BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Registro. Seminário Projeto Manoel Philomeno de Miranda. Terapias de Socorro aos desencarnados. Caxias do Sul, RS



Evento realizado em Caxias do Sul no dia 24 de outubro de 2010



Texto de João Neves

Fotos de Jorge Moehlecke



Este seminário tem por objetivos proporcionar ao trabalhador espírita uma visão de profundidade sobre os processos terapêuticos utilizados nas reuniões mediúnicas dos Centros Espíritas, mostrar como estes processos funcionam na prática e determinar como devem se conduzir seus participantes para que o êxito seja alcançado.



O seminário se iniciou com uma atividade integrativa na qual se destacou a excelência do amor como o fundamento maior de todo o trabalho de aconselhamento aos Espíritos com dificuldades – a doutrinação. Dois membros da platéia, chamados a colaborar, desenvolveram lúcidos comentários que enriqueceram a abordagem de Nilo Calazans, o focalizador do Projeto encarregado de conduzir aquele momento de lídima fraternidade.





Veio o primeiro módulo, no qual, através de falas curtas e oportunas, os expositores do Projeto, José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves, depois de colocarem o objetivo específico da doutrinação, evidenciaram as posturas e formas de abordagem, corretas e incorretas, a serem adotadas nos diálogos com esses irmãos em dificuldades.



Nesse módulo, destacou-se ainda a importância de se tratar o desencarnado em sofrimento como alguém que merece todo o respeito da equipe mediúnica, que ali viverá o espírito da compaixão, sem se permitir laivos de superioridade, arrogância ou desapreço como se a Vida estivesse trazendo de volta uma pessoa muito cara.



Não faltaram recomendações para que os terapeutas espirituais também prestassem atenção aos médiuns amparando-lhes as dificuldades nas comunicações mais desgastantes e difíceis de conduzidas.



No segundo módulo, os expositores trabalharam a aplicabilidade das terapias que complementam a palavra e a oração, subdivididas em energéticas – englobando o choque anímico e os passes – e sugestivas, sob a forma de hipnose e regressão de memória.



Coube a José Ferraz explicar o choque anímico, que ele conceituou como toda contribuição energética do médium em transe. Afirmou ainda que esta terapia é o pano de fundo sobre o qual todas as demais se apóiam, para, em seguida, explicar o seu funcionamento, com base em exemplos tirados das obras de Manoel Philomeno de Miranda, Espírito, pela mediunidade formosa de Divaldo Franco. José referiu-se às reações provocadas por esta terapia no comportamento emocional dos Espíritos e os resultados positivos delas decorrentes.



A outra terapia energética tratada, o passe, mereceu abordagem adequada de João Neves, que situou a importância de sua aplicação pelo Doutrinador, no momento adequado e com a técnica correta, como recurso de recomposição emocional em favor do Espírito Comunicante ou do médium em transe. João destacou as situações em que esta terapia pode e deve ser aplicada nas reuniões mediúnicas antes, durante e após as comunicações.



Foi a vez de Nilo iniciar o estudo das terapias sugestivas, tratando um dos seus aspectos mais importantes, a hipnose, com ênfase principalmente na sonoterapia, largamente empregada pelos Espíritos e pelos doutrinadores encarnados nas Reuniões Mediúnicas. José Ferraz finalizou este estudo e o módulo com a terapia de regressão de memória espiritual, definindo-a como recurso desalienador por excelência, mas de aplicação mais difícil e por isso mesmo mais seguramente conduzida pelos bons Espíritos em reuniões mediúnicas no Mundo Espiritual.



No período da tarde foram respondidas as perguntas, em número considerável, a maior parte bem focada no tema e bastante interessante.



E ainda durante a tarde, fechando o seminário, uma oficina com três exercícios diferenciados, que contaram com a participação de dez pessoas dentre as que estavam no público, atuantes na arte de dialogar com os Espíritos, que se juntaram à equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda. ]



Durante os exercícios todos tiveram a oportunidade de observar, na prática, três aspectos da doutrinação: uma conduta equivocada, uma atuação de bom nível, porém incompleta, e um atendimento totalmente exitoso. O público viveu momentos de grande aprendizagem, em clima de enlevo espiritual.



Concluindo o evento com os comentários dos organizadores, estimulantes e tocados de gratidão, que antecederam a prece ao Senhor das Vidas pelas dádivas daquele dia e os momentos formosos de congraçamento entre todos.








0 comentários: