BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Registro. Roteiro de palestras por Suely Caldas Schubert pelo Rio Grande do Sul

Texto e fotos recebidos de Jorge Moehlecke jorgejhm@terra.com.br



Abaixo informações e fotos dos eventos em PORTO ALEGRE E TORRES



Sueli Caldas Schubert, médium, escritora e conferencista renomada, esteve em atividade doutrinária no Rio Grande do Sul, no mês de outubro de 2010.

Nesta oportunidade visitou, expondo a Doutrina Espírita, os municípios de Alvorada, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Tapes, Porto Alegre e Torres.





Porto Alegre/RS

Na capital gaúcha, Suely Caldas Schubert apresentou o seminário, desdobrado em duas partes, Mediunidade: Compromisso moral e espiritual; e Chico Xavier: Mediunidade com Jesus e Kardec. O evento foi realizado no auditório do Instituto Espírita Amigo Germano, na Rua Santana, 1225, sob o patrocínio da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

Pela manhã a temática versou sobre os aspectos da mediunidade, do compromisso, da moral e espiritual. Segundo a conferencista o tema é bastante vasto e conta com uma grande quantidade de informações trazidas por Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e Yvone do Amaral Pereira, entre outros.

Relativo aos aspectos da mediunidade, Suely apresentou vários conceitos com base em Jesus (Mateus 10:1); em o Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. 26, item 10 e Cap. 28, item 9); em Celeiro de Bênçãos de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco (Cap. 6); em Missionários da Luz, André Luiz/Chico Xavier (Cap. 9); entre outros.

Com relação ao compromisso espiritual, Suely apoiou-se nas informações de Joanna de Ângelis encontradas no prefácio do livro Vivência Mediúnica. Expôs as dificuldades na prática mediúnica com base em O Consolador, questão 410; em Correnteza de Luz, Cap. 10 e 16 (Camilo/José Raul Teixeira); entre outras fontes. Relativo ao aspecto moral teve sua abordagem apoiada em Manoel Philomeno de Miranda no livro Reencontro com a Vida, Cap. 8.

De volta, na parte da tarde, Suely desenvolveu o tema Chico Xavier: Mediunidade com Jesus e Kardec. Analisou a mediunidade ímpar de Chico Xavier, embasando-a em Jesus (Mateus 10:8); a questão da disciplina; as particularidades dessa mediunidade; e inclusive os acontecimentos ocorridos no dia em que Chico Xavier foi pela primeira vez em um Centro Espírita.

Suely analisou as características da mediunidade de Chico Xavier, tais sejam: Vidência, dupla vista; audição; psicofonia; psicografia mecânica; receituário; cura; psicometria/xenoglossia; efeitos físicos/materializações; mediunidade com Jesus e Kardec; bem como os testemunhos deste médium excepcional.

A incansável e dedicada conferencista encerrou sua atividade proferindo o poema Oração, de José Silvério Horta, publicado em Parnáso de Além-Túmulo, psicografia de Chico Xavier. A emoção tomou conta de todos que, após a leitura, embevecidos, aplaudiram a nobre mineira Suely Caldas Schubert.



Torres/RS

Em 13 de outubro, na bela cidade de Torres/RS, no litoral norte do Rio Grande do Sul, Suely Caldas Schubert apresentou o Seminário Atendimento Fraterno no Centro Espírita. O evento foi realizado na Sociedade Espírita Caminho da Luz, situada na rua Joaquim Hoffmeister, 29, bairro Getúlio Vargas.

O Atendimento Fraterno é uma das mais importantes atividades de um Centro Espírita, pois oferece alento, esperança, consolação, conforto espiritual, encorajamento aos caídos, afirmou a conferencista.

A Recepção; o atendimento fraterno pelo diálogo; quem vem pedir ajuda; quanto ao atendente; etapas do atendimento; e atendimento pelo passe, foram muito bem focalizados, sendo objeto de importantes e lúcidos esclarecimentos entremeados por exemplos, não faltando os conceitos de cada particularidade acima elencadas.

Sobre as etapas do atendimento, Suely deu destaque ao início da entrevista, as questões do atendimento ao obsidiado e as normas gerais para o atendimento fraterno. Apresentou sugestões práticas para o atendimento, o que elevou o nível de atenção e interesse de todos. Suely entremeou exemplos em sua explanação e teceu comentários sobre cada transtorno que podem levar um ser humano a procurar o Atendimento Fraterno no Centro Espírita.

Finalizou o seminário apresentando uma página do Espírito Eros, por Divaldo Franco, cujo título é Esperança. Muito aplaudida, Suely continuou concedendo autógrafos e dialogando com todos que a procuraram.



Na manhã do dia 14 de outubro, Suely retornou à Sociedade Espírita Caminho da Luz, para uma atividade com os trabalhadores espíritas. O tema foi a mediunidade. Suely abordou o conceito, as relações entre encarnados e desencarnados e a importância em se divulgar a Doutrina Espírita através da sua vivência. O embasamento foi em Allan Kardec, Emmanuel, Chico Xavier, o Projeto Manoel Philomeno de Miranda, entre outros. Inúmeras perguntas, previamente organizadas pelos trabalhadores espíritas, foram respondidas por Suely. Foram muito judiciosas. É oportuno destacar que, desta forma, Suely teve condições de aprofundar tópicos importantes sobre médiuns e mediunidade.



À noite, na Sociedade Espírita Caminho da Luz, Suely Caldas Schubert apresentou o tema O Tempo do Perdão. Nos momentos que antecederam a conferência foi apresentado um pequeno número musical sobre o Salmo 23, a guisa preparação do ambiente.

Com seu brilhantismo habitual, Suely Caldas Schubert filosofou sobre se nossos erros insultam ou ofendem a Deus; o sentir-se vítima inocente; a exigência de justiça; a questão do orgulho; os mecanismos de defesa; e o perdão que humilha.

Apresentou de forma muito didática as diversas etapas e os passos para o perdão, tais sejam: Aceitação; abandonando ressentimentos; assumindo responsabilidades; despertando a compaixão e a indulgência; aliviando o coração; o perdão acontece.

Esgotado o tema, Suely disse que a dor é um processo educativo e não punitivo, conforme ensina Joanna de Ângelis. Ressaltou frases da oração Pai Nosso e o ensino do Mestre Nazareno registrado em Mateus 18:21.

Amar é não ter que perdoar. O amor é a maior fonte de perdão. Perdoar é bom para a saúde. Com essas sentenças Suely Caldas Schubert encerrou sua conferência sendo muito aplaudida. Os dirigentes espíritas de Torres/RS, que a receberam com uma hospitalidade impar, agradeceram-lhe o magnífico trabalho apresentado.



NOTA: NOS EMAILS DOS DIAS 25/10 E 26/10 ENVIAMOS INFORMAÇÕES E FOTOS DAS OUTRAS CIDADES VISITADAS









Legendas

Porto Alegre

Porto Alegre

Porto Alegre

Torres

Torres

Torres

Torres





0 comentários: