BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Da Discussão Nasce a Luz

Ary Brasil Marques



Da discussão nasce a luz. Será? Nem sempre. Há discussões que se iniciam de pequenas coisas, vai aumentando pouco a pouco e quando menos se espera, vira briga. Separa pessoas queridas, acaba com muitas famílias antes felizes e torna as pessoas infelizes.

O que faz nascer a luz é o diálogo fraterno e respeitoso. Diálogo coberto de carinho. E o diálogo se inicia com a discussão.

Todos nós somos espíritos ainda imperfeitos, e o grande problema que traz as discussões é o fato de não admitirmos que alguém venha a nos contrariar, que a nossa verdade seja questionada.

Será que somos donos da verdade? Será que o nosso interlocutor não tem direito de ter uma verdade diferente da nossa?

A verdade de cada um depende do ponto em que o mesmo está colocado. Além de cada um de nós estar no momento em estágio diferente, a sua verdade depende da visão que tem. Um cubo de cores diferentes em cada um de seus lados, fará que cada pessoa veja a cor do lado em que se posiciona. Embora com visões diferentes, todos vêm o mesmo cubo. É o que acontece, por exemplo, no caso de um motorista que dirige um carro e seu passageiro. Ambos estão no mesmo veículo, mas têm visão diferente.

O importante em uma discussão é manter a serenidade, evitar falar em voz alta mesmo que o outro o faça; respeitar a opinião do semelhante, mesmo que a considere errada.

O que faz uma discussão se tornar quente é o desejo de réplica e de provar a nossa verdade, que certamente será diferente da dele e pode ser que a verdade real não seja nem a dele e nem a nossa.

A réplica leva à tréplica, e ai a discussão passa a ter um caráter agressivo. Mesmo quando o nosso oponente esteja totalmente errado, falando incoerências, temos que o respeitar como ser humano e tolerar suas fraquezas. Isso é amor. Amor e perdão.

Os espíritos mais evoluídos, como é o caso de Chico Xavier, mesmo ofendidos e atacados, mantém sua calma e a sua serenidade. Não revidam. Permanecem tranqüilos, falam baixo e não fazem a defesa de sua verdade.

Nós, que ainda somos mais imperfeitos, não respeitamos o nosso irmão que não pensa como nós, e quando não revidamos muitas vezes fechamos o nosso semblante. Cara feia também é uma maneira errada de reagir.

Procuremos transformar as discussões em diálogos amigos, e só assim encontraremos a paz e a luz.



SBC, 02/08/2010.

0 comentários: