BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Jesus, Zaqueu e nós

Há quase dois mil anos, Zaqueu buscou a multidão para encontrar o Cristo em serviço. Ainda hoje, para encontrarmos Jesus, necessário se faz que o busquemos junto à multidão de aflitos e sofredores.

Zaqueu era um homem pequeno diante da grande necessidade da multidão sobrecarregada de deveres e obrigações. E ainda hoje somos todos pequenos dispensários dos recursos da vida, em função da enormidade da carência humana.

Zaqueu, para ver Jesus, precisou subir no sicômoro amigo e hoje ainda nós precisamos elevar o padrão de nossos pensamentos, a fim de vislumbrar a referência segura do Caminho, da Verdade e da Vida.

Jesus dirigiu-se à presença de Zaqueu nos arredores de sua mensagem de libertação espiritual e nos dias atuais continua o divino Mestre atendendo-nos às ânsias da alma, com seu olhar compassivo e misericordioso.

Naquele tempo, o Senhor solicitara que Zaqueu descesse do alto, porque importava-lhe ser hospedado em sua residência. Ainda agora Jesus nos pede que desçamos de nossas atitudes contemplativas para abrigá-lo no próprio lar.

Zaqueu deu-se pressa em receber o Senhor em sua casa e cabe-nos ainda hoje, cada um de nós, agasalhar o Cristo na própria alma.

Zaqueu imediatamente distribuiu metade dos bens aos pobres e ainda hoje podemos cada qual agir no campo da fraternidade legítima, buscando dar aos outros pelo menos a metade do que já possuímos em tempo, conhecimentos, cuidados, bens e recursos, em favor da grande maioria de necessitados à nossa volta que, certamente, tem à sua disposição muito menos que nós.

Também Zaqueu, no ensinamento derradeiro de humildade e renúncia a si mesmo, reconheceu que já havia se desviado do roteiro honesto e, corretamente, fez votos de indenizar, pelo quádruplo, o mal que tivera feito. Dois mil anos após a célebre passagem, espera-se de nós a mesma atitude de reparo que devamos fazer no mal que já causamos aos semelhantes.

Zaqueu fora então confirmado, desde aquele minuto inolvidável, no rol dos servidores ativos e atentos ao chamado do Cristo. Contudo, infelizmente, depois de vinte séculos de Cristianismo em ação, ainda permanecemos nós em lamentável paralisia da alma.



Theophorus

Do outro Lado


MARIA LUZIA ALMEIDA ROSA (*)

marluziarosa@hotmail.com

Falar em família nessa era de contradições e mudanças radicais é meio arriscado, embora sabedores de que ainda a família é a célula mãe da sociedade. Daí nasceu tudo que chamamos de relações sociais e humanas. Como é vista a nossa família hoje? Como é questionada? É avaliada? Ou só fotografias nas paredes e porta-retratos?

Hoje comentaremos alguns mecanismos que conduzem à essas transformações que chamaremos de mudanças familiares.

A peça fundamental do processo: “Pais”. Mas, parece-me que esta peça está desagregada do contexto social, psíquico, moral e espiritual. É a desagregação, a solidão, os desregramentos sociais e morais, a depressão . Será que vamos dar conta de tantas implicações? Receita pronta? Um antídoto para sanar tantas seqüelas? Já nos dizia o psicólogo norte americano Stephen Karpman: “quando as pessoas não aprendem a crescer juntas, desenvolvem personagens negativas que atrapalham suas vidas”. Muitas vezes tornamos perseguidores, salvadores e vítimas.

. Será que você está perseguindo seu filho, sempre no desejo de encontrar defeitos nele para sentir superior?É um(a)pai(mãe) super protetor(a) que não acredita na capacidade de seu(a)filho(a)? Acha que ele(a)é um(a) fracassado(a) e que não tem jeito.

Pais perseguidores exigem tanto dos filhos que acabam estourando as cordas. A rigidez pode transformar o pai no perseguidor que vive apontando defeitos e corrigindo os filhos, exigindo sempre a perfeição, não admitindo erros, falhas, considerando-se os donos da verdade. Criam filhos assustados e medrosos. Pais salvadores: superprotetores impedindo que sua corda se estique e que os filhos possam tocar a música de sua vida.Querem ser a fonte eterna de afeto e compreensão dos filhos tornando-os mimados perdidos, chatos, não aprendem superar desafios, pois recebem tudo prontinho. Não confundir afeto com superproteção. O afeto favorece o crescimento; a superproteção aniquila a motivação para crescer, castra a capacidade de autonomia e inibe a conquista da liberdade. Ser pai não é eliminar obstáculos, mas oferecer-lhes a ajuda para superá-los.

Pais vítimas: são aqueles que se sentem vítimas do destino, injustiçados, desamparados e não conseguem dar um sentido de realização á própria vida, e ensinam aos filhos que a realização pessoal é um sonho impossível. Vivem culpando os outros por seus fracassos. Seu filho merece ter um pai do qual se orgulhe.

Reaprenda a viver: nossos filhos têm a força de nos fazer recordar o que fomos um dia e nos convidam a reaprender a alegria de viver, resgatar valores perdidos. É fazer uma nova descoberta, sem medo, sem culpa, sem se preocupar com o que o outro vai pensar.A família vem sofrendo sérias modificações dentro do contexto social, gerando diversos tipos de carências humanas, que estão diretamente ligadas á perdas dos valores imateriais a favor dos valores materiais.

Educar dá trabalho. Porque do outro lado está o seu(a) filho(a).

Ser pai de uma criança é apresentá-la a ela mesma e ao mundo com carinho, atenção e respeito.

Ser pai é apresentar ao convidado não só o mundo e as pessoas mas também ele mesmo, seus sentimentos, seu jeito de ser, de agir e depois, respeitosamente, deixá-lo escolher a melhor maneira de curtir sua viagem no planeta Terra. Que tipo de anfitrião você tem sido? Quem está do outro lado?

Apresente a vida e o mundo aos seus filhos, lembrando sempre, que quem está do outro lado é “ele”, esse ser carente pedindo proteção, carinho, afeto e orientação segura. Cada pessoa, seja ela nosso filho, parceiro, sócio ou amigo, nos traz o desafio de crescer com a convivência. Está dentro de nós a capacidade e a responsabilidade por nossa realização pessoal. Não tem mais sentido os pais culparem os filhos por uma vida infeliz, nem os filhos responsabilizarem os pais por não conseguirem realizar suas metas de vida. Por isso a família é o reencontro de almas. Somos antigos companheiros de viagem. Cada um ocupando seus lugares; e aos pais cabe o compromisso de educar. Ajudá-los a desenvolver o seu potencial e habilidades com segurança e equilíbrio.

Quem está do outro lado?

-Espíritos que estão em acertos, reaprendendo a amar.

A família é a matriz de desenvolvimento psicossocial de seus membros (Costa & Penso, 2005). É o primeiro grupo a que cada pessoa pertence. O sentimento de pertencer a uma família traz para o indivíduo proteção, segurança, bem-estar e conforto.

Vamos reavaliar a nossa postura em relação aos valores da família.

O que estamos fazendo para rever esses conceitos?

O que esperamos da família do século XXI?

Como transformá-la?

Agora, é com Você.



Pesquisa:”Pais e Filhos”,Companheiros de Viagem.

Autor: Roberto Shinyashiki.



(*) Maria Luzia freqüenta o C.E. Luz e Fraternidade, em Araçatuba, SP. É evangelizadora e ministra cursos para preparação de Evangelizadores.

FAÇA PARTE DA REDE AMIGO ESPÍRITA

REDE AMIGO ESPIRITA

A Comunidade Amiga de Você e da Doutrina Espírita

José Aparecido


Conferir o vídeo 'Palestra Transtorno Bipolar do Humor frente a Visão Espírita'

Confira o vídeo disponível na REDE AMIGO ESPIRITA

Palestra Transtorno Bipolar do Humor frente a Visão Espírita

Palestra Transtorno Bipolar do Humor frente a Visão Espírita com Dr. Sérgio Irikura realizada no dia 18/10/2009 durante o 3º CONEJOVENS - C...

Link do vídeo:

Palestra Transtorno Bipolar do Humor frente a Visão Espírita

Sobre REDE AMIGO ESPIRITA

Comunidade de Amigos e Divulgação da Doutrina Espírita

REDE AMIGO ESPIRITA


927 membros
1336 fotos
180 músicas
285 videos


80 tópicos
152 eventos
619


http://amigoespirita.ning.com/

SORTEIO BENEFICENTE PELO C.E. AMOR E CARIDADE BAURU, SP

Bauru/SP, 04 de janeiro de 2010.

Prezado Diretor,
REf.: Sorteio Beneficente de Automóvel Zero Km e outros prêmios

Pela 33º vez realizaremos nosso Sorteio Beneficente, autorizado pela Caixa Econômica Federal, sob número 7-1122/2009.

Mais uma vez o convidamos a participar. Você e sua instituição nos ajudam divulgando e vendendo bilhetes e nós lhe repassaremos um percentual de 50%.

Mil bilhetes vendidos rendem R$ 4.000,00 para sua entidade!

Você não pode perder a oportunidade de arrecadar recursos para seus serviços! É prático, simples e não envolve qualquer investimento.
Considere:

- Os participantes recebem uma promoção pronta, sem nenhuma despesa!

- Não assumem compromisso de venda total, pois os bilhetes não vendidos serão devolvidos até às vésperas do sorteio!

- Centenas de entidades têm se beneficiado dessa parceria!

Anexo fac-símile do bilhete para sua apreciação. O Valor do bilhete é R$ 8,00 e a data do sorteio será 19 de Junho de 2.010, pela Loteria Federal.

Este ano os prêmios são:

1º - Um automóvel novo, marca Ford/Fiesta, modelo 2010

2º - Um Notebook Dell Inspiron 1545, Pentium Dual Core com 3 Gb

3º, 4º e 5º - Filmadoras Digitais Samsung SC-DC575
Solicite a quantidade desejada (mínimo de 200 bilhetes)! Fale com Priscila tel.: (014) 3366-3205 ou ceac@ceac.org.br.
Qualquer Centro Espírita ou organização assistencial poderá participar.
Visite nosso site: www.ceac.org.br

Veja o Bilhete abaixo:


(Informação recebida por email de Richard Simonetti)




PALESTRAS NA SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPIRITAS 3 DE OUTUBRO SÃO PAULO







ENDEREÇO: RUA CLÉLIA, 669, ÁGUA BRANCA, SÃO PAULO

SITE: http://www.3deoutubro.org.br/

(Informações por email de Alvaro Antonio)

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA NO C.E. ALLAN KARDEC. PENÁPOLIS, SP



O CURSO SERÁ DIRIGIDO POR Antonio Carlos Menchon Felcar



DURAÇÃO: Ano de 2010 – Aula semanal (exceto Julho)

Início em 06-Mar-10 até 11-Dez-10

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1.262 – Penápolis/SP

DIA/HORÁRIO: SÁBADOS – DAS 15 ÀS 17:30 HS

INSCRIÇÃO: Comparecer ao local em 06 de Março às 15 horas.

RESUMO DO CONTEÚDO PROGRAMADO (Base de programa da FEESP):

Médiuns e Aptidões – Sonambulismo e Comunicações – Formas de Passividade – Natureza das Comunicações – Psicografia – Vidência – Animismo e Xenoglossia – Mediunidade nas artes – Influência moral e do meio sobre os Médiuns – Evocação de Espíritos – Telepatia Humana e intuição – Bicorporeidade e Transfiguração – Charlatanismo e Prestidigitação – Causas da obsessão, seus estágios e sua cura - Fraudes Espíritas – Mistificações de Médiuns e dos Centros Espíritas – Mediunidade de cura – Mandato Mediúnico – Socorro Espiritual.

ESTUDOS ADICIONAIS: Livro Seara dos Médiuns de Emmanuel/Chico Xavier; Desobsessão de André Luiz; Loucura sob novo prisma de Bezerra de Menezes.

DESENVOLVIMENTO DE AULA: - harmonização, parte teórica, parte prática com exercitação espiritual.



(Informação recebida em email de Antonio Carlos Menchon Felcar afelcar@gmail.com ou afelcar@terra.com.br)


ROTEIRO DE PALESTRA DE JAMIRO DOS SANTOS FILHO



FEVEREIRO



DIA: 8 SEGUNDA-FEIRA



CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Rua Santo André N. 284

Jardim Mauá

MAUÁ

Horário: 20.00



DIA: 9 TERÇA-FEIRA



GRUPO FRAT. FRANCISCO DE ASSIS

Estrada Galvão Bueno N. 5143

B. Bastitine

SÃO BERNARDO DO CAMPO

Horário: 20.00



DIA: 10 QUARTA-FEIRA



FRATERNIDADE ESP. IRMÃ MARIA

Rua Solar dos Pinheiros N. 388

Vila industrial

Horário: 20.00



DIA: 11 QUINTA-FEIRA



ASSOCIAÇÃO BENEF. BENÇÃO DE PAZ

Rua Renato Rinaldi N. 517

Vila Carrão

Horário: 21.00



DIA: 12 SEXTA-FEIRA



NÚCLEO ESPIRITA REDENÇÃO

Rua Minerva N. 102/108

B. Perdizes

Horário: 20.00



FAVOR DIVULGAR!!!!



(Informação por email de Regina Bachega)

SEMANA DE PALESTRAS ESPECIAIS NO G.E.A.E.F. BRASILIA, DF

GEAEF – COMUNICADO 046-A/2010 - Grupo Educacional e Assistencial Espírita Fraternidade – SGAS 909 W5 Sul

18 de Janeiro de 2010

Uma data especial para os trabalhadores e freqüentadores do GEAEF

Uma Semana de Palestras Especiais no GEAEF:

· GEAEF NO MOVIMENTO ESPÍRITA DO DISTRITO FEDERAL

Palestrante: Rose

18/01 – Segunda-Feira – 20h



· HUMBERTO DE CAMPOS

Palestrante: Telvi

19/01 – Terça-Feira – 20h



· GEAEF, UMA HISTÓRIA DE FRATERNIDADE E AMOR

Palestrante: Dácio

20/01 – Quarta-Feira – 15h



· GEAEF, UMA HISTÓRIA DE FRATERNIDADE E AMOR

Palestrante: Waldir

20/01 – Quarta-Feira – 20h



· ARTE MUSICAL DO GEAEF

GMF - Grupo de Música Fraternidade e Quarteto Sintonia

22/01 – Sexta-Feira – 20h



· BOA NOVA

Palestrante: Armando

24/01 – Domingo – 10h



· VIDEO-PALESTRA: BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO

Palestrante: Divaldo Franco

24/01 – Domingo – 18h30

(Informação repassada por email pela FEDF fedf@brturbo.com.br)

ENCONTRO DO ESDE- ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA EM RIBEIRÃO PRETO, SP


clique para ampliar
Informação recebida por email de Mario e Júlia Nezu)