site: globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,17664,00.html