BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 2 de janeiro de 2010

A CASCA GROSSA


Richard Simonetti
richardsimonetti@uol.com.br

Aquele que não pode cumprir os deveres de pai não tem o direito de sê-lo. Não há pobreza, nem trabalhos, nem respeito humano, que o dispensem de alimentar seus filhos e de educá-los ele mesmo.

Qualquer pessoa, com uma dose mínima de bom senso, subscreveria a idéia acima. Indiscutível a responsabilidade dos pais no cuidado dos filhos. Curiosamente, o autor dessa frase nunca experimentou a preocupação de constituir um lar, nem assumiu responsabilidades relacionadas com a paternidade. Relacionou-se durante muitos anos com uma criada, que lhe deu cinco filhos. Surpreendentemente, ele os encaminhava a um orfanato, conforme nasciam, sob alegação de que não tinha condições para cuidar deles.

Certamente não cogitava das frustrações da mãe, já que em sua opinião a vocação natural da mulher era servir o homem. Diz o mesmo autor: A rigidez dos deveres relativos aos dois sexos não é nem pode ser a mesma. Quando a mulher se queixa a respeito da injusta desigualdade que o homem impõe, não tem razão; essa desigualdade não é uma instituição humana ou, pelo menos, obra do preconceito, e sim da razão; cabe a quem a natureza encarregou do cuidado com os filhos a responsabilidade disso perante o outro.

Tal disposição não seria indesejável, do ponto de vista machista, mas certamente uma péssima idéia para as feministas militantes. Estou falando de um dos grandes vultos da literatura francesa, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que exerceu enorme influência em vários setores da cultura no seu tempo, e exerce ainda hoje.

O pensador francês foi uma usina de idéias. Em O Emílio, imagina a educação de um jovem, voltada para a Natureza, com menos racionalização e conceitos professorais, evitando impor condicionamentos ao aprendiz. É nesse livro que faz a observação com a qual abrimos estes comentários, contraditada por seu comportamento.

Rousseau avançaria em outros setores, com destaque para a atividade religiosa. Para ele a verdadeira religião está no amor ao belo e ao Bem. Idealizava um Cristianismo simples e natural, depurado de dogmas e exterioridades.

Curioso esse descompasso entre teoria e prática, que marca muitos pensadores, mesmo aqueles que se destacam pela sua contribuição em favor do progresso humano, como Rousseau.

É bem o faça o que eu falo, não o que eu faço. O apóstolo Paulo tem uma observação genial (Romanos, 7:19): Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.

Uma idéia marcante no pensamento de Rousseau exprime essa contradição, justificando, aparentemente, seu próprio comportamento. Afirma ele: O homem nasce bom; é a sociedade que o corrompe. Embora desejando o Bem, acaba seguindo os caminhos que o meio social lhe impõe.

Sabemos, à luz da Doutrina Espírita, que não é assim. Bons todos o somos, como sugere Rousseau, mas em potencialidade.

Somos filhos de Deus, criados à sua imagem e semelhança. Portanto, a bondade é algo inerente à nossa filiação divina. Programados para a bondade, somente ela nos faz felizes e ajustados.

Dirá você, leitor amigo, que alguns devem ter nascido com defeito de fabricação, já que o mal prevalece em seu comportamento. Ocorre que, embrionária em nós, a bondade está revestida pela casca grossa de nossas imperfeições.

O somatório desse revestimento grosseiro sustenta a selva sombria das misérias humanas.

Não obstante, há indivíduos que conservam suas virtudes, mesmo quando pressionados pelo ambiente. Neles o Bem já não é embrionário, entranhando-se em sua personalidade e refletindo-se em seu comportamento, mesmo em circunstâncias adversas, mesmo enfrentando situações condicionantes.

Espíritos como Rousseau trazem contribuições marcantes, revelando atilada inteligência e apreciável percepção, mas, longe da perfeição, cometem autênticas derrapadas nos caminhos a que se propõem, comprometendo-se em desvios lamentáveis.

Esses percalços são superados à medida que o Espírito evolui, desbastando a casca grossa. A bondade, inerente à nossa filiação divina, acabará por prevalecer, mesmo sob influências negativas que ainda caracterizam a sociedade humana.

ABERTAS FESTIVIDADES DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE CHICO XAVIER. PEDRO LEOPOLDO, MG

Conforme divulgado o festivo acontecimento se iniciou nesta sexta-feira (01/01/2010) com recepçao, apresentação artística, prece e a palestra “O Centenário de Chico Xavier”, proferida pelo Presidente da Federação Espírita Brasileira, Nestor João Mazotti. O evento continuou no sábado.



Informações e fotos Hercilio Estevam.







PALESTRAS NO C.E. SEMEADURA DE JESUS GUARULHOS, SP

Olá, Pessoal!

Abaixo a programação das palestras públicas,

no Centro Espírita Semeadura de Jesus,

ref. ao mês de Janeiro/2010.

Até lá.

Tenham um ótimo ano novo!

Abraço

Edson

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192 - Guarulhos (SP)

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRASJANEIRO/2010

( Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

04/01/10

Valdir Pereira dos Reis

O Espírito Santo

11/01/10

José Roberto de Sousa

A Paciência

18/01/10

William Sanches

A Generosidade

25/01/10

Eugenivaldo Silva Fort

Espírito e Matéria –

Os Princípios Gerais do Universo

(Informações repassadas por Regina Bachega)

ESPERANTISTAS HOMENAGEADOS PELA MANSÃO DO CAMINHO (SALVADOR, BA) E CÂMARA DE NITERÓI

Organizações esperantistas homenageadas, em dezembro de 2009, pela Mansão do Caminho em Salvador e pela Câmara Municipal de Niterói.

Paulo Sérgio Peixoto do Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação – Niterói, 26/12/09



A Mansão do Caminho, de Salvador-Bahia, por intermédio de Divaldo Pereira Franco, homenageou, com o “Troféu Você e Paz”, diversas instituições e personalidades que trabalham pela cultura de Paz, entre elas a Associação Esperantista do Rio de Janeiro, na pessoa de seu Presidente Walter Fontes, e o jornalista André Trigueiro, representado pela Srta. Renata Cazé, ambos do Estado do Rio de Janeiro.

O fato ocorreu durante o 12º. Movimento Você e a Paz, realizado em 16 de dezembro de 2009, e contou com a presença de representantes do movimento espírita do Brasil e do mundo tais como: André Luiz Peixinho, Presidente da Federação Espírita da Bahia; Elsa Rossi, Coordenadora do CEI- Europa - Conselho Espírita Internacional, da Inglaterra; Sara Schlum, da Suiça; João Rabello da FEB, de Brasília; Jorge Schol do MAP – Movimento Amor ao Próximo, do Rio de Janeiro; Suely Caldas Schubert de Juiz de Fora; entre outros.

Participaram também do evento, o cantor Nando Cordel, de Pernambuco, o Sr. Milcíades Lezcano, Presidente da Federação Espírita do Paraguai, liderando um coral de mais de 20 pessoas desse país e, fazendo uso da palavra, entre outros: Divaldo Franco, Deputado Federal Luiz Bassuma, e o representante da arquidiocese de Salvador, Monsenhor Gaspar Sadoc.

Em Niterói foram homenageados com Moções de Congratulações pela Câmara Municipal de Niterói, por iniciativa do Vereador Felipe Peixoto, entregues no XVI Encontro Espírita-esperantista do E.R.J., os órgãos espíritas-esperantistas: Departamento de Esperanto da Federação Espírita Brasileira, Serviço de Esperanto do CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, Associação Editora Espírita Francisco V. Lorenz, Serviço de Esperanto do IEBM - Instituto Espírita Bezerra de Menezes e a Associação Brasileira de Espíritas Esperantistas; pela divulgação do Esperanto e do espiritismo através do Esperanto ao longo dos últimos 100 anos, e também em comemoração aos 100 anos de apoio FEB – Federação Espírita Brasileira, ao Esperanto e aos 150 anos de nascimento de Zamenhof.

O XVI Encontro Espírita Esperantista ocorrido em 6 de dezembro, foi promovido pelo Serviço de Esperanto do CEERJ – Conselho Espírita do E.R.J., dirigido Givanildo Ramos Costa com o apoio do 38º. Conselho Espírita de Unificação de Niterói – 38º. CEUNIT e do Serviço de Esperanto do Instituto Espírita Bezerra de Menezes - IEBM que sediou o encontro.

O evento contou com momentos de arte, grupo de estudos e de uma emocionante palestra proferida pelo Sr. Affonso Borges Gallego Soares, Diretor do Departamento de Esperanto da FEB - Federação Espírita Brasileira e teve como tema: “Dr. March, Dr. Bezerra e Dr. Zamenhof: Médicos dos Pobres”. Ao final da palestra foi feita uma apresentação da Marcha Mundial pela Paz por representantes do Comitê da Marcha em Niterói, após o que os Srs. Givanildo e Affonso aderiram, pessoalmente, a Marcha. O Clube de Esperanto de Niterói, pelo seu presidente, Walter Fontes já havia aderido a Marcha Mundial no dia 21/09/2009, na Celebração do Dia Internacional da Paz, promovido pela Rede Paz - Niterói. A parte da manhã do encontro foi transmitida, pela internet, ao vivo, pela www.tvcei.com.











FOTOS: WALTER FONTES E A PALAVRA PAZ EM ESPERANTO; SUELY CALDAS, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DA SUÉCIA, SARA, SUIÇA, MILCIADES E ESPOSA, PARAGUAI, ELSA ROSSI (CEI EUROPA), PAULO, WALTER E FILHO (FOTO JORGE MOEHLECKE); PÚBLICO; PRES. DA FEDERAÇÃO ESPIRITA SUÉCIA, ELSA (CEI EUROPA), JOÃO (FEB); PAULO (38º. CEUNIT), WALTER (ESPERANTO); MONS. GASPAR SADOC, ARQUID. SALVADOR; XVI ENCONTRO ESPERANTISTA PLATEIA, XVI ENCONTRO ESPERANTISTA EXPOSITOR AFFONSO SOARES; CORAL FED. ESP. DO PARAGUAI; WALTER (ASS, DOS ESPERANTISTAS RECEBEU TROFÉU DE DIVALDO; PAULO, NANDO CORDEL E WALTER; XVI ENCONTRO ESPERANTISTA: WALTER, GIVANILDO, AFFONSO E PAULO; ESPERANTISTAS DE SALVADOR, SUELY, PAULO, WALTER E DIVALDO (FOTO JORGE MOEHLECKE); DIVALDO (FOTO JORGE MOEHLECKE).







(Informações e fotos recebidas por email de Paulo Sérgio. paulosergio@internit.com.br)