BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Censo 2010

...É que para o IBGE, o termo ESPIRITISMO é considerado genérico, ou seja, pode se referir a toda religião, culto ou seita que envolva questões do campo da mediunidade. Nós sabemos que muitas pessoas adeptas da Umbanda, por exemplo, se consideram Espíritas umbandistas e o mesmo equivoco ocorre com outras denominações como espírita esotérico, espírita de mesa, etc. O fato é que ao invés de respondermos ESPÍRITAS, temos que responder KARDECISTAS, pois é esta a denominação dada pelo IBGE ao que para nós é simplesmente ESPÍRITA. O mesmo acontece com aqueles que responderem CATÓLICO ou EVANGÉLICO, os quais, para o IBGE, também são considerados termos genéricos e serão cadastrados como “Sem opção religiosa”... (Colaboração Pedro Bonilha, Jales, SP)



Ainda sobre o Censo 2010



Recebemos vários emails sobre o assunto, com consultas ao IBGE anexadas, relação de opções religiosas, etc... O Instituto colocou ESPIRITAS no código 610 que comporta sub grupos com várias seitas tidas como Espíritas, todas naquele código. Embora não seja o ideal, afinal quem fez a classificação foi o IBGE, pelo menos se nos definirmos como ESPIRITAS KARDECISTAS saberemos em meio às tantas outras qual é o número de ESPÍRITAS como entendemos e nos definimos sob a ótica da Doutrina Espírita, codificada pelo célebre mestre lionês, Allan Kardec. Se não adotarmos essa postura, na tabulação do IBGE, com certeza, iremos ter um número de ESPÍRITAS KARDECISTAS, como o IBGE define, muito aquém do número real, pois quem não se dizer ESPÍRITA KARDECISTA, dizendo-se apenas ESPÍRITA- genérico- cai no sem opção. Na minha maneira de ver corretas as posições acima colocadas, pela FEB, pelo Bonilha e alguns outros no mesmo sentido. Não temos motivos para enxergar anormalidade por nos definirmos como ESPIRITAS KARDECISTAS porquanto não estamos infirmando a nossa condição real de ESPÍRITAS e não foram os ESPÍRITAS os criadores do impasse. A opção sugerida –ESPÍRITA KARDECISTA- é para não haver grande distorção de resultados que serão refletidos nos próximos dez anos. Ismael Gobbo

0 comentários: