BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

VISITE O SITE GOTAS DE PAZ

COM MENSAGENS EDIFICANTES

ENDEREÇO: http://www.gotasdepaz.com.br/eventos.asp

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira


Donizete Pinheiro



Entrevista com Donizete Pinheiro, residente na cidade de Marília, SP, que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita. Donizete Pinheiro é Juiz de Direito, líder espírita, orador e escritor. Entrevista por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Donizete quais suas origens?

Nasci em Marília no dia 7 de setembro de 1956, mas na época meus pais residiam na vizinha cidade de Vera Cruz, e nesta fui registrado. Sou o terceiro filho do casal Alfredo e Terezinha, e depois vieram mais dois irmãos. Por causa de trabalho de meu pai, moramos por um tempo no Distrito de Lácio e em seguida mudamos para Marília, quando eu tinha mais ou menos 5 ou 6 anos. Era um tempo muito tranquilo, sem violência ou perigos, quando as crianças podiam brincar nas ruas e ir para a escola sozinhas.


Qual sua formação acadêmica e profissão que exerce?

Depois de cursar o grupo escolar, o ginásio e o colegial, optei pelo Direito, ingressando no curso que a Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha mantinha há poucos anos. Trata-se de uma instituição espírita derivada do Educandário Dr. Bezerra de Menezes, que já ministrava o ensino básico e fundamental. Simultaneamente, fui escrevente do 3º Ofício Judicial no Fórum de Marília, o que me permitiu uma sólida formação acadêmica. Em 1980, ao concluir o curso, deixei o Cartório e comecei a advogar. Em 1982, surgiu a oportunidade e prestei o concurso para a magistratura, assumindo, em março de 1983, como Juiz Substituto na cidade de Tupã. Nessa época, já era casado com a psicóloga Alcione Quiquinato, com a qual tive os filhos Guilherme, Danilo e Cinthia.


Desde quando e como se tornou espírita?

Aos 9 anos, por iniciativa da minha mãe, passamos a frequentar o Centro Espírita Luz e Verdade. Aos 12 anos iniciamos na Mocidade Espírita Hilário, recém criada, da qual fui presidente alguns anos. Ali teve início a minha formação espírita, pois nos dedicávamos ao estudo constante das obras de Allan Kardec.


Quais as atividades que desenvolveu e desenvolve no movimento espírita?

R- Por identificação pessoal, sempre gostei muito do movimento espírita e essa vivência me tem sido muito benéfica, moldando o meu caráter, apesar das imperfeições que ainda carrego. Quando ainda dirigente de mocidade, fui diretor do Departamento de Mocidades da então UMEM-União Municipal Espírita de Marília. Em 1979, assumimos a responsabilidade pela realização de uma COMENOESP, que exigiu do grupo de jovens intensa dedicação, mas resultou em sucesso. A partir de 1980 passamos a nos dedicar à Comunidade Espírita Eurípedes Barsanulfo, da qual tive a alegria de participar desde o início junto com o cunhado Oduvaldo e outros dedicados companheiros. A instituição, hoje sob a direção de Lidia dos Santos Lavachi, que também participava da Mocidade Hilário, completará 30 anos em maio é está em plena atividade. Ficamos na CEB por três anos e simultaneamente fui secretário da UMEM e responsável pela elaboração de um boletim informativo distribuído às casas espíritas. Em 1985 fui nomeado Juiz de Direito da comarca de Pacaembu e ali participamos da fundação do único centro espírita da cidade, o que foi uma experiência muito emocionante, porque os estudos começaram na simplicidade do quintal da casa de uma vizinha espírita. Em 1989 fomos transferidos para Adamantina, onde ficamos por 16 anos, com realizações e aprendizados importantes. Nesse período implantamos um Curso Básico de Espiritismo no então Centro Espírita Amor e Caridade, que depois se converteu no AVE CRISTO-Centro de Aprendizagem e Vivência Espírita, localizado em ampla e bonita sede própria, graças ao entendimento da então presidente Sonia Guerra com a Família Morgado, proprietária do prédio. Também nessa época a família espírita assumiu a Casa do Garoto, uma instituição de acolhimento de meninos, dando à obra uma nova dinâmica e organização, o que serviu para dar maior credibilidade social ao movimento espírita. Com a ajuda da jornalista Doróteia Fragata, fundamos em 1990 o periódico Ação Espírita, que contribuiu para o movimento de unificação em Adamantina e região. Em homenagem a Sonia Guerra, presidente da Casa do Garoto, que desencarnou em 1994, criamos o departamento Editorial Sonia Maria, que publicou livros de nossa autoria e também o livro infantil O Sol Vaidoso, de autoria de Tiamara, e o livro “Amigos Voltei”, psicografado por Marinalva Mariusso, de autoria espiritual da própria Sonia. Durante alguns anos, sucessivamente, mantive em jornais locais duas colunas espíritas: “Respostas Espíritas” e “Vida Saudável”; e também um programa radiofônico de cinco minutos chamado “Tempo de Paz”. Em 2005, assumi a Vara da Infância e da Juventude de Marília, para aqui transferindo o Ação Espírita, que agora é trimestral, com 2.000 exemplares distribuídos gratuitamente. Atualmente, participo do Núcleo Espírita Amor e Paz, onde coordeno o Curso Básico de Espiritismo, e sou vice-presidente da USE Marília.


Poderia nos falar dos livros de sua autoria?

Em verdade, nunca havia escrito propriamente um livro. O primeiro, “Suave Inspiração”, é uma coletânea de poesias, só publicado por insistência do dono da gráfica onde o Ação Espírita era impresso. O segundo, “Respostas Espíritas”, e o terceiro, “Para uma Vida Saudável”, são a reunião dos textos publicados na imprensa. O quarto e o quinto, respectivamente “Tempo de Paz” e “Terapia da Paz” (este publicado pela EME), igualmente são coletâneas dos textos apresentados no programa radiofônico “Tempo de Paz”. Só o próximo, que está no prelo para publicação pela EME, intitulado “Honestidade”, é que escrevi mesmo do começo ao fim. O lançamento deve ser para breve.


A propósito acha que vai bem o nosso movimento espírita?

Sou sempre otimista quanto ao movimento espírita. Apesar das dificuldades e das oposições, que sempre existirão, devemos prosseguir fazendo o melhor que pudermos pela divulgação da Doutrina Espírita e tentando aproximar os espíritas fraternalmente. Prefiro estar falando das boas iniciativas e das melhores práticas, sem críticas acerbas e ataques pessoais, pois que nada acrescentam. Sinto que, de uma maneira geral, há uma preocupação constante no aprimoramento das casas espíritas, e o tempo se encarregará de purgar o movimento daquilo que não é útil, necessário e bom. Aliás, Ismael, o seu trabalho de divulgação dos eventos espíritas por e-mail bem demonstra que o Brasil Espírita permanece bastante ativo e promissor.


Algo mais que queira acrescentar

Como o Espiritismo me faz muito bem, desejo que todos possamos estar juntos aprendendo cada vez mais e buscando a paz interior, ensejadora da verdadeira felicidade.










FOTOS: DONIZETE AUTOGRAFANDO; EVENTO ESPÍRITA EM PRAÇA PÚBLICA NA CIDADE DE GARÇA; APRESENTANDO DIVALDO PEREIRA FRANCO; EM GRUPO COM O ORADOR/CANTOR PLINIO OLIVEIRA; EM EVENTO NA CIDADE DE MARILIA E CAPA DE UM DE SEUS LIVROS.

DE VOLTA O PORTAL DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE ALAGOAS

Caros amigos e irmãos, informamos que desde 6 de janeiro o portal na web da Federação Espírita do Estado de Alagoas, voltou a funcionar e gostariamos de colocá-lo a disposição para as divulgações dos eventos promovidos em todo o Brasil.


É mais um veículo de divulgação para o Movimento Espírita e contamos com a colaboração de todos.
www.feeal.org.br

Abraço fraterno,

Milton Ramos

Presidente - FEEAL



(Informação repassada pela USE/SP)

AGENDA DE PALESTRAS COM AGNALDO PAVIANI SÃO PAULO

Após o evento haverá venda de livros, DVDs e CDs e sessão de autógrafos

Agnaldo Paviani é médium, orador espírita, palestrante e autor de 12 livros psicografados por diversos autores espirituais. É dirigente do Centro Espírita Caminho de Damasco e da Creche Caminho de Damasco na cidade de Votuporanga/SP. Apresenta o programa FALANDO FRANCAMENTE na Rádio BoaNova toda sexta-feira às 16h00.

Visite os sites www.agnaldopaviani.com.br e www.editorasintonia.com.br.

Agenda de janeiro 2010

4ªfeira

27

20h00

CENTRO ESPÍRITA ISMÊNIA DE JESUS

Rua Cap. José Galo N. 1074

RIBEIRÃO PIRES

5ªfeira

28

20h00

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA JACOB

RUA Aguapei N. 588

Tatuapé

6ºfeira

29

20h00

IRMANDADE ESPÍRITA AMIGOS DA PAZ

Rua Daniel Defoe N. 448

Interlagos


PROGRAMAÇÃO DO SEARA ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS CAMPINAS, SP

OBSERVAR CORREÇÕES EM RELAÇÃO AO ANTERIORMENTE DIVULGADO



DVD: CHICO XAVIER — DIVALDO FRANCO

Dia 17 de JANEIRO de 2010 (domingo)

Às 10:00 horas



NOSSO LAR

(livro de André Luiz, pela psicografia de Chico Xavier).

Dia 24 de JANEIRO de 2010 (domingo)

Às 10:00 horas

com exposição de

AUGUSTO CANTUSIO NETO



PENSAMENTO E VIDA

(livro de Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier).

Dia 31 de JANEIRO de 2010(domingo)

Às 10:00 horas

com exposição de

EVANDRO MONTEIRO DE TOLEDO PIZA



Local: Seara Espírita Joanna de Ângelis

Endereço: Rua Dr. João Keating, 107 – Botafogo

Campinas – SP

CEP 13070-230

Telefones: (19) 3213-0809 ou (19) 3213-7856

e-mail: searaespirita.angelis@bol.com.br

PALESTRA DA AME-FRIBURGO NESTE SÁBADO NOVA FRIBURGO, RJ

QUERIDOS AMIGOS:

A ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DE NOVA FRIBURGO CONVIDA A TODOS PARA A PRÓXIMA REUNIÃO, NA CASA DE CULTURA (ANTIGO FÓRUM), NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS 89, NOVA FRIBURGO, NESTE SÁBADO 09 DE JANEIRO DAS 10 ÀS 12 HORAS. TEREMOS O DR. JOSÉ HENRIQUE RUBIM DE CARVALHO, MÉDICO, ORADOR ESPÍRITA, TERAPEUTA DE VIDA PASSADA E TERAPEUTA FLORAL DE BACH, COM O TEMA:


"TRANSTORNO DO PÂNICO E DEPRESSÃO NAS FRAGMENTAÇÕES MORAIS".

MUITA PAZ EM VOSSOS CORAÇÕES.



Associação Médico-Espírita de Nova Friburgo



(Informação repassada pela USE/SP)

CURSO PARA EXPOSITORES ESPÍRITAS ITAPIRA – SP



O CURSO VISA OFERECER TÉCNICAS DE COMO PREPARAR E APRESENTAR UMA PALESTRA OU AULA COM A QUALIDADE QUE A DOUTRINA MERECE



DIA 07 DE FEVEREIRO (DOMINGO) DAS 09 ÀS 17 HORAS
COM INTERVALOS PARA CAFÉ E ALMOÇO


LOCAL – CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA”
Rua Teresa Lera Paoletti, nº 348 - Jd.Bela Vista - Itapira

CAPACITADOR – ISMAEL BATISTA

CONHECIDO PALESTRANTE DO MOVIMENTO ESPÍRITA, DIRIGENTE E ESCRITOR DE GUAXUPÉ -MG

TAXA DE INSCRIÇÃO – R$ 35.OO

PARA APOSTILA, ALMOÇO E LANCHES



Maiores informações:
OTÁVIO CUNHA – Fone (19) 3863 5682/ 9276 0247

E-mail

otaviofranklin@gmail.com




ORGANIZAÇÃO E APOIO

CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA” E U.S.E. ITAPIRA-SP


FAÇA SUA INSCRIÇÃO COM ANTECEDÊNCIA

ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES DIA 03 DE FEVEREIRO DE 2.010

VAGAS LIMITADAS

CINEMA NO NEOVE COM O FILME “PASSAGEIROS” CARAPICUIBA, SP




dia 23 de Janeiro ás 19h00

Sinopse - Após a queda de um avião, a jovem psicóloga Claire (Anne Hathaway) é escalada para dar apoio psicológico aos que sobreviveram ao acidente aéreo. Na medida em que conhece suas memórias relacionadas ao acidente, a psicóloga fica particularmente intrigada por Eric (Patrick Wilson), o mais enigmático dos sobreviventes. Quando os passageiros começam a desaparecer misteriosamente, Claire desconfia que um deles pode ter a resposta do mistério.



O que o Cine Neove oferece aos freqüentadores ?

- Convívio Social .

- Lazer .

- Ação conjunta de amparo as necessidades mínimas na área social.

- Oportunidade de análise de filmes sobre a ótica Espírita

Participem


Anselmo B. Heib
Centro de Divulgação Neove - Centro Espirita Obreiros da Vida Eterna
Av Rui Barbosa 2361 - Sta Teresinha - Carapicuiba
http://www.neove.com.br/
http://clubedolivrofraternidade.blogspot.com/
http://www.uniaoespirita.org.br/
contato@uniaoespirita.org.br

RETORNO DOS CURSOS NO MARIA DOLORES JALES, SP

OLÁ CAROS AMIGOS E IRMÃOS.

OS CURSOS NO MARIA DOLORES RETORNAÇÃO NAS SEGUINTES DASTAS:

- O livro dos espíritos: quinta-feira dia 14 de janeiro;

- O homem integral - sábado dia 23 de janeiro;

- Obras de André luiz - sexta-feira dia 6 de fevereiro.

sejam todos bem vindos ( todos estes cursos são abertos).

abraços

David



(Informações recebidas por email)

PALESTRAS PÚBLICAS ADE- ASSOCIAÇÃO DOS DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DO RIO DE JANEIRO. RIO DE JANEIRO

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DO RIO DE JANEIRO



Associação Médico-Espírita do Rio de Janeiro



Congregação dos Policiais Militares Espíritas



Palestras públicas e gratuitas.



AUDITÓRIO DO QG DA PMERJ

RUA EVARISTO DA VEIGA, 78, CENTRO, 10h

[estacionamento gratuito no local, salão refrigerado]





PROGRAMAÇÃO 2010-1ºSEMESTRE (Sábados)

EXPOSIÇÃO: DE 10h A 12h

DEBATES: A PARTIR DE 12H10

DATAS

TEMAS E EXPOSITOR

9 JANEIRO

ESPIRITISMO E JUVENTUDE:TRABALHANDO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO

RODRIGO LUZ

6 FEVEREIRO

A HISTÓRIA CRISTÃ E SUA VERSÃO PSICOGRÁFICA

PROF. LAIR AMARO FARIA

6 MARÇO

ESPIRITISMO E SEGURANÇA PÚBLICA

Cel. ADALBERTO RABELO

3 ABRIL

CRIANÇA E CARIDADE

PROF.VITOR HUGO SOARES

1 MAIO

ANÁLIA FRANCO E A EDUCAÇÃO ESPÍRITA

PROF.ANDRÉ LUIZ PEREIRA PARENTE

5 JUNHO

“O CÉU E O INFERNO” E “ NOSSO LAR”

PROF.VITOR HUGO SOARES

PALESTRA COM DIVALDO PEREIRA FRANCO FLORIANÓPOLIS, SC


(Informação do site da FEC http://www.fec.org.br/index.php?opcao=ver_evento&id_eve=42)