BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Agora, Senhor...

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

Segundo a tradição judaica, a mulher que dava à luz um menino devia abster-se de qualquer cerimônia religiosa durante 40 dias, por situar-se em estado de impureza ritual.

Completada a quarentena, após o nascimento de Jesus, a sagrada família foi ao Templo, em Jerusalém, onde Maria submeteu-se aos rituais de purificação.

Em dado momento aproximou-se um ancião de nome Simeão, justo e piedoso, segundo informa o evangelista Lucas, que ao ver o menino com Maria tomou-o em seus braços e, emocionado, proclamou: Agora, Senhor, segundo a tua palavra, despede em paz o teu servo, porque meus olhos viram o salvador que enviaste para iluminar toda gente e para a glória de Israel… Ele fora informado por um Anjo que não veria a morte enquanto não chegasse o enviado celeste. Ao contemplar Jesus nos braços maternos tomara-se de emoção. Era o mensageiro! Daí sua proclamação. Avançado em idade, já era hora de partir, após cumprir-se o que lhe fora anunciado.

Oportuno lembrar que o nascimento de Jesus envolveu vários fenômenos mediúnicos, gerando situações e acontecimentos que tinham por objetivo evidenciar que aquele menino era muito especial.

Algo semelhante à experiência de Simeão ocorre conosco em variadas circunstâncias. Os benfeitores espirituais estão presentes em nossa vida, estimulando-nos à observância de nossos deveres e à realização dos projetos de renovação e trabalho que trazemos na bagagem reencarnatória. Oportuno lembrar, porém, que no encadeamento das circunstâncias que favorecem o cumprimento dos planos elaborados não há lugar para o acaso.

O reencontro com afetos e desafetos do pretérito, a escolha da profissão, os filhos, a vocação religiosa e eventos variados são disparados a partir de indefiníveis pressões interiores, que nos induzem ao cumprimento dos compromissos assumidos.

Não raro, sentimos um impulso tão forte em relação a determinada iniciativa, como uma força irresistível que vem do fundo de nós mesmos, que poderíamos imitar Simeão e proclamar com absoluta convicção, coisas assim:

– Agora, Senhor, cumpra-se a tua vontade, pois meus olhos contemplaram aquela que será minha esposa – encontro com uma alma de eleição.

– Agora, Senhor, abençoa meu esforço de aprendizado – encontro com a vocação profissional.

– Agora Senhor, inspira-me no empenho de renovação – encontro com o ideal religioso.

– Agora, Senhor, ajuda-me na reconciliação – encontro com inimigos do passado.

– Agora, Senhor, sustenta-me nos testemunhos – encontro com as atribulações do Mundo.

O problema é que nem sempre estamos bem sintonizados e, sob influência das paixões e dos interesses humanos, podemos confundir os sinais. Isso nos leva a negligenciar a programação ou pior – fazer o que não foi programado.

Muitos casamentos ocorrem sob inspiração de efêmera paixão. Muitas escolhas profissionais desembocam em frustração. Muitos ideais se volatilizam diante da primeira dificuldade. Muitos rancores recrudescem por indisciplina do sentimento. Muita gente rebela-se ante as dores do Mundo.

Por isso, não raro, as pessoas mais promovem estragos que perturbam o presente e complicam o futuro do que consertam o passado. Para nos livrarmos desse círculo vicioso de desacertos voluntários e ajustes compulsórios, é fundamental que imitemos Simeão.

Sempre que, como ele, cultivarmos a justiça e a piedade, favoreceremos a sintonia com benfeitores espirituais, que nos ajudarão a identificar com segurança os encontros programados, habilitando-nos a fazer o melhor sem perder tempo com ilusões.


File:Jerusalem Modell BW 2.JPG

JERUSALEM ANTIGA EM MINIATURA. EM PRIMEIRO PLANO O TEMPLO

Foto: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Jerusalem_Modell_BW_2.JPG

0 comentários: