BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A felicidade e o trabalho

Os Espíritos ensinam que completa felicidade é apanágio da perfeição espiritual.

Enquanto o homem possuir vícios e fissuras morais, ele sofrerá.

A identificação exclusiva com as coisas materiais causa sofrimento.

Tudo o que é material é transitório.

Quem localiza sua fonte de satisfação no que dependa apenas do elemento material está fadado a perdê-la.

Ao final da existência terrena, restam somente as conquistas morais e intelectuais.

Tais conquistas correspondem ao tesouro que nenhum ladrão consegue roubar e que as traças e a ferrugem não atingem.

A perfeição espiritual não se cinge à conquista de virtudes morais.

Ela envolve também o burilar do intelecto.

A razão e o sentimento burilados e purificados constituem as duas asas que conduzem o Espírito à plenitude.

Importa, pois, dedicar-se ao cultivo de ambos.

A felicidade é o sonho de todo homem.

Pergunte-se a qualquer pessoa o que deseja e ela certamente afirmará que quer ser feliz.

A busca de plenitude, de conforto e de paz têm conduzido a raça humana ao longo das eras.

A própria fragilidade da vida material desafia o intelecto.

Na busca de preservá-la e de vencer os elementos da natureza, os homens desenvolvem suas faculdades intelectuais.

Com o tempo, esse intelecto desenvolvido volta-se para questões mais transcendentes.

Surgem reflexões sobre a razão e a finalidade da vida.

Indaga-se o porquê de tantos sofrimentos que envolvem a vida humana.

O Espiritismo responde tais questionamentos.

Ele ensina que os obstáculos e os infortúnios destinam-se a desenvolver a sensibilidade e o intelecto humanos.

A igualdade em face da dor, da doença e da morte mostra o quanto todos são parecidos e devem ser solidários.

Ricos e pobres, belos e feios, todos se submetem aos imperativos da natureza.

É difícil permanecer insensível em face de uma dor que já se experimentou.

À medida que a Humanidade evolui, as dores se tornam menos atrozes.

Por conta da evolução intelectual, medicamentos e tratamentos sofisticados são descobertos.

Tudo se encadeia no Plano Divino.

O progresso intelectual dá-se de modo quase automático, pelo natural desejo que os homens têm de se furtar a dores e embaraços.

O progresso moral secunda o intelectual, mas demanda uma sensibilidade e um esforço a mais para operar-se.

Ele pressupõe maturidade bastante para compreender a vida a partir de um patamar mais elevado.

O estágio atual da Humanidade já possibilita compreender que conquistas materiais não garantem a felicidade.

Embora a evolução científica e tecnológica, os homens persistem angustiados e carentes de paz.

Para ser feliz, é necessário vencer velhos vícios, que causam grande tormento.

Inveja, ciúme, egoísmo, ganância e sensualidade desequilibrada são exemplos de fissuras morais que infernizam quem as possui.

O homem realmente decidido a ser feliz precisa dedicar-se a combater seus vícios.

O intelecto desenvolvido auxilia-o a identificar os seus problemas morais.

Basta pensar quais de suas características lhe tiram a paz e não são elogiáveis no próximo.

Identificados os problemas, é necessário trabalhar para combatê-los.

A criatura madura sabe que não existe resultado sem trabalho, nem recompensa sem esforço.

Ninguém se transformará em anjo por um golpe de sorte.

Impõe-se a aplicação de uma firme vontade no burilamento do próprio caráter.

A plena felicidade pressupõe a perfeição espiritual, mas esta é fruto do trabalho.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.

Em 07.01.2010



(Texto recebido por email de mec@momentoespirita.com.br)

Espíritas homenageiam Adelino de Carvalho três lagoas, ms



O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, sediado em Três Lagoas-MS, na rua Allan Kardec, esquina com Francisco Cândido Xavier, na vila Haro, promove há mais de 14 anos, sempre no mês de Fevereiro, palestras espíritas lembrando a vida do abnegado servidor da doutrina espírita, Adelino de Carvalho. Agora em 2010 em fevereiro serão quatro sextas – feiras, sempre às 19:00h, iniciando no dia 5 com Neylla Thiago Giachetta, no dia 12 será a vez da professora Ewonild Cunha, no dia 19 o convidado será Afonso Batista de Almeida e encerrando todas as festividades, na última sexta-feira do mês (26) o convidado é Oswaldo Branquinho, diversos temas serão abordados em todo o mês mais o tema principal será sempre a vida de Adelino de Carvalho.

Adelino de Carvalho, mentor espiritual do médium Celso de Almeida Afonso, nasceu em Jaboticabal – SP, no dia 8 de Janeiro de 1886. Transferiu-se para a cidade de Uberaba – MG, por volta de 1902, quando iniciou suas atividades mediúnicas, tornando-se valioso instrumento através do qual os espíritos procuram consolar e aliviar as dores das criaturas irmãs. Seu desencarne se deu no dia 25 de fevereiro de 1950, em Uberaba.

Adelino era médium receitista (curador) e seu trabalho dedicado ao bem do próximo, fez com que ficasse conhecido em toda a região. Sua biografia é ilustrada por muitos casos interessantes, como por exemplo, esse que relataremos a seguir: “Certa noite, um fazendeiro muito rico da cidade de Uberaba, chamado Antônio, chegou à casa do sr. Adelino, de madrugada, com a filha desenganada pelos médicos, inclusive de São Paulo. O fazendeiro disse a seu Adelino que a sua filha era a única coisa que tinha, e que naquele momento a entregava a Deus e pedia que o médium a curasse. Adelino foi na cozinha fazer um café para o fazendeiro, quando seu mentor, Bittencourt Sampaio, materializou-se e disse que confiasse, mandando que o médium receitasse durante 15 dias goma arábica com algumas raízes do campo. Adelino ficou preocupado pois o fazendeiro era muito bravo e tinha fama de homem valente na região. Mesmo assim, voltou à sala e deu a receita para a filha do fazendeiro.

Sr. Antônio, após alguns dias, retornou à casa de Adelino, juntamente com a filha, já totalmente restabelecida. O fazendeiro quis dar um presente ao médium, que era muito pobre e trabalhava na agência de Correios e Telégrafos, residindo em casa alugada, num bairro humilde.

Entregou a seu Adelino um cheque, que nos dias de hoje, segundo os antigos uberabenses, chegaria à casa dos R$ 150 mil. O médium, preocupado com o cheque, voltou à cozinha para novamente fazer um café para o fazendeiro. Foi quando seu mentor mais uma vez se materializou e ordenou que o cheque fosse devolvido ao fazendeiro, alegando que se aceitasse dinheiro o trabalho do médium cresceria “igual rabo de cavalo”, ou seja, para baixo. O médium devolveu o cheque para o fazendeiro, justificando: ‘O que de graça Deus me deu, de graça estou doando. Não tenho mérito nenhum’, disse o médium. Sou um instrumento dos espíritos”.

Relembramos aqui mais um episódio da vida desse dedicado tarefeiro na seara mediúnica:

Em meados do ano de 2000, o jornalista Luiz Correa e sua esposa Elzi, em visita a Uberaba, foram convidados pelo médium Celso de Almeida Afonso, para conhecerem a filha do sr.Adelino. Celina de Carvalho, nessa época morava em Uberaba, em residência simples, como era característico da família Carvalho.

Luizinho relembra emocionado que foram carinhosamente recebidos por Celina, que se comoveu muito com a nossa visita acompanhado do médium Celso Almeida.

Numa rápida entrevista ao jornalista, Celina falou das dificuldades que seu pai enfrentou para levar adiante a tarefa de medianeiro dos espíritos.

Os médicos de Uberaba não aceitavam o trabalho do Sr.Adelino, pois, enquanto suas clínicas esvaziavam, a casa do médium ficava cheia. Nessa época tinham como vizinho, um médico famoso e ainda diretor de um Hospital local. Celina disse que vivia apreensiva, receosa de perseguições por parte da polícia. Ao narrar essa parte da vida deles, relembrou um episódio ocorrido justamente nessa época.

“Certa noite, um policial bateu à porta de sua casa, e ela já imaginando que fossem prender seu pai, disse que ele havia saído e não voltaria tão cedo...Ela sabia que o lugar onde estava Sr.Adelino era isolado e ele não poderia ouvir alguém conversando na sala da casa. Mas qual não foi sua surpresa, quando seu pai lá do fundo gritou para que ela convidasse os policiais para entrar que ele já ia atendê-los. Entrou um policial com a filha no colo e disse: - Adelino, vim aqui para você salvar minha filha que está desenganada pelos médicos...Adelino aplicou passes na menina e receitou remédios. Quando eles saíram Adelino disse a Celina que, quando estamos a serviço de Jesus, não devemos temer nada”.

Após alguns dias, o policial retornou para agradecer pela cura completa da filha.

Celina ao finalizar a história, chorou comovida pela lembrança do pai que tanto benefício distribuiu, em nome de Jesus.

Despediram-se, todos emocionados. Depois de alguns dias o jornalista enviou à Celina um quadro contendo a reportagem daquele encontro tão marcante.

Vale destacar a coincidência que no mês de fevereiro 2006, em que o Grupo José Grosso e Maria João de Deus de Três Lagoas homenageava seu Adelino, Celina a única filha existente na terra retornou a pátria espiritual.

Texto de Eva Elias / Uberaba-MG

Adelino fala do constante trabalho do Grupo Espírita José Grosso e Maria João de Deus

Bondosos irmãos, paz em Cristo.

Gostaria de pedir-lhes a paciência, que sei faz parte no ser sempre compreensível à minha pessoa e de tantos que procuram esta casa de oração.

Desejo encontrar com a gratidão capaz de me fazer compreender o porque do meu berço ser as terras de Jaboticabal e prosseguindo, fui até Estrela do Sul, e posteriormente, a Uberaba, que considero a escola de minha vida, no tempo que por aqui passei.

De 1886 a 1950, vesti a roupagem física, que deixei para me encontrar no lugar que estou.

Sei que muitos me lembram pelo aniversário da chegada e da partida, no entanto, sem desejo de homenagens fúteis, e sim, a motivação feliz de ser lembrado, não me deixa omitir o que tem feito nossos irmãos de Três Lagoas, o carinho de Maria João de Deus, de José Grosso, que me chama a integrar o movimento daquela oficina de constante trabalho.

Mas, sem delonga, agradecido que sou a todos, espero corresponder a esta carinhosa lembrança que me chama ao trabalho e ao esforço de ser melhor e contando com a compreensão e o afeto de todos, entrego-lhes os modestos bens que porventura eu possa trazer comigo.

Paz em Cristo, do pequeno servidor.

Adelino de Carvalho / Mensagem psicografada pelo médium Celso de Almeida Afonso, em reunião pública, na noite de 17-02-2006, no Centro Espírita Aurélio Agostinho, Uberaba, MG.





Neylla Thiago Giachetta

(Informações e fotos recebidas de Luiz Corrêa da Silveira Filho)

REVISTA ESPIRITA EM INGLÊS EDITADA PELO CEI - CONSELHO ESPIRITA INTERNACIONAL



The new issue of
The Spiritist Magazine
is now available!


Amazing articles,
Great inspiration for life!


Also, check The Spiritist Magazine
in its digital format!

Subscribe now!

Print edition
or
Electronic edition

Issue-10 (Jan - Mar 2010)


SPECIAL PROMOTION FOR SPIRITIST AND SPIRITUALIST CENTERS
For information, please contact us at
info@thespiritistmagazine.com



Phone: 410-382-5328 (USA)
e-mail: info@thespiritistmagazine.com
www.thespiritistmagazine.com
An official publication of the International Spiritist Council

(Informação recebida por email de info@thespiritistmagazine.com)

INFORMATIVO mensal da Folha Espírita SÃO PAULO





clique para ampliar

OFICINA PRÁTICA DE TEATRO DO GRUPO GESTU SÃO PAULO


clique para ampliar
(Informação por email de Norberto e Fátima)

CURSO NO C.E. ALLAN KARDEC PENÁPOLIS, SP



CURSO MINISTRADO POR: Antonio Carlos Menchon Felcar afelcar@gmail.com



CURSO “APRENDENDO A REFORMA ÍNTIMA”



PERÍODO: 16-JAN-2010 até 27-FEV-2010

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1.262 – Penápolis/SP

DIA/HORÁRIO: SÁBADOS – DAS 15 ÀS 17:30 HS

INSCRIÇÃO: Comparecer ao local em 16/01/10 às 15 horas.


(Informação por email de Antonio C.M. Felcar)

CONFERÊNCIAS COM SUELY CALDAS SCHUBERT SANTO ANDRÉ, SP

SUELY C. SCHUBERT É ESCRITORA, ORADORA E MÉDIUM DE JUIZ DE FORA, MG

PALESTRA NA I. A. E. AMÉLIA RODRIGUES

tema – AS LEIS DA CONSCIÊNCIA

data – 06/02/2010 ( sábado )

horário – 17,00 horas

ENDEREÇO: Rua Silveiras, 17 – Vila Guiomar – Santo André - SP

tema -- O TEMPO DO PERDÃO



data -- 07/02/2010 horário

HORÁRIO - 10,00 horas

ENDEREÇO: Rua Bela Vista, 125 - Jardim Bela Vista – Santo André

INFORMAÇÕES

Telefones -- 3186 9788 - 4949 9664

e-mail sardano@terra.com.br

ENTRADA FRANCA

(Informação por email de Ademir Mendes)

ENCONTRO DA FAMILIA DA USE TATUAPÉ SÃO PAULO

CAROS AMIGOS E AMIGAS,

Estamos escrevendo para lembra-los que o Encontro da Familia da USE - Tatuape 2010 sera realizado no dia 21/04/2010. O local escolhido sera EE Erasmos Braga - End: Rua Maria Eugenia, 190 - Tatuape (Proximo ao Metro Tatuape).

Estaremos enviando a programacao nos proximos dias Ja deixem agendado e informem seus familiares e amigos, pois prometemos muitas surpresas alem de ser um prazer estarmos juntos.

Abracos

Diretoria USE - Tatuape



(Informação repassada pela USE/SP)

COMEMORAÇÃO DOS 61 ANOS DO C.E. NOSSO LAR- CASAS ANDRÉ LUIZ. SÃO PAULO

Caros companheiros de ideal, segue convite para comemoração dos 61 anos do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. Um momento em que queremos repartir com nossos amigos a felicidade de fazer parte da história destas Instituição.

Em comemoração realizaremos uma série de palestras, apresentação artística, apresentação de dança em cadeiras de rodas, entre outras apresentações.

Contamos com a participação de todos e agradecemos o apoio na divulgação do evento.

Mais informações, agendamento de entrevistas, cobertura do evento, confirmação de presença estamos à disposição.

Anexo programação dos 61 anos.


Abraços Fraternos

Silvana Lima

________________________________________

Assessoria de Comunicação do Conselho Doutrinário
011-2973-6579/80
centroespirita@nossolar.org.br
(Informação recebida por email de Regina Bachega)


9º. ANIVERSÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS NOSSO LAR SOCORRO, SP

Socorro, 15 de janeiro de 2010.


Queridos companheiros de jornada,



O Grupo de Estudos Espíritas Nosso Lar tem o prazer de convidá-los para o seu primeiro evento do ano que comemorará o 9º ano de aniversário do grupo, em sua sede, à rua Antonio Leopoldino, 245 – Centro – Socorro/SP. A programação será a seguinte:

· Dia 21de janeiro (quinta-feira) às 20h – Alkindar de Oliveira

Tema: “CULTURA DO SOFRIMENTO & CULTURA DA FELICIDADE”



· Dia 28 de janeiro (quinta-feira) às 20h- Orson Carrara

Tema: "A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EVOLUÇÃO DO SER - Um passeio pela sua memória musical".



Será com muito prazer e alegria que receberemos a todos vocês!

Sem mais para o momento, despedimo-nos.



Fraternalmente,

GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITA NOSSO LAR

LIVRO INFANTIL DA AUTORA ELSA ROSSI EM ALEMÃO



ELSA ROSSI



O livro infantil "My First Teddy Bear" da autora Elsa Rossi já se encontra traduzido para o idioma alemão com o título "Mein erster Teddy Bär", à venda em todas as livrarias alemãs registrado sob número de ISBN alemão 978-3-937837-12-3.



O livro ilustrado por Stella Martins, foi traduzido pelo Sr. Udo Peters e revisado pela Sra. Franziska Kranz., tendo sido publicado pela Editora Lichttropfen-Verlag.



Nele Elsa Rossi relata a comovente estória de uma menina cujo pai desencarna em um acidente de carro, e mostra como a mãe da pequenina lhe ensina a compreender a morte, mostrando-lhe que a vida continua e que não existe separação definitiva entre os que se amam.



O livro é uma contribuição importante que ajuda as crianças a melhor compreenderem e lidarem com a partida de entes queridos para o Mundo Maior.



Encomendas diretamente com a Editora Lichttropfen-Verlag - www.lichttropfen-verlag.de - Rutenweg 3 - 37154 - Northeim - Fone 00 49 (0) 5551 914 95 02 - Fax 00 49 (0) 5551 914 95 03 - email info@lichttropfen-verlag.de ou Marinho.Goebel@t-online.de



(Informações por email de Fernanda Marinho Gobel, Alemanha)


SAIBA MAIS SOBRE ELSA ROSSI http://ismaelgobbo.blogspot.com/2009/11/focalizando-o-trabalhador-espirita-elza.html

BOLETIM ELETRÔNICO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA BRASILIA, DF

Programação definida!

A programação do 3º Congresso Espírita Brasileiro já está definida. O evento que comemorará o Centenário de Francisco Cândido Xavier e ocorrerá em Brasília de 16 a 18 de abril, será uma promoção da Federação Espírita Brasileira. Com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília (Cláudio Santoro) e vários momentos de artes, contará com palestras, conferências e informações sobre Lançamentos de Livros e DVDs, além de painéis sobre o trabalho e vida de Chico Xavier.

A celebração, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ainda possui vagas para o auditório com telões. A terceira edição contará com conferência e momento de arte no último dia de evento, no Ginásio de Esportes Nilson Nelson, com entrada livre para o público. Informações e inscrições no site: www.100anoschicoxavier.com.br







Os destaques da Imprensa Espírita

Promover a Imprensa Espírita. Esse foi o tema central do I Prêmio Observatório Espírita, uma iniciativa da Rádio Espírita Campinas, uma emissora da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas. Como resultado, foram selecionados quinze textos, três para cada uma das cinco categorias: Resgate histórico, Entrevistas, Ciência espírita, Popularização do espiritismo e Espiritismo e sociedade.

A Revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira, foi premiada com o artigo “Evolução e evolucionismo, biológico e metafísico” de autoria de Nadja do Couto Valle. A entrega dos prêmios será feita no dia 6 de fevereiro, a partir das 19h, na sede da USEIC, União das Organizações Espíritas Intermunicipal Campinas, que se localiza em Campinas (SP). Mais informações no endereço www.radioespirita.org.br


4º Congresso Espírita do Amazonas

No período de 2 a 4 de abril, ocorrerá no auditório da UniNilton Lins, o 4º Congresso Espírita do Amazonas, que terá como tema "Chico Xavier, o Apóstolo do Bem e da Paz", como parte das comemorações do centenário do seu nascimento. Os expositores convidados serão Alberto Almeida (PA), André Luiz Peixinho (BA), Sandra Borba (RN) e Suely Caldas Schubert (MG). Informação: www.feamazonas.org.br


Encontro de Trabalhadores em Manaus

O presidente da FEB Nestor João Masotti, fará palestra pública em Manaus no dia 22 de Janeiro, às 20h, na sede da Federação Espírita Amazonense,. O evento celebrará a abertura das comemorações do Centenário de Chico Xavier e dos 106 anos da FEA. Nos dois dias seguintes ocorrerá o Encontro de Trabalhadores com abordagem do tema “Comprometimento e Autotransformação no Trabalho do Bem”. Informações: www.feamazonas.org.br


Você e a Paz

No dia 27 de janeiro, Balneário Camboriú realizará o 1º Movimento Você e a Paz, com a presença de Divaldo Pereira Franco, no fechamento da 26ª Jornada Espírita do CRE 13, de SC. A promoção é da Federação Espírita Catarinense. O evento acontecerá às 19h30, na Avenida Atlântica, no Pontal Norte. Informação colhida no site www.fec.org.br




COMEERJ E ENEFE

A 31ª Confraternização de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro (Comeerj) e o 16º Encontro Estadual da Família Espírita (Enefe) abordarão de 13 a 16 de fevereiro o tema “Conheces a verdade, agora libertate!” Com atuação em diferentes pólos do Estado, a promoção do evento é do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, que tira dúvidas em www.ceerj.org.br


Um ano da Rádio Fraternidade

No dia 30 de janeiro a Rádio Fraternidade fará um ano de vida e para comemorar promoverá palestra e show musical. O primeiro terá como tema “Por que divulgar a Doutrina Espírita na Era Nova?” e será proferida pelo expositor Simão Pedro no Centro Espírita Fé Esperança e Caridade em Uberlândia (MG) às 16h. Já o show musical ocorrerá durante o 1º Encontro de Arte Espírita da Rádio Fraternidade, com a participação de Corais Espíritas de Uberlândia e Wanyr Caccia, às 19h30, no Teatro Rondon Pacheco. A programação conta com apoio da Aliança Municipal Espírita de Uberlândia. Informações: www.radiofraternidade.com.br





Os profetas



Autor: João J. Moutinho


No processo da evolução física, os cinco sentidos elementares exigiram milênios de experiência, a fim de atenderem ao imperativo das manifestações orgânicas, em benefício do homem imortal. A mediunidade, como faculdade do Espírito eterno, baliza de sua jornada evolutiva, ultrapassa as barreiras das manifestações físicas para alcançar outras dimensões ainda desconhecidas pelo ser, em sua fase de evolução atual. Contudo, o simples desenvolvimento da mediunidade, sem aquisição de legítima conscientização e sem os recursos das qualidades morais, é sempre desaconselhável, como caminhar das qualidades por selva escura sem bússola e sem luz. De Moisés a Chico Xavier, num interregno de 32 séculos, a mediunidade sublimada constitui sempre elevado investimento no processo da evolução humana, enquanto a outra face, a mediunidade torturada, tem contribuído à semeadura da dor e das injustiças sociais.