BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 29 de agosto de 2010

Artigo: O cigarro do Sr Gilberto


Osvaldo Magro Filho





Sr Gilberto é um vitorioso! Casado com Dª Guiomar, vem batalhando na vida como todos nós e hoje é empresário no ramo de moveis. Não, não é esse tipo de vitória que eu quero destacar. Tenho certeza de que os méritos pessoais do Sr Gilberto é também o seu, prezado leitor. Quem, neste Brasil, não “ralou” para crescer?

Acontece que Sr Gilberto chegou ao consultório, naquele dia de julho, fazendo contas: “Sabe Doutor, disse ele, eu gastei R$ 200.000,00 em cigarro durante os 37 anos que fumei. Vai sobrar mais dinheiro no meu bolso daqui para frente. Tem mais, cada cigarro mede 10 cm e se enfileirarmos todos aqueles que eu traguei durante a vida nós teremos a distância de 54 Km percorridos pelo tabaco. Depois que coloquei o maço de cigarro sobre a geladeira e decidi parar de fumar, calculei também que vou economizar com vocês, dentistas, pois meus dentes não ficarão manchados pela nicotina como antes. Eu tinha que fazer limpeza quase toda semana. Ah, mais economias: vou mascar menos chiclete, pois o hálito de cigarro já não precisa ser disfarçado com goma de mascar; também não precisarei lavar as mãos a cada cigarro apagado para eliminar o odor dos dedos da mão direita...”

Meu amigo e paciente estava seguindo o roteiro proposto pelo autor americano do best seller “Eliminate self-sabotage & creating self confidence” de Anthony Robbins. O escritor afirma que nosso cérebro sempre tenta fazer algo bom para nós, buscando a felicidade e evitando a dor.

Todo mecanismo de mudança e aprendizagem que se apoiar no prazer, com certeza funcionará. Se você usa drogas, assiste muito à TV, é compulsivo(a) por comida ou álcool, ou é ciumento(a) e se cansou de tudo isso, quer mudar: a técnica de superação do vício precisará se apoiar no prazer, na alegria e nos pontos positivos que tal mudança vai trazer a você. Então, qual o desafio para evitar a auto-sabotagem? Não confunda seu cérebro focando mais a dor que o prazer da superação!

Suponhamos que o Sr Gilberto, em vez de enumerar os pontos positivos da mudança, ficasse reclamando da saudade do cigarro. Seria possível parar de fumar?

Anthony Robbins relatou, em seu livro, uma pesquisa com macacos. Estes foram colocados em gaiolas especiais e dentro delas havia três quadrados: um amarelo, outro verde e mais um vermelho. Inicialmente eletrificaram o quadrado amarelo, que, ao ser tocado, causava dor. O animal passou a evitar o quadrado amarelo. A seguir, eletrificaram também o quadrado vermelho. O animal, após alguns dias, ficou depressivo. Por quê? Independente da escolha ele sentia dor. Quando os pesquisadores eletrificaram todos os quadrados, o macaco começou a se morder, jogar-se contra as grades e defecar em si mesmo. Às vezes, isso acontece conosco. Criamos jaulas em nossa mente, associando tudo na vida à dor e isso pode nos enlouquecer.

Outra dica do autor é para treinarmos nosso cérebro a mudar o foco: sair do eu e enxergar o outro. Saindo de nós mesmos e contribuindo para a melhoria da vida alheia vivenciaremos a lei da reciprocidade. Portanto, aquilo que você der é o que receberá. Quer ser amado(a)? Ame! Quer ser entendido(a)? Compreenda! Quer ser ouvido(a)? Ouça! Dialogue! São regras simples da neurolinguística que fixarão em nosso cérebro o prazer de viver.

Tomei a liberdade de trazer para estas linhas a força de Sr Gilberto para todos aqueles que estão fartos de seus hábitos compulsivos e querem mudar. Tenho certeza de que ele, ao apagar a velinha, comemorando 40 dias sem fumar, e 50 anos de idade no dia 14 de agosto de 2010, sentiu-se senhor de si mesmo no controle daquele hábito. Este artigo não tem como objetivo abordar o cigarro mas fazer uma homenagem aos vitoriosos de nosso dia-a-dia.




Figura 1 – Da esquerda para direita: Guiomar, Osvaldo e Gilberto, comemorando os 21 dias de superação do cigarro.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O autor Osvaldo Magro Filho é cirurgião buco-maxilo-facial, professor da Unesp de Araçatuba. Prática privada Av. Saudade, 200, Araçatuba SP. Trabalhador do Centro Espírita Luz e Fraternidade. É membro da ONG Turma do Bem (WWW.turmadobem.com.br).



Este texto foi anteriormente publicado no jornal Folha da Região, de Araçatuba, SP

0 comentários: