BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 24 de outubro de 2010

Momento de Responsabilidade




COLUNA ESPÍRITA por Aylton Paiva – paiva.aylton@terra.com.br





“ A força para progredir, haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?

- O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social” (Questão nº 779 de O Livro dos Espíritos)

O ser humano apresenta naturalmente sua potencialidade ao desenvolvimento intelectual e moral, mas é necessário que haja o contato social para que se processe com mais rapidez o seu progresso individual e coletivo.

Portanto, a organização da sociedade é deveras importante para o progresso intelectual, moral e espiritual do ser humano.

Nossa sociedade se organiza dentro do processo democrático em tríplice suporte: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.

Vivemos momento de responsabilidade na constituição dos Poderes Legislativo e Executivo.

Há poucos dias, os cidadãos foram chamados às urnas para escolher seus representantes nesses cargos.

Tivemos as votações para deputados estaduais, federais, senadores e, pelo Poder Executivo: governadores e presidente da república.

Para presidente da república, de conformidade com a legislação vigente, não se atingiu o número suficiente para a eleição no primeiro turno.

No exercício da cidadania e de seu poder político os eleitores serão chamados novamente às urnas para, em segundo turno, entregar sua procuração – o voto – ao candidato que deverá, eleito, presidir o país.

Consequentemente, a responsabilidade é grande.

Temos compromisso com o progresso e a melhoria da nossa sociedade.

Esclarecem os Mentores Espirituais que o progresso é da própria condição humana, por isso o homem não pode opor-se-lhe. A ignorância e a maldade e até mesmo leis injustas, podem retardar seu desenvolvimento, mas não anulá-lo.

Quando instituições e leis se tornam incompatíveis com ele, a própria evolução geral se incumbe de aniquilar tais organizações e revogar ordenamentos anacrônicos.

Todavia, essa evolução geral é a expressão de forças conscientes e ativas que não se submetem à maldade gerada pela ignorância e pelo egoísmo de indivíduos e grupos.

Esse é o pensamento que precisamos ter quando marcarmos o nosso voto no candidato escolhido.

Analisarmos a vida desses candidatos.

O que fizeram até os dias atuais.

Quais as suas contribuições positivas para a melhoria da sociedade de modo geral e das pessoas de modo particular.

Comprometem-se com as causas sociais de melhoria das classes sociais marginalizadas? Na oferta de emprego digno? Na melhoria da educação, da saúde e da segurança? Que compromissos sãos esses? Discursos vazios e demagógicos às vésperas das eleições ou atos de forma concreta e persistente através da sua vida político-partidária?

Quais seus compromissos com poderosos grupos econômicos que desejam receber as benesses do erário e de cargos público em retorno ao financiamento de campanhas?

Quais suas ligações com poderosos grupos da mídia que se interessam em ter do futuro presidente privilégios para si e para outros grupos econômicos?

São reflexões a se fazer, para melhor decidir com clareza, votando para a melhoria da sociedade, refletindo o mais puro sentimento de solidariedade e fraternidade.

Destarte, façamos do voto no próximo dia 31 nossa mais elevada manifestação de Amor a nós mesmos e à sociedade, desejando-a, cada vez mais, justa e amorosa.


0 comentários: