BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Troca de experiências superou expectativas no I Grande Encontro de Blocos da USE Regional SP. São Paulo



Registro com fotos por Martha Rios Guimarães

A União das Sociedades Espíritas - Regional São Paulo (composta por instituições da capital paulista, Cotia, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Osasco) realizou, em 18 de setembro último, o seu I Grande Encontro de Blocos com a presença de mais de 200 lideranças espíritas da região. Durante o evento, realizado entre 9 e 17 horas, o público foi brindado com farta e deliciosa alimentação e se emocionou com as atrações artísticas representadas por teatro, balé (a companhia possui duas deficientes visuais entre os integrantes) e coral infantil.



A programação, iniciada com o Hino Nacional Brasileiro, ofereceu um debate sobre “Sustentabilidade Financeira na Casa Espírita”, onde foram discutidas as necessidades de redução de consumo de energia elétrica, água e descartáveis – atitude que, ainda, auxilia na preservação do meio ambiente -, obtenção de campanhas para arrecadação de produtos que a Casa utiliza regularmente, planejamento de toda e qualquer iniciativa da instituição (com objetivos claros e bem definidos e estratégias previamente delineadas), etc. Neste debate ficou bem claro que mesmo nas atividades de uma sociedade espírita os fins não justificam os meios e que ações como bingo, rifa e venda de bebidas alcoólicas devem ser substituídas por outras que não deponham contra o bom nome da instituição e da Doutrina Espírita. Da mesma forma, os presentes entenderam que o trabalho de divulgação do livro espírita dentro das casas deve ter como objetivo a divulgação do Espiritismo, selecionando obras de qualidade e que não estejam em conflito com a base doutrinária deixada pelo Codificador Allan Kardec. O debate foi finalizado com exemplos de ações bem sucedidas e eticamente corretas, entre elas: bazar beneficente, coleta seletiva (especialmente latas de alumínio), eventos diversos, campanha do quilo, etc.



O segundo debate do dia foi “Mediunidade: uma visão histórica de seu desenvolvimento no Brasil”, quando foram abordados os aspectos culturais que levaram nosso país a ter características próprias na prática do Espiritismo. O levantamento histórico demonstrou que o sincretismo religioso e a tendência das casas espíritas mais antigas terem seu início em torno da mediunidade de seus fundadores levaram a uma super valorização da prática mediúnica em detrimento do estudo doutrinário e, ainda, da super exposição do médium – muitas vezes visto como um ser perfeito e capaz de solucionar todos os problemas do assistido.O debate demonstrou que o ideal é o equilíbrio entre estudo e prática mediúnica, o esclarecimento do público quanto ao conteúdo doutrinário e, também, a constatação de que a Casa Espírita é um local de aprendizado e convívio social movido pelo afeto (e não um local para irmos apenas quando estamos necessitados).



Contudo, a maior atração do evento foi a feira de talentos, onde os órgãos participantes expuseram experiências de sucesso nas áreas de assistência e promoção social espírita, comunicação, infância, livros, mocidade e orientação doutrinária. Ideias como trabalhos de saúde física e mental para terceira idade, cine debate, diretoria junior para formação de novas lideranças, feira do livro, encontros de jovens e jornadas espíritas foram divulgadas para o público visitante em uma clara demonstração de que a troca de experiências é a melhor forma de crescimento para a casa e para o movimento espírita. No fechamento, foi divulgado o novo portal da USE Regional São Paulo (www.useregionalsp.com.br) e os presentes finalizaram o dia de confraternização em um clima de alegria, amizade e respeito com “gostinho de quero mais”.



0 comentários: