BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 20 de fevereiro de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA MARILIA DE CASTRO


MARILIA DE CASTRO

Entrevista com Marília de Castro, que nos fala sobre sua vida em família, sua atuação como escritora, atriz, advogada e extensa atuação no Movimento Espírita. Entrevista concedida a Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

Marilia de Castro, poderia fazer sua apresentação.

Sou a segunda filha de uma família de onze irmãos. Meus pais: Eurípedes de Castro e Edmira Nery de Castro. Ele advogado. Ela professora. Meu pai foi espírita militante com extensa folha de serviço dedicada ao movimento espírita. Sou advogada, graduada pela USP - Universidade de São Paulo. Participo do Movimento Espírita há mais de quarenta anos, e entre as diversas cargos e encargos, fui vice-presidente da USE Estadual por três gestões. Casada com Clodoaldo de Lima Leite há mais de trinta anos. Temos cinco filhos. Ele é psicólogo, muito atuante na causa espírita e também em conselhos de direitos. Hoje representa a FEB- Federação Espírita Brasileira no Conselho Nacional da Assistência Social no âmbito federal. Nasci em 25 de junho de 1951. Três foram minhas buscas interiores desde muito jovem: Justiça, Arte e União das pessoas para o bem comum.

Qual a sua formação na Arte?

Tive uma ampla formação artística. Formei-me em piano aos quinze anos. Cursei dança, canto e teatro. Estudei com Eugênio Kusnet interpretação teatral. Aos 19 anos escrevi meu primeiro texto de teatro. Posteriormente, dediquei-me profissionalmente à dramaturgia e à direção teatral. Sempre espetáculos musicais. Recebi o prêmio de melhor Diretora do Teatro do Estado de São Paulo, com o musical “Esqueci a porta da cabeça aberta”. Era um misto de teatro, circo, música e dança. Também fui produtora, inclusive integrei a diretoria da Associação de Empresários Teatrais do Estado de São Paulo, quando Raul Cortez foi presidente. Esta vivência na classe artística fez com que pudesse promover intercâmbios entre artistas profissionais e o movimento espírita. Por exemplo, na década de 80, na condição de Diretora de Artes da USE , promovemos o I Encontro de Cinema Espírita, com direito ao longa-metragem “Médium” dirigido por Paulo Figueiredo. Ou em eventos mais recentes: 200 anos de Allan Kardec no Anhembi, e a comemoração dos 59 anos da USE no belíssimo Teatro São Pedro, com a Orquestra Jazz Sinfônica, de São Paulo. Hoje, apóio o movimento artístico, mas as atividades do escritório de advocacia absorvem o meu tempo

No Direito qual foi sua trajetória?

Ingressei aos 17 anos de idade na Faculdade de Direito da USP, mais conhecida com Faculdade do Largo de São Francisco. Aos 23 anos, assumi a direção do escritório de advocacia do meu pai, que desencarnou aos 54 anos. Tive que estudar muito para resolver diferentes processos. Como estudei! Especializei-me, posteriormente, em Terceiro Setor, direito de propriedade e direito do consumidor. Fui colunista semanal, por dez anos, no jornal Diário do Grande ABC, dissertando sobre temas do universo jurídico. Hoje, além do meu escritório, dedico-me aos projetos de lei em andamento no Congresso Nacional, debato e participo das ações na defesa do Terceiro Setor e do direito e valorização da vida.

Como se tornou espírita?

Meu pai era espírita. Conversávamos bastante sobre a Doutrina. Mas me tornei espírita aos 14 anos, quando li “O Livro dos Espíritos”. Integrei o movimento jovem, participei de inúmeras confraternizações de mocidade ora como ouvinte ora como palestrante.

Como foi sua trajetória na USE?

Dirigi diversos departamentos. Quando vice-presidente da USE estadual , presidi o I Simpósio Jurídico Espírita do Estado de São Paulo no ano de 1988. O Movimento Espírita ocupou neste evento espaço nobre, fora de suas fronteiras, na sede a OAB/SP- Ordem dos Advogados do Brasil- seção de São Paulo. Reunimos advogados, juízes, delegados, membros do Ministério Público, três desembargadores, o presidente do Tribunal de Alçada de São Paulo e outros profissionais de áreas afins. Meses antes deste importante acontecimento, presidi a Comissão Constituinte e Espiritismo. As propostas dessa comissão foram aprovadas pelo CDE- Conselho Deliberativo Estadual da USE e encaminhadas para todos os constituintes (senadores e deputados federais).

Você fez a sustentação oral no Supremo Tribunal Federal defendendo as entidades espíritas e não espíritas?

Exatamente. Defendemos o direito à plena liberdade de associação no Brasil, garantido pela Carta Magna e ameaçado por dispositivos do Código Civil/2002. Após a sustentação oral no Supremo Tribunal Federal e ações no Congresso Nacional, alcançamos a vitória, alterando a legislação que prejudicava as mais de trezentas mil associações e entidades religiosas existentes no Brasil.

Como está sendo a vivência do movimento de cidadania pela vida, que reúne diversas religiões, integrantes de diversos partidos políticos e diversas instituições?

É uma profunda vivência da fraternidade. A sociedade civil precisa se organizar defendendo grandes bandeiras. Urge a união das pessoas de bem. Há muito mais pontos convergentes do que divergentes. O Movimento da Cidadania pela Vida – Brasil sem aborto, possui uma comissão executiva e vice-presidências. Uma das vice- presidência é da FEB- Federação Espírita Brasileira, outra da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, outra dos Evangélicos, outra da REBRATES –Rede Brasileira do Terceiro Setor, esta última não é entidade religiosa. O movimento também é integrado por juristas, cientistas e por pessoas de diversas formações.

Quais são as perspectivas do projeto de lei 1135/91 se aprovado ou rejeitado?

Caso seja aprovado, será legalizado o aborto até o nono mês da gravidez. Caso seja rejeitado, a sociedade civil alcança uma grande vitória. Este projeto foi quase aprovado em 2005. A luta do Deputado Bassuma , do estado da Bahia, foi exemplar. Criou a Frente Parlamentar Brasil sem aborto. Convocou as instituições nacionais. Surgiu então o Movimento de Cidadania, coordenado pela sociedade civil.

Você acredita que se não fossem os movimentos o projeto poderia ter sido aprovado?

Sem dúvida. Houve o 1º Ato Público em 2007. Mais de 10 mil pessoas lotaram a Praça da Sé, em São Paulo. Um entusiasmo para todo o movimento. Outras capitais se animaram e realizaram atos públicos e caminhadas, culminando com a Marcha da Cidadania na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O povo foi para as ruas e para as praças defender o primeiro de todos os direitos humanos: o Direito à Vida. Realizamos ações diretas com os deputados federais. Os parlamentares ouviram a voz do povo. Assim conseguimos duas grandes vitórias na Comissão de Seguridade Social e Família e na Comissão de Constituição e Justiça. Acontece que um grupo minoritário apelou para o Plenário e o projeto de lei será discutido e votado pelos 513 deputados federais.

Você é a Coordenadora do Movimento pela Vida no Estado de São Paulo. Qual a próxima ação articulada ?

Próximo passo: 4º Ato Público, em 20 de março de 2010, sábado, às 10 horas. Teremos uma Marcha da Cidadania, com início na Câmara dos Vereadores no Viaduto Jacareí, Centro de São Paulo, até a Praça da Sé. Site: www.emdefesadavida.com.br . Contará com representantes da FEB, da CNBB, REBRATES, dos evangélicos, entre diversas instituições. Muita Música. Muita Alegria. Estamos defendendo a vida. Artistas, legisladores, esportistas, juristas, cientistas, todo o povo novamente nesta Marcha defendendo o mais vulnerável: o nenê no ventre materno. Você que está lendo esta entrevista, ajude a divulgar esta Marcha e compareça. Apenas juntos construiremos o mundo de fraternidade com que sonhamos!

Como está enxergando o Movimento Espírita presentemente? Vai bem?

Sob a direção de Nestor Masotti, presidente da FEB - Federação Espírita Brasileira/CFN -Conselho Federativo Nacional, o Movimento Espírita está presente com ações doutrinárias e sociais relevantes em todo o país, através das federativas estaduais. Se esperamos construir um Brasil, coração do mundo e pátria do Evangelho, um país mais justo e solidário, a união com pessoas do mesmo ideal é fundamental. Cada grupo possui sua identidade, mas há bandeiras comuns. Como unir, respeitando o ponto de vista diferente? Cristo trouxe a mensagem do amor. O amor é atuante. Incansável. Sem preconceitos. O isolamento nos deixa orgulhosos, vaidosos, presunçosos. Estar no mundo, colaborar com a sociedade é colocar a mensagem do amor na prática. A FEB , por exemplo, apóia o movimento inter-religioso e supra-partidário em defesa da vida. Por sua vez a USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, colocou em sua agenda a participação no Ato Público em Defesa da Vida. É um grande avanço. O aperfeiçoamento, deve ser contínuo. E temos que comemorar a vitórias conquistadas para consolidar um mundo melhor e mais feliz

Algo mais que queira acrescentar.

Quero parabenizar você, Ismael, por este trabalho de constante divulgação do movimento espírita. Quantas notícias você multiplicou! Quantos eventos chegaram a milhares de pessoas, devido sua dedicação a esta tarefa. Parabéns! Continue com este brilhantismo na comunicação.









FOTOS: MARILIA, À ESQUERDA, COM OS PAIS E A IRMÃ ENEIDA; A JOVEM MARILIA ESCREVENDO O TEXTO PARA TEATRO “POSTO AVANÇADO”; MARLENE NOBRE, SENADORA HELOISA HELENA E MARILIA DE CASTRO EM ATO PÚBLICO NA PRAÇA DA SÉ; PUBLICO PRESENTE AO ATO PÚBLICO; Marilia de Castro, O ESPOSO Clodoaldo Leite E Heloisa Pires EM Congresso EspiritA NA CIDADE DE PARIS, FRANÇA; MARILIA ATUANDO NO STF.

PROGRAMA TRANSIÇÃO NA REDETV 21/02/2010


(Informação recebida em email de Regina Bachega e vista ao Site)

PALESTRA NA COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASILIA BRASILIA, DF

Queridos Companheiros de Ideal,

É com alegria que os convidamos para a nossa primeira PALESTRA MENSAL DO PROJETO VIDA em 2010.

Tema: A VISÃO ESPÍRITA DA VIDA PLENA: O CICLO DA EVOLUÇÃO UNIVERSAL

Local: Comunhão Espí­rita de Brasí­lia - Salão Bezerra de Menezes (salão principal).

Palestrante: Neuza Zapponi de Mello

Dia: 21 de fevereiro (próximo domingo), das 10h às 12h

Rita Luna Perrone


Secretaria Geral


Comunhão Espírita de Brasília


tel/fax 3225-2563

CURSO NA AME-SP - FUNDAMENTOS DO PARADIGMA MEDICO-ESPÍRITA. São Paulo

O Curso Introdutório da AME-SP se destina àqueles que queiram adquirir conhecimento básico a respeito dos Fundamentos do Paradigma Médico-Espírita. A finalização do curso será um dos requisitos necessários para aqueles que desejarem candidatar-se à participação nos grupos de estudo da AME-SP.



A primeira aula do Curso Introdutório da AME-SP será ministrada pela médica anestesiologista e membro da AME-SP Elizabeth Nicodemos, que falará sobre:

A Missão do Médico-Espírita

A construção da Saúde Integral

O papel do médico-espírita na sociedade atual

Os princípios da Associação Médico-Espírita



20 de fevereiro (sábado)

das 19h30 às 21h

Seara Bendita Instituição Espírita

(Rua Demóstenes, 834, Campo Belo, São Paulo-SP)

ATENÇÃO:

*Para participar de todas as aulas do Curso Introdutório da AME-SP é necessário, a cada palestra, enviar nome completo para o e-mail secretaria@amesaopaulo.org.br. No entanto, a palestra é aberta e destinada a todos que queiram assisti-la, mesmo aos que não estejam participando do Curso Introdutório da AME-SP.

* No local da palestra, não é necessário apresentar-se como participante do curso, já que não há inscrições. Nós pedimos que os interessados enviem o nome para este e-mail apenas para o controle de presença (para aqueles que desejarem realizar o Curso Introdutório como pré-requisito para ingressar nos grupos de estudo. Para isso, é necessário ter o nome registrado em 75% das aulas). No local, também registrar seu nome em uma lista que será entregue durante a palestra.

* Pedimos a gentileza de chegarem ao local no horário marcado, pois a AME-SP e a Seara Bendita não poderão reservar lugares.

* Em caso de dúvida em relação a este curso, por gentileza, entre em contato conosco pelo e-mail secretaria@amesaopaulo.org.br ou pelo telefone (11) 2574-8696.



Confira abaixo o calendário das próximas aulas:



13.03: Pensamento e Vontade – Atributos do Ser Espiritual

- Criação Mental e as Formas-Pensamento

- Como utilizar essas ferramentas para o progresso espiritual?

- Bases da edificação da Saúde Integral e Cura do Espírito



17.04: Reencarnação - essencial para a compreensão da Saúde Integral

- Evidências Científicas da Reencarnação
- Contribuições da Física Quântica para a compreensão da Reencarnação

- Planejamento Reencarnatório – impactos na saúde e doença



15.05: Perispírito: de Kardec às pesquisas científicas atuais

- Introdução ao estudo dos corpos energéticos e centros de Força

- Propriedades do Perispírito e suas aplicações

- Evidências Experimentais e Pesquisas Científicas Atuais



12.06: Perispírito: mediador do Processo de Cura do Espírito

- O processo de adoecimento e terapias bio-energéticas

- Perispírito – papel no Processo Saúde e Doença

- Genética Perispiritual e Planejamento Reencarnatório



14.08: Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

- da Alma ao Corpo Físico: o papel das emoções no processo saúde-doença

- Contribuições da Medicina e da Doutrina Espírita

- Construção de uma abordagem terapêutica médico-espírita



18.09: Mediunidade, Obsessão e Transtornos Psíquicos

- Diferenças entre Mediunidade e Transtornos Psíquicos

- Preconceitos, Medos e Excessos na abordagem na Casa Espírita

- Como abordar esse tema dentro da Casa Espírita? E no consultório?



16.10: Dilemas Éticos do Início da Vida

(Aborto, Células Tronco, Reprodução Assistida)

- Fisiologia da Reencarnação

- O que fazer em dilemas éticos no início da vida? Como Orientar?
- AME a Vida desde o início



07.11: Dilemas Éticos do Final da Vida

(Eutanásia x Distanásia x Ortotanásia x Cuidados Paliativos)

- Fisiologia da Desencarnação

- O que fazer em dilemas éticos no final da vida? Como Orientar?

- Abordagem da Espiritualidade em paciente na fase final da existência



(Recebido em email de AME/SP)

PALESTRA COM MARA SUCENA NO MARIA BENTA SÃO PAULO


MARA SUCENA



Palestrante: Mara Sucena (Projeto Imagem)

Local: Maria Benta, Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara, próxima da Estação Metrô Jabaquara. Fone: 5012-4474.

Data: 22/02/2010 (2ª feira), horário: 20:00hs

Tema: O Amor Jamais Te Esquece.

Currículo da palestrante: Oradora espírita, responsável pelo trabalho de Evangelhoterapia, pela turma de 15 a 17 anos da Educação Espírita e divulgadora do Projeto Imagem.

Sinopse da Palestra: Baseada no livro de André Luiz Ruiz, pelo Espírito de Lucius, nos remete à época de Jesus, mostrando o Amor incondicional do nosso Mestre.

Desenhos: Mozart Couto

Imagens do Projeto Imagem podem ser vistas no site www.centroespiritafxs.com.br



(Informações por emails de Jorge Rezala e Regina Bachega)

ROTEIRO DE PALESTRAS COM ISMAEL BATISTA DA SILVA 21 A 28 DE FEVEREIRO DE 2010

21 - domingo - às 17:00h - POÇOS DE CALDAS
Sociedade de Estudos Espíritas ALLAN KARDEC
Av.Francisco Salles, 101 - Centro -
contato Sônia - Fone 35 37223545

22 - segunda - às 20:00h - UCHOA
contato com Carlos: karvieira@yahoo.com.br

23 - terça - às 20:00h - URUPES
contato com Ana Cláudia: anamazoco@hotmail.com

24 - quarta - às 20:00h -IBIRA
contato com Solange - solangeluzmo@yahoo.com.br

25 - quinta -às 20:00h - DESCALVADO
contato com Accacio - accaciof@yahoo.com.br

26 - sexta – às 20:00h - SÃO PAULO
FRATERNIDADE ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS
Contato com Rose - rosemarin@fraternidadeassis.com.br

28 - domingo - às 17:00h - GUAXUPÉ
C.E. NOVA ERA - Crepúsculo de Luz
Rua Tiradentes - 620 - centro
contato 35 35514002



(Informações por email de Ismael Batista da Silva)

SEMINÁRIO MEDIUNIDADE E OBSESSÃO COM MILTON FELIPELI BARRA BONITA, SP


(Informação em email de Milton Felipeli)

ORSON PETER CARRARA ENCERRA ROTEIRO DE PALESTRAS EM ARAÇATUBA E BILAC

Orson Peter Carrara proferiu palestra na quinta-feira, 18/2/2010 na Comunidade Espírita Seara de Luz, em Bilac e na sexta-feira na Aliança Espírita Varas da Videira, em Araçatuba. Em ambas cidades o tema trabalhado foi Por que Adoecemos? Além das palestras Orson cumpriu extensa agenda de divulgação. Gravou para o programa A Voz do Espiritismo, apresentado aos sábados das 12 às 13h 30min, pela Rádio Bandeirantes AM, sob a direção de Nelson Custódio. Na manha desta sexta esteve participando em jornal da TV Canal 21 (Net Cidade) e rádio Cultura FM e a tarde compareceu ao programa Tarde Bandeirantes, na Bandeirantes AM, onde foi entrevistado ao vivo por Abdo Rogério.







FOTOS: ACIMA, ORSON EM BILAC, POR ZILDA PONTES. ABAIXO NA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA, POR CLEIDE BUCALON E NA RADIO BANDEIRANTES AM ORSON EM PRIMEIRO PLANO FALANDO COM O CONHECIDO APRESENTADOR ABDO ROGÉRIO, POR ISMAEL GOBBO.







WORKSHOP SOBRE MEDIUNIDADE EM MARÇO LONDRES, INGLATERRA

WORKSHOP MARCO - MEDIUNIDADE

(Teremos Canteen com refreshments e Bookshop com venda de CDs, DVDs palestras e Livros a um preco promocional.)

Aplicadores: Marta Antunes e Ruth Guimaraes

Promoção: British Union of Spiritist Societies - BUSS .

Apoio: Conselho Espirita Internacional.

1) Dimensões Espirituais do Centro Espírita

2) Estudo e Educação da Mediunidade:

a) consciência mediúnica;

b) organização de cursos regulares

3) A Prática Mediúnica:

a) médiuns e mediunidade;

condições de organização e funcionamento da reunião mediúnica

Aplicadoras dos Seminarios:

Ruth Salgado Guimarães eh Coordenadora da Area do Estudo e Pratica da Mediunidade da União Espírita Mineira. Como tambem das Comissões Regionais, do Conselho Federativo Nacional da FEB.

Marta Oliveira Antunes eh biologa e biomedical, Coordenadora da Area da Mediunidade da Federacao Espirita Brasileira,

Dia 6 Sabado: Workshop: MEDIUNIDADE 1

Estudo, Educacao e Pratica da Mediunidade

Início 4pm - Término 7pm

Local: 58, Wandsworth High Street, SW18 2PT

(Solidarity Spiritist Group premises)



Dia 7 Domingo: Workshop: MEDIUNIDADE 2

Dimensões Espirituais do Centro Espírita

Início 2pm - Término 8pm

Local: The Wharf Rooms, Imperial Road, SW6 2GA

(Fraternity Spiritist Group premises)

Publico alvo:

Trabalhadores de todos os Grupos Espiritas

do Reino Unido e interessados.

Informações:

bussevents@gmail.com

Telefones para contacto:

07950181581 e 075 9046 3500

(Informações recebida por email)

CONFERÊNCIA COM DIVALDO PEREIRA FRANCO UBERABA, MG

aberto: qualquer pessoa pode ver e participar

Data: 20 de fevereiro de 2010 (Sábado)
Horário: 19h
Local: Ginásio Marista (Diocesano)
Entrada Franca
Informações: Livraria Espírita Emmanuel – Fone: 3312-8327 (Horário
Comercial) ou 9978 1015

(Informação em email de Nilberto)

BOLETIM ELETRÔNICO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA BRASILIA, DF



Chico Xavier e Nosso Lar nas telas do cinema

O filme sobre Chico Xavier, dirigido pelo cineasta Daniel Filho, estreará em Pedro Leopoldo (MG), com sessão especial no dia 13 de março. Em setembro será lançado o filme Nosso Lar, adaptação do livro de mesmo nome psicografado por Chico Xavier em 1944, editado pela FEB. O romance é contado sob o ponto de vista do espírito André Luiz, que, como um repórter, transmite suas impressões sobre o mundo espiritual. Veja o trailer do filme no site www.100anoschicoxavier.com.br



Federação Pernambucana promove eventos

A Federação Espírita Pernambucana promove, nos dias 20 e 21 de fevereiro, o INTECEPE 2010, com seminário sobre “Centro Espírita: Base Fundamental do Movimento Espírita”, contando com a atuação do diretor da Federação Espírita Brasileira Antonio Cesar Perri de Carvalho e de Célia Maria Rey de Carvalho. O diretor da FEB também proferirá palestras em centro espírita de Recife e na Federação, sobre o tema “Chico Xavier: o Homem e a Obra”. Informações: http://federacaoespiritape.org



Reuniões e Palestras em Miami

O presidente da FEB e secretário-geral do Conselho Espírita Internacional, Nestor João Masotti, esteve em Miami (EUA) para reuniões com a Federação Espírita do Estado da Flórida e palestra no Centro Espírita Bezerra de Menezes. Neste local, no dia 12 de fevereiro, abordou o tema “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”. Mais informações: bezerraonline@yahoo.com



2ª Edição de Espiritismo e Ecologia

O livro Espiritismo e Ecologia do jornalista André Trigueiro teve 10.000 exemplares publicados em sua 1ª edição lançada pela Editora FEB, e encontra-se no momento em sua 2ª edição. O livro trata da relação existente entre a Doutrina Espírita e o Meio Ambiente. O leitor irá se surpreender com as afinidades que certas obras espíritas possuem com os postulados ecológicos. Não deixe de adquirir este sucesso da literatura espírita pelo site: www.feblivraria.com.br



Workshop no Reino Unido

A diretora da Federação Espírita Brasileira Marta Antunes Oliveira e Ruth Guimarães, integrante da equipe das Comissões Regionais do CFN, abordarão a mediunidade em dois dias de seminário no Reino Unido. A organização responsável pelo evento que acontece nos dias 6 e 7 de março é a BUSS (União Britânica de Sociedades Espíritas). O projeto é direcionado a todos os Grupos Espíritas do Reino Unido e interessados. Informações: bussevents@gmail.com


Treinamento sobre Atendimento Espiritual no Rio de Janeiro

O Setor de Atendimento Espiritual do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro promove um Treinamento sobre Atendimento Espiritual, em sua sede, no Rio de Janeiro, no dia 28 de fevereiro, das 9h às 17h, contando com a atuação de Maria Euny Herrera Masotti, coordenadora da Área de Atendimento Espiritual nas Comissões Regionais do CFN da FEB. Mais informações: www.ceerj.org.br


3º Congresso Espírita Brasileiro: inscrições e lançamentos


Com quase quatro mil inscritos, o 3º. Congresso Espírita Brasileiro ainda tem inscrições abertas para os auditórios com telão. Durante o evento comemorativo ao Centenário de Chico Xavier estarão sendo lançados: livros sobre o médium (“kit”: livro e DVD) e de Orientação aos Órgãos de Unificação, editados pela FEB; livro biográfico sobre o médium, editado pelo Conselho Espírita Internacional; selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; e, Medalha Comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil. Inscrições, informações gerais e sobre o programa: www.100anoschicoxavier.com.br


Congresso do Amazonas homenageará Chico Xavier

A Federação Espírita Amazonense promoverá o 4º Congresso Espírita do Amazonas, com o tema “Chico Xavier- Apóstolo do Bem e da Paz”, de 2 a 4 de abril, com a participação de Alberto Almeida(PA), André Peixinho(BA), Sandra Borba Pereira (RN) e Suely Caldas (MG). Na noite da abertura do evento, haverá o lançamento simbólico do selo em homenagem ao centenário de Chico Xavier, com a participação do Diretor dos Correios do Amazonas. Outras informações: www.feamazonas.org.br




Luz no Lar



Médium: Francisco Cândido Xavier
Espírito: Espíritos Diversos

Obra especialmente dedicada ao Culto do Evangelho no Lar, organizada pelo Espírito Emmanuel, em que diversos outros amigos do Além participam com edificantes considerações à luz dos fundamentos da Doutrina Espírita.

São ao todo 65 capítulos que nos oferecem judiciosos esclarecimentos e que nos ajudam a pensar, a meditar nas verdades do Espírito, junto aos nossos companheiros da romagem humana que vivem sob o teto do ambiente familiar.

Reúne crônicas, poesias e mensagens instrutivas sobre temas intensamente discutidos nos dias de hoje, tais como: aborto; divórcio; família; infância e amor maternal, mostrando a necessidade da renovação do homem por meio da prática dos ensinos evangélicos.


PALESTRA COM RUI NAZÁRIO DE OLIVEIRA PORTO ALEGRE, RS




(Informação por email de ccepars)

Retorno das aulas de evangelização infantil e mocidade no seob são Carlos, SP


PERÍODO 1 a 4 de abril de 2010 AUTO-CONHECIMENTO, AUTO-ACEITAÇÃO E AMOR: Pilares de uma evolução consistente “Deus nos deu, para nosso adiantamento,




(Informação repassada pela USE/SP)


47ª COMENOESP Confraternização das Mocidades EspíRitas do NoroestE do Estado de São Paulo. ASSIS, SP

PERÍODO 1 a 4 de abril de 2010
AUTO-CONHECIMENTO, AUTO-ACEITAÇÃO E AMOR: Pilares de uma evolução consistente

“Deus nos deu, para nosso adiantamento, justamente o que nos é necessário e pode nos bastar: a voz da consciência e nossas tendências instintivas, e nos tira o que nos poderia prejudicar.”

O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo 5, item 1

Meus amigos, por que algumas vezes uma vaga tristeza se apodera de nossos corações, nos fazendo sofrer e nos desestimulando diante da vida? O que nos falta para sermos felizes?

Os ensinamentos de Jesus, elucidados pela doutrina espírita, compõem um roteiro completo para atender as necessidades do homem no que tange ao seu aperfeiçoamento moral.

Que tal juntos, descobrirmos um pouco mais de nós mesmos envoltos em um ambiente fraterno, repleto de reflexão e carinho, chamado COMENOESP?

Esperamos você de coração aberto, para juntos procurarmos ser melhores do que ontem, e amanhã estarmos melhores do que hoje.



Siga as orientações para fazer sua inscrição


-----------------------
Orientação aos Participantes:
-----------------------


1. Acesse o link abaixo, veja todas as informações necessárias e faça a sua inscrição.


https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=dHAxQXpi...




2. Lembre-se de levar colchonete.

3. A viagem, assim como a inscrição, custará dinheiro, organize-se para ter como pagá-la. Faça sua inscrição no prazo. Pague menos, e ajude-nos na organização.

4. Estude. Compartilhe o que tem de melhor e receberá 100 por 1. Acredite!


-----------------------
Orientação aos Dirigentes:
-----------------------


1. Com a inscrição On-Line, não precisa enviar FICHAS por correio, porém, precisamos verificar as assinaturas. Para isso foi criada a "Listagem de Assinaturas", disponível no link abaixo.


https://docs.google.com/fileview?id=0B-ozlYTcVs0HY2I5YTc3MTItYWMyNC...


2. Lembre-se, os menores de idade precisam que os pais estejam cientes, por isso, no mesmo link acima, existe o documento para o pai assinar autorizando a participação do filho. Evite problemas!


3. Uma boa Liderança Conduz pelo Exemplo.



Participe!!!



Aguardamos você!



Danilo, Carol e Camila



(Informação por email da Secretaria da USE Botucatu repassada por Vansan)

REUNIÃO E PALESTRA COM HELOISA PIRES NA FEESP SÃO PAULO



(Informação por email da área federativa FEESP)

RECIFE, PERNAMBUCO FEDERAÇÃO PROMOVE SEMINÁRIO E PALESTRAS

A Federação Espírita Pernambucana promove, nos dias 20 e 21 de fevereiro, o INTECEPE 2010, com seminário sobre “Centro Espírita: Base Fundamental do Movimento Espírita”, contando com a atuação do diretor da Federação Espírita Brasileira Antonio Cesar Perri de Carvalho e de Célia Maria Rey de Carvalho. O diretor da FEB profere palestras em centro espírita de Recife e na sede da Federação, sobre o tema “Chico Xavier: o Homem e a Obra”. Informações: http://federacaoespiritape.org

SEMINÁRIO MULTIPLICADORES DO EDE- ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA. MARINGÁ, PR

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS

Rua Marechal Floriano Peixoto, 400 - Zona 07 - Maringá

DATA: 21/02/2010

Das 8h30min. as 12h30min.



TÓPICOS

MOTIVAÇÃO E INCENTIVO PARA O TRABALHOR ESPÍRITA

INCENTIVO A NECESSIDADE DO ESTUDO PARA O TRABALHADOR

CONSELHOS DOS BENFEITORES ESPIRITUAIS.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES



APLICADORES: ALCIDE BATISTA DA SILVEIRA

CLAUDIO MACHADO DA SILVA.

PUBLICO ALVO: todos que trabalham em grupos de estudos, coordenadores ou que poderão se tornar,

assim como dirigentes das Casas Espíritas.



REALIZAÇÃO DA UNIÃO REGIONAL ESPÍRITA SETIMA REGIÃO (7° URE)



٭EDE ( Estudo da Doutrina Espírita)



Nos ajude a divulgar este evento, encaminhando este convite a pessoas de sua caixa postal.

Agradecemos Departamento de Comunicação Social Espírita (7° URE)



(Informação por email de N. Wanderlei Barone)

NOTA DE DESENCARNAÇÃO CARMELO WALDEMAR PETRILLI, BIRIGU, SP

Desencarnou na manhã desta quinta-feira, 18/2/2010, o Sr. Carmelo Waldemar Petrilli, residente em Birigui, SP. Waldemar, como era costumeiramente chamado, estava com 84 anos e veio a óbito na cidade de São José do Rio Preto, SP, de parada cardíaca, quando se submetia a cateterismo. Deixa viúva a Sra. Neide Conceição de Almeida Petrilli, os filhos Sérgio Felício de Almeida Petrilli e João Lucas de Almeida, 4 netos e as noras Silvia Maria e Mara.

Waldemar era genro de Dona Linda Dias de Almeida e João Dias de Almeida, dois grandes vultos do espiritismo em Birigui, fundadores do Centro Espírita Amor e Caridade, já desencarnados e pais de Neide. O velório esta ocorrendo na Capela Bom Pastor na Rua Francisco Galindo de Castro, 931, Centro, Birigui, SP, e o sepultamento se dará às 10 hs desta sexta-feira no Cemitério da Saudade, defronte do velório. Aos familiares e amigos as nossos mais profundos sentimentos. (Cleide Bucalon)



ABAIXO CARMELO WALDEMAR PETRILI SOZINHO E COM A ESPOSA NEIDE

DURANTE PALESTRAS NO C.E. AMOR E CARIDADE. FOTOS ISMAEL GOBBO



CURSO SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS NA VISÃO ESPÍRITA SÃO PAULO




(Informações por email de Esmeralda T.Citriniti)