BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

“A nossa ambição é fazer crescer a AMEPortugal”


Dr. Francisco José Viana Ganhão


Ao fundar-se, em 26 de junho de 2007, por sugestão da dra. Marlene Nobre, a Associação Médico-Espírita de Portugal (cujo registro está publicado no Diário da República nº 210, II Série, de 31 de outubro de 2007), fui nomeado seu presidente, tendo sido reeleito em 2009.

A Associação Médico-Espírita de Portugal tem por finalidade promover o estudo científico do Espiritismo e a sua aplicação na área da Medicina, baseado nos trabalhos de Allan Kardec, promovendo igualmente eventos culturais e científicos e, ainda, representando as restantes das associações médico-espíritas, tanto em nível nacional como internacional.

Desde a sua fundação, a AMEPortugal passou a organizar, conjuntamente com a AME-Internacional e a Verdade e Luz – Editora e Distribuidora Espírita, as Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade, que se realizam anualmente em Lisboa e que caminham para a sua 6ª edição, prevista para 2011. Elas vêm sendo realizadas no moderno auditório da Faculdade de Medicina Dentária, da Cidade Universitária de Lisboa, com êxito desde a primeira edição – êxito esse que tem vindo gradualmente a aumentar, tendo-se já chegado ao ponto de sermos forçados a recusar a inscrição a mais de uma centena de pessoas, por estar esgotada a lotação dos seus 950 lugares.

A Associação Médico-Espírita de Portugal já organizou igualmente dois seminários, especificamente dedicados a profissionais de saúde, em um hotel de Lisboa (em 2008 e 2009), e promoveu a apresentação do filme Bezerra de Menezes, O Diário de Um Espírito em uma sala de cinema.

Dentro da associação de assistência social “Frei Fabiano de Cristo”, pertencente ao nosso Grupo Espírita Batuíra, a AMEPortugal também se dedica à elaboração de sopa para os sem-abrigo e presta os seus serviços profissionais a quem deles precisa.

Em Portugal a implantação do Espiritismo Cristão caminha com pequenos passos. Não se pode pedir mais: é realmente um fato francamente positivo, até porque uma porcentagem razoável do público que assiste ao evento não é espírita, mas sim espiritualista. É claro que uma grande parte desse êxito se deve à incansável colaboração que temos recebido da Espiritualidade Superior, capitaneada pelos drs. Bezerra de Menezes e Freitas Nobre e, claro, pelo Mentor da nossa Casa, Batuíra.

Quanto aos oradores que nos têm honrado com a sua presença, dando prestígio às jornadas, são sempre liderados pela nossa querida amiga dra. Marlene Nobre e, essencialmente, têm sido colegas nossos brasileiros, filiados na AME-Brasil – dentre os mais assíduos estão drs. Roberto Lúcio Vieira de Souza (vice-presidente da AME-Brasil), Décio Iandoli Jr., Júlio Peres, Alberto Almeida, Sérgio Lopes, Carlos Roberto de Souza, Jorge Cecílio Daher Jr. e Irvênia Prada, entre muitos outros que têm passado pelo palco do auditório ao longo dessas cinco edições. Nas últimas três, aos colegas brasileiros, juntamos quatro portugueses: drs. João Jacinto, Paula Costa e Silva, Luténio Faria e eu próprio.

A nossa ambição é fazer crescer a AMEPortugal, de modo a que mais e mais colegas sintam a chamada espiritual e possam ir se juntando a nós, afastando-se assim do paradigma materialista que, infelizmente, continua a ser preponderante na sociedade portuguesa.



Francisco José Viana Ganhão é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, especialista em Oftalmologia e presidente da AMEPortugal.



Grande público e muito sucesso na V Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade. Lisboa 29 e 30/5/2010



Artigo publicado na Folha Espírita, outubro, 2010



Assine a Folha Espírita www.folhaespirita.org.br



0 comentários: