BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nova era! Novo mundo, novos paradigmas, novas gerações....Bem-vindo 2011!!!!!

Paz...um tema sempre atual !

Por uma cultura de paz e não violência, muitos homens tem dedicado suas vidas, idealizando um mundo fraterno. E muita gente pensa que isso é coisa de sonhador, uma missão impossível.

No entanto, contrariando tal ceticismo, esse mundo de Paz e Amor vêm sendo construído verdadeiramente. Em cada ponto do Planeta têm surgido homens, mulheres e crianças decididos a trabalhar e realizar o que parecia ser apenas um sonho, uma utopia.

A UNESCO, criada em 1945 para promover a paz e os Direitos Humanos, traz em seu Ato Constitutivo a frase:

“Se as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser erguidas as defesas da paz”

E, dentre suas incansáveis lutas, traz agora a oportunidade da participação e união de todos para transformar a cultura de guerra e violência em uma cultura de paz, justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade. Através do Manifesto 2000, que nos convida ao seguinte compromisso.

“Eu me comprometo em minha vida cotidiana, na minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, no meu país e na minha religião a :

“Respeitar a vida” - Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem descriminar nem prejudicar;

“Rejeitar a violência” - Praticar a não violência ativa, repelindo a violência em todas suas formas : físicas, sexual, psicológicas, econômica e social, em particular, ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes;

“Ser generoso - Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;

“Ouvir para compreender"- Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e o rechaço ao próximo;

“Preservar o planeta" - Promover um consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;

Redescobrir a solidariedade" - Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito dos princípios democráticos, com o fim de criar novas formas de solidariedade.

Encerramos este editorial com a frase de Mahatma Gandhi;

Quando o homem chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões"

Para se ter uma idéia da importância desse movimento, elaboraram a redação do manifesto, reconhecidos defensores da paz, dentre eles: Dalai Lama, Mikail Gorbachev, Shimon Peres e Nelson Mandela, entre outros. . Eles acreditam que é responsabilidade de cada um de nós é colocar em prática os valores, as atitudes e comportamentos que inspirem uma “cultura da paz”

Sobre o importantes temas, Alan Kardec, no Livro A Gênese, no Capitulo XVIII, Os tempos são chegados “, oferece material valiosíssimo para reflexão sobre o tema, como proposta da leitura espírita sobre o processo das transformações para efetiva construção do surgimento de uma ordenação no relacionamento humano entre as criaturas de Deus, na qual todos busquem a seu modo, no uso de seu livre arbítrio e nos limites do saber e poder, a construção de um mundo mais fraterno e solidário.

0 comentários: