BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 14 de fevereiro de 2010

ANALISANDO O CARNAVAL



Ary Brasil Marques



A alegria é uma maravilhosa dádiva de nosso Pai Celestial. Ela deve ser objeto de nosso cultivo no dia a dia, e certamente a pessoa alegre é saudável e feliz.

O Carnaval é uma festa popular que proporciona às pessoas a alegria durante o período de quatro dias. Teoricamente, o Carnaval deveria trazer ao ser humano um estado espiritual magnífico e a oportunidade de esquecer os problemas e as crises que assolam o planeta.

Será que esse objetivo é alcançado durante o reinado de Momo? Ao contrário, o período carnavalesco é a época do ano em que acontecem as maiores desgraças, os mais sérios acidentes e um número infindável de doenças provocadas pelo excesso dos foliões, pelo uso de drogas e de bebidas alcoólicas e pelo total desrespeito do ser humano ao seu próprio corpo. As estatísticas são alarmantes, mas o prejuízo real que o homem tem com o Carnaval é muito maior do que nos mostram os registros. Milhões e milhões de pessoas perdem a saúde. Outro tanto se afunda em dívidas que fizeram para poder ostentar suas fantasias luxuosas. As pessoas ficam alucinadas, passando por cima das mais elementares regras de ética e de respeito ao próximo, e o número de estupros e de abusos sexuais supera de muito em quatro dias os índices do restante do ano.

Além do prejuízo causado pelos excessos nas cidades, os congestionamentos de veículos nas estradas e o grande número de pessoas que dirigem alcoolizadas, trazem a todos, no período carnavalesco, muita dor e tristeza com a perda de vidas valiosas.

Religiosos de várias correntes condenam o Carnaval, e alguns afirmam mesmo ser essa festa obra do demônio.

Nós, espíritas, sabemos que o Demônio é uma figura folclórica que não tem existência real, pois ele seria um filho de Deus que se rebelou contra o Criador, o que contrariaria a perfeição da obra de nosso Pai Celestial.

Em nossa opinião, todas as coisas que o homem faz, devem ser objeto de equilíbrio e de sensatez. Dançar, cantar, se divertir não teria nada de mal, desde que não houvesse o excesso, o despudor, a transformação do momento alegre em verdadeira orgia, como acontece no Carnaval.

Os meios de comunicação exploram essa festa popular, e induzem o povo aos excessos com seus programas destituídos de equilíbrio. Novelas, filmes e programas tipo “big brother” são verdadeiras escolas de marginalidade, exemplos diuturnos de condutas que fazem do homem um ser desprezível, sem dignidade, levando-o ao máximo da decadência moral no Carnaval.

Diante da natureza atual do Carnaval, o melhor é procurarmos ficar tranquilamente em nossa casa, lendo, estudando e meditando. Quatro dias de descanso com atividades saudáveis, certamente nos dará um saldo positivo de saúde e bem estar.



SBC, 21/02/2009.



(Texto recebido em email de Ademir Mendes)

Senadores vão ouvir ministros, religiosos e médicos sobre descriminalização do aborto

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou requerimento para promover uma audiência pública destinada a debater a descriminalização do aborto, como prevê o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), aprovado em decreto do presidente da República de dezembro passado. O requerimento, encabeçado pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP), foi assinado pelos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Augusto Botelho (PT-RR).

Ainda não há data para a audiência, que será aberta ao público. Serão convidados o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, um representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um da Federação das Igrejas Evangélicas do Brasil e o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Nilson Roberto de Melo.

A audiência pública foi aprovada na reunião da Comissão de Assuntos Sociais de quarta-feira (10), presidida pela senadora Rosalba Ciarlini.

No requerimento, o senador Papaléo Paes afirma que o Senado tem de debater "a conveniência e a oportunidade" para a sociedade da descriminalização do aborto. Na "Diretriz 9" do PNDH-3 existe a orientação de "apoiar a aprovação do projeto que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos".

Eli Teixeira / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



(Do site Agência Senado)

IV ENCONTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA NO IAM SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP


(Informação por email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade)

ORSON PETER CARRARA NO C.E. IRMÃ ANGÉLICA ARAÇATUBA, SP

O orador Orson Peter Carrara fará palestra no C.E. Irmã Angélica, na cidade de Araçatuba, no próximo dia 17 de fevereiro de 2010, às 20 horas, desenvolvendo o tema “Por que Adoecemos?”.

CENTRO ESPÍRITA IRMÃ ANGÉLICA

Rua Tancredo de Paiva Morel, 511

Jardim Sumaré

Araçatuba, SP

(Informação por email de Graça Rodrigues)

PALESTRA MUSICADA COM VANSAN SANTO ANDRÉ, SP

DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2010 – QUINTA FEIRA

HORA: 14:30 e 20:30



LOCAL: JOANNA DE ÂNGELIS EM SANTO ANDRÉ

RUA CEL. PM CELESTNO HENRIQUE FERNANDES, 420

4473 2024



(Informação em email de Regina Bachega e Ademir Mendes)

PALESTRA COM JAMIRO DOS SANTOS FILHO SÃO PAULO


REGISTRO COM FOTOS



O evento aconteceu em nossa Fraternidade no dia 10 de Fevereiro, onde o Sr. Jamiro nos trouxe o tema "Para não perder a vontade de Viver" passando a mensagem de uma forma alegre e de palavras simples onde todos puderam compreendê-la. Tivemos um publico presente em torno de 190 pessoas que já solicitaram o retorno de Jamiro dos Santos Filho.



Fraternidade Espirita Irmã Maria

Rua Solar dos Pinheiros, 388 Vila Industrial S.P

e-mail: fratespirmamaria@yahoo.com.br

Site: www.fraternidadeirmamaria.com.br










FOTOS: Edson e sua esposa Milene, colaboradores da fraternidade junto com Jamiro, no centro; público; Marcos Biondi e a esposa Tânia, dirigentes do Fraternidade, ladeando Jamiro; Reinaldo e Paulinho do Grupo Sementes de Luz; Jamiro em sua fala.


(Informações de Marcos Biondi repassadas por Regina Bachega)

JORNADA CULTURA ESPIRITA. ENCONTRO SOBRE ATENDIMENTO FRATERNO. SÃO PAULO

CONVIDAMOS OS COLABORADORES E FREQUENTADORES DO CENTRO ESPÍRITA PARA:

ENCONTRO SOBRE O - ATENDIMENTO FRATERNO - COM O PROF. EUGENIVALDO FORT

DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2010 - DOMINGO - DAS 16h ÀS 18h

LOCAL: C.E. ELO DE AMOR

AVENIDA JOSINO VIEIRA DE GOIS, 566 - PARQUE CASA DA PEDRA - SÃO PAULO/SP

REALIZAÇÃO: U.S.E. DISTRITAL TUCURUVI

ACESSE O SITE: WWW.POUSOPARAOREPOUSO.COM.BR

INFORMAÇÕES: (11) 7575-9074 (VIVO) E 3435-5786 (DAS 17 ÀS 19H) COM BRITO OU 9413-9150 (CLARO) COM EDMAR.

(Informação por email de Norberto e Fátima Zucas)

Um sucesso o I Encontro Fraterno realizado na Holanda

Promovido pelo Conselho Espírita Holandês, o evento reuniu crianças, jovens e adultos em um mesmo espaço.

LEIA A MATÉRIA DE CLAUDIA WERDINE EM: http://www.oconsolador.com.br/ano3/145/especial2.html