BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Reforma íntima


Ary Brasil Marques



Uma das coisas que nos recomendam fazer, em nossa vida, é a Reforma Íntima.

Como toda reforma, para alcançar o objetivo de nos tornar melhores, é preciso que ela seja feita de acordo com um planejamento.

Para fazer esse planejamento, precisamos em primeiro lugar fazer uma auto-análise de nossa própria personalidade.

Nessa auto-análise, vamos nos colocar como se fossemos outra pessoa, olhando-nos de frente. Procuremos ver tudo aquilo que temos de bom e também o que temos de mau.

Geralmente nos julgamos a melhor pessoa do mundo, e costumamos ver e criticar com severidade os defeitos alheios, achando que a nossa maneira de agir e de ver as coisas é a única correta. Não é assim. Todos os seres humanos possuem qualidades e defeitos, e nossa presença no planeta é justamente para nos aperfeiçoar e buscar a perfeição.

Com essa visão, podemos ver os nossos pontos fracos e ai, então, vamos planejar fazer esforços para diminuí-los ou eliminá-los.

Os defeitos mais comuns que atingem a maioria das pessoas encarnadas na Terra são o egoísmo e o orgulho.

O egoísmo nos faz centralizar nossa atenção em nosso próprio ego, e o orgulho nos leva à vaidade. Gostamos muito de ser elogiados pelos nossos semelhantes, e poucas vezes fazemos o mesmo com eles.

O orgulho nos leva a crer que somos melhores que os outros, e não valorizamos as pessoas que nos rodeiam.

Na reforma íntima, precisamos nos policiar e procurar melhorar em todos os sentidos, de modo que cada dia nosso procedimento seja melhor que no dia anterior.

Um dos aspectos mais importantes de nossa busca de nos tornar melhores é a tolerância com os erros de nossos semelhantes, assim como queremos que os outros tolerem os nossos erros. A arte de conviver pacificamente com aqueles que não pensam como nós exige o uso da paciência. Devemos adquirir o hábito de sempre falar baixo, sem colocar no tom de nossa voz emoções de irritação ou de agressividade. Quando não concordarmos com os nossos oponentes, não temos que tornar isso motivo de discussão inútil ou de guerra.

Planejando uma mudança lenta e diária, estaremos utilizando a reforma íntima em alavanca de crescimento, o que nos levará, um dia, à perfeição.

SBC, 13/11/2010.

0 comentários: