BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nosso Lar - Filme. Conheça as curiosidades e os números que justificam o titulo de superprodução

Uma muralha de 70 metros de comprimento construída em Guaratiba, no Rio de Janeiro, meia tonelada de gelo seco para produzir fumaça e uma pedreira de 10 mil metros quadrados como locação. Estes são alguns dos números e curiosidades das filmagens de “Nosso Lar”, uma superprodução que traz efeitos visuais inéditos no cinema nacional. Abaixo, você pode conhecer outros detalhes que aumentam a curiosidade em torno do longa, baseado na obra psicografada pelo médium Chico Xavier que narra a trajetória do médico André Luiz em uma colônia espiritual após a morte.

Muralha
As filmagens foram realizadas no Rio de Janeiro e em Brasília durante oito semanas. A muralha de “Nosso Lar” foi construída ao ar livre em uma fazenda em Guaratiba, no Rio de Janeiro, tinha cerca de 70 metros de comprimento e sete metros de altura. Sua construção envolveu cerca de 30 profissionais e durou um mês. Encerradas as gravações em Guaratiba, a equipe transportou o portal e 20 metros de muralha para o bairro de São Cristovão, onde foram filmados cenas da entrada e da alameda principal da colônia Nosso Lar.

Efeitos Visuais
A empresa canadense Intelligent Creatures trabalhou durante nove meses para aperfeiçoar visualmente 350 imagens do filme. A equipe chegou a contar com 90 profissionais. Já a equipe brasileira viajou diversas vezes para Toronto e enfrentou temperatura negativa de 33 graus.
Para filmar “Nosso Lar”, foram necessários cerca de 1.000 metros quadrados de chroma key (fundo azul). Em alguns casos, como os das cenas da parte externa da cidade Nosso Lar, rodadas no Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro, a equipe precisou produzir um chroma-key de 360 metros quadrados.
Nas cenas da casa de Lísias, foram construídas fachadas de algumas casas e com a ajuda dos painéis de chroma-key, originou-se um efeito de uma rua repleta de casas.

Efeitos Especiais
Os efeitos visuais consumiram mais de 2.000 metros de fios, tubos e cabos nas filmagens. Também foram usadas mais de 50 máquinas e mais de meia tonelada de gelo seco para reprodução dos diferentes tipos de fumaça.

Aeróbus
Com cerca de 14 metros de comprimento e peso de sete toneladas, o aeróbus era tão grande que a equipe não conseguia lugar para guardá-lo. Foi construído em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e demorou cinco dias para chegar ao Rio de Janeiro em uma carreta estendida, único meio de transporte capaz de fazer o frete.

Umbral
As cenas do umbral foram realizadas em uma pedreira no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O lugar tem 10.000 metros quadrados, duas vezes o tamanho do estádio do Maracanã. Nas filmagens, foram utilizados 8 km de cabo e as luzes tiveram de ser erguidas por dois “carvalhões” (tratores) a mais de 50 metros de altura.

Cena da Guerra
A cena foi responsável pelo dia mais longo de filmagem. O ambiente inóspito e a locação longínqua transformaram a gravação em uma verdadeira operação de guerra, que contou com quase todo o elenco, equipe e figurantes, somando cerca de 1.000 pessoas no set.

Figurino
O processo de criação do figurino para os habitantes do umbral baseou-se na ideia de como eram aqueles espíritos enquanto encarnados - estilo de vida, hábitos, roupas. Posteriormente, as cerca de 1.500 peças de figurino foram desgastadas.

"Nosso Lar" pode ter continuação segundo o diretor Wagner de Assis. Leia entrevista exclusiva concedida à Página do Cinema.

Equipe dá detalhes sobre as locações, a maquiagem e o figurino.

Veja o trailer de "Nosso Lar".

Efeitos visuais usados no filme são inéditos no cinema nacional.

Trilha sonora tem composições de Philip Glass gravadas pela Orquestra Sinfônica Brasileira, que estreia no cinema.

Confira entrevistas com Renato Prieto, o André Luiz de "Nosso Lar" e Werner Schünemann, além de matéria com Othon Bastos.

Veja vídeo em que os atores contam a história do filme.





(Informação recebida em email de Leda Flaborea)

0 comentários: