BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Terapia das vivências passadas

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

Foto: http://scee-online.blogspot.com/2009/04/pinga-fogo-com-simonetti-na-sociedade.html

1 – O que é a TVP?

É a terapia das vivências passadas, envolvendo pesquisas em torno de experiências traumáticas ocorridas no passado próximo ou remoto; na existência atual ou anteriores. O objetivo é ajudar o paciente a lidar com os conflitos e fobias resultantes desses traumas, a partir de uma catarse.

2 – O que é catarse?

Ao recordar a situação dramática que motivou seu problema, experimentando as mesmas emoções, o paciente aprende a lidar melhor com ele, superando-o. Alguém tem irracional pavor de recintos fechados, a claustrofobia. Submetendo-se à TVP descobre que em existência anterior morreu emparedado (preso num cubículo sem portas ou janelas). Ao reviver aquelas emoções, tomando consciência da origem de seu medo, começa a vencê-lo. É a catarse.

3 –Freud praticava a TVP?

Freud, que desenvolveu a teoria das emoções reprimidas, tentou a hipnose, como caminho para liberá-las, mas desistiu, considerando algumas dificuldades: nem todas os pacientes são hipnotizáveis e poucos atingem o estado mais profundo de transe, necessário à regressão. E o fato de não reviverem conscientemente as experiências passadas impedia a catarse. Partiu para outros métodos, como a livre associação de idéias e a interpretação dos sonhos.

4 – Se não deu certo com Freud, por que dá certo com a TVP?

A metodologia é diferente. O paciente não é hipnotizado. Ele é conduzido pelo terapeuta a técnicas de relaxamento que o induzem a recordar, conscientemente.

5 – Se o esquecimento do passado é útil e necessário, na medida em que nos ajuda em vários aspectos, principalmente a superar paixões e fixações que precipitaram nossos fracassos no pretérito, não seria inconveniente a TVP?

A função da TVP não é desvendar existências pretéritas, mas ajudar o paciente a lidar com experiências que o traumatizaram. São flashs, não uma história completa, passível de causar-lhe embaraços.

6 – E quanto às fantasias do paciente, reportando-se a supostas experiências anteriores?

Em qualquer terapia psicossomática o terapeuta lidará com fantasias conscientes ou inconscientes do paciente. Compete-lhe treinar a habilidade de separar a realidade da imaginação.

7 – A TVP é uma terapia espírita?

É uma especialidade médica, a ser exercitada por profissionais de saúde habilitados. Começou com um grupo de médicos americanos, sem nenhuma vinculação espírita. Fazem sucesso os livros do Dr. Brian Weiss, que se reporta ao seu trabalho nesse campo. O terapeuta não precisa sequer conhecer o Espiritismo, embora venha a lidar com um de seus princípios básicos – a reencarnação.

8 – Tem futuro a TVP?

Sem dúvida. Ela se expande com grande velocidade, mundo afora, exercitada por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. Contribuirá decisivamente para o reconhecimento da reencarnação como lei natural.

0 comentários: