BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ainda sobre o Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco realizado nos dias 4 a 7 de setembro de 2010. Salvador, BA

ATIVIDADES realizadas NO Domingo, 05/09/2010



Segundo módulo : Necessidade da Autoiluminação.

A prece foi proferida pelo Vice-Presidente da Federação Espírita de Portugal, Vitor Moura Feria.

Apresentado, inicialmente, o vídeo narrando a construção da Casa de Parto Marieta de Souza Pereira, que comoveu a atenta platéia, diante de mais essa magnífica obra da Mansão do Caminho.

Na linda manhã de domingo, Divaldo Franco abriu o tema com entusiasmo e bondade, dizendo que sempre esperamos que o próximo se ilumine e que não nos preocupamos com nossa realidade interior.

Ressaltou o poder da mente na saúde física, especialmente no exercício do perdão, que deve ser dado com consciência e sinceridade.

Rememorou que Jesus, aquele sonhador de Nazaré, trouxe a receita da felicidade advertindo, para os tempos vindouros, da imprescindível necessidade de descobrirmos que o Reino dos Céus está dentro de cada ser humano; que essa busca do Reino nos está preparando para a Grande Transição.

Narrou, em seguida, a vida de Léon Tolstoi, o célebre escritor russo, (9/9/1828-20/11/1910). Entre suas obras destacam-se Ana Karenina e Guerra e Paz. Tolstoi, a exemplo de S. João da Cruz, teve a sua noite escura da alma, da qual saiu renovado, dedicando-se então a promover o Bem.

Após o término da parte expositiva, uma surpresa aguardava o grande público, pois cada um dos participantes recebeu, na entrada, um envelope que, ao ser aberto, continha um pequeno pacote de sementes, que deveriam ser plantadas, conforme explicou Divaldo, tendo ele próprio se dirigido a um recanto do imenso e belo jardim e plantado um coqueiro, sob os aplausos dos que o acompanharam.

Terceiro módulo : Libertação do sofrimento

Antecedendo a programação, Divaldo já se fez presente, atendendo ao público, concedendo autógrafos e se dispondo, com jovialidade e carinho, às incontáveis fotos.

Todos os que se aproximavam recebiam uma palavra atenciosa, saindo dali com os corações jubilosos.

A noite de domingo se iniciou com parte artística, com números que propiciaram vibrações de paz e harmonia.

A prece foi proferida por Francisco Ferraz Batista, Presidente da Federação Espírita do Paraná.

Com a palavra, Divaldo afirmou, com sua conhecida sabedoria, que todos os seres estão sujeitos ao sofrimento. Em sua explanação, ressaltou que Deus vê a verdade, razão pela qual nem sempre responde aos nossos anseios como imaginamos merecer.

As pessoas se perguntam: Por que os bons sofrem? Esses questionamentos ocorreram ao jovem Sidarta Gautama, que seria, mais tarde, chamado o Buda, o Iluminado, quando se conscientizou da realidade da vida, o que o levou, após prolongada meditação, a estabelecer as quatro Nobres Verdades e, mais tarde, os Oito Passos indispensáveis para a iluminação.

Divaldo enfatizou que é imprescindível a coragem para a realização da viagem interior, a fim de identificarmos nosso lado sombra; que, toda vez que o self se comporta com amor e solidariedade, o ego recua.

Mencionou o expressivo trabalho de Mira y Lopes, que assinalou os quatro gigantes da alma: o medo, a ira, o ódio e o amor.

Discorrendo sobre o amor, com beleza e profundidade, Divaldo expôs sobre a necessidade da educação da criança, lembrando que, a partir do quarto mês de gestação, o feto ouve tudo à sua volta. Daí a importância da afetividade para que os resultados sejam benéficos para o Espírito que retorna à vida física.

Encerrando, deixou, para reflexão de cada um, a imperiosa necessidade do autoencontro, por ser este a definição do que nós somos. No autoencontro conquistaremos a autoiluminação, que levará à consciência cósmica, nessa Grande Transição



(Texto e fotos recebidos de Jorge Moehlecke jorgejhm@terra.com.br)









LEGENDA DAS FOTOS: Francisco Ferraz, presidente da Federação Espírita do Paraná, fazendo aprece; Divaldo inicia as atividades; grupo do Paraná presente ao evento; intervalo; Divaldo planta um pé de coqueiro; venda de lembranças; autógrafos para o presidente da FEB, Nestor Masotti; abertura a noite; as duas últimas fotos retratam trabalhos na parte da manhã e autógrafos.

0 comentários: